domingo, 20 de março de 2011

God of War - Retrospectiva

Continuando as nossas retrospectivas, vamos para a retrospectiva de uma franquia de sucesso da Sony: a série God of War.


A série God of War conquistou seu lugar como uma das séries mais aclamadas da atualidade. Ela foi criada em 2005, pertence à Sony e seu criador foi David Jaffe.

Hoje em dia, a franquia já se estende a vários outros artigos, como histórias em quadrinhos, bonecos e um filme atualmente em produção.

A série God of War ficou consagrada pela sua narrativa de vingança, ambientada com muitas referências à mitologia grega. O jogo é repleto de violência, com muitos inimigos grotescos e golpes que arrancam membros, jorrando sangue para todos os lados. Outra característica marcante da série são as cenas de nudez que vez ou outra aparecem nas cenas e em mini-games. Com isso, o jogo deixa bem claro seu apelo ao público adulto. O jogo estruturou muito bem os jogos de ação e aventura com a jogabilidade no melhor estilo hack-and-slash.

Nós apresentaremos todos os jogos da série God of War aqui nesta retrospectiva, na ordem cronológica em que foram lançados. Obs: Não tratarei de jogos de celular aqui. Sente-se e aproveite.


Um conselho: Enquanto você lê e desfruta da história de God of War, aqui nesta retrospectiva, que tal escutar algumas músicas do jogo, selecionadas abaixo:

Música Tema de God of War

Música Tema de God of War 2

The Glory of Sparta

Colossus of Rhodes

Death of Kratos

Bom proveito!!!

GOD OF WAR


Informações técnicas

Publicado por: Sony Computer Entertainment
Desenvolvido por: SCE Studios Santa Monica
Gênero: Action-Adventure
Diretor: David Jaffe
Plataforma: Playstation 2
Data de lançamento: 22 de março de 2005
Faixa etária: Mature

O primeiro jogo da série foi lançado em 2005, sob direção de David Jaffe, exclusivamente para Playstation 2. A Sony estava iniciando uma nova empreitada, no gênero ação e aventura, em busca de emplacar um novo título. O jogo chamou muito a atenção por causa da aspiração na mitologia, da violência e da nudez.
O jogo conta a saga de Kratos, um ex-capitão espartano que, ao se ver derrotado em uma guerra, pede ao deus da guerra que lhe ajude. Ares, o deus da guerra, concede-lhe seu desejo, que é uma força descomunal, quase invencibilidade e armas destruidoras. Com os novos poderes, ele consegue vencer a guerra, mas deve fazer serviços em nome do deus da guerra. Tal pacto acaba com a morte de sua mulher e sua filha, então Kratos decide se vingar de Ares. Começa aí uma terrível narrativa de vingança, em que Kratos não medirá esforços para derrotar Ares e fazê-lo pagar por tudo o que fez.
O jogo foi um sucesso fenomenal tanto de vendas quanto de crítica. O jogo vendeu mais de 1 milhão de cópias, sendo logo relançado como um Greatest Hit. Um dos fatores para o sucesso, obviamente, foi a grande aceitação por parte da crítica. O jogo recebeu excelentes notas, fechando uma média de 94/100, pela Metacritic. O jogo recebeu premiações de diversas empresas como o melhor jogo do ano de 2007, e também está presente em muitas listas como um dos melhores jogos para Playstation 2 da história.

Obs: Confira nossa retro análise de God of War.

GOD OF WAR 2


Informações técnicas

Publicado por: Sony Computer Entertainment
Desenvolvido por: SCE Studios Santa Monica
Gênero: Action-Adventure
Diretor: David Jaffe / Cory Barlog
Plataforma: Playstation 2
Data de lançamento: 13 de março de 2007
Faixa etária: Mature

O sucesso tremendo do primeiro jogo não deixou dúvidas: o público queria uma sequência. Em 2007, a Sony lançou o segundo jogo da série God of War, também exclusivo para o Playstation 2. David Jaffe deixou de ser o diretor executivo para ser um diretor de criação, dando espaço para Cory Barlog como diretor executivo.
Kratos derrotou Ares no primeiro jogo, e agora é o novo deus da guerra. Mas sua vingança não está completa, pois suas atitudes como novo deus da guerra culminaram em ódio por parte de Zeus, deus dos deuses. Kratos agora deve direcionar a sua raiva para Zeus, e começar uma nova trajetória de matanças atrás de vingança contra ninguém menos que o rei do olimpo. Novos cenários, novos poderes e novos inimigos aguardam mais essa excursão de Kratos pelas fantásticas lendas mitológicas.
Assim como o antecessor, God of War 2 foi sucesso total. Logo se tornou um dos Greatest Hits da Sony. O jogo teve bela aceitação do público, ficando com média 93/100, um pouco inferior a seu predecessor, e o número de cópias vendidas foi quase igual: também houve mais de 1 milhão de cópias vendidas.

Obs: Confira nossa retro análise de God of War 2.

GOD OF WAR: CHAINS OF OLYMPUS


Informações técnicas

Publicado por: Sony Computer Entertainment
Desenvolvido por: Ready at Dawn Studios
Gênero: Action-Adventure
Diretor: Ru Weerasuriya 
Plataforma: Playstation Portable
Data de lançamento: 4 de março de 2008
Faixa etária: Mature

Enquanto os fãs aguardavam ansiosamente pela chegada de God of War 3, anunciado como o que encerraria a série, a Sony resolveu lançar outras versões da narrativa de Kratos. Lançou, também em 2007, uma versão simples para celular, chamado God of War: Betrayal, que retrata Kratos ainda recebendo ordens de Ares, e então, em 2008, lança uma versão especial para PSP, chamado God of War: Chains of Olympus. Esta versão foi produzida pela Ready at Dawn Studios, e dirigido por Ru Weerasuriya.
Esta versão especial mostra a trajetória de Kratos em seus dez anos de serviço para Ares. Ele deve enfrentar o exército persa, a maldição do deus Morfeu, a realeza de Perséfone, resgatar Helios, entre outras missões que apenas um encarregado dos deuses poderia cumprir. O mesmo estilão de sempre, apenas para quem possui um PSP.
O jogo foi outro sucesso, mesmo para os padrões do PSP. O jogo teve excelentes críticas, fechando com a média 91/100 da Metacrtic, a menor de toda a franquia até então, mas vendeu mais de um milhão de cópias, o que já o marca como um dos games mais vendidos do portátil.

GOD OF WAR 3


Informações técnicas

Publicado por: Sony Computer Entertainment
Desenvolvido por: Santa Monica Studio
Gênero: Ação-aventura
Diretor: Stig Asmussen
Plataforma: Playstation 3
Data de lançamento: 16 de março de 2010
Faixa etária: Mature

Finalmente, no ano de 2010, o aclamado God of War 3 finalmente chegaria. A expectativa era imensa. Cory Barlog, o mesmo diretor do segundo jogo, dirigiu o jogo no começo de sua produção, porém, ele e David Jaffe, idealizador da série, saíram da Sony antes que o jogo ficasse pronto, na verdade, saíram quando ele ainda estava no início da produção. Então, Stig Asmussen foi chamado para dirigir esse jogo épico que foi lançado com exclusividade para Playstation 3.
God of War 3 encerra a trajetória vingativa de Kratos. Ele reconta a lendária Guerra dos Titãs, porém, com a participação ilustre de Kratos do lado dos titãs. Kratos ainda persegue seu destino, em busca da oportunidade de matar Zeus, o deus dos deuses, com suas próprias mãos. Zeus não irá mais fugir, e decidiu enfrentar Kratos de frente, junto com todos os maiores deuses do Olimpo. Sendo assim, Kratos terá de passar por Hades, Posseidon, Hélio, Hermes, além de muitos outros jogos. No decorrer do jogo, Kratos terá de derrotar até mesmo alguns titãs que se colocam em seu caminho. Enfim, o jogo tem tudo o que fez sucesso em outros jogos da série, porém tudo está melhorado, aprimorado ao máximo. Um verdadeiro final com tudo o que uma bela história precisa ter está presente em God of War 3.
Não é nem preciso dizer que o jogo foi um sucesso. God of War 3 foi simplesmente homenageado como o jogo mais antecipado de 2010 por várias empresas, antes mesmo de ser lançado. O jogo vendeu 1 milhão de cópias em menos de 48 horas. O total de cópias chegou a 1,46 milhão de cópias. Levando em consideração que estamos falando de um jogo exclusivo para um console caro como o Playstation, é muita coisa. O jogo recebeu muitos prêmios, principalmente em relação a ses gráficos, sendo considerados até hoje como um dos melhores do console. Também receeu indicações e prêmios como melhor jogo do Playstation 3 do ano de 2010.

Obs: Confira nossa análise de God of War 3.

GOD OF WAR: GHOST OF SPARTA


Informações técnicas

Publicado por: Sony Computer Entertainment
Desenvolvido por: Ready at Dawn Studios
Gênero: Ação-aventura
Diretor: Dana Jan 
Plataforma: Playstation Portable
Data de lançamento: 2 de novembro de 2010
Faixa etária: Mature

No final de 2010, a Sony lançou o último jogo da série God of War até então: God of War: Ghost of Sparta, um exclusivo para o PSP dirigido por Dana Jan.
O jogo conta um pouco mais sobre o passado de Kratos, revelando a existência de um irmão de Kratos, chamado Deimos. Antes mesmo de Kratos servirem aos deuses, os deuses temiam que um dos dois viesse a tomar o Olimpo. Então, Ares manda capturar e torturar Deimos, quase matando Kratos na investida. Kratos se torna deus da guerra, matando Ares ao final do primeiro jogo, e então ele decide resgatar seu irmão. A história do jogo se passa, então, entre o primeiro e o segundo jogos da série, na busca de Kratos por seu irmão, nas terras de Tánatos, deus da morte. Kratos deve passar por novos desafios, novos inimigos, como Scylla e Erinis, e conhecer novos locais, como Atlantis, em sua caçada memorável. A história apresenta revelações importantes para a compreensão da história de um modo geral, mostrando fatos que explicam mistérios deixados pela trama, tirando dúvidas de muitos fãs. A vingança de Kratos não terá o mesmo sentido depois de se jogar esse jogo, sem dúvida.
O jogo teve uma boa média de críticas, encerrando a média 86/100, no Metacritic. Esta é a pior média de toda a série, mas ainda é alta. A exemplo de outros jogos, esse também recebeu diversas indicações a prêmios, com direito a prêmio de melhor jogo de portátil, melhor jogo do PSP, entre outros.

Atualmente, não há nenhum anúncio de um próximo jogo da franquia God of War.

Demais elementos da franquia God of War

A série já está tão famosa que vários outros elementos fora dos jogos eletrônicos foram produzidos para melhor contar a história de Kratos. Um filme está sendo produzido, histórias em quadrinhos já foram feitos, e agora tem até alguns bonequinhos de ação.

Esta é a imagem do romance homônimo oficial:


Veja uma imagem de uma história em quadrinhos de God of War:


Este é um dos bonecos de ação da franquia:


E um filme está sendo produzido neste momento, ainda sem data confirmada.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário