domingo, 24 de julho de 2011

WipEout XL - Análise

E vamos para mais retro análises de games do Playstation. Com vocês, WipEout XL.


Este game de corrida futurístico talvez não seja tão famoso assim, mas está presente em diversas listas como um dos melhores games de corrida do console. Concordo em termos. Ele é sim o melhor game de corrida futurístico do console, sem dúvida, isso quando nos referimos a altas velocidades e tal. Mas, se comparado a outros games de corrida mesmo, ele pode até deixar muitos Need for Speeds no chinelo, sem contar com outros games também, mas não chega nem aos pés de Gran Turismo, que é a escolha principal, na minha opinião, quando se diz "melhor jogo de corrida do Playstation". Mas ele é bem diferente de todos os outros games de corrida, então não merece ser comparado, pois é único. Além disso, o game tem muitos problemas técnicos que o impedem de ser considerado entre os 10 melhores games do console, mas ele tem qualidade o bastante para estar pelo menos entre os 25 melhores do console, isso sim.

Bem, sem mais delongas, vamos para a análise de WipEout XL. Confira:

WIPEOUT XL


Informações técnicas

Publicado por: Psygnosis
Desenvolvido por: Psygnosis
Gênero: Racing
Plataforma: Playstation
Data de lançamento: 30 de setembro de 1996
Faixa etária: Everyone

Introdução

WipEout 2097, conhecido como WipEout XL nos Estados Unidos, foi lançado quase um ano após o primeiro WipEout, o qual foi lançado em 29 de setembro de 1995. O primeiro WipEout veio repleto de promessas e de fama. Trouxe uma tendência à velocidade inimaginável e também um novo fôlego ao gênero de corrida com apelos futuristas. Só que boa parte das promessas não foram cumpridas. O jogo foi bom, mas não o bastante. Só que a Psygnosis voltou com um novo game, com a mesma premissa e as promessas. Felizmente, para nós, gamers, WipEout XL conseguiu cumprir as promessas que fez.

Sobre a história do jogo (contém spoilers)

Em 2052, os seres humanos chegaram a um patamar tecnológico em que corridas convencionais já não tinham mais graça. Chateados com a falta de emoção que o mundo moderno poderia lhes fornecer, eis que eles pensaram em criar uma liga de corredores, pilotando aeronaves futuristas anti-gravidade, capazes de chegarem a velocidades surpreendentes.
Tá, mas essa é a história do jogo passado. WipEout 2097 se passa (adivinhe só!) no ano de 2097, ou seja, 42 anos depois do primeiro game. A liga continua, os corredores estão mais ferozes, e as aeronaves mais turbinadas. Em si, é isso. Não há mais nada a se saber.

