sexta-feira, 18 de março de 2011

Resident Evil - Retrospectiva

Começando uma nova série de retrospectivas, completamente reformulada, preparei uma retrospectiva geral e completa da série Resident Evil.


Confira:

Sobre a Franquia

Resident Evil é o uma das maiores franquias de games da atualidade. A série foi criada lá em 1996, pertence à Capcom e seu criador foi Shinji Mikami. Porém, Shinji Mikami saiu da direção e permanceu como produtor e conselheiro, e só retornou na direção em 2005, para sair novamente em seguida. A série Resident  Evil ficou conhecida por ter praticamente um diretor novo a cada lançamento, com raras exceções.

Confira a nossa biografia de Shinji Mikami.

Sobre o gênero

A série Resident Evil é uma das pioneiras do gênero survival-horror. Este gênero força o jogador a sobreviver em um cenário repleto de mistério e de ameaças à sua sobrevivência, como armadilhas e monstros. O clima de jogos deste gênero é sempre de suspense e mistério. O gênero foi criado em 1992 com o jogo Alone in the Dark, da Infogrames, para computador, mas a série que estendeu o gênero ao patamar conhecido de hoje foi, sim, Resident Evil.

Confira a nossa matéria especial sobre a história do gênero survival-horror.

Demais elementos da franquia Resident Evil

Resident Evil, por ser uma das franquias de games mais bem sucedidas do mundo, não poderia deixar de ter história fora dos games. Na verdade, RE é também a franquia de games mais bem sucedida fora dos games. Há nada menos do que 5 filmes já produzidos com o nome da série, e um ainda em produção. Sem contar com duas animações e mais um curta metragem. Ainda tem livros, histórias e quadrinhos e diversos artigos, como brinquedos e outras quinquilharias.

Veja o pôster do primeiro filme da série:


Este é um pôster da animação:


Esta é a imagem de um dos livros:


E esta é a capa de uma das histórias em quadrinhos:


A série ainda possui diversos itens colecionáveis, como algumas armas customizadas de brinquedo:


Para finalizar, veja alguns dos bonequinhos de ação de personagens da série:


Sobre as Músicas

Enquanto lê a retrospectiva de Resident Evil, que tal ouvir algumas das músicas do jogo, selecionadas abaixo, para ficar mais à vontade?

Corridor Theme - Resident Evil 1

Save Game Theme - Resident Evil 2

The City of Ruin - Resident Evil 3

Murderous Eyes - Resident Evil: CODE: Veronica

To the Dephts of Insanity - Resident Evil Zero

Tu Vieja - Resident Evil 4

Wind of Madness - Resident Evil 5

Bom proveito!!!

Sobre a Retrospectiva

Nós apresentaremos todos os jogos da série Resident Evil aqui nesta retrospectiva, na ordem cronológica em que foram lançados. Obs: Não tratarei de jogos de celular aqui. Sente-se e aproveite:

RESIDENT EVIL

 
Informações técnicas

Publicado por: Capcom
Desenvolvido por: Capcom
Gênero: Survival-horror
Diretor: Shinji Mikami 
Plataforma: Playstation, SEGA Saturn, PC e DS 
Data de lançamento: 30 de março de 1996
Faixa etária: Mature

