domingo, 19 de julho de 2015

Platinando Grand Theft Auto IV

Este é o nosso guia de como platinar Grand Theft Auto IV, lançado em 2008 pela Rockstar Games para Playstation 3.

Grand Theft Auto IV cover.jpg

Você ainda não platinou esse game e está tendo dificuldades? Tudo bem. Nós podemos lhe ajudar! Confira nosso guia Platinando Grand Theft Auto IV:

GRAND THEFT AUTO IV

Ficha técnica:

Troféus de bronze: 40
Troféus de prata: 7
Troféus de ouro: 3
Troféus de platina: 1
Total de troféus: 51
Troféus online: 10
Tempo de jogo estimado: de 80 a 100 horas
Dificuldade estimada: 5/5 - Dificuldade Máxima
Vezes que precisa jogar o game: 2 vezes

Considerações: Grand Theft Auto é uma das franquias mais populares de todos os tempos, na história dos videogames. E o IV chega à geração dos troféus com uma lista extensa de requerimentos e já é considerado uma das platinas mais complicadas do console. Se espera uma platina fácil ou rápida, esqueça esse jogo. Sua platina será extremamente complicada, desesperadoramente longa e desastrosamente irritantemente. Fazer 100% no game é uma tarefa árdua e cansativa. Depois, um dos troféus irá fazer com que tenha que jogar toda a história do game novamente, só que mais rápido. Só aí já vão muitas e muitas horas, e eu nem citei os troféus online. Sim, além de muito tempo no single-player, ainda há troféus online para aumentar ainda mais a dificuldade e o tempo de platina. Tente platinar esse game apenas se for muito fã e se tiver bastante paciência. Se você se encaixa nesse perfil, então leia este guia, respire fundo, prepare-se e vamos em frente pois muitos troféus nos esperam.

Dicas de procedimento: Antes de nos darmos bem (ou não) na conturbada cidade de Liberty City, vale a pena se atentar para algumas recomendações úteis que lhe ajudarão a poupar horas preciosas de sua jogatina. Leia com atenção:

a) Há um troféu no game que irá mudar consideravelmente seu modo de jogar o game. Um dos troféus exige que você complete o game inteiro, ou seja, todas as missões principais, em menos de 30 horas. Acontece que 30 horas é um tempo que pode até ser longo em um certo ponto de vista, mas que pode ser curto caso a pessoa queira consegui-lo da primeira vez. Isso porque, para conseguir completar as 88 missões do jogo nesse tempo, é preciso ignorar todas as sidequests, praticamente tudo no game, pular todos os vídeos e várias outras coisas. Ou seja: você não irá aproveitar nada da jogatina, apenas realizar uma missão atrás da outra, correndo, até fechar o game e então, só depois, fazer o restante. Isso se você quiser fazer tudo de uma só vez, em uma só jogatina. E eu não recomendo que tente isso. Além de tudo, querer bater o tempo na primeira jogatina irá atrapalhar diversos outros troféus, que ficarão bem mais complicados se forem realizados correndo. Eu recomendo que faça duas jogatinas, uma jogando sem tempo e realizando todas as sidequests e tudo o mais no seu devido tempo, e depois de tudo, faça uma segunda jogatina correndo só para conseguir bater o tempo de 30 horas. A platina fica mais fácil assim.

b) Quando decidir bater o tempo de 30 horas para fechar o jogo (seja na primeira ou na segunda jogatina), saiba que esse tempo é bem longo, na verdade. Se você pular os vídeos, for direto de uma missão para outra, ignorar as ligações e usar táxi para não precisar perder tempo dirigindo, é possível fechar o game entre 15 e 20 horas. Assim, terá uma boa folga no tempo para conseguir dentro do prazo, mas não marque bobeira. Acompanhe periodicamente o tempo (pressione START, entre em Stats e veja o Playing Time) e tente ficar a média de 20 minutos em cada missão.

c) Entre uma missão e outra, aparecerá muita, mas muita coisa para fazer. Receberá ligações de amigos, de namoradas, com convites para sair ou algo do tipo. Há diversos troféus que dependem que você tenha um bom relacionamento com as pessoas. Com algumas pessoas, inclusive, terá de realizar pelo menos uma vez cada tipo de atividade (mais detalhes no decorrer do guia). Sempre que puder sair com alguém, saia, pois isso irá ajudar diversos troféus. Porém, isso pode atrapalhar o andamento de algumas missões e haverá vezes em que simplesmente não irá querer sair com a pessoa. No entanto, se recusar o convite abertamente, irá perder pontos de amizade com aquela pessoa, e isso será prejudicial para a platina. Uma forma fácil de resolver isso é aceitar o convite, quando ela ligar, mas então imediatamente ligar de volta para a pessoa e cancelar. Não precisará atender o compromisso e não perderá pontos de amizade se fizer isso. Lembre-se disso: será muito útil estreitar laços com as demais pessoas.

d) Entre uma missão e outra, quando estiver dirigindo pela cidade, encontrará pessoas que precisam de ajuda. Esses Random Encounters são como se fossem sidequests que podem ser realizados. Há diversos deles espalhados pela cidade, e eles vão aparecendo conforme avana no jogo. Há um troféu que exige que ajude cada um deles, por isso colocarei no guia a localização de todos eles, para que possa encontrá-los, e o momento propício em que eles estarão disponíveis.

e) Tente conseguir um companheiro para jogar com você o modo multiplayer. Pelo menos um já ajudará bastante alguns troféus online, acredite. Muitos serão necessários para alguns troféus, mas se conseguir pelo menos um amigo com o qual possa coordenar as ações, diversos troféus online ficarão muito mais simples e mais rápidos de se conseguir.

Guia: Agora, vamos aos troféus, um de cada vez, de acordo com a ordem em que aconselhamos que sejam liberados (lembre-se, não é uma ordem obrigatória, apenas recomendada):

Atenção: esse guia foi elaborado visando que irá jogar o game normalmente na primeira jogatina, e que apenas na segunda jogatina irá se preocupar com a questão do tempo de jogo. Se quiser já bater a meta do tempo na primeira jogatina, ignore algumas informações no decorrer desse guia, e foque-se apenas no tempo. Todos os demais troféus poderão ser adquiridos posteriormente no jogo.

Assim que o game começa, após a animação inicial, já estará em sua primeira missão. A missão consiste em dirigir e levar Roman até a sua casa. Basta fazer isso e já irá conseguir seu primeiro troféu:

Off the Boat (Bronze)
Este será o primeiro troféu do game que irá liberar. Trata-se de um troféu obrigatório, e, para liberá-lo, basta completar a primeira missão, The Cousins Bellic.

A partir de então, estará na sua primeira residência. Não há realmente nada para fazer aqui, e nem mesmo nada que possa fazer pela cidade para conseguir troféus por hora, então apenas vamos continuar com as missões principais. Dirija até o R no radar para realizar as missões de Roman. Após a missão It's Your Call, conseguirá o telefone, e o Contato #1: Roman. Mais tarde falarei sobre contatos.

Na missão Three's a Crowd, conhecerá Michelle, e então terá de comprar roupas. Compre algumas roupas legais, pois isso será útil para um troféu vindouro. Quando a missão acabar, conseguirá o Contato #2: Michelle. Ela irá ligar para Niko e chamá-lo para dar uma volta, e você deve aceitar o convite. Será obrigado a levá-la para jogar boliche, o que é uma excelente oportunidade para um troféu:

Gobble Gobble (Bronze)
Para liberar esse troféu, é preciso realizar três strikes consecutivos. É bem complicado a princípio, mas depois que se pega o jeito não fica tão difícil. Pode ser feito a qualquer momento, mas já que terá de jogar boliche com a Michelle no seu primeiro encontro, podemos adiantar esse troféu para agora. Ou, se preferir, pode deixar para outra oportunidade. De qualquer forma, precisa realizar três strikes consecutivos, e isso exige treino e alguma prática. Não há uma fórmula recomendada para conseguir isso, mas o vídeo a seguir mostra uma tática curiosa que pode ajudar um pouco:


A partir de agora, poderá chamá-la para sair sempre que quiser, contanto que seja depois das 6 da manhã e não seja de madrugada. Ah, e apenas uma vez por dia, claro. Os encontros podem ser realizados entre as missões, conforme achar conveniente. E isso será necessário para um troféu no futuro, então lembre-se disso, e convide-a sempre que puder.

Agora vamos continuar com as missões principais. Após a missão Bleed Out, Roman irá começar a ligar e chamar Niko para sair. Aproveite e aceite seus convites também: são excelentes oportunidades para estreitar relações e fazer amizades. Amizades nesse jogo rendem prêmios e também troféus, então aconselho a se tornar amigo de Roman saindo com ele de vez em quando. Há um troféu no game que exige que esteja com um nível alto de amizade com todos os seus amigos, então é bom manter-se sempre em contato com eles. Roman, em específico, pode ser chamado pra sair a qualquer hora do dia. Suas atividades favoritas são ir para clubes de strip e comer no Burger Shot.

Ah, um aviso: receberá diversas ligações de amigos que fará no decorrer do jogo, com convites para sair. Quando eles lhe chamarem para sair, jamais recuse! Isso irá diminuir seu nível de amizade. Caso não queira sair com aquela pessoa no momento, então aceite o chamado, depois imediatamente ligue para ela e cancele. Assim, não irá perder a amizade e poderá fazer outras coisas. Lembre-se disso!

Além disso, atente-se para uma coisa: próximo à garagem de táxis de Roman, na mesma rua, a menos de uma quadra de distância, encontrará um sinal indicativo no seu mapa. Fale com a pessoa: trata-se do Random Encounter #1: Brian. São pessoas aleatórias do qual é possível conhecer, e que são necessárias para um troféu no futuro. Apenas fale com essa pessoa, e então vamos adiante com o game.

Na missão Jamaican Heat, conhecerá o Contato #3: Little Jacob. Concluindo a missão, irá receber uma ligação misteriosa e fará um novo Contato #4: Vlad. A partir de então, poderá realizar missões de dirigir o táxi de Roman. Basta ligar para ele e aceitar o serviço. Bem, esse serviço não acrescenta em nada para a platina, então fica a seu critério aceitar ou não esse mini-game.

Antes de continuarmos com as missões, esse momento é perfeito para chamar Michelle para sair. Ela gosta de sair para comer ou de fazer atividades, como dardos, sinuca e boliche. Qualquer coisa dessas a deixa feliz. E já que vamos levá-la para sair, porque não adiantar outros troféus no caminho? Leve-a ao 8 Ball para jogarem sinuca. Michelle não é muito boa de sinuca, o que pode nos garantir um troféu:

Pool Shark (Bronze)
Para liberar esse troféu, só o que precisa fazer é vencer algum amigo na sinuca. Qualquer amigo serve, no entanto há algumas pessoas que são muito boas particularmente na sinuca (como o Roman). Já a Michelle é bem ruim na sinuca, então vencê-la deverá ser moleza. Além do mais, poderá tentar até conseguir.

Alternativamente, poderá levar Michelle a um Bar (a localização aparece no mapa). Niko irá beber, mas ela não, e então poderá jogar dardos com ela. É só se aproximar da tela de dardos e pressionar L1 para começar. Hora de um troféu:

One Hundred and Eighty (Bronze)
Para liberar esse troféu, precisará acertar um duplo na casa de 20 três vezes consecutivas. O duplo é como é chamado a faixa estreita vermelha que fica entre o centro e a borda (não confundir com a faixa vermelha da borda e nem com o círculo central). Bem, vê a faixa vermelha na casa de 20? Terá de acertar exatamente aquele ponto três vezes consecutivas. Não é tão difícil, apenas precisa de um pouco de treino. E, como pode treinar quantas vezes quiser, sem valer nada com a Michelle, esse momento é perfeito para conseguir o troféu. Apenas fique aqui e tente até conseguir. Se não entendeu alguma parte da minha explicação, assista o vídeo explicativo a seguir:


Enfim, seja como for, divertir Michelle é a intenção. Assim, poderá conseguir o seguinte troféu:

Warm Coffee (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que uma namorada de Niko chamá-lo para passar um tempo em seu quarto. Para isso, precisará fazer com que a garota goste bastante de Niko. Encontrará diversas garotas no decorrer do game, mas a primeira e mais fácil de conseguir convencer é a Michelle. Apenas chame-a para sair e saia com ela algumas vezes. Depois de três ou quatro encontros, ela deverá convidar Niko para subir ao apartamento. Aceite, e o troféu será liberado. Pode conseguir com qualquer namorada do jogo, mas aconselho a já conseguir agora esse troféu, de modo a não precisar mais perder tempo com outras garotas no decorrer da jogatina.

Da mesma forma que saiu com Michelle, poderá sair com Roman. Sair com Roman e fazer corridas de táxi para ele irá aumentar a sua afinidade com ele. E, aumentando a sua afinidade com Roman até acima de 60%, irá conseguir que ele lhe arrume táxis sempre que ligar para ele, a qualquer instante. Trata-se de algo bom para se ter em mente, e que ainda por cima nos rende um troféu:

Driving Mr. Bellic (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que conseguir aumentar o nível de amizade com Roman para acima de 60%, o que lhe permitirá pedir táxis por telefone. Roman é uma pessoa fácil de se conquistar, pois ele gosta de praticamente tudo e está disponível a qualquer hora do dia. Para saber como está seu relacionamento com Roman, pressione START, vá em Stats e veja a aba Roman Like. Após conseguir esse nível de amizade, não precisa mais sair com ele. Apenas aceite seus convites para sair e desmarque em seguida para não perder a amizade, mas não há mais necessidade de mantê-la muito alta.

De qualquer forma, vamos voltar a realizar missões. Poderá escolher entre realizar missões para Vlad ou para Little Jacob. Recomendo que faça missões primeiramente para Vlad. Após algumas missões, poderá procurar pelo Random Encounter #2: Brian parte 2. Ele fica na Crockett Avenue. Vá para a rua onde fica a sua casa, siga ao sul até o final e vire à direita.

Depois que acabarem as missões de Vlad, vamos fazer as missões de Little Jacob. Após a missão Concrete Jungle, estará bem diante do 8 Ball. Já que estamos aqui, vamos a mais um troféu:

King of QUB3D (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que conseguir bater o recorde do jogo QUB3D, que é um joguinho de fliperama que fica em alguns locais do jogo. O local mais simples onde pode encontrar esse fliperama é o 8 Ball, mas ele só pode ser jogado fora de missões, por isso estamos jogando-o só agora. O joguinho em si é bem simples, é uma espécie de Tetris no qual os blocos se movimentam em três dimensões. O recorde de pontos é 10.950. Qualquer pontuação acima dessa lhe renderá esse troféu. Como pode tentar quantas vezes quiser a custo zero, então aconselho que fique aqui até conseguir. Quando pegar o jeito, será moleza. O vídeo a seguir poderá lhe ajudar com algumas táticas:


Quando as missões de Little Jacob terminarem, aparecerá uma missão de Roman, chamada Uncle Vlad. Conclua-a para conseguir o seguinte troféu:

Fed the Fish (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que concluir a missão Uncle Vlad.

A partir de agora, estará recebendo ordens de Faustin. Complete a missão Crime and Punishment, e receberá o Contato #5: Faustin e o Contato #6: Dimitri. Após a missão Do You Have Protection, poderá ir a lojas de armas, comprar coletes, novas armas ou munição. E então, aparecerá uma missão de Little Jacob. Vamos dar uma parada nas missões de Vlad e realizar essa missão de Little Jacob.

Após realizar a missão Shadow, de Little Jacob, poderá realizar entregas para ele também. Ligando para Little Jacob, verá a opção Job. Escolhendo essa opção, ele lhe fornecerá locais onde pode pegar drogas, e posteriormente entregá-las. Esse serviço simples vai ficando cada vez mais perigoso, pois algumas entregas serão emboscadas e gangues rivais, e em outras terá de fugir da polícia. Mas rende uma boa grana, e, mais importante do que isso, é necessário para um troféu. Então, vamos dar uma pausa nas missões principais do game para nos atentarmos a esse trabalho. Há 10 entregas para fazer no total, e um troféu:

Courier Service (Bronze)
Para liberar esse troféu, é preciso realizar todos os 10 serviços de entrega do Little Jacob. São serviços rápidos e simples: todos envolvem ir até a casa dele pegar um pacote de drogas dentro do carro dele e levar para algum lugar. Mas aconselho a ir sempre com um colete e com a Micro SMG carregada com bastante munição, porque muitas entregas terminam em emboscadas com gangues rivais. Outras terminam com invasão policial: nesse caso, corra até o Pay n' Spray mais próximo e livre-se da polícia. Alguns outros ainda por cima exigem que faça a entrega em um espaço curto de tempo, e nesse caso aconselho que leve um carro rápido para pegar as drogas, só por precaução. A ordem das entregas é completamente randômica, e, ao falhar, poderá tentar novamente quantas vezes quiser. Completando os 10 serviços, esse troféu será liberado.

Além disso, a cada serviço concluído, sua amizade com Jacob só aumenta. Ao final dos 10 serviços, deverá estar com algo em torno de 60% de amizade com Jacob. Aconselho a aceitar seus convites para sair, de modo a se tornar amigo dele. Jacob é alguém excelente para se ter como parceiro, pois gerará frutos no futuro. Jacob está disponível para sair entre as 13:00 e 04:00 da madrugada, não o ligue fora desse horário para não irritá-lo. Suas atividades favoritas são comer no Cluckin' Bell e sair para beber nos bares. Ele não joga boliche, então nem tente levá-lo lá.

Quando conseguir um nível de amizade com Jacob acima de 75%, então irá liberar o seguinte troféu:

Retail Therapy (Bronze)
Esse troféu será liberado quando conseguir que Jacob venda armas para você. Isso só é possível depois de 75% de amizade. Ele irá ligar para dizer que, sempre que quiser comprar armas, não precisa ir a lojas de armas: ligue para Jacob. Ele virá com seu carro e irá parar no beco mais próximo. Jacob venderá as mesmas armas das lojas de armas, mas com 30% de desconto com relação ao preço das lojas. Portanto, compensa bastante manter uma relação estreita com Jacob, não é?

Bem, após tudo isso, vamos voltar a realizar as missões principais. Vamos continuar com as missões de Faustin. Após a missão Final Destination, Roman irá ligar e pedir para você dar uma passada. Vá até ele e realize a missão que ele pede. A missão Logging On irá lhe apresentar como entrar na internet, e, de quebra, lhe adicionará o Contato #7: Brucie. Quanto à internet, não há muito que fazer nela relacionado a troféus, o que tiver eu apresentarei quando possível.

Em breve, irá receber uma ligação de Roman. Ele irá informar que Brucie está interessado em alguns veículos que não são dele, e que ele gostaria que Niko roubasse para ele. Trata-se de um trabalho sujo que é a sidequest de Brucie. Rende uma boa grana e libera um troféu, então vamos fazê-lo. Basta ir até a lan-house mais próxima e ler os e-mails que Brucie manda. Vá até o local e roube o carro informado. Geralmente, terá de fugir da polícia ou de gangues. Quanto mais danificado estiver o carro, menos ele vale, então compensa levá-lo ao Pay N' Spray antes para recuperá-lo um pouco, aumentando a quantia que receberá pelo veículo. Há um total de 10 veículos, entre carros e motos, em ordem crescente de dificuldade. Completando-as, irá conseguir o seguinte troféu:

Order Fulfilled (Bronze)
Este troféu será liberado assim que concluir todas as 10 entregas de veículos de Brucie.

Após isso, há mais o que podemos fazer antes de continuarmos com as missões principais. Vá para a loja de armas da cidade, mas não entre. A loja é só um ponto de referência. Seguindo a rua, logo na esquina, encontrará o Random Encounter #3: Brian parte 3. Esta é a terceira e última parte de Brian: acompanhe-o e então quando acabar não precisaremos mais nos encontrar com ele. Mas não é só isso! Suba a grande avenida Duke's Boulevard (fica a leste do bar onde joga dardos). Encontrará o Random Encounter #4: Badman, bem a leste do bar.

Agora sim, vamos continuar com as missões principais do jogo. Volte a fazer as missões de Faustin. Após a missão No Love Lost, estará com uma moto. Precisamos de uma moto para um troféu, então aconselho a levar essa moto até a casa de Niko, deixá-la no espaço de garagem e salvar o jogo. Assim, se algo acontecer, sempre poderá dar Load Game e reaver a moto. Isso feito, vamos ao troféu:

Wheelie Rider (Bronze)
Para liberar esse troféu, precisará fazer uma empinada com a moto por 500 metros. Vá para uma avenida de pouco movimento (a Mohawk Avenue, onde fica a sua casa, é excelente) e acelere razoavelmente. Não precisa ir muito rápido, não há necessidade de perder o controle da moto. Ah, e tome cuidado com o trânsito. Quando estiver estável, puxe o analógico esquerdo para baixo, e Niko irá empinar a moto. Tente manter a estabilidade durante a empinada o máximo que conseguir. Não force muito a empinada, um pouco serve. Talvez precise de algumas tentativas para conseguir percorrer os 500 metros com a empinada, mas, quando conseguir, esse troféu será liberado.

Continue com as missões principais. Quando acabarem as missões de Faustin, aparecerão missões de Brucie e de Dimitri. Aconselho a realizar as missões de Brucie primeiro.

Após a missão Search and Delete, Brucie irá ligar para informar que, a partir de agora, poderá trabalhar para a polícia. Ou pelo menos fazer seu papel. Roube uma viatura e pressione L1 para acessar seu comando interno. Daqui, há muio trabalho a fazer. Primeiramente, aconselho a escolher Most Wanted. Verá os criminosos mais perigosos à solta pela cidade. Haverá 10 nomes no sistema. Selecione um deles, e aparecerá sua localização no mapa. Vá até onde ele está e mate-o. Não há enrolação: é só ir lá, matar o alvo e então partir pro próximo. Alguns alvos estarão sozinhos, outros estarão bem acompanhados e bem armados, e alguns estarão em veículos, precisando persegui-los e pará-los. Assim que conseguir matar todos os 10 alvos, não estará terminado o objetivo ainda, porque outros alvos aparecerão futuramente. Estamos apenas adiantando o serviço.