Sobre o jogo

WipEout é um jogo bem ao estilão arcade. Ele não tem a intenção de apresentar a simulação de uma corrida de verdade, ou com a carreira de piloto ou qualquer coisa. Ele apenas lhe coloca algumas aeronaves à sua disposição, e pronto. Divirta-se.
A princípio, o jogador possui apenas quatro modos de jogo: Arcade, no qual pode correr por uma pista à sua escolha, contra mais 12 competidores, Time Trial, no qual pode correr sozinho contra o tempo em uma pista à sua escolha, Arcade Link, no qual pode se juntar a um amigo para correr contra outros 11 competidores em uma fase à sua escolha, e o One on One, no qual pode desafiar apenas com um amigo em uma pista à sua escolha.
O jogo oferece quatro aeronaves disponíveis logo desde o começo (as mesmas quatro do jogo anterior), cada uma de um fabricante diferente, e com um estilo diferente. Umas são mais velozes, mas viram com mais dificuldade. Outras são velozes e viram bem, mas possuem menos proteção a ataques. Você pode ver as características de cada aeronave logo na tela, de modo a escolher qual que melhor se adéqua ao seu estilo. Algumas são indicadas para iniciantes, outras são melhores para os que já estão acostumados ao estilo do jogo. Para melhor desempenho, já vem inscrito na tela, a recomendação de cada nave.
E logo de início, já encontrará seis pistas para se divertir, todas ambientadas em regiões diferentes do globo, como a Europa, a América do Sul, o Japão, etc. Elas são separadas em três classes, e cada classe possui suas regras, seu número de voltas e sua dificuldade. A dificuldade é avaliada pelo número de curvas bruscas e pela extensão menor da pista. A classe Vector possui fases simples, para iniciantes mesmo, quase como um tutorial para o jogo. Nesta classe de pistas, você só precisa dar duas voltas, em qualquer modalidade que concorra. A classe Venom possui pistas um pouco mais complicadas, com curvas mais difíceis, mas também nem tanto, e exigem três voltas. A classe Rapier é a mais difícil disponível de começo, com pistas realmente difíceis, que exigirão muita agilidade e reflexo nos controles, totalmente desaconselháveis para iniciantes.
Aí, alguém deve estar pensando: "mas eu só posso correr uma pista por vez, a esmo, sem nenhum tipo de campeonato ou algo assim?". Bem, é isso que o jogo dá a parecer no começo, mas depois isso se mostra errôneo. Para você habilitar o modo de campeonato, primeiro terá de mostrar seu valor como piloto. Terá de conseguir a medalha de ouro nas seis pistas, para só então poder entrar no campeonato.
Antes de falarmos do campeonato, vamos falar da pilotagem em si. Esta sofreu diversas mudanças em relação ao jogo anterior. Está muito mais dinâmica, flexível e divertida. Assim como no jogo anterior, a velocidade é alta, muito alta. Não é à toa que o jogo é patrocinado por ninguém menos do que a bebida energética Red Bul: a velocidade do jogo é intensa demais, exigindo o máximo de seus reflexos e velocidade de raciocínio. Afinal, bater nas paredes irá fazer sua aeronave perder muita velocidade, e, se sair da pista, irá fazer com que sua aeronave tenha de ser rebocada por uma nave-guincho, e perderá um tempo precioso. Então, tenha muito cuidado nas curvas a todo instante. E desta vez, não serão apenas sete oponentes correndo contra você, e sim doze oponentes. A inteligência artificial dos inimigos melhorou muito, e agora eles estão muito mais competitivos e dispostos a vencer, mostrando-se realmente pilotos muito habilidosos. Não espere que eles peguem leve com você. 
A mecânica de jogo de Wipeout é diferente de outros games de corrida. Há um botão de aceleração e acabou. Não tem botão de freio. Para frear, terá de simplesmente soltar o botão de aceleração. Isso faz com que você mantenha quase sempre a velocidade no talo, ou seja, no limite. E como podemos realizar as curvas em tamanha velocidade, você me pergunta? Para isso, eles implementaram dois botões de curva, botões que geram breques laterais que auxiliam a realizar curvas a altas velocidades. Esses breques laterais são difíceis de se usar, é verdade, mas são essenciais para uma boa direção. Leva tempo para se acostumar, mas, tão logo se acostume, verá como é fantástico percorrer uma pista repleta de curvas sem diminuir muito abaixo das 200 milhas por hora. Uma experiência fantástica.
Mas o que é WipEout sem armas? O jogo é famoso por possuir muitas armas, das quais podemos  pegar no decorrer da fase e usar para trapacear e ferrar os adversários, bem ao estilo famoso de Mario Kart. As armas já existiam no jogo anterior, mas elas retornaram totalmente reformuladas, repletas de novidades. Retornaram do jogo anterior o turbo, o escudo de proteção, as minas, o foguete não teleguiado, o míssel teleguiado, e o choque elétrico, que, ao atingir alguém, o mantém mais lento e mais instável por alguns segundos. Foram adicionadas novas armas, como um canhão de plasma, uma bomba de luz que atordoa todos os corredores à sua volta, uma carga de três mísseis poderosos que praticamente cobrem a pista toda, um piloto automático que controla sua nave por você, de forma excelente, durante cinco segundos, e, a arma mais famosa da franquia WipEout até hoje, e criada para esse jogo: o terremoto. Ao usar o terremoto, todos os corredores no resto da pista serão arremessados para cima e atordoados por um efeito fantástico de terremoto, lhe permitindo passar vários deles e ganhar muitas posições facilmente.
Além das novas armas, o combate no decorrer da pista se tornou mais perigosa. Isso porque agora as naves não são apenas atordoadas pelas armas: elas podem de fato ser destruídas. Até mesmo você pode ser destruído. Cada aeronave possui um medidor de escudo. Conforme recebe danos, seu escudo vai diminuindo. Se o escudo zerar, sua aeronave será destruída e você será eliminado da corrida instantaneamente. Tudo pode lhe causar dano: não apenas receber danos de outros oponentes, como pode se danificar batendo nas paredes e trombando com outras aeronaves. Cuidado é essencial, até mesmo na escolha da aeronave que irá pilotar, uma vez que aeronaves mais rápidas costumam possuir escudos mais frágeis. Todo cuidado é pouco. Para encher seu escudo novamente, você pode usar um item que recupera energia, se tiver a sorte de pegá-lo no decorrer da fase, ou terá de passar no pit stop. Há um pit stop em todas as fases: um trecho de piso vermelho, geralmente, próximo ao ponto de chegada, o qual irá diminuir a sua velocidade bruscamente e lhe tirar do caminho para um desvio mais distante, mas, em compensação, irá encher seu escudo completamente. Você será obrigado a passar por esses pit stops de tempos em tempos, se não quiser ver sua aeronave em pedaços.
Ah, mas essa possibilidade de explodir aeronaves foi muito bem-vinda, até porque você pode destruir as aeronaves inimigas. Se atacar repetidamente um mesmo inimigo, poderá explodi-lo e tirá-lo de uma vez da pista. Mas a felicidade vem mesmo quando pegamos o canhão de plasma. Esta arma poderosíssima é muito difícil de se acertar, mas, em compensação, ela explode o inimigo imediatamente. Nunca foi tão legal explodir os adversários quanto nesse jogo.
Agora que já sabe sobre a corrida em si, vamos voltar a falar sobre o campeonato. O campeonato possui suas próprias regras, e é bem desafiador. São seis pistas para correr, as mesmas seis pistas que estão disponíveis, é claro. Só que você só pode passar para a próxima pista se chegar em primeiro colocado. Se chegar em segundo ou terceiro colocado, poderá correr novamente e tentar de novo. Se chegar abaixo de quarto colocado, poderá tentar de novo, mas perderá uma vida. Se perder três vidas, terá de recomeçar todo o campeonato. Parece fácil, mas não é. Correr as seis pistas em sequência é cansativo e exige muito preparo. Aconselho a, antes de tentar o campeonato, certifica-se de que conhece bem cada uma das seis pistas, como a palma da mão, para evitar frustrações. Jogar contra o tempo para praticar também é uma boa.
E depois que vencer o campeonato? Aí, irá disponibilizar uma classe nova, a Phantom, com mais duas novas pistas, e só. É pouco, de fato, mas ainda não é tudo. Consiga medalha de ouro nestas duas pistas, e irá disponibilizar mais um campeonato, o mais difícil de todos. É semelhante ao campeonato anterior, só que, desta vez, terá de passar por todas as oito pistas, e competir contra 15 competidores em cada uma, sendo 5 voltas em cada pista. Se conseguir esse desafio tremendo de nervos, que é difícil para caramba, conseguirá como prêmio uma aeronave nova, que possui todos os atributos no máximo e é incapaz de usar armas, e a possibilidade de disputar todas as pistas em qualquer classe. Ah, e os parabéns do jogo. Só isso.
É realmente desapontador o jogo possuir só isso de extras, mas realmente o game acaba por aí. Tanto trabalho para conseguir uma aeronave nova e duas pistas. É muito pouco, comparado com outros games de corrida disponíveis na época para o console, mas é o que tem, infelizmente.
E, também infelizmente, o modo multiplayer não ajuda em nada não. O mesmo problema do jogo anterior persiste, para a tristeza dos fãs da franquia. Não há como dividir a tela e jogar duas pessoas com apenas dois controles. Se quiser jogar com um amigo, terá de arrumar, além de outro controle, um outro Playstation, uma outra televisão, uma outra cópia do jogo e um cabo link. Pois é. Esse é o motivo pelo qual esse game não fez tanto sucesso em disputas por aí, afinal, convenhamos que é um balde de água fria para qualquer amante de games de corrida ver tantos empecilhos para se disputar com um amigo. As disputas contra um colega são fantásticas e viciantes, mas o trabalho para se conseguir linkar os consoles é tanto que a maioria ou não tem condições ou nem irá querer se dar ao trabalho por isso.

Minha análise do jogo

Gráficos 
Graficamente, WipEout XL apresentou algumas mudanças significativas. Novos efeitos visuais foram inseridos, incluindo alguns dos melhores efeitos de luz que você conseguirá ver no Playstation. Os efeitos visuais dão show, tanto no realismo passado pelos cenários ao redor das pistas, bem detalhado e com minúcias que valem a pena ser vistas, como animais típicos de cada região representados de acordo com a pista, por exemplo. As naves são minimamente modeladas e não são um exemplo do realismo, podendo ter sido melhor trabalhadas, mas os efeitos de luz que elas demonstram são sensacionais.
● Nota pessoal: 4/5 (Empenho Excelente)

Som
Os efeitos sonoros e as músicas sofreram grandes mudanças desde o primeiro game. Ao invés de eles criarem músicas para o game, eles preferiram licenciar músicas eletrônicas famosas. E deu muito certo! As músicas de Chemical Brothers, The Prodigy e Underworld são excelentes, e condizem plenamente com o estilo do jogo, sendo muito bem selecionadas. Além disso, os efeitos sonoros todos funcionam muito bem, e são uma atração à parte. Os sons das naves futuristas e do ambiente não poderiam ser melhores.
● Nota pessoal: 5/5 (Empenho Máximo)

Jogabilidade
A jogabilidade permanece inalterada do jogo anterior para este, o que não chega a ser ruim. A jogabilidade já era boa no jogo anterior. Só que podia ter sido melhorada, e não o foi. A mecânica de jogo é boa, e as naves fluem bem na pista, mas o jogo parece que foi feito para propiciar os acidentes. A ausência de um método de freio eficiente irá com certeza afetar os iniciantes, que se sentirão frustrados por não conseguirem fazer uma curva sequer sem bater na parede. Leva-se muito tempo para aprender a manobrar bem as naves, o que pode atrair os jogadores hardcore, mas desmotiva os novatos. Pena que o jogo represente uma barreira muito grande para os jogadores iniciantes, e a ausência de um tutorial acerca de comandos e táticas prejudica e frustra aqueles que vão começar a jogar games desse estilo.
● Nota pessoal: 4/5 (Empenho Excelente)

Diversão
WipEout XL é um game focado na diversão, mas não é feito para todo mundo. Ele tem seu público-alvo bem específico: amantes de velocidade. Se você curte pilotar naves na velocidade máxima em  meio a pistas repletas de curvas, esse é o seu game. As incrementações que foram feitas deixaram tudo mais divertido. A melhoria no combate entre as aeronaves, a possibilidade de explodir adversários e a inclusão de novas armas e de pit stops, além de melhorias nas naves em si, no entanto, tornam esse jogo viciante para aqueles que estiverem dispostos a superar seus desafios.
● Nota pessoal: 5/5 (Empenho Máximo)

Longevidade
Este é, na minha opinião, o principal problema de WipEout XL. A longevidade do jogo é forçada demais, e pouco proveitosa. O jogo é deliciosamente difícil, a ponto de obrigar o jogador a jogar repetidas vezes, diria até dezenas de vezes, as mesmas pistas só para se acostumar com cada curva e tal. Tudo para conseguir passar pelos campeonatos do jogo. Só que o jogo ainda assim é curto. A partir do momento em que o jogador pega o jeito da coisa rapidamente, ele poderá terminar o jogo em poucas corridas, já que são poucas corridas e poucas pistas disponíveis, e os extras que ele receberá não são bons o bastante para o manter jogando. Alguns podem até querer continuar jogando, mas a maioria irá desistir de jogar o game após fechar pela falta de motivação que o jogo oferece. Para piorar as coisas, o modo multiplayer é tão complicado que é praticamente inexistente. Dificilmente alguém irá querer linkar dois Playstations com duas televisões só para disputar com um amigo. É uma pena, mas a Psygnosis falhou com a longevidade do primeiro WipEout, e falhou mais uma vez também com a longevidade desse game.
● Nota pessoal: 2/5 (Empenho Mediano)

Inovação
WipEout XL é uma melhoria mais do que necessária para o primeiro WipEout, que veio repleto de problemas. Ele também não consertou todos os problemas do anterior, mas deixou o jogo em um patamar a ponto de ser considerado pelos amantes da franquia como o melhor WipEout já feito. Todas as suas incrementações são bem-vindas, e tornam esse game muito mais agradável aos olhos, com uma mecânica de jogo melhor e também mais divertido e mais viciante. Porém, a Psygnosis não chegou a inovar tanto quanto seria o necessário, pois vários problemas e dificuldades persistem ainda nesse game. Por esse motivo, não posso dizer que o empenho com a inovação tenha sido mais do que considerável.
● Nota pessoal: 3/5 (Empenho Considerável)

Soma Final: 23/30 (Muito Bom)

Em resumo: Apesar de seus problemas, WipEout XL é o melhor WipEout do Playstation, e um dos melhores jogo de corrida do console. Vale a pena ser comprado por qualquer amante de velocidade, nem que seja apenas para ter uma experiência única no console, diferente de tudo o que já tenha visto. Sim, porque não encontrará a emoção e a adrenalina que esse jogo passa em qualquer outro game do console.

Análises profissionais

A média pela Metacritic para WipEout XL é 93/100.

Detonado em vídeo

Os vídeos abaixo mostram como conseguir vencer todas as pistas de todas as classes, e também os torneios. Os vídeos estão em alemão, e possuem comentários, mas dá para aprender as manhas. Nesses vídeos, foi utilizado a aeronave Auricom.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário