sábado, 17 de outubro de 2015

Platinando Grand Theft Auto V

Este é o nosso guia de como platinar Grand Theft Auto V, lançado em 2014 pela Rockstar Games para Playstation 3 e Playstation 4.

The game's cover art. The text "gRand theFt auto V" is in the centre, with the text "FIVE" written on a banner wrapped around the Roman numeral "V".

Você ainda não platinou esse game e está tendo dificuldades? Tudo bem. Nós podemos lhe ajudar! Confira nosso guia Platinando Grand Theft Auto V:

GRAND THEFT AUTO V

Ficha técnica:

Troféus de bronze: 40
Troféus de prata: 6
Troféus de ouro: 3
Troféus de platina: 1
Total de troféus: 50
Troféus online: 18
Tempo de jogo estimado: por volta de 150 horas
Dificuldade estimada: 2/5 - Dificuldade Mediana
Vezes que precisa jogar o game: Apenas uma

Considerações: Olá, platinadores, sejam bem-vindos a mais um guia de platina, de um dos jogos mais jogados, queridos e elogiados do Playstation 3: Grand Theft Auto V. Verdadeiros platinadores ainda deverão ter na memória a platina do jogo anterior, Grand Theft Auto IV, e a dica que eu dou é... Esqueça isso! GTA IV carrega até hoje a marca de ser um dos jogos mais difíceis, longos e complicados de se platinar na história. Já GTA V, sua sequência direta, não tem absolutamente nada disso. Não deixe a dificuldade da platina anterior assustar você: GTA V é um jogo bem mais fácil e amigável de se platinar. Apenas não é mais curto; na verdade, ele é até mais demorado! Mas não dava para se esperar menos de um jogo de mundo aberto, ainda mais de um GTA, não é mesmo? Espere por uma platina longa, porém simples, divertida e bem gratificante! Para quem não gosta de troféus online, esse jogo tem de monte. Irá passar boa parte do tempo de jogo no modo online. Portanto, se abomina isso, é melhor nem começar essa platina. Agora, para aqueles que querem se aventurar nesse desafio de ter mais um GTA platinado, ou mesmo para aqueles que estão conhecendo ou platinando a franquia agora, desfrutem desse jogaço e acompanhem o guia. Boa platina a todos!

Dicas de procedimento: Antes de causarmos todo o caos possível na nossa amada Los Santos, vale a pena se atentar para algumas recomendações úteis que lhe ajudarão a poupar horas preciosas de sua jogatina. Leia com atenção:

a) A platina de GTA V será dividido entre o modo online e o modo offline. Terá de jogar um pouco o modo offline para desabilitar o modo online. Na verdade, aconselho a conseguir todos os troféus offline antes de se dedicar ao modo online, pois assim poderá concentrar-se mais em troféus específicos. Porém, nada impede que mescle um pouco se assim preferir.

b) O modo offline é composto majoritariamente por missões principais. Todas as missões principais possuem objetivos secundários, que, quando completados, rendem medalhas de ouro. O jogo exige que consiga 70 medalhas de ouro desse tipo para um troféu, porém não são apenas missões principais que rendem essas medalhas, já que diversas das missões secundárias do jogo também rendem. E as missões secundárias são, de modo geral, bem mais fáceis de se conseguir medalha de ouro do que as missões principais. Como há 45 missões secundárias que rendem medalhas, no decorrer do meu guia tomarei como base que vá completar as 45 missões secundárias, então indicarei no guia as 25 missões principais mais fáceis de se conseguir medalhas de ouro, de modo a chegar aos 70. Porém, não se prenda a isso. Se estiver tendo muita dificuldade para conseguir medalha de ouro em uma determinada missão secundária ou mesmo missão principal, pode tentar outra missão que considerar mais fáceis. Haverá diversas missões para escolher, veja os requisitos e veja se considera mais fácil do que as indicadas por mim no guia.

c) Cabe aqui algumas dicas. Quando o objetivo secundário for tempo, lembre-se de pular todos os vídeos da missão, pois o tempo passa durante os videos. Se o objetivo for precisão, deixe a mira automática ligada para facilitar que não erre os inimigos. Se o objetivo for disparos na cabeça, talvez a mira manual seja mais eficaz para mirar melhor. Enfim, se preparar melhor antes das missões pode ajudar a conseguir os objetivos. Comprar colete ou armas melhores, por exemplo, pode fazer a diferença.

d) Além das missões principais e secundárias, há diversas atividades extras que poderá realizar pela cidade. Conforme avança no game, novas atividades se tornam possíveis. Poderá participar de corridas de rua, de quadriciclos, de triatlos, jogar golfe, tênis, dardos, ir ao cinema, a clubes de strip-tease, enfim, muitas coisas. Se conhece a franquia GTA, sabe como funciona. Quase todas essas atividades contam para se fazer 100% do jogo, então terá de participar uma vez de tudo. Bem, eu explicarei no decorrer do guia exatamente o que tem de ser feito em cada atividade. Realizá-las mais cedo ou mais tarde depende de você.

e) Ganhará muito dinheiro no jogo. E também precisará de bastante dinheiro para conseguir alguns troféus. Há várias formas de se conseguir dinheiro no jogo, seja assaltando, disputando corridas ou aplicando na bolsa de valores. Não há necessidade de fazer qualquer coisa assim além do mínimo necessário, já que, apenas com o dinheiro que conseguirá naturalmente realizando as missões principais e as atividades necessárias para fazer 100%, já terá mais do que o bastante para comprar aquilo que precisa comprar para a platina. No entanto, se quiser ser bilionário ou comprar tudo que o jogo possui à venda, precisará de bem mais dinheiro. Mas poderá conseguir isso junto com a platina. Um exemplo são as missões de assassinato de Lester, que mexem com o mercado de ações. Quanto mais dinheiro tiver, mais ele multiplicará com essas missões. Sendo assim, se deixar para o final do jogo antes de realizar essas missões, quando tiver muitos milhões em sua conta, poderá multiplicá-los e conseguir verdadeiras fortunas. Fazer isso ou não fica a seu critério, no guia apresentarei como fazer essas missões tão logo elas se tornem disponíveis.

f) O jogo possui um eficiente sistema de save manual, além do automático. Basta acionar o celular e salvar o jogo, e o jogo irá guardar exatamente onde está, e com que veículo. Isso não pode ser feito em missões, claro, mas é muito útil fora das missões, para pegar colecionáveis e missões secundárias. Certifique-se de estar dentro de um veículo para que o jogo salve o veículo também.

g) É bom ter amigos online que tenham GTA V. O modo online de GTA V é imenso, e terá de passar muitas e muitas horas nele. Diversos troféus, no entanto, podem ser facilmente adiantados e conquistados se tiver um amigo que lhe ajude em alguns momentos. Com certeza, é bem mais fácil do que tentar na base da sorte ou habilidade. Além do mais, ter amigos para jogar junto sempre torna o modo online mais divertido de se passar, e reduzirá bastante o tempo de jogo.

Guia: Agora, vamos aos troféus, um de cada vez, de acordo com a ordem em que aconselhamos que sejam liberados (lembre-se, não é uma ordem obrigatória, apenas recomendada):

Assim que começar a rodar o jogo pela primeira vez, já começará dentro de uma missão!

Mission 1: Prologue

A primeira missão do jogo nada mais é do que um tutorial que explica os comandos básicos do game. Aprenda tudo o que puder, principalmente sobre como atirar e dirigir.

Assim que essa missão terminar, estará no controle do personagem Franklin. Imediatamente irá começar a próxima missão:

Mission 2: Frankin and Lamar

Outra missão tutorial, desta vez irá aprender a fugir da polícia e a usar suas habilidades especiais. Complete essa missão para liberar seu primeiro troféu:

Welcome to Los Santos (Bronze)
Este é o primeiro troféu que irá liberar no game. Ele é obrigatório, e será liberado assim que completar a  missão Franklin and Lamar.

Completando essa missão, agora pressione START. Na aba Game, verá a opção Restart Mission. Aqui, verá todas as missões que realizou, e poderá perceber que há objetivos especiais nas missão, que poderá cumprir ou não. Cumprindo todos os objetivos de uma missão, irá conseguir uma medalha de ouro, o que será necessário para um troféu no futuro. No entanto, não será necessário conseguir medalhas de ouro em todas as missões, apenas algumas delas. Por isso, eu indicarei as missões que considero serem as mais fáceis de se conseguir medalha de ouro. Deverá ter adquirido a Gold Medal #1 na missão Prologue porque não há objetivos secundários a serem atingidos, então a medalha de ouro é obrigatória. Por outro lado, não recomendo que tente a medalha de ouro na missão Franklin and Lamar, pois não é tão simples e pode exigir múltiplas tentativas. Há outras missões mais fáceis. Nada impede que a tente por conta própria (é até melhor), mas apenas apresentarei os objetivos secundários das missões que aconselho tentar a medalha de ouro, por serem as mais fáceis. Se eu não disser nada, ignore isso.

Saindo de casa, abra o mapa e verá uma grande quantidade de coisas para fazer, como locais diversos para ir. Fique à vontade para explorar a cidade e fazer o que quiser, mas terá apenas pouco mais de 300 dólares no momento.  Aconselho a deixar para mais tarde, então, quando quiser seguir adiante com a história, atenda a ligação no celular e Simeon o chamará para uma missão. Vá para o S marcado no mapa.

Mission 3: Repossession

Siga em frente e conclua essa missão.

Assim que concluir essa missão, aparecerá um sinal de interrogação em seu mapa. Trata-se de missões secundárias, que podem ser realizadas. Várias dessas missões secundárias precisam ser realizadas para a platina, e, além do mais, elas fornecem dinheiro, então aconselho a realizar todas as que ficarem disponíveis. Agora, nesse momento, aparecerá um ponto de interrogação aqui perto. Dirija até lá e começará a Stranger and Freak Mission #1: Tonya - Pulling Favors. Essas missões secundárias são bem simples de se completar, e o melhor: rendem medalhas de ouro também! Como elas são fáceis, pelo menos bem mais fáceis do que missões convencionais, recomendo a conseguir medalhas de ouro em todas as missões secundárias que cumprir. Nessa missão terá de rebocar um veículo abandonado de volta para o pátio. Para conseguir a Gold Medal #2 aqui em Pulling Favors, basta cumprir a missão em menos de 5 minutos e sem desengatar o carro do guincho. Bem fácil, e pode refazer quantas vezes quiser, basta pressionar START, entrar na aba Game e escolher Replay Stranger and Freak.

Completando essa missão secundária, receberá o contato telefônico de Tonya. Além disso, aparecerão mais duas missões secundárias para serem realizadas, além de duas missões principais para fazer e ainda receberá uma mensagem no celular. Bem, antes de completar as missões principais, vamos realizar mais algumas missões secundárias. Vamos a elas:

Vá para a missão secundária mais próxima, na região de Strawberry, para começar a Stranger and Freak Mission #2: Hao - Shift Work. Trata-se de uma corrida de rua, bem simples e fácil de vencer. Os requisitos para a Gold Medal #3 são: fazer uma volta em menos de 1 minuto e 20 segundos, completar a corrida em menos de 2 minutos e 50 segundos e bater menos de 5 vezes no percurso. O tempo não deve ser problema, apenas tome cuidado para evitar colisões. Use o poder especial de Franklin se precisar de ajuda (pressione L3 e R3 ao mesmo tempo).

Só um aviso: a partir dessa corrida, poderá participar de outros rachas pela cidade, em locais demarcados. Trata-se do Hobby #1: Street Races. Há 5 dessas corridas, sempre disponíveis entre as 20:00 e as 5:00. Essas corridas rendem apenas dinheiro e não rendem medalhas de ouro, porém são necessárias para se fazer 100% do jogo, então complete-as. Terá de conseguir pelo menos uma medalha de bronze em cada corrida do jogo para garantir os 100%. Essas corridas apenas ficam disponíveis com o Franklin. Ah, e para um troféu, precisará de uma medalha de ouro em uma das corridas, mas, como é obrigatório que vença uma corrida para a missão secundária Shift Work, terá conseguido já.

Ah, um aviso: no decorrer do jogo, enquanto segue pela cidade, e sempre fora das missões, às vezes aparecerá um círculo azul no mapa. Isso significa que alguém está pedindo ajuda com alguma coisa, seja carona ou para cometer algum delito, ou se livrar de alguém. Trata-se de Random Events, e são eventos aleatórios que podem acontecer em qualquer lugar. Há 57 Random Events diferentes pela cidade, e precisará realizar pelo menos 14 para a platina. Sendo assim, tente cumprir todos os que encontrar.

Agora, vamos para a próxima missão secundária do jogo. Abra o mapa e encontrará mais um sinal de interrogação no bairro de West Vinewood, mais ao norte. Lá, encontrará a Stranger and Freak Mission #3: Beverly - Paparazzo. Nessa missão, terá de ajudar um paparazzo a tirar algumas fotos de uma celebridade em um carro. Para conseguir a Gold Medal #4, terá de conseguir 3 boas fotos da celebridade (fique posicionado bem ao lado da limusine) e conseguir que Beverly derrube o rival dele que aparecer na primeira tentativa. Use o poder especial de Franklin para ajudar.

Agora, vamos cumprir uma missão principal. Siga para o S no mapa.

Mission 4: Complications

Siga em frente e conclua essa missão.

Após essa missão, estará jogando com o Michael. Ele é um personagem diferente de Franklin, e possui casa, gostos e hábitos diferentes. Ele também possui mais de 7.000 dólares na conta, o que nos permitirá conseguir um troféu agora mesmo:

Pimp My Sidearm (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de realizar todos os upgrades em alguma arma. Compra-se upgrades de armas nas lojas de armas, chamadas Ammu-Nation. Há uma bem aqui perto da loja de carros do Simeon, identificado no mapa pelo símbolo de uma arma. Entre lá e compre todos os upgrades de uma arma que já tenha, de preferência. A pistola, por exemplo. Todos os upgrades da pistola custam 3.381 dólares, então poderá conseguir isso a essa altura. Assim que comprar todos os upgrades da pistola, esse troféu será liberado.

Agora, ainda aqui dentro do Ammu-Nation, poderá cumprir o Hobby #2: Shooting Range. Na parte de trás da loja, fica uma estande de tiro, onde poderá praticar tiro ao alvo com diversas armas. Terá de conseguir pelo menos medalha de bronze em todos os 3 desafios de cada uma das 6 modalidades de arma para completar esse hobby. São 18 medalhas ao todo, e a medalha de bronze não é nem um pouco difícil de se obter, não deverá ter problemas. Hobbies são necessários para a platina, então precisará completá-los. Além disso, precisará, para um troféu, conseguir pelo menos uma medalha de ouro em qualquer das provas. Um medalha de ouro basta.

Falando em Hobbies, aconselho também a jogar o Hobby #3: Tennis. Há diversas quadras de tênis espalhadas pela cidade, e poderá ir para qualquer uma delas e jogar. Para completar esse Hobby, só o que precisa é vencer um só jogo, nada mais do que isso. Portanto, pode definir como 1 Game e até colocar na dificuldade Easy, se quiser. Vencendo o jogo, pode sair. Lembre-se que apenas Michael pode jogar tênis.

Há outros Hobbies que pode realizar agora, mas recomendo que deixe para depois. Agora, com Michael, perceba que há uma missão secundária disponível. Vá para a Legion Square para começar a Stranger and Freak Mission #4: Barry - Grass Roots (Michael). Michael irá experimentar maconha e terminará tendo de escapar de um ataque alienígena. Para conseguir a Gold Medal #5, terá de matar 7 aliens em menos de 10 segundos e tomar menos de metade da vida de dano no decorrer da missão.

Agora, pressione para baixo no direcional digital para mudar de personagem e volte a controlar o Franklin. Com o Franklin, poderá realizar a Stranger and Freak Mission #5: Beverly - The Sex Tape. Agora, temos de seguir Beverly enquanto ele tenta gravar um filme erótico de uma celebridade. Para conseguir a Gold Medal #6, terá de pular na piscina, quando estiver seguindo Beverly, e também terá de conseguir uma filmagem completa do rosto da celebridade durante a perseguição a carro. Não tem problema se desfocar um pouco, apenas tente garantir que a imagem do rosto dela esteja marcada por um quadrado verde ao invés de vermelho.

Há ainda um Hobby que apenas poderá fazer enquanto estiver jogando com o Franklin: golfe. Há um clube de golfe não muito longe daqui, e poderá ir lá dar umas tacadas. Esse será o Hobby #4: Golf. Para conseguir completar esse objetivo, tudo o que precisa fazer é terminar os 9 buracos do golfe com um resultado final de Even ou Under Par, ou seja, quando consegue bater os 9 buracos com um número menor ou igual de tacadas do que o que foi solicitado. Basta um pouco de prática, e deverá conseguir, não tem problema e pode tentar quantas vezes quiser. Quando conseguir completar os 9 buracos com Even ou Under Par, aparecerá a informação Good Game. Agora, pode ir embora.

Bem, há uma missão disponível com Michael, e uma com Franklin. Vamos realizar a de Franklin primeiro. Vá para o F no mapa.

Mission 5: Chop

Nessa missão, aprenderá a usar o cachorro Chop em missões com o Franklin.

Após essa missão, mais uma missão secundária ficará disponível. Vamos para a Stranger and Freak Mission #6: Tonya - Pulling Another Favor. Outro carro precisa ser guinchado, exatamente como da última vez. A diferença é que, agora, para conseguir a Gold Medal #7, terá de completar a missão em menos de 5 minutos e 30 segundos e fazer todo o percurso sem desengatar o veículo do guincho. Muito simples, praticamente sem erro.

Terminando essa missão secundária, em breve deverá receber uma ligação de Lamar, avisando que o Chop irá passar um tempo na sua casa. A partir de agora, poderá brincar com o Chop sempre que for para a casa do Franklin. Na verdade, recomendo que volte agora mesmo para casa e vá para o quintal dos fundos, onde está Chop. Segure L2 e aperte L1 para interagir com ele. Chop o seguirá, e poderá brincar com ele. Segure L1 para abrir o menu de armas e equipe a bola de brincar. Arremesse-a e Chop irá buscar. Basta fazer isso uma só vez para completar o Miscellaneous #1: Walk and play fetch with Chop. Isso será necessário para fazer 100% do jogo, e, consequentemente para a platina. Depois, não precisa mais interagir com o Chop, e poderá dispensá-lo.

A qualquer momento, deverá receber uma ligação de Tonya. Sim, mais uma missão secundária. Será o começo da Stranger and Freak Mission #7: Tonya - Pulling Favors Again. Mais um veículo para ser guinchado. E, mais uma vez, conseguir a Gold Medal #8 é tão fácil quanto das outras vezes. Basta completar o percurso em menos de 7 minutos e sem desengatar o veículo do guincho. Deverá estar acostumado, já, a essa altura.

Agora, seja com o Michael ou Franklin, vamos para a próxima missão principal.

Mission 6: Father / Son

Essa missão irá envolver uma perseguição a um barco montado na traseira de um caminhão em uma auto-estrada e o resgate de Jimmy, o filho de Michael.

Após essa missão, irá liberar a tunagem de veículos em qualquer oficina do Los Santos Customs. E isso nos possibilita um troféu:

Los Santos Customs (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que realizar todos os upgrades em algum veículo. Bem, a maioria dos veículos do jogo pode ser tunado, mas nem todos podem. Precisará comprar um upgrade de cada categoria, de todas as categorias disponíveis para aquele veículo. Isso quer dizer pintura, motor, freios, faróis, exaustor, blindagem, pneus, suspensão, buzina, tudo. Deve comprar alguma coisa de tudo o que pode ser modificado. Se fizer isso, assim que sair da oficina, esse troféu será liberado. A questão é que essa brincadeira não vai sair nada barato, e com certeza não deverá ter dinheiro no momento para essa extravagância. Sendo assim, pode deixar para depois, quando tivermos mais dinheiro. Além disso, aconselho a guardar o carro tunado que fizer, pois poderá usá-lo nas corridas da cidade.

Na última missão, Franklin terá feito amizade com o filho de Michael, o Jimmy. Isso quer dizer que poderá ligar para o celular dele e convidá-lo para sair. Também poderá convidar Lamar e o próprio Michael para sair, se quiser. E aconselho a fazer isso agora. Chame algum deles para sair. Dependendo do horário, eles podem estar dormindo ou ocupados, se for o caso, tente mais tarde. Quando conseguir a companhia de alguém, verá no mapa a localização dos locais onde poderá se divertir na cor amarela. Há 4 lugares que contam para a platina, e 3 deles estão disponíveis já desde agora. Primeiramente, aconselho que leve a visita ao cinema, para completar a Miscellaneous #2: Friend Activity - Cinema e ainda por cima a Miscellaneous #3: Go to the Cinema ao mesmo tempo. Em seguida, poderá levá-lo para casa, mas aconselho a, ao invés disso, levá-lo à boate de Strip, para completar a Miscellaneous #4: Friend Activity - Strip Club. Lá, de quebra, ainda poderá convidar uma garota para uma dança particular no quartinho, e assim completará ainda o Hobby #5: Private Lap Dance. Por fim, ainda poderá levar a pessoa a um bar, para completar o Miscellaneous #5: Friend Activity - Bar. Então, leve o convidado para casa (estará bêbado, melhor chamar um táxi).

A qualquer momento, deverá receber mais uma ligação da Tonya. Será o começo da Stranger and Freak Mission #8: Tonya - Still Pulling Favors. Outro veículo precisa ser guinchado, e não podemos deixar de lado a Gold Medal #9, que será tão fácil quanto das outras vezes. Basta completar o percurso em menos de 6 minutos e sem desengatar o veículo do guincho. Nenhuma novidade.

Agora, haverá duas missões disponíveis, uma do Michael e uma do Franklin. Comecemos pelo Michael.

Mission 7: Marriage Counselling

Michael descobre que a esposa dele o está traindo com o instrutor de tênis, e agora ele tem de segui-lo. E ele acabará arrumando encrenca com um importante mafioso da cidade, e então terá de se virar para arrumar dois milhões e meio de dólares.

Após a missão, Michael irá ligar para um velho amigo, chamado Lester. Então, haverá duas novas missões disponíveis, mas também haverá uma missão secundária disponível para Michael. Vamos dar prioridade a ela. Ainda receberá uma ligação do psicólogo de Michael, o Dr. Friedlander. Ele pedirá para Michael comparecer ao local, para uma terapia. Trata-se apenas de um passatempo inútil, pois irá apenas conversar com o psiquiatra em troca de 500 dólares. que não tem importância para os 100% do jogo, e nem mesmo rende medalha de ouro, de modo que pode ignorar completamente.

Vá até o sinal de interrogação em Paleto Bay State para começar a Stranger and Freak Mission #9: Mary Ann - Exercising Demons (Michael). Conheça Mary Ann, uma atleta estressada que desafiará Michael para uma corrida. Para conseguir a Gold Medal #10, só o que precisa fazer é vencê-la de forma honesta, sem usar atalhos, seguindo o percurso indicado.

Bem, agora vamos para as missões. Com Michael, vá para o M no mapa.

Mission 8: Daddy's Little Girl

Nessa missão, Michael decidirá passar um tempo com seu filho, para um passeio na praia, e acabará tendo de resgatar a filha de produtores de filmes pornográficos maliciosos.

Após essa missão, disputas de triátlon passarão a ficar disponíveis com o Michael. Aparecerá no mapa a localização da disputa de triátlon. Aconselho que vá para lá. Para completar o Hobby #6: Triathlon Races, terá de vencer pelo menos uma medalha de bronze nas 3 disputas de triátlon que se tornarão disponíveis. São corridas de resistência, prepare-se para gastar o botão X. Além disso, precisará vencer pelo menos uma das três provas, conseguir a medalha de ouro, para um troféu no futuro.

Então, vamos continuar com as missões. Mas não com Michael, e sim com o Franklin. Vá até o F.

Mission 9: The Long Stretch

Essa missão envolverá um sequestro que dará errado e terá de escapar da polícia.

Após essa missão, aparecerá mais uma missão secundária perto da casa do Franklin. Vá lá e comece a Stranger and Freak Mission #10: Tonya - Pulling One Last Favor. Esta será a última missão de guincho do jogo, pelo menos isso. Para conseguir a Gold Medal #11, terá de completar o percurso em menos de 5 minutos e sem desengatar o veículo do guincho.

Agora, volte a controlar o Michael e siga para o L no mapa.

Mission 10: Friend Request

Nessa missão, Michael irá invadir a sede do Life Invader e colocar uma bomba no protótipo do novo dispositivo do famoso site de relacionamentos.

Após essa missão, poderá comprar roupas em diversas lojas disponíveis, se quiser. Mas nada disso será necessário para qualquer troféu, é apenas estética mesmo. Então, vamos em frente para a próxima missão. Volte ao L no mapa.

Mission 11: Casing the Jewel Store

Nessa missão, Michael e Lester terão de dar uma olhada em uma joalheira que pretendem assaltar, tirar fotos e arquitetar um plano. E será bem fácil conseguir a Gold Medal #12 aqui. Os requisitos são: completar a missão em menos de 8 minutos (bem fácil, se souber o caminho; não se esqueça de pular os vídeos) e tirar uma só foto que demarque todos os pontos de interesse na loja. Exatamente da entrada da loja, saque a câmera e olhe mais para a parede da esquerda. Conseguirá enquadrar facilmente um ângulo em que apareça uma câmera de vigilância, o painel de alarme na parede e o duto de ventilação no teto. Simples assim.

Ao final da missão, poderá escolher entre um assalto barulhento ou um inteligente. Recomendo que escolha Smart, não só por ser mais simples e proveitoso, como porque a fase de preparação envolve duas missões que nos possibilitam adquirir duas medalhas de ouro. E para fins de platina, é melhor que, em todos os assaltos do jogo, escolha sempre os melhores profissionais de cada categoria para os assaltos. Esteja avisado, pois isso ajudará sempre a conseguir as medalhas de ouro.

Agora, dê uma volta pelo local. A qualquer momento, Michael receberá uma ligação de sua esposa, pedindo ajuda. Ela é cleptomaníaca, e foi pegada roubando. Aparecerá a opção de ajudá-la ou não, mas certifique-se de aceitar a missão!

Mission 12: The Good Husband

Essa missão é fácil demais. Terá de dirigir até onde está a Amanda, roubar a viatura em que ela está e depois despistar a polícia. Leve-a para casa e conseguirá a Gold Medal #13. Só isso mesmo, mais nada! Não há requisitos especiais para conseguir a medalha de ouro, apenas complete a missão e ela virá de bônus. Por isso aconselhei que aceitasse essa missão!

Continue zanzando pela cidade, e logo Lester ligará para informar a localização de alguns preparativos para a missão. Ele dará o endereço de onde pode encontrar o furgão que será usado no assalto. Vá para lá para começarmos a próxima missão.

Mission 13: Bugstars Equipment

O furgão está dentro de um armazém, e o único requisito para a Gold Medal #14 é que consigamos roubá-lo sem sermos vistos. A entrada da frente está muito bem vigiada por três pessoas, e, se nos aproximarmos armados ou entrarmos por aqui, soará o alarme. Mas é bem fácil de resolver isso, dê a volta por trás do armazém e verá a entrada traseira aberta. Há um funcionário mexendo no furgão, de costas. Aperte L3 para entrar no modo furtivo e pressione ● no funcionário para atordoá-lo. Entre no furgão e lentamente dê ré, saindo pelos fundos. Agora, leve o furgão de volta para a base de operações e conseguirá completar a missão e, de quebra, mais uma medalha de ouro.

Logo em seguida, Lester ligará para dizer que há um veículo carregando o gás do sono que iremos usar. Assim que chegar perto do furgão, começará a missão:

Mission 14: BZ Gas Grenades

O jogo pede que roubemos o furgão em que está o gás do sono. Mas, para conseguirmos a Gold Medal #15, terá de arrombar a porta dos fundos com uma arma de fogo. Persiga o furgão e meta bala na fechadura da porta traseira até abri-la. O produto cairá, basta pegá-lo e levá-lo de volta para a base. No entanto, a polícia deverá ser notificada, tome cuidado.

Assim que os preparativos estiverem corretos, será a hora da ação!

Mission 15: The Jewel Store Job

O plano está traçado. Colocar todos pra dormir, entrar, pegar tudo o que puder e dar o fora do local.

Diamond Hard (Bronze)
Este troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que completar a missão The Jewel Store Job.

Após essa missão, controlará Franklin, que estará em uma boate de strip-tease. Esse é o momento perfeito para conseguir completar o Miscellaneous #6: Booty Call. Para isso, terá de conseguir uma noite de sexo com uma das strippers aqui da boate. Nem todas elas fazem programa, mas uma que faz programa é a Sapphire, uma de cabelo castanho e que veste um espartilho roxo. Encontre-a e chame-a para uma dança particular. Então, sempre que o segurança não estiver vendo, segure R2 para apalpar a stripper. Isso ira encher a barra de excitação dela, e, quando a barra se completar, poderá chamá-la para um programa. Terá de pagar umas duas ou três danças para conseguir encher a barra. Depois de convidá-la, vá buscá-la nos fundos da boate e a leve para casa. Irá dormir com a stripper e completará o Miscellaneous.

Agora, vá para o M no mapa, e verá uma cena. Após a cena, o jogo mudará totalmente de figura, e irá conhecer o terceiro e último personagem controlável do jogo, Trevor. Foi com ele que jogou o tutorial. E já começará em uma missão:

Mission 16: Mr. Philips

Trevor está a fim de fortalecer seu império no controle de metanfetamina e armas ilegais. E da maneira mais brusca e violenta possível.

Após a missão, agora estará livre para controlar Trevor. Logo de cara, passará a ficar disponível os estúdios de tatuadores, para que possa fazer tatuagens, se quiser. Não há qualquer benefício para troféus, então é opcional, fica a seu critério fazer tatuagens ou não.

Também passará a ficar disponível, desde agora, corridas off-road, para veículos de terra, como quadriciclos. Há 6 corridas como esta, e irá disponibilizar uma nova cada vez que vencer uma corrida. Para conseguir o Hobby #7: Off-Road Races, precisará conseguir pelo menos uma medalha de bronze em cada uma das 6 corridas off-road, então fica a seu critério fazer agora ou depois. Terá de ser feito, mais cedo ou mais tarde. Ah, e trate de conseguir pelo menos uma medalha de ouro em alguma das provas, pois será necessário para um troféu no futuro.

Por fim, perceba que Trevor possui mais de 100.000 em sua conta. Isso torna possível fazer todas as tunagens no carro, para que possa conseguir aquele troféu mencionado anteriormente, de comprar todas as peças de upgrade para algum veículo. Se não fez isso ainda, faça agora.

Falando em dinheiro, é preciso assaltar uma loja para conseguir completar o Miscellaneous #7: Hold Up a Store. Não é qualquer loja que serve, pois lojas de roupas, barbearias e Ammu-Nation, por exemplo, não contam. A loja mais fácil de se roubar são os supermercados 24/7. Há um aqui em Sandy Shores. Saindo do trailer do Trevor, vire à esquerda, então direita e direita. Na quadra em frente, fica o supermercado. Entre, aponte uma arma para o balconista e mantenha apontado enquanto ele junta a grana. Quando ele acabar, pegue o dinheiro e saia correndo. Se for rápido, sairá antes da polícia chegar, e conseguirá o roubo numa boa. Basta roubar uma vez para completar o requisito.

Haverá duas missões disponíveis, mas também há um sinal de interrogação próximo daqui. Vamos começar por ele! Chegando ao local, não irá começar uma missão secundária, e sim irá apenas conhecer Maude, uma mulher que gerencia uma rede de caçadores de recompensas. Ela irá informar, de tempos em tempos, através de e-mails para seu celular, a localização de homens procurados pela justiça. Depois de algum tempo receberá a localização do seu primeiro Bail Bond Target, e ele fica na pedreira a sudeste do Heliporto de Sandy Shores. Salve o jogo antes de ir até lá, pois poderá conseguir um troféu:

Wanted: Alive of Alive (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de entregar um Bail Bond Target vivo. Não é difícil, contanto que se prepare. Poderá socar a pessoa até derrubá-la, ou bater nela com o carro, mas de leve, sem matá-la. Ele se renderá, e em seguida ele aceitará ser levado por você. Basta levá-lo de volta até a Maude e conseguirá o troféu. Caso acabe matando a pessoa, terá outras quatro oportunidades, com outras pessoas, mas aconselho a já conseguir da primeira vez, porque será cada vez mais difícil pegar a pessoa viva. Se estiver com dúvidas, assista o vídeo a seguir:


Só um adendo: essas missões de caça a recompensas não valem medalhas de ouro e nem contam para o 100%. Sendo assim, após conseguir o troféu acima, poderá ignorar o restante dessas missões, se quiser, a menos que se interesse pelo dinheiro, pois não será necessário para a platina.

Agora, vamos para a missão principal. Vá até o C no mapa.

Mission 17: Trevor Philips Industries

Trevor irá conseguir novos parceiros para seu negócio de metanfetamina, mas terá de tirar alguns concorrentes de seu caminho.

Terminando essa missão, aparecerá mais uma interrogação no mapa. Vá até lá para começar a Stranger and Freak Mission #11: Rampage I. Essas missões são especiais porque elas envolvem a pura matança. Trevor deve matar o máximo de inimigos que ele puder em 2 minutos. Para isso, ele tem uma AK-47 com munição infinita e 25 granadas. Poderá aproveitar e conseguir a Gold Medal #16 nessa missão secundária. Para isso, terá de matar 3 oponentes com tiros na cabeça, destruir dois veículos e matar um total de 45 inimigos. Ah, lembre-se de usar o poder especial de Trevor sempre que possível (parece que o efeito está ativo automaticamente, mas não está).

Após realizar esse Rampage, o próximo Rampage não fica disponível automaticamente. Então, vamos em frente, para o T no mapa, nossa próxima missão.

Mission 18: Nervous Ron

Nessa missão, irá roubar o carregamento de armas de um avião de gangues concorrentes. Essa missão irá servir como um tutorial sobre como utilizar os aviões, no jogo. Terá de pilotar um avião. Acostume-se a pilotá-los, pois terá de fazer isso diversas vezes.

Terminando essa missão, a partir de agora poderá comprar propriedades espalhadas por Los Santos. Comprar propriedades rende uma boa grana com o decorrer do tempo. Mas são propriedades caras, e talvez não tenha condições de comprar muita coisa agora. Porém, conforme for conseguindo dinheiro, deverá comprar essas propriedades. Nem todas elas são necessárias para a platina, mas precisará comprar pelo menos 5 propriedades para a platina. No momento, haverá 4 disponíveis, sendo que uma delas será necessária para um troféu em específico. A Property #1: McKenzie Field Hangar fica exatamente onde terminou a missão anterior. Ela custa 150.000 dólares e é necessária para um troféu do game, então tente priorizar a compra dela acima de tudo.

