quinta-feira, 5 de maio de 2011

Consoles mais vendidos da semana (16-23 abril 2011) - Notícias


Uau, e não é que tivemos uma mudança radical nessa última semana? Pois é, vejam só: a febre de lançamento do Nintendo 3DS finalmente começou a perder a sua força, e ele saiu do primeiro lugar da lista pela primeira vez desde que foi lançado. O Playstation 3 tomou muita força, e está liderando o ranking de consoles mais vendidos da semana. Será que isso tem algo a ver com os jogos lançados essa semana, como Mortal Kombat, por exemplo? Só o futuro dirá.

Lembrando que a lista foi conseguida por intermédio do site VGChartz. Não deixe de conferir o site deles!

1º Lugar: Playstation 3 - 170,741


Observação: Até que enfim. O Nintendo 3DS saiu da lista dos consoles mais vendidos e um console caseiro entrou em cena encabeçando a lista. O console da Sony continua vendendo bem mal nos Estados Unidos. Na verdade, ele ficou em penúltimo lugar nos EUA, ficando à frente apenas no PSP. No Japão, as coisas continuam iguais, mas não é que o videogame teve um imprevisto boom de audiência na Europa? Apenas na Europa, foram quase 90.000 unidades nessa semana! Mais da metade das unidades vendidas só na Europa! Com essa forcinha extra, o PS 3 conseguiu diminuir um pouquinho a sua diferença no número total de consoles: há 49,9 milhões de PS 3 no mundo, contra 53,4 milhões de Xbox 360. Se o console da Sony continuar com esse ritmo de crescimento, ele vai superar a caixa em breve. E não está aprecendo que vai ser uma marolinha passageira não: pelo que parece, o Play 3 veio para ficar no coração dos europeus. Ele só precisa reaver uma estratégia para redominar o mercado americano, e aí estará tudo certo.

2º Lugar: Xbox 360 - 156,400


Observação: E o console da Microsoft também teve aumento de vendas nessa semana, apesar de ter sido bem mais sutil do que a do Playstation 3. O console que já liderava o ranking há tempos não conseguiu ainda se reestruturar e reaver o status de campeão. O videogame lidera disparado as vendas nos EUA, com mais de 94.000 unidades vendidas apenas nas Terras do Tio Sam, porém parece que não é o bastante ainda. O videogame é um fiasco completo no Japão, como todo mundo já sabe, mas se mantém apenas mediano na Europa. Se a Microsoft conseguir mudar seus planos para conquistar os europeus e tentar uma fatia mais gorda no Japão, ele ainda pode virar o jogo, mas será bem difícil.
 
3º Lugar: Nintendo DS - 145,088


Observação: Quem diria, hein? O irmão mais velho dos portáteis da Nintendo pela primeira vez conseguiu roubar o lugar do irmão mais novo, ficando na frente do novíssimo 3DS. O Nintendo DS mantém-se firme no seu histórico de console portátil mais vendido de todos os tempos, afinal, 146,9 milhões de unidades espalhadas pelo mundo não é para qualquer um. O videogame tem mantido uma média boa de vendas tanto no Jpaão quanto na Europa e nos EUA, e essa é uma das razões de seu sucesso.
 
4º Lugar: Nintendo 3DS - 137,244


Observação: Quem diria... De fato, o alvoroço do lançamento do console que gerou um boom drástico de vendas do console 3D já chegou ao fim mesmo, e o 3DS caiu lá para baixo na lista. Só o lançamento de Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D ou outro jogo de peso pode fazer esse console voltar a subir, agora. Não se sabe os motivos pelo qual as vendas do console vêm decaindo, mas não é coisa de agora: ele vêm caindo há pelo menos duas semanas. Uma pena, mas ainda dá tempo de recuperar. É só a Nintendo não deixar a peteca cair e bolar um belíssimo plano de marketing (que contenha, de preferência, uma queda substancial nos preços) para que o console possa voltar a subir nas vendas. Nem tudo está perdido, quando falamos em portáteis da Nintendo.

5º Lugar: Wii - 127,757


Observação: E o Wii caiu de posição... Apesar de ter vendido mais do que na semana anterior, o videogame ainda caiu três posições em relação à semana passada, o que representa uma queda brusca e drástica ao mesmo tempo. O console caseiro da nova geração mais vendido do mundo ficou atrás dos outros pela primeira vez já há algum tempo. O console acumula mais de 86 milhões de unidades no mundo todo. É, só uma redução bacana de preços, como a que a Nintendo prometeu recentemente, poderá alavancar as vendas mais uma vez.
 
6º Lugar: Playstation Portable - 119,963


Observação:  Algumas coisas nunca mudam, e o fato do PSP ser o console menos vendido parece uma verdade inalterável... O portátil teve um aumento muito característico, de mais de 55%, porém, não foi o bastante, pois os outros consoles tiveram aumentos muito mais substanciais. E console continua lanterninha, apesar de ter aumentado e muito as vendas no Japão. Para falar a verdade, o PSP foi o videogame mais vendido no Japão, e tão bem vendido que vendeu mais do que o dobro do segundo colocado, que é o também portátil 3DS. Foram 49.152 PSPs contra 21.584 3DSs só no Japão. Um avanço. Seja o que for que a Sony fez no Japão para promover o PSP, deu certo. A Sony agora só tem que se preocupar em realizar esse crescimento também nos EUA e na Europa, e pode ser que o console possa pelo menos deixar de ser o lanterna na semana que vem. Apesar de que acho isso bem difícil... Ele está tão acostumado a essa posição, já...


Esta foi a lista dos videogames mais vendidos na última semana de contagem. Gostou desse artigo? Comente!

2 comentários:

  1. Eu tinha quase certeza que algum DS ia estar em primeiro lugar, errei feio. :~

    ResponderExcluir
  2. A lista desta semana surpreendeu todos nós, Murilo... Todos nós.

    ResponderExcluir