terça-feira, 1 de março de 2011

ESRB - Mundo Gamer


Você já ouviu falar na sigla ESRB? Com certeza, já o viu, pois ele está presente em todas as capas de jogos. Vale a pena saber um pouco mais sobre o trabalho realizado pela ESRB. Eu preparei uma matéria especial, só para você, então vamos lá.


Sobre a ESRB


A sigla ESRB significa Entertaiment Software Rating Board, ou Conselho de Avaliação de Dispositivos de Entretenimento. A ESRB é uma organização auto-reguladora sem fins lucrativos que avalia conteúdo de entretenimento eletrônico com a intenção de classificar a faixa etária adequada. Funciona exatamente como as empresas classificadoras de filmes. A classificação de um jogo não é de forma alguma obrigatória. Não há lei que obrigue a classificação de jogos. Porém, há leis que impedem a venda e a comercialização de jogos não classificados, com direito a multas para a loja que desrespeitar a lei. Muitas empresas fabricantes de videogames também se recusam a aceitar jogos sem classificação. Então, praticamente falando, a classificação dos jogos é obrigatória para o mercado de games nos dias de hoje.

A ESRB também endorsa que as empresas coloquem avisos sobre a classificação do jogo de forma visível em locais de fácil acesso ao público, tanto nas embalagens quanto nos comerciais e nos sites do jogo. Ela também assegura a privacidade online dos usuários dos produtos. Sua área principal de atuação é:o Canadá e os Estados Unidos. Há outras empresas que realizam classificações em outros locais do mundo, como a PEGI da Europa e o Australian Classification Board da Austrália. No Brasil, quem faz a classificação de jogos eletrônicos é o Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação. Porém, quando importamos um jogo, a classificação etária vigente é a do país de origem.

A ESRB começou a funcionar em 1994, e, até 2009, já classificou 19.130 jogos de 350 produtoras.

A razão da fundação da ESRB era o conteúdo excessivamente violento por parte de muitos dos jogos da época, como o Night Trap, Mortal Kombat, Lethal Enforcers e Doom.


 Como um jogo é classificado?

A empresa responsável pela publicação do jogo envia um vídeo contendo todo o percorrer do jogo, incluindo todas as cenas, secretas ou não. A empresa também preenche um formulário contendo informações diversas sobre o jogo, e paga uma taxa que depende do valor de produção do jogo. Se o jogo custou menos de 250.000 dólares para ser produzido, a taxa é de 800 dólares. Se custou mais de 250.000 dólares, a taxa é de 4.000 dólares. Vale lembrar que a ESRB é uma organização sem fins lucrativos, então essa taxa serve apenas para pagar os funcionários e a despesa, não para lucro próprio.

Então, três analisadores treinados assistem, sem contato um com o outro, em cabines separadas, todo o vídeo entregue pela publicadora do jogo. Após assistir todo o vídeo, eles dão uma classificação. Se a opinião for unânime, a classificação é informada à publicadora. Se os três analisadores não chegarem a uma unanimidade, a classificação fica pela maioria. Se não houver maioria (uma classificação diferente para cada), mais um analisador é chamado para analisar o vídeo, e assim por diante, até haver consenso.

A publicadora pode ou não aceitar a decisão da ESRB. Ela pode editar o jogo, cortando algumas cenas notificadas como impróprias, e mandando um novo vídeo, com as cenas impróprias cortadas, de novo à ESRB, que vai reavaliar o jogo desde o começo. Essa é a uma decisão comum, de modo a conseguir a menor classificação, e, portanto, menos restrição possível. Caso se sinta lesionada, a publicadora do jogo pode entrar com uma ação contra a ESRB no Comitê da Indústria de Dispositivos de Entretenimento.

Uma vez aceito a decisão, um comitê de funcionários assiste mais uma vez o jogo, analisando se não há erros na avaliação ou conteúdo que a empresa escondeu do acesso da ESRB. Se for notificado conteúdo no jogo final não existente na versão de avaliação, a publicadora receberá multas.

Todos os analisadores do ESRB possuem suas identidades confidencializadas. Eles não possuem vínculo direto com a ESRB, abrangendo todas as idades, raças e níveis de escolaridade, mas são todos treinados para simularem a reação do público diante do conteúdo exposto, antes de serem analisadores da ESRB.

Sobre as classificações

A ESRB possui 7 padrões de classificação. Conheça melhor cada um deles:

RATING PENDING

Faixa etária: Maiores de 6 anos (recomendada).