Comprando esse hangar de aviões, Trevor poderá cumprir missões de entrega de armas. Pode ser feito por terra ou por ar. Ganhará 5.000 dólares por entrega terrena e 7.000 dólares por entrega aérea. Há um total de 10 entregas que pode realizar, sendo 5 terrenas e 5 aéreas, todas simples. Elas não rendem medalha de ouro, então apenas se concentre em realizá-las o mais rápido que puder. Após realizar todas as 10 entregas, irá liberar o seguinte troféu:

TP Industries Arms Race (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que realizar todas as 10 entregas de mercadorias para Oscar em McKenzie Field Hangar.

Também estarão disponíveis a Property #2: Los Santos Customs, por 349 mil dólares, a Property #3: The Hen House, por 80 mil dólares e a Property #4: Hookies, por 600 mil dólares.

Além disso, outra missão secundária estará disponível, perto da casa de Trevor. Vá para e comece a Stranger and Freak Mission #12: Cletus - Target Practice. Para conseguir a Gold Medal #17, terá de completar todos os 3 requisitos, que são: atirar nas 3 antenas sem errar, acertar os 3 pneus com precisão de 75% (terá de acertar os 3 pneus em no máximo 4 tiros. Não é tão difícil, basta ter paciência), e matar 2 coiotes com um só disparo (espere que eles fiquem em linha reta). Caso erre um requisito, mate Cletus para voltar o checkpoint, e tente novamente até conseguir.

Quando quiser continuar com as missões, vamos para o C no mapa.

Mission 19: Crystal Maze

Trevor não ficou nem um pouco feliz ao descobrir que foi passado para trás, então ele resolveu destruir tudo relacionado ao seu quase investidor. Uma missão emblemática do game.

Agora, vá para o T no radar.

Mission 20: Friends Reunited

Nessa missão, Trevor descobre o paradeiro de Michael, mas antes ele quer resolver um pequeno assunto. Ele passará em um acampamento de motoqueiros para plantar explosivos. Após destruir o local, ele irá para Los Santos, e conseguirá uma casa segura em La Puerta. Nesse local, poderá salvar o jogo, ver TV e trocar de roupa, como em qualquer casa segura.

A partir desse momento, poderá voltar a controlar Michael ou Franklin. Mas não vamos fazer isso por enquanto. Isso porque haverá diversas novidades na área! Se prestar atenção no mapa da cidade, verá novas propriedades que podem ser compradas. Estarão disponíveis a Property #5: Downtown Cab Co., por 200 mil dólares, a Property #6: Cinema Doppler, por 10 milhões de dólares, a Property #7: Ten Cent Theater, por 20 milhões de dólares, a Property #8: Tivoli Cinema, por 30 milhões de dólares, a Property #9: Los Santos Golf Club, por 150 milhões de dólares, a Property #10: Pitchers, por 750 mil dólares a Property #11: LSPD Auto Impound, por 150 mil dólares, a Property #12: Car Scrapyard, por 275 mil dólares, e a Property #13: Smoke on the Water, por 204 mil dólares. A grande maioria é caro o bastante para não poder comprar em um bom tempo, mas vamos deixar para o futuro mesmo.

Além disso, a partir de agora, poderá jogar dardos em locais específicos. Deixemos isso para o futuro. Mais importante, a escola de aviação estará disponível, onde poderá fazer aulas de pilotagem de aviões. Como Trevor é o melhor piloto entre os personagens, talvez queira fazer as aulas com outro personagem, para aumentar a sua barra de pilotagem. Terá de pilotar helicópteros com o Michael, então é uma boa ideia fazer as aulas com ele (adiantará tempo, na verdade). A Flight School, ou escola de aviação, é como se fosse a estande de tiro: várias aulas, cada uma com uma pontuação que rende um troféu de bronze, prata ou ouro. Para a platina, precisará conseguir no mínimo um troféu de bronze em cada uma das 12 aulas, para conseguir completar o Hobby #8: Flight School. Também precisará conseguir pelo menos uma medalha de ouro em qualquer uma das aulas. Irá aprender a pilotar aviões, helicópteros e até a saltar de pára-quedas.

A qualquer momento, deverá receber uma ligação de Cletus, pedindo sua ajuda lá em Paleto Forest. Vá encontrá-lo para começar a Stranger and Freak Mission #13: Cletus - Fair Game. Desta vez, será uma missão de caça aos alces. Para conseguir a Gold Medal #18, terá de completar a missão sem ser visto pelos alces e terá de matar três alces com um tiro certeiro no coração. Não é difícil, se seguir as dicas dadas pelo Cletus. E os três alces iniciais serão uma chance perfeita também. Após essa missão, poderá caçar em locais indicados no mapa, mas não será preciso para a platina, então pode ignorar se quiser.

Agora, vamos para as missões em si, mas vamos começar pelas secundárias. Aqui em Los Santos, estará disponível a Stranger and Freak Mission #14: Rampage II. Mais uma missão de matança, desta vez com munição infinita de Submachine Gun e tempo de 2 minutos. Para conseguir a Gold Medal #19, terá de cumprir requisitos que são muito semelhantes aos requisitos de todos os Rampages: matar 45 inimigos, matar 6 inimigos com balas na cabeça e destruir 2 veículos.

Acabando com esse Rampage, irá liberar automaticamente a Stranger and Freak Mission #15: Rampage III, que fica bem perto daqui. Vá para outra missão de matança, desta vez com a AK-47 de munição infinita e 2 minutos. Para conseguir a Gold Medal #20, terá de matar 50 inimigos, dar 6 tiros na cabeça e destruir 2 veículos. Já deverá estar pegando o jeito dessas missões a essa altura.

Novo Rampage disponível! Vamos para o Stranger and Freak Mission #16: Rampage IV, desta vez com AK-47 de munição infinita e lança-granadas também com munição infinita. Terá 3 minutos de tempo, mas esse será o mais difícil de todos os Rampages, já que estará enfrentando o exército americano. Virão soldados bem armados e com colete, carros blindados, caminhões cheios de soldados e até mesmo tanques de guerra. A Gold Medal #21 será adquirida quando conseguir matar 45 inimigos, sendo 6 com tiros na cabeça, e destruir 2 tanques de guerra. O segredo é tentar conseguir o 6 tiros na cabeça o mais rápido possível, com a AK-47, e, a partir de então, usar apenas os lança-granadas para destruir os veículos inimigos tão logo eles se aproximem. Assim, não deverá correr tanto perigo. Contra os tanques de guerra, fique sempre em movimento e lance granadas neles até eles explodirem.

Por fim, agora vamos ao quinto e último Rampage! A Stranger and Freak Mission #17: Rampage V fornece uma espingarda com munição infinita e 2 minutos de tempo. Para conseguir a Gold Medal #22, terá de matar 30 inimigos, sendo 10 com tiros na cabeça, e destruir 2 veículos. Ufa, chega de Rampages! Ao completar esse último Rampage, liberará um troféu:

Red Mist (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que completar todos os 5 Rampages.

E não é só isso! Há ainda outro sinal de interrogação em Vinewood Hills. Vá para lá e conhecerá o Sr. Nigel e a Sra. Thornhill, dois apaixonados por celebridades que colecionam roupas de baixo, itens de higiene e tudo o que conseguirem encontrar de celebridades. No momento, eles não darão uma missão, mas em breve receberá uma mensagem em seu celular, que indicará a localização de uma celebridade. Vá ao local e começará a Stranger and Freak Mission #18: Nigel - Vinewood Souvenirs (Willie). Teremos de roubar um dente do cantor Willie, de dentro da boate Tequila-la. Para conseguir a Gold Medal #23, terá de, antes de falar com o Willie, falar com a estafe dele que se encontra no segundo andar. Depois, desça e fale com o Willie, e, durante a luta, tente não tomar nenhum dano de Willie. Não será difícil, basta socar rápido e ele não terá chance.

Após essa missão, a Property #14: Tequila-la estará disponível para compra por 2 milhões de dólares.

Outras localizações de celebridades passarão a ficar disponíveis. Vá agora para o que está na parte sul de Rockford Hills. Irá começar a Stranger and Freak Mission #19: Nigel - Vinewood Souvenirs (Kerry). Temos de roubar a coleira do cachorro. Para conseguir a Gold Medal #24, terá de se manter perto do cachorro Dexie conforme o persegue pela cidade. Só isso. Mas pode não ser tão simples assim de primeira, precisa correr bastante.

Agora, vá para a localização ao norte de Rockford Hills para começar a Stranger and Freak Mission #20: Nigel - Vinewood Souvenirs (Tyler). Temos de roubar as roupas de uma jovem celebridade na piscina. Para conseguir a Gold Medal #25, terá de derrubar o jardineiro inconsciente (use o golpe furtivo pelas costas) e ainda terá de conseguir as roupas sem ser visto. As roupas estão nas cadeiras perto da piscina do outro lado da casa. Vá pelo lado direito e terá de esperar o jovem nadar para o outro lado antes de ir, pegar as roupas, esperar ele voltar e então sair por onde entrou.

Por fim, vá para a localização em Los Santos Golf Club para começar a Stranger and Freak Mission #21: Nigel - Vinewood Souvenirs (Mark). Temos de roubar o taco de golfe de uma celebridade golfista. Para conseguir a Gold Medal #26, não será tão fácil: terá de matar o Mark com uma bala na cabeça (use o rifle de precisão à distância), matar seus três seguranças e roubar o taco de golfe dele em menos de 30 segundos. Cuidado para não confundir o Mark e seus seguranças com outras pessoas jogando golfe no local. Levará algumas tentativas para pegar a prática, mas logo conseguirá fazer tudo no tempo certo.

A próxima missão levará algum tempo para aparecer. Verá o ícone de Nigel novamente no mapa, desta vez em Del Perro. Vá para lá e começará a Stranger and Freak Mission #22: Nigel - Al Di Napoli. Temos de perseguir uma celebridade. Para conseguir a Gold Medal #27, terá de: perseguir o veículo bem perto, mas sem causar muito dano no carro de Nigel, e, quando chegar ao hospital, passar pelo local sem atropelar ninguém (pode ir devagar e com calma).

Não acabou ainda! Espere mais algum tempo, e logo aparecerá o sinal novamente. Vá ao local para encontrar a Stranger and Freak Mission #23: Nigel - The Last Act. Após sequestrarem uma estrela do cinema, o casal de velhinhos não sabe o que fazer com o cara. Trevor sabe! Para conseguir a Gold Medal #28, terá de levar o carro com o cara até a linha do trem, e sair do carro poucos momentos antes do trem passar. Para cumprir esse último requisito, terá de ir acelerando na direção do trem, e então, quando ele estiver bem perto, segurar ▲ para se arremessar para fora do carro. Bem simples! Esse será o fim das missões secundárias de Nigel.

Além disso, há mais uma coisa que poderá fazer, ainda com o Trevor. Espalhados pela cidade de Los Santos, poderá encontrar pessoas perdidas pedindo carona, ou pessoas bêbadas querendo que as leve em casa. Pois bem, aparecerá o endereço dessas pessoas, onde poderá levá-los, mas também aparecerá no mapa a localização de um acampamento chamado Altruist Cult que paga para que levemos pessoas perdidas para lá. O acampamento fica em Mount Chiliad. Isso nos leva a um troféu:

Altruist Acolyte (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que levar alguém para o Altruist Cult. Pode ser qualquer um dos que pedirem ajuda. Se estiver precisando de ajuda para achar alguém, há uma localização bem perto do local que poderá usar. Assista o vídeo abaixo para mais informações:


Esse troféu pode ser adquirido a qualquer momento, mas eu aconselho que seja agora.

Bem, após fazer tudo o que pode fazer com o Trevor no momento, hora de recontrolarmos nossos outros personagens. Franklin não irá apresentar absolutamente nada de novo, no momento, mas ha algo que poderá fazer com ele. Controle Franklin.

Controlando Franklin, deverá receber a quantia repartida do assalto à joalheria. Sendo assim, Franklin deverá ter pelo menos 200 mil dólares. Essa é a quantia exata que precisamos para comprar a propriedade Downtown Cab Co.. Porque essa propriedade? Porque ela é a única entre as disponíveis que é necessária para um troféu, então vamos priorizá-la. E, como Franklin é o único que pode comprar essa propriedade, essa é a oportunidade perfeita.

Após comprar essa propriedade, será chamado de vez em quando para realizar algumas corridas de táxi privativas, que rendem algum dinheiro. Assim que completar sua primeira corrida privativa, irá liberar o seguinte troféu:

All's Fare In Love and War (Bronze)
Esse troféu será liberado quando tiver realizado uma corrida privativa pela Downtown Cab Co..

Além disso, ainda com o Franklin, há algo mais que pode fazer. Convide alguém de sua lista de contatos para dar um rolê. Leve-o até o bar onde pode ser jogado dardos, e dispute uma partida de dardos. Só por levar um amigo para jogar dardos, já completará o Miscellaneous #8: Friend Activity - Darts. E certifique-se de vencer pelo menos uma partida de dardos para aproveitar e liberar o Hobby #9: Darts.

Agora sim, controle Michael. Irá começar imediatamente a próxima missão:

Mission 21: Fame or Shame

Nessa missão, Trevor e Michael se reencontram depois de anos, mas eles precisam impedir que a Tracey, filha de Michael, vire piada nacional. Terminando essa missão, liberará um troféu:

A Friendship Resurrected (Bronze)
Este troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que completar a missão Fame or Shame.

Bem, agora os três amigos estão juntos, e poderá trocar livremente de personagens. Ainda com o Michael, perceba que ele deve ter ganhado por volta de 700.000 dólares com o assalto à joalheria. Você pode fazer o que quiser com essa grana, mas eu recomendo que invista em propriedades. No entanto, aconselho a deixar pelo menos 250 mil dólares sobrando, pois precisará dessa quantia em um futuro próximo, para conseguir um troféu. De resto, fique à vontade para gastar como quiser.

Bem, há duas missões para realizar, no momento, uma com Michael e outra com Trevor. Porém, não vamos realizar nenhuma delas ainda. Esse é o momento ideal para conseguir o troféu a seguir:

Three Man Army (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de sobreviver 3 minutos no estado de perseguição da polícia de 3 estrelas, com os três personagens juntos, sem perder a polícia de vista e sem ser em uma missão. Não é tão difícil quanto parece, de fato. Primeiramente, arrume um carro de 4 portas e certifique-se de não ser de madrugada. Agora, ligue para o Franklin e convide-o para sair. Antes de ir buscá-lo, ligue para o Trevor e convide-o também. Quando os dois aceitarem, busque um e depois busque o outro. Com os dois no carro, passe em um Los Santos Customs e coloque blindagem da mais potente e pneus à prova de balas. Agora, dirija até o aeroporto na parte sudoeste de Los Santos. Está identificado no mapa como um aeroporto internacional. Assim que invadir a pista de pouso no local, será perseguido pela polícia com 3 estrelas. Agora vem a parte divertida: terá de escapar dessa polícia por 3 minutos. Basta não sair aqui do aeroporto, fique andando em círculos pelo local, tomando cuidado para não ser jogado para fora do local. Como as pistas são largas, há um bom espaço para manobras, e será fácil não ser atingido pela polícia. Tenha paciência, e, após 3 minutos esse troféu deverá ser liberado. Se precisar de ajuda, assista o vídeo a seguir:


Após essa missão, volte a controlar o Franklin. Receberá uma ligação de Lester, que pedirá um encontro para passar uma missão. Antes de encontrá-lo, veja que há uma missão secundária à disposição, lá em Sandy Shores. Vá para lá para começar a Stranger and Freak Mission #24: Omega - Far Out. Conhecerá Omega, um apaixonado por alienígenas que diz que foi abduzido. Essa missão não será como as demais, na verdade ela é apenas uma introdução para uma série de itens colecionáveis que poderão ser adquiridos a partir de agora. Essa missão exigirá que encontre 50 peças de nave espacial espalhadas por toda Los Santos.  Não há medalhas nessa missão secundária. Encontrar todas essas peças por conta própria é algo muito difícil, e sendo assim, aconselho a a assistir o vídeo a seguir, que mostra a localização exata de todas as 50 peças de nave espacial:

.

Algumas dessas partes de nave espacial se encontram em locais inacessíveis a pé, o que quer dizer que terá de usar um helicóptero para chegar até eles. Isso não é um problema! Vou indicar a localização de um heliporto. Saindo da casa do Franklin, vire à esquerda. Siga reto pela rua e passe um cruzamento. No segundo cruzamento, vire à esquerda. Na outra esquina, verá  hospital. Na esquina sudeste do hospital, poderá subir uma escadaria de incêndio até o telhado do hospital, onde dois helicópteros de emergência podem ser encontrados. Se não houver helicópteros no local, volte para casa e durma, eles deverão reaparecer após algumas horas.

Após coletar tudo, volte ao Omega e entregue-as a ele. Irá concluir a missão secundária e ainda irá liberar um troféu:

From Beyond the Stars (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que concluir a missão secundária Far Out.

Ah, só um adendo: ainda completará a Miscellaneous #9: Collect all 50 Spaceship Parts.

Agora, vamos continuar com as missões do game. A ideia é ir até o L no mapa, mas não ainda. Abra o celular do personagem e acesse a internet. No site Eyefind.info, que é a página inicial, acesse a parte de dinheiro e serviços e acesse o site Bawsaq. Esse é o site de uma bolsa de valores no qual poderá comprar ações. Bem, as missões que faremos a seguir irão movimentar bastante o mercado de ações, e aconselho a fazer alguns investimentos para faturarmos uma grana. Procure, no mercado de ações, pela empresa Betta Pharmaceuticals. Gaste todo o seu dinheiro comprando ações da Betta Pharmaceuticals. Todo mesmo, cada centavo. Mude para o Trevor e o Michael e certifique-se que todos tenham comprado ações do Betta Pharmaceuticals. E guarde o dia da semana em que está (veja no celular se é um sábado, segunda-feira, enfim). Agora sim, vá ao L no mapa e comece a missão.

