quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Spider-Man - Análise

Esta é a análise de Spider-Man, lançado pela Activision em 2000 para o Playstation.


Introdução

A verdade seja dita: os games feitos com o personagem Homem-Aranha jamais haviam chegado aos pés do que realmente poderia se esperar de uma verdadeira aventura com o aracnídeo. Disposta a mudar essa realidade, a Activision lançou em 2000 um game em 3D com o personagem mais amado da Marvel. Eis que Spider-Man é considerado um dos melhores game feitos com o personagem até os dias de hoje, e infinitamente superior a tudo o que já havia sido feito até então. Uma aventura que traz tudo o que um jogador pode esperar de um game com super-heróis.

SPIDER-MAN


Informações técnicas

Publicado por: Activision
Desenvolvido por: Neversoft
Gênero: Action-Adventure
Plataforma: Playstation, Nintendo 64, Dreamcast e PC
Data de lançamento: 24 de agosto de 2000
Faixa etária: Everyone

Sobre a história (contém spoilers)

A história do game foi inspirada nas histórias reais do aracnídeo, mais especificamente na série animada televisiva. Além dos personagens conhecidos do homem-aranha, tem também vários outros personagens gerais da Marvel, que fazem aparições especiais.

Bom, você já deve conhecer a história geral do homem-aranha, né? Peter Parker era um fotógrafo de meia-tigela recém-formado, pé-rapado, medroso e ferrado na vida. Veja-o:


Isso foi até quando uma aranha radioativa fugitiva lhe picou e lhe transferiu poderes excepcionais. A partir daí, ele virou um super-herói que salva Nova Iorque de toda sorte de desgraças que acontecem por ali. Seu nome é homem-aranha e seu uniforme é esse aqui:


Todo mundo já sabe disso, então o jogo nem perde tempo nos ensinando esse tipo de coisa e parte logo para a ação.
A história do game começa assim: Peter Parker está assistindo uma palestra científica do ex-vilão agora reformado Dr. Otto Octavius, ou Dr. Octopus. Trata-se deste cara aqui:


Dr. Octopus é um dos principais vilões do homem-aranha. Ele é um cientista muitíssimo inteligente, e possui quatro braços biônicos controláveis em suas costas.

Octopus está apresentando seu mais novo experimento, quando eis que aparece um homem-aranha em cena. Como Peter Parker está na plateia, é óbvio que aquele homem-aranha não é o verdadeiro. Trata-se de um impostor, mas ninguém sabe disso. O impostor bate nos seguranças, agride Octopus e ainda rouba o experimento dele na cara dura, e na frente de todos.
Na plateia, encontra-se também Edward Brock, o fotógrafo rival de Peter Parker.


Caso não saiba ou não se lembre, Brock é o Venom, um dos mais lendários inimigos do homem-aranha. Venom é uma simbiose que se apossa de Brock e lhe concede muitos poderes.

Acontece que Brock tenta fotografar a cena para desmascarar o homem-aranha. Só que o impostor percebe sua presença, e quebra a sua câmera. Brock fica irritado e começa a se desesperar com o fato de que isso pode significar a sua demissão. Afinal, seu chefe no Jornal Clarim Diário, J. Jonah Jameson, é conhecido por ser um casca-grossa imperdoável. J. Jonah Jameson é esse cara aqui:


Brock fica tão perturbado, mas tão perturbado, que a simbiose Venom acaba se soltando dentro dele, e ele se torna Venom novamente. Este é Venom:


Bom, agora a polícia pensa que foi o verdadeiro homem-aranha que realizou o roubo, então estão todos atrás do homem-aranha. Peter Parker sai do local, e descobre que a cidade toda foi coberta por uma névoa perigosa que foi dispersa de dentro de uma usina nuclear. Esta névoa tem de ser detida.
O verdadeiro homem-aranha entra em cena. Ele encontra com a Gata Negra.


Após se explicar e dizer que ele é inocente nesta confusão toda, a Gata Negra informa que o banco está sendo roubado. Ao invés de ela mesma fazer alguma coisa, ela só nos avisa e vai embora. Cabe ao aracnídeo ir até o local e resolver a situação. Ele chega ao banco e descobre que está cheio de reféns e ainda tem uma bomba no local. Mas ele consegue salvar todos os reféns e ainda salva o banco ao depositar a bomba dentro de um cofre que mais parece um freezer.
Saindo do banco, Peter liga para seu chefe, J. Jonah Jameson, para avisar que tem fotos incríveis do homem-aranha, mas Jonah está em perigo. Ele avisa que está sendo atacado pelo Scorpion. Caso não se lembre, o Scorpion é esse aqui:


O homem-aranha chega ao local e salva Jameson das garras do Scorpion. Só que Jameson não acredita que o homem-aranha seja do bem: na opinião dele, o aracnídeo é um vigarista filho-da-mãe que passa a imagem de bom moço para fazer suas traquinagens. Para piorar tudo, ele ainda chamou a polícia para prender o homem-aranha. O cabeça de teia não tem outra opção a não ser sair correndo.
Ele ainda tem tempo de bater um papo com o Demolidor antes na fuga. Esse é o Demolidor:


Após fugir de vários policiais que não receiam em lançar mísseis, usar metralhadoras e explodir prédios para prendê-lo, ele se reencontra com a Gata Negra, que traz más notícias novamente. Desta vez, ela avisa que Rhino está destruindo uma usina de energia. Este é Rhino:


Ela avisa ainda que o Venom capturou a Mary Jane Watson para atrair o homem-aranha. Mary Jane é a namorada de Peter Parker. Veja-a:


Mais uma vez, Gata Negra não ajuda em nada. O homem-aranha vai sozinho derrotar o Rhino na usina de energia, e, ao fazer isso, ele acaba deixando a Gata Negra desprotegida, que, além de não servir para nada, ainda atrapalha sendo sequestrada pelo Venom.
Após um encontro totalmente inútil com o Tocha-Humana, que não ajuda em nada, o homem-aranha está mais uma vez sozinho nessa. Aliás, relembre como é o Tocha-Humana:


O home-aranha consegue avistar Venom, que está tentando atraí-lo para uma armadilha. Totalmente ciente disso, ele segue o Venom, que o leva ao metrô e então aos esgotos. Lá nos esgotos, ele encontra outro velho vilão, o Homem Lagarto.


Só que o Homem-Lagarto não veio como vilão. Ele vem como vítima. Ele foi aprisionado pelo Venom para que ele pudesse usar seus laboratórios subterrâneos como base secreta. Aí, em vez de salvá-lo, libertá-lo, ou algo assim, o aracnídeo prefere ignorá-lo e seguir em frente.
Chegando ao local onde Venom aprisionou Mary-Jane, eles se enfrentam e então o homem-aranha o derrota. Após convencer Brock que ele é inocente, o Brock decide unir forças com o aranha para encontrarem juntos a Gata Negra. Eles começam a pesquisa no Clarim Diário.
Após invadirem o Clarim Diário à noite, eles descobrem que o local está todo repleto de simbioses alienígenas. Estranhando o fato incomum, Venom suspeita que o Carnificina esteja no local, e sai atrás dele. O homem-aranha então segue pelo local, destruindo geradores que criam essas simbioses, e acaba descobrindo uma passagem secreta ao subterrâneo do Clarim Diário, onde, não me pergunte porquê, se encontra uma base secreta.
Chegando à base, o homem-aranha descobre que quem estava por trás do impostor na palestra do Dr. Octopus: o Mistério. Conhece o Mistério? É outro vilão do homem-aranha, mais especificamente esse aqui:


O homem-aranha derrota o Mistério. E então, sob alguma tortura, ele consegue descobrir que o Dr. Octopus pretende encher Nova Iorque de simbioses. Por isso ele vem criando simbioses, e encheu a cidade de névoa. O homem-aranha então procura pelo esconderijo do Dr. Octopus, e encontra uma pista fornecida por outro herói da Marvel, o Vingador.


Chegando ao armazém 65, que serve como esconderijo do Dr. Octopus, ele finalmente encontra a Gata Negra aprisionada. Para soltá-la, o homem-aranha tem uma excelente ideia: fechar todas as saídas de névoa do local e acionar o sistema de auto-destruição. Não sei por quê, mas foi isso que ele decidiu. O que importa é que funcionou.
Após libertar a Gata Negra, o homem-aranha se encontra pessoalmente com o Dr. Octopus e com o Carnificina. Conhece o Carnificina? Trata-se de outra simbiose, como o Venom. Veja-o:


O Venom luta contra o Carnificina, enquanto o homem-aranha pega o Dr. Octopus. Após derrotá-lo, eis que descobrimos que o Venom apanhou do Carnificina e está fora de ação. resultado? Agora, ele tem de lutar com o Carnificina também! Por sorte, tem um mega gerador de ultra-som na sala, que é, veja só que coincidência, o ponto fraco do Carnificina. Após derrotá-lo, tudo parece tranquilo. Tirando o fato de que a base inteira vai explodir, é claro. Mas ainda tem coisas ruins a acontecerem: a simbiose de Carnificina infecta o Dr. Octopus, gerando um monstrengo imenso.
O homem-aranha não tem outra escolha a não ser sair correndo antes que a base exploda. Ele consegue escapar por muito pouco, e, antes de ver tudo explodir, ele vê o Dr. Octopus, agora desinfectado, desmaiado no chão. Ele consegue pegá-lo, para não deixá-lo ali para morrer, e então é surpreendido por um avião que se aproxima. O Venom e a Gata Negra conseguiram escapar antes, e chamar a ajuda do avião do Capitão América para fugir. Lembra-se do Capitão América?


E assim acaba o jogo. Só para finalizar o game, aparece o homem-aranha jogando cartas com Capitão América, Demolidor e o Vingador, enquanto a Gata Negra e o Tocha Humana dançam alguma música. Por outro lado, lá na cadeia, em uma cena hilária, o Rhino, o Scorpion, o Mistério e um bandido qualquer também jogam cartas, enquanto o Dr. Octopus chora suas desgraças na grade.

Sobre o jogo

Quando se pensa em um jogo de super-herói, o que podemos imaginar? Um simples beat-em up, não é mesmo? Seria muito simples para a Neversoft produzir um game que se assemelhasse a todos os outros games do personagem, no qual tudo o que temos a fazer é seguir em frente pelas fases e espancar o maior número de caras maus que pudermos. Pois é, mas não foi isso que ela fez.
As habilidades do homem-aranha são inúmeras. Além de força e agilidade além do normal, o personagem ainda é capaz de lançar teias e de pressentir o perigo com seu sentido aracnídeo. Sem contar que o elemento principal que torna o homem-aranha diferente dos demais heróis é a sua habilidade de escalar qualquer superfície e de navegar pela cidade usando suas teias. Todas essas habilidades teriam de ser adaptadas de modo que se pudesse deixar o game divertido. Um Action Beat-em Up não serviria. para esse propósito. A Neversoft, então, desenvolveu um Action-Adventure.
Com perspectiva em terceira pessoa, podemos controlar livremente o homem-aranha dentro dos cenários que lhe são disponibilizados. O poder de escalar qualquer coisa não só está presente, como está agradavelmente simples, de modo que qualquer jogador irá logo gostar de seguir pelas paredes ou pelo telhado em vez do chão, local comum em outros games. Se isso não é suficiente para que você se sinta o homem-aranha, você ainda pode navegar pelos cenários usando teias, de forma eficiente em alta velocidade. Agora sim, estamos falando de um game de super-heróis.
Extremamente ágil, com movimentação incrementada e saltos hiper longos (característicos, diga-se de passagem), o jogador não terá problemas para controlar o cabeça de teia. Há alguns movimentos que exigem um pouco mais de habilidade, como, por exemplo, a sua habilidade de mirar em um ponto específico e então projetar-se até esse determinado ponto usando sua teia. Nos cenários externos, ele pode transitar entre prédios usando suas teias, para delírio dos fãs. Todos esses movimentos podem ser treinados tranquilamente em um extenso e utilíssimo sistema de treinamentos, que aborda com riqueza de detalhes todos os movimentos necessários.
Mas o jogo também apresenta inimigos. Muitos deles. Em sua maioria, eles são humanos, mas há alguns monstros específicos, como homens-lagartos e simbioses. Para identificá-los, o jogador poderá usar à vontade o sentido aracnídeo. Trata-se de um indicador no canto inferior direito da tela. Ao mesmo tempo em que ele brilha e avisa sobre a presença de inimigos ou de armadilhas próximos ao personagem, ele ainda serve como uma bússola que direciona o jogador na direção de seu objetivo. Na dúvida sobre para qual caminho seguir? Acompanhe a direção do sentido aracnídeo.
Para enfrentar esses oponentes, o homem-aranha pode usar socos e chutes, em combos que são familiares aos fãs de Action-Beat'em Up (por isso as semelhanças com esse estilo), mas o combate vai muito além disso. Se os golpes físicos comuns deixam um pouco a desejar quanto à versatilidade e variedade, esses requisitos estão presentes com folga em um outro tipo de ataque. A Neversoft inclui uma boa variedade de ataques que podemos realizar usando as teias. Podemos prender os oponentes em um emaranhado de teias, agarrá-los com a teia e arremessá-los do alto do prédio, lançar uma bola de teia nos oponentes à distância, criar luvas de teia que tornam nossos socos mais poderosos, e criar casulos de teia para nos proteger de ataques, e então explodir esse casulo ferindo todos em volta. Esses movimentos são muito interessantes, e serão as principais ferramentas de ataque à disposição dos jogadores.
É preciso falar um pouco sobre a teia. Para evitar que os personagens usem a teia à seu bel prazer de forma excessiva, a Neversoft inclui um medidor de teia. Apesar de que, nas histórias em quadrinhos, o homem-aranha é capaz de usar teias infinitamente, no game o seu estoque é limitado. Quanto mais usamos a teia, mas se gasta, e isso vale para os ataques. Os golpes mais poderosos com a teia irão acabar com o estoque de teia rapidinho, então tome cuidado e use conscientemente. Ficar sem teia é praticamente pedir para morrer, uma vez que o personagem ficará sem a maioria de seus movimentos, e, em alguns casos, a única forma será se matar e tentar novamente se isso acontecer. Para encher a teia, o jogador tem de encontrar pequenas cápsulas de teias pelas fases. Algumas cápsulas não estão escondidas, mas há algumas cápsulas extras que se encontram em locais especiais e secretos.
Ainda falando de teia, podemos encontrar um tipo de teia mais potente, a teia de fogo. Essa teia é muito mais forte que a teia comum, mas ela se esgota rapidamente. Assim que conseguir encontrar essas teias (elas apenas estarão disponíveis nas últimas fases do game), use-as de forma consciente, pois elas podem realmente ser úteis no combate aos inimigos mais poderosos dos games.
Há ainda chefes no game. A exemplo dos jogos clássicos com o aracnídeo, os chefes de fase são inimigos famosos e conhecidos dos fãs do personagem. Tem vários deles aqui: Mistério, Rhino, Scorpion, Dr. Octopus, Venom e até o Carnificina. Cada um deles é único e exigirá uma estratégia diferente para ser vencido, o qual geralmente envolve conhecimento prévio sobre a natureza e as habilidades dos personagens.  Tudo feito para que não fique tão estranho aos fãs dos quadrinhos. Para derrotar o Carnificina, por exemplo, precisamos usar de altas vibrações sonoras, que é o seu famoso ponto fraco, e assim por diante. Além de coordenação, precisamos de inteligência e raciocínio para derrotar esses vilões.
Por falar em personagens famosos, não são apenas vilões que aparecem. Diversos personagens famosos da Marvel fazem sua participação especial no game, mesmo que seja apenas como coadjuvantes ou como meros figurantes. Mary-Jane Watson, é claro, está aqui, para ser sequestrada e em seguida resgatada pelo herói. O Homem-Lagarto, vilão, aparece apenas como figurante, assim como a Gata Negra, o Capitão América, o Justiceiro, o Demolidor e o Quarteto Fantástico. Os principais personagens da Marvel reunidos em uma história que integra a todos de forma sempre harmônica e bem-humorada. Como se já não fosse o bastante, o game é repleto com referências aos quadrinhos, com diversas daquelas frases de efeitos, e músicas clássicas dos desenhos animados. Tudo para agradar em cheio os fãs de carteirinha da Marvel. E, como a Activision também gosta de participar da festa, há vários cartazes e pôsteres de Tony Hawk's Pro Skater no game (inclusive, uma gravação de uma cena do jogo).
Spider-Man tem como intenção alcançar públicos de todas as idades. Tanto é que ele possui quatro níveis de dificuldade. O modo mais fácil, chamado de Kid Mode, é indicado às crianças que estão começando a aprender agora a usar o videogame. Muito mais simplificado e facilitado, esse modo foi uma excelente ideia, pois atrai as crianças a curtirem o game. Fora isso, há três dificuldades comuns: fácil, normal e difícil. Não há tanta diferença assim entre os modos de dificuldade, apenas o limite de teia e a resistência dos oponentes.
Para incentivar os jogadores a continuarem jogando o game, a Neversoft inclui diversos extras. Esses extras aparecem na forma de trajes especiais que estão disponíveis ao jogador que realmente quiser fazer tudo o que for possível. Há nove trajes à disposição, todos baseados na história do personagem. Tem a roupa do Spider-Man 2099, a do Capitão Universo, a do Homem-Aranha Negro (infectado com a simbiose do Venom), Scarlet Spider, Ben Reilly e muito mais. Até a roupa original do Peter Parker está presente. Para disponibilizar esses trajes, só o que precisamos fazer é cumprir alguns requisitos do game, como completar o modo de treinamento com perfeição, terminar o jogo no modo mais difícil, conseguir encontrar todas as áreas secretas, e assim por diante. Esses extras manterão os jogadores ocupados com o game por um bom tempo após fecharem pela primeira vez.
Vamos agora falar sobre os Comic Books. Há 32 Comic Books espalhados pelo jogo, geralmente um ou dois em cada fase. Esses itens colecionáveis são apenas um adendo para o game, mas vale a pena querer procurar por todos eles. Alguns deles não estão necessariamente escondidas, uma vez que estão bem no meio do caminho, mas tem alguns que estão em locais de difícil acesso ou embaixo de certos itens. Tem ainda alguns que só podem ser revelados se realizarmos algumas ações específicas, como por exemplo destruir toda a mobília de uma sala. Se conseguir encontrar todas as Comic Books, irá disponibilizar uma nova roupa para o homem-aranha ao final.

Minha análise do jogo

Gráficos
O desempenho gráfico de Spider-Man é muito semelhante àquilo que temos visto da Neversoft recentemente. A modelagem dos personagens se assemelha muito ao que se pode ver em títulos como Tony Hawk's Pro Skater, ou seja, personagens detalhados e facilmente reconhecíveis por pontos-chave na expressão ou no vestuário. O que é um ponto positivo, pois a modelagem dos personagens é boa. Quanto ao design das frases, está bom também. Frases variadas, detalhadas e suficientemente interativas. As animações estão em bom nível, também, fluidas e interessantes de se ver. Os gráficos são bons, mas apresentam falhas. Em alguns momentos, podemos ver modelagens esquisitas. Há bugs de imagem, com itens que somem do nada, e efeitos de luz que poderiam ter sido bem melhor projetados. O empenho da Neversoft foi excelente.
● Nota pessoal: 4/5 (Empenho Excelente)

Som
O desempenho sonoro do jogo foi uma das principais surpresas do game. As vozes selecionadas para todos os personagens foram excelentemente escolhidas. Todas as vozes soam bem, e de um jeito que um fã do aracnídeo irá perceber de longe quem é quem. Até porque a maioria dos dubladores do game são os mesmos dos desenhos animados. Sem contar que as aventuras são narradas pelo Stan Lee, criador da Marvel, em pessoa, então não tem como ficar ruim, não é? Maravilhoso ver o cuidado com que a Neversoft teve com todas as vozes, tanto dos heróis quanto dos vilões e ainda dos simples inimigos que aparecem na tela. O homem-aranha mantém seu hábito de fazer piadinhas a todo instante, e não tem como não dar risadas com alguns dos seus comentários inteligentes nos momentos certos. O mesmo esmero foi mantido com a seleção dos sons de golpes, de explosões, de guinchos e ainda das teias que são arremessadas a todo instante. Tudo trabalha bem, e, com as músicas características do cabeça de teia, não tem como não se sentir jogando um filme do aracnídeo. Empenho máximo da Neversoft.
● Nota pessoal: 5/5 (Empenho Máximo)

Jogabilidade
A jogabilidade do homem-aranha é muito boa. Há uma grande variedade de movimentos, e praticamente tudo o que você poderia imaginar ver o homem-aranha fazendo, ele faz. Escalar paredes e andar furtivamente pelo telhados dos ambientes é algo natural para ele, e é natural também para o jogador fazer. Os combos usados para combate são simplificados até demais, mas isso se compensa com a variedade de movimentos que podemos fazer com a teia. Há diversas formas de usar a teia para atacar, seja prendendo o inimigo, puxando-o, formando uma bola de teia, uma luva potente ou uma camada protetora. E, para que possamos aprender a usar todas essas habilidades, o modo de treinamento foi excelentemente designado. O que atrapalha um pouco é a câmera. A câmera muitas vezes chega atrasado no personagem, e não é difícil receber um ataque de um inimigo que não pôde ver porque a câmera estava focando o lado errado. Mas não é algo que atrapalha 100% do tempo, apenas o bastante para atrapalhar uma jogabilidade que poderia ser perfeita. Empenho excelente por parte da Neversoft nesse quesito.
● Nota pessoal: 4/5 (Empenho Excelente)

Diversão
Spider-Man é um game feito para todas as idades. Ele possui quatro modos de dificuldades, sendo uma delas exclusiva para as crianças, de modo a abraçar de vez o mercado infantil. Controlar o homem-aranha, em qualquer dificuldade, é rápido, simples e divertido. A variedade de objetivos do jogo não deixa o game repetitivo, pois não encontrará fases iguais às outras. Tem muita coisa para fazer, e o design das fases deixa tudo sempre muito elaborado e com um sentimento de realmente sermos o homem-aranha. Sem contar que a história bem escrita e o estilo do jogo, com direito a participações especiais de outros personagens da Marvel, apenas deixam tudo ainda melhor. As piadas e cenas do jogo são tão bem pensadas e humoradas quanto as da série animada. Só o que atrapalha um pouco é a câmera confusa que atrapalha em algumas partes, principalmente quando temos de usar a visão em primeira pessoa ou quando estamos em uma sala com muitos objetos. Bom, de resto, não há mais nada que atrapalhe a diversão deste game. Empenho excelente da Neversoft.
● Nota pessoal: 4/5 (Empenho Excelente)

Longevidade
É indiscutível que a Neversoft sabe muito bem como atribuir longevidade a um game. E ela não pecou com Spider-Man. O jogo possui 34 fases, apesar de que a maioria delas não leva mais do que cinco minutos para se completar. Dá para se fechar o game em quatro horas, talvez quatro horas e meia, tranquilamente. Um game pra se fechar em um fim de semana. Faz a Neversoft recheou o game com extras. Há um total de nove trajes extras que podem ser disponibilizados no game. Para abri-los, é preciso realizar diversas façanhas: fechar o game, pelo menos duas vezes, fechar no modo mais difícil, encontrar áreas secretas e ainda encontrar todas as Comic Books. Tem até um traje que é liberado quando fazemos mais de 10.000 pontos no modo de treinamento. Enfim, são extras que realmente valem a pena serem adquiridos, não são apenas extras idiotas sem sentido. São esses belos presentes que farão o jogador continuar jogando o game muito mais tempo, aumentando consideravelmente a sua longevidade. Ainda não é o bastante para dizer que o game será jogado por semanas e semanas, mas não tem como negar a tentativa da Neversoft em tornar o game maior do que ele de fato é. Empenho excelente da Neversoft, por essa bela empreitada.
● Nota pessoal: 4/5 (Empenho Excelente)

Inovação
Spider-Man não é apenas um jogo de super-herói: é o melhor jogo a trazer o nome de um super-herói já feito até então para qualquer console, na minha opinião. Um game que foi feito para se adequar à vida do super-herói, e não um game que moldou o super-herói às suas limitações e vontades. Isso é importante. O jogo é único porque ele foi feito para um personagem único. Não tem como esperar que outro jogo de outro personagem se assemelhe a esse, porque isso não será possível. Tudo bem, Spider-Man também não é um poço de inovação, mas ele construiu seu game de uma forma tão diferente que cada experiência que terá no game não poderá ser encontrado em lugar nenhum. Eles tinham tudo para ter feito um simples beat-em up, mas não fizeram, e isso merece os parabéns. Empenho máximo por parte da Neversoft, pelo seu trabalho em fazer um game único e digno do nosso aracnídeo predileto, à altura de sua fama e de seu sucesso.
● Nota pessoal: 5/5 (Empenho Máximo)

Soma Final: 26/30 (Excelente)

Em resumo: Spider-Man é o melhor jogo já feito para um super-herói. Um game de ação e aventura que é único e que acerta em quase todos os seus aspectos. Um game feito para os fãs da Marvel, e que cumpre tudo o que promete. O game não é perfeito, possui algumas falhas, mas são todas pequenas e não merecem tirar o prestígio desse game único. Um jogo que vale a pena ser jogado e pertencer à sua coleção, principalmente se você for fã do mais famoso herói da Marvel. Recomendado a todas as idades, então, é garantia certa para toda a família.



Análises profissionais

A média pela Metacritic para Spider-Man é 87/100.

Detonado em vídeo

Este detonado em vídeo está completo. Ele foi gravado na versão para PC, com gráficos melhorados, mas o jogo é exatamente o mesmo. Este detonado mostra as estratégias para todas as fases e chefões, mas não mostra como conseguir os Comic Books. Está na dificuldade normal. Divirta-se!


Parte 1 - Level 1: Get to the Bank


Parte 2 - Level 2: Level Approach


Parte 3 - Level 3: Hostage Situation


Parte 4 - Level 4: Stop the Bomb


Parte 5 - Level 5: Race to the Bugle


Parte 6 - Level 6: Spidey vs. Scorpion


Parte 7 - Level 7: Police Chopper Chase


Parte 8 - Level 8: Missile Attack 


Parte 9 - Level 9: Building Top Chase


Parte 10 - Level 10: Scale the Girders 


Parte 11 - Level 11: Police Evaded


Parte 12 - Level 12: Spider vs. Rhino


Parte 13 - Level 13: Catch Venom


Parte 14 - Level 14: Spidey vs. Venom


Parte 15 - Level 15: Sewer Entrance


Parte 16 - Level 16: Sewer Cavern


Parte 17 - Level 17: Subway


Parte 18 - Level 18: Sewage Plant


Parte 19 - Level 19: Hidden Switches


Parte 20 - Level 20: Tunnel Crawl 


Parte 21 - Level 21: Venom's Puzzle


Parte 22 - Level 22: The Lizard's Maze


Parte 23 - Level 23: Spidey vs. Venom Again


Parte 24 - Level 24: Symbiotes Infest Bungle


Parte 25 - Level 25: Elevator Descent


Parte 26 - Level 26: Stop the Presses


Parte 27 - Level 27: Bugle's Basement


Parte 28 - Level 28: Spidey vs. Mysterio


Parte 29 - Level 29: Waterfront Warehouse


Parte 30 - Level 30: Underwater Trench


Parte 31 - Level 31: Stopping the Fog


Parte 32 - Level 32: Spidey vs. Doc Ock


Parte 33 - Level 33: Spidey vs. Carnage


Parte 34 - Level 34: Spidey vs. Monster Ock


E aí, o que achou desta análise? Curtiu? Deixe-me seu comentário, ou entre em contato comigo pelo e-mail: adm_melhorfinal@hotmail.com ou pelo twitter: @AdmMelhorFinal.

4 comentários:

  1. QUE NOSTALGIA!

    Esse jogo é muito bom! =D
    Foi emocionante poder mandar uns web swings nesses prédios! A melhor parte é que eu nem questionava onde diabos ele prendia a teia. Nuvem?

    Enfim, esse post é sensacional e o jogo também xD

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou, Lucas. =D

    Realmente, o jogo é muito bom mesmo. Um dos melhores games de super-herói já feitos na história dos games, tudo se encaixa muito bem com o estilo do homem-aranha. Esse game dá de 10 a 0 nos games atuais de super-heróis, para se ter uma ideia.

    Quanto aos web swings, sim, o homem-aranha prende suas teias aparentemente nos pombos que sobrevoam a cidade, ou nas nuvens. Dá até para usar o web swing em campos abertos, onde não tem nada em volta (WTF?). Vai se saber.

    ResponderExcluir
  3. esse é um daqueles que marcou minha infância

    ResponderExcluir