domingo, 21 de agosto de 2011

Aniversário de Bioshock

Hoje, dia 21 de agosto de 2011, a franquia Bioshock comemora 4 anos.


Bioshock é uma série de jogos First-Person Shooters criada pela 2K Games em 2007. Os jogos são produzidos pela Irrational Games e pela 2K Marin. O criador da franquia foi Ken Levine.
A franquia foi originalmente feita para ser um sucessor espiritual da franquia de games para PC System Shock, criada em 1994. Sendo assim, ela mantém diversas características que foram consideradas amplamente inovadoras em System Shock, como enredo original, e futurista ambientação totalmente em 3D com direito a cenários obscuros e em estilo cyberpunk e incluiu mais algumas coisas novas. Até mesmo boa parte da equipe que produziu System Shock produziu Bioshock. Por isso, Bioshock e Deus Ex são considerados "irmãos de criação", por serem ambos sucessores dos conceitos de System Shock.
A franquia se tornou popular por ser bem livre e trazer mundos totalmente criativos e toques de fantasia, de filosofia, de retórica objetivista e de terror misturados. O protagonista da série é Jack, o sobrevivente de um acidente de avião. Ele tem de explorar a cidade submersa de Rapture, uma cidade que foi criada nos anos 40 (fictícios, é claro) para ser uma cidade livre e independente, fora dos padrões das cidades oprimidas e governadas por corruptos na superfície da Terra. Para isso, ele tem de sobreviver a diversos ataques de seres mutantes chamados Little Sisters e de máquinas assassinas conhecidas como Big Daddies. Jack usa diversos tipos de armas, algumas conhecidas, outras futuristas e totalmente não convencionais, e plasmids que lhe fornecem poderes especiais, como maior velocidade, resistência ou domínio sobre o fogo e a mente dos outros. Tudo sempre com muitos toques de survival-horror e de RPG.
A franquia começou no PC e Xbox 360, e depois se estendeu ao Playstation 3. Ainda em agosto de 2007, foi lançado um livro de artes sobre a série, chamado Bioshock: Breaking the Mold. Além disso, há CDs de música com as composições do game à venda. Um livro chamado Bioshock: Rapture foi escrito por John Shirley e lançado em julho de 2011. Em 2008, começaram os boatos de que um filme sobre Bioshock estaria sendo produzido. A Take-Two fechou um acordo com a Universal Studios, e o filme estava sendo dirigido por Gore Verbinski e escrito por John Logan. Mas o filme ainda não saiu, por causa de problemas financeiros envolvendo custos elevados para se produzir cenários para as filmagens. Em 2009, Verbinski saiu do projeto por incompatibilidade de ideias. Juan Carlos Fresnadillo assumiu a direção em 2010 e o filme continuou e produção. O filme continua em produção e se encontra ainda em estágio inicial, sem data inicial de lançamento.
O último jogo da franquia foi Bioshock 2, lançado em 2010 para Playstation 3, Xbox 360 e PC. O jogo recebeu muitas críticas boas, inclusive envolvendo incrementações importantes para a história e combate da franquia. A Take-Two tinha a pretensão de vender mais de 5 milhões de cópias, porém, o jogo vendeu apenas pouco mais de 3 milhões. Está inferior ao primeiro Bioshock, que vendeu 3,76 jogos, mas, ainda assim, é uma boa quantia. Há dois novos Bioshocks sendo produzidos no momento. Bioshock Infinite foi anunciado em 2010 e há vários trailers disponíveis, mas ainda não tem data oficial de lançamento. Sabe-se que chega em 2012 para Playstation 3, Xbox 360 e PC. Ken Levine ainda afirmou na E3 2011 que há um Bioshock sendo produzido para PS Vita, mas ainda não há qualquer tipo de informação a respeito ainda. Strauss Zelnick, chairman da Take-Two, afirmou que a franquia Bioshock ainda receberá muitos jogos, decorrente de seu sucesso e de suas vendas.

Esta foi a nossa homenagem a Bioshock. Espero que tenham gostado. Até mais!
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário