sexta-feira, 29 de abril de 2016

Platinando Metal Gear Solid 3: Snake Eater HD

Este é o nosso guia de como platinar Metal Gear Solid 3: Snake Eater HD, lançado em 2011 pela Konami para Playstation 3.

Mgs3box.jpg

Você ainda não platinou esse game e está tendo dificuldades? Tudo bem. Nós podemos lhe ajudar! Confira nosso guia Platinando Metal Gear Solid 3: Snake Eater HD:

METAL GEAR SOLID 3: SNAKE EATER HD

Ficha técnica:

Troféus de bronze: 36
Troféus de prata: 5
Troféus de ouro: 4
Troféus de platina: 1
Total de troféus: 46
Troféus online: 0
Tempo de jogo estimado: Aproximadamente 10 horas.
Dificuldade estimada: 2/5 - Dificuldade Mediana.
Vezes que precisa jogar o game: Apenas uma.

Considerações: A saga Metal Gear sempre foi um ícone para os gamers de plantão. A série se manteve firme e consistente com o seu enredo repleto de reviravoltas e personagens cativantes. A série que já se tornava símbolo no Playstation viu seu terceiro game no Playstation 2, lá em 2004. E, em 2011, a Konami decide reviver a série com a coletânea HD de todos os jogos mais populares da série. MGS 3: Snake Eater HD veio com algumas novidades com relação ao original, e a maior delas era indiscutivelmente a platina! Platinar esse game é um grande prazer para os fãs, mas também é uma tarefa pouco árdua para os platinadores de plantão. Hideo Kojima pegou leve com esse game (diferentemente dos outros 2 jogos do HD Collection e do MGS 4), e se trata do Metal Gear mais fácil de se platinar de toda a série. É possível platinar o game em apenas uma jogatina, que não irá durar mais do que 10 horas de jogo se souber bem o que fazer, e ainda por cima na dificuldade Very Easy. A grande maioria dos troféus do jogo é fácil, e as poucas exceções de troféus que podem dar um pouco de trabalho possuem macetes que tornam sua aquisição bem simples. Não se trata de uma platina longa e nem desafiadora, contanto que use nosso guia para saber a localização de todos os coletáveis e o que fazer para conseguir os troféus mais complicados. Bem, sem mais delongas, vamos para a platina!

Dicas de procedimento: Antes de salvarmos o mundo de um ataque nuclear organizado por terroristas soviéticos, vale a pena se atentar para algumas recomendações úteis que lhe ajudarão a poupar horas preciosas de sua jogatina. Leia com atenção:

a) Assim que escolher New Game, aparecerão algumas opções. Para a platina, terá de escolher a opção "I like MGS 3". Isso será muito importante no futuro. Então, aparecerão 6 opções de dificuldade: Very easy, Easy, Normal, Hard, Extreme e European Extreme. A dificuldade é irrelevante para a platina. É possível platinar em qualquer dificuldade, então eu aconselho que jogue no Very Easy. Não apenas por ser fácil, mas porque no Very Easy teremos acesso a uma arma especial que nos ajudará muito em alguns troféus.

b) Há um troféu em específico que precisa se atentar: um que exige que não matemos ninguém no decorrer da jogatina. E, quando digo ninguém, é ninguém mesmo! Não poderá matar inimigos, cachorros, e nem mesmo chefes! Deverá utilizar apenas tranquilizantes, e usar apenas armas tranquilizantes contra eles. Jogando na dificuldade Very Easy, terá acesso à arma EZ Gun, sua fiel companheira no game, por ser tranquilizante e de munição infinita. Acostume-se a usá-la sempre.

c) Precisará ficar bem atento a colecionáveis. Há troféus relacionados a todo tipo de colecionáveis, como uniformes, máscaras e até mesmo os sapinhos Kerotan que temos de disparar. Há dezenas de colecionáveis, e no decorrer do guia indicarei a localização de todos eles, é só ficar atento. O colecionável mais irritante de se conseguir é o Kerotan, que são sapinhos irritantes que causam som quando acertamos com balas. Eles ficam escondidos em diversos cantos do cenário, e há 64 Kerotans no jogo: pelo menos 1 em cada cenário do jogo, incluindo cenários de chefes. Precisará acertar todos os 64 Kerotans, e, se estiver com dificuldade, nosso guia vai indicar a localização de todos eles, só seguir!

d) A caça é fundamental para a sobrevivência, e ela é levada bem a sério nesse game! Snake perde stamina no decorrer do jogo, e com baixa stamina ele se cansa facilmente, desfoca a mira, entre outras coisas. Para completar a stamina, ele precisa caçar, e para isso poderá contar com diversos animais selvagens, frutas, cogumelos e o que mais puder encontrar no meio da selva. Acontece que há um troféu no jogo que exige que consigamos capturar pelo menos uma unidade de todas as espécies de animais e tipos de cogumelos e frutas que tem no jogo. São 48 itens diferentes, e encontrar todos não é nada fácil. Alguns deles só aparecem em locais específicos do jogo, e são difíceis de se caçar ou capturar. Devemos prestar atenção a cada tipo de animal, e eu indicarei no guia onde encontrar cada um deles e como capturá-los.

e) Durante algumas cenas do jogo, poderá pressionar R1 para ver a cena em primeira pessoa. Além disso, há 6 cenas secretas especiais do jogo, no qual poderá pressionar R1 e ver os acontecimentos em primeira pessoa, porém sem aparecer o ícone de R1 no canto superior direito da tela. São cenas secretas, e há um troféu relacionado a conseguir ver todas essas 6 cenas. Irei indicar no decorrer do guia onde ficam essas cenas e qual o momento de pressionar o R1, fique atento ao guia.

Guia: Agora, vamos aos troféus, um de cada vez, de acordo com a ordem em que aconselhamos que sejam liberados (lembre-se, não é uma ordem obrigatória, apenas recomendada):

Escolha New Game e não se esqueça de escolher as opções "I like MGS 3" e colocar a dificuldade como Very Easy. Agora sim, vamos ao jogo:

Dremuchij South

O game começa nesse cenário em específico, Dremuchij South. Os nomes podem ser um pouco confusos, então é preciso prestar bastante atenção para não se perder.

Bem, quando tudo começar ,não haverá praticamente nada que possa fazer. Ainda nesse cenário, terá de escalar uma arvore para pegar seus suprimentos e armas, e só então o game propriamente dito começa. Terá a arma MK 22, que é um potente tranquilizador com munição finita, e, se escolheu a dificuldade Very Easy, como eu recomendei, terá também a arma EZ Gun, um tranquilizador com munição infinita que será a nossa arma predileta no decorrer do game. Como não podemos matar ninguém no decorrer do jogo, essa arma tranquilizante será nossa melhor opção.

A princípio, aperte START e escolha Camouflage, e então Face. Verá, aqui, diversas opções de máscara. Já começará com 7 máscaras: Face #1: No Paint, Face #2: Woodland, Face #3: Green, Face #4: Black, Face #5: Splitter, Face #6: Mask, e Face #7: Brown. Se você escolheu a opção "I like MGS 3" no começo do game, como foi recomendado, então deverá ter ainda mais 9 máscaras: Face #8: Soviet Union, Face #9: UK, Face #10: France, Face #11: Germany, Face #12: Italy, Face #13: Spain, Face #14: Sweden, Face #15: Japan e Face #16: USA. Há diversas outras máscaras no game, e eu ensinarei a coletá-las. Há um troféu relacionado a ter todas as máscaras.

Então, escolha Camouflage, e então Uniform. Terá, de início, 11 uniformes: Uniform #1: Naked, Uniform #2: Olive Drab, Uniform #3: Tiger Stripe, Uniform #4: Leaf, Uniform #5: Tree Bark, Uniform #6: Squares, Uniform #7: Black, Uniform #8: Desert Tiger, Uniform #9: DPM, Uniform #10: Flecktarn e Uniform #11: Auscam. Encontrará novos uniformes no decorrer do jogo, e eu indicarei a localização deles. Há um troféu relacionado a ter todos os uniformes, então é preciso encontrá-los.

Falando em uniforme, tem um troféu podemos liberar agora mesmo:

I Can Totally See You (Bronze)
Esse é o primeiro troféu que poderá liberar no game. E é bem simples: para liberá-lo, é preciso conseguir mais de 90 % de camuflagem. E isso é bem fácil. Escolha a máscara Woodland, ou Green, e o uniforme Leaf, Desert Tiger, DPM ou Flecktarn e se agache em meio às folhas do chão. Conseguirá 90 % de camuflagem, e o troféu será liberado.

Bem, agora é hora de caçar. Se prestar atenção no cenário, verá que há animais selvagens ao redor do local, assim como plantas, frutas, cogumelos e tudo o mais. Pois bem. Coletar tudo é necessário para a platina, então eu ensinarei como caçar todos os animais do jogo e como coletar simplesmente tudo. Em cada cenário eu indicarei tudo o que tiver para ser coletado.

Primeiro, os animais. Ao encontrar um animal, atire nele com a EZ Gun ele virará um item coletável, que pode ser capturado e servir de comida. Se estiver com dificuldades para encontrar animais, equipe o item Motion Sensor, que o ajudará a encontrá-los. Há 3 animais aqui nesse cenário. Snake #1: Reticulated Python pode ser encontrado rastejando perto da árvore caída, e Snake #2: Giant Anaconda pode ser encontrada rastejando perto da árvore onde estava a mochila. Assim que capturar uma serpente, liberará um troféu:

Can I Keep It? (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que capturar seu primeiro animal vivo.

E também poderá conseguir o seguinte troféu:

Snake Eater (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que comer uma serpente. Bem, as serpentes capturadas vivas podem ser comidas. Aperte START, escolha Food e coma uma das serpentes que capturou. Coma-a, e esse troféu será liberado. Serpentes também enchem stamina, lembre-se disso.

Continuando. Do lado sul da árvore caída, procure no mato próximo e encontrará no chão o Frog #1: Tree Frog.

Agora, vamos à flora. Atravesse de volta por baixo da árvore caída ao sul. Procure no pé das árvores aqui e encontrará Mushroom #1: Siberian Ink Cap, e na árvore partida ao meio a oeste encontrará o Mushroom #2: Russian Oyster Mushroom.

Agora, vamos às frutas. Se reparar no alto da árvore que fica a oeste da árvore no qual estava a mochila de Snake, verá frutas pendentes. Atire em uma delas para derrubá-la, e pegue a Fruit #1: Russian False Mango.

Não acabou ainda! Há mais um colecionável aqui na área. Do lado sul da árvore caída, vá para leste e suba uma pequena elevação. Do alto, olhe para o sul e verá um sapo de brinquedo no monte bem ao lado. Atire nele com a EZ Gun, e terá encontrado o Kerotan #1. Ele faz um som quando atingido. Ao atirar nele, irá liberar um troféu:

Prince Charming (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que atirar no seu primeiro Kerotan.

Terá de encontrar todos os 64 kerotans do game para um troféu. Ensinarei onde estão todos.

Lembre-se: você só precisa coletar um de cada tipo de fruta, animal ou o que for. Mesmo que o coma, posteriormente, o que importa é que tenha capturado pelo menos um de cada no decorrer do jogo.

Bem, agora pode ir em frente ao próximo cenário.

Dremuchij Swampland

Nesse cenário, siga em frente e encontrará crocodilos. Você pode atordoar um deles com a EZ Gun, então equipar a faca e esfaqueá-lo até matá-lo. Assim, poderá obter Animal #1: Indian Gavial. Nessa região, fique atento nas árvores, e pode ser que consiga capturar um Bird #1: Magpie pousado. Eles aparecem frequentemente aqui. Se procurar no alto das arvores, encontrará Fruit #2: Golova por aqui também. Por fim, depois de passar pela primeira parte de pântano, olhe para as pedras da direita e deverá encontrar o Kerotan #2.

Ah, uma informação: Snake apenas consegue levar com ele até três animais vivos capturados. Se quiser capturar outro, terá de comer ou soltar um dos três capturados.

Siga em frente para o próximo cenário.

Dremuchij North

Nesse cenário, irá encontrar inimigos pela primeira vez. Aconselho que a primeira coisa que faça é salvar o jogo. Isso porque há alguns troféus que podemos conseguir aqui, mas eles podem estragar outros troféus futuros, então salve o jogo antes de realizá-los, por segurança.

Primeiramente, aproxime-se sem ser visto por um inimigo. Quando ele estiver de costas, vá até ele silenciosamente e pressione ●. Irá segurá-lo. Vamos a alguns troféus:

Tell Me Where The Bomb Is (Bronze)
Para liberar esse troféu precisa interrogar um inimigo. Enquanto o mantém refém, segure L3 para ameaçá-lo, e ele dará algum tipo de informação. Só por fazer isso, esse troféu será liberado.

Close Shave (Bronze)
Enquanto segura o oponente, solte e rapidamente aperte firme o botão ●. Snake irá cortar a garganta do oponente, matando-o. Porém, lembra-se que há um troféu nos impede de matar alguém no decorrer do jogo? Por isso salvamos o jogo antes: após conseguir esse troféu, saia e dê Load Game.

Há outros troféus que podemos realizar aqui:

Like He Just Doesn't Care (Bronze)
Para liberar esse troféu, precisará render um inimigo. Aproxime-se cautelosamente por trás dele e então aponte a arma em sua direção. Snake irá rendê-lo. Agora, sem desequipar a arma e sem deixar de apontar para ele, vá para a frente dele e mire em sua cabeça. Ele irá rebolar e deixar cair um item. Esse troféu então será liberado.

Mama Said (Bronze)
Para liberar esse troféu, vá até um inimigo, segure o analógico esquerdo em uma direção e segure o botão ●. Snake irá derrubar o oponente, nocauteando-o, e esse troféu será liberado.

Estes são todos os troféus relacionados a inimigos. Lembre-se de que não pode matar nenhum deles, mas pode atordoá-los com tranquilizantes. Para a platina, pode ser visto o quanto quiser, não se preocupe com isso, mas certifique-se de ter colocado os guardas para dormir antes de caçar ou procurar colecionáveis pelo local. Falando em caçar, vamos lá:

Encontrará uma divisão de caminhos no local. Seguindo o caminho norte, que segue reto, encontrará uma árvore escura com frutas vermelhas. Pegue a Fruit #3: Yabloko Moloko, e deverá conseguir um troféu:

Everything Is In Season (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que coletar os 3 tipos de fruta presentes no game: Russian False Mango, Golova e Yabloko Moloko. Indiquei a localização de todos eles no decorrer do guia.

Há pássaros aqui, mas é difícil capturá-los aqui. Vamos deixá-los para depois, quando será mais fácil capturá-los. Na parte mais leste possível do cenário, encontrará uma árvore partida. O Kerotan #3 está em cima desta árvore partida.

Depois de pegar tudo, vamos ao próximo cenário.

Dolinovodno

Chegando a esse cenário, verá um inimigo perto de um ninho de vespas. Hora de um troféu:

Beekeeper (Bronze)
Para liberar esse troféu, apenas atire no ninho de vespas quando o inimigo estiver perto dele. Assim, as vespas atacarão o inimigo, e então poderá ir lá e pegar o Animal #2: Hornet's Nest.

Antes de atravessar a ponte, olhe na parte superior da estaca que mantém a ponte presa, e encontrará o Kerotan #4. Atire nele e então siga em frente.

Rassvet

Cuidado com os inimigos nessa área. Há algo para caçar nesse cenário, então coloque os inimigos para dormir, mas preocupe-se em não ser visto. Se seguir reto pela parte noroeste do cenário, verá uma cerca. Olhe atrás da cerca e encontrará o Kerotan #5. Atire nele.

Vá para a parte nordeste desse local, e encontrará uma escada. Suba-a. Daqui de cima, deverá encontrar, pousado e bem visível, alguns pássaros. Capture um Bird #2: Sunda Whistling-Thrush. Descendo a escada, encontrará um buraco na parede do qual pode se rastejar. Entre e então chegará a um local estreito, embaixo do piso, onde pode abater o Animal #3: Rat. Agora vá até onde está Sokolov.

Após diversas cenas, liberará um troféu:

Young Gun (Bronze)
Este é o primeiro troféu obrigatório do game. Ele será liberado após a cena de apresentação de Ocelot.

Agora, salve o game. É muito importante que faça isso, para que possamos conseguir um troféu:

Problem Solved, Series Over (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de matar Ocelot. Ele já está desmaiado no chão, é só atirar nele na cabeça com uma arma que não seja tranquilizante (se precisar, há uma espingarda no cenário). É claro que isso irá acarretar em um Game Over, porque esse personagem não pode morrer, no entanto isso será considerado uma morte, mesmo assim. Por isso, não adiante dar Retry, é melhor voltar à tela inicial e dar Load Game, ou não conseguirá o troféu de fechar o game sem matar ninguém.

Após dar Load Game, siga em frente com o game. Verá uma série de várias animações e acontecimentos, que durarão algo em torno de 20 minutos, e aprenderá a se curar no menu de Cure. Apenas então poderemos continuar com o jogo em si.

Dremuchij East

Terá novas armas e itens a partir daqui, mas terá perdido boa parte do equipamento e itens que adquiriu no começo do game. Teremos de recomeçar do zero, basicamente. Mas ainda terá a EZ Gun. E agora vamos dar um tempo para conseguir diversos troféus:

Ralph Called (Bronze)
Para liberar esse troféu, Snake precisará vomitar. Ele vomita quando come comida estragada. Ou seja, se deixar uma carne de animal em seu inventário por dias (ou seja, dias o tempo normal), a carne ficará estragada. Perceberá que ela está estragada porque aparecerá moscas em cima do desenho da comida no inventário. Coma a carne estragada e Snake irá vomitar. Você pode adiantar o calendário do seu videogame em alguns dias para adiantar isso. Mas tem outro jeito ainda mais fácil: abra o menu Cure. Aqui, segure o analógico direito para a esquerda ou direita. Snake ficará girando na tela. Segure isso por pelo menos um minuto, e quando sair da tela de Pause o Snake irá vomitar de tontura. Seja como for, após vomitar esse troféu será liberado.

Mostly Dead (Bronze)
Para liberar esse troféu, só o que precisa fazer é usar o Fake Death Pill. Ele está em seu inventário. Equipe-o, segure L2 e pressione X. Snake irá se fazer de morto com esse item. Agora, é só usar o Revival Pill, da mesma forma e no mesmo inventário, e irá voltar ao normal. Esse troféu será liberado.

Serenity Now (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de chamar uma frequência de Healing Radio. Há frequências de rádio secretas que tocam músicas que curam a vida do personagem. É possível descobrir essas sequências interrogando os inimigos, mas eu informarei aqui todas elas, para que possamos liberar logo dois troféus relacionados a elas. As frequências variam conforme a dificuldade do jogo, mas, se estiver jogando na dificuldade Very Easy, como eu recomendei no início, então as frequências secretas são: 140.01, 140.52, 141.24, 142.94, 144.06, 147.08, 147.59 e 149.53. Basta ligar para uma frequência e esse troféu será liberado.

Tune-In Tokyo (Bronze)
Já para liberar esse troféu, terá de ligar para todas as frequências de Healing Radio. Eu informei as frequências acima, então ligue para cada uma delas e quando tiver ligado para todas, esse troféu será liberado.

Vamos em frente com o game. Assim que o cenário começar, aos seus pés deverá encontrar Frog #2: Otton Frog. Pouco mais adiante, perto das árvores, poderá encontrar Animal #4: Flying Squirrel. Na parte oeste desse cenário, vê um grupo de toras de madeira? Entre elas, está o Kerotan #6. Também pegue o Mushroom #3: Baikal Scaly Tooth no tronco de árvore caído. Agora, se procurar à direita do caminho que segue para o norte, encontrará Plant #1: Cold Medicine. Avance ao próximo cenário.

Estará de volta ao cenário Dremuchij North. Nesse cenário, Boss irá destruir a arma M1911A1 de Snake, mas ainda terá a EZ Gun. Use-a para se livrar dos inimigos que aparecem, então vamos à caça. Mantenha os olhos bem abertos nos galhos de árvores, e encontrará Snake #3: Green Tree Python. Se for procurar entre as gramas no canto nordeste deste cenário, encontrará Snake #4: King Cobra, a primeira espécie venenosa que encontramos no jogo. Agora, na primeira bifurcação que há, virando à direita, verá uma árvore do qual pode escalar. Do alto do galho, olhe para oeste e encontrará o Kerotan #7 em cima do monte. Atire nele. Bem, antes de avançarmos propriamente falando, podemos voltar a áreas visitadas antes para pegar novos itens.

De volta a Dremuchij Swampland, atire no Kerotan #8, que se encontra atrás de uma árvore no canto noroeste desse cenário.

De volta a Dremuchij South, passe por baixo da árvore caída para o sul. Aqui, encontrará o Animal #5: Markhor e o Animal #6: European Rabbit. Capture um de cada. O Markhor é grande demais para ser capturado vivo, terá de matá-lo. Daqui, se for para extremo oeste e saltar os pilares caídos encontrará o Kerotan #9 bem visível. Atire nele.

Agora sim, retorne para Dremuchij North e siga para o norte, para Dolinovodno.

Em Dolinovodno, livre-se do soldado e atravesse a ponte. Olhe para a direita e verá o Kerotan #10 em um ponto alto. Se der a volta pela esquerda e descer a rampa de terra, poderá passar junto à parede para uma parte secreta onde está o Uniform #12: Raindrop. Vá em frente.

De volta ao cenário Rassvet, não haverá inimigos desta vez. O Kerotan #11 está debaixo da escada. Se der a volta no prédio, para o outro lado, no final do caminho ao norte, encontrará a Face #17: Zombie. Ah, também poderá pegar a arma AK-47 subindo a escada se quiser, e um Mine Detector perto da sala onde estava Sokolov. Vá para a sala onde estava Sokolov, e pegue o Thermal Goggles. Saia e assista a cena. Após a cena, terá de se livrar de 9 inimigos no local, mas não se esqueça de que não pode matá-los, use a EZ Gun. Depois, vá embora pelo mesmo caminho da EVA, pela saída nordeste.

Chyornyj Prud

Esse cenário não tem inimigos, então vamos à caça. Ligue o Motion Sensor e verá diversos sinais nas proximidades. Perto da água, encontrará Snake #5: Coral Snake e Snake #6: Milk Snake. Elas são bem semelhantes, terá de ir matando todos até achar um de cada espécime. Coral Snake é venenosa, então cuidado. Falando em animais venenosos, tente manter pelo menos uma serpente venenosa capturada com você, para um troféu no futuro. Agora, cuidado com a água. Há diversos itens na água, mas também há crocodilos. Se olhar bem na água, verá rãs e sapos. Entre eles, tente capturar um Frog #3: Poison Dart Frog, uma rã venenosa que nos garante um troféu:

Them's Good Eating (Bronze)
Este troféu será liberado assim que tiver capturado pelo menos um de cada espécie de rãs. Há 3 rãs que podem ser capturadas: Otton Frog, Tree Frog e Poison Dart Frog, e, se seguiu meu guia, deverá ter encontrado todos.

Ah, um aviso importante: jamais coma um Poison Dart Frog, ou irá sofrer de envenenamento por comida. Se quiser liberar espaço na gaiola, jogue-o fora vivo. Enquanto estiver nadando, capture o Fish #1: Arowana. Peixes são grandes demais para se manter vivo, então terá de matá-los. Nade até a parte de terra ao norte, mas não continue. Se nadar um pouco mais para oeste, beirando a parte de terra, poderá encontrar o Kerotan #12 perto de uma árvore enorme. Agora vá para o canto extremo nordeste. Olhe bem para a água, próximo às rochas, e deverá encontrar o Uniform #13: Ga-Ko. Após coletar tudo, saia pela saída norte, tomando cuidado com o fio que aciona a armadilha perto da saída.

Bolshaya Past South

Nem preciso dizer para tomar cuidado com as cercas elétricas e com as minas, não é? Use o Mine Detector para saber onde encontrá-las. Também encontrará cachorros aqui. Eles não são selvagens, e sim treinados. Não podem ser capturados, então coloque-os para dormir. Jamais mate-os, pois eles contam como inimigos mortos! Após passar pela segunda cerca eletrificada, vá pelo caminho da direita. Suba pela parte elevada à direita da areia movediça e passe rente à parede para conseguir o Uniform #14: Splitter. Mais adiante, próximo à terceira cerca elétrica, procure entre as árvores ao leste pelo Kerotan #13. Após atravessar a última cerca elétrica, vá para o extremo oeste e procure dentro de um tronco oco de árvore pelo Uniform #15: Choco Chip. Siga em frente.

Bolshaya Past Base

Mais inimigos e mais cercas eletrificadas. Primeiro, livre-se de todos no local. Vê a trincheira que cerca o prédio central? Se seguir pela trincheira para oeste, encontrará o Face #18: Snow debaixo de uma ponte de madeira. Vá ao prédio central e suba a escada perto da porta. No telhado do local, encontrará o Uniform #16: Water. Agora entre no prédio central. Encontrará o Kerotan #14 debaixo da mesa e um Mousetrap debaixo da cama. Não esqueça o Mousetrap, ele será necessário para um troféu no futuro. Há outro Mousetrap na cabana de madeira ao lado do prédio, vale a pena pegá-lo também. Vá para o canto nordeste do local e encontrará uma barraca com munições e um TNT. Hora de um troféu:

Just Because (Bronze)
Para liberar esse troféu, precisa explodir uma caixa de munições com um TNT. Bem, na mesma barraca onde encontrou o TNT há várias caixas de munição no local. Deixe um TNT ali, saia e exploda e troféu liberado. Apenas certifique-se de ter eliminado todos os guardas no local, ou a explosão os alertará.

Também poderá conseguir outro troféu aqui:

Snake Bit (Bronze)
Para liberar esse troféu, precisará envenenar um oponente. É bem simples. Animais capturados podem ser equipados como armas. Equipe uma das cobras venenosas que capturou, como a Coral Snake, e arremesse-a em um oponente. Se jogar diretamente nele, ele será picado pela cobra e esse troféu será liberado. Não precisa ser aqui, pode ser qualquer inimigo do jogo, e futuramente conseguirá outras serpentes venenosas para jogar. Mas pode conseguir isso aqui, se quiser, basta pegar alguém desprevenido pelas costas. Se quiser, pode salvar o jogo antes só para garantir.

Bem, agora siga em frente.

Bolshaya Past Crevice

Nesse cenário, enfrentará sua primeira batalha contra chefe, mais especificamente Ocelot. É preciso ressaltar que matar Ocelot ou qualquer chefe no game equivale a uma morte para a contagem, então não podemos matá-lo. Ao invés de usar armas comuns para causar dano em sua barra de life, terá de usar tranquilizantes para causar dano em sua barra de stamina. Desta forma, irá vencê-lo sem matá-lo. Terá de fazer isso em todos os confrontos do game.

Mas antes de vencer Ocelot, não podemos nos esquecer de pegar o item colecionável dessa área, que só pode ser adquirido durante a batalha. Vá para o canto sudeste desse local e olhe para o sul. Verá o Kerotan #15 na plataforma do outro lado. Atire nele e então vença Ocelot usando a EZ Gun. Pode ser que consiga um troféu durante a batalha:

Don't Touch the Sides (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que retirar uma bala de Snake. Bem, caso já tenha tomado um tiro no decorrer do jogo, já deverá ter passado por isso, mas, se não, deverá ser alvejado nessa batalha contra Ocelot. Então, ao tomar um tiro, ficará com um ferimento. Aperte START e escolha Cure. Retire a bala com a Knife e aplique os tratamentos para curar a ferida. Quando fizer isso, esse troféu será liberado.

Ao terminar a batalha, irá para outro cenário automaticamente.

Chyornaya Peschera Cave Branch

Estará em uma caverna escura imediatamente após a batalha contra Ocelot. Use o Cigar para conseguir enxergar alguma coisa, apesar de não muito. Aqui mesmo nesse local, encontrará o Uniform #17: Animals, caso tenha derrotado Ocelot pela barra de stamina.

Dar direções aqui é bem difícil. Aconselho a não se guiar pelo que vê, e sim pelo mapa do local, apertando START e entrando em Map. Bem, dessa parte inicial, siga para leste e chegará a um local com bastante bifurcação. Continue indo para o leste e chegará a um local no final do caminho onde poderá conseguir o Snake #7: Taiwanese Cobra (é venenosa) e também alguns cogumelos brilhosos chamados Mushroom #4: Russian Glowcap. Volte para o local com bifurcação e pegue a saída noroeste. Vá acompanhando a parede leste e chegará a uma pequena alcova onde encontrará o item Torch, que lhe permitirá enxergar melhor. Além disso, nessa alcova, encontrará Animal #7: Kenyan Mangrove Crab. Daqui, vá reto para oeste por um corredor até ter que se agachar para passar por um túnel estreito. Do outro lado, será atacado por Animal #8: Vampire Bat. Certifique-se de capturar pelo menos um. Então, chegando ao final desse caminho, há um túnel estreito no canto sudeste daqui que o levará a mais uma passagem secreta. Aqui, encontrará o Night Vision Goggles, o item mais útil para se enxergar o escuro, e também o Kerotan #16 na parede logo atrás. Caia no buraco no local, e sairá em um túnel subaquático em que pode nadar e sair em uma área cheia de água a oeste. Na parte norte daqui, encontrará um trecho de terra com Battery. É só isso. Siga para o sul até voltar ao ponto inicial do cenário, então siga para leste, e, na parte da bifurcação, siga para o caminho que leva direto ao norte, um túnel estreito que tem de rastejar. Então, é só seguir reto para a saída.

Chyornaya Peschera Cave

Na primeira bifurcação, vá para a direita. Chegará a um local com a espingarda M-37. Agache-se e rasteje pela passagem na parede norte e sairá em um local com o Uniform #18: Snow. Siga em frente e terá de enfrentar The Pain na sua segunda batalha contra chefe. Assim como Ocelot, não use armas e fogo, apenas o tranquilizante EZ Gun. Use Smoke Grenades ou a espingarda M-37 para espantar as vespas e atire nele apenas com tranquilizantes, até vencê-lo. Ao derrotar The Pain, irá liberar um troféu:

Pain Relief (Bronze)
Este troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que derrotar The Pain.

Acabando com The Pain pela stamina, o Uniform #19: Hornet Stripe estará na plataforma central. Para chegar lá, suba no monte de terra da saída e então suba a porção de terra ao lado. Dê a volta pelo local e salte para a plataforma central. Agora, vá para a pequena plataforma ao sul da grande plataforma central e olhe para cima na direção norte. Verá o Kerotan #17 em uma abertura no teto. Não deixe também de caçar um Fish #2: Maroon Shark nadando pelo local. Siga em direção à saída agora.

Chyornaya Peschera Cave Entrance

Nesse cenário, encontrará Snake #8: Thai Cobra. Na parte final deste local, há uma alcova à esquerda com algumas minas. Desarme-as e, do fundo da alcova, olhe para trás e para cima para enxergar o Kerotan #18. Avance para o próximo cenário.

Ponizovje South

Logo no começo desse cenário, olhe para a esquerda e verá o Kerotan #19 nas pedras. Se olhar para a água, verá um novo tipo de peixe, o menorzinho de todos. Capture o Fish #3: Bigeye Trevally e irá liberar um troféu:

Tall Tale (Bronze)
Esse troféu será liberado se tiver capturado todos os 3 tipos de peixe do game: Arowana, Maroon Shark e Bigeye Trevally. Se seguiu meu guia, deverá ter conseguido os três, mas, de qualquer forma, os três peixes estarão presentes aqui no cenário Ponizovje South.

Um aviso: não coma Bigeye Trevally, são venenosos. Tome cuidado com os soldados sobrevoando a área. Se tranquilizá-los, eles cairão e morrerão, então nem pense em usar tranquilizante neles. Nade profundamente pela área para não chamar a atenção, e, chegando ao outro lado, verá uma bifurcação. Certifique-se de pegar o caminho da esquerda.

Ponizovje West

Coloque os inimigos para dormir. Então, antes de subir a escada, olhe para a grade do encanamento ao lado da escada, embaixo d'água, para encontrar o Kerotan #20. Entre na barraca e encontrará o rifle sniper SVD, muito útil para um troféu em breve. Se olhar bem no piso do local, encontrará Animal #9: Cobalt Blue Tarantula. Esse animal é venenoso. Volte ao cenário anterior.

De volta ao cenário Ponizovje South, certifique-se de salvar o jogo antes de seguir para o próximo cenário. Será crucial que faça isso. Então, siga adiante.

Ponizovje Warehouse: Exterior

Nesse cenário, assistirá uma longa animação no qual aparecem Sokolov, Volgin, Ocelot e The End. Assim que a cena terminar, verá um soldado empurrando a cadeira de rodas de The End. Rapidamente equipe o SVD e mate o soldado. Dará um alerta. Ignore o alerta, e comece a disparar o mais rápido que puder em The End. Tente matá-lo antes que ele fuja, e, se fugir, dê Load Game. Isso é necessário para o troféu:

The Early End (Prata)
Este é o primeiro troféu de prata que irá liberar no game. Para liberá-lo, é preciso matar The End antes da batalha propriamente dita contra ele, e isso só pode ser feito aqui no cenário Ponizovje Warehouse: Exterior. Atire nele como SVD até a cadeira de rodas explodir, e conseguirá esse troféu de prata.

The End (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que matar The End, independentemente se for na sua batalha ou agora. Se o matar agora, para o troféu anterior, esse troféu também será liberado.

Bem, mas isso conta como morte, e não podemos matar ninguém no game, lembra-se? Então, após conseguir os troféus anteriores, dê Load Game para que possamos fazer isso da maneira mais correta.

O Kerotan #21 se encontra em cima do muro na parte oeste do local.

Ponizovje Warehouse

Tranquilize os oponentes na área. Após descer a escada, vá para o canto sudoeste do local para pegar o Face #19: Desert. Daqui, olhe bem para o alto, e próximo à parede sul, bem mais ao leste, em cima de uma viga de pedra, encontrará o Kerotan #22. Atire nele e siga em frente.

Granini Gorki South

Nova área florestal, mais coisas para caçar. Use o Thermal Goggles para achar armadilhas e também para encontrar o Mushroom #5: Fly Agaric. Não os coma, eles são altamente venenosos! Defronte com a saída norte, olhe para oeste e para cima, e verá o Kerotan #23 no alto de um galho. Atire nele e prossiga.

Graniny Gorki Lab Exterior: Outside Walls

Primeiro se livre dos seguranças e do cachorro (não os mate!). Agora, use o Thermal Goggles para conseguir encontrar pássaros escondidos no meio da grama. Trata-se do Bird #3: Red Avadavat. Capture um deles e então procure pelo buraco na parede no lado oeste do local, escondido pelo mato. De costas para esse buraco, procure entre as árvores no monte pelo Kerotan #24. Entre pelo buraco.

Graniny Gorki Lab Exterior 1F

Cuide dos três inimigos aqui e então atire no Kerotan #25 na janela da guarita no canto sudeste do local. Então, entre pela abertura estreita escondida entre a grama do lado oeste do prédio.

Graniny Gorki Lab 1F

Logo no começo do duto de ventilação, vire para a esquerda e encontrará o Face #20: Oyama. Quando sair do duto, basta se disfarçar com o Uniform #20: Scientist e com a máscara No Paint que estará bem. No corredor leste do local, encontrará quatro armários, e, em cima deles, o Kerotan #26. Para atirar nele, certifique-se de não ter inimigos na área, tire o uniforme Scientist (ele lhe impede de equipar armas), atire e depois coloque a roupa de novo. Subindo esse corredor, encontrará uma escada para o segundo andar. Suba e entre na segunda porta do corredor, que leva para os banheiros. Aqui, use socos para arrebentar a última porta do sanitário, e encontrar o Uniform #21: Fly. Desça as escadas de volta ao primeiro andar e desça mais um lance de escadas para o andar subterrâneo.

Graniny Gorki Lab B1 East

O Kerotan #27 está na última cela. Cuidado com o segurança patrulhando. Depois, volte por onde veio.

De volta a Graniny Gorki Lab 1F, vá para o canto noroeste desse cenário e desça o outro lance de escadas para o subsolo, que o levará a um cenário diferente.

Graniny Gorki Lab B1 West

Seguindo por aqui, chegará a uma sala com uma TV e um cientista. O cientista irá desconfiar de você se chegar muito perto, mas o Kerotan #28 está aqui em cima da escrivaninha. Uma forma simples de conseguir isso é entrando debaixo da mesa, onde poderá tirar o uniforme e atirar no Kerotan escondido. Ou pode atordoar o cientista e colocá-lo dentro do armário, fica a seu critério. Após atirar no Kerotan, siga em frente até o final do corredor e verá uma cena. Após a cena, teremos de ir embora do local, de preferência pelo mesmo caminho do qual viemos. Faça todo o caminho de volta até Graniny Gorki South. Os inimigos, obstáculos e armadilhas estarão nos mesmos locais, não deverá ser difícil.

De volta a Graniny Gorki South, irá enfrentar um novo chefe, The Fear. Ele é rápido e difícil de se enxergar, e há muitas armadilhas ao redor. Equipe o Thermal Goggles e desarme as armadilhas, enquanto procura por The Fear e usa a EZ Gun nele. A camuflagem dele consome stamina, e, como queremos matá-lo por stamina, isso nos ajuda. Porém, depois de perder metade da sua stamina, ele começará a caçar alimentos. Mas isso não deverá representar obstáculos: ele costuma pular de galho em galho, e, depois que aprender seu trajeto, deverá conseguir encaixar vários disparos e acabar com ele. Vencendo-o irá liberar um troféu:

If It Bleeds, We Can Kill It (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que conseguir vencer The Fear.

Vencendo The Fear pela barra de stamina, conseguirá o Uniform #22: Spider, que estará no local onde ele morreu. Bem, agora é hora de mais um troféu:

Believe It Or Not (Prata)
Para liberar esse troféu de prata, terá de capturar uma serpente lendária, chamada Tsuchinoko. Este ser místico habita algumas áreas do game, incluindo aqui em Graniny Gorki South. Ele não pode ser capturado normalmente, nem mesmo visto. A única forma de capturá-lo é com Mousetraps. Deve ter coletado os dois Mousetraps de Bolshaya Past Base, não? Há mais um em uma salinha entre as escadas de Ponizovje Warehouse, se quiser. Pois bem, vá para a saída sul desse cenário e posicione os dois Mousetraps. Saia do cenário para Ponizovje Warehouse e volte. Deverá ter capturado dois Poison Dart Frogs, o ser mais comum aqui. Pegue-os, descarte-os, então rasteje sobre os Mousetraps para recoletá-las e arme-as novamente. Você pode repetir isso quantas vezes quiser, elas são infinitas. Fique aqui e repita esse procedimento até que um Animal #10: Tsuchinoko seja capturado em seu Mousetrap. Então, esse troféu de prata será liberado.

Só um aviso: jamais coma ou descarte esse Tsuchinoko. Não só por ser extremamente raro, mas porque precisa fechar o game com esse animal em seu inventário para conseguir um troféu. Portanto, repito: não o coma ou o descarte. Esteja avisado.

Bem, agora nosso objetivo é voltar para Ponizovje Warehouse. No entanto, temos um item a coletar, então não vamos adiante ainda. Ao invés de entrar pela porta automatizada, faça todo o caminho de volta até o cenário Ponizovje South. Não haverá mais soldados patrulhando aqui, mas terá um brinde. No extremo sul desse cenário, encontrará a Face #21: Water. Esse item só aparece aqui após a batalha contra The Fear. Agora sim, volte para Ponizovje Warehouse e saia pela porta automatizada.

Svyatogornyj South

Assim que entrar, dê alguns passos para a frente e olhe no canto sudoeste do cenário, no alto, para encontrar o Kerotan #29 parcialmente escondido. Aqui nessa região, encontrará muitas plantas medicinais: Plant #2: Styptic, Plant #3: Disinfectant e Plant 4: Splint. Colete um de cada para liberar o seguinte troféu:

Just What the Doctor Ordered (Bronze)
Esse troféu será liberado quando tiver coletado um de cada planta medicinal: Cold Medicine, Styptic, Disinfectant e Splint. Um empecilho é que, se estiver cheio desses itens, não poderá coletar mais. Se esse for o caso, terá de se machucar de propósito de alguma forma, para conseguir usar esses itens e liberar espaço para essas plantas (não precisa nem ser um ferimento específico. Pode tomar uma picada de cobra e gastar os itens da mesma forma, mesmo que não se cure).

Além disso, olhe para as árvores e verá a Fruit #4: Vine Melon pendendo de alguns cipós, e o Mushroom #6: Spatsa nascendo perto da raízes. Colha um de cada. Ah, um aviso: não coma o Spatsa, ou irá acabar dormindo. Siga em frente.

Svyatogornyj West

Cuidado com os inimigos nessa área. Na primeira bifurcação, siga para oeste. Junto à borda oeste do cenário,  encontrará o Kerotan #30 perto de um tronco caído. E olhe no pé das árvores para encontrar o Mushroom #7: Ural Luminescent Mushroom. Ao coletá-lo, deverá liberar um troféu:

Fungus Among Us (Bronze)
Esse troféu será liberado quando tiver coletado um de cada dos 7 tipos de cogumelo: Siberian Ink Cap, Russian Oyster Mushroom, Baikal Scaly Tooth, Russian Glowcap, Fly Agaric, Spatsa e Ural Luminescent Mushroom. Indiquei a localização de cada um deles no decorrer do guia, e esse troféu deverá ser liberado após coletar o Ural Luminescent Mushroom.

Esse cenário possui duas saídas. Deverá sair pela saída nordeste primeiro.

Svyatogornyj East 1F

No canto nordeste desse cenário, há uma cabana protegida por três guardas. Dentro dela fica a M-63 no depósito, mas, mais importante do que isso, encontrará o Kerotan #31 pela janela perto da entrada.

Agora, volte para Svyatogornyj West e saia pela saída norte.

Sokrovenno South

Hora de mais uma batalha contra chefes, desta vez The End. Ele é um mestre sniper, e ficará de tocaia em diferentes pontos do mapa, em três cenário diferentes (Sokrovenno North, South e West), à espera de um erro seu para vencê-lo.

A primeira coisa a se fazer é prestar atenção nos arredores e tentar encontrar o Bird #4: Parrot. Esse é o papagaio de The End, e capturá-lo não só faz parte do catálogo como irá deixar The End sem um importante aliado para encontrá-lo.

A batalha contra The End não será tão simples assim porque, para conseguirmos um troféu, precisamos rendê-lo por trás sem ser visto. Vamos a esse troféu, primeiro:

You Snooze, You Lose (Prata)
Para liberar esse troféu de prata, terá de render The End. Ou seja, não é só encontrá-lo, temos de encontrá-lo e chegar desapercebido pelas costas. Não é fácil, mas também não é impossível. Ao saber a sua localização, vá até ele rastejando e com a sua melhor camuflagem de selva (Woodland e Flecktarn). Após chegar bem perto dele rastejado silenciosamente, mire com a sua EZ Gun na cabeça dele. Ele irá se agachar. Então, sem largar a mira, mire no corpo dele e de volta para a cabeça. Ele irá dizer alguma coisa. Repita isso três vezes, e ele irá lhe entregar o Uniform #23: Moss, que é o uniforme dele. Ele irá fugir depois, mas não se esqueça de pegar esse uniforme. De qualquer forma, esse troféu de prata será liberado. Se estiver com alguma dúvida sobre o procedimento, assista o vídeo a seguir:


Esse uniforme de The End é o melhor do jogo para selvas. E ele pode nos garantir um troféu:

A Good Man Is Hard to Find (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de conseguir 100% de camuflagem. Bem, nenhuma camuflagem que tinha até o momento conseguia mais de 95% de camuflagem. Mas, com a pintura facial Woodland e a camuflagem Moss, conseguirá os 100% de camuflagem em qualquer terreno verde escuro da selva. Apenas agache-se e fique parado, e conseguirá os 100%. O troféu será liberado em seguida.

Agora, só o que lhe resta é matar The End. Há um jeito rápido e fácil de conseguir isso. Ande pelo local, correndo mesmo, até ser atingido por uma bala de The End. Cure-se e então abra o mapa. Verá a localização de The End no mapa. Vá até esse local indicado no mapa, e The End terá fugido, mas poderá ver as pegadas dele no chão com o Thermal Goggles. Siga essas pegadas silenciosamente, e chegará ao novo esconderijo dele, e desta vez sem ser visto. Agora, com a EZ Gun, dê alguns disparos na cabeça dele. Ele correrá, mas pode correr atrás dele ou seguir suas pegadas para saber onde ele vai. Repita esse procedimento até matá-lo, mas usando apenas a arma tranquilizante, lembre-se não podemos usar armas convencionais contra ele. Então, após vencê-lo, vá ao local onde The End morreu para pegar a arma que ele usava, Mosin Nagant, o melhor rifle sniper do jogo. E o melhor: ele possui dardos tranquilizantes, de modo que pode usá-lo nos inimigos sem perigo de matá-los, o que o torna útil para nós.

Após matar The End, poderemos pegar os colecionáveis na área. Aqui em Sokrovenno South, o Kerotan #32 se encontra ao lado de uma cabana que fica no canto oeste do cenário. Em Sokrovenno North, o Kerotan #33 fica atrás de uma árvore próximo ao extremo sul do local, a leste da saída sudoeste. Por fim, vá para Sokrovenno West. Vê o riacho que percorre o local? Na extremidade sul do riacho, o Kerotan #34 estará dentro de um buraco nas rochas.

Bem, agora que pegamos tudo, podemos ir embora. No canto nordeste de Sokrovenno North, entre na caverna que se abriu.

Krasnogorje Tunnel

Atrás da primeira pilastra da esquerda, atire no Kerotan #35. Então, suba a longuíssima escada.

Krasnogorje Mountain Base

Cuidado com os inimigos nessa paisagem desértica. Aqui, poderá caçar um Animal #11: Emperor Scorpion, no chão, e também poderá caçar um Bird #5: White-Rumped Vulture que tenha ocasionalmente pousado no local. Eles são grandes demais para se capturar vivos. E, ao capturar um abutre, irá liberar o troféu:

A Bird In the Hand... (Bronze)
Esse troféu será liberado quando tiver coletado cada um dos 5 pássaros do game: Magpie, Sunda-Whistling-Thrush, Red Avadacat, Parrot e White-Rumped Vulture.

Quando estiver diante da saída deste cenário, olhe para a esquerda, no alto do monte perto do penhasco, e encontrará o Kerotan #36. Siga em frente.

Krasnogorje Mountainside

Durante a subida, encontrará diversos oponentes. Tome cuidado com eles. Também há um helicóptero rondando a área, cuidado. Chegando ao topo, encontrará o Kerotan #37 no alto de uma cabana perto da saída. Ah, e também tem RPG-7 por aqui, se quiser. Siga em frente.

Krasnogorje Mountaintop

Assim que chegar nesse cenário, vê o canhão da bateria anti-aérea logo à frente? Vá para lá e olhe na direção sudeste para encontrar o Kerotan #38 perto das rochas.Siga em frente, tomando cuidado com os inimigos, e eu aconselho a salvar o jogo antes de ir para o próximo cenário.

Krasnogorje Mountaintop: Behind Ruins

Assim que chegar a esse cenário, verá uma longa cena. Verá uma cena de Eva com o Snake, depois verá Volgin torturando uma pessoa, e então The Boss aparecerá com o cavalo. Atenção agora! Essa é a cena especial #1. No momento exato em que The Boss estiver indo embora com o cavalo, segure R1 para ver a cena do ponto de vista em primeira pessoa. Isso é muito importante, porque trata-se de uma cena secreta, já que o indicador de R1 não aparece na tela, e precisará fazer isso para liberar um troféu no futuro. Eu indicarei a localização de todas as cenas especiais como essa, apenas preste atenção. Como é algo rápido e único, por isso aconselhei que salvasse o jogo antes Caso tenha perdido a cena, é só dar Load Game.

Quando a cena acabar, daqui de cima, equipe um rifle sniper e olhe para o norte. Vê a torre de rádio mais próxima de sua localização? Dê um zoom na parte intermediária da torre e verá o Kerotan #39. Atire nele daqui, com o zoom do rifle sniper. Depois, vá embora.

Krasnogorje Mountaintop Ruins

Desça as escadas e atire no Kerotan #40 na parede da direita. Saia pela porta para Krasnogorje Mountaintop e entre na porta com o cartão concedido por Eva.

Groznyj Grad Underground Tunnel

Nesse cenário, irá enfrentar um novo chefe, The Rage. Use o Night Vision Goggles para conseguir enxergar, e fique zanzando pelo cenário procurando encontrar o The Rage pelas costas, e acerte-o com a EZ Gun. Durante a batalha, no entanto, deve pegar o Kerotan #41. Defronte com a porta de saída norte, olhe para trás e o verá no alto do encanamento. Agora sim, mate The Fury com tranquilizantes. Derrotando The Fury, irá liberar um troféu:

Houston, We HAD a Problem (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que derrotar The Fury.

Não deixe de pegar o Uniform #24: Fire no local, após a batalha, antes de seguir para o próximo cenário.

Groznyj Grad 1F Southwest

Tranquilize os inimigos da área, e então vá para o armazém 67. Vê a pota entreaberta? Olhe atentamente e encontrará o Kerotan #42 aqui. Agora procure na parede leste por um buraco na parede e rasteje por ele.

Groznyj Grad 1F Southeast

Saindo do buraco na parede, olhe para o topo do prédio ao norte e encontrará o Kerotan #43. Agora tranquilize os inimigos e entre no prédio.

Groznyj Grad Torture Room

Dentro do escritório ao lado, há um soldado e o Kerotan #44 debaixo da mesa. Então, saia.

De volta a Groznyj Grad 1F Southeast, vá para o canto nordeste desse local e encontrará um buraco no chão. Entre nele e rasteje até entrar em outro cenário.

Groznyj Grad 1F Northeast

No percurso do duto de acesso, poderá encontrar o Kerotan #45 do outro lado de uma grade. Saindo do duto, cuidado com os guardas e com os holofotes. Agora vá para o canto sudoeste desse cenário e entre na porta da parede oeste.

Groznyj Grad 1F Northwest

Tranquilize mais guardas, tome cuidado com os holofotes e não acorde o cachorro. No canto oeste, verá uma torre de holofote atrás de uma grade. A porta de acesso está inacessível, mas, se olhar através da grade verá o Kerotan #46 na escadaria vermelha. Atire nele daqui. Agora, volte para o cenário anterior.

De volta a Groznyj Grad 1F Northeast, entre na porta de acesso do grande complexo do local, na parte norte (é a porta vermelha que fica no canto, não a que fica ao alcance dos holofotes).

Groznyj Grad Weapons Lab: East Wing

Hora de colocar de volta o disfarce de cientista. Primeiramente, suba a escada do lado norte. Na primeira sala do segundo andar, encontrará o Kerotan #47 em cima da estante. Troque de roupa, atire nele e volte para o disfarce. Agora, terá de encontrar Raikov, atordoá-lo e carregá-lo até a sala dos armários. Snake então irá conseguir o Uniform #25: Officer. Vista-o e a máscara Mask e saia pela porta sudoeste da sala dos armários.

Groznyj Grad Weapons Lab: Main Wing

Apenas siga em frente.

Groznyj Grad Weapons Lab: West Wing Corridor

Aqui nesse corredor, atenção agora. Se olhar pela janela à esquerda, verá o Kerotan #48 no alto de um poste de iluminação. Mas tem dois seguranças no final do corredor. Se conseguir se manter longe deles, poderá tirar o uniforme de Raikov e disparar no Kerotan com uma pistola ou até mesmo com um rifle sniper. Certifique-se de acertá-lo. Se fizer barulho, coloque o uniforme e estará tudo bem. Após acertar o Kerotan, siga em frente.

Assistirá a diversas cenas, e então aparecerá a opção de salvar o jogo. Salve, claro. Verá mais algumas cenas, incluindo uma longa cena de tortura de Volgin. Depois, Ocelot irá desconfiar de Tatyana (Eva) e na briga Snake perderá o olho esquerdo. Essa é a cena especial #2. No momento em que Ocelot estiver saindo, segure R1 para ver a cena em primeira pessoa. Não confunda com a cena em que The Boss vem falar com Snake, e aparecerá o ícone R1 no alto (para enxergar The Sorrow estender a placa com o código que abre a porta): a cena certa é quando Ocelot está saindo, e não aparece o ícone R1.

Estará em Groznyj Grad Torture Room, e poderá ligar para 144.75 para destrancar a porta. Estará completamente desarmado, o que pode tornar seu objetivo de ir para a área nordeste de Groznyj Grand 1F Northwest bem mais complicado. Apenas afaste-se dos inimigos e tome cuidado com os holofotes. Chegando ao local, desça a escada.

Groznyj Grad Sewers

Essa parte será irritante. Não há itens colecionáveis aqui, apenas deverá ir para o norte. No entanto, será constantemente perseguido por cachorros. Você até possui uma arma, o Single Action Army, e com balas, mas lembre-se do  troféu de fechar o jogo sem matar ninguém, e isso inclui os cachorros. Ou seja, sem poder se livrar dos cachorros, terá apenas de fugir deles enquanto corre na direção norte.

Verá algumas cenas, e então irá parar em outro cenário.

River Styx

Nesse cenário, irá enfrentar The Sorrow. Como ele já está morto, não poderá matá-lo, apenas siga em frente. Nesse rio das almas, verá a alma de todos os seres que você matou no decorrer do jogo, incluindo os chefões. Se seguiu a minha recomendação inicial e não matou ninguém, apenas tranquilizou a todos, então não encontrará ninguém a não ser os chefões: The Pain, The Fear, The End e The Fury. Se encontrar qualquer outra alma no rio, então isso quer dizer que acabou matando alguém ou algum cachorro, e isso é um péssimo sinal (não conseguirá o troféu ao final do jogo). Chegando ao final do caminho, The Sorrow irá matar Snake. Na tela de Continue, use o Revival Pill para encerrar essa parte e liberar o troféu:

River of Pain (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que vencer The Sorrow.

Estará em um novo cenário:

Tikhogornyj

Ao final do curso da água, encontrará o Kerotan #49 perto da barragem de madeira. Atire nele com o Single Action Army mesmo, não há inimigos aqui. Nada mais a ser feito aqui, apenas siga o contra-fluxo da água até a cachoeira.

Tikhogornyj: Behind Waterfall

Após as cenas, terá recebido o Uniform #26: Spirit. Terá todo o seu equipamento de volta, uniformes e tudo o mais, porém perceba que não terá nenhum dos animais que capturou. Isso não é problema: volte ao cenário anterior.

Aqui em Tikhogornyj, encontrará todos os animas que tinha capturado perto da cachoeira. De todos eles, o mais importante é o Tsuchinoko, que precisa levar com você até o final do game. Encontre-o e capture-o novamente, assim como quaisquer outros animais que quiser para repor os que perdeu. Nade no riacho perto da cachoeira, e mergulhe até o fundo para encontrar o Face #22: Kabuki. Agora volte ao cenário de dentro da cachoeira.

De volta a Tikhogornyj: Behind Waterfall, entre no túnel. Ao final dele, entre na porta. Antes de subir a escadaria, olhe para trás e para cima para encontrar o Kerotan #50 em cima de um cano no canto. Agora suba a escada.

Estará de volta a Groznyj Grad 1F Northwest. Faça o caminho de volta para dentro do edifício, e então para Groznyj Grad Weapons Lab: East Wing.

Chegando em Groznyj Grad Weapons Lab: East Wing, não se esqueça do disfarce de cientista. Volte para a sala dos armários e abra o armário com uma faixa vermelha para pegar o Uniform #27: Sneaking. Não é só isso: procure nos armários da fileira oposta para encontrar o Uniform #28: Maintenance. Após pegar esses dois uniformes, saia pela porta ao lado.

Groznyj Grad Weapons Lab: Main Wing Hangar

Desça as escadas do local. Aqui no hangar, use o uniforme Maintenance e máscara No Paint para passar desapercebido pelos guardas e pelos outros funcionários do local. Desça ao pátio e vá para o lado oposto do local, a oeste da grande estrutura ao centro. Em meio aos computadores aqui do local, encontrará o Kerotan #51. Para atirar nele, recomendo que primeiro nocauteie o funcionário operando as máquinas do local, porque precisará vestir outro uniforme para poder usar a arma. Agora, plante os 4 C3 nos tanques de combustível do local, e então verá uma cena.

A seguir, estará enfrentando Volgin. E terá cinco minutos para derrotá-lo. Olhe para cima, no canto noroeste da sala, e encontrará o Kerotan #52. Atire nele, antes de qualquer coisa! Agora, vamos ao combate! Volgin usa seus poderes elétricos, e nesse estado ele é imune a golpes físicos e a balas também. Desvie de seus golpes elétricos (role para os lados, de preferência) e atire rapidamente com a EZ Gun nele, ou, se estiver perto, derrube-o ao chão e então chute-o no chão. Fazendo isso, irá causar dano na sua barra de stamina, e não na barra de saúde, como tem de ser. Após causar 75% de dano, verá uma cena, e então a batalha continua. Acabe com a barra de stamina de Volgin e ele cairá no chão, e então deixará cair o Uniform #29: Cold War. Pegue-o antes de começar mais uma cena, quando irá liberar outro troféu:

Grounded (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que vencer Volgin.

Groznyj Grad

Agora, estará na garupa de uma moto pilotada pela Eva, mas mesmo assim terá de preocupar com inimigos. Use a EZ Gun nos soldados. Ah, e ainda temos de prestar atenção nos Kerotans! Aconselho a salvar o jogo, porque os Kerotans ficam em locais de difícil acesso e terá pouquíssimos segundos para acertá-los. Assim que a Eva parar a moto pela primeira vez, equipe o Mosin Nagant e mire na torre onde tem um guarda e um holofote. O Kerotan #53 fica em cima do holofote. Precisa acertá-lo rapidamente, pois ela fica poucos segundos e vai embora, e então não terá outra chance de acertar o Kerotan. Se não conseguir atingi-lo a tempo, dê Load Game. Depois, deixe avançar até o próximo cenário.

Groznyj Grad Runway South

Salve o jogo novamente, por precaução! Na primeira parada que a Eva fizer, mire com o Mosin Nagant na empilhadeira que fica à esquerda dos inimigos. O Kerotan #54 fica em cima do banco. Desta vez, terá mais tempo para acertar, pois ficará no local por mais tempo. Depois, siga em frente até o próximo cenário.

Groznyj Grad Runway

Salve o jogo novamente. Esse será o mais difícil de todos! Isso porque a Eva não para, de modo que terá de acertar o Kerotan em movimento! Vá observando bem o cenário. Quando estiver se aproximando de um avião, verá algumas caixas ao lado esquerdo da estrada, e o Kerotan #55 estará em cima da caixa. Acertá-lo com a EZ Gun ou com o Mosin Nagant é muito difícil em movimento, então equipe o XM16E1 e, quando estiver passando perto da caixa, metralhe. Se perceber que não acertou o Kerotan, dê Load Game, pois não terá outra chance. Quando conseguir, siga em frente ao próximo cenário.

Groznyj Grad Runway

O nome é o mesmo, mas o cenário é diferente. Salve o jogo outra vez. Agora, o Kerotan #56 fica em uma caixa do lado direito da pista. Novamente, a Eva não para, então metralhe a caixa conforme passar por ela e certifique-se de acertar o Kerotan. Pelo menos esse será o último.

Groznyj Grad Rail Bridge

Finalmente, a parte de moto acabou! Estará fora da moto e agachado. Salve o jogo, primeiramente. Levante-se e equipe o SVD. O Kerotan #57 fica bem abaixo da ponte, na estrutura, mais do lado de cá. Atire rapidamente no Kerotan, para ter tempo de atirar depois no C3 e ocasionar a cena.

Groznyj Grad Runway Bridge

Chegou a hora de enfrentar o Shagohod! Não há barra de stamina, o que quer dizer que podemos (e devemos) usar armas letais contra ele. Equipe o RPG-7 e atire nos trilhos dele, para pará-lo, então, quando estiver atrás dele, atire na parte quebrada da armadura. repita isso até conseguir destruí-lo.

Então, começará a segunda parte da luta! Agora, estará a pé. É hora de acertar o Kerotan! Equipe o Mosin Nagant e olhe para o prédio onde está a torre, bem defronte. Em cima do prédio, mas ao pé da torre, encontrará o Kerotan #58. Após acertá-lo, vamos voltar ao combate. Fique longe dele, e acerte Volgin com o Mosin Nagant. Ele irá parar e atirar. Corra dos tiros dele, e, quando ele soltar mísseis, solte um Chaff Grenade. Repita isso até matá-lo. Quando destruir Shagohod de uma vez por todas, liberará um troféu:

Shagadelic (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que vencer Shagohod.

Fique atento agora! Na cena que segue, verá Volgin pegar fogo. Logo depois desse momento, quando Snake e Eva estiverem abraçados e ela disser "It's over", pressione R1 para ver a cena especial #3. Verá The Sorrow atrás da Eva. Não perca a oportunidade!

Groznyj Grad Rail Bridge North

Salve o jogo, pois vem aí mais uma série de Kerotans sob motos. O Kerotan #59 fica bem ao final do caminho, no chão de uma barricada que os terroristas montaram. Terá poucos segundos para acertá-lo, pois a Eva não para, então seja rápido.

Lazorevo South

Salve o jogo. Fique atento e com a mira à frente. O Kerotan #60 fica na frente de uma pedra à frente, bem à vista, mas a Eva passará bem rápido por ele. Siga em frente até o próximo cenário.

Lazorevo North

Salve o jogo novamente. Assim que subir uma pequena colina, olhe para a esquerda e verá, no topo de uma pedra no meio do caminho, o Kerotan #61. É difícil acertá-lo de primeira, mas sempre poderá dar Load Game. Quando acertá-lo, comemore, pois será o último Kerotan desses de velocidade.

Zaozyorje West

Ah, agora o jogo voltou ao normal, sem partes de moto ou coisas assim. E estaremos na companhia da Eva, também. Siga em frente pelo caminho único, e, após a cena, terá de lidar com inimigos. Poderá escolher entre o caminho da esquerda e da direita: escolha o da direita. Quando chegar a uma ponte, de cima da ponte, olhe para baixo e para a esquerda. Encontrará o Kerotan #62 lá embaixo. Atire nele e então siga em frente, até o próximo cenário.

Zaozyorje East

Siga em frente, novamente tomando cuidado com os inimigos. Chegando à parte em que o caminho se divide, procure atrás da árvore que fica exatamente na intersecção, e encontrará o Kerotan #63. Atire nele e siga em frente até o próximo cenário.

Rokovoj Bereg

Após uma série de cenas, estaremos enfrentando ninguém menos do que The Boss, o chefão final do jogo. Porém, antes de qualquer coisa, salve o jogo, pois precisaremos garantir algumas coisas. Primeiramente, vá para o lado mais ao sul do local, e olhe em cima das árvores para encontrar o último Kerotan do jogo, o Kerotan #64. Atire nele, e deverá liberar um troféu:

It Ain't Easy Being Green (Ouro)
Este é o primeiro troféu de ouro que irá liberar no jogo. Esse troféu será liberado se conseguir atirar em todos os 64 Kerotans no decorrer do jogo. Eu indiquei a localização de todos eles no decorrer do guia, se veio acertando todos, esse troféu será liberado após atirar no último aqui em Rokovoj Bereg. Os mais difíceis, sem dúvida, são aqueles da parte de moto com a Eva, mas eu indiquei a salvar o jogo antes para ter certeza de ter acertado cada um deles em seu tempo. Sendo assim, comemore o troféu de ouro mais complicado de se obter no game! Se tiver alguma dúvida sobre a localização de algum Kerotan, assista o vídeo explicativo abaixo:


E antes de enfrentarmos a Boss, ainda vamos nos preocupar com mais uma coisa! Há três espécies de serpentes exclusivas desse cenário, então vamos capturá-las antes de lutarmos contra a Boss. Camufle-se, esconda-se da Boss e equipe o Motion Detector. Vá até onde estão as serpentes, e ainda agachado, atire nelas com a EZ Gun e capture-as (não jogue fora o Tsuchinoko que tem no inventário jamais, não se esqueça disso. As três serpentes que tem de capturar são: Snake #9: Snake Solidus, Snake #10: Snake Liquid e Snake #11: Snake Solid. Fazendo isso, conseguirá o seguinte troféu:

Charmer (Bronze)
Este troféu será liberado assim que tiver capturado pelo menos um de cada espécie de cobra. Há 11 serpentes que podem ser capturadas: Reticulated Python, Giant Anaconda, Green Tree Python, King Cobra, Coral Snake, Milk Snake, Taiwanese Cobra, Thai Cobra, Snake Solidus, Snake Liquid e Snake Solid. Se seguiu meu guia até aqui, deverá ter encontrado todos.

Bem, agora sim, vamos nos concentrar no combate contra a Boss. Vale lembrar que o tempo total de combate contra ela é 10 minutos, então deverá ter bem menos que isso agora para a etapa restante. Camufle-se bem no ambiente, e use apenas a EZ Gun e a Mosin Nagant contra ela. Trata-se de uma disputa de gato e rato, pois terá de se manter constantemente escondido, assim como ela também se esconderá. Use o Motion Detector e o Thermal Goggles para encontrá-la mais rapidamente. Caso não consiga contra o tempo, saiba que, ao retornar, não precisará atirar novamente no Kerotan, mas terá de conseguir as 3 serpentes de novo. Isso porque será necessário para outro troféu ao final do jogo (ao morrer, o jogo não salva, ou seja, terá de capturar tudo de novo). Derrotando a Boss pela sua barra de stamina, ela deixará cair o Uniform #30: Snake. Pegue-o. E ainda liberará um troféu:

The Patriot (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que vencer The Boss.

Após matar The Boss, o cavalo dela aparecerá. Depois que ele relinchar, segure R1 para ver a cena especial #4 no qual aparecem os fantasmas de The Boss e do The Sorrow juntos.

Haverá mais diversas cenas. O jogo em si já acabou, mas verá alguns momentos de controle em meio a algumas cenas. Então, poderá salvar o jogo. Salve, para garantir mais algumas cenas especiais.

Quando chegar a uma cena em que Snake encontra o presidente dos Estados Unidos, preste atenção. No momento em que o presidente for apertar as mãos de Snake, segure R1 e olhe para a esquerda. Verá Ocelot atrás da janela, gesticulando para você. Essa é a cena especial #5, e ainda liberará um troféu:

The Cat's Out of the Bag (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que assistir à cena especial de Ocelot na sala presidencial.

E não acabou ainda! Snake irá ao cemitério, homenagear a lápide de The Boss. Quando ele bater continência perante a lápide dela, segure R1, e verá o cemitério em meio às lágrimas. Essa será a cena especial #6, e poderá nos liberar um troféu:

Snake Eyes (Bronze)
Esse troféu será liberado se você conseguiu assistir a todas as seis cenas especiais do jogo, que são as cenas em que pode ver em primeira pessoa, mas sem que apareça o símbolo do R1 no canto superior direito da tela. Eu indiquei, no decorrer do guia, todos os momentos em que ocorrem cenas especiais, se veio seguindo o guia até aqui, então deverá ter assistido a todas essas cenas e liberado o troféu. Se perdeu alguma cena e precisa de ajuda, assista o seguinte vídeo:


Bem, agora assistia ao restante das cenas e dos créditos. Então, depois de tudo isso, virá a tela de resultado final do jogo, informando todas as suas caraterísticas, como quanto tempo de jogo, quantas vezes salvou, quantos inimigos matou, etc. Irá liberar alguns troféus:

Like a Boss (Ouro)
Esse troféu de ouro é o último troféu obrigatório do game. Ele será liberado assim que tiver fechado o jogo, independentemente da dificuldade.

PEACE WALKER (Ouro)
Esse troféu de ouro será liberado se tiver conseguido fechar o jogo sem matar ninguém. Eu recomendei que evitasse qualquer morte (incluindo de cachorros), desde o começo do jogo. Se fez tudo certo, ao final do game aparecerá a informação "Humans Killed" como 0. Então, esse troféu de ouro será liberado.

King of the Jungle (Ouro)
Por fim, esse troféu de ouro será liberado se tiver conseguido o título de Markhor ao final do game. O título que você consegue é referente ao modo como jogou, e para conseguir o título Markhor (aparece abaixo da tela de resultados, como "Your title is:"), terá de ter conseguido pelo menos um item de cada colecionável possível no game. Ou seja: todas as frutas, cogumelos, peixes, sapos, pássaros e cobras. Cada grupo possui seu troféu específico, e, se conseguiu obter um de cada no decorrer de todo o jogo, conseguirá o título de Markhor. Basta ver, na tela de resultados, a informação "Plants and Animals Captured", se está como 48. Se não estiver, é porque faltou alguma coisa. Se conseguiu, esse troféu de ouro será liberado! Qualquer dúvida sobre a localização de qualquer um dos itens, assista esse vídeo a seguir:


Depois da tela de resultados, virão os bonuses. Deverá conseguir a arma Patriot, a Camera, a Face #23: Infinity (este apenas se conseguiu levar um Tsuchinoko até o final do jogo, como eu recomendei no decorrer do guia). E isso irá nos liberar um troféu:

Only Skin Deep (Prata)
Para liberar esse troféu, precisará ter adquirido todas as 23 pinturas faciais do jogo. Se veio seguindo o guia até aqui, deverá ter encontrado todas as pinturas faciais do jogo e esse troféu de prata deverá ter sido liberado. Se ainda precisar de ajuda, assista o vídeo a seguir:


Conseguirá também o Uniform #31: Tuxedo, o que irá nos liberar outro troféu:

Fashionista (Prata)
Esse troféu de prata será liberado quando conseguir todas as camuflagens do jogo. São 31 camuflagens ao todo, e eu ensinei como conseguir todas elas no decorrer do guia. Se veio seguindo o guia, então esse troféu de prata deverá ser liberado depois de conseguir o uniforme Tuxedo ao final do jogo. Se não obteve alguma das camuflagens, assista o vídeo explicativo abaixo:


E é isso, com mais esse troféu, conseguiremos nossa esperada platina:

Snake Eaten (Platina)
E aqui está, nosso troféu de platina por termos conseguido todos os demais troféus nesse belíssimo game. Parabéns por ter platinado Metal Gear Solid 3: Snake Eater HD!

E então? Esse guia lhe foi útil? Comente o que acha, e nos indique um game para a seção Platinando!

7 comentários:

  1. Muito obrigado , esse detonado me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  2. Acabei de pegar a platina!! Esses kerotans foram difíceis, mas graças ao tutorial eu consegui! OBRIGADO pelo tutorial!

    ResponderExcluir
  3. Amigão Muito Obrigado por este excelente guia! Ajudou muito! Consegui minha platina graças a você! Obrigadão!!

    ResponderExcluir
  4. Uma pergunta se no king of the jungle tiver 47 não pego platina?

    ResponderExcluir
  5. por mais guias como este. Só não consegui o troféu King of the Jungle, mas eu devo ter esquecido de fazer algo.

    ResponderExcluir
  6. Guia muito bom, acabei de conseguir todas as conquistas em uma run só. Agora partiu para os próximos.

    ResponderExcluir
  7. Olá excelente guia consegui zera e platina peguei todos os troféus e fiz um detona dê gameplay no YouTube

    ResponderExcluir