sexta-feira, 17 de maio de 2013

Platinando Pro Evolution Soccer 2013

Este é o nosso guia de como platinar Pro Evolution Soccer 2013, lançado em 2012 pela Konami para Playstation 3, Xbox 360, Wii e PC.

File:Pro Evolution Soccer 2013 cover.jpg

Você ainda não platinou esse game e está tendo dificuldades? Tudo bem. Nós podemos lhe ajudar! Confira nosso guia Platinando Pro Evolution Soccer 2013:

PRO EVOLUTION SOCCER 2013

Ficha técnica:

Troféus de bronze: 4
Troféus de prata: 21
Troféus de ouro: 3
Troféus de platina: 1
Total de troféus: 29
Troféus online: 4
Tempo de jogo estimado: de 30 a 50 horas
Dificuldade estimada: 1/5 - Dificuldade Pequena
Vezes que precisa jogar o game: Apenas uma

Considerações: Pergunte a um platinador de plantão por um jogo fácil de se platinar, e ele lhe citará alguns nomes. Provavelmente haverá um jogo de futebol nessa lista. Jogos de futebol costumam ser bem fáceis de se platinar, e Pro Evolution Soccer 2013 mantém a tradição. Os troféus permanecem em sua maioria inalterados em relação ao PES 2012. A maioria dos troféus mantém até mesmo o mesmo nome e mesmo formato. Na verdade, a platina foi muito facilitada na nova versão, pois PES 2013 possui ainda menos troféus do que a versão 2012, e possui uma série de vantagens que tornarão sua platina bem mais rápida e simples do que a de 2012. Se você platinou PES 2012, não tem com o quê se preocupar: irá levar de letra essa platina. Mas, mesmo que não tenha jogado o anterior, e mesmo até que nem goste tanto assim de futebol, não perca a chance de platinar essa belezinha, pois está fácil demais. Extremamente recomendado, um dos games mais fáceis de se platinar desse ano, sem dúvidas! Pode levar algum tempo, mas os troféus são fáceis pra caramba. Tem troféus online, mas serão bem rápidos também, nada para se preocupar. Apenas use meu guia como referência e divirta-se!

Dicas de procedimento: Antes de humilharmos nossos adversários com dribles desconcertantes e gols de placa, vale a pena se atentar para algumas recomendações úteis que lhe ajudarão a poupar horas preciosas de sua jogatina. Leia com atenção:

a) Por mais incrível que se possa parecer, a dificuldade não interfere em nada nos troféus. Ou seja, você pode configurar o game na dificuldade mais fácil possível (ou seja, Beginner) e ainda assim platinar normalmente. Sendo assim, jogue no modo Beginner, pois isso sem dúvida deixará os troféus bem mais fáceis de serem adquiridos.

b) É preciso tomar cuidado com o sistema de save automático do jogo. Ele salva automaticamente após cada partida, e não há como alterar essa programação. Portanto, se perder um jogo decisivo e ser desclassificado de um campeonato, terá de recomeçar novamente do começo. Mas, como não poderia deixar de ser, há como "trapacear" para economizar precioso tempo de jogo. Caso esteja terminando uma disputa e perceba que está perdendo e que não vai conseguir reverter o resultado, simplesmente pressione START e dê Quit Game. Simples assim. O jogo voltará ao menu principal, e, por mais que apareça a mensagem de que o jogo está salvando, não se preocupe: quando der Load Game de volta no game, estará ainda um momento antes daquela disputa que estava perdendo, lhe dando uma segunda chance para rejogar e então vencer. Pode fazer isso quantas vezes quiser, então, aproveite a dica.

c) Todas as táticas e comandos podem ser aprendidos no tutorial. Passes, chutes a gol, dribles e algumas jogadas ensaiadas, fora algumas cobranças de falta e escanteios, tudo pode ser exaustivamente praticado no modo de tutorial. Cabe a você se dedicar e treinar. Aperfeiçoar os movimentos. Dá até para tentar jogadas ensaiadas e marcar treinos de todos os tipos. Aprenda tudo o que puder no modo tutorial, pois precisará de alguma habilidade e saber o que está fazendo para platinar esse game.

d) Além de saber jogar bem, ter algum conhecimento sobre futebol sempre será útil. Saber montar um bom esquema tático, saber quando é a hora de atacar, de conduzir a bola, de defender, de contra-atacar e de retrancar. Saber alterar o esquema tático e adequá-lo ao seu adversário pode ser a chave para a vitoria. Porque o seu adversário irá tentar se adequar a você, aproveitar seus pontos fracos, e você deve buscar o mesmo. Entender o mínimo sobre futebol irá com certeza contribuir para a platina.

e) Há diversas táticas de vitória que poderá aprender a usar. Caso o gênero de esportes não seja o seu forte, e você não tenha muita habilidade com o estilo de jogo, não há porque tentar golear todos os oponentes, mesmo na dificuldade Beginner. Há algumas táticas que podem ser usadas para garantir a vitória. Comece partindo para cima desde o começo do jogo, e busque o gol. Após marcar um gol, você pode mexer na formação do time, recuar o time todo e ficar jogando apenas no contra-ataque, tomando a bola do adversário e "enrolando", ou seja, passando a bola de um jogador a outro, esperando o jogo acabar.

Guia: Agora, vamos aos troféus, um de cada vez, de acordo com a ordem em que aconselhamos que sejam liberados (lembre-se, não é uma ordem obrigatória, apenas recomendada):

Bem, vamos começar com o percurso necessário para a platina. Há diversos modos disponíveis para jogar, e terá de jogar diversos deles no decorrer dessa platina. A princípio, se você não tem muito conhecimento acerca dos comandos do jogo, recomendo que jogue o modo tutorial. Aprenda o básico: como movimentar os personagens, alguns dribles, chutes a gol e coisas assim. O resto virá com o tempo, pois passará um bom tempo jogando. Assim que se sentir confortável com os comandos do jogo, vamos começar escolhendo o modo de jogo Exhibition. Hora de conquistar o primeiro troféu:

First Glory: Exhibition (Bronze)
Bem, esse troféu é bem básico, um dos mais fáceis do jogo. Basta vencer qualquer partida contra o computador aqui no modo Exhibition. Como pode ser qualquer dificuldade, escolha logo Beginner, já que não fará qualquer diferença mesmo, então quanto mais fácil melhor. Como o time não faz qualquer diferença, você pode escolher o time que quiser para jogar. Escolhe o de sua preferência (se quiser um time "apelão", sempre pode recorrer aos mais clássicos, Barcelona e Real Madrid). Assim que vencer sua primeira disputa, esse troféu será liberado.

Bom, agora pode abandonar o modo Exhibition que vamos começar os modos de jogo mais sérios. Agora, vamos para o modo de jogo Santander Libertadores. Como já deve saber esse campeonato consiste em uma disputa entre 32 clubes da América do Sul e México, divididos em oito grupos. Após uma fase inicial de grupos, com jogos de ida e volta, classificam-se os 16 melhores e acontecem mata-matas em jogos de ida e volta até ser definido o campeão. O objetivo é vencermos a Libertadores. Na dificuldade Beginner, não será tão difícil, mas não deixa de ser um campeonato, e é preciso ter alguma cautela. Você pode escolher qualquer clube que quiser. Se estiver indeciso quanto a qual escolher, recomendo o Santos, por ser um clube bom, equilibrado e com bons jogadores. O clube de fato vencedor foi o Corinthians, apesar de que, se escolhê-lo, terá de jogar a fase de classificação primeiro, o que não acontece com o Santos. Seja como for, escolha o clube de sua preferência e vamos pro jogo.

Copa Santander Libertadores Win (Bronze)
Assim que vencer a sua primeira disputa no torneio, esse troféu será liberado. Não importa qual seja a disputa (pode até ser da etapa de classificação). Com a primeira vitória, virá esse troféu.

Copa Santander Libertadores R16 (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que conseguir passar pela fase de grupos. Só o que precisa fazer é ir bem nos seis confrontos da fase de grupos, de modo a estar classificado entre os 16 melhores clubes do campeonato (seja como primeiro ou como segundo colocado do grupo) e ir para o mata-mata. Só pela classificação já receberá esse troféu. E então, que venha o mata-mata!

Copa Santander Libertadores King (Prata)
Para liberar esse troféu de prata, precisará vencer a Libertadores. Após os seis jogos da fase de grupos, terá de passar pelos dois jogos das oitavas de final, os dois jogos das quartas de final, os dois jogos da semifinal e por fim os dois jogos da final. São 14 jogos ao todo (a menos que tenha passado pela etapa de classificação da pré-Libertadores, então serão 16), e, se conseguir vencer a final, então terá vencido a Libertadores e conquistado esse troféu.

Bem, após vencer a Copa Libertadores, vamos agora para o próximo torneio. Escolha o torneio UEFA Champions League. Em si, esse torneio é bem semelhante ao que enfrentou na Copa Santander Libertadores. Esse campeonato consiste em uma disputa entre 32 clubes europeus divididos em oito grupos. Após uma fase inicial de grupos, com jogos de ida e volta, classificam-se os 16 melhores e acontecem mata-matas em jogos de ida e volta até a final, a qual é em jogo único, e é então definido o campeão. Agora nosso objetivo é vencermos a UEFA Champions League. Mais uma vez, você pode jogar na dificuldade Beginner, e escolher o clube que quiser. Há um equilíbrio grande entre algumas equipes, de certa forma mais do que na Libertadores. Se estiver indeciso quanto a qual escolher, recomendo Barcelona, Real Madrid, Chelsea (clube vencedor) ou Baynern de Munique. Os clubes mais apelões são, como não poderia deixar de ser, Barcelona e Real Madrid. Escolha qualquer clube de sua escolha, tanto faz, estou apenas fazendo recomendações baseados no poder e equilíbrio dos times (o qual nem sempre acaba sendo condizente com a realidade). Não há etapa de classificação disponível aqui na Champions, de qualquer forma.

First Win: UEFA Champions League (Bronze)
Esse troféu virá juntamente com a sua primeira vitória na UEFA Champions League.

UEFA Champions League Elite 16 (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que se classificar para a fase de mata-mata. Basta ter um bom desempenho na fase de grupo, de seis jogos, classificando-se em primeiro ou segundo, e então estará presente entre os 16 melhores clubes do campeonato. Só pela classificação esse troféu já será liberado.

UEFA Champions League Winner (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que vencer a UEFA Champions League. Após os seis jogos da fase de grupos, vem mais dois jogos das oitavas de final, dois jogos das quartas de final, dois jogos da semifinal e por fim um único jogo da final. São 13 jogos ao todo, e, passando por todas essas etapas, então terá vencido a UEFA Champions League e conquistado mais esse troféu.

Bem, agora que as copas Santander Libertadores e UEFA Champions League estão fora do caminho, é hora de seguirmos em frente. Desta vez, escolha o modo Cup. Hora de mais um troféu:

Cup Winners (Prata)
Esse simples troféu de prata será liberado assim que vencer uma copa. Escolha o modo Cup. Aqui, terá diversas outras copas à sua disposição, e poderá escolher qualquer uma delas para conseguir o próximo troféu. Há várias copas disponíveis, com regras, dificuldade e número de competidores variados. Eu recomendo a African Cup, pois é a mais fácil, a de pior nível técnico (comparativamente), a mais equilibrada e também a que tem o menor número de clube, sendo apenas 14 times. Será mais rápido do que imagina, apenas escolha a African Cup e vença-a com qualquer clube.

Bem, agora vamos para alguns troféus que vão levar um bom tempo. Você terá de se dedicar agora no modo carreira do jogo. Escolha agora o modo Football Life, e então escolha Become a Legend. Nesse modo, você tem a opção de fazer a carreira de um jogador de futebol. Pode ser um jogador já conhecido e famoso, ou um jogador completamente novo que você acabou de inventar. Será preciso adquirir diversos troféus no decorrer desse modo, e terá de controlar sempre aquele mesmo jogador. Criar seu jogador pode ser divertido e interessante, mas é melhor mesmo, para economizar tempo, controlar um jogador já existente. De preferência, um jogador que seja muito bom e que tenha seus atributos lá em cima. Nem preciso dizer que recomendo que escolha logo o Lionel Messi, do Barcelona, ou o Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, né? De preferência, escolha um personagem que seja meio-campista ou atacante, pois escolhendo um zagueiro, lateral, volante ou goleiro irá certamente lhe atrapalhar a conseguir alguns troféus. Também certifique-se de escolher um jogador de um time europeu, pois precisará participar de torneios europeus para conseguir alguns troféus (a menos que seu atleta aceite uma transferência para um clube europeu no meio da temporada). Nesse modo, você irá acompanhar a carreira do atleta escolhido, gerindo seus treinamentos, escolhendo seus produtos, analisando suas ofertas de transferência e tal. Você pode jogar os jogos em si ou deixar que o computador os simule.  Simular jogos irá lhe poupar muito tempo, com certeza. No entanto, não poderá simular todos os jogos, terá de jogar um ou outro para adquirir alguns troféus. Vamos a eles:

The Debutant (Prata)
Esse troféu de prata é liberado assim que jogar sua primeira partida pelo modo Become a Legend. Você tem de jogar a partida, ou seja, não adianta simular. E também não vale partidas-treino ou amistosos. Você tem de jogar um campeonato válido, seja ele qual for, para que seja contado para o troféu. Também não interessa o tempo de jogo (pode ser que jogue apenas 5 minutos, tanto faz), já que, assim que o jogo acabar com uma participação sua, quando voltar ao menu o troféu será liberado.

Bom, vale algumas recomendações agora. Como atleta profissional, irá disputar diversos torneios. Se escolheu um jogador do Barcelona, por exemplo, irá participar da Copa do Rei, da Liga Espanhola e da UEFA Champions League. Terá de jogar pelos menos umas três temporadas completas, então simular jogos será importante para economizar tempos.  Alguns desses torneios, você pode simular. Outros não, pois serão necessários para conseguir alguns troféus. Na sua primeira temporada, recomendo a não simular nenhuma partida nem da liga nacional e nem da UEFA Champions League. Jogue todas as partidas. Você pode simular jogos-treino, amistosos e os jogos da copa nacional (e até os jogos da seleção) sem problemas. Apenas não simule jogos da liga nacional e nem da UEFA Champions League, por enquanto. Agora vamos aos troféus:

League Champions (Prata)
Esse troféu de prata será quase obrigatório na campanha. Ele exige que você vença uma liga no modo Become a Legend. Seria simples se você apenas simulasse o torneio, e tal (o que não seria difícil, pois, se escolheu Barcelona ou Real Madrid, mesmo simulando já deverá ser suficiente para vencer o campeonato). Mas, para conseguir outro troféu no futuro, não poderá simular esse campeonato. Terá de jogar cada um dos jogos da liga, pois se simular um sequer, irá inviabilizar um troféu no futuro. Certifique-se de também jogar bem no decorrer da liga, pois precisará ir bem no campeonato, realizando um alto número de gols e de assistências (por isso recomendei que escolhesse um atacante ou um meio-campista). Assim, conseguirá dois troféus no mesmo período, e valerá a pena. Assim que vencer a liga, esse troféu será liberado.

League Best Eleven (Prata)
Esse troféu de prata deverá ser liberado em decorrência do troféu anterior. Para liberar esse troféu, precisará ser considerado o melhor atleta da temporada. Bem, para a temporada só é realmente avaliado o seu desempenho no decorrer da liga nacional (copas não interferem), por isso lhe foi pedido que jogasse bem na liga nacional. Ah, e tem mais: se você simular um jogo sequer da liga nacional, o troféu não será liberado. Ou seja: não simule jogos da liga nacional, pelo menos nessa temporada. Pode simular os jogos de outras temporadas. Jogue todos os jogos, e dê seu máximo. Jogando bem e acumulando muitos pontos, ao final da temporada deverá ser nomeado o atleta da temporada, e esse troféu será liberado. Se não for, algo aconteceu de errado, então deverá recomeçar na temporada seguinte.

Também preste atenção quando estrear na UEFA Champions League.

UEFA Champions League Debut (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que seu atleta fizer a estreia em uma UEFA Champions League. Chegando à UEFA Champions League, não simule a partida, e sim jogue-a integralmente. Independente do resultado que tiver, sua estreia em uma Champions League será premiada com esse troféu.

Super Star (Ouro)
Esse troféu de ouro é liberado assim que conseguir se tornar o melhor jogador da UEFA Champions League. Bem, será um pouco difícil, com certeza. Simule os jogos dos outros campeonatos, de modo a poder se focar a jogar na UEFA Champions League. Não simule qualquer game da Champions League: jogue todos, e certifique-se de não só vencer, mas de jogar da melhor forma cada jogo. Por isso eu recomendei que escolhesse um atacante ou meio-campista: fazer muitos gols e muitas assistências irá lhe ajudar bastante no seu objetivo. Essa é a hora de ser literalmente um fominha: carregue a bola, faça firulas, dê dribles, acerte passes, e, se tiver de escolher entre dar uma assistência e fazer um gol, arrisque pelo gol. Não basta vencer: tem de dar show. E ser campeão também é importante, claro. Assim que tiver garantido uma participação exemplar na UEFA Champions League, tiver sido campeão e maior marcador do torneio, com alto número de desempenho geral e tudo, pode ficar tranquilo. No mês de agosto da próxima temporada, logo após a Super Cup, haverá uma eleição do craque do ano da UEFA, considerando apenas o desempenho dos atletas na UEFA Champions League da temporada anterior. Se deu show na Champions League como recomendei, então você será nomeado o melhor jogador da UEFA e esse troféu de ouro, o primeiro até então do game, será liberado.

Pride of a Nation (Prata)
Esse troféu de prata deverá ser liberado quase que automaticamente. Tendo um bom desempenho nas ligas e campeonatos, mais cedo ou mais tarde será convocado para defender a seleção de seu país nos torneios internacionais de nações, chamado aqui de International Cup. Assim que fizer a sua estreia com a camisa da seleção nacional, esse troféu será liberado. Muito simples. Fazer uma boa Copa do Mundo é bom para outros troféus também, então não menospreze esses jogos (mesmo que amistosos), pois eles poderão contribuir para um outro troféu no futuro. Certifique-se de vencê-los também.

Nosso objetivo agora no modo Become a Legend é literalmente ser o melhor dos melhores, o futebolista do ano. Para tal, não adianta apenas ganhar tudo, terá de ter um desempenho destacável por mais de uma temporada. Terá de ir bem em duas ou três temporadas seguidas, em média, para conseguir esse título. Não se preocupe: agora vem a parte mais simples e rápida. Se você já conquistou todos os troféus mencionados acima, sendo considerado atleta da temporada e atleta da UEFA, e tudo o mais, agora pode passar a simular os jogos para o tempo passar mais rápido.

Há um segredo para se simular os jogos de forma a manter sempre bons resultados. Faça um save alternativo antes de cada jogo, e então simule o resultado. Em caso de vitória, permaneça, e, em caso de derrota (ou até mesmo empate, dependendo do campeonato), dê Load Game e tente novamente. Em último caso, se não conseguir vencer alguma partida simulando mesmo repetindo diversas vezes, jogue-a e vença-a manualmente. De qualquer forma, simular partidas irá economizar um tempo enorme de jogo. Simule copas, campeonatos, jogos pela seleção e tal. Sequer precisará jogar qualquer partida, se tiver sorte, e colecionará títulos atrás de títulos.

Enquanto avança no modo Become a Legend, tem mais alguns troféus a serem adquiridos. Você deve ter percebido que, conforme vence as disputas e tal, ganha pontos, certo? Esses pontos, como já deve ter percebido, é usado na loja para se comprar instrumentos e equipamentos melhores, de modo a se poder adquirir melhorias nos atributos do jogador mais rapidamente. Pois bem. Há melhorias de valor variável para atributos de eficiência diferentes. Comprar esses atributos irá com certeza contribuir muito para o desenvolver do seu personagem. No entanto, perceba que há alguns itens que poderá comprar que possuem funções especiais, como por exemplo o de mudar a posição tática do seu personagem.

The Multi-Talented (Prata)
Esse troféu de prata exige que seu personagem aprenda uma nova habilidade. Há diversos itens à venda na loja que ensinam novas habilidades, e você pode escolher qualquer uma que preferir. Escolha uma habilidade que beneficie seu personagem, claro, como força de chute, drible ou velocidade. Após comprar o item, não se esqueça de equipá-lo no menu. Além de comprar e equipar a habilidade, precisará acumular a experiência necessária para que seu personagem realmente aprimore aquela nova habilidade. Você vai ganhando experiência conforme vai jogando e participando de torneios e campeonatos. Simular jogos também conta, então simplesmente continua a temporada. Pode ser que demore um pouquinho, mas logo receberá a notificação na melhoria na performance, e o troféu será liberado. É só ter paciência.

Mr. Versality (Prata)
A exemplo do troféu anterior, esse troféu de prata será liberado quando seu personagem aprender uma nova posição. Há itens à venda que permitem que seu personagem de fato aprenda uma nova posição em campo. Ou seja: se ele for atacante, poderá aprender a ser meio-campista, lateral, zagueiro... Fica a seu critério. Você não será obrigado a seguir naquela nova posição: apenas precisará aprendê-la para que o troféu seja liberado. Compre o item necessário (ele custa 500 pontos) e o equipe. Você já deve ter essa quantia, a essa altura, mas, se não tiver, em breve deverá conseguir acumular (jogos de copa e campeonatos valem bastante). Agora, precisará acumular a experiência necessária para que seu personagem de fato aprenda a nova posição. Após conseguir experiência suficiente, seu personagem se tornará mais versátil em relação a posições, e esse troféu será liberado.

Bem, agora é isso. Só lhe resta ir simulando mais e mais partidas, e ganhando todos os campeonatos que estiver disputando, até conseguir o mais cobiçado dos troféus do modo Become a Legend, o de futebolista do ano.

World Footballer of the Year (Ouro)
Esse troféu de ouro será liberado quando conseguir o título de futebolista do ano. Será uma tarefa a longo prazo, e precisará ir bem em diversos campeonatos no decorrer de diversas temporadas, para que consiga esse título incrível. Simulando diversas partidas, não demorará muito. O problema talvez seja durar tantas temporadas. Sim, pois se o seu contrato atual com o clube terminar e uma temporada acabar com você sem um clube, é dado Game Over na hora. Portanto, quando seu contrato atual com o clube estiver terminando (o contrato inicial tem duas temporadas de duração), procure por ofertas de transferência ou busque renovação. Se for um bom atleta, com bons desempenhos e títulos, diversos clubes demonstração interesse em tê-lo na equipe. Não deverá ter problemas para arrumar um clube para ficar. Bem, durando umas duas ou três temporadas e mantendo uma boa série de vitórias, boas participações e títulos importantes, logo deverá ser considerado o futebolista do ano. A premiação ocorre em dezembro. Se não conseguir em uma temporada, jogue mais uma, e por aí vai, até de fato conseguir essa premiação e consequentemente o troféu.

Parabéns pelo troféu anterior, mas... Ainda não podemos acabar por aqui com o modo Become a Legend. Há mais um troféu que teremos de adquirir, e aqui eu entro com uma notícia não muito legal: teremos de recomeçar o modo Become a Legend. Após conseguirmos todos esses troféus usando um personagem real e famoso, teremos de voltar, porque agora temos de conseguir um último troféu que só pode ser adquirido com um personagem criado por você. Não pode ser um personagem real. Portanto, crie um novo save no modo Become a Legend, desta vez criando um personagem completamente novo. Dê a ele suas características físicas e habilidades principais. Desta vez, não há necessidade de ser um atacante ou meio-campista, pode ser qualquer posição de sua escolha.

Proud Skipper (Prata)
Para conseguir esse troféu, seu personagem terá de ser eleito o capitão do time no qual está atuando. Por isso, não pode ser um personagem real, e sim um personagem criado por você (senão seria muito fácil, era só escolher logo o capitão de um time existente e pronto). Ser escolhido como capitão é algo que leva tempo e exige história no clube. Ou seja: terá de jogar bem, ter sequências e ganhar títulos com o determinado time para conseguir ser denominado capitão. Não há uma fórmula exata a se seguir para ser determinado capitão pelo treinador do time. Você precisa conseguir o respeito do treinador e da equipe, e para isso precisará de paciência. Uns conseguem isso mais rápido do que outros, tem a ver com sorte também. Ser escolhido melhor jogador do campeonato e também ser o artilheiro do time pode lhe ajudar a conseguir o respeito necessário para virar capitão. O lado bom disso é que não precisa jogar jogo algum, basta ir simulando as partidas e deixar o tempo passar. Tão logo seja escolhido capitão do time, mesmo que só por uma partida, esse troféu será liberado.

Bem, agora podemos abandonar o modo Become a Legend. Vamos agora para o modo Master League, no qual assumirá o papel de treinador e manager de um clube de futebol à sua escolha. Apenas saiba que tem que ser um clube europeu, pois precisará disputar a UEFA Champions League. Você administra o clube, contrata e vende jogadores, define escalação e formação, arma esquemas táticas, e de quebra treina o time. Você pode jogar as partidas em si ou apenas simulá-las (o que é recomendável e mais rápido). Há diversos troféus que podem ser adquiridos nesse modo, e, diferentemente do modo Become a Legend, não precisará nem jogar as partidas, apenas simulá-las, isso é, contanto que tenha noções de esquema tático. Aqui, seu conhecimento será realmente colocado à prova.

Há um porém: para poder platinar um game, terá de começar administrando um clube que esteja na segunda divisão da liga internacional. Caso não conheça, há uma liga internacional de clubes interna na Master League. A PES League é a primeira divisão, e a WE League é a segunda divisão. Você pode editar as ligas a princípio, de modo que poderá colocar o clube que você quiser na segunda divisão. No menu Edit, entre em League Structure, e verá os clubes que fazem parte da WE League. Troque o clube do qual quer administrar por um dos clubes da WE League. Agora, inicie a Master League, e vá simulando o desempenho dos seus times no decorrer dos campeonatos (apenas certifique-se de ir bem. Só jogue de fato os jogos quando não houver outra alternativa, para poder economizar tempo).

First Glory: Master League (Prata)
Assim que seu time vencer o seu primeiro jogo nesse modo Master League, esse troféu de prata será liberado. Não importa o resultado ou o campeonato, contanto que seja uma vitória.

Promoted (Prata)
Esse troféu de prata será liberado quando seu time for promovido da segunda para a primeira divisão. Para isso, obviamente seu time tem de estar disputando a segunda divisão da liga, a WE League. Eu já expliquei como conseguir isso mais acima. Não precisa nem ser campeão da WE League, basta ficar entre os primeiros colocados ao final da liga para ser promovido para a PES League, que é a primeira divisão. Tão logo isso aconteça, o troféu será liberado.

Agora que seu time foi promovido e pertence ao hall dos times top da Europa, vamos para os outros troféus, que serão adquiridos a partir da próxima temporada:

Champion Manager (Prata)
Esse troféu será liberado assim que seu time vencer a liga nacional no modo Master League. Pode ser qualquer time, e pode simular o campeonato inteiro que não fará diferença. Vencendo a liga, esse troféu será liberado.

Quando começar a Champions League, muito cuidado agora. Assim como no modo Become a Legend, terá de fazer um bom desempenho agora. Você pode até jogar as partidas, para ter a certeza de que serão grandes partidas, com muitos gols e tal, mas, se tiver confiança na sua escalação e no desempenho de sua equipe, poderá deixar que o computador simule os resultados. Apenas certifique-se de jogar bem, mas de jogar bem mesmo, cada partida, desde a primeira.

European Elite 16 (Prata)
Esse troféu de prata será liberado quando seu time conseguir se classificar na fase de grupos da UEFA Champions League. É um troféu obrigatório para os próximos que virão.

Kings of Europe (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que seu time de fato vencer a UEFA Champions League. Só vencer mesmo. Mas, se você seguiu minha recomendação, você não apenas venceu, e sim venceu dando show!

The Treble Winner (Prata)
Esse troféu de prata será liberado quando conseguir a Tríplice Coroa. Ou seja, terá de vencer, em apenas uma temporada, a liga nacional, a copa nacional e a UEFA Champions League. Haja time e haja elenco para conseguir manter um bom desempenho nas três competições ao mesmo tempo, mas, se escolheu um grande clube europeu, não deverá encontrar muita dificuldade, ainda mais no Beginner. Será essencial poupar alguns jogadores e também reforçar o elenco com contratações boas, se for o caso. Se tiver sorte, poderá conseguir logo na segunda temporada (após ser promovido da segunda divisão), mas, se não conseguir, reforce o time para a terceira temporada e tente novamente.

No. 1 Club (Ouro)
Esse troféu deverá vir em decorrência dos troféus anteriores. Para conseguir esse cobiçado troféu de ouro, seu time precisará estar no topo do ranking dos melhores clubes da Europa. O topo do topo. Não é tão difícil assim chegar lá, principalmente vencendo diversos campeonatos e não dando chance pros outros de ganhar nada. Levando a Tríplice Coroa, com certeza já conseguirá a pontuação suficiente para chegar ao número 1, não se preocupe. Apenas tenha paciência.

Bem, agora que já cumprimos com nossas obrigações aqui no modo Master League, podemos sair dele. Vamos à última parte de nossa caminhada em direção à platina. Agora, chegou a hora de mostrar pro mundo do que você é capaz. Vamos para o modo online. O modo online nem é tão difícil e demorado quanto se poderia esperar de um jogo de futebol. Não mesmo. Diversos troféus online da versão 2012 foram retirados para essa versão, e será bem mais tranquilo passar por essa parte aqui na versão 2013. Com certeza, será muito mais rápido do que a passagem pelo modo Master League, e, principalmente  pelo modo Become a Legend. Vá em Football Life, e então escolha Master League Online. Agora, escolha Competition. Agora é escolher seu clube e jogar.

Online Debutant (Bronze)
Assim que participar da sua primeira disputa online, esse troféu de prata será liberado. Não precisa nem ganhar a partida, apenas por jogar um jogo online já será recompensado com esse troféu.

First Glory: Competition (Prata)
Para conseguir esse troféu, terá de participar de um torneio online e vencer uma partida. Se vencer a partida da competição do Master League Online, logo de cara, então deverá liberar esse troféu de prata juntamente do troféu anterior. Se perder, não tem problema, tente de novo. Vencendo alguma partida nessa competição, conseguirá levar esse troféu.

Wheeler and Dealer (Prata)
Para liberar esse troféu de prata, precisará contratar um jogador para seu time no modo Master League Online. É bem simples, sem dúvida. Primeiro, precisará de dinheiro. Você começa com uma determinada quantia de dinheiro, o equivalente a 500.000 euros. Não é bem o suficiente para comprar um jogador, pois eles são consideravelmente caros aqui no modo online. Jogue umas duas ou três partidas no campeonato, e, independente do resultado, receberá dinheiro. Com essa grana, vá ao modo de compra de jogadores e contrate o jogador que quiser. Qualquer um. Pode pesquisar pelo "menor preço" e pegar o mais barato que estiver disponível. A ideia não é que esse jogador lhe seja útil, apenas para liberar o troféu mesmo. Com qualquer contratação realizada, esse troféu será liberado.

Ultimate Player (Platina)
Bom, conseguimos. Não é preciso muitos comentários. Esse troféu de platina será liberado assim que conseguir todos os troféus do game, e será seu prêmio final. Parabéns por ter platinado Pro Evolution Soccer 2013!

E então? Esse guia lhe foi útil? Comente o que acha, e nos indique um game para a seção Platinando!

31 comentários:

  1. Respostas
    1. Disponha! Aproveite nossos guias de platina! E boa sorte na sua platina!

      Volte sempre ao nosso blog.

      Excluir
  2. cara, quais foram os melhores jogos e fáceis de platinar que tu já platinou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andressa, sua pergunta me deu uma excelente ideia, na verdade. Melhor do que responder a você, irei fazer uma página especial relatando todos os jogos do qual disponibilizei o Guia Platinando, por ordem dos "mais fáceis" pros "mais difíceis". Vai ajudar a orientar os platinadores de plantão sobre quais jogos são os mais fáceis de se platinar e dando informações importantes.

      Aguarde, a página estará disponível em breve!

      Excluir
  3. Muito bom, graças a este guia já completei 53% dos troféus do Pro Evolution Soccer 2013.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Tiago Araújo, fico feliz por poder ajudar!

      Continue assim, e acompanhe sempre a seção Platinando para obter mais dicas e informações sobre os jogos que quiser platinar.

      Excluir
    2. Neste momento tenho 78% completado dos troféus, mas agora estou a ter alguma dificuldade porque os troféus que me faltam ganhar são no modo Rumo ao Estrelato.

      Excluir
    3. Vixe, esses troféus levam tempo mesmo. É normal. Mas você sabe que pode simular diversas partidas, né, não precisa realmente jogar todas elas. Acompanhe as dicas que eu deixei para os troféus desse modo para maiores detalhes. Dá para adiantar bastante tempo assim!

      Excluir
    4. Boa Tarde,
      naquele troféu de ser escolhido capitão do clube, posso jogar com um jogador existente?

      Excluir
    5. Não. Para o troféu Proud Skipper, precisará criar um jogador próprio e jogar por um clube por tempo bastante para ser eleito o capitão do time. Não se pode pegar logo um capitão de um time e pronto (senão, seria muito fácil).

      Excluir
    6. Boa Tarde,
      Finalmente, faltam-se só 3 troféus para conseguir a platina do PES 2013. Falta-me o troféu "World Footballer of the Year" , "Mr. Versality" e o "The Multi-Talented". Para ganhar estes troféus posso jogar com um jogador existente? E para ganhar estes 3 troféus posso simular todos os jogos da temporada?

      Excluir
  4. não estou conseguindo o melhor jogador Europeu, joguei a liga dos campeões fui artilheiro e lider de assistencias, nem sequer fiquei entre os primeiros, só falta esse pra mim rs.
    Otimo Blog, parabens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, anônimo, para bater os super ídolos europeus, não basta uma única excelente temporada. Mesmo que você tenha sido o cara, artilheiro, campeão de tudo e líder em assistências, para bater os caras e ser o melhor dos melhores tem de fazer isso por pelo menos duas ou três temporadas consecutivas.

      Continue tentando!

      Excluir
  5. Olá meu nome é gabriel... eu peguei o troféu de melhor europeu apenas simulando todos os jogos do ano, e meu time chegou apenas na semifinal da champhions league em um save alternativo, agora eu crio um jogador para ser capitão e eu simulo todas as partidas como está no seu tutorial durante 2 anos, e ele n vira nada e ainda o clube não quer renovar com ele... o q eu faço?

    Bom blog, Parabéns! xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Gabriel, isso depende muito do time em que está, e da sua sorte. É como eu disse no guia, alguns conseguem mais cedo, outros mais tarde. É bom ir simulando todos o jogos, e tal, mas tente jogar os jogos mais decisivos para garantir uma boa participação nas ligas e campeonatos. Ser o artilheiro do time e o "cara decisivo" ajuda para ser escolhido o capitão do time, mas mesmo assim, leva-se muito tempo. Acostume-se com isso: terá de ficar por bastante tempo em um mesmo clube e ter boas participações até conseguir virar capitão, não tem outra fórmula.

      Excluir
  6. tbm tenho duvida para ganhar o de melhor jogador... para conseguir eu devo fazer o tutorial dito antes disso inteiro de todo jeito? ou eu posso ir simulando todos os jogos até conseguir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simulando jogos deverá conseguir sim. Mas é bom sempre jogar as partidas decisivas, só para garantir bons desempenhos. Nem sempre contar com a máquina e com a Inteligência Artificial garantirá bons desempenhos do seu jogador. E você tem de ser literalmente o melhor dos melhores.

      Excluir
  7. Dá para ganhar o troféu do Futebolista Mundial do Ano a simular com um jogador existente toda a época? Responda por favor. É urgente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, claro, Nuno Araújo. Pode-se usar um jogador real, aliás, é até recomendado. Jogue cm ele por diversas temporadas e se dê bem em todos os campeonatos, até que uma hora ele será indicado ao prêmio de Futebolista do Ano, que acontece em dezembro. É só uma questão de paciência, e pode-se simular todas as partidas se quiser, contanto que certifique-se de seu jogador ter ido bem nas partidas que foram simuladas.

      Excluir
  8. Cara seus guias são os melhores!!
    To com o meu PES2013 parado aqui, agora deu até animo de correr atrás dessa platina!!
    Tornei-me seu fã!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Jeff, hehe, tenho um fã!

      Aproveite ao máximo seus games. Já que eles estão aí parados, porque não pegar os troféus que restam e adicionar mais uma platina para a sua coleção, não é mesmo? Depois que você começa a pegar gosto pela platina, os jogos passam a ter um novo significado, huahuahuahua.

      Obrigado pelos elogios e volte sempre ao nosso blog!

      Excluir
    2. Você tem toda a razão! Depois que eu peguei a platina do AC3 que me deu o maior trabalhão (por causa dos bugs) eu tinha dado uma desanimada em buscar troféus, agora to voltando aos poucos com jogos mais fáceis de platinar. Por último vou tentar o The Last of Us, todos os troféus são muito difíceis (na minha opinião), só de olhar a lista da medo!! Mas é isso aí, a busca pela platina aumenta muito a vida útil do jogo!

      Excluir
    3. É assim mesmo, Jeff! A vida de platinador não é fácil, mas é gratificante, huahuahuahua

      Boa sorte em suas platinas futuras! E fique à vontade para usar nossos guias de platina sempre que pintarem dúvidas!

      Excluir
  9. estava sem jogar algum tempo o pes
    agora estou tentando platinar
    valeu pelas dicas ai
    continue platinando jogos
    seria interessante fazer o guia gtaV
    valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, anônimo, várias pessoas me pedem para fazer o guia do GTA V... Eu até gostaria, e tal, peguei emprestado esses dias... Só que o jogo é imenso demais! Se, para fazer um guia de platina de um game comum e curto eu levo bastante tempo, devido à quantidade de detalhes e tal, imagine o tempo que eu levarei para fazer um guia de platina de um jogo como GTA V ou Skyrim...

      Só quando eu tirar férias do trabalho, quem sabe eu não terei tempo para fazer um guia de platina de um game desse tamanho, hã?

      Até lá, aproveite nosso blog!

      Excluir
  10. Boa noite! Há um jeito fácil e rápido de conquistar o troféu "No. 1 Club" (Ouro): escolha a equipe do Barcelona e simule todos os jogos, até o fim da temporada. Como Barça já é o primeiro do ranking, o troféu será desbloqueado, sem dificuldade. Ok? Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa dica, Francisco! Valeu por ter compartilhado isso com a gente! Sempre aceitamos dicas e sugestões para aprimorar os guias.

      Volte sempre ao nosso blog!

      Excluir
  11. Estava lendo e vi que o meio que você citou de ganhar o Cup Winners (Prata) não é o mais prático então gostaria de informar o método que utilizei e ganhei o troféu rapidamente e sem problemas. Bom o método mais rápido e pratico é escolher a Copa Konami com 2 times, a ser decidida em apenas uma partida, você pode escolher os times que quiser e colocar no modo mais fácil e ganhar com tranquilidade que o troféu vira após a conquista da Copa, se não me engano eu fiz a Copa Konami jogando com a Espanha, o adversário era o Egito, ou seja, somente com uma partida ganhei um troféu de prata, um bom troféu por apenas uma partida, e uma partida bem fácil, enfim vlw ae galera do Melhor Final, sou fã de vocês e já usei e uso em vários jogos! Abrç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que você conseguiu assim, Rafael Navarro? Pô, nunca tinha nem me passado pela cabeça, é a primeira pessoa que eu conheço que me avisou disso. Valeu pela dica, vou ver aqui!

      Excluir
  12. Será que alguém poderia me ajudar em conquistar o troféu "Melhor jogador do mundo" mais rápido??

    ResponderExcluir
  13. Alguém poderia me ajudar no troféu "Capitão Orgulhoso" ?

    ResponderExcluir