segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

L.A. Noire - Trailers Comentados

Olá, seguidores do Melhor Final!

Mais um trailer comentado para vocês. Agora, é a vez do último trailer de L.A. Noire, disponibilizado ao público apenas uma semana atrás. Vamos ver o que podemos perceber nele! Antes, assista-o:


Agora, vamos falar sobre ele.


L.A. Noire foi inspirado nos filmes do gênero Noire, que é como ficou conhecido o gênero policial nos anos 40. E o jogo se passa em Loas Angeles, geralmente abreviada como L.A., daí o nome L.A. Noire, ou "Filme Policial em Los Angeles". Como o narrador corretamente anuncia no primeiro minuto de vídeo (um detalhe: esse tipo de narração, com essa marcação de tom de voz, é algo sempre presente em filmes Noire, caso não saiba), Hollywood (que fica em Los Angeles) está passando por seu período mais violento de todos os tempos. Aí entra a apresentação do novo policial, Cole Phelps.
O narrador ainda explica que a cidade foi toda recriada fielmente conforme a época. Fazendo uma breve propaganda da Warner Bros., o narrador diz que se passa em 1947, e cita uma cidade com álcool, jazz e corrupção. Puxa. Ele cita cenas clássicas de ação, a tempo de vermos o protagonista Cole Phelps pegar um rifle no porta-malas de uma viatura para matar a tiros, apenas com mais um amigo, os assaltantes de um banco. Vale lembrar que não havia SWAT na época.
A seguir, o narrador cita que haverá investigação. Na cena, Cole Phelps aparece interrogando um suspeito chamado Fernand. Ele encontra um batom na cena do crime, e estranhamente pergunta a Fernand se pertence a ele. Mas que tipo de interrogação é essa? Ele esparava mesmo que o suspeito dissesse: "Ah, sim, é meu, dá ele aqui".
Então, o narrador diz que habilidades de pensamento crítico serão importantes para saírmos de escaramuças (foi esse o termo que ele usou). A cena mostra Cole trocando socos com um cara calvo em meio a um local bem movimentado, enquanto uma senhora aparece ao fundo de braços cruzados olhando para a parede e um amigo seu ao lado está levando a pior. Vale ressaltar suas habilidades de luta.
O narrador cita que teremos de perseguir suspeitos, e mostra uma batida de carros e uma perseguição em um beco escuro, onde o suspeito pula uma pequena grade. A seguir, o narrador revela que Cole é um ex-soldado da Segunda Guerra Mundial, e que ele planeja, com a resolução dos casos, subir de carreira na polícia de Los Angeles. E ele vai começar como um patrulheiro noturno (o cargo mais baixo da polícia, até mesmo no The Sims), chegando a... Sei lá, delegado? Comissário? Quem sabe?
O narrador diz que haverá casos de tráfico, de homicídio, de drogas e de incendiários. Bem, parece que não haverá apenas um crime a ser resolvido nas mãos de Cole (como no caso do detetive de Heavy Rain), e sim muitos casos a serem desvendados. O narrador informa que cada caso possui muitas partes, e temos de resolvê-los sozinho. Cabe a Cole investigar o local atrás de pistas (esqueça a perícia: ela deve ser tão inútil quanto em outros jogos de detetive), questionar testemunhas (esse batom é seu, senhor Fernand?), seguindo testemunhas de crimes, e até mesmo interrogando suspeitos. Ou seja: o tipo de policial perfeito.
Uma das novidades de L.A. Noire é a capacidade de decidir os rumos da investigação. Aparecerão no canto superior esquerdo da tela, enquanto o suspeito fala, botões para Verdade, Dúvida ou Mentira. Após analisar as feições do suspeito cuidadosamente, poderemos presumir se ele mente ou se diz a verdade e dizer na cara dele: "Você está mentindo!" ou "Tá bem, prossiga".
O narrador conta que 32 câmeras foram usadas para analisar os rostos dos atores, de modo a poderem captar todos os detalhes de movimento facial, cada milímetro das feições. Então, saberá quando um personagem está tentando esconder algo, estará em dúvida, estará com medo ou mesmo com raiva de você. O narrador finaliza que teremos muitas cenas de ação e cenas de investigação realistas, então encerra o vídeo.

Top 10 coisas que podemos perceber com este trailer:

  1. Teremos narrador. Ao que tudo indica, o jogo parece estar recriando um filme Noire, então não é nada absurdo imaginar que terá um cara com um vozeirão narrando todos os acontecimentos, do começo ao fim do jogo, seguido de uma musiquinha dramática. Tudo bem no estilo: "E então o detetive Phelps seguiu rapidamente para o centro da cidade, onde seu sentido aguçado lhe levaria a encontrar o pior de seus inimigos. Habilmente, ele coloca a mãe sobre a pistola em seu coldre, retirando-a devagar". Hum, parece interessante.
  2. Cole Phelps por si mesmo. Na cena, vemos que a polícia de Los Angeles não possui lá muitos policiais. Veja bem: para um assalto a banco com pelo menos quatro homens fortemente armados, eles convocam apenas dois policiais recém-chegados! Vale ressaltar que o outro policial usava uma pistola, e foi Cole que teve a ideia de pegar o rifle no porta-malas. Não é à toa que Cole matou os três homens sozinho, enquanto o outro nem saiu de trás da porta, morrendo de medo. Isso quer dizer que, como sempre, Cole terá de resolver tudo sozinho, sem poder contar com ninguém.
  3. Vamos sair na porrada. Logo no vídeo de apresentação, Phelps já sai na mão com um cara. Podemos esperar muitas lutas mano-a-mano. Botões ágeis de socos e chutes são a marca registrada da Rockstar Games. Podemos esperar algo semelhante a Grand Theft Auto 4, nesse sentido. Mas você viu o Cole se esquivando do golpe? Deve ter um botão de esquiva. E você viu a indicação "Press círculo to finish" no canto superior esquerdo da tela? O que será que é finalizar o oponente? Espero que não seja algo como a opção Humilhar, do jogo Bully.
  4. Vamos meter bala. No vídeo, Cole usa pistolas e rifles característicos da época. Aparece na tela, na cena do banco, que o botão de disparo é R2. Então, provavelmente, o botão de mira é L2.  Não apareceu nada com relação a mira automática; apenas uma mira manual no centro da tela. Como em Grand Theft Auto 4, podemos dar cover nos locais, apertando R1. Também podemos dar tiros cegos, enquanto estamos em cover. Isso nos dá a portunidade de planejar o ataque e só então atacar.
  5. Exploremos a cidade. Los Angeles é bem agitada, principalmente  a região de Hollywood. Isso quer dizer que há mutos bailinhos e festas acontecendo pelo local, e, se o narrador diz que teremos jazz, presumo que poderemos, no mínimo, entrar em um desses locais mais "particulares". Phelps não me parece o tipo de pessoa que iria a locais mais pesados, como as casas de strip-tease, por exemplo, mas acho que podemos nos divertir bebendo umas e dançando um pouco com as senhoras desquitadas nos bailinhos de terceira idade, pelo menos.
  6. Podemos trocar de roupa! Cole Phelps é visto, no decorrer do vídeo, com pelo menos 10 trajes diferentes, tirando o uniforme de policial que ele usa no começo. São várias cores e formatos de ternos, gravatas, sapatos e de estilosos chapéus. O que me faz crer que deve haver lojas de roupas espalhadas pela cidade, nos quais podemos entrar e gastar nosso mísero salário de investigador com a última moda das vitrines. Mas como será que iremos ganhar dinheiro? Ganhamos um fixo no fim do mês ou ganhamos uma quantia por caso resolvido, como um investigador particular? Hum...
  7. O radar está de volta. A Rockstar não se cansa de fazer jogos com radar em algum canto da tela. O já conhecido e amado por todos radar está no canto inferior esquerdo, e ele nos mostra nossos próximos destinos, locais principais vinculados aos crimes e a localização dos inimigos, em forma de círculos vermelhos. Também deverá agir como um GPS, à lá GTA 4. Apesar de que, obviamente, não havia GPSs naquela época.
  8. Direção de carros apenas. Já podemos perceber a presença dos mais diversos veículos, e Cole até aparece dirigindo alguns deles. Podemos ver até uma breve cena de perseguição, com direção a alta velocidade, batidas e carros rodopiando para fora da pista. Os carros não parecem ser necessariamente rápidos, mas não podemos menosprezá-los por isso. Um detalhe: não foi avistado nenhum outro veículo além de carros e pequenas caminhonetes. Acho que, diferentemente da série GTa, por exemplo, não poderemos usar bicicletas, motos, lanchas e helicópteros.
  9. A ajuda do caderninho. Bem, podemos contar com o próprio jogo para nos auxiliar, como em outros jogos de investigação, isso é certo. Sempre que acharmos uma pista, a informação New Clue, (Nova Pista), aparecerá na tela, juntamente com outras informações, como New Location (Nova Localização), New Objective (Novo Objetivo) ou New P.O.I. (Nova Pessoa de Interesse), fora outras informações, como Clue Updated (Pista Reavalizada). E aí, todas as informações acerca daquele acontecimento serão magicamente anotados em nosso caderninho. Então, basta olhar para o caderninho de anotações e saber o que fazer a seguir (alguém se lembra de Shenmue?).
  10. Coisas de investigador. Cole vai ter de bancar o detetive diversas vezes no jogo. Na cena, vemos ele fingir que está lendo o jornal para seguir uma moça suspeita com uma mala, enquanto as indicações na tela avisam que ele não será visto enquanto está disfarçado. Puxa, isso realmente me lembra aqueles filmes de detetive antigos, em que o detetive finge olhar uma vitrine quando está acompanhando o reflexo do suspeito no vidro. Ah, e vale lembrar que poderemos fazer perguntas para as pessoas. No vídeo, Cole aparece perguntando a um negro se ele viu algo de estranho em um carro. Provavelmente, as cenas serão semelhantes às de Shenmue, em que podemos parar um senhor na rua e perguntar "você viu um carro preto passar por aqui, alguns dias atrás?".
  11. Sempre procure no lixo. Só nesse vídeo de 3 minutos e meio, Cole encontrou duas armas em latas de lixo. Aparentemente, não há outro esconderijo perfeito para a arma de um crime, na opinião dos criminosos de Hollywood. Lembre-se: procure sempre no lixo; é o lugar mais óbvio. Mas não duvido de que teremos de invadir casas e prédios atrás de pistas, e de descer até o esgoto da cidade.
  12. Eles estão sempre mentindo. Podemos influenciar as nossas investigações decidindo se as informações passadas nos interrogatórios são verdadeiras ou não. Aparecem três interrogatórios nesse vídeo, e, nas três vezes, o jogador decidiu que o personagem estava mentindo. Bom, isso deve querer dizer que eles vão mentir para caramba no decorrer do jogo. Esse método de interrogatório é bem peculiar, pois não deve influenciar tanto assim a resolução dos crimes, como em Heavy Rain. Afinal, se estiver com dúvida, fala que eles tão mentindo!
  13. Pipoco para tudo quanto é lado. Cole aparece envolvido em pelo menos três situações de tiroteio intenso, e em todas elas ele se encontra em menor número e inferiormente armado. Pode esperar por cenas do tipo "1 vs. 100.000", em que Cole sempre acaba saindo vitorioso e sem nenhum arranhão. Afinal, ele é o protagonista. E o próprio narrador anunciou que ele investigaria os piores crimes das principais e mais perigosas organizações criminais de Los Angeles, o que não é pouco. 
  14. Os moradores continuam robôs. Bem, não é nada estranho perceber que os civis transeuntes pelo local não servem para nada. São apenas robôs programados para passarem pelo local e não incomodarem ninguém, sem esboçarem nenhuma reação em relação ao que está acontecendo. Na cena em que Cole persegue o bandido no beco, por exemplo, podemos perceber dois civis do lado esquerdo da tela, aparentemente acenando para o bandido. Fica difícil saber o que se passou aí: um deles parece que acabou de ser assaltado pelo bandido, mas ele só dá tchauzinho. O amigo dele do lado, então, nem sequer move um músculo. Belas reações por parte dos NPCs.
  15. Vendedores de petiscos estão presentes. Na cena anterior ao banco, podemos perceber Cole Phelps passar diante de um carrinho que vende alguma coisa, aparentemente um cachorro quente. Será que poderemos usar esses carrinhos para encher a nossa vida, como em GTA 4? Por falar nisso, será que poderemos entrar em restaurantes e lanchonetes também?
Bem, é isso que pudemos perceber nesse trailer. E você, percebeu mais alguma coisa que quer comentar?

2 comentários:

  1. La Noire será o novo thriller da Rockstar, e concordo com a maioria das coisas que meu amigo João observou e analisou.

    Mas algumas são suposições, outras tiro no escuro. É esperar pra ver, espero algo acima de Red Deas Redemption, tamanho meu otimismo.

    Cole Phelps tem tudo para se tornar o novo personagem carismático da RG, mas isso também é suposição minha ... rs.

    Que venha esse já clássico.

    ResponderExcluir
  2. É pra isso que estamos aqui, comentando. Acertar as vezes, e dar tiros no escuro também. Só o futuro dirá!

    ResponderExcluir