Após isso, não acabou ainda. Ainda dentro da viatura, acesse o terminal interno e entre em View Current Crimes. Verá crimes que estão acontecendo nas redondezas, e que você poderá impedir. Isso nos leva a um troféu:

Cleaned the Mean Streets (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de matar 20 dos alvos locais indicados pelo sistema policial na opção View Current Crimes. É quase a mesma coisa que estava fazendo com o Most Wanted, porém mais simples porque agora você pode escolher o seu alvo entre três opções, e saber qual é mais perto, além de poder se preparar para ele. Criminal On Foot são os mais simples, pois geralmente é uma só pessoa e ela está a pé, tornando-a um alvo fácil para atropelamentos. Gang Activity significa que são vários alvos, e geralmente bem armados. Vá com colete e boas armas. Vehicle Stolen significa um alvo motorizado, de modo que terá de persegui-lo e abatê-lo, tornando esses alvos os mais complicados e trabalhosos. Cada vez que acessar o sistema verá novos três alvos, de forma que poderá só pegar alvos fáceis, como Criminal on Foot. De qualquer forma, assim que conseguir matar 20 alvos, o troféu será liberado. Além disso, outros alvos continuarão aparecendo, porém não renderá mais nada relacionado à platina, então não precisa.

Bem, agora vamos voltar a realizar as missões de Brucie. Quando elas terminarem, realize as missões de Faustin. Após alguns contratempos e reviravoltas, e uma sequência de eventos, irá parar em um novo local, um esconderijo em Bohan. Após a missão Roman's Sorrow, conseguirá o seguinte troféu:

Lowest Point (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que concluir a missão Roman's Sorrow.

Então, poderá realizar missões para Mallorie e para Brucie. Vamos concluir as últimas missões de Brucie, primeiro. Após concluir a missão No. 1, estará com um Comet, um carro bem rápido e perfeito para corridas. Não desperdice esse carro! Assim que a missão terminar, aconselho que dirija diretamente para casa (a nova casa, em Bohan) e estacione essa belezinha na garagem, para guardá-lo para a posteridade. Deverá receber, em breve, outra ligação de Brucie, desta vez para informar que novos rachas estão disponíveis pela cidade. Basta ligar para Brucie e ele informará a localização do racha. Então, é só pegar o seu Comet e ir ao local marcado. As disputas não são difíceis, são percursos simples, pelas ruas e avenidas, com 3 voltas cada. No começo do racha, evite contato com outros competidores, que tentarão jogar sujo,m e, quando ver uma brecha, passe na frente de todos. O segredo é ficar em primeiro ainda na primeira volta, pois enquanto os outros competidores batem entre eles, você segue adiante na dianteira com segurança. Sempre freie nas curvas e dirija com atenção no trânsito. Após vencer o racha, poderá ligar para Brucie e ir pro próximo. No entanto, lembre-se de que o Comet é um veículo bem sensível a impactos. Se ver que seu Comet já está precisando de reparos, não hesite em passar no Pay n' Spray e consertá-lo. Aconselho que vá realizando e vencendo esses rachas sempre que eles se tornarem disponíveis, porque, além de 500 dólares a corrida vencida, irá liberar um troféu no futuro. Não é possível liberá-lo agora porque, no momento, só haverá 3 rachas disponíveis. Teremos de prosseguir com a história para conseguirmos mais rachas.

A partir desta missão, também, Brucie passará a ser seu amigo, ligando para chamar para sair e tal. E eu aconselho a conseguir a amizade de Brucie, porque será recompensado, e é necessário para alguns troféus. Brucie estará sempre disponível das 07:00 às 13:00, ele não joga dardos e nem sinuca, então nem tente levá-lo a esses lugares. Na verdade, Brucie irá reclamar de qualquer lugar em que o levar a essa altura, mas ele gostará mesmo assim. Ele só irá falar bem se o levar a passeios de helicóptero e de barco, coisas que não poderá fazer nesse momento porque ainda não foi liberado, e que só dá para fazer com Brucie, e não com outros amigos no game. Avisarei quando esses passeios se tornarem disponíveis.

Bem, agora vamos continuar com as missões principais. Realize as missões de Manny. Após a primeira missão, Escuela of the Streets, conseguirá o Contato #8: Manny, assim como o Contato #9: Mallorie. Quando acabarem as missões de Manny, poderá realizar missões de Elizabeta. Após a missão Luck of the Irish, conseguirá o Contato #10: Elisabeta. Durante a missão Blow Your Cover, irá parar em uma nova ilha, a ilha de Algonquin, a ilha central de Liberty City. Essa missão também fornecerá o Contato #11: Playboy X.

Bem, agora estará em uma nova ilha, a segunda de um total de três: Algonquin. Não há esconderijos aqui ainda, mas agora haverá novas lojas de roupas, lojas de armas, Pay n' Sprays e tudo o mais. Além disso, poderá fazer diversas coisas novas. Brucie, por exemplo, a partir de agora irá chamá-lo para passeios de barco e de helicóptero, atividades que ele curte mais. Assim, poderá aumentar ainda mais o seu grau de amizade com ele, e, assim, poderá conseguir o troféu a seguir:

That's How We Roll! (Bronze)
Para liberar esse troféu, precisa conseguir um nível de amizade com Brucie acima de 75%. Além do troféu, ele irá lhe fornecer ajuda: táxi aéreo. Basta ligar para ele, a qualquer hora, e Brucie irá informar a localização do heliporto mais próximo. Vá até lá, e então Brucie o levará de helicóptero para qualquer parte da cidade que quiser, bem rápido. É bem útil, então cultive sua amizade.

Falando em helicóptero, há um troféu que poderemos conseguir agora. Para isso, primeiramente salve o jogo em casa. Depois, vá ao canto extremo sudeste da ilha de Algonquin. Haverá um heliporto no local, identificado no mapa como Helitour. Aqui, encontrará diversos helicópteros para viagem. Eles fazem voos programados por Liberty City, mostrando locais-chave. Há cinco voos disponíveis, um em cada helicóptero do local, e todos custam 150 dólares. E isso nos leva a um troféu:

Sightseer (Bronze)
Para liberar esse troféu, só o que precisa fazer é completar todos os 5 voos de turismo de helicóptero aqui de Helitour. São voos dinâmicos, em que o piloto comenta sobre a cidade e faz algumas gracinhas. São viagens bem curtas e bem-humoradas, mas, se não estiver com muita paciência, poderá pular a viagem, e assim assim o troféu será liberado depois que fizer todos os 5. Apenas saiba que nem todos os passeios estarão disponíveis sempre, já que eles fazem viagem para outras pessoas, então alguns helicópteros podem estar fora. Volte mais tarde para encontrar outros helicópteros disponíveis. Depois que fizer todos os 5 passeios, esse troféu será liberado.

Há outro troféu que podemos conseguir aqui no Helitour:

Finish Him (Bronze)
Para liberar esse troféu, é preciso dar 10 contra-golpes em no máximo 4 minutos. Bem, isso pode ser feito em praticamente qualquer lugar, mas não é tão simples encontrar um local com tantas pessoas e que não venham armadas para o combate. O lugar mais fácil de conseguir isso é aqui no Helitour, onde verá pedestres, pilotos e seguranças não armados pelo local. Desequipe suas armas e desfira socos no primeiro segurança que ver. Ele virá no soco contra você. Tente saber quando ele vai atacar, e aperte X para se desviar do golpe. Assim que se desvie, pressione ● para realizar o contra-golpe, que mata o oponente na hora. Bem, terá de conseguir 10 desses contra-golpes em 4 minutos, então compre briga com todo mundo pelo local. Sempre aparecerá mais pessoas aqui. Se se machucar, há um vendedor de hot-dog na entrada que poderá recuperar a sua vida. Mesmo se morrer, a contagem não acaba: se conseguir 10 contra-golpes em 4 minutos, esse troféu será liberado. Não é difícil, é uma questão de prática. Qualquer dúvida, assista o vídeo abaixo:


Ainda aqui no Helitour. Também poderá roubar um helicóptero aqui. Roube um helicóptero qualquer e aprenda a pilotá-lo. Com o helicóptero, poderá ir para qualquer lugar que quiser no game. Pois bem, agora sim, vamos ao troféu:

One Man Army (Prata)
Este é o primeiro troféu de prata que poderá liberar no game, e ele será bem simples, na verdade. Para liberar esse troféu, é preciso sobreviver 5 minutos estando com seis estrelas de procurado, ou seja, a força total da polícia atrás de você. Há diversas formas de conseguir 6 estrelas de procurado, mas de todas elas a forma mais fácil é invadir uma área protegida do exército. E a ilha oeste do game, Alderney, está protegida pelo exército. Todas as pontes estão bloqueadas, mas é possível chegar lá de helicóptero. Então, voe para lá de helicóptero, e assim que sobrevoar a área, conseguirá 6 estrelas. Bem, no ar apenas helicópteros da polícia poderão te atingir, e eles são fáceis de se deixar para trás, então a melhor forma de sobreviver é ficar no ar. Apenas fique voando por aí, mantendo distância dos helicópteros da polícia que vierem em seu encalço, e, após 5 minutos, esse troféu de prata será liberado. Simples, não. E você nem precisa se preocupar em fugir da polícia: após conseguir o troféu, dê Load Game para voltar ao seu esconderijo.

E tem mais! O troféu a seguir exige um bom uso do helicóptero, então aprenda a dominar o seu controle de voo, pois será necessário:

Under the Radar (Bronze)
Para liberar esse troféu, precisa voar por baixo de todas as pontes de Liberty City, usando um helicóptero. Há 14 pontes na cidade, e, assim que passar por baixo da primeira, as outras ficarão marcadas no mapa com símbolos de troféu. Algumas pontes são largas e altas, sendo assim bem fácil de se passar por baixo. Já algumas dessas pontes exigem atenção redobrada, pois são bem baixas e estreitas. A forma mais segura de passar por elas é primeiro reduzir a altura bem devagar, até ficar próximo à água, e então avançar para a frente com calma até atravessar a ponte. Receberá um aviso para cada ponte que atravessar, e, assim que passar por baixo de todas as 14 pontes, esse troféu será liberado. Se estiver em dúvida sobre a localização de todas as 14 pontes, veja a imagem a seguir:


Além disso, agora haverá mais sidequests para realizar. Roube uma viatura em Algonquin, e acesse seu sistema interno. Acesse Most Wanted, e verá que mais 10 nomes apareceram para serem eliminados. Cace-os um por um e elimine-os. O princípio é o mesmo de antes, com a diferença de que agora todos os alvos ficam aqui em Algonquin. Após acabar com todos esses 10, ainda não receberá nenhuma recompensa, mas estará ainda mais perto de um troféu no futuro.

Ah, claro, e não posso me esquecer de dois troféus que poderão ser adquiridos agora:

It'll Cost Ya (Bronze)
Para liberar esse troféu, só o que tem a fazer é ir de táxi de uma ilha a outra sem pular a viagem. Para tornar o passeio mais rápido, fique próximo a uma ponte entre East Island e Algonquin (a ilha leste e a central) e chame o táxi. Defina como destino um ponto logo do outro lado da ponte, então espere enquanto ele faz a travessia. Não pule a viagem, e, chegando ao destino, o troféu será liberado. Simples.

Walk Free (Bronze)
Este troféu é bem simples. Ele será liberado quando conseguir fugir de uma perseguição de quatro estrelas. Há vários meios de se conseguir isso, mas o mais fácil é usando os táxis de Roman. Aconselho a salvar o jogo antes de tentar isso. Ligue para Roman e chame um de seus táxis especiais (é preciso ter alcançado um bom nível de amizade com ele). Então, antes do táxi chegar, comece a meter bala em quem estiver passando na rua. Deverá conseguir uma estrela. Quando a polícia vier, mate alguns polícias. Conseguirá 2 ou 3 estrelas. Então, corra e entre no táxi que você pediu (diferentemente dos táxis convencionais, esses não correm quando chega a polícia). Entre no táxi coloque como destino qualquer lugar bem longe, de preferência na outra ilha. Então, aperte L1 e comece a meter bala na polícia que o persegue. A polícia apenas seguirá o carro, não fará nada: meta bala nas viaturas e nos policiais até conseguir 4 estrelas de procurado. Então, simplesmente pule o resto da viagem, e estará bem longe, e fora do alcance da polícia. O troféu será liberado em seguida.

E não acabou ainda! Agora, poderemos encontrar o Random Encounter #5: Mel. Ele se encontra na Mohawk Avenue, pouco mais ao norte da loja de roupas em Broker. Aproxime-se dele e fale com ele. Ele irá pedir que o acompanhe enquanto ele paga uma dívida com um traficante. Acompanhe-o.

Bem, agora vamos continuar com as missões principais. Poderá fazer missões para Playboy X, Elisabeta e Manny. Faça a missão de Manny primeiro. Depois, receberá uma ligação misteriosa de "?", que lhe pedirá para encontrá-lo no porto. Ignore-o por enquanto. Complete as missões de Elisabeta primeiro.

Depois, agora sim, vá atrás da chamada misteriosa, para descobrir que é o detetive Francis. Conseguirá o Contato #12: Francis. Após a primeira missão, Call and Collect, fará amizade com o Contato #13: Packie. Packie também irá querer nossos serviços, porém, não se atenha a ele, ele será nosso último nome na lista. Termine as missões restantes de Francis. Na missão Holland Nights, terá a chance de escolher se Clarence vive ou morre. Aconselho a deixá-lo viver, pois assim poderá participar em um encontro aleatório no futuro. Termine as missões de Francis.

A partir de agora, poderá encontrar algumas novas pessoas. Volte para Broker, e vá para perto de onde fica o boliche. Olhando o mapa, bem a oeste do boliche, seguindo o trecho de madeira que tem vista pro mar, chegará a Wappinger Avenue. Fica bem ao sul da avenida onde ficava o primeiro esconderijo do game. Aqui, encontrará o Random Encounter #6: Ilyena. Agora, o Random Encounter #7: Hossan fica em Algonquin. Atravessando a Algonquin Bridge (a ponte central que liga East Island com Algonquin), siga reto e vire na terceira avenida à esquerda, chamada Frankfort Avenue. No segundo cruzamento, deverá encontrar o seu alvo aparecendo no mapa, na esquina. Fale com Hossan, e ele lhe pedirá ajuda para uma coisa. Após fazer o que ele pede, deverá esperar estar de noite para que possa encontrar o Random Encounter #8: Sara. Se não estiver de noite ainda, vá para casa e durma algumas horas, ou fique zanzando por aí até que fique de noite. A localização de Sara é na rua Back Passage, uma ruazinha de uma quadra de extensão exatamente uma quadra a leste de onde ficava Hossan (use as informações anteriores para saber como chegar aonde ele estava). Encontre-a à noite e realize sua missão. Todos esses encontros aleatórios contribuirão para um troféu no futuro.

Depois, realize as missões de Playboy X. Após a missão Destruction for Beginners, conseguirá o Contato #14: Dwayne. Em breve, Dwayne irá ligar para dizer que também tem missões para nós. Porém, vamos deixá-lo de lado, por enquanto, e realizar as missões restantes de Playboy X. Na missão Photo Shoot, receberá um celular mais moderno, com câmera. Ao final dessa missão, Michelle irá ligar e pedir que converse com ela em um local marcado. Ela que entre na fila; vamos ignorar essa missão por enquanto. Já que as missões de Playboy X terminaram, a partir de agora, mais rachas estarão disponíveis. Pode pegar seu veículo mais rápido, ligar para o Brucie e vencer mais 3 rachas que estão disponíveis a essa altura.

A qualquer momento, receberá uma mensagem importante de Dimitri, anunciando que sequestrou seu primo Roman e que você deve ir resgatá-lo. Essa mensagem irá anular qualquer atividade que esteja realizando no momento, e então será sua prioridade máxima. Após completar a missão Hostile Negotiation, terá uma nova moradia na ilha de Algonquin.

Agora vamos realizar as missões de Dwayne, o primeiro na nossa fila. Na missão Ruff Rider, terá a opção de matar ou não a ex de Dwayne: aconselho que não a mate. Assim, irá disponibilizar um Random Encounter no futuro. Depois de realizar todas as suas missões de Dwayne, em breve irá receber uma ligação de Playboy X, devido à desavença entre os dois. Vá ver Playboy X, e ele pedirá que mate Dwayne. Receberá uma nova ligação após algum tempo, de Dwayne, pedindo que mate Playboy X, e depois de Playboy X ressaltando que quer Dwayne morto. Então, terá de escolher entre matar Playboy X ou matar Dwayne. Eu aconselho muito que escolha matar Playboy X, tanto porque as recompensas serão melhores (ganhará o apartamento dele de brinde, como esconderijo) quanto porque Dwayne será um amigo que nos ajudará no restante do jogo, ao contrário do Playboy X. Portanto, vá até Playboy X e mate-o.

Matando Playboy X, além do novo apartamento luxuoso que ganhou, agora Dwayne será seu amigo. Você só precisa responder ao e-mail que ele lhe mandou (vá a uma lan-house ou acesse o notebook que fica em um dos seus dois esconderijos em Algonquin), e então poderá ligar para ele e convidá-lo para sair, fazer atividades e tal. Ele estará disponível para sair das 11:00 às 03:00, ele gosta de comer, de ir a shows e a casas de strip-tease. Diferentemente de outros amigos, ser amigo dele irá liberar ajuda por telefone (basta ligar para ele e ele mandará reforço de dois homens para lhe ajudar em tiroteios), porém não irá receber nenhum troféu específico por ser amigo dele. Porém, será necessário para outro troféu no futuro.

Finalmente, agora vamos realizar a missão de Michelle. Após essa primeira missão, o novo mandante aparecerá no mapa, indicando novas missões que poderá realizar para ele, conhecido apenas pelo nome do local, United Liberty Paper. Realize as missões dele. Após a missão Dust Off, aparentemente terá terminado suas missões. Porém, haverá mais uma missão, Paper Trail, no qual ele irá ligar em algum determinado tempo e então essa missão se tornará a prioridade máxima. Realize-a para concluir suas missões de uma vez por todas.

Após completar todas as missões de United Liberty Paper, há mais pessoas para encontrar. Saindo da Algonquin Bridge, a ponte central que liga Algonquin com East Island, siga para oeste pela Kunzite Street até ver o Burger Shot à sua direita. Então, vire à direita na Burger Shot, entrando na Denver-Exeter Avenue. Na calçada da direita, encontrará o Random Encounter #9: Pathos.

Bom, agora vamos realizar as missões da última pessoa que nos resta na nossa lista: Packie. Realize as missões dele. Após a missão Waste Not Want Knots, Packie irá ligar e nos passar o Contato #15: Kate. Poderá chamá-la para sair e passar um tempo, porém isso não influenciará em nada na platina, só para avisar. Depois de um tempo, receberá outra ligação, desta vez do Contato #16: Ray. Ele terá missões para nós, mas agora não, pois Packie irá mandar uma mensagem avisando sobre um último trabalho. Vamos realizar esse último trabalho para Packie. Esta última missão dele, Three Leaf Clover, irá nos disponibilizar 250.000 dólares e também nos dará acesso à ilha de Alderney, a última que restava, o que irá nos garantir um troféu:

Full Exploration (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que todas as três ilhas tiverem sido liberadas. E isso ocorrerá tão logo termine a missão Three Leaf Clover.

Em breve, receberá a ligação do Contato #17: Gerry, que irá querer alguns serviços também. Então, receberá uma ligação de Packie que nos passará o Contato #18: Derrick, que também irá nos dar algumas missões. Bem, temos várias missões para atender, mas, antes, não vamos esquecer que temos uma ilha inteiramente nova para explorar. Vamos dar um tempo nas missões e realizar outras coisas, primeiro.

Primeiramente, Packie se tornará nosso amigo, o que quer dizer que ele deverá começar a ligar a partir de agora, chamando para sair. Ele estará disponível das 16:00 às 06:00. Ele odeia sair para comer, então nem tente levá-lo em Fast Food. Leve-o para beber, ou outras atividades, como sinuca, dardos ou boliche, ou casas de shows ou de strip-tease. Aconselho a sair frequentemente com ele, pois precisará se tornar amigo dele. Quando conseguir 75% da amizade dele, conseguirá o troféu a seguir:

Dial B For Bomb (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que tiver conseguido 75% de amizade com Packie. Quando conseguir isso, Packie irá ligar para dizer que poderá encomendar bombas pelo telefone. Essa função virá bem a calhar em algumas missões no futuro. Certifique-se de manter a sua amizade com Packie.

Além disso, agora poderemos conseguir outro troféu:

Liberty City (5) (Prata)
Para liberar esse troféu de prata, precisará alcançar um nível de 90% de amizade com todos os seus amigos, ao mesmo tempo. Bem, você tem 5 amigos: Roman, Little Jacob, Brucie, Dwayne e Packie. Já conseguiu altos níveis de amizade com todos eles, mas, se ficou algum tempo sem sair com algum deles, o nível de amizade deles deverá ter caído bastante. Não tem problema: você sempre pode convidá-los para sair, fazer algumas atividades, e garantir que o nível de amizade deles esteja acima de 90%. Faça isso com um de cada vez, e, quando todos os 5 amigos estiverem com nível de amizade acima de 90%, esse troféu de prata será liberado. Para saber o nível de amizade de algum amigo, pressione START e vá para a aba Stats. Aqui, verá o índice de amizade de cada um deles. Lembre-se do horário e das atividades prediletas de cada um, e trate de se tornar amigo de todos eles para garantir esse troféu. É claro que não precisa fazer tudo isso agora, apenas vá chamando seus amigos para sair aos poucos (e aceite os convites dele quando chamarem), com maior frequência até liberar esse troféu de prata o mais rápido possível.

E, enquanto tenta o troféu anterior, vamos nos atentar a mais uma coisa relacionada a amizades. Para conseguir realizar 100% no game, é preciso que leve seus três principais amigos (Little Jacob, Brucie e Packie) para realizar todas as atividades disponíveis, e vencê-los em todos os jogos de disputa. Dentro, claro, daquilo que cada um gosta. Ou seja: terá de vencer Little Jacob nos dardos e na sinuca (ele odeia boliche). Terá de vencer Packie na sinuca, nos dardos e a na sinuca. E terá de vencer Brucie no boliche (ele odeia sinuca e dardos). Tudo isso pelo menos uma vez cada. Ah, claro, e terá de levar os três para beber, Little Jacob e Packie para comer (Brucie odeia comer), e os três para assistir shows e para casas de strip. Tudo pelo menos uma vez. Isso irá contribuir para os 100% do jogo, então não se esqueça disso.

E não é só isso: há mais alguns troféus que poderemos conseguir aqui na nova ilha, Alderney. Lá chegando, uma das primeiras coisas que poderá fazer é roubar uma viatura. Acesse o sistema interno da viatura e entre em Most Wanted. Haverá mais 10 nomes de perigosos foragidos pelo local. Cace-os, um a um, e mate-os. Quando conseguir matar todos os 10, deverá liberar o seguinte troféu:

Manhunt (Bronze)
Para liberar esse troféu, é preciso matar todos os 30 foragidos mais procurados de Liberty City. Há 10 em East Island, 10 em Algonquin e mais 10 em Alderney, e todos eles podem ser acessados pelo sistema interno das viaturas, contanto que esteja na referida ilha. Se veio seguindo o guia, então deverá ter matado os 10 das duas primeiras ilhas, restando apenas os 10 de Alderney. Mate-os e liberará esse troféu.

Também haverá novos rachas disponíveis em Alderney. Pegue seu veículo mais veloz, vá para Alderney e então ligue para Brucie perguntando sobre rachas (é preciso estar em Alderney quando ligar para Brucie, ou ele dirá que não há novos rachas disponíveis). Ele dará a localização de mais rachas, e poderá correr mais 3 rachas. Após esses três rachas, aguarde um pouco, e Brucie mandará uma mensagem indicando que novos rachas estarão disponíveis. Agora, poderá ligar para ele e correr os mesmos rachas que já fez, novamente, quantas vezes quiser. E você deve corrê-los. Vá para alguma ilha, ligue para ele e ele dará a localização de rachas do local. Quando acabarem os rachas, vá para outra ilha ou espere um pouco para ligar novamente, e ele dará novos rachas, quantos precisar. E isso nos leva a um troféu:

Genetically Superior (Bronze)
Para liberar esse troféu, precisa vencer 20 rachas espalhados pela cidade. Para participar de um racha, só precisa ligar para Brucie, e ele passará a localização do próximo racha. Use carros velozes, como o Comet que eu recomendei que deixasse na garagem para essas situações. Assim, será bem mais fácil vencer as corridas. Após vencer os 9 rachas iniciais, poderá correr os mesmos rachas novamente quantas vezes quiser. Corra os que preferir até completar um total de 20 rachas, e, além de uma boa grana, conseguirá esse troféu. Para saber quantos rachas já ganhou, aperte START, entre em Stats e vá para Score. Procure pela informação Number of Races Won. Quando chegar a 20, esse troféu será liberado.

E tem mais. Agora poderemos encontrar uma nova pessoa. O Random Encounter #10: Cherise se encontra na Exeter Avenue. Atravessando a ponte mais ao norte, entre Bohan e Algonquin, sentido oeste, vire na primeira à esquerda. Duas quadras depois, encontrará Cherise. Ela é a ex-namorada do Dwayne, e só a encontrará se a deixou viver na missão Ruff Rider (mas, se a matou, não precisa se preocupar pois não faz parte do 100% do jogo). Ajude-a com seu pedido.

Bom, agora vamos continuar com as missões principais. Há diversas missões aguardando por nós, mas vamos começar pelas missões de Ray. Só uma dica: na missão Meltdown, irá dirigir um Banshee, um veículo esportivo, rápido e excelente para corridas de rua. É possível terminar a missão com ele, e, assim, poderá guardá-lo em sua garagem, para usar em rachas futuros, caso ainda não tenha concluído todos eles a essa altura. E mesmo que tenha concluído, há mais um troféu que podemos conseguir com um carro desse tipo, vamos a ele:

Rolled Over (Bronze)
Para liberar esse troféu, é preciso rolar cinco vezes com um carro em uma só batida. Bem, pode ser que já tenha liberado esse troféu naturalmente, mas, caso não tenha, podemos conseguir isso agora. Só precisa de um carro rápido e leve, como um Turismo, um Comet, um Coquette ou um Banshee. Tendo um carro assim em mãos, primeiramente salve o jogo em algum esconderijo. Agora, dirija para o Aeroporto Internacional de Francis, que, caso não lembre, fica no extremo leste da ilha de East Island. Lá, encontrará pistas enormes de pouso, longas e largas. Entrar lá é proibido, portanto, desde que entrar, será perseguido pela polícia com quatro estrelas. Mas não tem problema, não vamos demorar. Dirija até um dos extremos de uma das pistas de pouso. Daqui, acelere com tudo pela pista de pouso. Chegando ao outro lado, direcione o carro de modo que ele fique com apenas duas rodas indo em direção às plaquinhas amarelas na grama. Se fez tudo certo, e em alta velocidade, o carro irá voar e capotar, dando bem mais do que cinco voltas sobre seu eixo nesse percurso. Isso será suficiente para liberar o troféu. Se não conseguir, há outro método: pode usar essas placas amarelas para dar saltos menores e conseguir algumas poucas voltas. Contanto que não solte o R2 e não caia de ponta-cabeça, poderá dar algumas voltas, cair, pular de novo, dar mais voltas, e, contanto que chegue a 5 voltas no total (sem soltar o R2), dará certo. De qualquer forma, dê Load Game se algo der errado, ou, quando der certo, para não ter que fugir da polícia. Caso não tenha entendido corretamente minha explicação, assista o vídeo abaixo para mais detalhes:


Continue realizando as missões de Ray, e, após a missão Museum Piece, conseguirá um troféu:

Impossible Trinity (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que terminar a missão Museum Piece.

Continue realizando as missões de Ray. Após a missão No Way On the Subway, receberá uma ligação de Ray. A sua próxima missão será então prioridade máxima. Durante a missão Weekend at Florians, irá conhecer Bernie. Ele se tornará o Contato #19: Bernie, e também terá missões para se cumprir. Da mesma forma, receberá uma ligação do Contato #21: Phil Bell. Ele também nos passará missões, mas vamos ignorá-las por enquanto (por um bom tempo, na verdade). Continue realizando missões para Ray até concluir com todas as missões dele.

Agora, podemos encontrar umas pessoas. O Random Encounter #11: Pathos parte 2 se encontra na Denver-Exeter Avenue, a avenida central que segue ao sul de Middle Park. Bem próximo a onde Pathos estava anteriormente, uma quadra e meia ao sul de Middle Park. Fale com ele e realize seu pedido. Já o Random Encounter #12: Jeff se encontra na esquina da Bismarck Avenue com a Uranium Street. Atravessando a Northwood Heights Bridge (a ponte mais ao norte de todas, que liga Bohan a Algonquin), vire à esquerda na primeira rua a então vire à esquerda na quarta rua. Siga reto e encontrará Jeff na esquina da esquerda. Fale com ele e realize seu pedido. Irá adicionar o Contato #20: Jeff durante isso.

Agora, vamos realizar missões para Gerry. Após realizar todas as missões de Gerry, realize as missões de Derrick. Após a missão Smackdown, receberá um telefonema do Ray avisando que agora terá um esconderijo aqui em Alderney. Além disso, receberá uma ligação de Brucie, avisando que um amigo dele, Stevie, precisa de alguns carros roubados. Só que isso será bem mais complicado: Stevie irá nos mandar a foto do carro que ele deseja que seja roubado, e um endereço, e nós mesmos temos que encontrar o veículo. Bem, não é nada prático, mas vamos lá. Ele fornece um carro e um endereço, temos de achar onde é, ir lá, roubar o carro e estacionar dentro da garagem do Stevie. Então, ele só mandará a outra mensagem depois de seis horas. Você pode ir dormir em casa para passar o tempo rápido ou pode fazer missões ou outras coisas enquanto o tempo passa, tanto faz. A parte difícil é achar os referidos carros. Fornecerei abaixo o mapa com a localização de todos os carros, porém, terá de procurá-los por nome, já que a ordem é aleatória. Quando ele mandar a mensagem, ache o carro no mapa e dirija-o até a garagem dele.


Terá de fazer isso com todos os 30 carros que ele pede para conseguir o seguinte troféu:

You Got the Message (Bronze)
Para liberar esse troféu, precisará completar todos os 30 roubos de carros que Stevie pede. É cansativo, mas, se focar nisso, nem demorará tanto. Basta dirigir ao local indicado (veja o mapa acima) ou use um táxi, é mais rápido; roubar o carro e levar para a garagem. Receberá um valor equivalente ao estado do carro, então tente não bater tanto. Após colocar o carro na garagem, vá para a sua casa em Bohan e durma. Ao acordar, já receberá a mensagem com outro endereço e outro veículo. Repita isso até conseguir os 30. Todos os 30 veículos estão disponíveis a essa altura, então poderá realizar todos em uma só leva. Para saber quantos já roubou, aperte START, vá em Stats, vá para Score e procure pela informação Cars Sold to Stevie. Quando esse número chegar a 30, liberará esse troféu.

No decorrer dessa sidequest, deverá liberar o seguinte troféu:

Half Million (Bronze)
Esse troféu é liberado quando conseguir acumular 500.000 dólares na sua conta bancária. Parece algo assombroso, ainda mais no começo, mas logo verá que não é nem um pouco complicado. É praticamente obrigatório, na verdade, já que começará a realizar, a partir da metade do jogo, missões que pagam muitíssimo bem. Só com o dinheiro das missões do jogo, é possível conseguir mais de 600.000 dólares. E saiba que todas as sidequests pagam alguma coisa, e muitas pagam muito bem, o que ajuda a acumular dinheiro. Some isso ao fato de que praticamente não há com o quê gastar dinheiro no game (apenas roupas, mas não precisará de muito dinheiro para comprar todas as roupas das lojas, mesmo se quisesse) e verá que logo logo conseguirá essa quantia. Depois da missão Three Leaf Clover, conseguiu 250.000, e agora essa fortuna deverá estar acumulada em aproximadamente 380.000. Roubando os carros de Stevie e entregando-os em bom estado, deverá conseguir aproximadamente 150.000, o que quer dizer que poderá alcançar essa meta de 500.000 dólares enquanto rouba carros pro Stevie (ou até antes, depende de quanto dinheiro gastou no game). Bem, mesmo se não liberar ainda, relaxe, pois ainda há mais missões e sidequests no game, e com certeza conseguirá essa quantia até o final, não se preocupe.

Além disso, enquanto realiza essa sidequest, deverá receber uma ligação de Jeff, o que iniciará imediatamente o Random Encounter #13: Jeff parte 2. Será sua prioridade máxima, então não custa nada ir lá e ajudar Jeff com mais um pedido. Depois, volte a roubar carros para Stevie.

