segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Platinando Max Payne 3

Este é o nosso guia de como platinar Max Payne 3, lançado em 2012 pela Rockstar Games para Playstation 3Xbox 360 e PC.

File:Max Payne 3 Cover.jpg

Você ainda não platinou esse game e está tendo dificuldades? Tudo bem. Nós podemos lhe ajudar! Confira nosso guia Platinando Max Payne 3:

MAX PAYNE 3

Ficha técnica:

Troféus de bronze: 38
Troféus de prata: 5
Troféus de ouro: 3
Troféus de platina: 1
Total de troféus: 47
Troféus online: 10
Tempo de jogo estimado: de 40 a 50 horas para o modo Single Player apenas, e mais de 60 a 70 horas para o modo Multiplayer. De 100 a 120 horas ao todo.
Dificuldade estimada: 5/5 - Dificuldade Máxima
Vezes que precisa jogar o game: No mínimo cinco (isso mesmo)

ConsideraçõesPara platinar Max Payne 3, precisará de algo por volta de 40 a 50 horas de jogo no modo Single Player, e, pasme, mais de 60 horas de jogo no modo online. Ou seja: terá de passar muito mais tempo online do que offline, e não tem como fugir disso. O jogo em si é curto, a causa de tanta demanda de tempo é que teremos de refechá-lo várias vezes. Nada menos do que cinco vezes. Pois é, se você é do tipo que não aguenta jogar a mesma fase várias vezes seguidas, talvez platinar esse game não seja a melhor ideia. Além do mais, o tempo será o menor de seus problemas, sério. A dificuldade dessa platina é muitíssimo alta: estará diante de uma das platinas mais desafiadoras dessa geração. Poucos games oferecem desafios tão egoistamente tenebrosos quanto esse. Mesmo seguindo um guia, esteja ciente, antes de decidir jogar esse game para valer, que ele exige um nível de técnica, dedicação e persistência fora do comum, beirando o absurdo e o impossível.

Dicas de procedimento: Mesmo com todos os avisos, resolveu mesmo platinar esse game? Então tudo bem, vou ajudar o quanto puder! Como sempre, antes de começarmos, aqui vão algumas dicas de procedimentos que deve ir tomando desde o começo do game, para ir adiantando o serviço de alguns troféus, de modo a poder minimizar o tempo de jogo ao máximo, evitando desperdícios:

a) Comece pelo Hard. Isso mesmo, você entendeu certo. Estou aconselhando a começar o jogo pela dificuldade Hard. De cara, há três dificuldades disponíveis: Easy, Medium e Hard. Começar pelo Hard lhe economizará todo o tempo que seria necessário para refechar o jogo no Hard, de modo a adquirir um troféu, caso começasse pelo Easy ou Normal. Já teremos de fechar o jogo cinco vezes para platinar, não quer adicionar mais uma para a lista, não é mesmo? Afinal de contas, não há tanta distância assim entre o modo Medium e o modo Hard, e, fechando no Hard, liberará o troféu do Medium de brinde. Não será tão difícil assim, não há motivos para temer. Por enquanto.

b) Sempre tente fazer headshots. Há um troféu para um determinado número de headshots, então, se desde o começo do jogo tentar realizar o maior número possível de headshots, ele chegará bem rápido e não precisará mais se preocupar com ele. De certa forma, um tiro na cabeça é o mais eficiente de todos, então é sempre uma boa ideia, até porque, nos Bullet Times, terá tempo de sobra para mirar bem nos oponentes.

c) Quando um inimigo estiver perto de Max, aperte triângulo para realizar um ataque corpo-a-corpo que o matará na hora. Além de útil, esse tipo de movimento irá liberar um troféu se realizado muitas vezes. Nada que não possa correr atrás depois, mas, se puder ir adiantando o serviço e fazendo isso sempre que possível desde o começo, será ainda mais fácil completar essa tarefa.

d) Certifique-se de usar todas as armas disponíveis no jogo. Quando eu digo "usar as armas", digo que deve matar pelo menos um oponente usando tal arma. Veículos não valem: tem de ser uma pessoa. Há algumas armas exclusivas que só aparecem em determinadas fases: essas armas exigem atenção especial, e eu irei mencioná-las no momento oportuno. Apenas não se esqueça de, sempre que ver uma nova arma, pegá-la e matar alguém com ela. Mesmo que não decida usá-la por muito tempo, pelo menos mate alguém com ela para contar para o troféu. Além disso, saiba que tem armas que são diferentes mas se parecem bastante visualmente, então atente-se e trate de usar todas que aparecerem só por via das dúvidas, mesmo que desconfie já ter usado uma arma semelhante anteriormente.

e) Tenha paciência. Explore os cenários com calma. Os cenários não são tão grandes, então não precisa ter muita pressa. Avance com calma, investigue atrás de móveis, de objetos e nos cantos mais escondidos. Sempre poderá achar Painkillers, pistas e partes douradas de armas. Todos esses itens são itens colecionáveis que somam para troféus no futuro, então explore bem cada cenário antes de seguir adiante, pois na grande maioria das vezes não terá a oportunidade de voltar atrás.

Guia: Vamos aos troféus, então, um por um, de acordo com a ordem em que aconselhamos que sejam liberados (lembre-se, não é uma ordem obrigatória, apenas recomendada):

The Fear of Losing It (Bronze)
Esse é o primeiro troféu que pode adquirir no jogo. Trata-se de um troféu não-obrigatório, mas simples de se conseguir. Para liberá-lo, tudo o que tem a fazer é terminar qualquer capítulo sem usar nenhum Painkiller. Não é necessariamente difícil, pois isso vale para qualquer capítulo, até mesmo o primeiro, Something Rotten in the Air. Por isso aconselho que tente conseguir esse troféu logo de cara, no primeiro capítulo. Como ele é independente da dificuldade escolhida, caso não consiga fazer isso na dificuldade Hard, pode tentar outra vez no Normal ou até mesmo no Easy e conseguir do mesmo jeito. Apenas passe o capítulo inteiro sem usar nenhum Painkiller.

Out the Window (Bronze)
Esse troféu pode ser conseguido apenas no capítulo 2, Nothing But the Second Best, e no segundo checkpoint do capítulo. Dentro da discoteca, no momento em que Max salta pelo vidro, há seis inimigos na área. Dois deles estão descendo as escadas, dois estão começando a descer as escadas e mais dois estão saltando a pequena bancada mais acima, à esquerda. Só o que tem de fazer é matar os seis logo no Bullet Time inicial do checkpoint. Tem de matar todos antes que o Bullet Time acabe! Não é tão difícil, mas talvez não consiga de primeira, então terá de dar Restart Checkpoint e tentar de novo. É bom ir se acostumando a esse tipo de habilidade, pois haverá muitos troféus semelhantes a esse no game. Ao matar os seis oponentes antes de tocar o solo, liberará esse troféu não-obrigatório. Se precisar de ajuda para entender exatamente o que tem de ser feito, assista a esse vídeo:


Ainda no capítulo 2, Nothing But the Second Best, após o tiroteio na disco, no checkpoint 4, chegará a um corredor de luzes irritantemente piscantes. Após mais uma pista de dança com mais alguns inimigos, entre por uma porta e estará em uma sala com um quadro representando um homem e uma mulher se beijando. Defronte o quadro, tem uma toalete com a maçaneta florescente na cor verde. Abrindo essa porta, localizará um ex-policial. Além de valer como uma pista, esse encontro será imprescindível para conseguir um troféu futuramente, então não deixe para trás!

The One Eyed Man is King (Bronze)
Mais um troféu não-obrigatório. Esse estará disponível apenas  no capítulo 3, Just Another Day at the Office. Lá no 12º checkpoint, quando tiver de proteger Passos com um rifle franco-atirador, aparecerão ao todo treze oponentes, sete na primeira parte e mais seis na segunda parte. Tudo o que tem a fazer é matar todos eles sem errar nenhum disparo. Não é tão difícil, já que eles são previsíveis e não são tão rápidos. Além do mais, poderá usar Bullet Time para deixá-los ainda mais lentos e acertar os tiros com calma. Matando os treze homens com um tiro em cada, liberará mais esse troféu. Encontrando dificuldades nessa parte? Assista a esse vídeo para ajudar:


That Old Familiar Feeling (Bronze)
Esse troféu é considerado não-obrigatório, apesar de que é difícil perdê-lo. No capítulo 4, Anybody Can Buy Me a Drink, atente-se ao capítulo 8, quando Max se encontra no corredor repleto de janelas, e tem atiradores no telhado do prédio defronte tentando alvejá-lo com rifles de mira laser. É possível passar pelo local sem matá-los, mas, se conseguir matar todos os cinco oponentes (pode usar Bullet Time à vontade), liberará esse troféu não-obrigatório. Conhece o esquema: se falhar, volte e tente outra vez. Se precisar de algum suporte, tem vídeo também:


Something Wicked This Way Comes (Bronze)
Mais um troféu não-obrigatório, e desta vez  no capítulo 5, Alive if Not Exactly Well. No checkpoint 6, na parte em que Max salta do alto de uma plataforma que está quase caindo, há 7 inimigos na área. Para liberar o troféu, terá de matar todos eles no Bullet Time inicial, antes de Max tocar o chão. Como eles estão próximos, não é difícil. Mas lembre-se: se não conseguir, terá de voltar e tentar novamente. Aqui vai um vídeo só para sanar qualquer dúvida:


Part I Complete (Bronze)
Esse é o primeiro troféu obrigatório do jogo. Ele será liberado automaticamente após completar o capítulo 5, Alive if Not Exactly Well. Não tem como perdê-lo, então, sem problemas.

Amidst the Wreckage (Bronze)
Mais um troféu não-obrigatório, mas pelo menos desta vez eles não exigem que matemos oponentes. No capítulo 6, A Dame, A Dork and a Drunk, lá pelo checkpoint 3, estará em um escritório com mesas à esquerda e janelas à esquerda. Há cinco maquetes espalhados pelo local. Destrua as cinco maquetes a tiros, sem dó, e liberará esse troféu. Assista ao vídeo se não entendeu exatamente o que tem que fazer:


Vamos em frente. Chegando ao capítulo 7, A Hangover Sent Direct from Mother Nature, atente-se para dois momentos especiais. Um deles é logo no começo do capítulo, mais precisamente no checkpoint 4. Na entrada da favela, vá subindo os lances de escada acompanhando a parede da esquerda. Encontrará uma espécie de lojinha com um toldo verde em cima. Aproxime-se da janela para conversar com um senhor. Ele é o mantedor de um grupo de apoio aos jovens da favela, chamado Anjos do Morro, que procura tirar os jovens da vida do crime. Apesar de parecer inútil, essa conversa serve como pista do capítulo, e influencia em um troféu lá na frente.

Então, siga em frente, até a parte do strip club. Nesse momento, terá a chance de utilizar uma arma única, a Sawn-Off Shotgun. Essa é a arma que está sendo usada pelo bartender. Ela só aparece nesse capítulo, então não perca a chance de utilizá-la. Mate o bartender, pegue a arma e mate pelo menos um inimigo com ela. Não haverá outra oportunidade no jogo, e precisará fazer isso para liberar um troféu mais tarde. Não perca a chance agora, ou se arrependerá depois.

O outro momento especial dentro desse capítulo fica agora mesmo, dentro do strip club, logo depois do tiroteio. Entre no corredor e começará a ouvir gritos de socorro. Vire à esquerda no corredor, mate mais alguns oponentes e vá até a salinha à direita, no final do corredor. Embaixo da cama, encontrará um homem escondido. Converse com ele e isso servirá como pista do capítulo, além de influenciar em um troféu no futuro. Não perca a chance!

Então, siga em frente. Chegando ao checkpoint 9, prepare-se para mais um troféu não-obrigatório.

So Much for Being Subtle (Bronze)
No checkpoint 9 do capítulo 7, A Hangover Sent Direct from Mother Nature, quando Max estiver subindo pela corrente, há nove inimigos que precisam ser mortos antes que esse Bullet Time acabe. O tempo é curto, então precisará ser rápido na mira. Há quatro inimigos no chão, logo defronte, mais dois oponentes à direita, no primeiro andar, e por fim mais três oponentes na plataforma no segundo andar, sendo que um está atrás de algumas barricadas e outro estará vindo correndo lá atrás. Se conseguir pegar todos antes que o Bullet Time acabe, troféu liberado. Por ser um pouco complicado, talvez seja melhor assistir esse vídeo para ver como se faz:


The Only Choice Given (Bronze)
O próximo troféu não-obrigatório aparecerá só lá no capítulo 10, It's Drive or Shoot, Sister. Lá no checkpoint 5, há um momento em que Max desce de uma altura formidável usando um guincho. Durante esse Bullet Time, terá de eliminar os três inimigos parados adiante e mais os cinco que vêm correndo pelo portão adiante. Oito ao todo. Como todos eles estão na mesma direção, não é difícil, mas vale a dica dos troféus anteriores: não tenha receio de voltar se não conseguir de primeira. Se inspire no vídeo:


Tente economizar Bullet Time nesse capítulo. Irá precisar para o próximo troféu:

Trouble Had Come to Me (Bronze)
Ainda no capítulo 10, It's Drive or Shoot, Sister, mais para o final do capítulo, no checkpoint 11, haverá um momento em que Max estará a bordo de um ônibus. Bem, agora o objetivo é matar todos os oponentes que aparecerem pelo caminho, sem deixar nenhum para trás. Como o momento é bem rápido, é bom ter com você Bullet Time disponível. Precisará do Bullet Time para conseguir acertar alguns inimigos que surgem na tela por pouco tempo. Ao final do percurso, se matou todo mundo, liberará mais esse troféu. Para ter certeza que não se esqueceu de ninguém, assista a esse vídeo:


Colder Than the Devil's Heart (Bronze)
Ei, espere, tem mais! Na verdade, esse troféu até poderia ser adquirido em outros capítulos, mas é muito mais fácil consegui-lo aqui mesmo no capítulo 10, It's Drive or Shoot, Sister, e ainda por cima coincidentemente no mesmo local do troféu anterior. Assim, irá faturar dois troféus juntos, veja só! Para liberar esse troféu, precisa eliminar 30 inimigos em menos de dois minutos. Há poucos momentos no jogo em que isso é possível, mas, se prestar atenção, verá que há exatamente 30 inimigos nessa parte do ônibus, do troféu anterior! Portanto, se matar todos os oponentes no decorrer da viagem de ônibus (o que é necessário para adquirir o troféu anterior), e são trinta inimigos, e o percurso leva menos de dois minutos no total, então automaticamente conseguirá o troféu anterior e esse de brinde. Dois pelo preço de um!

You Might Hurt Someone With That (Bronze)
Esse troféu não-obrigatório pode parecer complicado de se conseguir, mas na verdade ele é demasiadamente simples. Assim que chegar na parte final do capítulo 10, It's Drive or Shoot, Sister, mais precisamente no checkpoint 12 (bem depois da parte do ônibus), quando Max estiver na parte de trás do ônibus, de frente com a avenida. Nesse momento, um oponente irá arremessar uma granada em direção ao Max. Atire na granada para que ela exploda em pleno ar. Até aí, tudo bem, até porque isso é obrigatório. Mas esse troféu exige que você atire em 10 granadas dessa forma. Você pode fazer isso jogando o jogo várias vezes, ou... Uma vez só, bastando que você dê Restart Checkpoint e faça de novo, e de novo, e de novo, quantas vezes for necessário até chegar ao número 10. Basta repetir assim que atirar na granada, e por aí vai. Então, o troféu será liberado. Simples, não?

It's Fear That Gives Men Wings (Bronze)
Esse troféu exige que mate dez oponentes em um único Bullet Time. Não há muitos locais no jogo em que isso é possível, mas há um local que é perfeito: e essa parte é exatamente a área no qual adquirimos o troféu anterior. Isso mesmo, no capítulo 10, It's Drive or Shoot, Sister, na parte final, que é o checkpoint 12. Basta deixar acumular uma barra inteira de Bullet Time, antes de começar essa parte. Então, quando começar, acione o Bullet Time e vá matado todos pelo caminho. Já que a munição é infinita mesmo nessa parte, atire sem dó, e vá metralhando todos que aparecerem. Assim que matar dez pessoas em um único Bullet Time, liberará esse troféu. Sempre poderá voltar se der algo errado. Se estiver encontrando alguma dificuldade, assista ao vídeo abaixo e veja como é que se faz:


Part II Complete (Bronze)
E, por fim, um troféu obrigatório, só para variar. Esse será liberado automaticamente assim que completar o capítulo 10, It's Drive or Shoot, Sister.

Along for the Ride (Bronze)
E, logo no capítulo 11, Sun Tan Oil, Stale Margaritas and Greed, mais um troféu não-obrigatório. No checkpoint 11, quando Max anda de zipline de carona com o outro cara, terá de matar um total de cinco oponentes, sendo que todos eles estão bem defronte e um deles está parcialmente escondido atrás do metal mais à direita. Se matar todos antes de acabar o Bullet Time, liberará o troféu. Como sempre, aqui está um vídeo que lhe mostra a maneira correta de se conseguir isto:


Sometimes You Get Lucky (Bronze)
No capítulo 12, The Great American Savior of the Poor, bem no final do capítulo, após o checkpoint 11, haverá um momento em que Max terá de enfrentar um soldado fortemente protegido no telhado de um prédio. Sempre que o prédio, que está prestes a cair (graças aos explosivos), começar a tremer, haverá um Bullet Time. Aproveite um desses Bullet Times para acertar exatamente na cabeça do soldado. Como ele usa um capacete de proteção, será necessário mais do que um disparo para conseguir matá-lo (um disparo para arrancar o capacete dele, e mais um disparo para matá-lo), mas, tão logo o mate com um tiro na cabeça, liberará esse troféu. Como esse soldado praticamente só morre com bala na cabeça, esse troféu é até, digamos, obrigatório.

Chegando ao capítulo 13, A Fat Bald Dude With a Bad Temper, há mais um daqueles momentos especiais. Na parte da cadeia, no checkpoint 3, passe pelas grades, vire à direita no corredor e mate os oponentes ao lado de dois reféns. Siga o refém que foge para a esquerda, vire à direita e direita novamente. Chegará em um T no corredor escrito São Paulo Police na parede. Vire à esquerda, matando mais inimigos, e começará a ouvir gritos de ajuda. Volte pelo corredor, por onde veio, e verá um presidiário pedir ajuda em uma grade. Fale com ele. É o mesmo rapaz que encontrou embaixo da cama no capítulo 7. Só fale com ele para ganhar uma pista do capítulo e ajudar em um troféu futuro.

Ainda no capítulo 13, terá a chance única de usar a arma LAW, um lança-foguetes do exército. Essa arma só aparece nesse capítulo, então não perca a chance de usá-la. O jogo irá lhe indicar a usar a LAW para destruir um jipe: só isso não vale! Terá de matar um oponente além do jipe para que seja considerado um uso válido. Não avance no jogo antes de ter feito isso, ou poderá se arrepender!

A Few Hundred Bullets Back (Bronze)
Esse troféu é liberado após Max ter utilizado todas as armas pelo menos uma vez. Utilizar quer dizer matar ao menos um oponente (veículos não valem) com ela. Caso tenha seguido meu conselho desde o começo do jogo, já deverá ter conseguido o troféu nesse ponto. Há um total de 26 armas espalhadas pelo jogo. Alguns capítulos possuem armas exclusivas, e essas armas já foram indicadas no decorrer desse guia: de resto, todas as armas aparecem mais de uma vez. Se não conseguiu liberar o troféu até aqui, então deixou de utilizar alguma arma. Há algumas que são semelhantes na aparência, mas contam como armas diferentes. Não tem como saber quais armas utilizou e deixou de utilizar, o jogo não mostra isso de forma clara. Por via das dúvidas, vá usando todas as que aparecerem. Se não liberou ainda, não há necessidade de refazer o modo Hard: você pode liberá-lo em qualquer dificuldade de jogo, então siga em frente. Apenas seja mais cauteloso e mais atencioso nas próximas vezes.

Por fim, mais para o final desse mesmo capítulo, ainda poderá liberar mais um troféu não-obrigatório:

It Was Chaos and Luck (Bronze)
No capítulo 13, A Fat Bald Dude With a Bad Temper, lá pelo checkpoint 14, Max irá rolar sobre um carrinho de rodinhas, atirando pela janela em oponentes que estão no telhado de um prédio oposto. Há seis oponentes. Se conseguir assassinar a todos antes que o Bullet Time termine, liberará esse troféu. O vídeo abaixo pode lhe ajudar:


E siga em frente. Chegando ao capítulo 14, One Card Left to Play, encontrará a quinta e última cena especial, do mesmo tipo que encontrou nos capítulos 2, 7 e 13. No checkpoint 3, suba a escada e mate os oponentes. Vire à direita, e limpe a área dos inimigos restantes. Depois, entre no banheiro, pela porta da direita, e aproxime-se de uma toalete no canto direito para encontrar um senhor de terno. É o mesmo ex-policial do capítulo 2. Ao salvá-lo, conquistará o seguinte troféu:

You Sure Know How to Pick a Place (Bronze)
Para conseguir liberar esse troféu, Max terá de ter presenciado algumas cenas especiais no decorrer de alguns capítulos ao longo do jogo. São cenas especiais, que envolvem interação com outros personagens em locais específicos do cenário. Indiquei cada um desses momentos especiais ao longo desse guia, portanto, se veio seguindo minhas orientações ao longo do guia, já deverá ter conseguido as cenas especiais anteriores, só restando essa. Há um momento especial no capítulo 2, dois momentos no capítulo 7, mais um momento no capítulo 13 e outro no capítulo 14. Caso tenha perdido algum (perceberá isso se não liberar o troféu após realizar essa última cena), não tem problema, aproveite as próximas oportunidades para encontrá-los. Assista ao vídeo a seguir para poder saber onde fica cada um desses momentos especiais, caso minhas orientações escritas não tiverem sido suficientes:


You Push a Man Too Far (Bronze)
No capítulo 14, One Card Left to Play, haverá uma bela cena de ação no checkpoint 11, no qual Max destrói um lança-granadas na mão de um homem. Ele fica sem um braço e rastejando para fora do galpão. Max terá então a chance de matá-lo. Simplesmente não faça isso. É isso aí, deixe o homem viver. Não atire nele. Apenas ao fazer isso, liberará esse troféu secreto e não-obrigatório.

The Road-Kill Behind Me (Bronze)
Pouco após a cena do troféu anterior, ainda no capítulo 14, One Card Left to Play, Max estará a bordo de um carro, com um lança-granadas na mão e perseguindo um avião. Pois bem. O objetivo agora é simplesmente destruir todos os jipes, viaturas e também os helicópteros. Atire em tudo o que se mova, e atente-se a sempre atirar à frente dos veículos em movimento, para levar em consideração que as granadas levam tempo para chegar, e sofrem o efeito da gravidade. É preciso mais concentração do que velocidade, então cuidado com a mira. Não pode deixar nenhum veículo para trás para liberar o troféu. Qualquer problema, sempre pode voltar atrás e tentar novamente. Se precisar de alguma orientação melhor, assista esse vídeo que mostra bem como tem de ser feito:


Part III Complete (Bronze)
Completando o capítulo 14, One Card Left to Play, liberará esse troféu obrigatório automaticamente.

Feel the Payne (Bronze)
Por fim, esse é o último troféu obrigatório do jogo. Esse troféu praticamente indica que conseguiu fechar o game em qualquer dificuldade que não seja o Easy.

Serious Payne (Prata)
Esse troféu é liberado após fechar o jogo no modo Hard. Caso tenha seguido a minha dica no início e começou logo no Hard, então esse troféu será liberado de brinde, além do troféu anterior (que seria o equivalente a fechar o jogo no Medium). Liberando ambos ao mesmo tempo, já nos economiza o tempo. Tempo esse que iremos gastar fechando ainda mais quatro vezes!

Conseguiu fechar o game. Parabéns! Uma jogada já foi, só faltam mais quatro! E não vá relaxando não: essa foi a jogatina mais fácil. Só está na ponta do iceberg, espere que vem muito mais por aí. Estamos só começando! Antes de voltarmos a fechar o jogo em outros modos e dificuldades, vamos checar alguns troféus que devem ter sido coletados já, a essa altura:

An Echo of the Past (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de ter encontrado todas as pistas em todas as fases. As pistas são geralmente fáceis de se localizar, mas algumas podem estar escondidas. Se conseguiu encontrar todas elas na sua primeira tentativa, ótimo, já terá liberado esse troféu. Mas, caso não tenha conseguido, não tem problema: os vídeos a seguir mostrarão a localização de todas as pistas, para que possa coletá-las na próxima vez. Se quiser, poderá voltar para capítulos específicos pela opção Chapter Select. O vídeo abaixo mostra a localização de todas as pistas, do primeiro ao último capítulo, em sequência:


Tem mais troféu de colecionáveis também:

A License to Kill (Prata)
Esse troféu é liberado quando se encontra todas as partes douradas de armas do jogo, formando assim todas as armas douradas. Cada arma dourada está dividida em duas ou três partes, e cada fase possui de duas a quatro armas douradas espalhadas. Encontrar as partes douradas é mais difícil do que encontrar as pistas, porque elas não se encontram em locais evidentes; pelo contrário, geralmente ficam escondidos atrás de objetos e em locais improváveis ou de difícil acesso. Mas não tem problema: se não liberou esse troféu ainda, basta ver quais armas douradas faltam e então usar a opção Chapter Select para voltar aos capítulos já visitados e pegar as partes que faltam. O vídeo a seguir mostra a localização de todas as partes de armas douradas, em sequência do primeiro ao último capítulo:


Past the Point of No Return (Bronze)
Para liberar esse troféu, precisará ter encontrado 100 Painkillers pelo jogo. Há bem mais de 100 Painkillers espalhados pelo jogo, então pode conseguir liberar esse troféu logo na primeira jornada. Mas, se não conseguir, não tem problema: a quantidade é cumulativa, então, continue em frente que mais cedo ou mais tarde acabará liberando esse troféu.

One Bullet At a Time (Bronze)
Caso tenha seguido meu conselho inicial e acumulando headshots nos oponentes, não tem o que temer, já deverá ter até conseguido esse troféu. Esse troféu é liberado com 300 headshots acumulados. Agora, se não conseguiu, não tem problema, pois terá mais quatro jogatinas intensas para acumular mais e mais headshots. Trata-se de um número cumulativo, ou seja, não importa qual seja a dificuldade, o modo de jogo ou o que for; basta continuar jogando e dando headshots que, mais cedo ou mais tarde, conseguirá chegar a esse número e liberar o troféu. Caso não tenha muita paciência, pode ficar voltando diversas vezes em um mesmo checkpoint até conseguir, mas não há a menor necessidade de fazer isso, já que, se quiser conseguir os outros troféus, ainda terá pelo menos mais umas trinta e poucas horas de jogo pela frente.

You Play, You Pay, You Bastard (Bronze)
O mesmo vale para as mortes corpo-a-corpo. Caso tenha seguido meu conselho e realizado um número considerável de mortes corpo-a-corpo (aquelas mortes apertando triângulo quando se está próximo do adversário), já deverá ter chegado próximo do número 100. Precisará matar 100 pessoas no corpo-a-corpo para conseguir liberar esse troféu. A exemplo do troféu anterior, dos headshots, se não conseguiu ainda, é só continuar realizar as mortes corpo-a-corpo que eventualmente ele será liberado.

With Practiced Bravado (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de matar 100 oponentes ao realizar o movimento de shootdodge, que é realizado pressionando R1 e mais uma direção qualquer. Caso seja do tipo que adora usar shootdodges, conseguirá isso logo nas primeiras fases, mas, caso essa não seja necessariamente a sua praia, talvez precise continuar jogando mais vezes para chegar a essa quantia. De qualquer forma, trata-se de algo muito fácil de se conseguir.

Bom, depois de averiguar se conseguiu esses troféus especiais todos, vamos agora dar sequência no jogo. Após fechar o jogo no modo Hard, perceba que liberou uma nova dificuldade, o Hardcore, e mais dois modos de jogo especiais, o Old School e o New York Minute. Porém, ignore os outros modos, por enquanto. Você vai conhecer todos esses modos, em seu devido tempo. Por hora, nosso foco será fechar o jogo mais uma vez, e na dificuldade Hardcore. Use o modo New Game, e escolha Hardcore.

Não há o que temer também: o modo Hardcore não é tão mais difícil assim quanto o Hard. Se fechou de boa na dificuldade Hard, não encontrará dificuldades, até porque estará acostumado com o estilo de jogo, e fresco com as táticas de combate. As principais diferenças são a presença de menos Painkillers e menos Bullet Time. De resto, será a mesma coisa. Longe de ser um pesadelo.

Payne in the Ass (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de fechar o game no Hardcore. Você pode aproveitar essa nova jornada para conseguir fazer tudo o que pode ter deixado para trás. Pegar pistas, itens, dar headshots, shootdodges, enfim. Também pode tentar conseguir alguns troféus que por descuido ou falta de paciência, não pôde liberar na primeira tentativa. De qualquer forma, após fechar o jogo no Hardcore, liberará esse troféu.

Duas vezes já foram, agora faltam mais três jogatinas. Depois de fechar o game em todas as dificuldades, agora será a vez de fechar nos novos modos de jogo. Vamos começar pelo modo Old School. Esse modo de jogo tem como intenção simular o game do jeito como ele era na era Playstation 2, ou seja, sem as inovações dessa nova versão. Isso quer dizer que não haverá a habilidade Last Man Standing, que automaticamente usa um Painkiller e cria um Bullet Time adicional quando perdemos toda a nossa barra de vida. Isso quer dizer que, se perder toda a sua barra de vida... Já era! Tenso, não? Portanto, lembre-se que não haverá essa habilidade, e tenha sempre Painkillers à disposição para usar quando a vida estiver baixa, jamais deixando ela estar baixa demais, para evitar mortes previsíveis. Nada que não possa se acostumar, apenas precisa de um pouco de prática e persistência.

Maximum Payne (Ouro)
Ao fechar o jogo no modo Old School, liberará o primeiro troféu de ouro do jogo até então.

Já fechamos três vezes, agora faltam só duas! Se pensa que será mole, não vá com tanta pressa agora conhecerá os modos de jogo mais complicados de Max Payne 3! Depois de conhecer o modo Old School, vamos agora para o modo New York Minute. Esse modo já é conhecido dos fãs da franquia, por já ser tradicional, estando presente desde o primeiro Max Payne. O modo New York Minute consiste em um Time Trial. Terá de completar cada capítulo do jogo em um tempo limite estipulado. Se morrer, terá de recomeçar do início do capítulo novamente. O tempo vai se esgotando, então terá de avançar rápido. Cada inimigo morto vale 5 segundos a mais, se for com bala na cabeça são 6 segundos, e se for com explosões, são 10 segundos. Chegue ao final do capítulo antes do tempo acabar, e passará para o seguinte. Continue assim até fechar o game.

A New York Minute (Ouro)
Fechar o jogo no modo New York Minute pode ser um desafio e tanto para os que não estão acostumados. Depois de fechar o jogo três vezes, já deverá saber de cor a ordem de aparição dos inimigos e para onde tem de ir na fase, não é mesmo? Só esse conhecimento não será suficiente. A corrida contra o tempo envolve muito auto-controle para evitar distrações e afobações. Tem de seguir sempre rápido, pois o tempo está passando, mas ao mesmo tempo tem de manter a cabeça no lugar. Tem de ter técnica, para acertar o máximo de headshots possível, já que o headshot mata o inimigo na hora, consumindo menos tempo, e também vale mais segundos extras. Acostume-se a usar a pistola, a melhor arma do jogo no quesito custo-benefício. Atira rápido, excelente precisão, muita munição no jogo e recarrega bem rápido. Se for bom com headshots, só precisará da pistola para se dar bem no jogo. Basicamente, use a pistola e mire sempre na cabeça. Simples assim. É o modo mais difícil de jogo até então, e exigirá bastante reflexo e raciocínio, mas você consegue. Após fechar, mais um troféu de ouro será liberado.

Acha que acabou? Você fechou o jogo quatro vezes consecutivas, e está embalado, não está? Pode até estar pensando que essa última vez será fácil, que "não tem como piorar". Ledo engano... Acredite em mim, o pior ainda está por vir. Achou o troféu anterior difícil? Prepare-se então para enfrentar seu maior pesadelo. Ao completar o modo New York Minute, irá liberar o modo New York Minute Hardcore. Sabe do que consiste esse modo? Ele consiste em simplesmente completar todo o jogo de uma só vez. E com o tempo correndo. O tempo é um só para o jogo todo. E se morrer? Bem, se morrer, terá de recomeçar literalmente do começo; eu quero dizer, lá do capítulo 1. Pois é. O que achou dessa? Desesperadoramente difícil? Talvez. Missão Impossível? Quase. Mas, se quiser platinar esse game, terá de fazer isso. Não tem choro e nem vela que possa resolver. Vamos lá:

The Shadows Rushed Me (Prata)
Entendeu agora porque esse game é considerado um dos mais difíceis de todos os tempos para platinar? A dificuldade desse troféu beira o absurdo, o insano. Percorrer o jogo inteiro sem morrer e lutando contra o tempo é algo que com certeza irá mexer com o seu emocional. Haverá momentos em que entrará em desespero. O medo será constante. Após passar pelos primeiros capítulos bem e com tempo de sobra, começará a ficar confiante, mas, depois que acabar morrendo sem querer no capítulo oito, ou nove, e se ver tendo de recomeçar tudo desde o capítulo um, irá querer desistir e jogar tudo pro alto. A grande maioria desiste. Poucos conseguiram de fato superar esse desafio. Apenas esteja ciente de que irá passar raiva e morrer dezenas de vezes antes de conseguir, não importa seu nível de treinamento. Considere isso como uma provação divina. Trata-se de um desafio de persistência, e um dos troféus mais difíceis de se conseguir dos últimos tempos. Sua raiva só será superada pela sua alegria quando perceber que, finalmente, conseguiu! Quando isso acontecer, premie-se! Você merece! Uma pena que o troféu resultante de tamanho desafio seja apenas de prata...

Agora sim, o pior já passou. Só falta mais uma última coisa antes de abandonarmos o modo offline e nos aventurarmos para o modo online de uma vez por todas. Há apenas mais um troféu para conseguir. E calma, não precisará fechar o jogo uma sexta vez!

All of the Above (Ouro)
O último troféu de ouro do jogo exige que tenha realizado todos os grinds do jogo. Os grinds são aquelas mensagens que aparecem depois que você bate alguns recordes e alcança algumas marcas, como por exemplo dar 100 headshots. Coisas assim. Bem, são 29 grinds que precisam ser realizados. Caso tenha liberado os troféus anteriores, então nesse momento já deve ter vários desses grinds, como o de coletar todas as armas douradas, por exemplo. Há alguns grinds que com certeza já conseguiu, se chegou até aqui, mas outros são bem mais complicados de se conseguir. Vou explicá-los um a um aqui:

Collect all golden parts - Colete todas as armas douradas. Esse já foi conseguido se liberou o troféu A License to Kill.
Bloodbath - Mate 2500 inimigos. Também já deve ter conseguido, a essa altura.
The Turtle - Mate 1500 inimigos de trás de um cover. Deve ter conseguido isso junto com o anterior. Se não, terá de voltar para algumas fases e começar a matar inimigos de trás de um cover.
Double Damage - Mate 1500 inimigos usando duas armas ao mesmo tempo. Caso goste de usar duas pistolas, deverá ter feito isso já, mas, se não é a sua praia, talvez precise praticar mais.
Guesswork - Mate 250 inimigos com blindfire, ou seja, atirando de trás de um cover sem mirar, às cegas. Não é comum fazer isso, pelo menos para a maioria dos jogadores, então talvez não tenha esse. Terá de praticar mais, mas pode ser facilmente conseguido.
Dodge Brawl - Mate 1000 inimigos usando shootdodge. Já deve ter conseguido 100 para liberar o troféu With Practiced Bravado, então não deverá ter muitos problemas em conseguir o restante.
Artful Dodger - Acumule 50 minutos em shootdodge. Se conseguiu o anterior, esse deve vir de brinde.
Take a Load Off - Atire em 250 oponentes enquanto estiver deitado no chão. Max se deita no chão após usar um shootdodge, então, se realiza muitos shootdodges, esse também deve ser fácil para você.
The Lounger - Esse é um dos mais difíceis de se conseguir. Precisa matar 1000 oponentes enquanto estiver deitado de costas no chão. Quase igual o grind anterior, só que de costas. Vai dar trabalho porque exige muito tempo de treino.
Slowdrive - Faça um shootdodge de 8 segundos ou mais. Terá de procurar um lugar bem alto para isso. Um bom exemplo é a escadaria enorme do capítulo 3. Faça um shootdodge de lá de cima e deverá levar mais de 8 segundos para cair ao chão, completando esse grind.
Take Your Time - Mate 1000 oponentes em Bullet Time. Esse é quase que obrigatório. Se não conseguiu completá-lo até esse momento, o que sinceramente duvido, deverá faltar bem pouco.
Cam Lover - Assista a 750 Bullet Cams, aquela visão especial que se tem quando se mata o último oponente de uma determinada área. Deverá vir de brinde com o grind anterior.
Back from the Dead - Consiga 250 Last Man Standings. Depois de jogar tantas vezes, já deverá ter conseguido esse, mas, senão, não deve faltar muito mais ainda.
Scrapper - Mate 250 oponentes na porrada. Você já precisou matar 100 deles para liberar o troféu You Play, You Pay, You Bastard; então, só precisa fazer isso mais 150 vezes.
Pharmacist - Use 1000 Painkillers. Como usar Painkiller é natural do jogo, de tanto jogar já deverá ter suprido e muito essa quantia necessária.
Headmaster - Faça 1000 headshots. Já deve ter feito 300 logo na primeira vez, para liberar o troféu One Bullet at a Time, e, se continuou fazendo headshots, já deve ter conseguido 1000 a essa altura.
Arms Dealer - Atire 250 vezes nos braços dos inimigos. Dependendo de como foi seu costume de jogo, pode ser que não tenha conseguido esse. Mas é bem simples de se conseguir.
Leg Payne - Atire 250 vezes nas pernas dos inimigos. O mesmo que o anterior.
Below the Belt - Atire 250 vezes na virilha dos inimigos. O mesmo que o anterior.
Keep it Simple - Mate 1000 inimigos usando pistolas. Auto explicativo.
Shotgun Dues - Mate 1000 inimigos usando a espingarda. Auto explicativo.
Rapid Fire - Mate 1000 inimigos usando submetralhadoras. Auto explicativo.
If It Ain't Broke - Mate 1000 inimigos usando rifles. Auto explicativo.
Eagle Eye - Mate 100 inimigos usando rifles de precisão. O capítulo 3 é excelente para esse grind.
Wreckage - Destrua 200 veículos. Se estiver encontrando dificuldades para realizar este, basta repetir diversas vezes o último checkpoint do capítulo 14, onde poderá destruir vários veículos.
Blow Out - Mate 250 inimigos com explosões. Deverá vir de brinde com o grind anterior.
Fireworks - Destrua 250 granadas em pleno ar. Você já deve ter feito isso 10 vezes para conseguir o troféu You Might Hurt Someone With That, lá no capítulo 10, lembra-se? Então, volte lá e faça mais 240 vezes. Pois é...
Fall Guys - Derrube 250 pessoas de lugares altos. Esse pode demorar. No capítulo 10, sétimo checkpoint, poderá derrubar dois oponentes de um local alto ao mesmo tempo. Repita 125 vezes. Boa sorte.
Bullet River - Atire 25.000 balas. Basta fazer os outros grinds que esse vem de bônus.

Bom, deve ter percebido que alguns desses grinds exigirão uma boa dose de paciência e dedicação. Use e abuse da função Chapter Select para voltar aos locais que preferir para realizar os grinds que faltam. Se estiver com dificuldades, pode até mesmo jogar no Easy que não tem problema, o que importa é bater as metas estipuladas. Se precisar de ajuda para saber bons locais onde pode conseguir cada um dos grinds, é só assistir o vídeo a seguir:


Pronto, relaxe. Após o troféu anterior, todos os troféus do modo offline foram adquiridos. Resta agora os troféus online, que vão dar tanto trabalho quanto, e demorarão tanto quanto para serem liberados. Na verdade, demorarão ainda mais! Bem mais, dependendo de sua habilidade. Afinal de contas, é no modo online que as suas habilidades serão postas à prova de verdade, contra oponentes reais, não previsíveis inimigos virtuais imaginários.

Max Payne Invitational (Bronze)
Vamos começar fazendo uma coisa bem simples. Para liberar esse troféu, é só convidar um de seus amigos para jogar online com você. Tem de ser pelo modo in-game. No menu do multiplayer, aperte R1 e convide qualquer pessoa da sua lista de amigos. Pronto, troféu liberado.

Dearest of All My Friends (Bronze)
Esse troféu também é bem simples. Só precisa matar um amigo seu, de sua lista de contatos, em qualquer modo de jogo. Se estiver louco para conseguir logo esse troféu, convide um amigo para jogar o modo Deathmatch e mate-o logo. De qualquer forma, irá liberar o troféu.

Grave Robber (Bronze)
Esse troféu é simples e pode ser realizado em qualquer modo. Basta ir até o corpo de algum oponente que tenha matado e segure o botão círculo. Seu personagem irá roubar o corpo em busca de itens. Basta fazer isso uma vez para liberar o troféu, mas eu recomendo que vá fazendo isso sempre que puder, pois é muito útil para sobreviver online. Pode ser feito em conjunto ao troféu anterior.

Full Monty (Bronze)
Agora, vamos para o grosso do multiplayer. Para liberar esse troféu, precisará completar pelo menos uma rodada em todos os modos de jogo, incluindo o Gang Wars. Vai ter de completar uma rodada de Deathmatch, Tem Deathmatch e Payne Killer. Dentro do Gang Wars, terá de passar pelos modos Warfare, Showdown, Grab, Takedown, Survivor, Turf Grab, Total Turf, Delivery, Last Stand, Passage, Short Fuse e também o Siege. Só então o troféu será liberado.

Payne Bringer (Prata)
Para liberar esse troféu, terá de matar 100 oponentes no modo multiplayer online. Qualquer modo vale, portanto, ele virá com o tempo. Basta ir jogando que uma hora irá liberar esse troféu. Nem será tão difícil assim, antes da décima partida já deverá tê-lo liberado.

The Gambler (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de vencer um Wager. Wager é uma sub-missão que lhe é dado no início do round. No início do round, aperte o botão quadrado e irá saber qual seu Wager. Basta cumpri-lo e liberará o troféu. Pode ser feito em qualquer modo.

Deathmatch Challenge (Bronze)
Já que estamos nessa, entre em um Deathmatch público e vença. Fazendo isso, liberará o troféu. É claro que não será nada fácil, e irá demandar muito treino, mas uma hora você consegue.

Sweep (Bronze)
Achou o troféu anterior complicado? Tente esse agora: que tal vencer uma partida de Team Gang Wars tendo vencido todos os 5 rounds? É isso que vai ser preciso para conseguir conquistar o atributo Flawless Team Gang Wars, o qual liberará esse troféu. Vai na calma, sem afobação, que esse troféu virá em algum momento. Não se esqueça de que terá de passar ainda muitas e muitas horas jogando, então terá oportunidades de sobra para conseguir.

Man of Many Faces (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de desabilitar os personagens no modo multiplayer. Os personagens são liberados conforme se evolui de nível. Continue jogando no modo que preferir, para ir aos poucos passando de níveis e de rankings. Assim que chegar ao rank 7, irá desabilitar todos os personagens do multiplayer. Troféu liberado!

Man of Many Weapons (Bronze)
Para liberar esse troféu, precisará liberar todas as armas do jogo no modo multiplayer. Como as armas são liberadas conforme se avança de nível, terá de realmente passar bastante tempo upando seu personagem. Continue jogando e jogando, upando níveis e rankings. Para liberar esse troféu, precisará chegar ao rank 40. A forma mais fácil de se conseguir isso é jogando no modo Gang Wars, que é o que dá mais experiência. Cada partida costuma render entre 1000 e 4000 pontos de experiência, e isso vai depender de seu desempenho. Há algumas coisas que rendem preciosos bônus de pontos para você. Primeiro: forme um grupo. Jogando dentro de um grupo de amigos, sempre ganhará experiência extra. Mais uma dica: sempre que for morto por alguém mais de uma vez, pressione o botão quadrado e irá acionar o modo de vingança. Mate o jogador que lhe matou e ganhará mais pontos extras pelo modo Vendetta. Também é bom ir realizando grinds para ir acumulando mais e mais experiência de forma rápida. Chegando ao rank 40, já terá desbloqueado todas as armas do jogo no modo multiplayer. Nem precisa comprá-las, só por tê-las desabilitado, já liberará esse troféu.

Training Complete (Prata)
Para liberar esse troféu, só o que precisa ser feito é chegar ao rank 50. Ou seja, depois de chegar ao rank 40, para o troféu anterior, continue upando. Siga as dicas e vá em frente. A quantidade de horas que precisará para chegar ao rank 50 vai depender muito de seu desempenho, e de como está fazendo as mortes. Conseguir os grinds é importante para ir acumulando mais e mais pontos durante a jogatina. Quando conseguir, liberará esse troféu de prata, mais precisamente o último troféu do jogo.

Platinum Trophy (Platina)
E é isso. Conseguimos, chegamos ao último troféu do game, o troféu de platina. Ele é liberado, logicamente, tão logo o jogador tenha conseguido todos os outros troféus do jogo, de forma automática. Terá de conseguir todos os troféus offline e online também. Parabéns, você conseguiu platinar Max Payne 3! E, acredite, não é pouca coisa não, parabéns pela perseverança!

E então? Esse guia lhe foi útil? Comente o que acha, e nos indique um game para a seção Platinando!

Um comentário:

  1. New York minute é o único que me parece um "empaca platina" se podemos dizer assim, mas já vi piores como o auf windersehen do GTA IV, até então eu estava com a ideia de platinar esses dois até o ano que vem. Vai ser beem estressante hehe mas como o próprio guia diz; sem choro nem vela.

    ResponderExcluir