Descrição: Quando os jogos são lançados ainda sem que a ESRB tenha terminado sua análise, esse aviso é colocado, avisando que o jogo está passando por análise. Porém, uma vez que a análise tenha sido concretizada, todas as embalagens de jogos ainda não vendidos têm de ser refeitas com a classificação correta. Por questões de segurança, a venda de jogos sem classificação adequada é proibida para menores de 6 anos.


EARLY CHILDHOOD

Faixa etária: Maiores de 3 anos.

Descrição: Jogos nesta faixa etária não possuem qualquer tipo de conteúdo que seja inapropriado para qualquer idade, mas seu foco é o projeto educacional para as crianças nesta faixa etária. Jogos sem intenção claramente educacional não são recomendados para essa faixa etária.
Exemplos de jogos classificados: Jumpstart Pet Rescue, Dragon Tales: Learn & Fly with Dragons e Dora the Explorer: Journey to the Purple Planet.

EVERYONE

Faixa etária: Maiores de 6 anos.

Descrição: Jogos nesta faixa etária possuem conteúdo que contém desenho, cenas fantásticas e violência leve não-explícita, sendo, portanto, inadequado para menores de 6 anos e sem fins educacionais. Vale lembrar que o porte de armas brancas sem presença de sangue é considerado violência leve.
Exemplos de jogos classificados: The Legend of Zelda, Mario, Sonic, Epic Mickey, Pac-Man World, Gran Turismo e Madden NFL.

EVERYONE + 10

Faixa etária: Maiores de 10 anos.

Descrição: Jogos nesta faixa etária possuem conteúdo que contém violência não-explícita com presença de sangue, linguagem pesada, ou seja, palavrões, e temas minimamente sugestivos de sexo. Esse extra  torna o conteúdo desapropriado para menores de 10 anos.
Exemplos de jogos classificados: Kingdom Hearts, Spyro, Donkey Kong, LEGO Star Wars, Spore e Rayman.

TEEN

Faixa etária: Maiores de 13 anos.

Descrição: Jogos nesta faixa etária possuem conteúdo que contém violência intensa, com muito sangue, humor negro, ou seja, piadas que referem a atos violentos e libidinosos,  linguagem pesada, cenas que sugerem a prática de sexo e cenas de práica de jogo, drogas e outros vícios.
Exemplos de jogos classificados: The Simpsons Game, WWE Smackdown, Guitar Hero, Castlevania, The Sims, Futurama e Ratchet and Clank.

MATURE

Faixa etária: Maiores de 17 anos.

Descrição: Jogos nesta faixa etária possuem conteúdo que contém cenas de violência explícita com muito sangue, crueldade, humor negro, ou seja, piadas que referem a atos violentos e libidinosos,  linguagem pesada, cenas que sugerem a prática de sexo e cenas de prática de jogo, drogas e outros vícios.
Exemplos de jogos classificados: Grand Theft Auto, Manhunt, Resident Evil, Silent Hill, Doom e Parasite Eve.

ADULTS ONLY

Faixa etária: Maiores de 18 anos.

Descrição: Jogos nesta faixa etária possuem conteúdo excessivamente sexual, além de nudez total e violência extrema. Geralmente, jogos que recebem essa classificação são jogos com temas com propósitos de fins sexuais e que expressam relações sexuais no decorrer de todo o jogo. Muitas empresas proíbem jogos com essa qualificação de serem comercializados e produzidos.
Exemplos de jogos classificados: Grand Theft Auto: San Andreas.


Curiosidade: A Nintendo, a Sony e a Microsoft proíbem a veiculação de quaisquer jogos que tenham recebido a classificação Adults Only. Esses jogos, ao serem classificados assim, costumam ser banidos em muitos países. Eles são permitidos geralmente para computadores, como jogos virtuais.

2 comentários:

  1. oi meu nome é michele,tenho 12 anos e Jogo aqueles jogos com classificação "Teen" porque meu pai e meus tios deixam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem, Michele! Jogos indicados para a sua faixa etária são sempre a melhor opção, e isso irá garantir que tenha sempre o máximo de diversão!

      Quando crescer, se quiser poderá jogar jogos indicados para outras faixas etárias, mas sempre procure jogar os jogos indicados para a sua faixa etária, pois eles foram feitos pensando em você!

      Obrigado por comentar e volte sempre ao nosso blog!

      Excluir