Quando quiser, volte para as missões de Derrick. Terminando a missão Babysitting, terá em suas mãos uma novíssima arma, o lança-foguetes RPG. E, com essa belezinha, podemos conseguir o seguinte troféu:

Chain Reaction (Bronze)
Para liberar esse troféu, é preciso explodir 10 carros em menos de 10 segundos. Bem, isso já era possível até então, mas agora, com o RPG, se tornou muito mais fácil! Um bom local para fazer isso é em um estacionamento de fábricas que fica no canto inferior esquerdo de Alderney. Fica exatamente no final da Red Wing Avenue, não tem muito erro. Chegando lá, haverá diversos carros estacionados aqui de dia. Arrombe cada um deles e coloque-os no centro do pátio do estacionamento, todos juntos, de modo que uma explosão ajude a explodir os outros. Coloque 10 carros juntos, ou mais de 10 se quiser ainda mais estrago. Após juntar todos esses veículos no centro do pátio, suba uma das passarelas laterais para ter uma visão ampla dos veículos. Agora, é só usar alguns mísseis do RPG para explodir os carros e tentar explodir os 10 em menos de 10 segundos (não será difícil, com o poder das explosões). Feito isso, troféu liberado. Caso não queira gastar a munição e nem ter que fugir da polícia de conseguir o troféu, basta salvar o game antes, e, depois de conseguir o troféu, dar Load Game. Se não entendeu alguma explicação, assista o vídeo a seguir:


Vamos continuar com as missões de Derrick. Após encerrar as missões de Derrick, Francis irá ligar para dizer que precisa de nossa ajuda. Bem, ele ficará no final da fila, já que tem outras pessoas aguardando a nossa atenção. Vamos realizar agora as missões de Bernie. Após a missão Union Drive, estará dirigindo um Turismo. Trata-se de um dos melhores e mais rápidos veículos do game, eu recomendo que mantenha em alguma de suas garagens, pois realmente poderá precisar dele em alguma missão ou racha.

Após a missão Union Drive, poderemos encontrar outro Random Encounter. Como referência, vá para Xenotime Street, a rua onde fica a ex-mansão do Playboy X que deve ser seu esconderijo agora. Seguindo para leste do esconderijo, vire na primeira à direita e então na segunda à esquerda. Siga reto, e encontrará o Random Encounter #14: Clarence. Clarence só estará disponível se o deixou viver na missão Holland Nights. Realize seu pedido.

Após algum tempo, receberá uma ligação de Dimitri, ameaçando Niko, e pouco depois uma ligação de Bernie, pedindo sua ajuda para uma última missão. Vá e ajude Bernie. No caminho até lá, poderá encontrar um Random Encounter. Atravessando a Broker Bridge (a ponte mais ao sul, que liga Algonquin a East Island), direção oeste, vire à direita e direita novamente, então vá até o final da rua e vire à direita. Deverá estar na Privateer Road, uma estrada que passa bem por baixo de Broker Bridge. Vire à esquerda na Flatfish Plaice, e logo encontrará o Random Encounter #15: Sara parte 2. Caso não a encontre, saiba que é bem perto de onde está a última missão de Bernie, na frente do Pier 45, praticamente não tem como errar. Após realizar o pedido dela, faça a última missão de Bernie. Durante essa missão, Buoys Ahoy, estará a bordo de uma lancha perseguindo outra lancha. Então, se seguir a outra lancha de perto, a verá passar por uma rampa de salto em alta velocidade. Trata-se de um Stunt Jump, eu explicarei sobre isso mais tarde no decorrer do guia. Por ora, você pode também passar por essa rampa em alta velocidade, o que irá lhe garantir seu primeiro Stunt Jump. Os demais veremos em breve.

Após realizar a última missão de Bernie, ele irá ligar após um tempo para avisar que deixou um veículo de presente para nós em um local que ficará indicado no mapa. Vá para lá e pegue o carro, que se trata de um Infernus, simplesmente o mais veloz e mais estiloso veículo do jogo. Esse carro é bem raro e perfeito para qualquer coisa que envolva velocidade, então aconselho a guardá-lo no seu apartamento o mais rápido que puder. Vale a pena manter essa belezinha preservada.

Agora, vamos realizar as missões de Phil Bell. Logo após a primeira missão dele, Truck Hustle, Phil irá comentar que um amigo dele aceita serviços de matador de aluguel. Ele passará um endereço de um telefone público onde poderá manter contato com ele. Trata-se de uma sidequest, no qual poderá aceitar serviços de matador de aluguel. Aconselho a deixar missões convencionais de lado e realizar essas missões, que consistem em missões de assassinato, mas não tão simples quanto aqueles do Most Wanted, por exemplo. Desta vez, os alvos estarão fugindo em lanchas, ou comboios com batedores, enfim, serão alvos mais difíceis de se alcançar. Mas serão apenas 9 alvos ao todo. E ainda poderá encontrar armas e colete no começo de cada missão, dentro do galpão onde fica o telefone. Assim que conseguir assassinar os 9 alvos dispostos, conseguirá o seguinte troféu:

Assassin's Greed (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que completar todos os 9 pedidos de assassinato de aluguel.

Phil Bell também irá nos passar o Contato #21: Pegorino, mais uma pessoa que quer nos passar missões. Vamos ignorá-lo, por enquanto. Há mais uma pessoa que podemos conhecer, agora. Volte para Star Junction, o cruzamento principal de Algonquin, bem a oeste de Algonquin Bridge. Daqui, siga a avenida Burlesque para o sul, até ela terminar na Garnet Street. Vire à direita e esquerda, entrando na Denver Avenue. Na esquina da esquerda, encontrará o Random Encounter # 16: Jeff parte 3. Ele nem chegará a fazer um pedido propriamente dito, e a missão terminará repentinamente quando um cara atropela Jeff. Pelo menos poderá ficar com o Turismo do cara que o atropelou (mais um Turismo para a coleção!).

Sem mais missões de Phil Bell, por um tempo. Agora, finalmente, vamos realizar a missão de Francis, que precisa de nós. Na missão Blood Brothers, terá a opção de matar Francis ou Derrick. Não há alteração para a platina sobre qual dos dois escolher, porém eu aconselho que escolha matar Derrick porque assim poderá usar a habilidade de Francis de escapar da polícia com uma ligação para ele (nem sempre funciona, mas quando funciona é excelente).

Bem, agora poderemos conhecer uma nova pessoa, em Algonquin! Como referência, saindo da Algonquin Bridge vindo de East Island, siga a Kunzite Street até a Star Junction, então vire à esquerda na Denver-Exeter Avenue, seguindo para o sul. Chegando ao final dessa rua, vire à esquerda e então à direita na Denver Avenue. No terceiro cruzamentos, verá um parque à direita, entre e encontrará o Random Encounter #17: Marnie. Realize seu pedido.

Algum tempo depois, receberá uma ligação de Packie, informando que Derrick morreu e que ele quer a sua presença no funeral (será depois do meio-dia). Isso se tornará a sua prioridade máxima no momento, e terá de ir de terno. Após resolver uma última missão depois do funeral, Gerry irá ligar, e então nos dará mais algumas missões. Vamos realizar as suas missões. Após completar a missão I'll Take Her, conseguirá um troféu:

Gracefully Taken (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que completar a missão I'll Take Her.

A próxima missão de Gerry não começará imediatamente, irá levar um tempo para receber uma ligação, informando que precisa tirar uma foto da garota sequestrada. Vá, tire a foto e mande para Packie. Então, depois de algum tempo, receberá a próxima missão de Gerry. Enquanto isso, no entanto, poderemos conhecer algumas pessoas. Atravessando a Hickey Bridge, a ponte que liga Alderney com Algonquin, no sentido leste, vire na primeira à direita e siga para o sul. Além disso, aqui mesmo na Ivy Drive South, a avenida que beira a costa oeste de Algonquin, perto da esquina com a Quartz Street, encontrará o Random Encounter #18: Marnie parte 2. Realize seu pedido.

Continue com as missões de Gerry. Após completar todas as missões de Gerry, agora vamos realizar missões para Pegorino. Após a missão Payback, receberá uma ligação do homem misterioso do jornal, que nos apresentará o Contato #22: Gambetti, mais alguém querendo missões. Bem, ele ficará para depois. Quando receber uma mensagem de Pegorino, haverá novas missões de Pegorino disponíveis. Realize-as, porém, após a missão Pest Control, não haverá mais missões disponíveis por um tempo. Aconselho a dar preferência para as novas missões de Phil Bell. Realize todas as missões de Phil Bell.

Depois, só restará Gambetti. Vá e realize todas as missões de Gambetti.

Receberá uma ligação de Pegorino, com novas missões. Volte para realizar mais missões para ele. Conclua todas as missões disponíveis de Pegorino, então, vamos conhecer pessoas. Vá para Alderney, atravessando a Hickey Bridge. Assim que atravessar a ponte, continue indo reto para oeste pela Leftwood, até o último trecho em que poderá descer do viaduto e seguir no nível do chão. Descendo pela direita, faça o contorno para a esquerda pela Manzano Road e sairá na Lockowsky Avenue. Aqui, encontrará o Random Encounter #19: Eddie. Faça o serviço para ele. Agora, vamos para a parte sul de Alderney. Vá até a única lan-house de Alderney, como ponte de referência. Defronte a lan-house, siga para o norte e vire à direita na Farnsworth Road, seguindo para o leste. Siga reto, e, descendo uma ladeira, encontrará o Random Encounter #20: Ivan na esquina. Ele só estará disponível caso não o tenha matado na missão Ivan the Not So Terrible. Realize seu pedido.

Então, vá para a única loja de armas em Alderney. Defronte a loja, siga para o sul e vire à direita na Fulchrun Avenue, então à direita novamente na Niblick Street. Encontrará o Random Encounter #21: Gracie, na frente de uma garagem na calçada oeste. Realize seu pedido  (que na verdade é apenas sobreviver ao ataque de vários guardas). Ao final disso, deverá conseguir o seguinte troféu:

No More Strangers (Bronze)
Este troféu será liberado assim que tiver conseguido realizar todos os Random Encounters do jogo. Há um total de 21 Random Encounters no game, se for levar em consideração os vários que são possíveis com os mesmos personagens. E essa quantia também conta com os que são disponíveis apenas se tiver salvo alguns personagens do jogo. Se tiver matado os personagens necessários para liberar as missões, tudo bem, essas missões em especial só contam se estiverem disponíveis, se não estiverem, não contam para o troféu. Portanto, não tem como errar: se veio seguindo o guia até aqui, então deverá ter encontrado todos os Random Encounters do jogo, e esse troféu deverá ser liberado após encontrar Gracie. No entanto, para conseguir esse troféu, basta ter "conhecido" os random encounters. Há um total de 14 personagens, e basta ter conhecido cada um deles para conseguir o troféu. Não precisaria ter realizado todos os pedidos de cada um. No entanto, outro troféu mais para a frente exigirá que tenha completado todas as missões dos 14 personagens, totalizando 21 missões, por isso recomendei que realizasse todas. Para saber se conheceu todos, pressione START, entre em Stats. Na aba Score, procure por Random Characters Met. Deverá ter entre 11 e 14 (caso tenha matado alguns dos personagens, mais especificamente Ivan, Cherise e Clarence). Senão, deverá ter esquecido algum. Se achar que esqueceu algum ou não entendeu corretamente a sua localização, use o mapa abaixo para saber exatamente onde encontrar cada um dos Random Encounters:


Agora, será hora de continuarmos com o game. Receberá uma ligação de U. L. Paper para informar que eles encontraram quem procuram, então terá de buscar Roman na casa dele. Será o começo da missão That Special Someone. Completando-a, irá liberar um troféu:

That Special Someone (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que concluir a missão That Special Someone.

Então, receberá uma ligação de Pegorino. Será o começo da missão One Last Thing..., que na verdade é só uma cena. Então, terá de tomar a decisão mais difícil e significativa de todo o jogo. Terá de escolher entre duas missões: Deal ou Revenge. Cada missão possui seus pós e contras, mas a missão Deal irá mudar significativamente todo o decorrer do jogo. Por isso, aconselho enormemente que opte pela missão Revenge, que na verdade se chama A Dish Served Cold.

Terminando essa missão, receberá alguns telefonemas, depois acontecerá o casamento de Roman. A partir de então, receberá mais alguns telefonemas que iniciarão a última missão do game, Out of Commission. Complete-a, e irá conseguir o último troféu obrigatório do game:

You Won! (Prata)
Este troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que fechar o jogo, completando a missão Out of Commission.

Bem, agora que terminou o jogo, terá completado apenas uma fração de tudo o que é necessário para a platina. Boa parte do necessário para a parte offline da platina já foi realizado. Se seguiu o guia até aqui, deverá estar com 95% do jogo, o que já é um bom feito. Completando as missões da história, terá conseguido 60% do jogo. Fazendo sidequests, como eu informei para fazer, terá conseguido mais 8%. Fazendo amizade com todos os amigos, terá conseguido mais 10%. Encontrando todos os Random Encounters, mais 5%. Vencendo todos nos jogos, mais 5%. Realizando objetivos aleatórios do jogo, como os que eram necessários para alguns troféus já relatados, mais 7%.  E você deve estar se perguntando o que é necessário fazer para conseguirmos esses 5% que nos restam para conseguirmos 100% do jogo, e, consequentemente, mais um troféu. E aqui está a parte mais curiosa do jogo... Isso nos levará a outros dois troféus, vamos a eles:

Dare Devil (Prata)
Para liberar esse troféu de prata, precisará realizar todos os 50 Stunt Jumps do game. Stunt Jumps são rampas espalhadas por todo o game, que permitem saltos incríveis em câmera lenta, geralmente por cima de alguns obstáculos. Como esses pulos cobrem grandes distâncias, é preciso pegar bastante velocidade para conseguir completá-los. Muitos desses pulos são complicados, por isso é recomendável que use uma moto. O NRG 900 é perfeito para isso, mas o PCJ 600 também não deixa a desejar. Motos são úteis porque pode controlar a posição das rodas durante o voo, o que permite controlar a queda, diferente de um carro. No entanto, alguns pulos em específico exigem velocidade moderada, pois apresentam uma série de saltos em sequência, por isso nesses casos um carro médio pode ser melhor do que uma moto. Para saber quantos já realizou, pressione START, escolha Stats, entre na aba Vehicles e procure pela informação Stunt Jumps Completed. Vamos aos saltos, um por um. Ao invés de apresentar várias fotos, irei indicar um vídeo que mostra a localização de todos os 50 Stunt Jumps, e, melhor ainda, como saltar em cada um deles. É só acompanhar o vídeo a seguir:


A cada Stunt Jump completado com sucesso, ouvirá um som e então o jogo irá salvar automaticamente o progresso. Conseguindo todos os Stunt Jumps, terá adicionado mais 2,5% para a nossa taxa de jogo completado, o que deve levar nosso total a 97,5 %. Agora, vamos a outro troféu:

Endangered Species (Prata)
Para liberar esse troféu de prata, terá de atirar em 200 pombos espalhados pela cidade. Caso não tenha encontrado nenhum pombo no decorrer do jogo até aqui, não se preocupe: eles realmente ficam em locais muito bem escondidos. Há 48 pombos na região de Broker, mais 23 na região de Bohan, 67 na região de Algonquin, 6 na região de Happiness Island e 56 na região de Alderney, totalizando os 200 espalhados por toda a Liberty City. Para saber a localização de cada um deles, assista o vídeo explicativo abaixo, que mostra como conseguir cada um:


O pombo brilha levemente na cor vermelha, se destacando do cenário. Basta um disparo de qualquer arma para que ele conte. Às vezes, precisará escalar o cenário, usar o rifle sniper ou conseguir um barco ou helicóptero para chegar ao local indicado. Certifique-se, após matar cada pombo, que o jogo notifique um pombo a menos. Isso evitará problemas no futuro, pois, se não acompanhar corretamente e deixar um pombo vivo, não haverá como saber qual foi e terá de procurar tudo de novo. Para saber quantos pombos já matou, pressione START, entre em Stats e veja na aba Score a informação Pigeons Exterminated. Conseguindo acertar todos os 200 pombos, conseguirá o troféu de prata.

Bem, completando esse desafio dos 200 pombos, além do troféu de prata, deverá conseguir mais 2,5% na pontuação geral do jogo, o que será suficiente para chegar a 100% do jogo, o que nos garante o seguinte troféu:

Key to the City (Ouro)
Esse troféu de ouro será liberado quando conseguir a façanha de completar 100% do modo single player de GTA IV. Não é nada fácil, mas, se veio seguindo o guia até aqui e fazendo tudo conforme eu disse, esse troféu de ouro deverá ter sido liberado após matar os 200 pombos. Vamos relembrar cada passo dado e as porcentagens:

Completar as missões principais da história: 60%
Entregar as 10 drogas de Jacob: 2%
Roubar os 10 carros de Brucie: 2%
Vencer pelo menos 9 rachas de rua (deverá ter feito 20 para um troféu): 2%
Entregar os 30 carros especiais para Stevie: 2%
Realizar todos os contratos de assassino: 2%
Fazer o pedido de todos os random encounters: 5%
Matar os 30 bandidos do Most Wanted: 2,5%
Matar os 20 bandidos do Vigilante (sistema interno da viatura de polícia): 2,5%
Realizar todas as atividades possíveis com Jacob, Brucie e Packie: 10%
Vencer alguém nos dardos, na sinuca e no boliche e bater o recorde do QUB3D: 5%
Realizar todos os Stunt Jumps: 2,5%
Matar todos os pombos da cidade: 2,5%

Se fez tudo o que foi listado acima, deverá ter conseguido 100% e o troféu de ouro. Caso contrário, esqueceu alguma coisa ou pulou alguma etapa. Mas é fácil, tudo isso pode ser visto na aba Stats quando apertar START. Identifique aquilo que ficou faltando e complete-o para conseguir o troféu.

Bem, agora, para fechar de vez com o modo offline do jogo, resta um troféu. Lembra-se do que eu disse no começo, sobre um troféu relacionado a fechar o jogo em menos de 30 horas? Pois é. Agora chegou a hora de conseguirmos esse troféu:

Liberty City Minute (Ouro)
Para liberar esse troféu de ouro, terá de fechar o jogo em menos de 30 horas. Não é tão difícil quanto parece. Para começar um novo jogo, aperte START, vá para a aba Game e escolha New. Fechar o jogo em 30 horas é plenamente possível se seguir algumas dicas básicas. Primeiramente, o tempo passa durante as cenas e diálogos, então corte todas as cenas pressionando X. Em segundo lugar, ignore tudo o que seja distração e não seja realmente necessário para o prosseguir do jogo. Amigos ou namorada ligaram? Recuse todos os convites. Evite qualquer tipo de missão paralela ou random encounter. Evite dirigir desnecessariamente: o objetivo ou a missão estão muito longe? Chame um táxi e, depois de definir o destino, pressione X para chegar lá imediatamente. É muito mais rápido do que dirigir. Nas missões, tenha pressa nos momentos normais, mas evite ter muita pressa nos tiroteios. Afinal de contas, se morrer e reiniciar, o tempo não para e continua contando. Para evitar problemas desse tipo, se estiver encontrando muitos problemas em uma determinada missão, pressione START, escolha Game e Load. Volte do último save, que será sempre ao final da última missão. O aconselhável é tentar manter um bom ritmo de por volta de 20 minutos para cada missão. É possível ver o tempo percorrido a qualquer momento, pressionando START, entrando na aba Stats, então em General e vendo a opção Playing Time. Seguindo essas dicas, é possível fechar o jogo até mesmo entre 15 e 20 horas. Concentre-se e não perca tempo. Fechando o jogo em menos de 30 horas, esse troféu de ouro será liberado.

Agora sim, podemos dizer adeus definitivamente para o modo offline desse game. Vamos para a última parte da nossa jogatina, o modo multiplayer online. Primeiramente, como ativar o modo multiplayer! Acione o menu do celular e escolha a opção Multiplayer. Verá diversas opções. Escolha Games. Verá aqui diversos modos de jogo: Deathmatch, Team Deathmatch, Mafiya Work, Team Mafiya Work, Car Jack City, Team Car Jack City, Turf War, Deal Breaker, Hangman's NOOSE, 'Bomb Da Base II, Cops N' Crocks - All for One, Cops N' Crocks - One for All, Race e GTA Race. Teremos de jogar e vencer em cada um desses modos. O primeiro modo de jogo que eu recomendo que jogue é o Race, que consiste em corridas online. Vamos por partes:

Join the Midnight Club (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de vencer qualquer corrida multiplayer sem danificar muito seu carro. É simples. Escolha Custom Match, então Race. Em Private Slots, escolha 14. Escolha um carro rápido (Infernus é uma excelente opção) e a pista Drag Kings, com uma volta. Escolha Vehicle Damage como Normal e Traffic como Off. Escolha Start Game, e então terá de esperar alguém entrar online para que possa começar a disputa. Essa pista é basicamente seguir reto, com algumas curvas ao final de cada trecho reto e pronto. Com as configurações estabelecidas, não haverá tráfego, o que torna essa pista ainda mais rápida e fácil. A questão é bater pouco. Terá de acelerar o carro e tentar ser o primeiro ainda na primeira reta, para, quando for fazer as curvas, conseguir fazê-lo sem trombar com ninguém. Evite bater lateralmente que seja, tenha paciência, e, mais cedo ou mais tarde, conseguirá completar a volta sem bater muito e conseguirá esse troféu. Lembre-se que é preciso vencer. O vídeo abaixo mostra um exemplo de como consegui-lo mas em outra pista:


Aproveitando o embalo, agora vamos trabalhar outro troféu de corrida:

Top the Midnight Club (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de vencer 20 corridas diferentes. Bem, essas corridas se referem ao modo Race, não ao modo GTA Race. Para trabalharmos melhor esse troféu, aconselho que vença uma vez em cada pista do jogo, já que isso será necessário para um troféu no futuro. Permaneça na mesma pista até conseguir vencer uma corrida nessa pista, então passe para outra pista, e assim por diante. Há um total de 20 pistas para correr: Driving While High, Exhaust Fumes, Thunder Road, Industrial Action, Short Circuit, Don't Look Down, Duck and Weave, Drag Kings, Rize in the East, Horse Punch, Stars in Your Eyes, Road to Bohan, Round the Block, Southern Switch, Bogan's Run, Bawhan Dash, Heel-and-Toe, Quick Knives, Terminal Velocity e Taxiing. Vencendo uma corrida em cada pista, além de liberar esse troféu, já irá ajudar um outro troféu no futuro. Mas certifique-se que de fato vença a corrida, e que haja competidores ao final da corrida. Se todos saírem antes da corrida terminar, a vitória não conta.

No decorrer desse progresso, deverá liberar o seguinte troféu:

Cut Your Teeth (Bronze)
Esse troféu será liberado naturalmente. Ele é liberado quando conseguir ser promovido de rank uma vez, ou seja, quando passar de nível. Para isso, basta conseguir 1000 dólares (o dinheiro é a "experiência" nesse jogo). Virá naturalmente conforme vence as corridas.

Após vencer uma corrida em cada pista, ainda não acabou. Essas são as pistas apenas de carros e motos. No menu de seleção, na aba Race Class, escolha Boats. Aparecerão novas pistas: Beat the Bitch, Water Hazard, A.B.K. Endurance e Get Wrecked. Agora, escolha Helicopters e verá as pistas The 556 Connection, Smoke Screen, Noise Pollution, Buzz the Tower, Hard Eight, Boogie Down, Bohan Burning, Big Dip, Home Turf e Grand Tour. Escolha Free Race e aparecerão as pistas Black Gold, Strip Off, D-Day, Track Marks, Sinner and Saint, Heart Stopper, Coming Down, Back Breaker, Highs and Lows e Business Trip. Para finalizar, escolha Cannonball Run e aparecerão as pistas Cargo Haul, Long Way Round, Getting Wood, Docking, Pilgrim's Progress, Donut Dash, Get It Pumped, Drive-Thru, In the Drink e Take Off. Ufa. Terá de vencer uma corrida em todas as pistas, em todas essas classes.

E acha que foi só isso? Que nada. Após fazer isso, deverá fazer a mesma coisa no modo GTA Race, que é basicamente a mesma coisa. Vença uma corrida em todas as pistas, em todos os modos: Road, Boats, Helicopters, Free Race e Cannonball Run. Boa sorte!

Após tantas corridas, vamos mudar o modo de jogo. Agora, vamos para os modos multiplayer cooperativo. Há três missão de multiplayer cooperativo: Hangman's NOOSE, Bomb Da Base II e Deal Braker. Hangmans NOOSE se baseia em eliminar 15 oponentes e então levar Kenny até o ponto de fuga. Bom Da Base II consiste em eliminar diversos oponentes até conseguir chegar em um navio, plantar bomas, explodi-lo e voltar. Deal Breaker consiste em chegar a um encontro com traficantes, matar todos os traficantes do local, depois matar alguns traficantes que estarão fugindo, e então voltar o mais rápido possível. E isso nos leva a um troféu:

Fly the Co-op (Bronze)
Para liberar esse troféu, as três missões cooperativas têm de ser concluídas em um tempo recorde. Terá de bater o tempo recorde em cada uma separadamente, não precisa ser as três em sequência ou no mesmo dia. O tempo limite de cada missão é extremamente escasso, tornando impossível conseguir a menos que tenha uma equipe que realmente saiba exatamente tudo o que tem de ser feito. Não se consegue a prática necessária de primeira, a assista o vídeo abaixo para saber exatamente o que tem de ser feito em uma missão, então chame alguns amigos e pratique com eles a missão até conseguir. Então, passe para a próxima e assim adiante até conseguir bater o tempo nas três e liberar esse troféu. Hangman's NOOSE deve ser terminado antes de 2:32, Bomb Da Base II em menos de 5:34 e Deal Breaker em menos de 7:03. Aqui vai o vídeo que ensina como bater o tempo em cada uma das missões cooperativas:


Após conseguir esse troféu, vamos ao próximo. Escolha o modo Team Deathmatch, e aguarde que haja pelo menos 10 pessoas jogando. Então, defina o jogo como 2 grupos, e terá pelo menos 5 jogadores adversários. Isso será necessário para conseguir o seguinte troféu:

Teamplayer (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de eliminar 5 jogadores de um time adversário no modo Team Deathmatch. Bem simples, não precisa nem vencer a partida, apenas matar os 5 oponentes. Não basta matar um só mais de uma vez, tem que matar pelo menos uma vez cada um dos 5 adversários. Se não conseguir jogadores suficientes para preencher todas as vagas, terá de pedir ajuda a amigos ou em fóruns.

Nesse meio-tempo, muito provavelmente conseguirá o seguinte troféu:

Let Sleeping Rockstars Lie (Bronze)
Esse troféu será liberado quando tiver matado um Rockstar. Todos que tenham matado Rockstar se tornam Rockstars, então hoje em dia praticamente todos os jogadores são Rockstars e contam para esse troféu. Então, como estará matando jogadores adversários para conseguir alguns troféus, esse troféu deverá ser liberado naturalmente nesse meio-tempo.

Agora, vamos trabalhar outro troféu:

Taking It For the Team (Bronze)
Para liberar esse troféu, é preciso ter vencido pelo menos uma vez cada um dos modos de jogo em equipe. Os modos de jogo multiplayer em equipe são Team Deathmatch, Team Mafiya Work,  Team Car Jack City, Turf War e Cops N' Crocks, das duas formas (Cops N' Crocks - All for One e Cops N' Crocks - One for All). Não precisa ser o maior pontuador da sua equipe, nem nada disso, basta vencer uma disputa em cada um desses estilos de jogo e esse troféu será liberado. É uma questão de ir jogando cada um dos estilos até conseguir ficar bom nele e eventualmente irá vencer.

Agora, escolha o modo de jogo Deathmatch, para que possa conseguir o troféu a seguir:

Top of the Food Chain (Bronze)
Esse troféu será liberado quando matar 20 oponentes em um só jogo, usando apenas a pistola, no modo Deathmatch. Vamos lá. Escolha o estilo de jogo Deathmatch. Em Location, escolha Happiness Island (uma das menores arenas do jogo). Em Duration, escolha o maior tempo possível (60 minutos até, se preferir). Em Weapons, escolha Pistols. Dessa forma, todos terão de usar apenas pistolas. Espere mais gente entrar na sala e então parta para o tiroteio. Quando conseguir matar 20 oponentes usando pistolas, esse troféu será liberado. Se puder chamar um amigo, fica ainda mais fácil, pois ele poderá ficar parado enquanto você o mata 20 vezes e consegue o troféu.

Ah, e certifique-se de vencer pelo menos uma partida no modo Deathmatch, para ajudar no troféu a seguir:

Auf Wiedersehen Petrovic (Bronze)
Esse troféu deverá ser um acumulado de tudo o que veio praticando até aqui. Para liberar esse troféu, terá de ter vencido pelo menos uma vez cada disputa do jogo, em todos os modos de jogo, e vencido as corridas em todas as pistas e todas as classes de veículos possível, tanto no modo Race como GTA Race. Enfim, se veio seguindo o guia até aqui, já deverá ter vencido as corridas, uma vez em cada pistas em todas as classes de veículos no modo Race e GTA Race, vencido os 3 modos de jogo cooperativos, os 6 modos de time e mais o Deathmatch, totalizando assim todas as vitórias necessárias para conseguir esse troféu.

Bem, agora só resta um troféu para a nossa platina, vamos a ele:

Wanted (Ouro)
Lembra-se de todo o tempo que levou para conseguir os troféus do modo offline? Bem, prepare-se para levar basicamente todo esse tempo de novo. Para liberar esse troféu de ouro, precisará acumular 5 milhões de dólares, que é o equivalente a experiência no jogo. Até aqui, com as vitórias em cada estilo de jogo, deverá ter conseguido alguma grana. Pois bem, ainda falta muito para chegar a 5 milhões, mas não há nada mais que possa fazer a não ser jogar, jogar e jogar. Qualquer modo de jogo vale dinheiro, então, se gosta de algum modo de jogo em específico, pode ficar jogando-o por semanas até conseguir chegar a essa quantia. Mas, se quiser saber qual é o maior custo-benefício no jogo, jogue o modo Hangman's Noose no Hard. De preferência, com uma equipe competente que saiba como proceder. Dessa forma, poderá conseguir por volta de 200.000 dólares a cada 60 minutos, o que lhe permite chegar à quantia ideal em aproximadamente 20 horas.

Mas essa é a melhor forma? Bem, é a melhor forma legítima de conseguir isso... Não quer dizer que seja a última. Há um glitch que alguns jogadores de GTA IV encontraram nesse game que torna possível conseguir 1 milhão e 600 mil dólares em pouco mais de uma hora. Isso permite conseguir os 5 milhões de dólares em aproximadamente 5 horas. É complexo, não é nem um pouco simples, e exigirá técnica, paciência, concentração e um parceiro que saiba exatamente o que tem de ser feito. Mas, uma vez que saiba como fazer... Valerá a pena todo essa economia de tempo. Se quiser seguir por esse lado do glitch e economizar boas horas de jogo, assista o vídeo abaixo:


Seja qual for o método que escolheu para acumular 5 milhões de dólares, quando conseguir isso, esse troféu de ouro será liberado, o que nos permitirá conseguir o seguinte troféu:

Taking a Liberty (Platina)
Esse é o troféu mais importante de todos! Raros são os jogadores que tiveram a destreza, paciência, determinação e comprometimento necessários para conseguir essa platina invejável, insanamente difícil e bem demorada! Se chegou até aqui, meus parabéns, pode contar aos seus amigos, pois terá uma valiosa demonstração de sua determinação, com um troféu raro mesmo entre os platinadores mais veteranos e profissionais. Parabéns por ter platinado Grand Theft Auto IV!

E então? Esse guia lhe foi útil? Comente o que acha, e nos indique um game para a seção Platinando!

9 comentários:

  1. Amigo eu acompanho esse blog sempre e tenho uma dica:coloca a platina de Shadow Of Mordor
    Cara queria saber como é esse jeito de ganhar nível mais rápido nesse GTA pois o vídeo saiu do Ar.Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Olá, o 3º Personagem Aleatório não está proximo a loja de Armas como diz aí, eu o achei na "Harrison Street" em frente a "Pill Pharm" sentado no banco.

    ResponderExcluir
  3. Que jogaço, eu zerei 3 vezes e quero zerar mais umas 20 vezes. E não estou cansado de jogar. Foi paixão à primeira Jogada. kkkkkkkkkkk !!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Consegui!!! Valeu pelo guia, nunca vi um tão bem explicado como esse 👍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda é possível platinar? Modo online ainda existe?

      Excluir
  6. Sim! Ainda é totalmente possível platinar, mas pra conseguir os troféus online vai precisar de ajuda, recomendo ir no PSN profiles e entrar numa sessão de boost: https://psnprofiles.com/sessions/12-grand-theft-auto-iv

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como funciona essa sessão de boost?

      Excluir
    2. É um lugar onde os jogadores se juntam para se ajudarem e conseguir os troféus, vc pode criar uma sessão ou entrar numa já criada

      Excluir