Em 1996, a Capcom lançou, sob a direção de Shinji Mikami, o jogo Resident Evil para Playstation. Depois, foi feita uma versão para SEGA Saturn. O jogo causou alvoroço por trazer ao mundo o nome de gênero "survival-horror". O gênero já existia, mas a Capcom criou o nome que viria identificar o gênero. O jogo tinha a intenção de ser um remake do jogo Sweet Home, também da Capcom, mas Shinji Mikami quis criar algo totalmente diferente, e daí nasceu Resident Evil.
No jogo, controlamos agentes das forças especiais S.T.A.R.S. de uma cidade fictícia chamada Racoon City, que foi enviada para uma região afastada do centro da cidade, nas montanhas, para investigar uma série de assassinatos que estavam ocorrendo no local e resgatar um grupo anterior que desaparecido. Podemos controlar a policial JIll Valentine ou o policial Chris Redfield. Chegando à área afetada, o grupo se vê atacado por monstros, e não têm escapatória a não ser correrem para dentro de uma mansão localizada ali perto. Presos dentro da mansão, os sobreviventes têm de encontrar outros sobreviventes e encontrar uma saída da mansão, enquanto tenta sobreviver aos monstros horrorizantes que rodeiam a mansão. Ao final do jogo, o grupo percebe que era tudo parte de um plano maléfico de uma empresa secreta de engenharia genética chamada Umbrella Corporations, e que havia um traidor entre eles.
O jogo foi um sucesso estrondoso de vendas nos Estados Unidos. O jogo vendeu mais de 2.750.000 cópias. Pela crítica, o jogo também recebeu ótimas notas. A média no Metacritic é de 91/100.

Obs: Confira nossa retro análise de Resident Evil.

Em setembro de 1997, foi lançado uma versão chamada Resident Evil: Director's Cut, para compensar o atraso do segundo jogo. A nova versão possuía nova localização de itens e inimigos, novos modos de jogo, mais extras e uma função especial para a Handgun, que podia matar com apenas um tiro de sorte.

RESIDENT EVIL 2


Informações técnicas

Publicado por: Capcom
Desenvolvido por: Capcom
Gênero: Survival-horror
Diretor: Hideki Kamiya
Plataforma: Playstation, PC, Nintendo 64 e Dreamcast
Data de lançamento: 21 de janeiro de 1998
Faixa etária: Mature

O segundo jogo da série chegou em 1998 para o Playstation. O jogo recebeu versões para PC, Nintendo 64 e Dreamcast. Shinji Mikami, criador do primeiro jogo, passou para a produção, dando o lugar para Hideki Kamiya na direção.
O jogo se passa dois meses depois do primeiro jogo. A história se passa em volta de dois personagens: um policial novato chamado Leon Scott Kennedy e uma garota chamada Claire Redfield. Ambos vão para Racoon City por motivos distintos. Claire veio procurar seu irmão, Chris Redfield, do primeiro jogo, e Leon veio para seu primeiro dia de trabalho como policial da cidade. Chegando à cidade, porém, eles a encontram devastada por monstros. Sem outra alternativa, tentam fugir, mas acabam ocasionando um acidente, e marcam um encontro na delegacia local. Na delegacia, ambos têm de sobreviver, com suas histórias paralelas, para achar uma forma de escapar da cidade. Mais uma vez, a Umbrella Corporation está por trás de tudo, com seus planos macabros.
O jogo fez ainda mais sucesso do que o anterior, vendendo mais de 5 milhões de cópias. Esse jogo virou o best-selling da Capcom, por ser o jogo mais vendido da série em uma única plataforma, marca que mantém até hoje. No Metacritic, o jogo teve média de notas um pouco inferior ao anterior, com média 89/100.


RESIDENT EVIL 3: NEMESIS


Informações técnicas

Publicado por: Capcom
Desenvolvido por: Capcom
Gênero: Survival-horror
Diretor: Kazuhiro Aoyama
Plataforma: Playstation, PC e Dreamscast
Data de lançamento: 22 de setembro de 1999
Faixa etária: Mature

O terceiro jogo da série chegou em 1999 para Playstation, e teve versões futuras para PC e Dreamscast. Shinji Mikami continuaria na produção, mas Hideki Kamiya, diretor do segundo jogo, saiu da direção, dando lugar a Kazuhiro Aoyama.
A história do jogo começa 24 horas antes de Resident Evil e acaba dois dias depois. A história mostra Jill Valentine, a heroína do primeiro jogo, em sua busca por uma oportunidade de fugir de Racoon City, infectado por muitos monstros e prestes a ser devastada por uma bomba atômica. Além disso, ela tem de sobreviver a novas armas biológicas criadas pela Umbrella Corporation para matar especificamente os antigos membros da S.T.A.R.S., em uma tentativa de eliminar testemunhas do ocorrido.
O jogo não foi tão bem nas vendas quanto o anterior, mas foi melhor do que o primeiro. RE3 : Nemesis vendeu 3,5 milhões de cópias no mundo todo, e recebeu críticas bem mais severas do que os outros jogos. A média no Metacritic foi de apenas 79/100, bem inferior aos outros dois jogos.


RESIDENT EVIL SURVIVOR



Informações técnicas

Publicado por: Capcom
Desenvolvido por: Capcom
Gênero: Light Gun Shooter
Diretor: Hiroyuki Kai
Plataforma: Playstation, PC e Dreamscast 
Data de lançamento: 27 de janeiro de 2000
Faixa etária: Mature
 
A Capcom decidiu lançar uma nova versão de Resident Evil, em 1998 para o Playstation. O jogo misturou elementos de first-person shooter, e foi categorizado como um light gun shooter. O jogador tem sempre a visão em primeira pessoa, e pode caminhar pelo cenário podendo ver tudo a seu redor. Um sistema de mira permite acertar diferentes partes dos inimigos, uma inovação na série. Não houve a participação de Shinji Mikami nesse jogo, e foi um grupo totalmente paralelo ao grupo original da Capcom que fez esse jogo.
O jogador controla um piloto de helicóptero que caiu em Sheena Island, próximo a Racoon City, chamado Ark Thompson. Ele veio para a área para investigar a Umbrella Corporation, mas ele perde a memória no incidente. Então, o jogador deve ajudá-lo a sobreviver na área infestada de zumbis e outros monstros.
O jogo foi um fiasco completo de popularidade e de crítica. Muitas empresas o denominaram como o pior jogo de horror de todos os tempos, e sua média na Metacritic foi de 39/100, o pior até então. As vendas do jogo foram tão baixas que são irrelevantes.

RESIDENT EVIL: CODE: VERONICA


Informações técnicas

Publicado por: Capcom
Desenvolvido por: Capcom / Nextech
Gênero: Survival-horror
Diretor: Hiroki Kato
Plataforma: Dreamcast, Playstation 2 e Gamecube
Data de lançamento: 03 de fevereiro de 2000
Faixa etária: Mature

No mesmo ano 2000, a Capcom lançou a verdadeira sequência da série Resident Evil, desta vez com o time pesado da Capcom, e com Shinji Mikami na produção. O jogo foi lançado para Dreamcast, e depois uma nova versão, chamada CODE: Veronica X, foi lançada para Playstaton 2 e Gamecube.
O jogo conta a história de Claire Redfield, que vai para Paris mais uma vez atrás de seu irmão, Chris Redfield. Lá, ela invade a base da Umbrella Corporation e é presa em uma base secreta em Rockfort Island. Ela consegue escapar, após um incidente na base que transforma todos em zumbis. Ela consegue encontrar um jovem chamado Steve Burnside, e futuramente com seu irmão Chris Redfield, para, juntos, unirem forças para conseguirem escapar dali.
O jogo teve melhores notas do que RE 3: Nemesis, fechando a média da Metacritic com 84/100. Mesmo assim, vendeu menos, chegando apenas a 3 milhões de cópias vendidas.


Em 2001, a Capcom produziu uma versão especial de CODE: Veronica em versão light gun shooter, assim como o Survivor, só que apenas para os arcades. O jogo se chamou Resident Evil Survivor 2: CODE: Veronica, e não teve avaliações de empresas, por ser apenas para arcades.

RESIDENT EVIL GAIDEN



Informações técnicas

Publicado por: Capcom
Desenvolvido por: Capcom / M4
Gênero: Survival-horror
Diretor: Hiroki Kato 
Plataforma: Game Boy Color 
Data de lançamento: 14 de dezembro de 2001
Faixa etária: Mature

Em dezembro de 2001, o diretor de CODE: Veronica, Hiroki Kato, ajudou a desenvolver um jogo da série Resident Evil para o Game Boy Color, juntamente de Shinji Mikami como conselheiro.
A história do jogo narra que Leon Kennedy, do segundo jogo, e Barry Burton, do primeiro jogo, agora pertencem a um grupo especial com a missão de acabar com a Umbrella Corporation. Leon é enviado em uma missão até o navio Starlight, onde estaria sendo desenvolvido uma nova arma biológica pela Umbrella. Mas ele desaparece, e Barry tem de ir até lá para resgatá-lo. Ele descobre que o navio está tomado por monstros, e eles têm de sobreviver para tentarem fugir dali.
O jogo foi muito criticado pela mídia e não alcançou sucesso de público, tendo vendas irrelevantes.

RESIDENT EVIL ZERO

 

Informações técnicas

Publicado por: Capcom
Desenvolvido por: Capcom Production Studio 3
Gênero: Survival-horror
Diretor: Koji Oda
Plataforma: Gamecube
Data de lançamento: 12 de novembro de 2002
Faixa etária: Mature


Em 2002, a Capcom lançou o quinto jogo da franquia principal de Resident Evil, mas, por seus eventos começarem antes do primeiro Resident Evil, foi batizado como Resident Evil 0. O diretor da vez foi Koji Oda, e Shinji Mikami participou como produtor.
A história mostra o que aconteceu com o Bravo Team após seu acidente, e antes da chegada do Alpha Team, que é onde a história do primeiro Resident Evil se inicia. Os personagens principais são Rebecca Chambers, membro do Bravo Team da S.T.A.R.S., e Billy Coen, um fugitivo da prisão condenado à morte que é obrigado a juntar forças com Rebecca para sobreviverem. O jogador podia jogar com cada jogador separadamente, e também com os dois simultaneamente, através de comandos gerais para o grupo. Não é possível a opção multiplayer, mas só o fato de poderem trocar de personagem permite cenas mais intrigantes e quebra-cabeças mais complicados.
Resident Evil Zero recebeu notas razoáveis da crítica, fechando a média no Mediacritic com 83/100, bem próximo ao CODE: Veronica, mas ainda abaixo. Porém, as vendas não foram tão grandes, na verdade, foram as piores vendas da franquia principal para um console. Apenas 1,25 milhão de cópias. Mas isso também se deve ao fato da menor vendagem do Gamecube em relação a outros consoles.


Também em 2002, a Capcom fez um remake do primeiro Resident Evil para o Gamecube, totalmente alterado, com novos cenários, novos enigmas, novos itens, enfim tudo alterado e melhorado. O jogo, lançado antes de Resident Evil Zero, na verdade, serviu como um plano de fundo para o lançamento de Resident Evil Zero.


 RESIDENT EVIL: DEAD AIM


Informações técnicas

Publicado por: Capcom
Desenvolvido por: Capcom Production Studio 3
Gênero: Light Gun Shooters
Diretor: Eiro Shirahama / Takuya Iwasaki
Plataforma: Playstation 2
Data de lançamento: 13 de fevereiro de 2003
Faixa etária: Mature

Em 2003, a Capcom lançou mais um jogo na sua série de light-gun shooters. Com a direção de dois novos nomes na série, Eiro Shirahama e Takuya Iwasaki, o jogo não teve a participação de Shinji Mikami.
A história se passa em 2002, após a destruição de Racoon City. Algumas espécimes de monstros ainda se encontram, junto de pesquisadores da Umbrella, a bordo do navio chamado Spencer Rain, que cruza o oceano Atlântico. O agente das forças especiais anti-Umbrella do governo, Bruce McGivern, é enviado ao local para investigar. A agente especial do Ministério de Segurança do Estado dos Estados Unidos, a chinesa Fong Ling, também entra a bordo, paralelamente, com a missão de eliminar Morpheus Duvall, um dos principais pesquisadores do novo vírus da Umbrella Corporation. Ambos devem juntar forças para saírem vivos do navio. Diferentemente de outros jogos da série light gun shooter, a movimentação é em terceira pessoa, deixando apenas para os combates serem em primeira pessoa.
O jogo teve uma média de 65/100, no Metacritic, o que já é a melhor média de todos os jogos da franquia no gênero light gun shooter. Mas as vendas ainda foram insignificantes.

RESIDENT EVIL:  OUTBREAK


Informações técnicas

Publicado por: Capcom
Desenvolvido por: Capcom
Gênero: Survival-Horror
Diretor: Eiishiro Sasaki
Plataforma: Playstation 2
Data de lançamento: 11 de dezembro de 2003
Faixa etária: Mature

Enquanto o mundo ainda aguardava pacientemente a chegada do aclamado Resident Evil 4, que chegaria em 2005, a Capcom lançou em 2003 mais um jogo da franquia Resident Evil. Este jogo não pertence à série principal, é um jogo que, apesar de ser do gênero survival-horror, possui um estilo fortemente arcade. Foi o primeiro Resident Evil com possibilidade de jogar multiplayer online. Foi dirigido por Eiishiro Sasaki.
Os eventos de Resident Evil Outbreak aconteceram entre Resident Evil 2 e Resident Evil 3: Nemesis, ou seja, momentos antes de Racon City ser devastada pela bomba atômica do governo americano. O jogador deve escolher um entre oito personagens que estão indiretamente envolvidos com o acontecido: são cidadãos comuns da cidade que têm de fugir antes da chegada da bomba. O jogador também escolhe o cenário que quer jogar e a dificuldade, e aí começa o jogo. Jogando online, cada jogador podia interagir com todos os outros online, e cooperarem para poderem atravessar os cenários mais facilmente. O sistema de jogo permanece o mesmo, com a adição de comunicação entre os personagens e de armas brancas quebráveis.
O jogo não recebeu tantas críticas favoráveis, conseguindo apenas a média 71/100 no Metacritic, mas vendeu 1,45 milhão de cópias, mais do que Resident Evil Zero, por exemplo, devido à popularidade que o modo online trouxe para o jogo.

RESIDENT EVIL: OUTBREAK FILE # 2


Informações técnicas

Publicado por: Capcom
Desenvolvido por: Capcom
Gênero: Survival-Horror
Diretor: Eiishiro Sasaki
Plataforma: Playstation 2
Data de lançamento: 9 de setembro de 2004
Faixa etária: Mature

Devido ao sucesso de vendas que foi o Resident Evil Outbreak (para os padrões de um jogo online), a Capcom lançou mais um jogo nesse segmento, dirigido pelo mesmo Eiishiro Sasaki.
O jogo traz os mesmos oito personagens de Resident Evil Oubreak, além das mesmas armas e habilidades, mas apenas 5 cenários novos e mais alguns extras. Está mais para uma atualização do que para um novo jogo, de fato, mas foi lançado como um jogo em separado.
Resident Evil Outbreak File # 2 não alcançou o sucesso do primeiro jogo, nem de crítica e nem de popularidade. Teve uma média de apenas 58/100 no Metacritic e as vendas foram insignificantes.

RESIDENT EVIL 4


Informações técnicas

Publicado por: Capcom
Desenvolvido por: Capcom
Gênero: Survival-Horror
Diretor: Shinji Mikami
Plataforma: Gamecube, Playstation 2 e PC
Data de lançamento: 11 de janeiro de 2005
Faixa etária: Mature

Finalmente, a Capcom trouxe ao mundo sua obra-prima, em 2005. Após quatro versões descartadas pela produção da Capcom, Shinji Mikami pediu a bola e disse que iria dirigir o jogo. Ele não dirigia nenhum Resident Evil desde o primeiro. Mikami foi o responsável pela maioria das alterações na série, que seriam aclamadas pelo mundo inteiro como a verdadeira revolução na franquia Resident Evil. O jogo foi lançado primeiro exclusivamente para Wii, e mais tarde foi adaptado para o Playstation 2, com várias novidades, incluindo novos extras e novos modos de jogo.
A história se passa em 2004. A Umbrella Corporation fechou suas portas para sempre. Leon Kennedy, o mesmo do primeiro jogo, se tornou um membro do Serviço Secreto Americano. Sua primeira missão foi investigar o sequestro da filha do presidente. Foi cogitado que ela foi levada para uma região rural da Espanha, e para lá vai Leon. Porém, chegando ao local, Leon descobre que vários fazendeiros, entre outros seres locais, estão sendo dominados por pragas que o transformam em monstros. Cabe a Leon encontrar e resgatar a filha do presidente, enquanto luta pela sobrevivência em ambiente tão hostil. Toda a dinâmica do jogo foi alterada, com as principais mudanças na joagbilidade. O jogo trocou o ambiente de terror por cenas de ação rápida e imersiva, com combates alucinantes e intensos. É possível comprar e aprimorar armas, por exemplo. É possível arrombar portas, saltar janelas, destruir partes do cenário e armar armadilhas para os inimigos. A total alteração no modo de jogo tornou o jogo muito mais semelhante a um third-person shooter, o que desagradou muitos fãs da série, mas serviu para atrair toda uma nova gama de jogadores que passou a considerar Resident Evil uma série interessante de se jogar, por ser mais movimentada.
Resident Evil 4 foi considerado por quase toda a mídia como o melhor Resident Evil já criado, e mantém o título até hoje. Foi considerado, por muitas empresas, como o melhor jogo do ano de 2005. O jogo recebneu a melhor média da Metacritic de todos os tempos: 96/100. O jogo vendeu, no total, para Gamecube e Playstation 2, 3,6 milhões de cópias. Ainda foi menos vendido do que Resident Evil 2, mas foi um sucesso comercial, devido ao quanto a vendagem de jogos da série veio caindo nos últimos tempos. Recebeu vários prêmios como melhor jogo de 2005, melhor jogo já feito para Playstation 2, melhor jogo do Gamecube, e está presente em quase todas as listas de melhores jogos de todos os tempos. Vale lembrar que foi a mão de Shinji Mikami a responsável por tanto sucesso.

Obs: Confira nossa retro análise de Resident Evil 4.

Para comemorar o décimo aniversário da franquia Resident Evil, em 2006, a Capcom fezum remake de Resident Evil 1 para o Nintendo DS, chamado de Resident Evil: Deadly Silence. O jogo trouxe um modo de jogo que era bem fiel ao original, e outro modo de jogo com várias alterações na jogabilidade e na localização de itens e de inimigos.

RESIDENT EVIL: THE UMBRELLA CHRONICLES


Informações técnicas

Publicado por: Capcom
Desenvolvido por: Capcom/ Cavia
Gênero: Rail Shooter
Diretor: Yasuhiro Seto / Hiroaki Kotake
Plataforma: Wii
Data de lançamento: 13 de novembro de 2007
Faixa etária: Mature

Em 2007, a Capcom lançou exclusivamente para Wii o jogo Resident Evil: Umbrella Chronicles., do gênero rail shooter O jogo foi dirigido por dois iniciantes na série: Yasuhiro Seto e Hiroaki Kotake.
O jogo retrata vários momentos esporádicos da série, momentos que ficaram sem uma explicação devida, e tenta dar a explicação necessária para a série. O jogo permite ao jogador jogar cenas de Resident Evil Zero, Resident Evil original e até Resident Evil 3: Nemesis, de forma a solucionar mistérios que ficaram pendentes no ar. Há, também um novo cenário, ambientado na Rússia, que mostra Chris Redfield e Jill Valentine invadindo uma base da Umbrella Corporation na Rússia. Por ser rail shooter, isso quer dizer que o personagem se move de maneira pré-determinada, cabendo ao jogador apenas o objetivo de disparar e matar os inimigos pelo cenário, conforme o personagem avança.
O jogo teve críticas bem positivas, e vendeu 1,4 milhão de cópias. A sua média no Metacritic é de 76/100.

RESIDENT EVIL 5


Informações técnicas

Publicado por: Capcom
Desenvolvido por: Capcom/ Cavia
Gênero: Survival-Horror
Diretor: Kenishi Ueda / Yasuhiro Anpo
Plataforma: Playstation 3, Xbox 360 e PC
Data de lançamento: 5 de março de 2009
Faixa etária: Mature

Em 2009, a Capcom lançou seu próximo jogo da série principal da franquia, com dois novos diretores. Shinji Mikami não participou da produção do jogo, mas toda uma equipe, de diferentes setores da Capcom, já envolvidos em outros Resident Evils ou não, foram convocados para participar de Resident Evil 5.
A história se passa em 2009, com a visita de Chris Redfield à região fictícia de Kijuju, na África, com o objetivo de inestigar o comércio ilegal de armas biológicas no local. Chris agora pertence à BSAA, uma unidade internacional de segurança anti-bioterrorismo.Chegando à África, Chris se junta a outra membro da BSAA, Sheva Alomar. Juntos, eles têm de investigar os mistérios do local, mas logo têm de cooperar para sobreviverem, quando as ordens locais são para eliminá-los. O jogo segue bem o estilo de Resident Evil 4, com a principal alteração sendo o modo multiplayer cooperativo. Duas pessoas, online ou presencialmente, podem jogar Resident Evil 5, nos papéis de Chris e Sheva, e cooperarem no progresso do jogo. Ambos devem trocar itens, racionar itens, elaborar estratégias conjuntas de batalha e resolver quebra-cabeças.
Resident Evil 5 não teve melhores críticas do que Resident Evil 4, com uma média de 85/100 no Metacritic, para Xbox 360, e 86/100 para Playstation 3, mas a sua vendagem foi a maior e todas. O jogo foi um sucesso comercial tremendo, superando até mesmo Resident Evil 2, o antigo recordista da franquia, com 5,3 milhões de cópias vendidas. A diferença é que Resident Evil 2 era para uma única plataforma, enquanto Resident Evil 5 atende a 3 plataformas diferentes.

Obs: Confira nossa análise de Resident Evil 5.

RESIDENT EVIL: THE DARKSIDE CHRONICLES


Informações técnicas

Publicado por: Capcom
Desenvolvido por: Capcom/ Cavia
Gênero: Rail Shooter
Diretor: Yasuhiro Seto / Hiroaki Kotake
Plataforma: Wii
Data de lançamento: 17 de novembro de 2009
Faixa etária: Mature

Por fim, o último jogo da série lançado até então é Resident Evil: The Darkside Chronicles, lançado em 2009. Sendo uma continuação de Umbrella Chronicles, o jogo foi produzido pelos mesmos diretores, e possui o meso gênero rail shooter.
Desta vez, o foco do jogo é narrar os acontecimentos, ao estilo rail shooter, dos jogos Resident Evil 2 e Resident Evil: CODE: Veronica, mostrando pontos de vista que o jogador não pôde ver, solucionando mistérios que antes não haviam sido solucionados.
O jogo recebeu uma média no Metacritic de 75/100, levemente inferior ao Umbrella Chronicles, e teve suas vendas muito inferiores. A vendagem foi tão pequena que é insignificante.

Atualmente, a Capcom está trabalhando na produção de três novos jogos da franquia. Resident Evil 6 ainda não foi confirmado pela Capcom, mas também não foi desconfirmado, o que á significa alguma coisa. A Capcom trabalha neste momento no jogo Resident Evil: Revelations, a ser lançado ainda esse ano para Nintendo 3DS, Resident Evil: The Mercenaries 3D, a ser lançado ainda esse ano para Nintendo 3DS, e Resident Evil Portable, ainda sem data definida, para PSP. Shinji Mikami não está mais associado à série Resident Evil, e não faz mais anúncios relativos à série.
Gostou da nossa retrospectiva? Gosta da franquia Resident Evil? Comente, diga-nos o que pensa desta franquia.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário