sábado, 20 de agosto de 2011

Aniversário de John Carmack

Hoje, dia 20 de agosto de 2011, é o aniversário de 41 anos de John Carmack.


John Carmack é um programador americano de games. Carmack ficou conhecido nos games por ser o co-fundador da Id Software, por programar diversos games famosos como Doom, Wolfenstein 3D, Quake e Rage, e também por suas inovações em gráficos 3D.

Quer conhecer mais sobre ele? Leia nossa biografia especial abaixo:

Ele nasceu em Roeland Park, Kansas, e sempre gostou de computadores. Aos 14 anos, ele e um grupo de amigos tentaram roubar computadores Apple II. Não conseguiram. Carmack foi preso e levado a um psicólogo, que atestou que Carmack não possui empatia por outros seres humanos. Depois, Carmack cursou dois semestres na Universidade de Missouri-Kansas City, mas desistiu para trabalhar como freelancer. Ele programava coisas para diversas empresas. O primeiro game que programou foi Shadowforge, pela Nite Owl Productions, em 1989.
Até que foi contratado pela Softdisk, junto com John Romero e Adrian Carmack (um amigo que, apesar de ter o mesmo sobrenome, não possui qualquer parentesco). A Softdisk deu a ele a oportunidade de estar à frente da Gamer's Edge, um produto de subscrição de games bimestral. Ainda na Softdisk, em 1990, ele programou Commander Keen, um jogo de plataforma bem popular da época. Em 1991, ele largou a empresa e fundou, juntamente com John Romero, Adrian Carmack e Tom Hall, a Id Software, uma companhia de desenvolvedores de games no qual permanece até hoje.
Dentro da Id Software, Carmack veio a desenvolver diversos games, entre eles verdadeiros clássicos da indústria dos games, como Catacomb, Hovertank 3D, Shadow Knights, Wolfenstein 3D, Spear of Destiny, Quake e Rage. Ele continua trabalhando nos jogos das franquias Doom e Quake até hoje.
Além de games, Carmack é um entusiasta de foguetes, o qual é o seu hobby até hoje. Ele criou a Armadillo Aerospace, uma empresa de pesquisa espacial, junto com um grupo de cientistas amadores, e é o líder de engenharia da empresa até hoje. A empresa já ganhou diversas competições importantes dentro do Instituto de Pesquisas da NASA.
Carmack também é um entusiasta do software livre. Ele disponibilizou gratuitamente os softwares utilizados para a produção de Doom, Doom 2, Doom 3, Quake, Quake 2 e Quake 3, de modo que qualquer programador amador possa criar seus próprios jogos usando a sua tecnologia sem gastar nada.
O último game que ele desenvolveu foi Wolfenstein, lançado pela Activision para Playstation 3, Xbox 360 e PC, em 2009. Ele também é o diretor e programador de Rage, um FPS que será lançado em 4 de outubro para Playstation 3, Xbox 360 e PC. Além de Rage, ele também está dirigindo e programando o jogo Doom 4, ainda sem data de lançamento confirmado.

E aqui acaba a nossa biografia de John Carmack. Quer dar os parabéns a ele? Ora essa, deixe a sua mensagem no Twitter dele! Ele possui um twitter oficial, o @ID_AA_Carmack, que é em inglês, e o meio pelo qual ele posta notícias quase que diariamente. Clique aqui para ser redirecionado ao Twitter dele, e mande a sua mensagem. Quem sabe ele não lhe responde sua mensagem?

Até mais!
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário