domingo, 1 de maio de 2011

Metal Gear Solid: Rising - Preview

Ao assumir o papel de protagonista em "Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty", Raiden foi contestado por muitos fãs pela sua falta de carisma.

Porém o inexperiente soldado, na atualidade, tornou-se um dos mais importantes personagens para a conclusão da saga de Solid Snake.

Em "Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots", obra-prima de Kojima lançada em 2008, a volta de Raiden segue-se em cenas arrasadoras de combate e ficção científica. E eis que é anunciado Metal Gear Solid: Rising, bom, e então ? Raiden is back ? ...

Ficha Técnica.

Nome Completo: Metal Gear Solid: Rising - メタルギアソリッドライジング;
Publicação: Konami;
Desenvolvimento: Kojima Productions;
Produtor/Diretor: Mineshi Kimura / Shigenobu Matsuyama / Hideo Kojima;
Gênero: Lightning Bolt Action / Tactical Espionage Action;
Plataformas: PlayStation 3 / Xbox 360;
Data de Lançamento: Primeiro semestre de 2012;
Faixa Etária: 16+ - (ESRB);



Introdução.

Assumindo forma de um andróide, Raiden teve participação ativa em "Metal Gear Solid 4", mas sem ser controlável em nenhum momento do jogo. Para contar como o novato se transformou em um ninja cibernético, a Kojima Productions anunciou em meados de 2009, "Metal Gear Solid Rising".

Na forma de um andróide cibernético e com partes do corpo acopladas à uma avançada tecnolgoia, Raiden teve participação ativa em Metal Gear Solid 4, porém sem ser controlável em nenhuma cena da trama.

Para os fãs que mais queriam isso, a Kojima Productions lança uma nova franquia, a volta de Raiden em "Metal Gear Solid: Rising" estrelando um personagem totalmente diferente daquele que conhecemos.

Mudando um pouco a forma tradicional com que Metal Gear é tratado, "Rising" é considerado um jogo de ação por muitos e contestado por tantos outros fãs tradicionalistas.

Mesmo com isso, o produtor Shigenobu Matsuyama e o diretor Mineshi anunciaram que o game também terá muitos elementos dos antigos Metal Gear's, como o estilo já consagrado do "tactical espionage action" e o manuseio de inúmeras armas, acessórios e vestimentas. 

Cabe ao jogador decidir seu destino: Como um "Zan-Datsu" totalmente perverso ou um cuidadoso guerreiro ao melhor estilo "Solid Snake", que tal ?



Primeiro anúncio de Metal Gear Solid: Rising, na E3 de 2009.


Entenda a volta arrasadora de Raiden em Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots. Atenção: Spoiler !

Numa recente entrevista junto à revista oriental Famitsu, o produtor Matsuyama disse que mesmo que o jogador atue pelas sombras e se utilize de táticas cautelosas, ele pode ter uma experiência totalmente diferente dos MGS anteriores devido ao uso da velocidade e precisão de Raiden. Fonte: Google.

Uma das mecânicas que mais serão utilizadas em "Rising" será o poder de cortar qualquer coisa que vier pela frente, seguindo a tradicional filosofia japonesa das "katanas" (espada que os antigos samurais da era edo e da era shogunato utilizavam pelos seus mestres ou por ideais próprios), que em japonês é chamada de "Zan-Datsu" (Zan = cortar / Datsu = tirar).

Com uma poderosa lâmina, Raiden poderá fatiar os adversários mais complexos e as estruturas mais imponentes em pedaços. Esse novo modo de jogo permitirá que o protagonista destrua de forma instantânea sacadas, carros, estruturas e até mesmo grandes pilastras.

O sistema de corte possui uma espécie de retícula, que indica a direção e o estilo em que você quer cortar seu adversário ou qualquer coisa na tela. A forma com que Raiden corta tudo pela frente terá total importância na mecânica que será implantada no jogo e na forma com que o jogador proseguirá na trama.


Trailer oficial apresentado na E3 de 2010. Um dos trailers mais vistos do ano passado, segundo o site "Game Trailers".

Graficamente nos vídeos, "Rising" parece ser um néctar dos deuses da arte digital. Os gráficos parecem ser bem superiores aos de Metal Gear Solid 4, com uma "engine" totalmente reformulada só para o game.

Ao que parece, a experiência em Metal Gear Solid: Rising deverá ser totalmente inovada com o novo título da série. Poucos games da geração tiveram engine própria, sinal de que "Rising" é uma aposta bem alta até mesmo para a Kojima Productions.

Alguns fãs podem reclamar do novo estilo implantado no jogo, mas ao que parece o game ainda manterá muitas funções dos Metal Gear's anterioes, principalmente MGS4.

Segundo Matsuyama em entrevista ao canal pago Spike TV, na Tokyo Game Show de 2010, "a mecânica e as bases de combate em Metal Gear Solid 4 merecem novamente uma ampla definição, elas podem ser melhoradas à um nível jamais visto, e isso inevitavelmente ocorrerá". Fonte: IGN.

Na demo apresentada pela E3 do ano passado (2010) na conferência da Microsoft, "Rising" surpreendeu à todos ao mostrar um jogo muito mais fluente no combate e com bases totalmente diferentes das adotadas no jogo anterior. Até mesmo o sistema de câmera parece ter sido reformulada.

Isso tirou muitos suspiros dos fãs de Raiden, porém contradisse com o tradicionalismo dos fãs de Solid Snake. O fato é que a miscelânea se fará presente no jogo e Raiden, com um visual totalmente novo se mostrará um personagem bem mais carismático, era o que os fãs do ninja andróide queriam.


Action figure de Raiden, exposta na E3 de 2010.


Gameplay em imagens:

 
A demo mostrou também que será possível interagir diretamente com o cenário, postura adotada por grandes jogos da geração atual, como colunas de pedra gigantescas, tetos, construções, carros, inimigos, chefões, ou qualquer coisa que obstruir o seu caminho.

Possivelmente haverá humanos e ciborgues inimigos para fazer frente com você, embora Matsuyama dê indícios de que pode haver uma recompensa para começar a aventura sem matar ninguém.  


Isso significa que a preservação da elite tradicional de jogadores de Metal Gear Solid será respeitada. Até mesmo existem rumores sobre possíveis poderes psíquicos implantados em Raiden, mas nada confirmado.

Nós não estamos convencidos de que seremos capazes de resistir em decepar algumas cabeças, porém, especialmente se o jogo acabar incorporando o uso do Kinect ou do PS Move, isso pode ser inevitável para determinados tipos de jogadores.


Demonstração da engine que será utilizada no game, na Tokyo Game Show de 2010.

E o 3D, será que o game se utilizará de tal tecnologia ? Não seria nada mal ver as atuações marcantes de Raiden em 3D, não acha ? 

Se uma tecnologia deve ser bem utilizada, que pelo menos se utilize competentemente, e não em filmes genéricos ou games medianos. Caro leitor, entre pra nós: Não ficaria nada mal ver um Metal Gear em 3D, seria uma experiência totalmente nova e gratificante.

No momento "Rising" utilizará apenas o controle tradicional. Porém apesar de Matsuyama negar, a Kojima Productions dá sim indícios de que pode "experimentar" o jogo com outros equipamentos com a nova plataforma de sensotr de movimentos de ambos os consoles.


Ainda resta saber se realmente Solid Snake, Big Boss, Meryl ou até mesmo Liquid Ocelot terão participação ativa no game, com cenas jogáveis para ambos ou para algum em especial. Seria gratificante saber que Snake por exemplo, poderá novamente ser jogado, mesmo que por pouco tempo.

Achamos que seria um ajuste perfeito, não acha ? "Metal Gear Solid: Rising" tem previsão mundial de lançamento para o final do primeiro semestre de 2012. Então até lá: Zan ... Datsu !

Take care !

 Expectativas iniciais:

Nível de Espera: 5/5;
Impressões Iniciais: 5/5;
Expectativa: 5/5;
Game of the Year: Canditato;

4 comentários:

  1. Sem duvida Metal Gear Solid 4 é um dos melhores games que já joguei se não o melhor esse novo promete. espero que na E3 desse ano tenha algum trailer ou algo do tipo.

    ResponderExcluir
  2. Opa, Leonardo, mas pode estar certo disso.

    Metal Gear Solid Rising já roubou a cena com um trailer formidável na E3 do ano passado, e, de lá para cá, quantos trailers foram revelados? Nenhum. Pelo menos para mim, parece-me mais do que óbvio que essa ausência tem apenas um significado: Kojima está aguardando o momento certo para dar um boom daqueles. Eu apostaria todas as minhas fichas que MGS Rising não só vai aparecer nessa E3 como vai roubar a cena. Quem sabe com uma demo jogável? Seria bem a cara da Kojima Productions fazer isso.

    ResponderExcluir
  3. CORTA,
    CORTA,
    CORTA,
    CORTA,
    CORTA,
    CORTA,
    COR- Argh... ._.

    Aew Milton, já fazia um tempo que não via alguém comentando esse jogo,valeu! o/
    E tomara que o João esteja certo quanto a demo jogável. *-*

    ResponderExcluir
  4. Mais do que dar atenção à um post de terceiros acho que o meu tópico deve ter agradado bastante. Fico feliz com isso.

    Fora isso, Metal Gear Solid: Rising é o game que eu mais espero em 2012 sem dúvidas. Algo como L.A. Noire nesse ano.

    Raiden queimará corações.

    ResponderExcluir