domingo, 26 de julho de 2015

Platinando Batman: Arkham City

Este é o nosso guia de como platinar Batman: Arkham City, lançado em 2011 pela Warner Bros. Interactive Entertainment para Playstation 3.

File:Batman Arkham City Game Cover.jpg

Você ainda não platinou esse game e está tendo dificuldades? Tudo bem. Nós podemos lhe ajudar! Confira nosso guia Platinando Batman: Arkham City:

BATMAN: ARKHAM CITY

Ficha técnica:

Troféus de bronze: 34
Troféus de prata: 15
Troféus de ouro: 1
Troféus de platina: 1
Total de troféus: 51
Troféus online: 0
Tempo de jogo estimado: de 50 a 70 horas
Dificuldade estimada: 4/5 - Dificuldade Alta
Vezes que precisa jogar o game: no mínimo duas vezes

Considerações: Batman: Arkham City é a sequência de sucesso do aclamado Batman: Arkham Asylum. Caso tenha platinado o jogo anterior, saiba que os fundamentos básicos para esse jogo continuam os mesmos. O esquema de jogo é muito parecido, apenas foi aperfeiçoado, assim como os troféus. A alta quantidade de horas exigida para a platina se deve ao fato não apenas que o jogo está maior, mas porque terá de fechá-lo duas vezes. Pois é, a Rocksteady incluiu um novo modo de jogo, o New Game Plus, que fica disponível depois de se fechar o jogo ela primeira vez. Graças a isso, agora é preciso completar o modo história duas vezes, incluindo esse modo New Game Plus, o que aumentou consideravelmente o tempo de platina com relação ao jogo anterior. Os Challenges estão de volta, mas desta vez eles estão mais complicados e desafiadores do que nunca! Trata-se de uma platina mais difícil e demorada do que a do jogo anterior. Vamos em frente que uma grande aventura e uma grande platina nos aguardam.

Dicas de procedimento: Antes de libertarmos Gotham City das garras dos mais perigosos vilões dos quadrinhos, vale a pena se atentar para algumas recomendações úteis que lhe ajudarão a poupar horas preciosas de sua jogatina. Leia com atenção:

a) Há três dificuldades disponíveis no game: Easy, Normal e Hard. Não há necessariamente um troféu relacionado a dificuldade, porém, é necessário fechar o jogo na dificuldade Normal ou Hard para desabilitar o modo de jogo New Game Plus, o qual será necessário para que consigamos outros troféus. Sendo assim, recomendo que jogue o jogo na dificuldade Normal, pois é a menor necessária para desabilitar o modo New Game Plus. Desta forma, apenas duas jogatinas serão necessárias para a platina.

b) Enquanto realiza as missões principais do jogo, Batman será a todo momento informado sobre coisas que estão acontecendo na cidade, ao seu redor. Há pessoas precisando de ajuda, maníacos à solta fazendo vítimas e crimes que precisam ser solucionados. Tudo isso faz parte de sidequests. E há um troféu relacionado não só a cada um dos sidequests, como também a fazer 100% do jogo, então, realize todas as sidequests. De preferência, o mais rápido possível. Quanto mais rápido tirar as sidequests do caminho, melhor e mais rápido será completar o modo história e seguir adianta. Além disso, as sidequests fornecem experiência, útil para comprar upgrades, e algumas vezes itens e habilidades novas. Indicarei como e quando é possível realizar todas as sidequests do game, no decorrer do guia.

c) Exploração é muito importante nesse jogo. Além das sidequests, há 360 charadas do Riddler para serem resolvidas na cidade. Se jogou o jogo anterior, deverá saber qual é o procedimento, já que ele será praticamente o mesmo. Há Riddler Trophies espalhados pelo cenário, exigindo que os encontre e que resolva pequenos quebra-cabeças para revelá-los. Além disso, há as charadas, que são cenas especiais e Easter Eggs que exigem que você os encontre e escaneie para resolver enigmas. A quantidade de itens para encontrar nos cenários é alta, mas não é nada que assuste, se souber onde encontrá-los e como consegui-los. Sendo assim, coloquei no guia a resolução de todas as charadas. Porém, a princípio, poderá resolver poucas delas, pois muitas exigem ferramentas que só conseguirá no decorrer da aventura. Sendo assim, aconselho que espere até conseguir as ferramentas necessárias para encontrar todas, e só então comece a buscar as charadas, para evitar perder tempo.

d) Além das charadas escondidas no cenário, há charadas pessoais, que envolvem o desempenho físico de Batman. São pequenos desafios, que exigem que Batman realize algumas peripécias, como usar algumas habilidades especiais ou algumas armas para derrotar os inimigos. Nada de mais, mas é necessário para a platina, por isso não devem ser ignorados. São simples e em grande maioria fáceis, e é fácil fechar o jogo sem ter feito alguns, se não for atento. Poderá cumpri-los a qualquer momento (mesmo após fechar o jogo), mas aconselho a, a partir do momento em que esses desafios se tornarem possíveis, ir realizando aqueles que puder no decorrer do jogo. Já vai adiantando essa parte e facilitando e muito a parte final.

e) Batman adquire experiência com tudo o que faz: missões principais, missões secundárias, colecionáveis encontrados, e até mesmo ao espancar oponentes. Essa experiência permite a ele evoluir de nível, e a cada novo nível irá conseguir um ponto de habilidade, o qual pode ser gasto com alguma habilidade nova. Há quatro classes de habilidade para escolher: Bat-Traje, Aparelhos, Combate e Predador. Todos eles são importantes, mas aconselho a sempre procurar priorizar primeiramente as habilidades da classe Aparelhos. Isso porque essa classe aprimora os equipamentos que Batman possui, e muitos desses upgrades são necessários para conseguir algumas charadas do Riddler e até mesmo alguns troféus. Então, priorize estes, conforme se tornarem disponíveis. Em segundo lugar, a classe Combate será importante porque algumas charadas de desafio físico do Riddler exigem habilidades dessa classe, então quanto antes as adquirir (e conseguir essas charadas de desafio físico) melhor. Em terceiro lugar, as habilidades da classe Predador, da mesma forma que Combate, também ajudará algumas charadas do Riddler. Enfim, no decorrer do jogo conseguirá experiência suficiente para comprar todas as habilidades (com folga, diga-se de passagem), então é mais uma questão do que comprar primeiro, já que mais cedo ou mais tarde irá ter tudo. Se seguir essa ordem, Aparelhos > Combate > Predador > Bat-Traje, estará facilitando a sua platina.

Guia: Agora, vamos aos troféus, um de cada vez, de acordo com a ordem em que aconselhamos que sejam liberados (lembre-se, não é uma ordem obrigatória, apenas recomendada):

Quando o jogo começar, estará controlando Bruce Wayne, e não necessariamente o Batman. Terá de se contentar em seguir em frente com a história, sem muito mais que possa fazer. Mas não se preocupe: avance um pouco e logo conseguirá os trajes de Batman, junto do troféu a seguir:

I’m Batman (Bronze)
Esse será o primeiro troféu do game que irá liberar. Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que conseguir as vestes de Batman, logo após o tutorial do game.

Pois bem, agora que tem todos os equipamentos de Batman, o jogo começa de verdade. Começará o game na zona Park Row, no canto noroeste do mapa.

Park Row

Se apertar SELECT, poderá ver todo o mapa. Há muito o que explorar, já disponível, e muita coisa pode ser feita agora, inclusive na busca de coletáveis. No entanto, no momento não possui equipamentos necessários para conseguir boa parte dos coletáveis, então não adianta informar a localização deles pela metade. Recomendo que ignore os coletáveis por enquanto, e espere que consiga todos os equipamentos e que todos os coletáveis possam ser adquiridos. Até lá, apenas siga em frente com a história. Se quiser, poderá ir destruindo câmeras de vigilância que encontrar pelo caminho, para ir adiantando. Quando encontrar uma câmera de vigilância, mire nela com o Batarang, segurando L1, e pressione R1 para destruí-la. Há 12 câmeras de vigilância em Park Row.

Vamos seguir com a história. Para a primeira missão do jogo, vá até Courthouse. Basta seguir o ícone de exclamação que aparece no mapa.

Courthouse

Aqui, encontrará a Mulher Gato em apuros. Ajude-a e liberará um troféu:

Acid Bath (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que salvar a Mulher Gato em Courthouse.

Atenção agora! O troféu a seguir só pode ser adquirido assim que completar Courthouse! Trata-se de uma chance única, se deixar esse momento passar, terá de recomeçar o game! Então, vamos ao troféu:

Catch (Bronze)
Saindo de Courthouse, pela porta de ferro no segundo andar (a única possível), pare na sacada. Se prestar atenção, verá, bem defronte, no telhado do prédio do outro lado da rua, uma figura esperando por você. Equipe seu Remote Batarang e lance um nessa pessoa que se encontra no outro prédio. Só por fazer isso, já irá liberar esse troféu. Caso perca esse momento, essa pessoa não estará mais lá, e não terá outra chance, só começando o game novamente desde o início. Sendo assim, não perca essa chance. Caso tenha ficado com alguma dúvida, assista o vídeo a seguir:


Agora vá até esse observador misterioso. Ele irá embora, e deixará um símbolo no chão que pode ser analisado segurando L2. Esse será o Mystery Symbol #1, o início da missão secundária Watcher In the Wings. Trata-se de encontrar esse observador misterioso sempre que ele aparece. Não se preocupe: irei indicar a localização dele sempre que ele aparecer.

Antes de seguir em frente, no entanto, há algo que podemos fazer aqui. Siga para sudoeste de onde se encontra agora, acompanhando para oeste a rua ao sul da rua de Courthouse. Deverá encontrar um grupo de bandidos batendo em alguém na rua. Desça e bata nos bandidos, para salvar a pessoa, a qual é justamente Jack Ryder. Isso será o começo de uma missão secundária chamada Acts of Violence. De vez em quando, receberá pedidos de ajuda, gritos de socorro. Ao olhar o mapa, aparecerá o símbolo de um pentágono na área. Sempre que isso aparecer, deverá ir lá e salvar a pessoa em apuros. São presos políticos. Isso é importante para alguns troféus no futuro. Eles aparecem de forma randômica, então não tem como saber quando um deles irá aparecer. Porém, os locais onde eles costumam aparecer são sempre becos, e sempre nos mesmos locais, apenas muda a ordem. Aqui vai um mapa com os becos onde eles costumam aparecer com maior frequência:



Os prisioneiros políticos só aparecem uma vez em cada localidade. Procure passar por perto dos outros locais até que alguém apareça por lá. Basta ficar atento e ir salvando os que aparecerem.

Siga em frente com o game. Vá para seu próximo objetivo, o Medical Center.


Medical Center

Aqui dentro, terá de resgatar alguns reféns aprisionados. Resgate-os para conseguir um troféu:

Savior (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que salvar os reféns em Medical Center.

Saindo de Medical Center, antes de darmos continuidade na história, vale a pena darmos uma parada para conseguir um troféu. Abra o mapa. Vê um conjunto de prédios exatamente a sudoeste do Medical Center? Há um beco entre esse conjunto de prédios. Se prestar atenção, verá a marca de giz de duas pessoas mortas nesse beco. Hora de um troféu:

Pay Your Respects (Bronze)
Aperte X em cima da rosa que está ao lado das marcas de giz. Batman se ajoelhará para demonstrar respeito pelos seus pais que morreram naquele local. Atenção agora: não pressione nenhum botão! Deixe que Batman fique ajoelhado enquanto toca a música triste, e o troféu será liberado após aproximadamente um minuto. Caso se levante antes, o troféu não será liberado e terá de recomeçar o jogo. Esteja ciente disso. Se precisar de ajuda com a localização exata, assista o vídeo abaixo:


Bem, agora seu objetivo o levará para leste, para a zona de Amusement Mile.


Amusement Mile

Nessa zona, encontrará, além das câmeras de vigilância, balões que também podem ser destruídos com o Batarang. Há 12 câmeras de vigilância e 12 balões aqui em Amusement Mile.

Além disso, chegando a essa zona, receberá dois sinais de rádio, um indicando Batman a ir para Kraken Co. Toys e outro indicando Batman a realizar algumas missões de treinamento do arpéu avançado. Tratam-se de duas missões secundárias. E tem mais: se seguir para a parte leste do mapa, ouvirá o som de um telefone tocar. Atenda-o para começar mais uma missão secundária, Cold Call Killer. Irá liberar um troféu:


Ring Ring (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que atender o primeiro orelhão da missão secundária Cold Call Killer. De tempos em tempos, telefones de orelhões começarão a tocar. Atenda-os para ir completando essa missão secundária.

Zsasz irá ligar em telefones públicos randômicos, espalhados por Arkham City. Sempre que ouvir o telefone, a localização dele pode ser vista pressionando L2. Atenda-o e então outro telefone público começará a tocar. Corra para atendê-lo antes do tempo terminar, e começará um breve mini-game em que tem de seguir o rastro de Zsasz. Lembre-se de atender todos os telefones que tocarem.

Aconselho a ir primeiro para Kraken Co. Toys.


Kraken Co. Toys

Entrando no local, irá encontrar Bane, que irá lhe propor uma aliança para destruir alguns TITAN Containers. Aparecerá no mapa a localização de 6 desses contêineres, nenhum deles em áreas já visitadas. Informarei quando poderá destruir cada um deles. Isso faz parte de uma missão secundária chamada Fragile Alliance. Apenas por começar essa missão secundária, já irá conseguir um troféu:

Distress Flare (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que começar a missão secundária Fragile Alliance.

Saindo do local, vamos rumar para o sul, em direção ao canto sudeste do mapa, onde fica a área Industrial District.


Industrial District

12 câmeras de vigilância e mais 12 balões no local.

Aqui nessa zona, siga ao local do chamado para começar as missões de treinamento do arpéu avançado. Apesar de parecerem bem simples, por ser um tipo de tutorial, trata-se de uma missão secundária chamada A.R. Training. Trata-se de um treinamento constituído de 4 partes. Após realizar as 4 partes, conseguirá uma importante ferramenta, o upgrade Grapnel Boost, que lhe permite avançar bem rapidamente pelo cenário. Aparecerão mais 4 partes de treinamento. Uma delas o levará de volta à zona de Park Row. Complete-a, e então a quarta e última parte o levará a uma nova zona, Bowery.


Bowery

Há 12 câmeras de vigilância e mais 12 balões no local.

Concluindo a última parte do treinamento especial, irá completar a missão secundária e liberar o seguinte troféu:

AR Knight (Prata)
Este é o primeiro troféu de prata que poderá liberar no game! Esse troféu de prata será liberado assim que completar todas as etapas da missão secundária A.R. Training.

Aproveitando que está aqui em Bowery, poderá destruir o TITAN Container #1 que se encontra aqui nessa região. Só ver no mapa a localização dele e destruí-lo usando o Explosive Gel.

Agora, vamos seguir em frente com as missões principais. Seguindo o sinal de rádio de volta para a zona Industrial District, perceberá que o sinal vem de uma enorme chaminé. Antes de ir para lá, no entanto, siga o indicador do mapa para explodir o TITAN Container #2 que se encontra no canto inferior esquerdo dessa zona (o outro fica dentro da fábrica, onde entraremos em breve). Bem, agora entre pela enorme chaminé para o interior de Steel Mill.


Steel Mill

E ainda garantirá um troféu:

Chimney Sweep (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que entrar em Steel Mill pela chaminé.


Só um aviso: passará por diversos combates aqui dentro, com um bom número de oponentes. Excelente oportunidade para começar a realizar os desafios de combate do Riddler. Pressione SELECT e pressione L1 para abrir os diferentes desafios de Riddler. A última parte é a dos desafios físicos, e entre eles há desafios de combate que podem ser realizados. Vá realizando os que puder para ir adiantando.

Essa é a primeira grande parte interna do jogo. Há um conjunto completo de colecionáveis aqui, mas, como ainda não temos as ferramentas necessárias para encontrar todos, não precisamos perder tempo com eles agora. Apenas siga em frente.

No interior do local, após o primeiro encontro com a Arlequina, o jogo irá ensinar a guardar a localização de Riddler Trophies no mapa, segurando L2, para que possa voltar e pegá-los depois. Isso é bem útil, aconselho que vá marcando todos os que encontrar. Quando for possível pegar todos, colocarei um vídeo que mostra a localização e como conseguir cada um.

Mais adiante, terá de resgatar a médica que foi aprisionada, a Dra. Stacy Baker. Após resgatá-la, Batman irá conseguir uma nova ferramenta: o Remote Electrical Charge. Esse equipamento nos permitirá acionar alguns mecanismos elétricos, pode ser usado em combate e também pode ser usado para destruir os bonecos da Arlequina que estão espalhados aqui por Steel Mill. Há 12 bonecas da Arlequina na área: vá destruindo aquelas que encontrar. Mais tarde indicarei a localização de todas. Ah, também há um TITAN Container aqui dentro, mas não poderemos chegar até ele no momento, então deixemos de lado por ora.

Voltando ao local onde poderá usar a nova ferramenta para mover um guindaste, terá de enfrentar um oponente grandão de um braço só, que carrega um martelo, chamado Mr. Hammer. Derrote-o e liberará um troféu:

One-Armed Bandit (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que derrotar Mr. Hammer.

Após a cena, Batman estará do lado de fora do local, olhando para o mar. Nesse momento, olhe para a esquerda e verá uma roda gigante. Vá para lá e encontrará o Mystery Watcher no topo. Depois que ele fugir, escaneie o Mystery Symbol #2.

Bem, agora sua missão é encontrar Mr. Freeze. No entanto, enquanto segue para o norte, Batman deverá receber um pedido de socorro que vem do topo de um prédio em Amusement Mile. Vá para lá agora, e encontrará um prisioneiro político. Fale com ele, e, enquanto estiver conversando com ele, ele receberá um tiro. Esta foi a vítima do pistoleiro #1. Usando o modo detetive, poderá rastrear a origem da bala. Siga o traçado até o local onde o Pistoleiro estava, e investigue o local para encontrar a cápsula da bala. Esse será o início da missão secundária Shot in the Dark. É só isso, por enquanto.

Agora continue seguindo o rastro de calor até o ponto mais frio de Gotham City, que é o Gotham City Police Department, na zona Amusement Mile.


Gotham City Police Department

Aqui dentro há também alguns colecionáveis, mas vamos deixá-los de lado por enquanto. Derrote os oponentes aqui dentro e interrogue um deles para descobrir que o Penguin sequestrou Mr. Freeze e o levou para o museu. Ao tentar sair do local, tudo será trancado e Batman aprenderá a usar a sua ferramenta Cryptographic Sequencer para destravar portas e sistemas de segurança. Ela será extremamente útil no decorrer do guia. Além disso, a partir de agora, poderá realizar upgrades, quando acumular experiência, que melhorem o alcance e eficiência dessa ferramenta. Eles serão muito úteis para alguns troféus, então aconselho a adquirir, o mais rápido possível, os upgrades Cryptographic Range Amplifier e Cryptographic Power Amplifier.

Saindo do local, seu próximo objetivo é ir para o Museum, que fica na zona de Bowery. Enquanto segue para o norte, no entanto, deverá receber um contato de ajuda para voltar ao Medical Center. Volte.

Chegando ao local, ele lhe fará uma charada, pedindo que tire uma foto de um instrumento musical. Agora, aprenderá a registrar cenas para resolver charadas. Basta segurar L2 para "tirar uma foto". Comece tirando uma foto do órgão, o instrumento musical ao fundo, e resolverá a sua primeira charada. Será o suficiente para liberar um troféu:


Tire uma foto do órgão presente próximo ao altar e então receberá o seguinte troféu:

IQ Test (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que resolver o primeiro enigma do Riddler.

Será apenas a primeira charada, de muitas que terá de resolver no decorrer do game. Essas charadas se chamam Riddles, e verá pistas no alto da tela sempre que entrar em um local onde há um Riddle. Mas não se preocupe muito em procurar. Saia do Medical Center, e será atacado por três inimigos, sendo que um deles bilha em verde, indicando que ele trabalha para o Riddler. Derrote os outros oponentes e deixe esse por último para poder interrogá-lo, e em retorno ele lhe dará a localização de todos os Riddles e Riddler Trophies na área. Há vários como ele na área, e eles aparecerão aos poucos. Derrotando-os, a localização das charadas aparecerá na tela, é só ver no mapa. Os pontos de interrogação são Riddler Trophies que mais tarde irei ensinar como pegar todos eles (não poderá pegar todos ainda, não tem ferramentas suficientes), enquanto os colchetes indicam Riddles, que pode tirar a foto e ir adiantando um troféu no futuro. De qualquer forma, futuramente colocarei um vídeo com a localização e solução de todos os Riddles. Apenas tente derrotar todos os capangas de Riddler que aparecerem, revelando o máximo possível na tela.

Ao vencer esse primeiro desafio de Riddler, ele lhe dirá a localização de um refém dele, que está em Courthouse. Retorne lá e resgate-o para receber o número de um sinal de rádio e captar uma mensagem de Riddler. Ao resolver o primeiro enigma da caixa de segredos, Batman irá receber a localização da próxima vítima de Riddler. Trata-se da missão secundária Enigma Conundrum.

Vá ao local indicado pelo Riddler e resgate a vítima de Riddler #1. Liberará um troféu:


Conundrum (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que salvar a primeira vítima do Riddler.

Bem, para que Riddler nos indique a localização de mais reféns, precisamos resolver mais de suas charadas. Vamos deixar isso para depois.

Vamos em frente com o game, indo para Museum, que fica na área de Bowery.


Museum

Essa área possui seus próprios colecionáveis, assim como 12 pinguins que devem ser destruídos com o Batarang. Mais tarde, quando for possível coletar todos, indicarei a sua localização. No entanto, nem mesmo poderá explorar muito o local a essa altura. Penguin protegeu sua segurança com anuladores de comunicação espalhados por Gotham City, e Batman terá de destruí-los primeiro.

Após destruir dois dos anuladores de sinal, Batman descobrirá que o último anulador se encontra embaixo da terra. Siga as indicações no mapa para entrar em Subway.

Subway

Esse é mais um local com colecionáveis próprios. Indicarei a localização deles no futuro, quando todos poderão ser encontrados. No entanto, poderá ir destruindo as 12 dentaduras do Joker espalhadas pelo local, usando o Batarang.

Avançando mais um pouco, encontrará o TITAN Container #3 cercado por alguns guardas. Elimine-os e destrua o contêiner.

Bem perto daqui, fica o último anulador, mais uma vez protegidos por guardas. Após acabar com todos eles, destrua o anulador e liberará um troféu:

Communication Breakdown (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado após destruir os três anuladores de sinal.

Agora sua missão será retornar para Museum. No entanto, saindo de Subway, Batman receberá o aviso de um corpo encontrado em um local próximo. Vá até o local, e encontrará o corpo sem face #1. Siga o rastro de sangue para encontrar um homem. Fale com ele e então dará início à missão secundária Identity Theft. Não poderá dar continuidade a essa missão secundária no momento, mas informarei quando puder avançar.

Agora sim, volte para o Museum e vamos em frente com as missões principais.

Encontrará alguns policiais que precisam ser resgatados. Mais tarde, terá de enfrentar vários oponentes, incluindo um grandão do qual precisa usar a capa para vencê-lo. Derrotando-o, irá liberar um troféu:

Gladiator (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que derrotar o inimigo grandão na arena de gladiadores.

Siga em frente, e, após libertar alguns reféns do gelo e na sala repleta de inimigos, encontrará Mr. Freeze aprisionado. Terá de enfrentar outro dos grandões antes de libertá-lo. Então, poderá libertar Mr. Freeze, que irá pedir a arma dele de volta, que foi roubada pelo Penguin. Antes de sair dessa sala, destrua o TITAN Container #4 que se encontra em um dos cantos.

Seguindo em frente com a história, precisará de uma ferramenta para derrotar Penguin. Conseguirá o equipamento Disruptor. Mais importante ainda, poderá agora comprar um upgrade para ele, chamado Firearm Jammer, que lhe permite desativar metralhadores montadas e armas dos inimigos. Será essencial para algumas charadas do Riddler, então compre esse upgrade o mais rápido que puder.

Após confrontar Penguin, se verá em uma inesperada luta contra o Solomon Grundy. Vença-o para liberar outro troféu:

Wreckling Ball (Prata)
Esse troféu de prata é obrigatório. Ele será liberado depois que derrotar Solomon Grundy.

Depois de uma cena, o objetivo de Batman será seguir o rastro de sangue de uma membro da Liga dos Assassinos até o esconderijo de Ra's Al Ghul. Siga a assassina ate acontecer uma cena, onde conhecerá Robin e ganhará uma nova ferramenta, o Line Launcher. Essa ferramenta será muito importante tanto para avançar nas missões quanto para resolver mais algumas charadas do Riddler. Após adquiri-la, poderá comprar um upgrade chamado Tight Rope, que lhe permite andar sobre a corda. Recomendo que compre esse upgrade o quanto antes, pois também precisaremos dele.

Bem, agora Batman tem de retornar para o Subway, mas por uma entrada diferente, um buraco que fica na zona de Industrial District, bem do lado de Steel MillVale lembrar que essa parte de Subway complementa a outra parte que havíamos anteriormente visitado, de modo que mais colecionáveis podem ser adquiridos aqui. Vamos em frente.

Ah, só uma dica: aqui em Subway, terá uma excelente oportunidade de conseguir diversos requisitos das charadas de combate do Riddler, aconselho a dar uma olhada.

Seguindo em frente, encontrará uma passagem secreta que leva para a única área do game ainda não explorada até aqui: Wonder City.


Wonder City

Esta e uma área interna com seus próprios colecionáveis. Além disso, há 12 cabeças de demônio no local, os quais podem ser destruídos usando o Bat-Claw.

Na sala onde resgatará a médica de alguns bandidos, encontrará o TITAN Container #5. Certifique-se de destruí-lo antes de seguir em frente. 

Seguindo em frente, Batman irá enfrentar algumas assassinas. Derrote-as para liberar um troféu:

Lost and Found (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado pouco após derrotar as assassinas e acessar a parte da cidade em Wonder City.

Chegando ao covil de Ra's Al Ghul, encontrará a Talia, e então terá de passar por uma série de testes rituais. Ao final dos testes, enfrentará o próprio Ra's Al Ghul. Derrote-o, e liberará um troféu:

Sandstorm (Prata)
Esse troféu de prata é obrigatório. Ele será liberado assim que derrotar Ra's Al Ghul em Wonder City.

Faça o caminho de volta para as ruas. Saindo do subterrâneo, Batman será avisado que Quincy Sharp, o novo prefeito de Gotham, foi sequestrado, e ele pode saber onde está Strange. A localização dele aparecerá no mapa. Vá até lá e o encontrará cercado por bandidos. Derrote os bandidos e poderá resgatar Quincy Sharp e ouvir o que ele tem a dizer.

Após a conversa, não se mova. Deverá estar no topo de um prédio que tem um pôster de campanha do Quincy Sharp (o qual, aliás, é uma charada, fotografe-a se ainda não o fez). Fique de costas para esse pôster e olhe bem defronte para ver o observador misterioso mais uma vez. Vá lá e fale com ele, e então escaneie o Mystery Symbol #3.

Bem, agora seu objetivo principal é conseguir a cura da doença com o Mr. Freeze, mas deverá receber uma ligação dos policiais que estão no Museum, dizendo que encontraram algo de útil para nós por lá. Retorne para lá, mas não pela entrada principal, e sim pela entrada lateral. Irá receber a ferramenta Mine Detonator, um detonador de minas, que também será bem útil para resolver diversas charadas do Riddler. Só fazendo isso já irá concluir a missão secundária Remote Hideaway.

Vamos voltar às missões obrigatórias. Retorne para Gotham City Police Department, para solicitar a cura ao Mr. Freeze, mas não sem antes ter de enfrentá-lo. Ao derrotá-lo, irá liberar o seguinte troféu:

Hide and Seek (Prata)
Esse troféu de prata é obrigatório. Ele será liberado assim que derrotar Mr. Freeze.

Batman ainda irá adquirir uma nova ferramenta: Freeze Blast, uma bomba congelante, o qual será muito útil para obtermos algumas charadas do Riddler. Na verdade, essa é a última ferramenta que irá adquirir no game, a partir de agora poderá conseguir a grande maioria das charadas de Riddler. Certifique-se de comprar os upgrades dos aparelhos já adquiridos, se não o fez ainda, pois precisaremos deles.

Ah, e após conseguir essa ferramenta, poderá conseguir o troféu a seguir:

Gadget Attack (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de fazer um combo com todos os golpes rápidos. Quando adquire uma ferramenta nova que pode ser usada em combate, há um atalho para poder usá-la rapidamente. Bem, agora que tem todas as ferramentas, basta usar todos os atalhos em um combate e esse troféu será liberado. Não precisam fazer parte de um mesmo combo, mas todos têm de atingir um alvo. Em qualquer briga do jogo, poderá conseguir isso. Caso não se lembre, aqui vão os atalhos: L1 - Batarang, L1 + ▲ - Batclaw, L1 + ■ - Explosive Gel (acione novamente para explodi-lo quando um inimigo estiver perto), L1 + ● - Remote Electrical Charge, e R2 + R2 - Freeze Blast. Consiga esse troféu o mais rápido possível para adiantar.

Bem, agora temos de sair daqui desse local. Poderá sair pelos fundos, após usar a sua nova ferramenta para impedir a circulação de gás de uns dutos. Saindo do Gotham City Police Department, verá uma cena em que o Joker derruba o helicóptero da jornalista Vicky Vale. Ele caiu aqui perto: vá até lá. Terá de eliminar os snipers que estão de prontidão para matá-la primeiro, pegue-os na surdina. Depois, resgate-a.

Após resgatar Vicky Vale, não se mexa. De costas para a Vicky Vale, olhe para a frente, e, no topo do prédio exatamente defronte, encontrará aquele observador misterioso mais uma vez. Vá até ele e ele deixará o Mystery Symbol #4. Hora de encerrar esse mistério de uma vez por todas! Alinhe o diagrama indicado pelos símbolos, de modo que cada símbolo fique em cima de cada ponto onde encontrou o observador misterioso. Assim, Batman irá identificar o seu esconderijo secreto, que fica bem ao lado do Medical Center. Vá para lá imediatamente e encontrará o observador misterioso, que se apresentará como Azrael e falará algumas profecias futuras sobre Gotham City. Será o fim da missão secundária Watcher in the Wings, o que nos renderá um troféu:

Mystery Stalker (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que concluir a missão secundária Watcher in the Wings. Se ficou com alguma dúvida sobre a localização de algum encontro com o observador, assista o vídeo abaixo:



Nesse meio tempo, receberá uma ligação de Alfred. Ele dirá que conseguiram fazer uma nova dose da cura da doença de Batman, e mandaram um avião para entregá-lo na zona de Park Row. A localização aparecerá no mapa. Vá para lá. A encomenda estará protegida por diversos oponentes. Acabe com eles e cheque a encomenda Trata-se de uma armadilha. Batman foi aprisionado por Mad Hatter, e terá de escapar das garras dele. Trata-se da missão secundária The Tea Party. É bem rápida, e, ao conclui-la, liberará o seguinte troféu:

Stop the Clock (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que concluir a missão secundária The Tea Party.

Mas não é só isso! Há algo a mais que podemos fazer aqui em Park Row ainda. A sudoeste do Medical Center, lembra-se daquele beco entre os prédios onde os pais de Bruce morreram? É chamado de Crime Alley. Pois bem, na entrada norte desse beco tem uma grade, correto? De costas para essa grade, olhe para a esquerda e verá outra grade com outro beco. Aqui, encontrará o corpo sem face #2. As impressões digitais do assassino levam a Bruce Wayne. Precisamos de mais pistas.

O caso não está encerrado. Suba ao alto do prédio e siga na direção sudoeste. Encontrará um prédio com um letreiro enorme no topo, escrito ACE Chemicals (aliás, esse letreiro é outra charada do Riddler, fotografe-o). Pois bem, desça ao chão pelo lado sul desse prédio, e estará em um beco onde está o corpo sem face #3. Desta vez, o assassino deixou um rastro de alvejante. Siga o rastro de alvejante e chegará a um homem que jura que foi Bruce Wayne o assassino. Ele nos dará um endereço perto de Courthouse. Vá para lá para descobrir a identidade do assassino: Thomas Elliot, que estava tentando se passar por Bruce Wayne. Irá concluir a missão secundária Identity Theft, e liberar um troféu:

Serial Killer (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que concluir a sidequest Identity Theft. Se precisar de mais informações a respeito da localização dos corpos, assista o vídeo a seguir:



Além disso, deverá ouvir o som alto de um tiro. Aqui mesmo perto de Courthouse, o pistoleiro fez mais uma vítima. Procure pela vítima do pistoleiro #2 no local (fica no alto de uma ponte partida ao norte de Courthouse) e rastreie a trajetória da bala para encontrar o tripé do pistoleiro, junto com mais pistas sobre como encontrá-lo. Mas é só o que pode ser feito por enquanto.

Ah, uma coisa. Agora que temos o Freeze Blast, poderá pegar a grande maioria das charadas do Riddler. Aproveitando que estamos aqui em Park Row, porque não finalizarmos de vez esse distrito? Agora que temos todos os equipamentos necessários para explorarmos completamente essa zona e coletarmos todos os itens colecionáveis, chegou a hora de adquiri-los. Se veio interrogando devidamente os capangas do Riddler que encontrou pelo local, já deverá ter em seu mapa a localização de diversas charadas. Talvez até tenha coletado algumas. Mas, independente disso, indicarei a localização de todos e como coletar todos eles. Vamos lá:

A zona Park Row, a qual compreende o Courthouse e o Medical Center, possui 55 charadas, divididos em 36 Riddler Trophies14 Riddles12 câmeras de vigilância (que equivalem a 4 charadas) e 1 antena de comunicação TIGER. Riddler Trophies são os pontos de interrogação verdes que devem ser coletados. Riddles são as charadas, enigmas que são respondidos com imagens que devem ser escaneadas. As câmeras deve ser destruídas com o Batarang. Ignore a antena de comunicação TIGER por enquanto, pois ainda não poderemos destruí-la. A imagem abaixo mostra onde encontrar todas as charadas desse cenário:


O vídeo abaixo mostra como conseguir os Riddler Trophies:


E o vídeo abaixo como encontrar os Riddles:


Não conseguirá pegar um Riddler Trophy (aquele mais a noroeste no mapa indicado acima), porque ele precisa de um upgrade especial do Cryptographic Sequencer do qual não temos acesso ainda, mas teremos em breve. Deixe-o de lado, por enquanto.

Já que estamos indo atrás de charadas, siga para Amusement Mile agora.

A zona Amusement Mile, a qual compreende o Gotham City Police Department e o Krank Co. Toys, possui 55 charadas, divididos em 37 Riddler Trophies9 Riddles12 câmeras de vigilância (que equivalem a 4 charadas), 12 balões (que equivalem a 4 charadas) e 1 antena de comunicação TIGER. Balões devem ser destruídos com o Batarang, assim como as câmeras.  A imagem abaixo mostra onde encontrar todas as charadas desse cenário:


O vídeo abaixo mostra como conseguir os Riddler Trophies:


E o vídeo abaixo como encontrar os Riddles:


Após coletar todas essas charadas, deverá ter por volta de 110 charadas concluídas. Após coletar 80 charadas, poderá montar o enigma que leva à próxima vítima do Riddler. A vítima do Riddler #2 se encontra no canto sudoeste de Amusement Mile. Vá para lá e resgate-o, para liberar o seguinte troféu:

Mastermind (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que salvar a segunda vítima do Riddler.

Agora, vamos para Industrial District. O local, no entanto, estará repleto de snipers, então aconselho que se livre deles antes de nos preocuparmos com outras coisas. Após se livrar dos snipers, saiba que tem uma missão secundária que pode ser realizada aqui, chamada Heart of Ice. Mr. Freeze nos pediu que encontrasse a esposa congelada dele, Nora, que está aqui em Industrial District. Entre Amusement Mile e Industrial District, há dois guindastes sobre a água. Suba no guindaste ao norte e olhe para o sul, mais para baixo. Se usar a visão de detetive, verá um ponto fraco na parede. Use o Freeze Blast para criar um suporte na água e exploda a parede com o Explosive Gel. Entre na porta. Após derrotar os guardas, Batman encontrará Nora. Agora é só retornar para Gotham City Police Department e avisar o Mr. Freeze para completar essa missão secundária e garantir um troféu:

Bargaining Chip (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que concluir a missão secundária Heart of Ice. Se não entendeu alguma informação sobre a localização de Nora, assista o vídeo a seguir:



Nesse momento, já deverá ter atendido telefonemas de Zsasz suficientes para que Batman consiga rastrear a sua localização. Se veio seguindo a minha recomendação e atendendo todos os telefones que encontrou tocando, já deverá ter rastreado sua localização até um esconderijo aqui em Industrial District. Quando achar o esconderijo dele, entre.

Zsasz está prestes a fazer mais uma vítima, e cabe ao Batman detê-lo. Dê a volta no cenário sem que ele perceba e pegue-o desprevenido através do vidro. Assim que detê-lo, irá concluir a missão secundária Cold Call Killer, e isso nos renderá um troféu:

Dial Z For Murder (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que concluir a missão secundária Cold Call Killer.

Além do mais, aqui dentro do esconderijo de Zsasz, há 2 Riddler Trophies para coletar. Não deixe de coletá-los antes de sair. E ainda pode escanear a mesa dele para encontrar uma charada. E falando em coletáveis, agora sim, vamos atrás das charadas.

A zona Industrial District, que compreende o esconderijo de Zsasz, possui 55 charadas, divididos em 37 Riddler Trophies9 Riddles12 câmeras de vigilância (que equivalem a 4 charadas), 12 balões (que equivalem a 4 charadas) e 1 antena de comunicação TIGER. A imagem abaixo mostra onde encontrar todas as charadas desse cenário:


O vídeo abaixo mostra como conseguir os Riddler Trophies:


E o vídeo abaixo como encontrar os Riddles:


Aqui também haverá um Riddler Trophy que não poderá pegar, ele estará protegido por cerca eletrificada na parede oeste e precisa de um upgrade futuro para obtê-lo. Deixe-o de lado por enquanto.

Coletando essas charadas, deverá ter por volta de 165 charadas no total. Após coletar 160 charadas, poderá resolver outro enigma e então lhe será revelado a localização da vítima do Riddler #3, que se encontra coincidentemente aqui em Industrial District, na parte nordeste. Vá para lá e resgate-o para conseguir liberar mais um troféu:

Puzzler (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que salvar a terceira vítima do Riddler.

Bem, agora poderemos dar continuidade às missões principais do jogo. Seu objetivo será voltar para o Steel Mill, para confrontar Joker mais uma vez. Porém, a entrada pela chaminé estará bloqueada, terá de entrar por uma porta nos fundos que está no canto inferior esquerdo da estrutura, bem protegida por vários guardas. Acabe com eles e entre na porta.

Já que voltamos aqui para Steel Mill, podemos pegar as charadas que estão aqui! Ah, e na primeira sala que entra ao adentrar o cenário pela porta dos fundos, já encontrará o TITAN Container #6, o último dos que temos de encontrar, só voltar ao Bane. Mas deixemos isso de lado e vamos em frente.

O cenário Museum possui 35 charadas, divididos em 24 Riddler Trophies7 Riddles e 12 bonecos da Arlequina (que equivalem a 4 charadas). Os bonecos da Arlequina devem ser destruídos usando o Remote Electrical Charge. A imagem abaixo mostra onde encontrar todas as charadas desse cenário:



O vídeo abaixo mostra como conseguir os Riddler Trophies:



E o vídeo abaixo como encontrar os Riddles:



Só um aviso: uma das charadas (a que tem de escanear os dois gigantes atrás das grades) só irá estar disponível depois de fazer as missões principais aqui em Steel Mill. Ou seja, terá de voltar mais tarde.

Seguindo em frente, irá encontrar a Arlequina amarrada e amordaçada. Tire a mordaça dela para ouvir o que ela tem a dizer, e ela lhe dirá que o Joker roubou alguma coisa do Mr. Freeze e o escondeu na sala da caldeira. Será  começo da missão secundária Hot and Cold. Chegando à sala onde usou o guindaste para abrir passagem na última vez que esteve aqui, desta vez saia pela porta sudeste. Poderá descer ao subterrâneo do local, onde está uma caixa com o tal item que Joker roubou do Mr. Freeze. Trata-se de mais uma ferramenta, o Freeze Cluster. Concluirá a missão secundária Hot and Cold.

Agora siga em frente com as missões principais.Irá enfrentar Joker mais uma vez, mas ele estará acompanhado de vários guardas e uns grandalhões. Após derrotá-los, liberará o seguinte troféu:

Ghost Train (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado logo após derrotar o Joker e sua gangue.

Agora que Joker está com a Talia, Batman está indeciso entre salvar a Talia ou salvar a população de Gotham. Ele acaba optando por salvar Gotham. Helicópteros da TIGER estão destruindo Gotham City, mas um deles possui o código que permitirá a Batman acessar a Wonder Tower, de onde estão controlando os helicópteros. Vá de helicóptero em helicóptero e escaneie-o, para tentar encontrar o código de acesso. Quando conseguir o código de acesso, seu objetivo será ir para a sala de controle que fica na zona de Bowery. Porém, não é preciso ter pressa. Há coisas que podemos fazer, antes.

Por exemplo: esse código de acesso especial é aquele que precisamos para conseguirmos hackear as antenas de comunicação TIGER. Há 1 antena de comunicação TIGER em cada zona externa do jogo. Os mapas de charadas que eu coloquei indicam a localização dessas antenas de comunicação. Destrua as antenas de Park Row, Amusement Mile e Industrial District. Também poderá pegar aqueles 2 Riddler Trophies que teve de deixar para trás, um em Park Row e outro em Industrial District.

Lembra-se que destruiu todos os seis TITAN Containers, conforme combinou com Bane? Pois bem, agora poderá voltar até Kraken Co. Toys e falar com Bane. Irá enfrentar vários oponentes de uma vez só, junto com o Bane, e depois Bane irá se rebelar. Batman irá prender Bane, e então poderá destruir os outros 6 TITAN Containers na sala. Isso irá concluir a missão secundária Fragile Alliance, e liberar um troféu:

Broken Toys (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que concluir a missão secundária Fragile Alliance.

Bem, agora vá para a zona de Bowery. Mas não vamos dar continuidade à história ainda. Vamos aproveitar a ocasião e coletar todas as charadas dessa zona. Antes de explorarmos Bowery propriamente, aconselho a começar pelo Museum.

O cenário Museum possui 35 charadas, divididos em 23 Riddler Trophies8 Riddles e 12 pinguins (que equivalem a 4 charadas). A imagem abaixo mostra onde encontrar todas as charadas desse cenário:


O vídeo abaixo mostra como conseguir os Riddler Trophies:


E o vídeo abaixo como encontrar os Riddles:



Vale mencionar que não é possível acessar a sala onde enfrentou Penguin por dentro do Museum. Terá de usar a porta lateral (a que usou para entrar e pegar o Mine Detonator).

Nesse momento, se coletou todas as charadas informadas até aqui, deverá ter 235 charadas completadas. Mais algumas charadas de desafio físico que deve ter realizado, deverá ter um total de mais de 240 charadas completadas. Após resolver 240 charadas, conseguirá decifrar mais um enigma e descobrirá o paradeiro da vítima do Riddler #4. Esta se encontra na parte oeste de Industrial District, vá para lá e resgate-a. Quando conseguir resgatá-la, irá liberar o seguinte troféu:

Intellectual (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que salvar a quarta vítima do Riddler.


A essa altura, já deverá liberar mais um troféu:

Fully Loaded (Bronze)
Para liberar esse troféu, precisará obter todos os upgrades, itens e habilidades de Batman. Seguindo o guia até aqui, deverá ter acumulado pontos de experiência suficientes para conseguir comprar todos os upgrades de Batman. Vale lembrar que apenas os upgrades de Batman são necessários para o troféu, isso quer dizer que upgrades relacionados à Mulher-Gato ou outros personagens de DLC não serão necessários para esse troféu (e nem para a platina em si).

Volte para Bowery, e vamos terminar de explorá-la.

A zona Bowery possui 55 charadas, divididos em 39 Riddler Trophies11 Riddles12 câmeras de vigilância (que equivalem a 4 charadas) e 1 antena de comunicação TIGER. A antena de comunicação TIGER deve ser hackeada com o Cryptographc Sequencer. A imagem abaixo mostra onde encontrar todas as charadas desse cenário:



O vídeo abaixo mostra como conseguir os Riddler Trophies:



E o vídeo abaixo como encontrar os Riddles:



Só um aviso: o caminho que o jogo indica para ir, que nos leva ao Wonder Tower, e se chama Arkham City Processing Center, possui 4 Riddler Trophies e 2 Riddles. Aconselho a deixar esse local por último, pois assim já poderá aproveitar e seguir em frente com a missão principal.

Há uma passagem secreta dentro de Arkham City Processing Center que leva diretamente para Wonder City. Seguir por esse caminho faz parte da história. E, já que tivemos de voltar até aqui, porque não aproveitar a oportunidade e coletar todas as charadas do local?

O cenário Wonder City possui 35 charadas, divididos em 25 Riddler Trophies6 Riddles e 12 cabeças de demônio (que equivalem a 4 charadas). As cabeças de demônio devem ser destruídas puxando-as com o Batclaw. A imagem abaixo mostra onde encontrar todas as charadas desse cenário:




O vídeo abaixo mostra como conseguir os Riddler Trophies:



E o vídeo abaixo como encontrar os Riddles:



Enquanto sobe a torre de Wonder Tower, saiba que há um troféu que deve ser adquirido aqui nesse local:

Gotham Base Jumper (Bronze)

Para liberar esse troféu, terá de saltar de Wonder Tower e planar durante um minuto ininterruptamente sem tocar no chão. Para começar, precisará pular da parte escrita "Tower" no mapa. Saindo do elevador, estará em Observation Deck, então terá de subir mais um pouco. Caso contrário, Batman irá voltar automaticamente e o voo não valerá. Quanto mais alto melhor, então de preferência vá até o topo. Daqui, simplesmente salte e comece a planar em direção à cidade. Após alguns metros, Batman fará o contorno automaticamente e planará de volta para a torre. Dê meia-volta de novo, em pleno ar, e siga na direção da cidade novamente. Batman irá virar de novo. Fique repetindo isso durante um minuto, e, contanto que não encoste na torre nesse período, conseguirá o troféu. Se tiver qualquer dúvida, assista o vídeo abaixo:



Agora continue subindo a torre. Chegando ao topo de Wonder Tower, após derrotar alguns guardas, Batman irá derrotar Strange e cancelar o Protocolo 10. Porém, Ra's Al Ghul aparece e revela que era ele que estava por trás do esquema o tempo todo. Após a cena, irá liberar um troféu:

Freefall (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que deter Hugo Strange e Ra’s Al Ghul.

Bem, é isso. Chegamos à reta final do game. Após resolver o caos do Protocolo 10, só nos resta acabar com o Joker e resgatar a Talia. E não resta tempo para se dedicar a outra coisa: caso não se apresse para ir lá imediatamente, Joker matará Talia. Graças ao rastreador nela, saberá que ela se encontra diante do cinema Monarch Theatre, na zona Park Row.

Chegando lá, no entanto, Talia estará sob a mira de diversos snipers espalhados estrategicamente pelos prédios próximos. Suba e mate todos, um por um, sem ser visto. Depois de limpar a área, Talia estará dentro do cinema. Entre, e, após uma intrigante cena, irá enfrentar não Joker, mas um inimigo inesperado: Clayface. Derrote-o para fechar o jogo e liberar o seguinte troféu:

Exit Stage Right (Prata)
Esse troféu de prata é obrigatório. Ele será liberado assim que concluir o game, derrotando Clay Face.

Fechamos o jogo. Concluímos a história principal. Mas ainda resta bandidos para prender aqui em Arkham City. Se veio seguindo o guia até aqui, deverá já ter coletado todas as charadas das áreas Park Row, Amusement Mile, Bowery, Industrial District, Steel Mile, Museum e Wonder City. Isso totaliza 325 charadas completadas. Após resolver 320 charadas, conseguirá decifrar mais um enigma e descobrirá o paradeiro da vítima do Riddler #5. Esta se encontra na parte norte de Amusement Mile. Vá para lá agora e resgate-a, e conseguirá o seguinte troféu:

Brainteaser (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que salvar a quinta vítima do Riddler.

Bem, só nos resta um local para pegar todas as charadas: Subway. Vamos para lá.

O cenário Subway possui 35 charadas, divididos em 26 Riddler Trophies5 Riddles e 12 dentaduras do Joker (que equivalem a 4 charadas). As dentaduras do Joker devem ser destruídas com o Batarang. A imagem abaixo mostra onde encontrar todas as charadas desse cenário:




O vídeo abaixo mostra como conseguir os Riddler Trophies:



E o vídeo abaixo como encontrar os Riddles:



Após coletar todas as charadas de todos os cenários do jogo, deverá ter um total de 360 charadas, de um máximo de 400. Mas, se já exploramos todo os territórios do jogo, quais são as charadas finais? Bem, essas 40 charadas restantes são as charadas físicas, específicas para o Batman. Já mencionei essas charadas na recomendação inicial, e informei que fosse realizando o máximo que pudesse conforme ia enfrentando os oponentes. São charadas que testam as capacidades do Batman, exigindo movimentos especiais de combate, de furtividade e de exploração. Se já veio realizando algumas, agora resta conseguir todo o restante. É bem simples, porém, se estiver encontrando alguma dificuldade para completá-los, assista os cinco vídeos abaixo, que mostra como conseguir completar todos os desafios físicos:







Quando terminar, já deverá ter as 400 charadas do Riddler, o que é suficiente para dar continuidade à busca pelas vitimas. Após resolver todas as 400 charadas, conseguirá decifrar mais um enigma e descobrirá o paradeiro da vítima do Riddler #6. Esse também é o paradeiro do próprio Riddler! Ele se encontra na zona Bowery, no subterrâneo, perto da parede oeste. Vá lá e enfrente seu último enigma para prendê-lo de uma vez por todas. Será a conclusão da missão secundária Enigma Conundrum, e renderá um troféu:

Genius (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que concluir a missão secundária Enigma Conundrum.

Bem, se veio seguindo  guia até aqui, então deverá restar apenas duas missões secundárias nesse momento. Se a missão secundária Shot in the Dark ainda estiver incompleta, volte para a zona de Park Row e deverá ouvir o som do disparo do rifle do pistoleiro mais uma vez. Procure pela vítima do pistoleiro #3 no local (ele está no final oeste da rua principal, cercado por guardas). Refaça a trajetória da bala para que Batman identifique mais uma pista sobre o paradeiro do pistoleiro.

As pistas levam a três possíveis locais que ele usa como esconderijo: um em Bowery, um em Amusement Mile e um em Industrial District. O local correto é o de Amusement Mile: vá para lá, e Batman encontrará o PDA dele, que possui informações sobre a próxima vítima dele: Jack Ryder. Só por encontrar esse PDA já conseguirá um troféu:


Forensic Expert (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que identificar a próxima vitima do Deadshot.

Batman terá três minutos para ir voando até Bowery impedir o assassinato. Após impedir o assassinato de Jack Ryder, finalmente irá confrontar o Deadshot. Capture-o com sucesso para concluir a missão secundária Shot in the Dark e liberar outro troféu:

Contract Terminated (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que concluir a missão secundária Shot in the Dark. Se estiver com alguma dúvida no que se refere a essa missão secundária, assista o vídeo abaixo:



Por fim, a missão secundária Acts of Violence será cumprida tão logo consiga impedir todos os assaltos contra os presos políticos na área. Como eles aparecem de forma randômica, apesar de sempre nos mesmos lugares (coloquei um mapa mais acima), pode ser que já tenha detido todos. Caso contrário, basta ir atrás daqueles que não deteve ainda, até conseguir impedir todos os 16 assaltos. Quando conseguir isso, irá concluir a missão secundária Acts of Violence, liberando o troféu a seguir:

Aggravated Assault (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que concluir a missão secundária Acts of Violence.

Agora, se completou todas as missões secundárias do jogo, deverá ter 100% do jogo. Mas esse é só o começo do nosso percurso: agora temos de ir para a nossa segunda jogatina. Ao fechar o jogo original, lembra-se da mensagem que apareceu, informando sobre o modo de jogo New Game Plus? Trata-se de um modo de jogo que reinicia a história de Batman, do mesmo jeito, porém em um nível de dificuldade bem mais alto. Os inimigos são mais fortes desde o começo. A dificuldade fica no nível Expert. Não aparece indicativo de contra-ataque: terá de usar seus instintos. Enfim, tudo fica mais difícil. Em compensação, já começará com toda a experiência, habilidades, aparelhos e upgrades da jogatina anterior.

Seu objetivo agora é fechar o jogo nesse modo New Game Plus. Não obstante isso, terá ainda de cumprir todas as missões secundárias novamente. Não deverá ser nem um pouco difícil para você, agora que já fez tudo isso. E será mais rápido, também. Para ajudar ainda mais, todas as charadas que completou não precisam ser completadas novamente, isso quer dizer uma dor de cabeça a menos. Só precisará resgatar as vítimas dele, um de cada vez, a partir do primeiro em Courthouse.

Você pode manter a mesma ordem de missões secundárias do jogo original, ou fechar o jogo primeiro, fica a seu critério. Apenas certifique-se de cumprir todas as missões secundárias do jogo.

Quando finalmente conseguir fechar o jogo no modo New Game Plus, irá liberar esse troféu:

Twice Nightly (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que completar o game no modo New Game Plus.

Ainda não terminou. Não precisará fechar o jogo novamente, mas sim jogar em um modo de jogo completamente novo, chamado de Joker's Revenge. No menu principal do jogo, escolha Joker's Revenge. Escolha o personagem Batman (mesmo que tenha outros personagens adquiridos por DLC, saiba que s troféus a seguir só contam se jogar com o Batman, então jogue com ele). Verá dois modos de jogo: Ranked Challenge e Campaigns. Vamos começar por Ranked Challenge.

Escolhendo Ranked Challenge, terá à sua disposição dois modos distintos de jogo, Combat e Predator, cada um deles com 12 mapas diferentes de jogo. Seu objetivo é jogar cada um deles e conseguir três estrelas em cada uma delas. Deverá conseguir 3 estrelas em todos os 24 mapas desse modo de jogo.

Aconselho a começar pelos mapas de Combat. Vê a pontuação no canto inferior esquerdo? Essa é a pontuação necessária para cada uma das fases. Como a dificuldade é crescente, aconselho a começar pela primeira fase e ir avançando aos poucos. Avance apenas após conseguir três estrelas na fase anterior, assim fica mais fácil de se conseguir manter um padrão. Cada fase possui 4 rodadas, e a pontuação de cada rodada em separado soma para o final.

Depois de duas jogatinas completas, incluindo uma no modo mais difícil de jogo, acredito que não haja qualquer problema com os combates agora. Posso dar algumas dicas que ajudarão a conseguir a pontuação necessária. Quanto maior o combo e a variedade de golpes, maior a pontuação. Usar aparelhos e golpes especiais aumenta a pontuação também. Se conseguir completar a rodada sem tomar nenhum dano, ganhará 500 pontos a mais, e, se conseguir completar a rodada em apenas um combo, ganhará 1000 pontos a mais. Mas o mais importante é saber e proteger. Logo no começo de cada round, use alguns aparelhos para começar o combo, como o Batarang ou o Batclaw. Bata nos inimigos mais vulneráveis, e, quando conseguir 5 hits de combo, use o movimento Bat Swarm (X +  ). Esse é o mais útil de todos eles, pois deixa todos os inimigos em volta confusos. Use isso para realizar mais golpes rápidos e conseguir mais 5 hits de combo, e use outro Bat Swarm. Se se manter assim, logo se acostumará a não tomar dano e ainda, se for bom, terminar cada rodada com um só combo. Dessa forma, não terá dificuldades para conseguir a pontuação exigida. Basta ter persistência que se acostumará e não terá problemas.

Após conseguir 3 estrelas nos 8 primeiros mapas, conseguirá um troféu:

Bronze Revenge (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que conseguir 24 estrelas nos Ranked Challenges.

Continue. Após conseguir 3 estrelas em todos os mapas do tipo Combat, é hora de conseguirmos alguns outros troféu aqui nesse modo. No decorrer dos desafios, deverá ter conseguido o troféu a seguir:

50x Combo (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de fazer um combo de 50 hits. É muito fácil conseguir isso no modo Ranked Challenge nos mapas de Combat. Há diversos mapas com muitos inimigos, e, se tomar cuidado com a sua vida e usar sabiamente o movimento Bat Swarm, raramente tomar dano. Contanto que faça os movimentos adequadamente, conseguirá um combo de 50 hits facilmente, liberando esse troféu.

Também poderá conseguir outros dois troféus aqui:


Flawless Freeflow Fighter 2.0 (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de concluir um Combat Ranked Challenge sem tomar nenhum dano. Isso quer dizer passar pelas quaro rodadas de qualquer fase sem tomar nenhum dano sequer. Não é nem um pouco difícil, se não o conseguiu automaticamente até aqui, jogue a primeira fase, que é a que tem a menor quantidade de inimigos, e vá devagar, certificando-se de defender cada golpe. Deverá liberar esse troféu bem facilmente. Se precisar de ajuda, assista o vídeo a seguir:




Perfect Freeflow 2.0 (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de fazer um combo com todos os movimentos de Batman. A quantidade de movimentos não é pequena, veja a lista de movimentos que tem de realizar: Strike (), Counter (), Stun (), Ultimate Stun (● X 3), Beat Down Finisher (● + ■ X 8), Aerial Attack ( + X + X), Evade (X + X), Ground Pound (R2 + ), e os 4 movimentos especiais, como Takedown ( + ), Bat Swarm (■ + X), Disarm and Destroy (▲ + ) e Multi-Ground Takedown (+ X). Ah, e ainda precisa usar um gadget qualquer (use o Batarang). Tudo em um só combo. Não é nada fácil, mas, com alguma prática, poderá conseguir. O melhor mapa para conseguir isso é o segundo mapa, na 3º rodada. Se precisar de ajuda para realizar algum movimento, assista esse vídeo:


Agora sim, vamos conhecer os mapas do tipo Predator. Esses mapas consistem em furtividade, no qual Batman deve eliminar os alvos armados da melhor forma possível, como sem ser visto. No entanto, para conseguir as estrelas, terá de realizar movimentos especiais e usar alguns aparelhos especiais no decorrer de cada fase. Há sempre 3 desafios em cada fase, com ordem crescente de dificuldade. Não precisa realizar a ordem, mas precisará completar os 3 desafios para conseguir 3 estrelas. Eu indicarei o que é preciso fazer em cada fase para conseguir as estrelas, e também colocarei vídeos explicativos mostrando cada fase. Vamos lá:

Meltdown Mayhem

Smoke Detector - Use um Smoke Pellet e então realize um golpe furtivo no oponente após ser visto.
Mind Your Head - Jogue um Batarang no oponente e então finalize-o no chão.
Shock Tactics - Procure dois oponentes bem próximos um do outro. Atire em um deles com o Remote Electrical Charge, de modo que ele atire para cima e assuste o outro.

O vídeo a seguir mostra como fazer:


Police Brutality

Blast Zone - Detone uma parede com Explosive Gel acertando um oponente.
Knockout Smash - Pressione  após dar um golpe silencioso no oponente.
Window Pain - Ataque um oponente com um golpe furtivo pela janela.

O vídeo a seguir mostra como fazer:


Natural Selection

Weapon Jam - Use o Disruptor na arma de um oponente, então deixe que ele lhe veja e tente atirar.
Aerial Assault - Dê um ataque aéreo em um oponente e então finalize-o.
Friends Fly Free - Pendurado em uma beirada, puxe dois oponentes para baixo ao mesmo tempo.

O vídeo a seguir mostra como fazer:


End of the Line

Kick Off - Derrube um oponente de um lugar alto usando o Line Launcher.
Scare Tactics - Assuste um oponente aterrorizado (o último da fase), aparecendo de surpresa.
Freeze Frame - Congele um oponente com o Freeze Blast e finalize-o.

O vídeo a seguir mostra como fazer:


Conseguindo 3 estrelas em todas as fases até aqui, deverá liberar um troféu:

Silver Revenge (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que conseguir 48 estrelas nos Ranked Challenges.

Vamos em frente com os Ranked Challenges.

Lost City

Grate Moves - Derrube um oponente de dentro de uma grade no chão.
Fall Guy - Puxe um oponente de um lugar alto usando o Batclaw.
Breaking and Entering - Derrube um oponente por trás de uma parede destrutível.

O vídeo a seguir mostra como fazer:


Top of the World

Fire Hazard - Atire um Batarang em um extintor de incêndio, deixando o inimigo cego, e então aproxime-se dele sem ser visto e derrube-o.
Confiscated Weapon - Puxe um inimigo com o Batclaw para desarmá-lo e derrube-o.
Mined Your Step - Detone uma mina colocada por um oponente com o Disruptor, acertando um oponente.

O vídeo a seguir mostra como fazer:


A partir de agora, começarão os desafios Extreme, que são a mesma coisa porém com um acréscimo interessante na dificuldade dos movimentos necessários para conseguir as estrelas.

Meltdown Mayhem (Extreme)

Armor Piercing - Derrube o oponente de armadura primeiro. O método mais fácil de se conseguir isso é o Inverted Takedown (suba em uma gárgula e ice-o quando ele passar embaixo).
Bringing Down the Roof - Exploda o teto acima de um oponente usando o Explosive Gel.
Venting Anger - De dentro de uma grade na parede (não no chão), derrube um oponente.

O vídeo a seguir mostra como fazer:


Police Brutality (Extreme)

Don't Touch that Dial - Derrube o oponente com o interruptor de sinal por último.
Feet First - De cima de uma beirada, dê uma finalização em um oponente que passa abaixo.
Smash and Grab - Faça um Inverted Takedown através do vidro, do alto de uma gárgula.

O vídeo a seguir mostra como fazer:


Natural Selection (Extreme)

Boom Box - Coloque um Explosive Gel na caixa de onde os oponentes pegam as armas, e exploda-a quando um oponente for pegar a sua arma.
Chaos Theory - Faça um Inverted Takedown em um oponente com óculos termal antes que ele faça uma varredura na gárgula.
Deep Impact - Faça o movimento Dive Bomb junto de dois oponentes.

O vídeo a seguir mostra como fazer:


End of the Line (Extreme)

Perpetual Motion - Atire em um blindado com o Remote Electrical Charge e derrube-o de uma beirada.
What Goes Up... - Derrube um inimigo que está subindo uma escada.
Don't Touch that Dial - Deixe o oponente com o interruptor de sinal por último.

O vídeo a seguir mostra como fazer:


Lost City (Extreme)

Bullet Proof - Termine essa fase sem tomar nenhum dano.
Switch Hitter - Chute um inimigo com o Line Launcher e então lance outro Line Launcher e acerte outro.
High Speed Impact - Derrube um oponente de uma beirada usando um Remote Controlled Batarang em alta velocidade.

O vídeo a seguir mostra como fazer:


Top of the World (Extreme)

Fists of Fury - Derrube um oponente com um Beat Down.
Human Cannonball - Acerte um oponente blindado com o Remote Electrical Charge de modo que ele acerte outro oponente.
Cold War - Acerte três oponente ao mesmo tempo com um Freeze Cluster.

O vídeo a seguir mostra como fazer:


Conseguindo 3 estrelas em todas essas fases, conseguirá mais um troféu:

Gold Revenge (Prata)
Esse troféu será liberado assim que conseguir 72 estrelas nos Ranked Challenges.

Bem, agora que completou todos os Ranked Challenges com três estrelas em cada desafio, volte a escolha o outro modo de jogo, Campaign. Campaign nada mais é do que conjuntos de fases do modo Ranked Challenge. Se achou complicado conseguir três estrelas no modo anterior... Terá de conseguir as mesmas três estrelas tudo novamente, só que em uma sequência de três fases. Terá de conseguir três estrelas nas tês fases do conjunto para acumular as 9 estrelas de cada conjunto. Se morrer ou se quiser repetir um desafio que tenha completado sem conseguir as três estrelas, saiba que terá direito a 3 tentativas. Essa será a parte mais complicada de todo o jogo, precisará de muita paciência e perseverança.

Há 12 conjuntos. Em cada conjunto, terá de usar os modificadores, que são poderes que fornecem benefícios ou malefícios àquela fase. Todos os modificadores precisam ser usados em cada conjunto. Eu aconselharei em quais fases usar cada modificador de modo a tornar o jogo mais fácil.

Search and Destroy

Meltdown Mayhem - Não use modificadores.
Blind Justice - Use Time Limit e Protective Aura.
Police Brutality - Use Replenishing Health.

Street Justice

Rooftop Rumble - Use One Hand Tied.
Natural Selection - Use Decreased Health e Takedown Projectiles. 
Survival of the Fittest - Não use modificadores.

Offensive Manuevers

Funhouse Brawl - Use Danger Zones e Replenishing Health.
End of the Line - Use Free Medal.
Hell's Gate - Use Scattered Weapons.

City Invader

Top of the World - Não use modificadores.
Prison Riot - Use Increased Aggression, Decreased Health e Gadget Malfunction.
Lost City - Use Super Powered.

Após conseguir 9 medalhas nos 4 conjuntos acima, receberá um troféu:

Campaign Bronze (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que conseguir 36 estrelas nos Campaign Challenges.

Vamos em frente.

Midnight Assault

Natural Selection (Extreme) - Use Replenishing Health e Free Medal.
Hell's Gate (Extreme) - Use Increased Aggression, Scattered Weapons e Danger Zones.
Meltdown Mayhem (Extreme)Não use modificadores.

Hostile Takeover

Prision Riot (Extreme) - Use Time Limit, Decreased Health e Super Powered.
Police Brutality (Extreme) Não use modificadores.
Funhouse Brawl (Extreme) - Use One Hand Tied e Protective Aura.

Double Jeopardy

Lost City (Extreme) - Use Scattered Weapons e Free Medal.
Rooftop Rumble (Extreme) - Use Increased Aggression, Protective Aura e Gadget Malfunction.
End of the Line (Extreme) - Use Takedown Projectiles.

Ruthless Vengeance

Survival of the Fittest (Extreme) - Use One Hand Tied, Time Limit e Gadget Malfunction.
Top of the World (Extreme)Não use modificadores.
Blind Justice (Extreme) - Use Decreased Health, Danger Zones e Super Powered.

Após conseguir 9 medalhas nos 8 conjuntos acima, receberá um troféu:

Campaign Silver (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que conseguir 72 estrelas nos Campaign Challenges.

Vamos em frente.

Combat Expert

Survival of the Fittest - Use Time Limit e Danger Zones.
Funhouse Brawl - Use Increased Aggresion e Replenishing Health.
Prison RiotNão use modificadores.


Predator Expert

Meltdown Mayhem - Use Gadget Malfunction e Scattered Weapons.
Lost City - Use One Hand Tied.
Top of the World - Use Takedown Projectiles.

Combat Master

Blind Justice (Extreme) - Use Decreased Health e Gadget Malfunction.
Rooftop Rumble (Extreme) - Use Scattered Weapons, Protective Aura One Hand Tied.
Hell's Gate (Extreme) - Use Super Powered.


Predator Master

Police Brutality (Extreme) - Use Time Limit, Protective Aura e Scattered Weapons.
Natural Selection (Extreme) - Use Increased Aggression e Free Medal.
End of the Line (Extreme) - Use Danger Zones.

Após conseguir 9 medalhas nos 12 conjuntos do modo Campaign, receberá um troféu:

Campaign Gold (Prata)
Esse troféu será liberado assim que conseguir 108 estrelas nos Campaign Challenges.

Alem disso, deverá liberar o troféu a seguir:

Perfect Knight – Day 2 (Ouro)
Este é o único troféu de ouro de todo o game. Para liberá-lo, terá de ter feito 100% do jogo. Fazer 100% do jogo significa completar todas as missões principais e secundárias no jogo normal, todas as missões principais e secundárias no modo New Game Plus, desvendar todas as charadas do Riddler e conseguir todas as estrelas em todos os mapas dos modos Ranked Challenge e Campaign. Se veio seguindo o guia até aqui, deverá ter feito tudo isso, e esse troféu de ouro será liberado assim que conseguir as estrelas nas últimas fases do modo Campaign.

Acha que acabou? Não. Resta apenas um último troféu. Para consegui-lo, terá de ir para o modo de jogo normal, mas não precisa começar tudo de novo: dê Load Game do seu save de 100%. O motivo pelo qual deixei esse troféu por último é que ele pode corromper seu save, e, se isso acontecer, poderá consegui-lo em minutos ao recomeçar o jogo, sem atrapalhar o progresso de qualquer outro troféu. Vamos a ele:

Storyteller (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de visitar o Calendar Man em todas as 12 datas festivas do ano. Bem, Calendar Man se encontra aprisionado no porão de Courthouse. Vá para lá e o encontrará. Verá que a entrada de Courthouse está destruída, mas poderá entrar pela porta dos fundos. Acontece que se for falar com ele em datas festivas, ele dirá coisas diferentes. Há 12 datas festivas do qual ele fala algo, e terá de visitá-los nessas datas. A data se refere à data que está no console, por isso, terá de alterar a data do seu videogame diversas vezes. A ideia é simples: alterar a data do seu videogame (aperte o botão PS, ir em Configurações e em Configurações de Data e Hora), falar com Calendar Man, sair de Courthouse para que o jogo salve, mudar a data do calendário do console (infelizmente precisa sair do jogo sempre que for mudar a hora) e repetir o procedimento até ter falado com ele nas 12 datas festivas. Bom, agora irei informar as datas festivas do ano de 2012:

1 de janeiro - New Year's Day
14 de fevereiro - Valentine's Day
17 de março - St. Patrick's Day
1 de abril - April Fool's Day
13 de maio - Mother's Day
17 de junho - Father's Day
4 de julho - Fourth of July
16 de agosto - St. Roch's Day
3 de setembro - Labor Day
31 de outubro - Halloween
22 de novembro - Thanksgiving
25 de dezembro - Christmas

O motivo pelo qual não informei sobre o troféu antes, é que ficar alterando a data do console constantemente pode acabar corrompendo o save do game. É aconselhável salvar o save na nuvem, de modo que possa resgatá-lo se der algum problema. Seja como for, o deixei para o final porque, mesmo se perder o save, poderá recomeçar o jogo e conseguir esse troféu logo após a sua primeira visita a Courthouse, no começo do jogo. Ah, e não se esqueça de colocar a data certa no seu videogame depois que fizer tudo isso pra esse troféu!

Após fazer isso, conseguirá seu prêmio final:

Platinum (Platina)
O nome é pouco criativo, mas a dificuldade dessa platina não é nada pequena! Após duas longas jogatinas e desafios realmente estressantes, nada mais justo do que aproveitar essa platina! Parabéns, você platinou Batman: Arkham City!

E então? Esse guia lhe foi útil? Comente o que acha, e nos indique um game para a seção Platinando!

3 comentários:

  1. Cara, você foi demais. Eu segui esse manual passo a passo. Finalmente consegui minha platina. Agradeço muito irmão.

    ResponderExcluir
  2. Se alguém souber a minha dúvida, quando vou na casa da Hera Venenosa, a CatWoman diz que não pode enfrentá-la sem ter todo o seu kit. Alguém sabe o que falta? Do resto, tá tranquilo, descobri do jeito mais difícil, ah se eu soubesse q estava tudo escrito aqui,... Kkkk

    ResponderExcluir
  3. Ótimo detonado , mas só uma ressalva ,,,, No caso dos coletáveis o ideal é deixar para pegar los após concluir a campanha principal , pois vai estar com todos equipamentos .

    ResponderExcluir