sábado, 14 de maio de 2011

Duke Nukem Forever - Preview

Com uma aguardada sequência tantas vezes adiada, e o lendário herói "Duke" ausente por tanto tempo, Duke Nukem Forever está finalmente chegando à nossos lares.  

Finalmente teremos em nossas mãos o jogo mais adiado da história dos games. E como foi duro enfrentar um final precoce de Duke Nukem nos anos 90 ...

Com mais de 12 anos de espera o nosso amigo novamente poderá ser o mais sádico e irônico quanto foi nas gerações anteriores, será mesmo ?

Ficha Técnica. 

Nome Completo: Duke Nukem Forever;
Publicação: 2K Games;
Desenvolvimento: Gearbox Software;
Produtor/Diretor: George Broussard;
Gênero: First-Person Shooter / Action-RPG / Science-Fiction;
Plataformas: PlayStation 3 / Xbox 360 / PC;
Data de Lançamento: 10 de Junho de 2011;
Faixa Etária: 18+ - (ESRB);

  Introdução 

Do que estamos falando: Do longo atraso da finalmente produção de "Duke Nukem Forever", onde a franquia não lança um game a mais de uma década, desde 1996 com o jogo "Duke Nukem 3D".

O que aconteceu depois: A 2K Games transformou a espera em cinzas, pois comprou os direitos da franquia e finalmente lançará o jogo já em estágio final de produção. Soou como surpresa mesmo. Pra quem não sabe, a 2K Games se destaca por jogos como "BioShock", "Civilization" e "Mafia II".



Alguns fatos rápidos:

Anunciado pela primeira vez em 97, "Duke Nukem Forever" esteve em trabalho de desenvolvimento por mais uma década. Ficou à cargo da Gearbox Software a missão de terminar o trabalho original da 3D Realms, que promete ser uma aventura épica e cheia de ação, com muitas cenas inesquecíveis para os fãs.
 
Como revelado em maio de 2010, Duke Nukem Forever finalmente estará chegando em Junho deste ano (2011). As pessoas por trás da Gearbox Software, produtora de hit's como "Borderlands", está sendo a responsável pelo retorno aguardado do "rei" implantando uma engine exclusiva para o game.

Duke Nukem Forever se passa vários anos após o herói narcisista salvar o planeta de uma ameaça alienígena em "Duke Nukem 3D, para Super NES, Sega Saturn e Mega-Drive.  


Ele está vivendo agora uma vida confortável e aproveitaando a sua grandiosa fama, muito parecido com o personagem dos cinemas Rocky Balboa no filme "Rocky III", você sabe, sem dinheiro em terras estrangeiras é mais fácil aposentar mesmo.

O jogo terá uma perspectiva bem cômica, como nos jogos anteriores, arrancado risos com seus head-shots estúpidos e situações embaraçosas, por exemplo. 


Como qualquer bom gamer dos anos 90 sabe, o astro "Duke" é um dos mais ignorantes dos games, e claro em "Forever" representará bem o que a testosterona por fazer por você como beber cerveja comer putas e atirar em robôs chatos.

Durante a nossa demo, ele também pilotou um carro de "RC", jogou pinball, injetou esteróides e jogou o seu dedo do meio mais algumas vezes na nossa câmera.
 

Quando não está satirizando o gênero que fez sua fama, Duke gosta de matar seus inimigos com um arsenal padrão de FPS "ass-kickers", e lançar um inferno em sua vasta opção de guerra e força.

Forever também abrange muita interatividade tipo Half-Life. Há diversos mini-games, como o levantamento de peso e jogos de fliperama, bem como as distrações mais sutis, tais como rabiscar obscenidades em quadros brancos e fritar ratos em microondas.

Também de modo semelhante às aventuras de Gordon Freeman, que sempre concentram-se em pequenos puzzles de exploração, durante a nossa demo, navegamos em dutos de ar e remotamente pilotamos um carro de RC para atingir um objetivo único.

Uma questão sobre o desenvolvimento: o presidente da Gearbox Software, Randy Pitchford descreveu "Forever" como: "Um game que precisa ser lançado o mais rápido possível, é muito bom mesmo". Será ?



Trailer de revelação da produção do jogo, em evento realizado pela 2K Games em 2010. 


Intro do jogo.


Gameplay do jogo. Trailer lançado no começo de 2011.

Minha experiência com Duke Nukem: A demo nos pegou de surpresa desde o ínicio, com Duke derrubando um ciclope e elevando-se sobre um campo de futebol. Após derrotá-lo, Duke arranca seus olhos dentro de uma baliza.


A câmera então se afastou para revelar que estávamos jogando como Duke, que estava jogando realmente o seu próprio vídeo game com muito atraso. Ah, e ao fazê-lo, ele estava se deliciando com as gêmeas loiras vestida como meninas da escola católica.


Pouco tempo depois de este set-up, nós nos engajamos na ação FPS padrão. Armado com uma pistola, um rifle de plasma, uma espingarda e com visão noturna-tech - apelidado de "Duke Vision", detonamos uma horda de bandidos no casino Duque Lady Killer / mansão.
 

O combate real, bem como as armas e os inimigos, será familiar à qualquer um que já jogou Duke Nukem. Mas o jogo sempre se separa de gêneros como o "beat-em-up" com uma abordagem satirizando qualquer coisa, onde habilmente se integra com a jogabilidade única.

Um dos exemplos mais legais deste Duke é que você vê a queda de um inimigo de perto com alguma estratégia própria, e é provável que você nunca verá isso com personagens como Master Chief, por exemplo; 


Duke foge para cima de um inimigo, joga uma cerveja para chamar a atenção do adversário, então esmaga o rosto com seu punho.

Uma missão posterior, que também agradou nos agradou bastante foi onde tinha-mos controlar um carro RC após Duke ser miniaturizado pela tecnologia alienígena.



Vídeos cômicos do jogo. Com assuntos polêmicos como lesbianismo e humor negro.

Além de dirigir em torno escavações, Duke poderá pilotar carros de corrida, passar por caminhões desgovernados e lutar contra monstros e inimigos reais à todo momento.


Quando não envolver diretamente os extraterrestres, Duke estará tentando sequestrar as mulheres da Terra para que eles possam construir o seu exército "babe" próprio, como uma atividade paralela. Bem sádico, não ?


Duke utiliza "bombas" para aumentar seu "ego" (ou "barra de saúde), injeta esteróides para aumentar sua força corpo-a-corpo, joga por uma alta pontuação em seu fliperama "Duke Nukem", assina autógrafos, como um reforço para o ego, bebe cerveja, e aprecia um bom petisco enquanto mata seus adversários.


Forever também mantém o ritmo fresco com bastante exploração, intrigante batalhas e referencia muitos jogos marcantes dessa geração como o próprio BioShock e Fallout.



Baseado em nosso tempo, por trás do herói bombado, o jogo parece literalmente não querer competir como jogos com "Call of Duty", tentando implantar um estilo próprio, ou uma nova forma de ver os jogos FPS, o que hoje em dia é muito difícil.


Gameplay em imagens
.
O jogo terá a implantação de uma abundância de mini-games e interações, e toda a experiência é complementada por "besteiras" intencionalmente colocadas com muito humor e cerveja.

Aqueles que procuram uma pausa do foco atual do gênero FPS no realismo, deve apreciar em "Forever" a oportunidade de lançar um rato em um microondas, ver um par de strippers, um ataque alienígena batendo no teto, e ver frses como: "Eu não preciso de f * cking keycard! " quando confrontados com uma porta trancada.


Valeu a pena: depois de 12 anos de atraso Duke Nukem parece não ter perdido sua mística. Devido a isso, sempre tem um alvo em suas costas tão grande quanto o ego do herói.

O jogo apresenta criaturas gigantescas como chefes de fase, assim como naves que podem ser derrubadas pelo anabolizado herói.

Apesar do foco do game ser a ação desenfreada, em alguns momentos o jogador encontra alguns puzzles bem difíceis, como utilizar veículos para movimentar núcleos de energia, ou ajustar a posição de uma estátua para acessar novas áreas.

Duke Nukem Foerever marca o reecontro com o "rei" e quem sabe o seu retorno à futuros jogos com uma das maiores franquias da história dos games. Esperemos este que será um dos grandes jogos de 2011 !

Take care ! 
 Expectativas iniciais:

Nível de Espera: 4/5;
Impressões Iniciais: 4/5;
Expectativa: 4/5;
Game of the Year: Concorrente indireto;

2 comentários:

  1. A última imagem da parte "Gameplay em imagens" é do jogo Prey, de 2007.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem observado, anônimo.

    Corrigiremos este problema o quanto antes. Apenas um erro de coletânea de imagens no Google onde ao fazer a matéria aparecem muitas imagens parecidas sobre o mesmo tema.

    Valeu e abraços !

    ResponderExcluir