quarta-feira, 4 de maio de 2011

Jogos mais vendidos da semana (16-23 abril 2011) - Notícias


Sem mais palavras. É isso mesmo que você está vendo: Mortal Kombat encabeçou a lista dos mais vendidos na semana de seu lançamento. Pokémon Black & White não deu nem pro cheiro. E quem duvidava que esse fenônemo fosse acontecer? E essa não é a única surpresa que a lista dos games mais vendidos dessa semana nos reservou: veja a lista e tire as suas próprias conclusões.

Vale lembrar que essa lista foi retirada do site VGChartz. Confira o site e veja diversos outros gráficos, tabelas e informações especiais sobre os games.

1º Lugar: Mortal Kombat (PS3) - 421,898


Observação: E não teve pra ninguém. O hiper-esperado lançamento de Mortal Kombat foi assistido por todo o mundo, com direito a verdadeiras festas e banquetes espalhados pelo mundo. Até mesmo no Brasil houve festas e promoções exclusivas para o lançamento do game, que também por aqui foi um dos mais aguardados do mês de abril. Sendo assim, menos de uma semana já foi o bastante para que o game de luta histórico da Warner Bros. Interactive ficasse em primeiro lugar, com uma pouca vantagem em relação aos outros lançamentos da semana. A história do game se passa após Mortal Kombat Armageddon, mas, graças a um elemento da história, será recontado a passagem dos três primeiros Mortal Kombats. O jogo vem recheado de lutadores, de modos de jogo e de muitos extras. Como já era esperado por muitos, a versão que teve maior vendagem foi a do Playstation 3, por causa do tão afamado e aguardado personagem Kratos, presente exclusivamente na versão PS3. A versão para Xbox 360 não foi mal em vendas, mas vendeu mais de 110.000 cópias menos que a do Playstation 3 no mesmo período de tempo. A média do jogo no Metacritic foi de 87/100 para a versão Xbox 360 e 86/100 para a versão Playstation 3. Ao todo, o game vendeu 731.983 em sua primeira semana, e tem tudo para continuar vendendo muito bem na próxima semana, se nada der errado.

2º Lugar: Portal 2 (Xbox 360) - 403,181


Observação: Pouco atrás, marcando o segundo lugar no ranking dos games mais vendidos da semana, está Portal 2, o game do gênero puzzle em primeira pessoa da Valve Corporation. O jogo foi lançado exatamente no mesmo dia em que Mortal Kombat, e também teve uma forte campanha de marketing por trás, ajudando e muito a divulgar o game, que já tinha uma margem enorme de fãs. Chell, do primeiro Portal, está de volta ao interior do Aperture Science Enrichment Center, e tem de passar por muitos testes de raciocínio e lógica usando diversos instrumentos futuristas, como a arma que cria portais dimensionais e virou marca registrada do jogo. Os quebra-cabeças estão mais difíceis do que nunca, exigindo, algum deles, muitas horas para se chegar a uma solução conveniente. Extremamente desafiador, o game pode também ser jogado cooperativamente, agora. Disponível para Playstation 3, Xbox 360 e PC, a versão para Xbox 360 foi a que mais vendeu, bem à frente da versão para Playstation 3. A versão para PC nem aparece nessa lista, tendo vendido apenas pouco mais de 58.000 unidades. O game foi muitíssimo bem visto pela crítica, e sua média de otas lhe configura como o líder na lista dos melhores games lançados nesse ano. A média do jogo no Metacritic é 95/100 na versão para Playstation 3 e PC, e 94/100 na versão para Xbox 360. Uma média excelente, a melhor média até o momento, desse ano. Somando-se as três versões, o game vendeu 781.208 unidades, mais do que Mortal Kombat, para se ter uma ideia da influência que o jogo teve e da enorme aparição na mídia.O jogo ainda tem pano na manga para permanecer na lista por um bom tempo.

3º Lugar: Portal 2 (PS3) - 319,533

 4º Lugar: Mortal Kombat (Xbox 360) - 310,085

 5º Lugar: SOCOM 4: US Navy Seals (PS3) - 212,618


Observação: Esta é a semana dos lançamentos. SOCOM 4: US Navy Seals foi desenvolvido pela Zipper Interactive e lançado com exclusividade para o Playstation 3 no mesmo dia de Mortal Kombat e Portal 2. O jogo é uma sequência direta de SOCOM: Fireteam Bravo 2. A história do jogo se passa na Malásia, onde está havendo uma rebelião por parte de ditadores e mercenários. O jogador controla o comandante Cullen Gray, e permite muito tiroteio tático no controle do grupo de operações especiais mais bem treinado do mundo: a SEAL. Com muitas possibilidades de tomada de assalto, o jogador se sente na pele de um verdadeiro agente especial. O jogo também possui muita ação multiplayer em vários modos de jogo. SOCOM 4 possui uma média bem mediana no Metacritic, apenas 66/100. Mesmo assim, é uma bela vendagem para um exclusivo que teve de enfrentar vários lançamentos de peso na concorrência. Mesmo assim, acredito que seja apenas um boom momentâneo, por causa da campanha de marketing, e, como as coisas não vão bem na crítica do jogo, acredito que as vendas do jogo devem cair bastante nas semanas subsequentes, algo semelhante ao que aconteceu com Homefront.

6º Lugar: Pokémon Black / White Version (DS) - 176,254

 

Observação: Pois é. Já em sua 32º semana, o mais recente game da franquia Pokémon começa a definitivamente perder a sua força. Foi rebaixado ao sexto lugar no ranking. Suas vendas não param de cair, e o lançamento dos tão esperados Mortal Kombat, Portal 2 e SOCOM 4 acabaram por sepultar a sua prestigiada colocação de até então. O game já acumula mais de 10,6 milhões de cópias vendidas, e muito dificilmente conseguirá superar o sucesso de Pokémon Diamond / Pearl, que é 17,78 milhões. E a tendência é que o game caia ainda mais daqui para a frente, pois será difícil reaver sua força com tantos bons lançamentos chegando, e outros ainda em preparação.

7º Lugar: Wii Sports (Wii) - 114,242
 

Observação: Outro game que também não pode faltar nessa lista é Wii Sports. O jogo já é uma figurinha carimbada nesse ranking dos games mais vendidos no mundo. Ele vendeu mais do que na semana passada, mas, decorrente do lançamento de grandes games, acabou foi caindo  três posições. Mesmo assim, o game continua firme e forte na lista. Taí um jogo que, faça chuva ou faça sol, sempre podemos contar com ele para vender bem no mundo todo. 

8º Lugar: Wii Sports Resorts (Wii) - 111,318


Observação: Onde está um, o outro está logo em seguida. Wii Sports Resort, a continuação direta de Wii Sports, também é figurinha carimbada na lista. O jogo também vendeu ainda mais do que na semana passada, agradando os jogadores casuais que não ligaram muito para os lançamentos da semana. Enquanto Wii Sports estiver na lista, ele também estará.

9º Lugar: Zumba Fitness (Wii) - 91,116


Observação: Ei, olha quem voltou para a lista! Depois de um tempinho sumido, Zumba Fitness, o jogo do gênero Fitness da Majesco volta na nona posição da lista dos games mais vendidos da semana. Já com 23 semanas, o game ainda está fazendo muita gente se exercitar pelo mundo afora.


10º Lugar: Just Dance 2 (Wii) - 80,236


Observação: Quem também apareceu, na ultima posição do ranking, foi Just Dance 2, o game de dança da Ubisoft. O jogo agradou bastante o público, e, com 28 semanas de lançado, ainda continua entre nós. O jogo vendeu menos do que na semana anterior, e caiu uma posição, mas continua por aqui. Será que ela sairá da lista? Talvez, mas ela ainda voltará para cá. Vale lembrar que ela saiu e retornou nessa lista várias vezes no passado...
Esta foi a lista dos jogos mais vendidos da semana. O que acharam? Comentem!

2 comentários:

  1. Acho que muita gente já esperava que MK ou Portal 2 fossem os líderes da semana. ._.

    E Pokémon B/W ainda tá na lista depois de muito tempo depois do lançamento, mas eu também duvido que ele chege a vender tanto quanto o D/P. =/

    ResponderExcluir
  2. É, Pokémon está em uma posição delicada. Também estou começando a duvidar que ele venda tanto quanto Diamond / Pearl... Ele teve vendas notáveis, com muito impacto, mas para se tornar o jogo mais vendido em uma série como pokémon é preciso fazer bem mais.

    ResponderExcluir