Mission 22: The Hotel Assassination

Franklin receberá a ordem de matar um dos líderes do Bilkinton Research, rival da Betta Pharmaceuticals, que se encontra em um hotel. Essa missão é simples, e o requisito para conseguir a Gold Medal #29 é tão simples quanto: basta matar o alvo usando um rifle de precisão. Agora fuja do local e a missão estará completa.

Com o término desta missão, Franklin irá ganhar um novo local para morar. Lester investiu o dinheiro adquirido em imóveis, e como ele precisa de alguém morando neles para pagar menos impostos, ele convidou Franklin. A partir de agora, não poderá mais salvar o jogo e coisas do tipo na antiga casa, e sim apenas na nova casa em Vinewood Hills. Antes de fazer qualquer outra coisa, aconselho a ir para lá agora mesmo. Chegando à casa nova, salve o jogo para passar algum tempo.

Após passar algumas horas, é hora de recolhermos os lucros do nosso investimento. Volte a acessar o site do Bawsaq e delicie-se em ver que as ações da Betta Pharmaceuticals cresceram 35%. Durma novamente para passar mais 6 horas, e as ações crescerão 70%. Durma outra vez, e verá que as ações cresceram aproximadamente 81%. É o máximo que irá crescer, não espere mais que isso. Isso quer dizer que cada 100.000 dólares investidos agora valem 180.000 dólares em ações. Venda todas as ações que possuir, e faça isso com todos os três personagens, Franklin, Trevor e Michael. Liberará um troféu:

Trading Pure Alpha (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de obter lucro no mercado de ações. Não importa quanto seja o lucro, contanto que tenha vendido uma ação mais caro do que comprou, esse troféu será liberado.

O lucro deverá ter sido fabuloso, mas ainda não acabou, tem mais! Agora, acesse o mercado de ações LCN, que possui ações de outras empresas. Aqui, encontrará ações da Bilkinton Research, que teve uma queda abrupta no valor das ações, conforme pôde acompanhar. Pois bem, agora use todo o dinheiro que lucrou com a Betta Pharmaceuticals e invista todo ele no Bilkinton Research, que está em franca queda. Suas ações estão com um valor muito baixo, mas logo irão se recuperar. Compre todas as ações que puder da Bilkinton Research, com os três personagens. Espere um período entre 5 e 7 dias (pode dormir repetidas vezes, para ir passando o tempo) e acompanhe as ações da Bilkinton Research.. Irá dobrar o valor das ações, a empresa voltará ao valor normal e você terá 100% de lucro sobre o valor investido. A cada 100.000 dólares investidos, por exemplo, faturará 200.000 dólares. Recolha os lucros com os 3 personagens.

Gostou de brincar no mercado de ações? Bem, as próximas missões de assassinato de Lester vão seguir esse mesmo modelo de investimentos, mas, diferentemente da missão anterior, eles não são necessários para avançar na história. Isso quer dizer que poderá deixar para realizar essas missões mais tarde, ou fazer agora. Por questões de facilitar o guia, colocarei as missões agora, porém, se quiser aproveitar ao máximo o macete das ações para fazer dinheiro, é uma excelente ideia deixar para o final do game. Isso porque, quanto mais dinheiro acumular, mais ações poderá comprar, e maior será o lucro final sobre o dinheiro investido. Valerá a pena esperar, pois poderá fazer milhões, e até bilhões de dólares com isso! Fica a seu critério fazer agora ou depois, mas eu irei seguir com essas missões no guia.

Antes da próxima missão, gaste todo o seu dinheiro comprando ações da Debonaire, no mercado de ações da LCN, com os três personagens. Então, consiga o carro mais rápido que encontrar e vá para o L no mapa.

Mission 23: Multi-Target Assassination

Desta vez, Lester precisa que eliminemos 4 alvos, e o mais rápido possível. Ele dará um alvo de cada vez: o primeiro é um fortão na academia, o segundo um ricaço andando de iate, o terceiro um limpador de janelas trabalhando e o quarto um motoqueiro. Com o carro mais rápido que encontrar, dirija rapidamente até cada um dos alvos. Eles fogem se chegar muito perto, então é melhor usar um rifle de precisão à distância para pegá-los sem chance de escapar. Isso funciona com os três primeiros, mas o quarto já estará correndo com uma moto. Derrube-o da moto e elimine-o. Para conseguir a Gold Medal #30 nessa missão, terá de matar todos os 4 alvos o mais rápido que puder, sem delongas.

Após a missão, volte para casa e durma. Espere pacientemente algumas horas, e verá que as ações da Debonaire obtiveram lucro. Quando chegar a 81% de lucro (o valor máximo que chegará), venda as ações para pegar a diferença da grana. Venda as ações e invista todo o dinheiro na Redwood, a concorrente direta da Debonaire. Faça isso com os três personagens. Agora... Durma. Durma e durma bastante. Precisará passar de 4 a 8 dias para a Redwood começar a dar lucro. Mas ela dará. E bastante! Após um período, as ações dela chegarão a 300% de lucro sobre o valor investido! Arrecade essa grana preta!

As missões de Lester darão uma pausa. Após terminar tudo com o Franklin, mude para o Michael. Vá até o B no mapa.

Mission 24: Dead Man Walking

Michael estará trabalhando para ajudar um agente da FIB, agora. Ele irá se fingir de morto para conseguir entrar no necrotério de um legista.

Quando acabar a missão, aparecerá mais uma missão para Michael. Siga até o M no mapa.

Mission 25: Did Somebody Say Yoga?

Nessa missão, Michael irá aprender ioga com a sua esposa, e depois irá se meter em confusão com seu filho problemático. É bem fácil conseguir a Gold Medal #31 nessa missão, contanto que tenha aprendido bem os princípios da ioga. Os requisitos da medalha de ouro são completar todos os três passos da ioga sem errar nenhuma vez (dá checkpoint em cada etapa, de modo que, se errar a primeira etapa, por exemplo, poderá se focar apenas nela na segunda tentativa) e completar a missão em menos de 15 minutos. Pulando os vídeos, não terá qualquer problema com o tempo.

Após essa missão, haverá a opção de praticar ioga no quintal de casa. Não é necessário de nenhuma forma, então poderá ignorar isso.

Vá até o B no mapa para continuarmos as missões.

Mission 26: Three's Company

Nessa missão, Michael, Trevor e Franklin articulam um resgate forçado de uma testemunha da FIB, usando um helicóptero e rapel.

Ao terminar essa missão, missões secundárias estarão disponíveis para Franklin e Trevor. No entanto, mal terá tempo para realizá-las, pois logo receberá uma ligação do Agent Haines, o que irá iniciar imediatamente a próxima missão. Por isso, deixemos as missões secundárias para depois.

Mission 27: By the Book

Mais uma missão característica do game. Aqui, Trevor estará torturando uma pessoa enquanto ela fornece informações sobre quem Michael deve matar.

Após completar essa missão, deverá estar controlando o Trevor. Antes de fazer o que tem de ser feito com ele, recomendo que vá para a missão secundária em Legion Square. Irá começar a Stranger and Freak Mission #25: Barry - Grass Roots (Trevor). Já passou por uma missão semelhante com o Michael, quando ele ajudou o militante a favor da legalização da maconha e se viu em meio a alienígenas. Trevor, por sua vez, verá palhaços assassinos. Para conseguir a Gold Medal #32, terá de destruir 4 vans antes que eles comecem a soltar palhaços (atire pelo menos 5 vezes na van para destruí-la) e também terá de matar 6 palhaços enquanto eles estiverem dançando (eles dançam às vezes). Não é difícil, mas talvez precise tentar diversas vezes até conseguir.

Não há mais missões secundárias para Trevor. Antes de realizarmos as missão principais de Trevor, aconselho que controle o Franklin, primeiro.

Haverá uma missão nova para Franklin cumprir, e mais missões secundárias. Comece indo para o sinal de interrogação em West Vinewood. Irá encontrar Beverly, mas ele não passará a informação no momento. Ele dirá que manda depois, por mensagem, onde estão as celebridades. Após algum tempo, deverá começar a aparecer no seu mapa as localização de alvos de celebridades de Beverly. Deverá aparecer um em Downtown Vinewood e um em Mirror Park. Vamos começar pelo de Downtown Vinewood. Chegando ao local, irá começar a Stranger and Freak Mission #26: Beverly - The Meltdown. Teremos de perseguir uma celebridade enquanto ela foge da polícia. Para conseguir a Gold Medal #33, terá de permanecer perto dela durante toda a perseguição, e conseguir tirar uma foto depois que ela tiver sido algemada. Bem simples.

Agora, vá para o ponto em Mirror Park para começar a Stranger and Freak Mission #27: Beverly - The Highness. Há uma personalidade da realeza britânica comprando drogas aqui no quarteirão. Para conseguir a Gold Medal #34, tudo o que precisa fazer é tirar uma foto dela comprando as drogas, sem ser vista. É bem simples e rápido, vá para a esquerda e suba na lata de lixo e então no telhado do supermercado. Daqui, terá uma visão panorâmica da cena e não será visto. Tire a foto e pronto.

A próxima missão secundária de Beverly não virá automaticamente, irá demorar um pouco. Após algum tempo, aparecerá mais uma notificação no mapa. Antes de ir até lá, certifique-se de ter um lana-granadas ou lança-mísseis com você. Agora vá até lá para começar a Stranger and Freak Mission #28: Beverly - Reality Check. Agora que está famoso, Beverly começou a ignorar o apoio de Franklin, e, bem, isso não é nada legal. Para conseguir a Gold Medal #35, só o que precisa fazer é matar Beverly e toda a sua equipe (composta pelo camera-man e pela auxiliar) com só um disparo. Essa é a medalha de ouro mais fácil e mais rápida de todo o jogo: quando eles estiverem conversando todos juntos, dispare uma grana ou um míssil no meio deles. Pronto. Não tem como ser mais fácil do que isso.

Bem, agora vá até o outro sinal de interrogação para encontrar Barry, o ativista que endorsa o movimento pró-maconha. Ele também não dará a missão agora, dirá que informa depois. Após alguns minutos, aparecerá no mapa o ponto de coleta de maconha, um em Murrieta Heights e um em La Puerta. Comecemos por Murrieta Heights. Chegando ao local, começará a Stranger and Freak Mission #29: Barry - The Pickup. A missão é levar essa caminhonete carregada com maconha a um local seguro. Para conseguir a Gold Medal #36, terá de fazer o percurso em menos de 2 minutos e 45 segundos e sem ser visto pela polícia. É moleza. Assim que entrar na caminhonete, não saia pela saída normal, pois ela estará vigiada. Vá para a direita e vire à direita. Encontrará, no beco sem saída, uma brecha no muro onde pode passar com a caminhonete. Agora sim, siga ao ponto de encontro o mais rápido que puder e tudo deverá dar certo.

Agora, vá para La Puerta para começar a Stranger and Freak Mission #30: Barry - The Drag. Outro carro carregado com maconha, mas desta vez ele não funciona... Terá de usar um guincho, que está pouco mais a frente, para guinchá-lo. É semelhante às missões da Tonya. Para conseguir a Gold Medal #37, terá de fazer todo o percurso em menos de 1 minuto e 30 segundos (terá de correr!), e sem desengatar o veículo nenhuma vez. Talvez precise repetir algumas vezes até pegar o jeito.

Assim como Beverly, espere alguns minutos e Barry irá mandar uma mensagem marcando um novo encontro. Vá ao local para começar a Stranger and Freak Mission #31: Barry - The Smoke In. Não é realmente uma missão, é apenas um epílogo, pois serve apenas para mostrar o fim das missões de Barry. Não há nada para se fazer, e nada de medalhas de ouro também.

Bem, agora vamos para as missões principais. Vá para o F no mapa.

Mission 28: Hood Safari

Trevor e Franklin irão resolver um probleminha com o Stretch.

Após essa missão, estará disponível uma nova modalidade de disputa: corridas marítimas. São corridas aquáticas, com jet-ski. Os quatro pontos de disputa aparecerão no mapa. Aconselho a dar um tempo nas missões e realizá-las. Para conseguir completar o Hobby #10: Sea Race, precisará conseguir pelo menos uma medalha de bronze em todas as corridas aquáticas, mas, para outro troféu, precisará de uma medalha de ouro em pelo menos uma dessas corridas aquáticas. Assim, irá liberar um troféu:

Multi-Disciplined (Prata)
Esse é o primeiro troféu de prata que liberará no game! Para liberá-lo, terá de conseguir pelo menos uma medalha de ouro em cada uma das seis atividades competitivas do jogo: Street Race, Off-Road Race, Sea Race, Triathlon, Shooting Range e Flight School. Se veio seguindo o guia, já terá passado por todos eles, e, conseguindo uma medalha de ouro em cada atividade, liberará esse troféu de prata.

Bem, agora sim, volte a controlar o Trevor. Vá para o T no mapa para começar a missão:

Mission 29: Scouting the Port

Trevor está crescendo o olho em uma carga especial da empresa de segurança Merryweather. Para conseguir a Gold Medal #38 nessa missão, terá de completar a missão em menos de 20 minutos. Além disso, na parte em controle os contêineres, tente não danificar nenhum deles. Basta ter calma e paciência. Em seguida, tire as três fotos do navio, como recomendado. Por fim, não perturbe a paz de ninguém nas docas (não bata, atire ou atropele alguém) para completar outro objetivo.

Ao final da missão, poderá escolher duas abordagens para o assalto: Freighter ou Off-Shore. Freighter nos leva a uma missão em que podemos obter uma medalha de ouro, enquanto a Off-Shore nos leva a duas missões que valem medalhas de ouro. Portanto, escolha o método Off-Shore.

Logo deverá receber uma mensagem de Wade, com a localização da próxima missão:

Mission 30: Minisub

Wade identificou um submarino sendo transportado em um navio, e é exatamente disso que precisamos para nosso roubo. Conseguir a Gold Medal #39 aqui também é fácil, só o que precisa fazer é completar a missão em menos de 8 minutos e 30 segundos e roubar o submarino sem subir no navio (use um rifle de precisão para disparar nas cordas que sustentam o submarino à distância. Assim, quando ele cair na água, mergulhe e entre no submarino).

Receberá outra mensagem de Wade, dando a localização do próximo passo:

Mission 31: Cargobob

Agora, precisará roubar um helicóptero de carga. Conseguir a Gold Medal #40 aqui é bem fácil, só precisa concluir a missão em menos de 5 minutos e 30 segundos. Simples assim!

Hora do grande roubo!

Mission 32: The Merryweather Heist (Off-Shore)

Chegou a hora de roubar a carga da Merryweather! Trevor, Michael e Franklin se unem para roubar uma carga militar, acreditando que se trata de bombas nucleares ou algo do tipo. Porém, descobrem que o item não possui valor de mercado porque é rastreável e comercializar algo do tipo é pena de morte. Sendo assim, o lucro da missão será absolutamente nada, mas pelo menos liberará um troféu:

Subversive (Bronze)
Este troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que completar a missão The Merryweather Heist.

Após completar essa missão, uma nova propriedade estará à venda, a Property #15: Sonar Collections Dock, por 250 mil dólares. Qualquer um pode comprar essa propriedade, contanto que tenha o dinheiro. Se veio seguindo o guia, deverá ter poupado grana com o Michael, então ele pode comprar a propriedade (se fez dinheiro com os assassinatos de Lester e o mercado de ações, todos devem ter dinheiro agora). De qualquer forma, compre a propriedade. Então, com essa propriedade adquirida, poderá caçar barris de material nucleares que foram jogados na água. Trata-se de uma nova forma de colecionáveis. Coletar esses barris nucleares rende 23 mil dólares cada barril, e ajuda nos 100% de jogo, além de ser necessário para o seguinte troféu:

Waste Management (Bronze)
Esse troféu será liberado quando tiver coletado todos os 30 barris nucleares no fundo do oceano. Eles se encontram todos no oceano, e a única forma de se coletá-los é com o submarino. Diferente de outros colecionáveis, esses serão fáceis de se coletar, pois um rastreador no celular é capaz de identificar todos os barris nucleares à distância. Ele irá sempre indicar a localização do mais perto, é só ir lá e coletá-lo. Por isso, é desnecessário colocar aqui mapas ou vídeos, pois o próprio jogo dá o direcionamento correto de cada item. Cada um vale 23 mil dólares, e, coletando todos, ainda ganhará mais 250 mil dólares. Além de liberar esse troféu, é claro.

A essa altura, já deverá ter recebido uma ligação do Agent Haines informando a próxima missão. Ela pode ser ativada com qualquer personagem, então apenas vá até o B no mapa. Não irá realmente começar uma missão, e sim apenas ver a introdução para o próximo grande roubo. Desta vez, não poderá escolher pessoal e nem modo de operação. Como sempre, há diversos preparativos para serem vistos, e aparecerá no mapa a localização de 4 pontos de interesse, cada um de uma missão diferente. Estará controlando Trevor, mas pode ser feito com qualquer personagem.

Vamos ao primeiro ponto de interesse, em Elysian Island.

Mission 33: Tow Truck

Teremos de roubar um guincho e levá-lo a um local seguro. Para conseguir a Gold Medal #41, terá de alcançar a velocidade máxima com o guincho, entregá-lo sem danos e em menos de 3 minutos. Fazer tudo isso de uma só vez é complicado, mas se focar em um objetivo por vez, será bem fácil.

Para o próximo objetivo, vá para o segundo ponto de interesse, em Mirror Park.

Mission 34: Trash Truck

Agora, precisamos roubar um caminhão de lixo. Os objetivos para conseguir a Gold Medal #42 são bem semelhantes aos da missão anterior: alcançar a velocidade máxima com o caminhão de lixo, entregá-lo sem danos e em menos de 5 minutos. Como a polícia estará em sua cola, terá de se esconder e esperar a poeira baixar antes de seguir ao objetivo, se quiser chegar em tempo. Já para chegar intacto, saia do caminhão de lixo e pegue outro carro mais rápido para despistar a polícia, mas não se afaste muito do caminhão de lixo ou será missão falha. Então, volte e dirija o caminhão intacto até o esconderijo. Novamente, foque-se em um objetivo por vez para ficar mais fácil.

Agora, nosso próximo ponto de interesse fica em San Andreas, vá até lá.

Mission 35: Masks

Essa missão será a mais rápida do game, pois só o que precisa fazer é comprar três máscaras. Para conseguir a Gold Medal #43, só o que precisa fazer é comprar três máscaras de hóquei brancas (White Hockey Mask) em menos de 20 segundos. Dá para fazer em 10 segundos. Não tem como ser mais rápido e nem mais fácil do que isso.

Agora, vamos para o último ponto de interesse!

Mission 36: Boiler Suits

A exemplo da missão anterior, outra missão rápida e fácil, pois agora terá de comprar uniformes. Para conseguir a Gold Medal #44, terá de comprar um uniforme de cada cor para cada personagem, e tudo em menos de 30 segundos. Não se acostume.

Por fim, restará uma missão que não tem medalhas e nem mesmo parece uma missão, mas está lá:

Extra Mission: Getaway Vehicle (Blitz Play)

Precisamos deixar um carro de fuga a postos para sair correndo. Pegue um veículo qualquer, de preferência rápido e com quatro portas, e estacione-o em um local afastado da cidade e de qualquer estrada (campos de Palomino Highlands ou becos de Vinewood Hills serão suficientes). Quando achar um carro apropriado e um esconderijo apropriado, cumprirá essa missão simples.

Agora, vamos para o roubo!

Mission 37: Blitz Play

Essa missão envolverá diversos passos. Após parar o carro forte, exploda sua traseira e então terá de se livra de diversas viaturas da polícia e de agentes da NOOSE. Nem tente conseguir medalha de ouro aqui, não será tão fácil. Completando a missão, irá liberar um troféu:

Blitzed (Bronze)
Este troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que completar a missão Blitz Play.

Depois da missão, estará controlando Michael. A partir de agora, poderá fazer missões para Devin e para Solomon. No entanto, apareceu uma nova missão secundária! Vá até o sinal de interrogação no mapa e conhecerá a Abigail, uma mulher que precisa provar que seu marido está morto para conseguir o seguro de vida dele. Para isso, ela necessita que encontremos 30 partes de submarino debaixo d'água. Terá de pegar o barco vermelho ao lado, ir aos locais indicados no mapa e mergulhar. Será uma caça a colecionáveis, e não precisa de mapas porque o próprio jogo dá a localização de todos, um por vez. Isso não é necessário para os 100%, de modo que não interfere na platina e pode ser ignorado. Também não há recompensa, ou seja, será apenas tempo perdido, na verdade. No entanto, caso decida caçar esses colecionáveis, saiba que pode ser atacado por tubarões quando estiver mergulhando. E isso nos leva a um troféu:

Out of Your Depth (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de morrer de ataque de tubarão. Tubarões aparecem aleatoriamente quando estiver na água, e mais frequentemente em alto mar, quando estiver mergulhando. Basta nadar longe da orla e, quando aparecer um tubarão, deixe que ele lhe mate para conseguir esse troféu.

Depois, vamos continuar com as missões. Vá para o D no mapa.

Mission 38: I Fought the Law...

Trevor, Michael e Franklin serão contratados para conseguir os carros importados de alguns ricaços apaixonados por velocidade. Será uma baita corrida or toda a cidade.

Após essa missão, mude para o Franklin. Há uma nova missão de assassinato do Lester disponível, mas, primeiramente, os preparativos. Gaste todo o seu dinheiro comprando ações da Fruit Computers, no mercado de ações da Bawsaq, com os três personagens. Então, vá até o L no mapa.

Mission 39: The Vice Assassination

Mais uma missão de assassinato, e essa será a mais fácil de todas. Seu alvo adora prostitutas, por isso é uma boa ideia esperar que ele apareça em uma viela de prostituição em La Puerta. Para conseguir a Gold Medal #45, terá de fazer isso sem alertar a polícia. Bem fácil. Chegando ao local, encontrará uma prostituta esperando por ele. Fique à distância, na esquina, equipe um rifle sniper e fique de olho no movimento. Virão uns 2 ou 3 carros primeiro, mas eles serão dispensados. Quando aparecer um carro conversível, prepare-se, pois é ele. Acompanhe o carro e verá a prostituta entrar no carro. Antes mesmo do cara dar a partida, meta uma bala na cabeça dele. Agora, acelere para longe do local e fim de missão.

Após a missão, vá para casa. Desta vez, não durma! Não irá demorar muito, como das outras vezes, para as ações da Fruit Computers render lucro. Mas não será muito: o máximo de rendimento aqui é 50%, e isso depois de 8 horas. Quando chegar a essa margem de lucro, venda todas as ações da Fruit Computers que tiver. Agora, gaste tudo comprando ações da empresa Facade, concorrente da Fruit Computers. Ela estará em queda, mas logo irá se reerguer. Após um período de 2 a 3 dias, ela alcançará seu máximo de rendimento, que é de 33%. Venda todas as ações.

Aliás, falando em prostitutas, em algum momento do jogo terá de completar a Miscellaneous #10: Use a prostitute. Há diversas prostitutas no jogo. Elas aparecem com relativa frequência perto das imediações da boate de strip, geralmente à noite. Ande pelo local com um carro e logo encontrará uma prostituta. Pare e buzine, e ela entrará no seu carro. Leve-a a um beco ou a algum local ermo e ela irá propor o que quer. Seja qual for o serviço que aceitar, irá completar o requisito.

Outra missão de Lester disponível! Desta vez, sem preparativos. Basta ir até o L no mapa.

Mission 40: The Bus Assassination

Agora, devemos usar um ônibus para pegar nosso próximo alvo desprevenido. Após parar em três pontos de passageiros, no quarto ponto nosso alvo aparecerá, e depois sairá correndo de bicicleta. Para conseguir a Gold Medal #46, terá de matá-lo atropelando-o com o próprio ônibus. Não é difícil.

Assim que completar a missão, compre as ações da Vapid, no mercado de ações da Bawsaq, com os três personagens. Então, vá para casa e durma. Depois de aproximadamente dois dias, as ações terão tido um aumento de 100%. Venda as ações com os três personagens para obter o lucro.

Bem, agora vamos continuar com as missões principais. Vá para o D no mapa.

Mission 41: Eye in the Sky

Devin nos pedirá para sequestrar mais um carro exótico para a sua coleção.

Após essa missão, controle Michael, e vá para o S no mapa.

Mission 42: Mr. Richards

O famoso diretor de cinema Solomon quer a nossa ajuda para convencer membros da equipe de filmagem de um de seus filmes a trabalhar com mais afinco.

Após essa missão, passará a fazer missões para o Martin Madrazo. Com Michael ou Trevor, dirija até o M no mapa.

Mission 43: Caida Libre

Madrazo contratará Michael e Trevor para abater um avião.

Após essa missão, irá liberar um troféu:

A Fair Day's Pay (Bronze)
Este troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que completar a missão Caida Libre.

será obrigado a controlar Franklin, enquanto Michael e Trevor saem de cena por algum tempo, para deixar a poeira baixar. Vá até o D no mapa para a próxima missão.

Mission 44: Deep Inside

Franklin tem de roubar um carro de última geração direto de um filme de ação, de dentro do estúdio de gravação do filme.

Após essa missão, aparecerá a próxima missão, ainda com o Franklin. Vá ao M no mapa.

Mission 45: Minor Turbulence

Agora será a vez de Trevor tentar assaltar um avião da Merryweather em pleno voo.

Terminando a missão, estará controlando Trevor. Há uma nova missão disponível para ele, assim como uma nova missão de assassinato de Lester, mas também há uma missão secundária disponível para Trevor. Vá até o ponto de interrogação, primeiro. Começará a Stranger and Freak Mission #32: Minute Men - The Civil Border Patrol. Alguns malucos se auto-intitularam polícia de fronteira por amor patriota, e agora eles perseguem quem consideram forasteiros. Para conseguir a Gold Medal #47, terá de parar o carro fugitivo em menos de 40 segundos. Simplesmente metralhe o carro para obrigá-lo a parar, mas cuidado para não acertar os motoristas, ou a missão irá falhar. Parando o veículo, saque a arma de choque que ganhou dos patrulheiros e atire nos estrangeiros antes de entrar no carro deles. Fique no carro deles até a missão terminar para garantir o segundo objetivo e a medalha de ouro.

Agora, mude para o Franklin, e verá que ele tem uma missão secundária também. Vá para lá, para começar a Stranger and Freak Mission #33: Dom - Risk Assessment. Franklin conhecerá um apaixonado por adrenalina e esportes radicais chamado Dom. Ele levará Franklin para um salto de para-quedas ao cume mais alto de Los Santos e ainda o convidará para um disputa de ciclismo downhill! Para conseguir a Gold Medal #48, terá de permanecer mais de 7 segundos no ar, antes de puxar o para-quedas (bem fácil, é possível ficar até 40 segundos no ar, antes de puxar o para-quedas), vencer a disputa de ciclismo downhill e ainda conseguir um salto de pelo menos 2 segundos com a bicicleta (bem fácil, há vários pontos de saltos no meio do percurso).

Após essa missão secundária, habilitará pontos de para-quedismo ao redor de Los Santos. Há um total de 13 pontos de para-quedismo espalhados por todos os cantos, e precisará saltar em todos eles e completar o salto para conseguir completar o Hobby #11: Parachuting. Pode ser feito a qualquer momento, mas eu aconselho a conseguir isso o quanto antes.

Bem, a essa altura Dom já deverá ter mandado uma mensagem, chamando uma nova missão secundária. Vá até ele para começar a Stranger and Freak Mission #34: Dom - Liquidity Risk. Agora, Dom desafiará Franklin a saltar do topo de um cargueiro em pleno ar, usando um quadriciclo. E, para conseguir a Gold Medal #49, terá de realizar 8 manobras com o quadriciclo em pleno ar (segure o analógico esquerdo para cima ou para os lados para dar piruetas) e ainda resistir a uma queda direta na água sem morrer e sem abrir o para-quedas. Basta cair com as quatro rodas na água e nem mesmo sofrerá dano. Depois, nade normalmente até o ponto de chegada na praia.

Pouco tempo depois, Dom irá mandar outra mensagem, desta vez marcando um encontro no topo do prédio do Maze Bank. Consiga um helicóptero para chegar até lá (você pode ir a um dos helicópteros de prática de para-quedismo, matar o piloto e roubar o helicóptero). Então, começará a Stranger and Freak Mission #35: Dom - Targeted Risk. Será um salto complicado de para-quedas do alto do Maze Bank. Para conseguir a Gold Medal #50, terá de permanecer 8 segundos no ar antes de abrir o para-quedas (precisa soltar no último segundo possível) e cair impecavelmente sobre o caminhão no solo. Com algum treino, é moleza.

Agora, para liberar a próxima e última missão secundária do Dom, terá de ter completar todos os 13 pontos de para-quedismo. Se não fez isso ainda, faça agora. Aí, será chamado por Dom para o último desafio. Vá ao local para começar a Stranger and Freak Mission #36: Uncalculated Risk. Verá Dom tentar um último desafio, só que o gênio esqueceu o para-quedas... Bem, será o último salto da vida dele. Para conseguir a Gold Medal #51, só o que precisa fazer é saltar depois de Dom e sobreviver à queda. Basta ter um para-quedas equipado (há um aqui do lado) e não esquecer de usá-lo. Será a última das missões de Dom.

Bem, agora vamos para a próxima missão de assassinato de Lester. Antes de começar a missão, gaste todo o dinheiro dos três personagens comprando ações da empresa Gold Coast, no mercado de ações da LCN. Depois, dirija-se ao L no mapa:

Mission 46: The Construction Assassination

Nosso último alvo de assassinato é um empresário corrupto. Esta será a missão de assassinato mais complicada de todas, pois terá de assassinar diversos seguranças até chegar ao topo do prédio. Chegando ao topo do prédio, seu alvo subirá em um helicóptero. Primeiramente, mate todos os seguranças no terraço enquanto ignora o helicóptero. Bem, para conseguir a Gold Medal #52, terá de abater o helicóptero, porém sem usar explosivos como lança-granadas ou lança-mísseis. Sequer há necessidade disso: com uma arma de fogo comum, atire no piloto e pronto, o helicóptero cairá e a missão estará completa com medalha de ouro.

Agora, vá para casa e durma. Após aproximadamente 24 horas, as ações da Gold Coast terão valorizado aproximadamente 81%. Essa é a hora de vender as ações com todos os três personagens e conseguir uma excelente margem de lucro.

Terá acabado as missões com o Franklin. Agora, mude para o Trevor, pois a essa altura ele deverá ter mais uma missão secundária à disposição. Vá ao local indicado no mapa para começar a Stranger and Freak Mission #37: Minute Men - An American Welcome. A dupla de patriotas xenófobos voltou para livrar os Estados Unidos dos imigrantes. Eles localizaram mais alguns estrangeiros, e pedem a ajuda de Trevor para prendê-los. Para conseguir a Gold Medal #53, terá de usar a arma de choque em todos os imigrantes (chegue perto, e os patriotas atirarão por você), terá de derrubar o primeiro fugitivo em menos de 30 segundos e os dois últimos fugitivos em menos de 55 segundos. Não é difícil depois que se pega a prática.

Bom, agora vamos para as missões principais. Vá até o B no mapa.

Mission 47: Paleto Score Setup

Trevor e Michael precisam de dinheiro, e para isso eles pretendem roubar um banco. Nessa missão, eles irão pesquisar o alvo pretendido. É bem simples conseguir a Gold Medal #54 nessa missão, para isso precisará apenas chegar ao banco em menos de 3 minutos e 30 segundos (pode pular os vídeos), e, no percurso de volta, vencer a corrida contra Trevor. Não será difícil, apenas evite bater.

Após essa missão, uma nova missão secundária de Trevor estará disponível. Vá até lá para começar a Stranger and Freak Mission #38: Minute Men - Minute Men Blues. Agora, Trevor estará cansado de andar com esses idiotas patriotas e pretende matá-los. Para conseguir a Gold Medal #55, terá de usar a pistola elétrica em Joe e em Josef pelo menos uma vez antes de mata-los, e terá de matá-los antes que eles saiam da fazenda deles.

Bem, agora Trevor terá duas missões para realizar. Comece indo para o T no mapa. Ou mude para o Franklin, vai dar no mesmo, pois a missão começará imediatamente.

Mission 48: Predator

Os irmãos O'Neill estão de volta! Franklin, Trevor e Michael se unem para colocar um fim nessa história.

Agora, vá para o HS no mapa.

Mission 49: Military Hardware

Terá de roubar um caminhão que está sendo transportado por comboio especial do exército. Não será fácil roubar o local, mas uma dica simples é explodir os carros do comboio antes que os militares saiam, e então roubar o caminhão e fugir rápido.

Agora, já terá tudo o que é necessário para começar a missão de roubo! Mas, nesse momento, há também uma missão secundária com o Franklin! Mude para ele e comece a Stranger and Freak Mission #39: Mary Ann - Exercising Demons (Franklin). A atleta fanática Mary Ann está de volta, e agora será a vez de desafiar Franklin para um triatlo. Assim como no encontro anterior, com Michael, para conseguir a Gold Medal #56, terá de vencê-la de forma honesta, sem usar atalhos e seguindo o percurso informado.

No decorrer desse percurso, no trecho com a bicicleta, irá passar por um imenso buraco que deve ser saltado pela rampa, se conseguir uma boa velocidade. Isso se chama um Stunt Jump, e, quando passar por um, verá uma câmera lenta durante o salto. Há 50 pontos de Stunt Jump espalhados por Los Santos, e precisará passar por todos para conseguir o seguinte troféu:

Show Off (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que realizar todos os 50 Stunt Jumps. Talvez tenha encontrado algum pelo caminho, no jogo. Caso contrário, seu primeiro será esse durante a disputa com a Mary Ann com o Franklin. Bem, vale a pena dedicar algum tempo para conseguir todos os outros 49 Stunt Jumps. Primeiramente, consiga um carro esportivo bem veloz, ou uma moto boa também. Depende de qual prefere dirigir. Aconselho que use o Franklin porque sua habilidade especial pode vir a calhar em alguns saltos. E aconselho também a salvar o jogo manualmente (através do Salvar Rápido no celular) antes de cada salto, pois assim, se der errado, basta dar Load Game. Quanto à localização de todos os 50 saltos e como eles devem ser realizados, aconselho a assistir o vídeo a seguir:


Se estiver em dúvida sobre qual veículo usar para os saltos, saiba que poderá matar dois coelhos com uma cajadada só. Abra a internet no celular e acesse a aba Travel and Transport. Entre no site Southern San Andreas Super Autos. Compre uma moto Pegassi Bati 801, por 10 mil dólares. Essa moto é rápida, fácil de manusear no ar (para cair sobre as duas rodas) e versátil, o que a torna perfeita para quase todos esses saltos. Além disso, comprando um veículo pela internet, ainda irá completar a Miscellaneous #11: Purchase a vehicle from a website. Ah, e ainda completará o Miscellaneous #12: Complete 25 Stunt Jumps.

Agora, vamos para o roubo! Vá até o H no mapa.

Mission 50: The Paleto Score

Esse será um roubo complicado. Assalto puro e simples no banco, com direito a fuga pela porta da frente com armaduras especiais e metralhadoras de combate.

Completando essa missão, irá liberar um troféu:

Small Town, Big Job (Bronze)
Este troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que completar a missão The Paleto Score.

Bem, nova missão liberada com o Michael! Vamos a ela:

Mission 51: Derailed

Agora, Trevor e Michael irão assaltar um trem... Em curso! Após derrubarem o trem de uma ponte, eles conseguem o conteúdo e fogem.

Nova missão disponível em seguida, vamos a ela.

Mission 52: Monkey Business

Bem, agora Michael, Trevor e Franklin estarão unidos com os federais para roubar uma poderosa neurotoxina dos laboratórios Humane, para que seja usado pela CIA para fazer um ataque terrorista dentro dos próprios Estados Unidos para incentivar o aumento de verbas federais a favor do contra-terrorismo... Bem, é uma longa história, apenas complete a missão!

Ao término da missão, estará controlando Trevor, e justamente com ele aparecerá a próxima missão. Antes disso, porém, aconselho a pararmos para mais algumas missões secundárias. A partir desse momento, Michael e Trevor poderão voltar a Los Santos normalmente, depois de fazerem as pazes com o Madrazo. Este é o momento perfeito para realizar uma série de missões secundárias que só podem ser realizadas com o Michael. Mude para ele e vamos a elas.

Abra a internet com o celular e acesse o site do Epsilon Program (digite Epsilon na busca do EyeFind). Clique em Evaluate Your Identity. Responda ao questionário do site da maneira que preferir (não faz diferença, o resultado é sempre o mesmo). Após algum tempo, aparecerá um sinal de interrogação em Raton Canyon. Dirija até lá para começar a Stranger and Freak Mission #40: Epsilon - Seeking the Truth. Não acontecerá absolutamente nada, Michael apenas acordará momentos depois seminu em Sandy Shores. Bem, receberá uma mensagem no celular pedindo para doar 500 dólares para o programa. Acesse o site indicado na mensagem e doe 500 dólares.

Agora, volte para casa e durma. Após algumas horas, aparecerá um sinal da Epsilon em Downtown Vinewood. Vá para lá para começar a Stranger and Freak Mission #41: Epsilon - Accepting the Truth. Será apenas uma cena. Depois disso, receberá outra mensagem, pedindo que doe desta vez 5 mil dólares. Acesse o site indicado e doe 5 mil dólares.

Então, volte para casa e durma novamente. Durma até passar bastante tempo, e aparecerá outro símbolo da Epsilon no mapa. Começará a Stranger and Freak Mission #42: Epsilon - Assuming the Truth. Terá de encontrar 5 veículos e entregá-los aos superiores da organização Epsilon. O mapa abaixo mostra a localização dos 5 carros que precisa encontrar:


Certifique-se que cada veículo esteja não muito danificado antes de levá-lo ao Epsilon. Não há tempo, então dirija devagar e com cautela.

Então, volte para casa e descanse. Depois de algumas horas, aparecerá um novo sinal. Vá ao local para começar a Stranger and Freak Mission #43: Epsilon - Chasing the Truth. Michael terá de usar um dispositivo maluco para encontrar algo. Quando apontar para a direção de um item alienígena, a tela do dispositivo fica azul. Essa é a primeira missão secundária da Epsilon que permite uma medalha de ouro. Para conseguir a Gold Medal #57, terá de encontrar o item sem usar o dispositivo maluco. Na verdade, não poderá pressionar L2. O que é desnecessário, pois, se mover a câmera do jogo adequadamente para cima, poderá ver a tela do dispositivo na mão de Michael sem precisar pressionar L2. Encontre os três itens sem pressionar L2 e conseguirá a medalha de ouro.

Receberá uma nova mensagem. Entre no site indicado e faça duas doações de 5 mil dólares, desta vez. Volte para casa e durma, até que um novo símbolo da Epsilon aparecerá no mapa. Vá para lá para começar a Stranger and Freak Mission #44: Epsilon - Bearing the Truth. Será apenas uma cena. Agora, Michael precisa comprar o traje dos epsilonistas. Acesse o site indicado e compre os trajes por 25 mil dólares. Vá para casa e durma. Após aproximadamente 24 horas, as roupas chegarão ao guarda-roupa da casa de Michael. Vista o traje dos epsilonistas. Bem, agora precisará ficar com essa roupa sem trocá-la por nenhuma outra, por 10 dias. Sendo assim, não troque de personagens, não faça missões, não faça atividades que trocam de roupa, como jogar golfe ou tênis. Na verdade, a melhor coisa a se fazer é apenas dormir. Dormir faz passar 6 horas. Isso quer dizer que precisará dormir 40 vezes para passar 10 dias.

Ao término desse tempo, finalmente receberá uma mensagem, e poderemos seguir com as missões secundárias. Vá ao local indicado para começar a Stranger and Freak Mission #45: Delivering the Truth. Michael precisa levar um avião com recursos até a pista de pouso em Sandy Shores. Para conseguir a Gold Medal #58, terá de passar por baixo de uma ponte no caminho, com o avião, e também terá de pousar o avião sem danos. Passar por baixo de pontes não é tão simples, precisa se acostumar com o controle do avião em baixíssima altitude. Há 3 pontes no caminho até Sandy Shores, e a primeira ponte fica logo no começo do percurso, e é a mais fácil de se conseguir voar por baixo. Depois, voe tranquilamente até a pista de pouso e pouse com cuidado para conseguir a medalha de ouro.

O que achou sobre voar abaixo de pontes? Bem, terá de fazer isso bem mais vezes, porque há um troféu relacionado a voar por baixo de todas as 50 pontes do jogo, e terá de fazer isso para a platina e para conseguir 100% do jogo. Vamos fazer isso agora! Atente-se para o troféu a seguir:

Close Shave (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que realizar os 50 Under the Bridge Challenges (passar por baixo de pontes) e os 17 Knife Flight Challenges (passar rente a prédios em 90º).

Para realizar os 50 Under the Bridge Challenges, terá de usar um helicóptero (de preferência, na verdade pode usar aviões, mas muitas pontes são pequenas e não poderá usar aviões, apenas helicópteros) para passar por baixo de todas as pontes do jogo. Poderá comprar um helicóptero pela internet, basta abrir a internet no celular, escolher Transport and Travel e acessar o site Elitas Travel. Qualquer helicóptero serve, mas quanto menor ele for, mais fácil de passar por baixo das pontes. Ou pode conseguir um helicóptero de graça no local indicado anteriormente. Para saber a localização de todas as 50 pontes do jogo, assista o vídeo a seguir:


Conseguirá a Miscellaneous #13: Complete 25 Under the Bridges.

Agora, para a segunda parte desse troféu, terá de usar um avião para realizar voos rasantes virado a 90 graus. Para isso, precisará de aeronaves, não vale mais helicópteros. Poderá comprar aeronaves e jatos particulares do mesmo site onde compra helicóptero, e eu recomendo os jatinhos menores e mais leves, eles são mais estáveis e fáceis de se passar entre os prédios. Ou pode roubar um caça aeronáutico do forte de Zancudo, uma das melhores aeronaves do jogo. Assista o vídeo abaixo para saber a localização de todos os prédios em que precisa passar no meio:


Conseguirá a Miscellaneous #14: Complete 8 Knife Flights. O troféu será liberado ao final.

Bem, a partir de agora deverá ter sido avisado sobre a nova missão secundária da Epsilon. Caso contrário, durma e logo aparecerá o sinal novamente no mapa. Vá ao local para começar a Stranger and Freak Mission #46: Exercising the Truth. Agora, Michael deve caminhar 5 milhas no deserto de Senora. 5 milhas equivalem a 8 quilômetros. E não pode sair do deserto, ou o contador de distância irá zerar. A área amarelada no mapa equivale ao deserto. Poderá caminhar, andar ou correr, tanto faz, o que importa é percorrer 5 milhas. No meio das areais do deserto, não é aconselhável ficar de bobeira, pois coiotes e leopardos aparecem e te matam com um golpe. Ande armado e atento, se for o caso. O melhor local para praticar a peregrinação é  aeroporto de Sandy Shores, pois lá os animais selvagens não entram, e poderá ir correndo em círculos pelas pistas de pouso abandonadas. Quanto mais rápido for, mais rápido irá completar as 5 milhas, mas se quiser pode amarrar um elástico no analógico esquerdo, de modo a mantê-lo pressionado, e deixar Michael andando em círculos a esmo. Levará uma hora assim, aproximadamente. Aparecerá na tela a distância percorrida, e, após 4 milhas, Cris irá ligar. Após 5 milhas, Cris ira ligar novamente, encerrando a peregrinação.

Imediatamente aparecerá na tela a localização da nova missão. Vá para lá para começar a última missão da Epsilon, a Stranger and Freak Mission #47: Unknowing the Truth. Michael terá de transportar todo o dinheiro da Epsilon a um helicóptero que vai levar tudo para um paraíso fiscal. Para conseguir a Gold Medal #59, terá de matar todos os membros da Epsilon e depois fugir com todo o dinheiro do culto secreto. Terá de se livrar também de um helicóptero, e ainda terá de fugir da polícia no processo, mas irá faturar mais de 2 milhões de dólares nesse processo. E isso irá encerrar as missões secundárias da Epsilon, conseguindo ainda o seguinte troféu:

Kifflom! (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que tiver completado a missão secundária Unknowing the Truth.

Já que demos uma pausa nas missões principais para conseguirmos alguns troféus e missões secundárias, vamos a mais uma missão secundária que pode ser realizada. Vamos conseguir o seguinte troféu:

A Mystery, Solved (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de encontrar 50 Letter Scraps, ou fragmentos de carta, espalhados pela cidade. Trata-se de mais um colecionável, e para vários deles precisará de um helicóptero, por isso é bom conseguir um. Em vez de dar direções ou mapas, assista o vídeo abaixo para ver a localização dos 50 fragmentos:


Após encontrar todos os 50 fragmentos de carta, a continuação só pode ser feita com Franklin. Todos os personagens podem pegar os fragmentos de carta, mas só Franklin irá montar a carta e identificar o assassino como Dreyfuss. Também completará a Miscellaneous #15: Collect all 50 Letter Scraps. Então, aparecerá um sinal de interrogação em Rockford Hills. Vá para lá para começar a Stranger and Freak Mission #48: Dreyfuss - A Starlet in Vinewood. Essa missão secundária é extremamente simples e rápida: Franklin conhecerá Dreyfuss, e então aparecerá a opção de matá-lo ou deixá-lo fugir. Para conseguir a Gold Medal #60, tudo o que precisa fazer é matá-lo. Como ele sempre corre para o carro dele, caso se antecipe e atire nos pneus do carro dele antes de encontrá-lo, ele acabará tendo de ir a pé o que torna a tarefa de matá-lo bem mais fácil.

Agora, vamos continuar com as missões principais. Controlando Trevor, vá para o T no mapa.

Mission 53: Hang Ten

Essa missão é realmente curta e incrivelmente simples. Trevor irá... Se desentender com o Floyd e a namorada dele, e então irá encontrar um novo local para morar junto com o Wade. Para conseguir a Gold Medal #61, só o que precisa fazer é completar essa missão em menos de 4 minutos. Certifique-se de pular todos os vídeos, e dirija rápido, e não deverá ter dificuldades.

Ao final dessa missão, Trevor terá adquirido automaticamente a Property #16: Vanilla Unicorn. Essa será a nova casa segura de Trevor, também. Aliás, a essa altura já deverá ter adquirido 5 propriedades com os personagens. Se não adquiriu ainda, compre as propriedades de sua preferência para chegar a cinco, e então completará ainda a Miscellaneous #16: Purchase any 5 properties.

Irá controlar Michael. Mude para o Trevor, pois terá aparecido uma missão secundária para ele realizar. Vá até o sinal de interrogação para começar a Stranger and Freak Mission #49: Josh - Extra Commission. Conhecerá um corretor de imóveis chamado Josh, que lhe pedirá para destruir as placas de vende-se de 15 imóveis de seu concorrente, Lenny. Ele assará um site com a localização das casas dele. Destrua as 15 placas para completar a missão. Use armas com silenciador para não chamar a atenção.

Após isso, Josh chamará Trevor novamente. Vá ao local indicado para começar a Stranger and Freak Mission #50: Josh - Closing the Deal. Ele quer que Trevor dê uma lição em Lenny agora. Para conseguir a Gold Medal #62, terá de parar o carro de Josh em menos de 40 segundos e bater em Lenny com uma arma branca (garrafa ou faca, ambas podem ser compradas na loja de armas).

Após essa missão, vamos voltar à missão principal. Vá até o T no mapa.

Mission 54: Surveying the Score

Trevor, Michael e Franklin vão até o local de seu próximo roubo para começarem a esquematizar como vão roubá-lo. Trevor vai de helicóptero.

Após essa missão, estará controlando Michael. Vá para a casa dele para a próxima missão.

Mission 55: Bury the Hatchet

Trevor desconfia que Michael está mentindo sobre o passado e sobre Brad. Ele viaja até o local em que Michael estava supostamente enterrado, para então descobrir que foi Brad quem morreu. E ele fica puto com isso. No final, Michael acaba preso por traficantes chineses inimigos de Trevor.

The Moment of Truth (Bronze)
Este troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que completar a missão Bury the Hatchet.

Receberá uma ligação de Lamar, então vá até o D no mapa para a próxima missão.

Mission 56: Pack Man

Trevor, Franklin e Lamar realizarão um serviço de transporte de carros exóticos.

Após essa missão, haverá novas missões secundárias para Trevor. Vá ao local indicado para começar a Stranger and Freak Mission #51: Josh - Surreal Estate. Josh agora quer que aconteça um acidente na sua antiga casa, para que ele possa faturar com o seguro. Para conseguir a Gold Medal #63, terá de fazer a trilha de gasolina corretamente, de acordo com o indicado no mapa, e fugir antes que a polícia chegue. Bem simples e fácil.

Agora, vá para o F no mapa para começar a próxima missão.

Mission 57: Fresh Meat

Franklin quer saber o paradeiro de Michael, e Trevor não quer ajudar. Lester dá uma força, e Franklin consegue resgatar Michael a tempo.

Agora, estará controlando Michael, e terá duas missões à sua disposição. Vá primeiro para o S no mapa.

Mission 58: The Ballad of Rocco

Solomon irá chamar Michael para seu escritório, mas, chegando lá, ele estará apanhando de uns valentões. Hora da vingança! Para conseguir a Gold Medal #64, terá de completar a missão em menos de 3 minutos. Isso irá depender de sua habilidades: terá de correr até o carro que está fugindo e atirar nos pneus do carro, então matar todo mundo e sair correndo. Parece complicado a princípio, mas deverá conseguir após algumas tentativas. Quando Solomon ligar, desligue o telefone para encerrar a missão na hora.

Agora, vá para o L no mapa.

Mission 59: Cleaning Out the Bureau

Michael e Lester vão seguir um dos zeladores que trabalham na sede da FIB que eles pretendem roubar. Eles seguem o cara até em casa, e conseguem seu uniforme e crachá de acesso.

Agora, vá até o M no mapa.

Mission 60: Reuniting the Family

Michael recebe uma visita surpresa de seu filho Jimmy, e resolve trazer sua família de volta para casa. Para conseguir a Gold Medal #65, só o que precisa fazer é completar a missão em menos de 10 minutos e 30 segundos. Como é só dirigir para cá e para lá o tempo todo, basta ir pulando os videos e dirigir bem rápido que deverá bater esse tempo sem problemas.

Após essa missão, irá controlar Trevor, e ele deverá ter duas missões secundárias para realizar. As duas últimas do jogo! Vá até o J indicado no mapa para começar a Stranger and Freak Mission #52: Josh - Breach of Contract. Josh resolveu nos dedurar para a polícia, apenas dos nossos serviços prestados. Para conseguir a Gold Medal #66, terá de matar Josh antes de fugir e ainda usar a viatura policial na fuga. Isso irá complicar a sua fuga, pois terá de fugir com perseguição de polícia de três estrelas. Mas basta ir pelos caminhos certos que conseguirá fugir tranquilamente.

Depois, vá para o outro sinal de interrogação para começar a Stranger and Freak Mission #53: Mary Ann - Exercising Demons (Trevor). Mary-Ann, a atleta revoltada, está de volta,  desta vez para atormentar Trevor. Para conseguir a Gold Medal #67, terá de vencer a corrida em menos de 1 minuto e 42 segundos, e sem derrubar a Mary-Ann da bicicleta. Não é difícil, se pegar o jeito da pista.

Agora, mude para o Franklin, pois ele já está pronto para a sua missão!

Mission 61: Architect's Plans

Franklin precisa roubar a maleta de um arquiteto. Ele pode segui-lo a um local seguro, ou... Pode ser mais direto que isso. Roube o carro do arquiteto logo depois que ele sair, e use-o para atropelar o próprio arquiteto. Então, pegue a maleta dele, volte pro carro e saia correndo da construção, antes que a polícia chegue. Para conseguir a Gold Medal #68, terá de sair do local da construção em menos de 45 segundos! Se fez como eu informei e o atropelou com o carro dele, terá tempo de sobra para a fuga, garantindo uma medalha de ouro bem fácil!

Ao fim dessa missão, Michael terá de escolher como ele quer que a missão de golpe seja realizada. Aconselho a escolher o modo Fire Crew, pois nos permitirá uma missão extra a mais.

Agora, enquanto controlar Michael, poderá receber uma ligação da sua filha, Tracey. Ela irá pedir ajuda para o pai. Aceite a ajuda dela, pois assim começará uma nova missão:

Mission 62: Doting Dad

Tracey está sendo perseguida por um maníaco. Após encontrá-lo, ela pedirá que converse com ele, mas pode ir lá e matá-lo. Completando essa missão, irá receber a Gold Medal #69. Isso mesmo, não precisa realizar nenhum objetivo secundário, apenas completando a missão irá liberar uma medalha de ouro!

Bem, agora vamos para a missão de preparação para o golpe:

Mission 63: Fire Truck

Precisamos de um carro dos bombeiros. Para conseguir a Gold Medal #70, terá de chamar o carro dos bombeiros ligando para a emergência (911) do seu celular, e então entregando o caminhão dos bombeiros com nenhum dano para o local marcado. Não e difícil se souber como fazer.

E, se fez tudo certo, nesse momento deverá liberar um troféu:

Solid Gold Baby! (Ouro)
Esse é o primeiro troféu de ouro que irá liberar no game . Esse troféu de ouro será liberado quando tiver adquirido um total de 70 medalhas de ouro no decorrer do game. Medalhas de ouro podem ser adquiridas em missões principais e em missões secundárias, mais especificamente as Stranger Tasks and Freaks. Há 45 Stranger Tasks and Freaks que valem medalha de ouro no game, e eu recomendo que consiga medalhas de ouro em todas elas, porque elas são sempre curtas e fáceis, com poucos objetivos secundários. Conseguindo medalhas de ouro em todas elas, restará apenas 25 missões principais para conseguir medalhas de ouro, e, como há mais de 60 missões principais ao todo no jogo, não será difícil encontrar 25 delas em que consiga uma medalha de ouro. Algumas delas rendem medalha de ouro automaticamente, sem que precise fazer nada, e outras possuem apenas um ou dois objetivos secundários. Elas foram indicadas no decorrer do guia, mas fique à vontade para tentar quaisquer missões que quiser. Eu indiquei as missões principais que são mais fáceis de se conseguir medalhas de ouro, e como conseguir as medalhas de ouro nas missões secundárias, que em sua maioria são bem fáceis. Não é uma lista obrigatória, se achou alguma missão informada aqui muito difícil, pode tentar outras à vontade. Evite missões longas, complexas ou que tenham objetivos secundários complicados, como Accuracy. Se veio seguindo meu guia até aqui, então já deverá ter adquirido essa quantia de medalhas de ouro no decorrer do jogo até aqui. Assim que conseguir 70 medalhas de ouro, esse troféu de ouro será liberado.

Vamos em frente com o game. Tem mais uma missão de preparação:

Extra Mission: Getaway Vehicle (The Bureau Raid)

Precisamos esconder o nosso veículo de fuga. Assim como da última vez, pegue um veículo bom e rápido de 4 portas e estacione-o em algum beco ou local seguro dentro da cidade. Pronto!

Bem, chegou a hora da ação! Vamos à missão de roubo! Vá até o H no mapa.

Mission 64: The Bureau Raid

Michael, Franklin e outros dois membros armaram um plano de mestre. Michael entra como faxineiro e planta as bombas. Após detonarem, eles invadem como bombeiros e aproveitam a confusão para roubarem o HD necessário para apagar os traços de corrupção. Plano perfeito! Ao final, liberará um troféu:

The Government Gimps (Bronze)
Este troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que completar a missão The Bureau Raid.

Agora, haverá duas missões disponíveis com Michael, uma do Dave e uma de Solomon. Recomendo a começar indo para o S no mapa.

Mission 65: Legal Trouble

Devin se meteu com a carreira cinematográfica de Michael, e vai pagar bem caro por isso.

Agora, vá até o B no mapa.

Mission 65: The Wrap Up

Michael irá se desentender com os amigos dele da FIB, e acabará no meio de um fogo cruzado entre duas agencias governamentais e mais o exército privado da Merryweather. Trevor aparece para ajudar, pelo menos. Eles acabam fazendo as pazes e se preparam para o próximo golpe!

Agora, passe a controlar Michael, e dirija até o F no mapa para a próxima missão.

Mission 67: Lamar Down

Tanisha aparece na casa do Franklin para avisar que Lamar está em apuros. Stretch o entregou novamente aos Ballas, e cabe ao Franklin mobilizar Michael e Trevor para uma operação de resgate.

Agora, controle Michael e vá até o M no mapa para a próxima missão.

Mission 68: Meltdown

Michael compra um smoking par a estreia do filme que ele ajudou a produzir. Mas as coisas não vão nada bem quando seu inimigo Devin aparece e informa que a família de Michael está correndo perigo. Michael deve voltar e salvar a sua família.

Agora, chegou a hora de fazer os preparativos para o maior roubo da história. Vá até o H no mapa e poderá escolher o modo de efetuar o roubo. Pessoalmente, aconselho o Subtle, mas fique à vontade para escolher o Obvious se quiser, pois não irá interferir na platina. Caso escolha o modo Subtle, a seguir terá de realizar a seguinte missão:

Mission 69: Stingers

Teremos de roubar um furgão da polícia, necessário para o assalto.

A seguir, receberá um e-mail com as instruções para nosso próximo objetivo. Além disso, a qualquer momento, controlando Michael, deverá receber uma ligação de Jimmy, pedindo ajuda. Aceite-a para começar a seguinte missão:

Mission 70: Parenting 101

Jimmy andou perturbando online uma celebridade da internet, até que um dia ele realmente se revoltou e sequestrou Jimmy para dar-lhe uma lição. Michael deve irá lá e resgatá-lo, e, só por fazer isso, irá receber uma medalha de ouro. Perfeito se estiver tendo problemas com alguma medalha de ouro anterior.

Agora leia o e-mail que recebeu de Lester. Ele indica três endereços, os quais indicam a localização de três veículos Gauntlet. Cada um deles inicia uma missão:

Mission 71: Gauntlet (Pillbox Hill)

Basta roubar o veículo no topo do estacionamento de Pillbox Hill. Se quiser mais uma medalha de ouro, talvez para compensar alguma que tenha deixado para trás, basta roubar o veículo indicado, levá-lo à oficina, gastar no mínimo 17 mil dólares em modificações (compre turbo, blindagem e rodas blindadas, isso irá ajudar muito na parte da fuga na missão do roubo!) e depois deixar o veículo intacto no depósito. É realmente bem simples e fácil.

Mission 72: Gauntlet (Rockford Hills)

O segundo Gauntlet fica defronte a joalheria Caca em Rockford Hills. Faça o mesmo que fez da última vez e poderá conseguir mais uma medalha de ouro.

Mission 73: Gauntlet (Mission Row)

O terceiro e último Gauntlet fica na frente de um hotel em Mission Row. Poderá conseguir outra medalha de ouro bem fácil aqui.

Bem, agora dirija até o H no mapa e vamos para o maior roubo da história!

Mission 74: The Big Score

Michael, Trevor, Franklin e outros membros da equipe roubarão 4 toneladas de ouro diretamente do Union Depository no maior e mais bem-sucedido assalto da história dos Estados Unidos da América!

The Big One! (Bronze)
Este troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que completar a missão The Big Score.

Após a missão The Big Score, agora só nos resta a ultima missão do jogo. Estará controlando Franklin, e aparecerá um sinal para voltar para casa. Dirija até em casa, o F no mapa, e então Franklin encontrará Devin mais uma vez. E então, ele terá acesso a três escolhas: matar o Michael, matar o Trevor ou... Resolver as coisas à sua maneira. E agora cabe uma observação: essa escolha irá influenciar não só o final, mas também a platina. Isso porque matar um dos dois personagens irá tornar impossível um troféu futuro, assim como tornará inviável alguns troféus que talvez não tenha realizado ainda, e que ainda poderia realizar. Sendo assim, aconselho firmemente e escolher a terceira opção, a opção C, pois ela é a única que não atrapalha nenhum troféu. Não se esqueça disso, pois, caso contrário, terá de recomeçar a última missão!

Escolhendo resolver as coisas à sua maneira, dirija até o L para começar a próxima missão, que é a última do jogo:

Mission 75: The Third Way

Todas as pontas soltas precisam ser amarradas... Ou cortadas! Devin Weston, Steve Haines, Wei Cheng e até mesmo o Stretch estão na mira de Michael, Trevor e Franklin. Termine essa missão para fechar o jogo e liberar o seguinte troféu:

To Live or Die in Los Santos (Prata)
Este troféu de prata é o último obrigatório do jogo. Ele será liberado assim que completar a última missão principal do game. Se seguiu as minhas orientações acima, então terá escolhido a opção C, e fará a missão The Third Way. Assim que fechar o game, esse troféu de prata será liberado.

De quebra, se veio seguindo o guia adequadamente, deverá liberar ainda outro troféu:

Career Criminal (Ouro)
Para liberar este troféu de ouro, terá de conseguir 100% de jogo. Para fazer 100% em GTA V, terá de completar diversos requisitos que, se veio seguindo o guia até aqui, já devem ter sido completados. Vamos a eles:
  • Completar todas as missões principais.
  • Completar as 20 principais Stranger and Freaks Missions (são 20 específicas, todas já indicadas no guia. São todas as missões secundárias da Tonya, do Hao, do Beverly, do Dom, do Omega e do Dreyfuss, mais as versões de Franklin das missões secundárias do Barry e da Mary Ann).
  • Realizar 14 Random Events (envolve ajudar pessoas aleatórias no jogo, roubar carros fortes e afins. Eles sempre aparecem indicados no mapa como um círculo azul. Elas aparecem infinitamente e para todos os personagens).
  • Completar 11 Hobbies (todos indicados no guia: a) Consiga uma dança privada em algum Strip Club; b) Consiga medalha de bronze nas 5 Street Races; c) Consiga medalha de bronze nas 6 Off-Road Races; d) Consiga medalha de bronze nas 4 Sea Races; e) Vença uma partida de tênis; f) Vença uma partida de dardos; g) Jogue os 9 buracos do golfe e termine a partida como Even ou Under Par; h) Pule em todos os 13 pontos de paraquedismo do jogo; i) Consiga medalha de bronze em todas as 12 aulas de voo da Flight School; j) Consiga medalha de bronze nas 3 Triathlon Races; k) Consiga medalha de bronze nos 3 desafios de tiro em Shooting Range, para as 6 armas: Hand Guns, Submachine Guns, Assault Rifles, Shotguns, Light Machine Guns e Heavy Machine Guns.
  • Completar 16 Miscellaneous (todos indicados no guia: a) Coletar as 50 Spaceship Parts (já deve ter coletado para o troféu From Beyond the Stars); b) Coletar as 50 Letter Scraps (já deve ter coletado para o troféu A Mystery, Solved); c) Conseguir 25 Under the Bridges; d) Conseguir 25 Stunt Jumps; e) Conseguir 8 Knife Fights; f) Comprar quaisquer 5 propriedades à venda no jogo; g) Comprar um veículo pela internet; h) Sair e brincar de "pegar" com o Chop; i) Consiga um Booty Call; j) Saia com uma prostituta; k) Vá ao cinema; l) Roube uma loja; m) Convide um amigo para 4 atividades: ir ao cinema, jogar dardos, ir ao bar beber e ir a um Strip Club.
Após realizar todos esses pré-requisitos, conseguirá 100% do jogo, e esse troféu de ouro será liberado. Se veio seguindo o guia, todos devem ter sido realizados, faltando apenas as missões principais. Então, será liberado quando fechar o jogo. Caso contrário, faltou alguma coisa, mas é fácil descobrir o que falta, basta entrar na opção de estatísticas quando pressionar START e ver o progresso geral.

Bem, agora o jogo está fechado e todos os personagens estarão consideravelmente ricos agora. Mas não acabou ainda! Após fechar o jogo, ainda há basante o que fazer em direção à platina. Ainda poderá continuar jogando o game, fazendo coisas que tenha deixado para trás, e ainda há mais troféus que devemos liberar ainda na porção Single Player do game. Vamos a eles:

A Lot of Cheddar (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de gastar 200 milhões de dólares somados entre os três personagens. Bem, já deverá ter gastado uma boa grana com os três personagens, principalmente comprando propriedades, mas ainda não deverá ter chegado a 200 milhões de dólares! Bem, com a fortuna que cada um acumulou após o último roubo, tudo fica mais fácil. Compre todas as propriedades que não comprou ainda. Toda a grana investida em carros, armas e afins contará para esse total. Não chegou a essa quantia ainda? Sem problemas! Poderá gastar o resto no mercado de ações. Invista todo o seu dinheiro nas ações de uma empresa qualquer do site da LCN ou do Bawsaq. Depois, venda todas as ações que comprou e compre tudo de novo. Não terá nenhum lucro, mas o jogo processará cada compra como "gasto". Sendo assim, quando chegar a 200 milhões de dólares gastos, esse troféu será liberado.

Bem, agora só deve restar um último troféu offline. Vamos a ele:

San Andreas Sightseer (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que tiver liberado todo o mapa do jogo. Isso quer dizer que deverá tirar todo o efeito de nuvens que demarca as áreas ainda não exploradas do game. O mapa do jogo é bem grande, mas a maioria esmagadora do local deverá ter sido explorada até aqui. Nesse momento, deverá já ter percorrido todas as ruas e estradas principais, e boa parte do terreno selvagem e deserto. Até mesmo o oceano deve ter sido bem explorado, pois teve de percorrer boa parte dele atrás de colecionáveis submersos. Deverá restar apenas algumas áreas montanhosas de difícil acesso. Abra o mapa e veja as partes ainda inexploradas. Para explorá-las mais rapidamente, pegue um avião e sobrevoe essas áreas inexploradas. Não precisa ser tão minucioso assim, quando aproximadamente 95% do mapa tiver sido concluído, esse troféu de prata será liberado.

Agora sim, terá realizado tudo o que é necessário para conseguir todos os troféus do modo Single Player. A partir de agora, não precisaremos mais jogar aqui, e teremos de ir para o lado multiplayer online do game. E entrar no modo online é bem simples. Pressione START, vá para a aba GTA Online e entre em Play GTA Online.

Online

A primeira coisa a se fazer é montar a aparência e detalhes do seu personagem, a forma como quiser. Nada disso influencia muito nos troféus, então fique à vontade.

É possível jogar o modo online no modo aberto para todos os públicos, ou apenas com seus amigos, ou no modo solo, em que joga as missões online solitariamente. Aconselho a começar no modo solo pelo menos até habilitar algumas coisas novas, pois isso irá impedir que outros jogadores fiquem lhe matando a esmo enquanto faz missões e afins.

Então, verá algumas animações que apresentam as possibilidades do modo online de GTA. Assim que as animações terminarem, conseguirá um troféu:

Off the Plane (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que as introduções ao modo online terminarem.

Bem, agora estará por conta própria, mas um marcador indicará seu próximo objetivo. Irá cumprir uma missão de transporte de drogas. Após isso, ficará disponível a compra de roupas e acessórios. Então, Lamar irá ligar para uma missão de tutorial sobre como roubar estabelecimentos. Após essa missão, poderá roubar os estabelecimentos da cidade. E isso nos leva a um troféu:

Stick Up Kid (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de roubar todas as 20 lojas. A localização das lojas que pode roubar aparece no mapa, só ir a cada uma delas e roubar, da mesma forma que fez no tutorial. Aconselho a fazer isso agora, pois não é difícil, e poderá usar o dinheiro para se armar melhor. Após cada roubo, fuja da polícia, e, se quiser ficar seguro, guarde o dinheiro no banco em algum caixa eletrônico. Vale mencionar que fazer isso no modo solo é melhor porque não haverá outros jogadores para lhe atrapalhar. Poderá assaltar diversas lojas em sequência, o que importa é assaltar todas. Se quiser se livrar da polícia rapidamente, após assaltar uma loja, volte ao modo offline. Então, quando voltar ao modo online, não estará mais sendo perseguido pela polícia. Bem, de qualquer forma, roube todas as 20 lojas do jogo para conseguir esse troféu.

Então, Simeon irá ligar para convidá-lo a customizar um carro. Roube um carro que considere bom (não vale ser um carro esportivo exótico) e leve-o à oficina. Instale um Tracker e Insurance para transformar esse carro no seu carro pessoal. Nesse momento, aparecerão 45 atividades diferente E isso nos permitirá um troféu:

The Midnight Club (Bronze)
Para liberar esse troféu, precisará vencer 5 corridas com um veículo personalizado. Veículos pessoais são personalizados, de modo que poderá usá-los já a partir de agora, mas qualquer veículo personalizado serve. Então, chegando a uma corrida, certifique-se que a opção Custom Vehicles esteja On, e então selecione o seu veículo. Terá de lembrar a marca dele, o jogo não identifica automaticamente seus veículos. Basta ganhar 5 corridas com esse veículo e conseguirá esse troféu. Se estiver tendo problemas, sempre poderá convidar um amigo para uma corrida privada particular só com os dois e ele deixá-lo vencer 5 vezes.

Também poderá conseguir o seguinte troféu:

Backseat Driver (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de vencer uma corrida como co-piloto no modo de corrida Rally. Vá para um dos pontos de corrida, e na parte de escolher como quer a corrida, escolha o modo Rally. Nesse modo, o motorista não sabe a direção certa, e cabe ao co-piloto dizer onde ele tem que virar. Você precisa ser co-piloto, e precisa vencer a corrida para liberar esse troféu. Não é tão complicado, mas precisará de 4 jogadores na sala para conseguir começar a partida.

Bem, só fazendo isso, logo logo irá chegar ao rank 5. A partir do rank 5, poderá comprar imóveis e estabelecimentos. E isso será necessário para o troféu a seguir:

American Dream (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de ter um apartamento, uma garagem e um veículo próprio. O veículo próprio será adquirido automaticamente no término de uma missão tutorial no começo do jogo. Agora, abra a internet em seu celular e entre na aba Money and Services. Entre no site Dynasty 8. Aqui, encontrará diversos apartamentos à venda. O mais barato deles que poderá comprar é o 0112 S Rockford Dr, Ap. 13, que já vem com garagem. Ele custa 80.000 dólares, se já tiver essa grana, compre o apartamento e esse troféu será liberado. Caso contrário, espere até ter o dinheiro.

Agora, continue jogando e evoluindo até chegar ao rank 6, onde ficará disponível atividades diversas de esportes. E isso nos permitirá um troféu:

Enjoy Your Stay (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de fazer todas as atividades do modo online. Bem, nem todas, na verdade, mas a maioria delas. Precisará: a) Comprar roupas (já feito no tutorial); b) Roubar uma loja (já feito no tutorial); c) Mudar o corte de cabelo; d) Fazer uma tatuagem (faça no peito para garantir); e) Jogue uma partida de golfe; f) Jogue uma partida de tênis; g) Jogue uma partida de dardos; h) Jogue um desafio na estande de tiro; i) Jogue uma disputa de queda de braço; j) Faça uma dança particular no Strip Club. Quase todas essas atividades podem ser realizadas no modo solo, com exceção do jogo de tênis, dardos e queda de braço. Para essas, precisará convidar um amigo para lhe ajudar, ou mesmo convidar as pessoas e torcer para alguém aceitar o convite. Não precisa vencer, apenas disputar uma vez cada atividade. As atividades de esportes são disponibilizadas a partir do rank 6, por isso precisa esperar até chegar a esse rank pelo menos para conseguir liberar esse troféu.

Agora, continue evoluindo até chegar ao rank 10. A partir dese rank, Lester irá chamá-lo para comparecer a um local. Ele então irá ensiná-lo a colocar preço na cabeça de outros jogadores online na mesma sessão. E eles também poderão colocar preço na sua cabeça. Isso nos leva a um troféu:

Run Like the Wind (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de sobreviver 24 horas de jogo (o que equivale a aproximadamente 48 minutos) com um preço sobre a sua cabeça. Alguém terá de colocar o preço na sua cabeça, não dá para colocar preço na própria cabeça. Então, terá de convidar um amigo ou alguém para que ele coloque recompensa em sua cabeça. De preferência, em uma sala privada, onde haja apenas os dois, de forma que não haverá mais ninguém para tentar reaver a recompensa. Então, agora é só esperar pacientemente até que se passe 48 minutos de jogo. Vale lembrar que não poderá fazer atividades, porque o tempo não conta nelas, e também não poderá ficar escondido em casa, pois o tempo também não conta lá. Terá que ficar na rua, zanzando. Ah, e não fique parado por mais de 15 minutos, ou o jogo irá expulsar você da sessão.

Continue evoluindo. Chegando ao rank 15, passará a estar disponível as missões Survival. São missões onde terá de sobreviver a ondas e mais ondas de inimigos. Isso nos permite o seguinte troféu:

Unnatural Selection (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de sobreviver todas as 10 ondas do modo Survival. Vá à loja de armas e se prepare. Chame amigos, ou vá sozinho, não faz diferença. A ideia é sobreviver a dez ondas de inimigos constantes que virão em sequência. Prepare-se para vários carros, helicópteros e afins. Sobreviver 10 rodadas é difícil, mas, com amigos para ajudar no fogo cruzado, se torna mais fácil. É possível conseguir sozinho, ainda. Uma dica útil é, quando restar apenas um ou dois inimigos na tela, percorrer o mapa atrás de munição e itens, talvez coletes. Assim, estará pronto para terminar a onda e já começará a próxima onda pronto para a ação, e assim consecutivamente. Quando sobreviver 10 ondas, esse troféu será liberado.

Continue evoluindo. Chegando ao rank 18, disponibilizará a última das modalidades de disputa do jogo, Gang Attack. E isso nos permitirá um troféu:

Clean Sweep (Bronze)
Esse troféu será liberado quando conseguir completar uma disputa de Gang Attack sem morrer e matando pelo menos 10 inimigos. Esses Gang Attacks acontecem randomicamente pelos mapas do jogo. Esteja preparado antes de começar um Gang Attack. Chegando ao local, proteja-se e tenha paciência, matando os inimigos quando tiver a oportunidade. Não há tempo, e os inimigos são perigosos. Mas se for cauteloso, conseguirá matar 10 deles sem morrer, e, quando completar o Gang Attack, irá liberar esse troféu. Se chamar amigos para ajudar, certifique-se que eles não matem muitas pessoas ou ficará sem o total suficiente para chegar a 10 mortes.

Também poderá conseguir outro troféu agora:

Numero Uno (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de ficar em primeiro em pelo menos uma disputa em cada uma das modalidades esportivas do jogo. As modalidades esportivas são: a) Deathmatch; b) Team Deathmatch; c) Air Race; d) Land Race - Standard; e) Land Race - GTA; f) Land Race - Rally; g) Sea Race; h) Arm Wrestling; i) Darts (no mínimo uma rodada); j) Golf (no mínimo um buraco); k) Tennis (no mínimo um set); l) Shooting Range; m) Parachuting; n) Gang Attack; o) Survival Mode (sobreviva 10 ondas). Se tiver um amigo, poderá convidá-lo a uma sessão privada e pedir que ele o deixe vencer cada modalidade. Várias delas já deverá ter vencido para outros troféus, então é só ir atrás do resto.

Continue evoluindo. Chegando ao rank 20, poderá ligar para o Merryweather para pedir ajuda e conseguirá suporte aéreo de helicóptero, ao custo de 5 mil dólares. Isso nos permite um troféu:

Dialling Digits (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que tiver usado o suporte aéreo da Merryweather pela primeira vez.

Continue evoluindo. Chegando ao rank 25, liberará um troféu:

Three-Bit Gangster (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que chegar ao rank 25.

Siga em frente, fazendo missões, golpes, ou o que mais gostar ou preferir fazer. Chegando ao rank 50, liberará outro troféu:

Making Moves (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que chegar ao rank 50.

A partir desse rank, poderá ligar para Lamar e mandar um ladrão roubar algum personagem online. E isso nos leva a mais um troféu:

Full Refund (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de matar um ladrão que veio atrás de você. Peça para um amigo acima do rank 50 mandar um ladrão atrás de você. Você não precisa ter rank 50 para isso, mas precisa ter dinheiro na sua carteira. Ele virá e o nocauteará. Persiga-o e mate-o, e irá liberar esse troféu.

Agora, é só continuar jogando e jogando. Não tem segredo! Tudo no game rende experiência, e precisará chegar ao rank 100 para conseguir o último troféu online. Faça muitos e muitos trabalhos, aqueles que preferir. Nesse meio tempo, poderá tentar conseguir os dois troféus a seguir:

Crew Cut (Bronze)
Esse troféu será liberado quando tiver realizado um serviço online junto de alguém que pertença ao mesmo Crew que você. Poderá entrar em um Crew no site da Rockstar Social Club. Acesse, faça parte de um Crew, e então combine de fazer algum serviço com ele e esse troféu será liberado.

Decorated (Prata)
Esse troféu de prata será liberado quando tiver conseguido 30 prêmios de platina. Isso será realmente uma coisa demorada e chata de se conseguir, mas virá naturalmente conforme joga o modo online. Há vários desafios no jogo, e, completando-os, ganhará medalhas, que vão de bronze a prata, ouro e então platina. Há um total de 85 medalhas que pode ganhar no jogo, mas precisará de apenas 30 para conseguir esse troféu. Aconselho a focar-se nessas medalhas de platina enquanto segue sua trajetória até o rank 100.

A essa altura, já deverá ter 6 prêmios de platina: o Armed Robber, por ter roubado as 20 lojas do jogo, o In a Class of Your Own, por ter vencido uma corrida com um veículo customizado, o Every Race, por ter vencido uma corrida nos modos Standard, GTA e Rally, o Survivor, por ter sobrevivido 10 ondas no modo de jogo Survival, e o All Rounder, por ter vencido cada modo de jogo pelo menos uma vez. Também já deverá ter o Smoke 'Em Out, por ter sido o maior pontuador em um Gang Attack. Faltam 24, e agora cabe a você definir onde irá conseguir esses 24 prêmios de platina.

Envolvendo apenas dinheiro, poderá conseguir os prêmios Snapper Dresser (compre 25 roupas diferentes nas lojas), Hairy Encounters (troque de corte de cabelo 25 vezes), Lapping It Up (pague 25 danças privadas nas boates) e Suped Up (realize um modificação de todos os tipos em um só veículo) bem facilmente. Basta ter economizado bastante grana.

Quanto ao restante, é muito fácil conseguir outros prêmios se tiver um amigo que tope lhe ajudar. Corridas, por exemplo, rendem bastantes prêmios. Vença 50 GTA Races para conseguir os prêmios de platina Cruisin' for a Bruisin', Veteran Racer e The Champion (escolha a pista Criminal Records com apenas uma volta, e será bem rápido acumular essas vitórias). Deverá conseguir de lambuja o prêmio Dust Maker por obter a volta mais rápida 25 vezes (basta vencer 25 corridas de uma volta). Ainda no modo GTA Race, destrua o carro de um oponente três vezes e depois vença a corrida para conseguir o prêmio Road Rage. Dá para conseguir ainda o prêmio Penetrate from Behind, por largar em último e chegar em primeiro em 20 corridas. Depois, vença 25 Impromptu Races para conseguir Impromptu Champion, 25 Sea Races para conseguir Making Waves, 25 Air Races para conseguir o The Aviator, 20 Rally Races como motorista para conseguir o Follow to a Tee e 20 Rally Races como co-piloto para conseguir The Dictator.  Com alguma sorte, ainda poderá conseguir o prêmio The Record Holder, conseguindo o recorde mundial em alguma corrida.

O modo Deathmatch permite também vários prêmios. Vencendo 25 Deathmatchs, conseguirá os prêmios War Pig e The Slayer. Poderá obter os prêmios Streaker, por conseguir 50 killstreaks, Killstreaker, por conseguir um killstreak de 10 mortes, 3 for 1, por matar alguém 3 vezes antes de ele te matar 50 vezes, e o The Equalizer, por ter matado um oponente que o tenha matado 3 vezes um total de 25 vezes. Nesse meio tempo, deverá conseguir de lambuja o prêmio Death Toll por conseguir matar 500 inimigos no modo Deathmatch. Já se preferir jogar Team Deathmatch, poderá conseguir os prêmios Death Brigade, por vencer 25 Team Deathmatches, e Team Carrier, por ser o que mais matou em 25 Team Deathmatches. Nesse modo, ainda é mais fácil conseguir o Stolen Kills, por ter matado 25 inimigos que já foram machucados por outro jogador.

Praticar esportes também rende prêmios, se assim preferir. Vencendo 25 partidas de Tennis, conseguirá o Stroke Master. Durante essas partidas, poderá conseguir os prêmios Out of Five, por vencer uma partida de 5 sets, Straight Sets, por vencer uma partida com sets seguidos, e Ace, por conseguir 20 Aces. Vencendo 25 partidas de Golf, conseguirá o The Swing King. Durante essas partidas, poderá conseguir os prêmios Birdies, por conseguir 25 Birdies, e Hole in One, por conseguir um Hole in One (acertar o buraco na primeira tacada). Vencendo 25 partidas de Darts, conseguirá o Throwback King. Durante essas partidas, poderá conseguir o Checking Out, por vencer uma partida de Darts com 6 arremessos (basta acertar 2 triplos de 20, 1 dobro de 20, 1 triplo de 20, um triplo de 19 e um dobro de 12). Vencendo 25 partidas de Arm Wrestling, conseguirá o Over the Top.

Agora, se cometer crimes e fugir da polícia é mais a sua praia, tem prêmios para isso também! Conseguirá o prêmio Vehicle Thief por roubar 500 veículos, Sky High por explodir 500 veículos, The Exporter por vender 25 veículos para a garagem de exportação, Full Metal Jacket por roubar 25 carros fortes, When Pigs Can Fly por derrubar 25 helicópteros da polícia, Death By Drive-By por matar 100 pessoas enquanto estiver de carona no carro de um amigo, The Bounty Hunter por matar 25 Bounties, The Fugitive por passar 60 minutos perseguido pela polícia e The Police Mocker por fugir de nível de procurado 5 estrelas 25 vezes.

Caso isso ainda não seja suficiente, há muitos outros prêmios que poderá adquirir, mas que envolvem bem mais tempo e esforço. Ganhará o prêmio No Claims Bonus por dirigir por 30 minutos sem parar sem bater (essa é fácil, vá para um local tranquilo e fique dirigindo em voltas), The Passenger por ficar de carona no carro por 4 horas acumuladas, Mile High Club por passar 4 horas no helicóptero (poderá conseguir os dois prêmios juntos se ficar de carona no helicóptero por 4 horas), The Hustler por ganhar 50 mil dólares com apostas em vencedores de corridas, Clear Out por vencer 5 Gang Attacks em uma só sessão, em um só dia de jogo, Bloodiest of the Bunch, por ser o maior matador em um Survival com 4 pessoas, Airborne, por fazer 25 pulos de mais de 300 pés de distância (bem fácil, jogue a pista Downtown Underground com um carro bem rápido e passará por um pulo dessa distância se for rápido. Repita mais 24 vezes), Flippin' Hell, por virar seu veículo 10 vezes enquanto está no ar, Spinderella, por girar quatro voltas completas no ar com seu veículo 5 vezes, e Unirider, por fazer uma empinada com a moto por 2000 pés (também é fácil. Escolha a pista Taking Off e use a moto Bati 801RR. Pegue velocidade e empine até o outro lado da pista).

Já deve ter alcançado a quantidade de 30 prêmios de platina a essa altura, mas se realmente estiver encontrando dificuldades, chame um amigo para o deathmatch. Há prêmios específicos para o número de vezes que matou inimigos com uma determinada arma, mas só conta inimigos online, os NPCs não valem. São prêmios demorados, mas é certeza! Ganhará o prêmio Pistol Whipped por 500 mortes com pistola, SMG Head por 500 mortes com SMG, Shotgun Blues por 500 mortes com espingarda, Looking Down the Barrel por 500 mortes com rifles de assalto, Scoping Out por 500 mortes com rifle de atirador, Rapid Fire por 500 mortes com metralhadora, Ended in a Sticky Situation por 50 mortes com Sticky Bomb, Grenade Fiend por 50 mortes com granadas, The Rocket Man por 100 mortes com RPG, The Melee Murderer por 50 mortes com armas brancas e The Car Bomber por 50 mortes por bombas em veículos. Vale mencionar ainda os prêmios Head Banger por matar 500 pessoas com tiros na cabeça e o The Widow Maker, por matar um total de 1000 inimigos online, que pode conseguir junto com esses das armas.

Há alguns outros prêmios, mas os mais fáceis e simples são esses. Poderá conferir a lista completa no site da Rockstar Social Club. Consiga 30 prêmios de platina e esse troféu de prata será liberado.

Após conseguir todos os outros troféus online, não lhe restará muita coisa a fazer a não ser evoluir. Jogue as categorias que mais gosta, tanto faz. Faça trabalhos, golpes, corridas, ou apenas pratique esportes ou mate outros jogadores. Seja como for, estará ganhando experiência. Vale lembrar que fazer trabalhos em equipe rende 20% a mais de experiência, e se tiver outros membros do seu Crew com você, ganhará ainda 10% a mais. Agora, é só jogar, por horas e horas, e quando menos esperar, chegará ao rank 100 e liberará o troféu:

Above the Law (Ouro)
Esse troféu de ouro será liberado assim que chegar ao Rank 100.

Agora sim, liberará o último troféu do game:

Los Santos Legend (Platina)
E é isso! Após muitas e muitas horas de Single Player e mais horas ainda no modo Multiplayer, finalmente o nosso merecido troféu de platina! Aqui está a sua premiação! Poderá contar para todos os seus amigos que platinou esse baita jogaço, que, apesar de ser bem mais fácil que seu anterior, GTA IV, ainda assusta muitos jogadores por causa do tempo de jogo massivo que leva para a platina. Se chegou até aqui, é porque realmente desfrutou de (quase) tudo que esse jogo tem a oferecer. Parabéns, você platinou GTA V!

E então? Esse guia lhe foi útil? Comente o que acha, e nos indique um game para a seção Platinando!

4 comentários:

  1. Tem um erro, na missão exercítando demônios, não é em Paleto Bay, e sim perto do psiquiatra, terá apenas o ícone do doidos e estranhos lá

    ResponderExcluir
  2. Adoreiii!! Obrigada, seu post foi muuuito útil pra mim ^^!!!! Rumo à Platina!

    ResponderExcluir
  3. Traga de batman arkham city por favor

    ResponderExcluir
  4. O troféu multidisciplinado é de bronze! Fiquei muito tempo preso nas tarefas esperando a prata, mas já tinha o troféu um tempão quando me dei conta

    ResponderExcluir