quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Platinando Red Dead Redemption

Este é o nosso guia de como platinar Red Dead Redemption, lançado em 2010 pela Rockstar Games para Playstation 3 e Xbox 360.

Red Dead Redemption.jpg

Você ainda não platinou esse game e está tendo dificuldades? Tudo bem. Nós podemos lhe ajudar! Confira nosso guia Platinando Red Dead Redemption:

RED DEAD REDEMPTION

Ficha técnica:

Troféus de bronze: 34
Troféus de prata: 12
Troféus de ouro: 2
Troféus de platina: 1
Total de troféus: 49
Troféus online: 9
Tempo de jogo estimado: de 50 a 70 horas
Dificuldade estimada: 2-5 - Dificuldade Mediana
Vezes que precisa jogar o game: Apenas uma

Considerações: Red Dead Redemption foi o jogo do ano de 2010, e até os dias de hoje ainda brilha com seu estilo inconfundível e seu trabalho impecável. Para os platinadores, foi um achado e tanto em sua época: um jogo que mantinha a filosofia de um Grand Theft Auto, e tão grande quanto, mas que não era nem de perto tão complicado de platinar (vide Grand Theft Auto IV para se ter uma ideia). Red Dead Redemption é muito simples, não há troféus que sejam realmente complicados. Trata-se apenas de uma platina demorada,. já que o jogo possui bastante conteúdo a ser realizado, sem contar o modo online. Sim, há diversos troféus online a serem adquiridos. A Rockstar desligou o Rockstar Social Club, mas os servidores continuam operantes e o game continua online. Tempos atrás, a Rockstar mantinha semanas de XP triplo, entre outras coisas que ajudavam o modo online a ser bem mais popular, mas hoje, apesar de ainda haver jogadores que jogam o game constantemente, será bem mais complicado conseguir os troféus online. Difícil, demorado (pelo menos 30 horas de jogo online), mas ainda possível. Pelo menos por enquanto. Então, se ainda não platinou esse excelente game que faz parte do hall dos melhores jogos da história, não perca mais tempo e vamos atrás de mais uma platina!

Dicas de procedimento: Antes de nos tornarmos o mais procurado bandido do velho oeste, vale a pena se atentar para algumas recomendações úteis que lhe ajudarão a poupar horas preciosas de sua jogatina. Leia com atenção:

a) Red Dead Redemption possui diversos sistemas de Fast Travel que lhe permitem ir a praticamente qualquer lugar em segundos. Você pode abrir o mapa e demarcar um objetivo, e então ir até um coche ou montar uma fogueira que lhe permitirão usar Fast Travel até lá. Isso é muito prático em diversos momentos, porém eu aconselho que evite fazer isso, pelo menos na primeira metade do jogo. Isso porque você precisa cavalgar pelos cenários para poder ter acesso a diversas coisas, como pedidos de ajuda de estranhos, e também encontrará animais selvagens e plantas que poderão contribuir bastante para diversos desafios internos do jogo (que são necessários para troféus). Em vez de só ir de um ponto a outro por Fast Travel, é mais útil ir cavalgando para ir aproveitando para adiantar outros troféus no meio do percurso.

b) Explorando os vastos cenários de Red Dead Redemption, descobrirá que pode fazer muitas coisas. O mundo é vivo e dinâmico, de modo que o tempo todo receberá pedidos de ajuda e chamados especiais. Realizá-los é importante, mas também deve se atentar aos desafios. Há diversos desafios no game, divididos por categorias, que envolvem matar alguns tipos de animais ou colher algumas plantas. Eu irei explicar melhor sobre cada desafio no decorrer do guia, mas apenas aconselho a ficar atento aos desafios, pois, enquanto viaja de uma cidade a outra ou realiza missões, pode ir adiantando alguns desafios.

c) Há diversos cavalos disponíveis no game, e você pode roubá-los de outras pessoas, domá-los selvagens ou comprar a sua escritura em qualquer General Store. No entanto, é preciso se atentar para um troféu do jogo, que exige que usemos o mesmo cavalo no decorrer de 20 missões. Isso quer dizer que, entre uma missão e outra, não poderá trocar de cavalos, ou irá acabar estragando esse troféu. Por conta disso, pelo menos no decorrer das primeiras 20 missões do jogo, evite usar qualquer outro cavalo, e isso inclui tanto domar novos cavalos quanto comprar escrituras de cavalos nas lojas. Deixe para fazer isso depois de conseguido esse troféu.

d) Há um sistema de honra no jogo, que se baseia em suas ações. Ajudar pessoas e ser bom aumenta a sua honra, enquanto matar inocentes, assaltar lojas ou favorecer bandidos reduz a sua honra até ficar negativa. Há vantagens e desvantagens em ter uma honra alta e uma honra baixa. Honra alta favorece a compra de itens e honra baixa permite a você ser mais temido e respeitado, entre outras coisas. Para questões de platina, eu aconselho a manter a sua honra o mais alta possível. Precisará de ter honra cheia (seja boa ou ruim) para platinar, e entre as duas eu aconselho que se foque primeiro na honra boa. Primeiramente, porque a honra boa é a mais difícil e demorada de ser alcançada (basta sair matando policiais por alguns minutos para ficar com a honra negativa mesmo), e porque ela garante benefícios que nos serão muito mais úteis para a platina (fora que não estaremos sendo perseguidos pela polícia). Por isso, tente manter a sua honra positiva e o mais alta possível.

e) Como todo jogo de tiro que se preze, realizar tiros na cabeça é a forma mais simples e eficaz de se matar os inimigos. E, mais do que isso, será necessário para um troféu em específico, que exija que matemos 250 inimigos com balas na cabeça. Não é uma quantidade muito alta (irá matar aproximadamente 1200 inimigos no decorrer do jogo), mas eu aconselho a já ir adiantando esse troféu o mais rápido possível, então tente se focar em realizar tiros na cabeça desde o começo, de modo a, assim que conseguir esse troféu, não ter mais com o quê se preocupar.

f) Da mesma forma que a recomendação anterior, há troféus relacionados a matar com dois tipos de armas: pistolas e revólveres ou espingardas e rifles. Eu aconselho a se focar primeiro no uso de pistolas e revólveres, para liberar primeiro o troféu de matar 500 inimigos com esse tipo de arma. Depois, terá de matar mais 500 inimigos com rifles e espingardas. Há inimigos mais do que suficientes no jogo para matar com essas duas armas, mas eu aconselho a tentar se focar sempre no uso de armas que ainda não tenha batido a meta, só para garantir esses troféus o mais rápido possível.

Guia: Agora, vamos aos troféus, um de cada vez, de acordo com a ordem em que aconselhamos que sejam liberados (lembre-se, não é uma ordem obrigatória, apenas recomendada):

Bem, a princípio, aconselho a apenas ir realizando as missões do jogo. Há pouco o que se fazer quanto à troféus no momento, portanto aproveite para fazer as missões principais e avançar na história. Irei informando novidades conforme avança.

Armadillo

O game começa na cidade de Armadillo. Há bastante que se fazer aqui, mas deixemos para depois. Simplesmente faça a primeira missão.

That Government Boy (Bronze)
Esse troféu será o primeiro que irá liberar no game. Ele é obrigatório,  e será liberado assim que concluir a primeira missão do jogo, Exodus in America.

McFarlane’s Ranch

É preciso fazer um adendo aqui. Na missão New Friends, Old Problems, Marston irá conhecer o seu cavalo. Trata-se de um cavalo preto com crina branca, e ele será seu cavalo de preferência até que o troque por outro, se quiser. No entanto, há um troféu no game que exige que façamos um total de 20 missões da história principal com o mesmo cavalo. Isso quer dizer que não poderá usar cavalos diferentes nas missões principais, se quiser outro troféu. Até pode cavalgar outros cavalos que encontrar, mas jamais usá-los em missão. Para garantir isso, jamais amarre um outro cavalo que não seja o seu a um poste (a opção Hitch), pelo menos até conseguir esse troféu, e já será suficiente para garantir isso. Caso esse seu cavalo principal morra, por qualquer motivo, não continue, pause o jogo, volte ao menu principal e dê Load Game para poder voltar a usar seu cavalo. Lembre-se disso!

Siga em frente. Completando a missão New Friends, Old Problems, irá liberar a House #1: McFarlane’s Ranch. São casas que libera no decorrer do game, e que servem de esconderijos. Liberar todas as casas do jogo será necessário para a platina, mas eu informarei como conseguir cada uma delas. Por enquanto, apenas siga em frente com o game, fazendo as missões de Bonnie McFarlane, que são as únicas disponíveis no momento.

Após a missão Obstacles In Our Path, poderá fazer missões para Marshal Johnson. Mas eu aconselho a continuar com as missões de Bonnie McFarlane, por enquanto.

Ao completar a missão This is Armadillo, USA, estará em Armadillo, e haverá muitas coisas novas que pode fazer, como por exemplo os mini-games Poker e Five-Finger Fillet. Porém, não poderá jogá-los sem dinheiro, então vamos deixar para quando tivermos dinheiro. Bem, enquanto isso, vamos aproveitar o tempo livre para realizarmos algumas sidequests e coisas extras que rendem dinheiro, e, além disso, são necessários para troféus. Andando pelo deserto aqui próximo à cidade de Armadillo, irá encontrar flores brancas pelo cenário, chamadas de Wild Feverfew. Colete uma dessas plantas para começar o Survivalist Rank #1 Challenge, que é coletar 6 dessas Wild Feverfews. Basta andar pelo local e encontrará bastante dessas flores de cor branca. Os demais desafios dessa categoria eu recomendo deixar para depois!

E não é só isso não. Há outros desafios semelhantes que podemos e temos de cumprir. Andando pelo local, deverá encontrar um Coyote. Mate um e aproxime-se dele para poder obter a pele pressionando . Fazendo isso, irá começar a Master Hunter Rank #1 Challenge, que é matar 5 Coyotes. Há diversos Coyotes pelo local: mate 5 deles, e completará esse desafio. A Master Hunter Rank #2 Challenge é matar 5 Deers. Encontrará bandos de Deers em Hennigan’s Stead, mas atente-se pois eles virão acompanhados de Bucks, os machos da espécie, que usam chifres. Não os confunda. Ambos são inofensivos e fugirão de você, mas terá de ser rápido para pegá-los. Matando 5 deles, completará esse desafio. Os demais desafios dessa categoria eu recomendo deixar para depois!

Da mesma forma, deverá ver algumas águas voando pelo local, geralmente um Hawk ou um Crow. Atire em qualquer animal voador e começará a Sharpshooter Rank #1 Challenge, que é matar 5 animais aéreos de qualquer tipo. Fique atento para, quando aparecerem animais voadores, matar todos que aparecerem. Você pode pegar penas em seus corpos, também. Então, liberará a Sharpshooter Rank #2 Challenge, que é matar 5 Rabbits. Rabbits, coelhos, não são raros por essas regiões, poderá encontrar diversos deles juntos. Mate os que encontrar para completar esse desafio e liberar a Sharpshooter Rank #3 Challenge, que é matar 5 Coyotes sem tomar dano. Bem, contanto que esteja montado, dificilmente tomará qualquer dano de Coyotes (mesmo a pé, geralmente eles tendem a mais fugir de você do que atacá-lo), então esse desafio será bem fácil de se cumprir também. Encontrará Coyotes em Hennigan’s Stead. Então, a Sharpshooter Rank #4 Challenge será também bem fácil: matar 5 pássaros do alto de um trem em movimento. Bem, se abrir a tela de mapa, poderá ver o trem onde quer que ele esteja. Vá até ele (ou espere por ele em alguma estação) e suba nele. É possível subir nele em movimento se andar paralelo a ele com o cavalo até aparecer a opção. Então, suba a escada que leva ao teto do trem, e use seu rifle para acertar os pássaros. Se achar difícil, basta usar o Dead Eye (pressione R3) para acertar bem mais facilmente. Matando 5 pássaros do teto do trem, conseguirá esse desafio. A Sharpshooter Rank #5 Challenge será também simples: ela consiste em matar 2 tipos diferentes de animais usando apenas um Dead Eye Meter. Bem, só o que precisa fazer é tentar colocar, no mesmo ângulo de câmera, um animal terrestre qualquer e um pássaro. Então, empunhe a arma, use o Dead Eye e trave a mira primeiro no animal terrestre e depois no voador. Dispare e o desafio será completado. A Sharpshooter Rank #6 Challenge é atirar nos chapéus de duas pessoas diferentes. É fácil, usando Dead Eye, poderá disparar exatamente no chapéu de qualquer transeunte na rua ou mesmo dentro de um saloon (certifique-se de que o Dead Eye não acabe mirando na cabeça). Não deverá ter problemas com esse desafio. Os demais desafios dessa categoria eu recomendo deixar para depois!

Bem, eu recomendo que vá se atentando a esses desafios conforme avança no game. Não precisa se dedicar só a isso, sempre, mas não perca a oportunidade de completá-las quando encontrar os requisitos necessários. Irei informar novos desafios conforme chegar ao local que é bom para completá-los, mas é preciso que tenha completado o desafio anterior para que apareça um novo. Tenha isso em mente.

Agora, aperte START e escolha Map. Poderá ver que, próximo à cidade de Armadillo, há um sinal de interrogação no mapa. Vá até lá para encontrar a sua primeira Stranger Task, uma espécie de sidequest do jogo. A Stranger Task #1: Let No Man Put Asunder estará disponível agora. Eu recomendo que complete as Stranger Tasks tão logo elas se tornem disponíveis, e eu indicarei a localização de todas elas no decorrer do jogo. Elas são simples e bem objetivas. Assim que completar essa sua primeira Stranger Task, conseguirá o seguinte troféu:

Strange Things Are Afoot (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que completar sua primeira Stranger Task.

Bem ao lado de onde termina a primeira Stranger Task, poderá encontrar a Stranger Task #2: Jenny’s Faith. Complete-a.

Bem, agora volte para McFarlane’s Ranch para continuarmos com as missões. Após a missão Women and Cattle, haverá um novo mini-game disponível, mas, como ainda deve estar com pouco dinheiro, vamos em frente com o game. Na missão Wild Horses, Tamed Passions, John Marston terá que domar um cavalo considerado raro do jogo, o Kentucky Saddler. Além disso, agora poderá usar o Lasso, útil para enlaçar cavalos e foragidos. Isso será importante para diversos troféus, a começar pelo troféu a seguir:

Dastardly (Bronze)
Para liberar esse troféu, precisa capturar uma mulher qualquer, colocá-la sobre os trilhos de trem e esperar um trem passar por cima dela. Não é difícil, a questão é encontrar o trem. Se abrir a tela de mapa, poderá ver o trem em qualquer lugar onde ele esteja, então poderá planejar a ação ou apenas ir atrás dele (de preferência na direção contrária dos trilhos, obviamente). O trilho é circular, então poderá encontrar o trem indo na reta oposta, se não estiver muito longe. Bem, primeiro vá a uma cidade qualquer, amarre uma mulher com o Lasso e coloque-a sobre seu cavalo. Se for visto, fuja para sumir a barra de Wanted, então vá atrás do trem. Você pode esperar o trem parar em alguma estação para posicionar a mulher diante dele, ou pode avançar alguns bons metros dele e colocar a mulher antes que ele passe, ou ainda colocar a mulher e esperar pacientemente o trem vir. De qualquer forma, é preciso que esteja visualizando o trem esmagar a mulher com a câmera, não poderá estar olhando para outro lado. É preciso que o trem esteja rápido para esmagar, e não apenas atropelar (se o trem estiver parado, coloque a mulher um pouco mais adiante para dar tempo do trem acelerar antes). Como disse, não é difícil, mas talvez não consiga de primeira, porque aparentemente esse troféu dá glitch às vezes. Apenas faça de novo e de novo, até dar certo. De preferência, tente com o outro trem (há duas cores, o vermelho e o azul. Ambos funcionam para o troféu, mas, se tentar com um e não der certo, tente com o outro). Qualquer dúvida, assista esse vídeo:


Além disso, verá que agora poderá trabalhar em McFarlane’s Ranch à noite. Trata-se de um emprego, e os empregos são necessários para se platinar o jogo. Portanto, aceite o emprego Night Watch. É um trabalho simples de vigia, em que deve seguir o cão farejador e matar os Coyotes que ele encontrar pelo caminho. Se aparecer algum ladrão, capture-o com o Lasso.

Bem, depois que as missões de Bonnie terminarem, vamos para as missões de Marshall. Logo na primeira missão, Political Realities in Armadillo, já poderá conseguir um troféu:

The Gunslinger (Prata)
Obter esse troféu de prata é bem simples. Pressione START e entre em Options. Então, clique em Config e mude o Targeting Settings para Expert. Bem, tudo o que precisa fazer agora é realizar um tiro na cabeça de qualquer inimigo. Pode ser qualquer um, e, se estiver encontrando dificuldades, pode usar o Dead Eye para conseguir mais facilmente. Os primeiros inimigos em que precisa atirar, no jogo, ficam nessa missão, então poderá conseguir esse troféu aqui. Se não for aqui, poderá conseguir em qualquer inimigo do jogo. Assim que realizar um tiro na cabeça com a mira no Expert, esse troféu de prata será liberado. E então, poderá voltar o sistema de mira para o normal ou casual, se assim preferir.

Após a missão Political Realities in Armadillo, poderá realizar a Stranger Task #3: I Know You, perto de Armadillo, e também a Stranger Task #4: American Appetites. No caminho, no decorrer dessa missão, poderá encontrar um homem com uma carroça, sendo atacado por bandidos. Pare e mate os bandidos. Se fez tudo certo, poderá pegar, no corpo do homem, um mapa do tesouro, o que dará início a mais uma série de desafios, Treasure Hunter Rank #1 Challenge. Trata-se de uma caça ao tesouro, e o tesouro em questão se encontra na área Hanging Rock. Abra o mapa para ir até o local, e, chegando lá, encontrará um conjunto de rochedos enorme. Entre os rochedos, está o tesouro. Qualquer dúvida, assista o vídeo abaixo:


Encontrará o mapa de outro tesouro, começando a Treasure Hunter Rank #2 Challenge. Desta vez, o tesouro fica em Rio Del Lobo, uma região pouco ao sul de Armadillo. Olhando o mapa, verá uma trilha que segue pelo local até terminar em um penhasco. Siga essa trilha, e terminará em um pequeno acampamento. Defronte essa fogueira, se olhar para a direita, verá um pequeno vão entre as rochas. Vá descendo o morro lentamente, seguindo o caminho tracejado no mapa a partir desse vão, e encontrará o tesouro. Se precisar de ajuda, assista esse vídeo que mostra como chegar ao local:


Conseguirá um novo mapa, mas, desta vez, deixarei para depois, quando iremos ao local indicado naturalmente. Siga em frente com as missões principais.

Após a missão Justice in Pike’s Basin, a região de Pike’s Basin se tornará um Gang Hideout, que é um local onde pode realizar algum objetivo e eliminar alguns inimigos em troca de dinheiro. Há 8 Gang Hideouts no game, e precisará completar todos para conseguir alguns troféus, então eu indicarei quando puder realizar cada um deles. Esse primeiro trata-se do Gang Hideout #1: Pike’s Basin. O objetivo é ajudar um fazendeiro a recuperar seu gado matando todos os bandidos no local. Após completar essa sidequest, vamos em frente com as missões principais.

Após realizar algumas missões, terá dinheiro para gastar. Uma das coisas mais úteis que podemos comprar, e que serão necessários para a platina, são propriedades. A primeira propriedade que poderá comprar é a House #2: Armadillo, um quarto no segundo andar do saloon de Armadillo. Custa 50 dólares, e eu aconselho que compre o mais cedo que puder. Também aconselho a passar na General Store e comprar os mapas de Cholla Springs e Gaptooth Ridge. Após comprar os mapas, pressione SELECT e use-os. Ao fazer isso, irá imediatamente “descobrir” todos os locais das respectivas regiões, e isso será muito útil para um troféu no futuro. O mapa de Hennigan’s Stead pode ser comprado na loja de McFarlane’s Ranch. De resto, pode comprar o que quiser, apenas atente-se para não comprar nenhuma escritura de cavalos! Se fizer isso, irá atrapalhar um troféu, então não compre cavalos!

Bem, agora chegou a hora de darmos atenção aos mini-games. Há diversos mini-games no jogo, que pode jogar. No entanto, saiba que, para platinar, precisará vencer cada um desses mini-games, pelo menos uma vez. Não é preciso apostar alto ou faturar muito, apenas vencendo o último nível já será o bastante para conseguirmos os requisitos para a platina. O segredo é realmente entender o jogo e ter persistência. Os jogos disponíveis até o momento são três. Em Armadillo, poderá praticar Poker, cujo objetivo é conseguir as fichas de todos da mesa para vencer e custa 25 dólares para participar, e também Five Finger Fillet, cujo objetivo é derrotar 4 oponentes, com preço mínimo de aposta de 1, 3, 10 e 25 dólares. Já em McFarlane’s Ranch, poderá participar de um jogo de Horseshoes, cujo objetivo é derrotar apenas um oponente, com preço mínimo de aposta de 1 dólar. O jogo é demorado e confuso, mas você pega o jeito. E, mais do que isso, poderá liberar um troféu aqui:

What About Hand Grenades? (Bronze)
Para liberar esse troféu, precisará fazer um Ringer, que é quando consegue encaixar o ímã arremeçado em volta da vara de metal que serve como alvo. É um misto de habilidade com sorte, na verdade. Primeiro, segure L2 e mire muito bem, posicionando a vara no centro do ímã dentro do seu campo de visão. Agora, estenda o braço até o final e arremesse com força, pressionando R2 no momento exato em que o indicador estiver passando pela seta branca. Mesmo que acerte o ponto exato da força e do arremesso, pode ser que erre o alvo por falta de sorte, então é apenas uma questão de ir jogando e jogando até conseguir acertar o alvo em cheio, ganhando três pontos e liberando esse troféu. Como a aposta mínima é 1 dólar, pode tentar muitas vezes. Qualquer dúvida, assista esse vídeo explicativo:


Mais uma coisa para podermos prestar atenção, e que já podemos ir fazendo para adiantar um troféu para o futuro. Entre no saloon de Armadillo. Segure L1 e equipe os punhos de Marston. Então, agora, saia na porrada com qualquer um dentro do salão. Basta segurar L2 e socar com R2. As demais pessoas do saloon irão lhe enfrentar na mão também. Não saque armas de fogo ou a faca: use apenas a mão e soque alguém até derrubá-lo. Assim que conseguir derrubar alguém no soco, pode ir embora. Nosso objetivo é derrubar alguém no soco dentro de cada um dos 7 saloons do jogo. Esse foi apenas o saloon #1, para que a gente possa acompanhar nosso progresso em um troféu no futuro. Eu irei lembrando quando chegarmos a outros saloons.

Bem, agora siga cumprindo as missões do game. Após cumprir a missão Old Swindler Blues, de Nigel Dickens, poderá começar a caçar Bounties. Bounties são bandidos procurados que podem ser capturados vivos ou mortos. Aceite os bounties na delegacia local, vá ao local indicado e mate todos os companheiros dele. Você pode matar o bandido indicado com a caveira vermelha ou pode trazê-lo até a delegacia vivo, amarrando-o com o Lasso, o que lhe renderá uma grana a mais e mais reputação, além de ajudar em alguns objetivos internos do jogo. Portanto, dê sempre preferência para capturar os bounties vivos. Até mesmo para poder adquirir o troféu a seguir:

Clemency Pays (Bronze)
Para liberar esse troféu, precisará capturar um Bounty vivo. Pode ser qualquer um, mas eu aconselho que tente isso logo no primeiro Bounty, para adiantar esse troféu. Primeiro, mate todos os companheiros dele, e o verá correr em sua direção. Não o mate! Equipe o Lasso e jogue-o nele, então amarre-o. Agora, chame seu cavalo e pegue o homem amarrado. Coloque o homem amarrado nas costas do seu cavalo e cavalgue até a delegacia para entregá-lo vivo, tomando cuidado com mais companheiros que passarão a lhe perseguir pelo caminho. Entregando qualquer bounty vivo, esse troféu será liberado.

Eu recomendo que continue realizando bounties, sempre que elas se tornarem disponíveis. Há 40 bounties ao todo no game, porém, para platinar o jogo, precisará realizar pelo menos 20, sendo que, aqui nessa região, no mínimo 8 bounties devem ser realizadas. Portanto, vá cumprindo-as o quanto antes puder, e de preferência tente trazer o alvo vivo para conseguir mais grana e reputação.

Também poderá realizar a Stranger Task #5: Water and Honesty. Também poderá cumprir a segunda e a terceira partes de American Appetites, o que irá concluir essa missão.

Agora, continue com as missões principais. Após a missão You Shall Not Give False Testimony, Except for Profit, estará em uma nova localidade:

Ridgewood Farm

Em Ridgewood Farm, poderá encontrar um novo emprego: Horsebreaking. Ele consiste apenas em domar um cavalo bravo. Não deixe de realizar esse trabalho pelo menos uma vez, para contar para um troféu pro futuro.

Continue fazendo missões. Irá começar a fazer missões para Seth Briars. Após a missão Exhuming and Other Fine Hobbies, estará em Benedict Point, e aqui poderá realizar a Stranger Task #6: Funny Man. Depois disso, poderá realizar a Gang Hideout #2: Solomon’s Folly. Vá para o local indicado no mapa como Solomon’s Folly, e verá um xerife que precisa de ajuda para reaver o cofre do banco de Armadillo, que foi roubado por alguns bandidos. Não deixe de realizar essa sidequest.

Continuando as missões, após a missão Let the Dead Bury Their Dead, estará na cidade de Tumbleweed.

Tumbleweed

Aqui, será hora de mais desafios:

A Treasure Hunter Rank #3 Challenge se encontra aqui mesmo em Tumbleweed. Essa cidade fantasma possui uma mansão abandonada, a qual terá visitado na missão anterior. E o tesouro se encontra aqui mesmo nessa mansão! Entre no porão da mansão, acessível pela mesma porta externa nos fundos que usou na missão. Procure na pilha de pedras embaixo de um crânio de animal na parede para encontrar o tesouro e completar o desafio. Qualquer dúvida, assista esse vídeo:


Encontrará o mapa de um novo tesouro, mas deixe isso para depois. Há outros desafios que poderemos completar por aqui. A princípio, essa cidade-fantasma passará a ser a Gang Hideout #3: Tumbleweed. O objetivo aqui é ajudar a lei a matar todos os bandidos na mansão abandonada do local. Não deixe de completar essa sidequest. A Survivalist Rank #2 Challenge pode ser facilmente completada aqui, já que ela exige que adquira 6 Desert Sages, uma flor de cor roxa que aparece bastante aqui na região de Gaptooth Ridge. Complete esse desafio e então vamos para a Survivalist Rank #3 Challenge, que é coletar 4 Red Sages, uma flor de cor vermelha que cresce ao redor de Benedict Point. Agora, vamos nos atentos na Master Hunter Rank #3 Challenge, que é matar 5 Wolves usando apenas a faca. Esse desafio será o mais complicado até então, porque os Wolves são ferozes e geralmente atacam em bandos. Enfrentá-los com a Knife apenas é quase um suicídio, mas deve ser feito. Encontre um bando de lobos (eles são comuns aqui nessa região) e eles virão para cima de você. Desça do cavalo, equipe a Knife e dê estocadas rápidas neles para matá-los. Se concentre em um por vez, e, após conseguir matar 5 deles, esse desafio será completado. Bem, é só isso por enquanto, os demais desafios eu deixarei para mais tarde!

Continue realizando as missões principais, e logo deverá liberar o troféu a seguir:

Spurred to Victory (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que completar 20 missões com o mesmo cavalo. Bem, se você seguiu a recomendação que eu fiz no início do guia, então não deve ter montado nenhum outro cavalo e muito menos prendido um deles com Hitch. Se fez isso, então Marston terá usado o cavalo inicial dele, preto e com crina branca, da primeira missão até agora, e esse troféu deverá ser liberado. Caso contrário, é porque usou algum outro cavalo em alguma missão, ou falta ainda algumas missões para chegar ao total de 20. Seja como for, nunca é tarde para recomeçar, e haverá muito mais missões ainda pelo game, então você pode garantir que esse troféu seja liberado até o final, basta continuar usando o mesmo cavalo. Após liberar esse troféu, no entanto, sinta-se à vontade para comprar ou domar outros cavalos.

Concluindo a missão The Sport of Kings and Liars, estará na cidade de Rathskeller Fork.

Rathskeller Fork

Aqui em Rathskeller Fork, encontrará um minigame de Horseshoes, e também irá liberar um novo minigame: Blackjack. Trata-se do bom e velho jogo de cartas conhecido por aqui como vinte e um. Precisará de 20 dólares para entrar na mesa, e precisará vencer pelo menos uma rodada de Blackjack para a platina, então recomendo que fique um pouco e jogue até vencer. Também encontrará, aqui, alguns bounties, e poderá adquirir a House #3: Rathskeller Fork, pelo preço de 100 dólares apenas. Também poderá realizar a Stranger Task #7: Who Are You To Judge? aqui. Ah, claro, e não se esqueça de derrubar alguém no soco dentro do saloon #2 para poder ir adiantando um troféu para o futuro.

Continue com as missões principais. Após a missão A Man Is Born Unto Trouble, a região de Gaptooth Breach irá se transformar no Gang Hideout #4: Gaptooth Breach. O objetivo é matar todos os bandidos na região para resgatar o irmão de um morador local. Complete essa sidequest. Também poderá encontrar a Stranger Task #8: California em uma estrada a sudeste de Gaptooth Breach, assim como continuar a Stranger Task Funny Man. Se voltar até Armadillo, poderá realizar também a Stranger Task #9: Lights, Camera, Action.

Seguindo em frente, as missões principais irão levar Marston até a cidade fora-da-lei de Thieves’ Landing. No caminho, poderá realizar a Stranger Task #10: Flowers For a Lady. Depois, vá para a cidade.

Thieves’ Landing

Essa cidade oferecerá bastante conteúdo, a começar pela House #4: Thieves’ Landing, a nossa nova propriedade que poderá ser comprada por 100 dólares. Atente-se ao fato de que aqui é uma cidade fora-da-lei, portanto eles não gostam de mocinhos e gostam dos bandidos, ou seja, se tiver uma boa honra, aqui será mal-visto. Há muitas lojas, e quase todos os minigames podem ser jogados aqui: Poker, Five Finger Fillet, Blackjack, e até mesmo aparecerá um novo minigame disponível: Liar’s Dice. Vença uma partida de Liar’s Dice para contar para um troféu no futuro, e também porque fará parte da Stranger Task Lights, Camera, Action. Ainda mais importante do que isso, esse momento é importante para que possamos liberar o seguinte troféu:

No Dice (Bronze)
Para liberar esse troféu, será preciso vencer um minigame de Liar’s Dice sem perder nenhum dado. Bem, não é tão fácil, mas é uma questão de saber jogar bem. E, é claro, é muito mais fácil de conseguir vencer se estiver jogando contra apenas um jogador, ao invés de vários. Por isso esse momento é muito interessante para conseguir esse troféu: tente vencer sem perder nenhum dado. Se vier a errar algum lance, você pode continuar até vencer e então tentar de novo ou dar Quit e tentar novamente. Aos poucos, você vai pegando o jeito do jogo, mas dependerá um pouco de sorte também. Cada lance certo tira um dado do oponente, então precisará acertar 5 lances sem errar nenhum e esse troféu será liberado. Tente conseguir isso agora para já adiantar esse troféu.

Aqui também encontrará uma loja de tecidos. Entre e verá diversos tipos de tecido à venda: compre todos. Os tecidos são baratos, e são necessários para diversos troféus do game, então compre todos. Após comprar um tecido, pressione SELECT e use-o para contar e assim liberar diversas peças de roupa. E isso nos permite um troféu:

He Cleans Up Well! (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que conseguir o traje Elegant Suit. Esse traje é muito simples e fácil: tudo o que precisa fazer é comprar e usar o tecido Elegant Suit. Só fazendo isso, já irá liberar a roupa e também esse troféu.

Falando em roupas, agora é um excelente momento para explicar algumas coisas sobre as roupas... Para liberar as roupas do jogo, é preciso realizar alguns pré-requisitos. Acontece que nem todas as roupas do jogo são necessárias para troféus, por isso citarei apenas as roupas que são necessárias. Há 9 roupas que são necessárias, e eu ensinarei como conseguir cada uma delas. Vale mencionar que John Marston começa com dois trajes, o Cowboy Outfit e o Gentleman’s Attire, portanto não os citarei.

O Outfit #1: Elegant Suit já foi adquirido. Bastava comprar o tecido no costureiro de Thieves’ Landing.

O Outfit #2: Bollard Twins precisa de 6 requisitos: a) Encontrar um baú no segundo andar do armazém de Thieves’ Landing; b) Completar um turno da profissão Nightwatch em McFarlane’s Ranch; c) Vencer um turno de Horseshoes em McFarlane’s Ranch; d) Capturar um bounty da gangue Bollard Twins vivo; e) Defender os residentes de Hennigan’s Stead de um ataque da gangue de Bollard Twins (eles serão atacados randomicamente enquanto estiver passando pelo local: mate os bandidos para completar esse requisito); f) Comprar o tecido equivalente a esse traje no costureiro de Thieves’ Landing. A essa altura, já poderá ter conseguido todos esses requisitos. Se faltou alguma coisa, basta ir completá-las e então conseguirá esse traje.

O Outfit #3: Treasure Hunter precisa de 6 requisitos: a) Encontrar um baú dentro da única casinha em Silent Stead, uma cidadela bem a sudoeste de Rathskeller Fork; b) Completar a Stranger Task California; c) Ter lucro em uma rodada de Blackjack em Rathskeller Fork; d) Capturar um bounty da gangue Treasure Hunter vivo; e) Completar o Gang Hideout Gaptooth Breach; f) Comprar o tecido equivalente a esse traje no costureiro de Thieves’ Landing. A essa altura, poderá ter completado alguns requisitos, mas ainda haverá outros requisitos a serem cumpridos. Eu irei informar sobre os outros requisitos conforme eles forem possíveis.

Apenas esses trajes estarão disponíveis no momento. Os demais trajes eu irei informar quando eles estiverem disponíveis. Só para não perder o costume, trate de derrubar alguém no soco dentro do saloon #3 para poder ir adiantando um troféu para o futuro.

Bem, nesse momento eu aconselho a dar uma parada nas missões principais para realizar algumas sidequests, mais especificamente Gang Hideouts. Vamos realizar o que falta por aqui. Na região de Twin Rocks, ao norte de Armadillo, poderá realizar a Gang Hideout #5: Twin Rocks. O objetivo é matar todos os inimigos pelo local e resgatar a moça aprisionada. Se fez tudo certo, deverá liberar o seguinte troféu a essa altura:

Austin Overpowered (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que completar os Gang Hideouts Twin Rocks, Pike’s Basin e Gaptooth Breach. Se seguiu nosso guia até aqui, já deverá ter completado esses Gang Hideouts e esse troféu de prata será liberado.

Agora volte a realizar as missões principais do game. Assim que concluir a missão The Assault of Fort Mercer, irá liberar o troféu a seguir:

Land of Opportunity (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que concluir a missão The Assault on Fort Mercer.

E não é só isso. Após a missão The Assault on Fort Mercer, Fort Mercer irá se tornar o Gang Hideout #6: Fort Mercer. Aqui, o objetivo será invadir o forte e matar todos os inimigos e líderes de quadrilha no interior. Realize essa sidequest agora, de preferência.

Após a missão We Shall Be Together In Paradise, estará em um novo local, na verdade em um novo país: México! Seja bem-vindo à região de Nuevo Paradiso.

Nuevo Paradiso

Assim que chegar aqui, já estará disponível automaticamente a House #5: Irish’s Shack. A partir de agora, haverá novos lugares para explorar, novas missões, Stranger Tasks, missões e desafios para realizar... Enfim, muita coisa nova aqui para fazer. A primeira coisa a fazer é ir até a cidade de Chuparosa.

Chuparosa

Em Chuparosa, além das lojas, poderá trabalhar em Nightwatch, trabalhar em Horsebreaking (não se esqueça de trabalhar nos dois para liberar um troféu no futuro), jogar Blackjack e Poker e também poderá adquirir uma nova propriedade, a House #6: Chuparosa, por 200 dólares. Comprar essa propriedade irá também liberar o Outfit #4: Mexico Poncho. Também não deixe de passar na loja daqui. Poderá comprar os mapas de Perdido e Diez Coronas. Usando esses mapas, irá adicionar todas as localizações dele para seu mapa, o que irá contribuir para um troféu no futuro. Também não deixe de comprar o tecido Bandito, para podermos começar a nos concentrar em um novo traje:

O Outfit #5: Bandito precisa de 6 requisitos: a) Encontrar um baú em uma das barracas externas de Sidewinder Gulch; b) Completar um turno da profissão Nightwatch em Chuparosa; c) Derrotar todos os oponentes em um jogo de Liar’s Dice em Casa Madrugada; d) Capturar um bounty da gangue Bandito vivo; e) Defender os residentes de Mexico de um ataque da gangue Bandito (eles serão atacados randomicamente enquanto estiver passando pelo local: mate os bandidos para completar esse requisito); f) Comprar alguma coisa na General’s Store de Chuparosa. A essa altura, já poderá ter conseguido todos esses requisitos. Se faltou alguma coisa, basta ir completá-las e então conseguirá esse traje.

Ah, claro, e não se esqueça de derrubar alguém no soco dentro do saloon #4 para poder ir adiantando um troféu para o futuro.

Bem, momento perfeito para voltarmos a nos concentrar em desafios! A Treasure Hunter Rank #4 Challenge pode ser realizada agora que estamos aqui, porque o local do tesouro é na região de Rio Bravo, logo ao norte de Chuparosa. Procure perto da costa pela árvore identificada no mapa, então realize o trajeto desenhado para conseguir chegar ao baú de tesouro. Se estiver encontrando problemas, assista ao vídeo abaixo:


De qualquer forma, pode continuar realizando missões para Landon Ricketts. Em meio a essas missões, irá conhecer uma nova localidade:

Casa Madrugada

Aqui, não há muito a fazer. Poderá jogar Poker ou Liar’s Dice, mas principalmente, poderá comprar mais uma propriedade, a House #7: Casa Madrugada, por 250 dólares. Também aproveite que está aqui para socar alguém até derrubá-lo dentro do saloon #5 para poder ir adiantando um troféu para o futuro.

Bem, continue realizando as missões principais, até concluir todas as missões de Landon Ricketts. Então, será a vez de explorarmos a parte oeste do México. Siga em direção à cidade de Escalera, para realizar missões para Vincente DeSanta. Após a primeira missão, Civilization at Any Price, poderemos explorar um pouco mais a cidade de Escalera.

Escalera

A primeira coisa a se fazer é comprar uma nova propriedade, a House #8: Escalera. Agora, poderemos fazer compras. Passe primeiro na loja de armas. Aqui, irá encontrar uma verdadeira seleção de novas armas para comprar. As armas deverão ser caras, acima de 1000 dólares cada, a menos que tenha uma honra bem alta (o que eu recomendei que tivesse desde o começo do guia), pois se for o caso elas estarão bem mais barato, por volta de 150 ou 500 dólares. Mais importante do que isso: duas dessas armas à venda aqui são raras. E comprar armas raras serão necessárias para alguns troféus. Aqui em Escalera, há duas armas raras à venda: a Semi-Automatic Shotgun e o LeMat Revolver. Deverá ter grana suficiente, nesse momento, para poder comprar pelo menos uma delas, o que irá nos garantir um troféu:

Exquisite Taste (Bronze)
Essa arma será liberada assim que comprar uma arma rara, seja ela qual for.

Também poderá comprar o mapa da região de Punta Orgullo, que eu recomendo que compre e use para demarcarmos toda essa região. Passe também na General Store para comprar um pedaço de tecido para um novo traje que podemos confeccionar:

O Outfit #6: Reyes’ Rebels precisa de 6 requisitos: a) Encontrar um baú em Sepulcro; b) Completar a Stranger Task Poppyrock; c) Realizar um trabalho de Horsebreaking em Chuparosa; d) Completar a Stranger Task Love Is the Opiate; e) Eliminar todos de um jogo de Five Finger Fillet em Torquemada; f) Comprar o tecido equivalente a esse traje na loja de Escalera. É uma questão de ir completando os requisitos conforme avança no game.

Ah, claro, e não se esqueça de derrubar alguém no soco dentro do saloon #6 para poder ir adiantando um troféu para o futuro.

E agora podemos também nos atentar a alguns desafios que serão possíveis por essas bandas. A começar pelo Survivalist Rank #4 Challenge, que é colher 8 Prickly Pears. Essas flores de cor amarela são bem comuns aqui na região de Punta Orgullo, então vale a pena dar algumas voltas para coletá-las. Em seguida, a Survivalist Rank #5 Challenge exige que coletemos 7 Woolly Blue Curls, uma flor de cor roxa que é comum na região de Perdido. Após coletar as 7, o próximo objetivo para a Survivalist Rank #6 Challenge será colher 8 Butterfly Weeds, fores de cor amarelo escuro que crescem na região de Diez Coronas, a leste de Casa Madrugada. Complete esse desafio. Os próximos desafios ficam em uma área ainda não explorada, então deixe-os para depois.

Da mesma forma, o Treasure Hunter Rank #5 Challenge se encontra pouco a leste de Escalera, na região de Crooked Toes. Aqui, encontrará alguns pedregulhos enormes que se destacam na paisagem. Escale o alto deles para encontrar o tesouro. Para saber como coletá-lo, assista o vídeo abaixo:


Seguindo a trilha dos tesouros, encontrará mais um mapa do tesouro, e desta vez a Treasure Hunter Rank #6 Challenge nos levará ao Ojo Del Diablo, que fica bem ao sul de Chuparosa. Chegando ao local, encontrará um imenso buraco na rocha. Por dentro desse buraco da rocha, sobre um rochedo oeste, encontrará o seu tesouro e mais um mapa de tesouro. Se tiver alguma dúvida, assista esse vídeo:


O próximo tesouro que nos espera, o do Treasure Hunter Rank #8 Challenge, fica na região de Roca de Madera, bem a oeste de Casa Madrugada. Aqui, encontrará uma imensa formação rochosa que se destaca bastante na paisagem. Posicione-se entre essa formação rochosa e o rio. Agora, siga pela esquerda da formação rochosa até a beira do precipício e verá um caminho rochoso estreito que segue para a esquerda, pela beirada do precipício. Esse caminho irá terminar no seu merecido tesouro. Aqui está o vídeo explicativo:


Mais um mapa de tesouro em mãos, mas o tesouro se encontra em uma região ainda inexplorada, então vamos deixar isso para mais tarde. Também não devemos nos esquecer das Stranger Tasks. A partir de agora, poderá realizar a Stranger Task #11: Poppyrock, em Chuparosa. Essa Stranger Task irá pedir que vá para a região de Nosalida. Já que estará indo para Nosalida, porque não aproveitarmos a passagem e realizarmos o Gang Hideout #7: Nosalida? Pode fazer tudo de uma só vez. O objetivo da sidequest é livrar o local de bandidos enquanto ajuda a polícia mexicana. Concluindo essa sidequest, irá liberar o seguinte troféu:

Instinto Asesino (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que completar os Gang Hideouts Fort Mercer e Nosalida. Se veio seguindo o guia até aqui, então já deverá ter completado essas sidequests e esse troféu de prata deverá ser liberado.

Bem, em seguida essa Stranger Task Poppyrock irá lhe fazer ir até uma cidadela chamada El Matadero.

El Matadero

Aqui em Matadero, poderá adquirir uma nova propriedade, a House #9: El Matadero, por 150 dólares. Fora isso, não há muito mais o que fazer por aqui, com exceção de um mini-game até então inédito: o Arm Wrestling. Esse jogo é simples, e consiste em uma disputa de resistência. É preciso vencer um jogo de Arm Wrestling para um troféu no futuro. O objetivo é derrotar 2 oponentes, com dois turnos cada, com preço mínimo de aposta de 1 dólar.

 também aconselho que realize a Stranger Task #12: Deadalus and Son, em Casa Madrugada, e também a Stranger Task #13: Eva In Peril, na estrada a leste da cidadela de Agave Viejo.

Agora, vamos em frente com as missões principais. Após completar a missão The Demon Drink, o Gang Hideout #8: Tesoro Azul, a última do game, estará disponível (não imediatamente, precisará voltar depois de algum tempo). Você poderá realizá-la agora, o que irá liberar o seguinte troféu:

Evil Spirits (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que completar os Gang Hideouts Tumbleweed e Tesoro Azul. Se seguiu nosso guia até aqui, já deverá ter completado esses dois Gang Hideouts e esse troféu de prata será liberado.

Continue com as missões principais. Após a missão Mexican Ceasear, poderá realizar a Stranger Task #14: Love Is the Opiate, em El Matadero. Essa Stranger Task irá exigir que você dome um Hungarian Half-Bred, mais um cavalo raro do game, que pode ser facilmente encontrado solto na região de Diez Coronas. Após domar um, a escritura dele pode ser comprada em qualquer General Store, assim como os outros cavalos raros que domar. Da mesma forma, após a missão Must a Saviour Die?, poderá realizar a Stranger Task #15: Aztec Gold, em Sidewinder Gulch.

Continue realizando as missões principais. Após realizar algumas missões de Luisa Fortuna, poderá começar a realizar missões para Abraham Reyes, que se encontra na cidadezinha de Agave Viejo.

Agave Viejo

Essa cidadela não possui exatamente nada para fazer, apenas disputar Arm Wrestling e mais nada.

Bem, agora continue com as missões principais do game. Após a missão The Gates of El Presidio, irá receber o seguinte troféu:

Sons of Mexico (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que concluir a missão The Gates of El Presidio.

Vamos em frente com o game. Após a missão An Appointed Time, irá liberar o seguinte troféu:

No More Fancy Words (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que concluir a missão An Appointed Time.

Vou chamar a sua atenção por um momento para alguns troféus que deverão ter sido liberados já a essa altura:

More Than a Fistfull (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que tiver acumulado mais de 10.000 de dinheiro adquirido no decorrer do game. Acumula-se muita grana no jogo, fazendo missões, sidequests, caçando bounties, e até mesmo vendo o ouro que conseguimos com Treasure Hunter Challenges. Já a essa altura, deverá ter adquirido essa quantia em dinheiro, acumuladamente. Caso contrário, deverá conseguir em breve, não se preocupe.

Long Arm of Marston (Prata)
Para liberar esse troféu de prata, precisará matar um total de 500 pessoas usando rifles ou espingardas. Se você veio utilizando esse tipo de arma com bastante frequência no game até aqui, então já terá liberado esse troféu. Caso não tenha ainda conseguido, continue usando que mais cedo ou mais tarde irá bater essa meta e o troféu de prata será liberado.

Só um aviso: após liberar esse troféu, dê preferência a usar mais pistolas, para já ir trabalhando e adiantando o troféu a seguir:

In a Hail of Bullets (Prata)
Para liberar esse troféu de prata, precisará matar um total de 500 pessoas usando pistolas ou revólveres. Da mesma forma como o troféu anterior, se deu preferência a usar mais pistolas do que rifles e espingardas no decorrer do game, deverá já ter acumulado aproximadamente 500 mortes a essa altura. Se mesclou o uso das duas armas, não deverá ter liberado nem esse troféu e nem o outro, mas não se preocupe: haverá muitas mortes ainda pela frente. Só não se esqueça de, após bater a meta de um determinado tipo de arma, passar a usar o outro tipo de arma para não atrapalhar o outro troféu.

E também não podemos nos esquecer deste troféu:

Bullseye (Bronze)
Esse troféu será liberado quando tiver realizado 250 tiros na cabeça no decorrer do game. Se seguiu a minha recomendação inicial, então deverá ter se focado em realizar o máximo de tiros na cabeça possível. Dessa forma, é muito provável que esse troféu já tenha sido liberado a essa altura. Caso contrário, continue realizando tiros na cabeça e ele deverá ser liberado em breve. Até porque essa é a forma mais eficiente de matar os inimigos!

Bem, só isso por enquanto. Agora, temos uma nova localidade para ir: a única parte do mapa ainda inexplorada até então: West Elizabeth.

West Elizabeth

Essa pequena região no canto nordeste do mapa é a última parte do mapa que ainda não podíamos explorar, e que agora podemos. Aqui estão as mais avançadas civilizações, e, apesar de ser uma área relativamente pequena, ela nos permitirá muitas coisas. Novas missões, novas Stranger Tasks, novos animais para caçar, novas flores para colher, novos tesouros para encontrar... Vamos começar a exploração indo para uma localização um pouco a noroeste de Thieves’ Landing, chamado Pacific Union R. R. Camp.

Pacific Union R. R. Camp

Não há nada para se fazer nesse local a não ser disputar Arm Wrestling. Depois, vamos em frente, direto para a nova cidade disponível: Blackwater.

Blackwater

Nessa cidade, poderá jogar Poker e Blackjack, assistir filmes e trabalhar como Nightwatch. Não precisa se preocupar com propriedades porque a que tem aqui já lhe será concedida inteiramente de graça. A House #10: Blackwater será sua assim que chegar aqui. Aqui, também poderá realizar a Stranger Task #16: American Lobbyist e a Stranger Task #17: The Wronged Woman. Completando mais esses Stranger Tasks, deverá liberar o troféu a seguir:

People Are Still Strange (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que completar 15 Strangers Tasks. Se veio completando todas as Stranger Tasks indicadas no decorrer do guia até aqui, então já deverá ter completado 15 deles, e esse troféu de prata deverá ser liberado. Só um aviso: continue realizando as Stranger Tasks restantes. Apesar desse troféu exigir apenas 15, há um total de 20 Stranger Tasks no game, e todos eles são necessários para outro troféu no futuro.

Agora, deverá estar disponível a Stranger Task #18: The Prohibitionist. Complete-a também.

Agora, vamos fazer algumas compras. Na General Store, poderá comprar o mapa da região de Great Plains, que irá revelar todas as localização daqui. Depois, vá para a loja de armas. Aqui, poderá comprar mais 3 armas raras à venda: Mauser Pistol, Evans Repeater e Carcano Rifle. Se tiver o dinheiro, compre as três, pois precisará comprá-las para um troféu no futuro. Por último, mas não menos importante, poderá ir até o alfaiate e comprar um tecido para confeccionar uma nova roupa:

O Outfit #7: US Army Uniform precisa de 6 requisitos: a) Encontrar um baú dentro de uma cabana no leito do rio em Aurora Basin; b) Ganhar uma disputa de Arm Wrestling em Pacific Union Railroad Camp; c) Vencer todos os oponentes no Poker em Blackwater; d) Completar a Stranger Task Lights, Camera, Action; e) Trabalhar como Nightwatch em Blackwater; f) Comprar o tecido equivalente a esse traje na loja de Blackwater. É uma questão de ir completando os requisitos conforme avança no game.

Bem, agora é hora de conseguirmos um troféu em específico que já estava na hora de conseguirmos:

High Roller (Bronze)
Para liberar esse troféu, será preciso que consiga 2.000 chips em apenas uma mão no Poker. Não é tão difícil quanto parece, mas exigirá realmente bastante sorte. Bem, aqui em Blackwater, poderá jogar Poker no salão com a maior aposta possível no game, que são 100 dólares, o equivalente a 1000 fichas. Pois bem. O que você precisa fazer é: assim que o jogo começar, aposte todas as suas fichas na sua mão. Aposte todas as 1000 fichas. Geralmente, os demais participantes da mesa também desistem, todos, mas às vezes alguém fica para ver se é blefe, apostando também tudo o que tem. Nessa hora, é preciso que tenha realmente uma carta boa nas mãos. Se vencer seu oponente, ele irá perder e sair da mesa na hora, e você conseguirá 1000 fichas em apenas uma mão, o que á será suficiente para garantir esse troféu. Se tiver receio de perder dinheiro com isso, você pode salvar o jogo antes de arriscar, e, se não tiver uma mão boa quando apostar tudo, poderá dar Load Game e tentar novamente, com os 100 dólares de volta. Então, é só ir tentando até conseguir e o troféu será liberado.

Falando em  troféus, é hora de mais um troféu:

Fightin’ Around the World (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que tiver derrubado pelo menos um oponente em cada um dos 7 saloons do game. Se veio acompanhando meu guia, deverá ter derrubado pelo menos uma pessoa dentro de cada saloon do game até aqui, passando pelos saloons das seguintes cidades: Armadillo, Rathskeller Fork, Thieves’ Landing, Chuparosa, Casa Madrugada e Escalera. Então, ao fazer isso no saloon #7, que é o de Blackwater, irá conseguir esse troféu.

Agora, antes de partirmos para as missões principais, já que estamos na área, porque não já garantirmos os troféus a seguir:

Buckin’ Awesome (Bronze)
Para liberar esse troféu, precisará ter domado pelo menos uma vez os três cavalos raros do game. Há três cavalos raros, sendo que dois deles você já domou. O Kentucky Saddler foi domado na missão Wild Horses, Tamed Passions, ainda no começo do game (quando aprendeu a domar). E o cavalo Hungarian Half-Bred foi domado para a Stranger Task Love is the Opiate. Pois bem, agora só resta um cavalo raro: o American Standardbred, que é comum aqui de West Elizabeth. Ele pode ser encontrado aqui em Great Plains, trata-se de um cavalo grande e forte, todo negro e de crina e rabo negros. É fácil de se destacar na paisagem clara, deve conseguir enxergá-lo de longe. Assim que encontrar um deles, use o Lasso nele e dome-o. O troféu deverá ser liberado logo em seguida. Caso ele não seja liberado, pode ser que tenha havido um glitch no troféu (já houve casos relatados em que isso aconteceu). Se for o caso, tente domar um novo Kentucky Saddler na região de McFarlane’s Ranch, trata-se de um cavalo malhado com o focinho branco. Fazendo isso, o troféu deverá ser liberado.

Manifest Destiny (Bronze)
Para liberar esse troféu, precisará ter matado 20 Buffalos na região de Great Plains. Esses Buffalos só aparecem nessa região, e, diferentemente de outras espécies de animais, eles não renascem. Ou seja, se matar 5 Buffalos, só encontrará mais 15 da próxima vez. Os Buffalos andam em grandes bandos: assim que encontrar algum, tente matar o máximo que der. Arremessar Dynamite no meio deles e usar Dead Eye para matar vários de uma vez é uma excelente tática para evitar que muitos escapem. Não precisa matar todos de uma só vez, claro, mas saiba que, se deixar poucos Buffalos vivos, eles podem passar a ser mais difíceis de serem encontrados no futuro. De qualquer forma, poderá saber quantos Buffalos matou pressionando START e escolhendo Stats, então Mysc. Aqui, poderá ver todos os animais que matou, e poderá saber quando Buffalos matou, e, por consequência, quantos resta matar. Eliminando todos os 20 Buffalos da região, esse troféu será liberado.

Agora, vamos concluir mais alguns desafios que são possíveis nesta nova localidade. Bem, a princípio, vamos atrás daqueles tão preciosos tesouros. O Treasure Hunter Rank #9 Challenge se encontra em Great Plains, pouca coisa a oeste de Blackwater. Seguindo pela estrada até a bifurcação, encontrará uma imensa árvore partida, em uma localidade conhecida como Broken Tree. Aqui, verá um pequeno muro de pedra, e, na parte rachada do muro, encontrará seu tesouro. Qualquer dúvida, assista esse vídeo:


Encontrará o mapa de tesouro da última localidade, e começará a Treasure Hunter Rank #10 Challenge. Bem, se abrir a tela de mapa, verá a região de Nekoti Rock pouco acima de Tall Trees. Se escalar esse morro de pedra íngreme, pela única trilha disponível aqui no local, irá chegar ao cume. E, no cume, poderá ver uma pequena caverna escondida e camuflada em um dos lados. Dentro dessa caverna, encontrará o décimo e último tesouro do jogo, o que nos tornará um especialista nesta modalidade de desafios, o que irá nos garantir um troféu:

Frontiersman (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que conseguir o ranking Legendary, que é o ranking máximo, em qualquer um dos desafios do jogo. Se seguiu o guia até aqui, deverá já ter completado todos os desafios do Treasure Hunter Challenge. O troféu será liberado com qualquer desafio completado ao máximo.

Bem, não é só isso. Para platinar o game, precisará completar todos os desafios das quatro categorias, então vamos em frente com os desafios. O Survivalist Rank #7 Challenge é coletar 10 Hummingbird Sages. Essas plantas de cor branca são abundantes na região de Tall Trees. Após coletar 10 desses, o Survivalist Rank #8 Challenge é coletar 12 Prairie Poppys, flores de cor amarela que nascem na região de Great Plains. Após isso, o Survivalist Rank #9 Challenge será coletar 15 Golden Currants, flores altas e verdes comuns em Great Plains também. Por fim, o último desafio dessa categoria, o Survivalist Rank #10 Challenge, será coletar 10 Violet Snowdrops, flores violetas que encontrará mais facilmente na região de Tall Trees. Além das 10 Violet Snowdrops, precisará coletar mais 2 flores de cada espécie que encontrou até o momento. Isso quer dizer que precisará encontrar mais 2 Wild Feverfew, 2 Desert Sages, 2 Red Sages, 2 Prickly Pears, 2 Wooly Blue Curls, 2 Butterfly Weeds, 2 Hummingbird Sages, 2 Prairie Poppys e mais 2 Golden Currants. Completando esse desafio, terá se tornado um especialista também nessa categoria.

Agora, podemos nos preparar para o Sharpshooter Rank #7 Challenge, que é matar três Grizzly Bears com apenas um disparo. Bem,  o Grizzly Bear é um urso enorme que habita a região de Tall Trees. Há vários deles, e eles podem ser extremamente brutais. Eles podem matar seu cavalo com uma patada e matar John Marston com duas patadas. Mas, mesmo assim, completar esse desafio nem é assim tão difícil. Equipe a sua espingarda de maior poder de fogo que tiver, de preferência a Semi-Auto Shotgun. Encontre um Grizzly Bear e espere ele vir em sua direção. Quando ele estiver próximo, use o Dead Eye e atire uma única bala na cabeça do Grizzly Bear. Ele deverá morrer com apenas um disparo certeiro na cabeça. Repita com mais dois Grizzly Bears e o desafio estará completo. Aliás, falando em Grizzly Bears, atente-se para o troféu a seguir:

Bearly Legal (Bronze)
Para liberar esse troféu, precisará caçar e arrancar o pelo de 18 Grizzly Bears. Bem, você pode ficar aqui por quanto tempo quiser e acumular a morte de Grizzly Bears à vontade até conseguir o troféu, mas saiba que ainda terá de matar muitos Grizzly Bears no decorrer do game, então pode ir deixando pra depois, enquanto vai acumulando aqueles que matar pelo caminho. Apenas lembre-se desse troféu. Após matar 18 Grizzly Bears, esse troféu será liberado.

Bem, vamos continuar com os desafios. O Sharpshooter Rank #8 Challenge será atirar no chapéu de dois inimigos e desarmar outros dois inimigos. Não precisa desarmar e atirar no chapéu da mesma pessoa, portanto, foque-se primeiro nos chapéus, e depois em desarmar. Usando o Dead Eye, poderá facilmente mirar nos chapéus ou nas mãos em que se empunha a arma mais facilmente, então não deverá ser muito difícil conseguir essa meta. O Sharpshooter Rank #9 Challenge será matar 6 animais selvagens sem recarregar ou trocar armas. Acredite: é bem mais fácil do que parece. Equipe o Evans Repeater, que tem 22 balas no pente, e saia por aí. Ao encontrar qualquer animal selvagem (voador ou terrestre), mate-o. Terá de matar 6 animais selvagens sem recarregar a arma (basta um disparo para matar a maioria dos animais, e o Evans Repeater tem 22 balas no pente!) e sem trocar de arma. Não precisa ser rápido, pode ir com calma e usar o Dead Eye para não desperdiçar balas. Só um aviso: tente manter a mira a postos, porque, se Marston guardar a arma (ele faz isso ao ficar um bom tempo sem disparar), a arma se recarregará e terá de começar de novo. Bem, completando esse desafio, vem mais um, e o mais complicado de todos. O Sharpshooter Rank #10 Challenge é desarmar 6 inimigos em sequência, sem recarregar e sem mudar de arma. Parece realmente complicado, mas não é tanto assim. Primeiramente, vá até a loja e compre vários Medicines, Chewing Tobaccos, e, se puder, Moonshines. Agora, vá para uma cidade como Armadillo ou Thieves’ Landing e salve o jogo em sua propriedade. Então, vá para a taverna e esconda-se atrás do balcão. Mire em um dos caubóis do local para que todos saquem as armas, então é agora que começa o desafio. Aconselho a usar a Mauser Pistol, porque ela tem o maior pente (15 balas). Então, simplesmente use Dead Eye e atire na arma de todos que aparecerem. Se for ferido, use Medicines, e se acabar o Dead Eye, use um Moonshine ou um Chewing Tobacco. Repita isso até conseguir desarmar 6 inimigos sem recarregar e sem mudar de arma. Uma dica: desarmar o mesmo inimigo várias e várias vezes (caso ele pegue a arma no chão novamente) conta para o troféu, então use isso a seu favor se não houver muitos inimigos na área. Boa sorte, e completando esse desafio, se tornará especialista em mais uma modalidade. Caso precise de ajuda, assista o vídeo a seguir:


Agora só falta uma categoria. Por fim, mas não menos importante, vamos à categoria de desafios que nos resta. O Master Hunter Rank #4 Challenge é coletar a carapaça de 3 Armadillos e os cascos de 5 Boars. Bem, os Armadillos você já cansou de ver, são os tatus que vivem abundantemente ao redor da cidade homônima de Armadillo. Já os Boars são muito comuns aqui na região toda de West Elizabeth, e poderá caçar 5 deles e conseguir seus cascos para conseguir completar esse desafio. Bem, agora o desafio realmente começa a aumentar. O Master Hunter Rank #5 Challenge é matar 2 Cougars usando a sua faca e tirar-lhes a pele. A essa altura, já deve estar ciente do quanto o Cougar pode ser fatal para você e para seu cavalo, e tentar matá-lo direto na faca é suicídio. Primeiramente, vamos para a região de Benedict Point, onde poderemos encontrar Cougars mais facilmente. Ande a cavalo pelo local, e, ao encontrar um Cougar, atire nas costas dele com uma pistola. Apenas um disparo, não para matá-lo, mas para deixá-lo mais fraco. Ele sairá correndo: persiga-o a cavalo, e, quando ele parar, desça do cavalo e finalize-o com um golpe da faca. O melhor momento é logo depois do ataque dele: desvie do golpe rolando para o lado, depois dê a cutilada fatal. Pegue a dele e repita no próximo Cougar que encontrar (se vier mais de um por vez, mate um deles, não queira fazer isso com vários Cougars juntos!). Completando esse desafio, o Master Hunter Rank #6 Challenge será bem mais fácil e simples: terá de caçar e pegar a pele de 5 Raccoons, 5 Skunks e 5 Foxes. Esses animais são bem comuns na região de Great Plains, sendo que Foxes aparecem bastante de dia e Skunks e Raccoons aparecem mais à noite. Cace e pegue a pele de 5 de cada. O Master Hunter Rank #7 Challenge será caçar e pegar a pele de 5 Elks e 5 Bighorns. Ambos os animais podem ser encontrados com certa facilidade na região de Tall Trees. Após isso, o Master Hunter Rank #8 Challenge será um desafio e tanto: matar um Bear com uma faca e depois tirar sua pele. Bears, como já sabe, são bem comuns em Tall Trees. E matá-los com a faca não é tão complicado assim se for rápido. Primeiro, equipe o Henry Repeater e procure por um Bear. Encontrando um, use um Dead Eye para disparar uma bala do Henry Repeater direto na cabeça do animal. Então, agora, ele só morrerá com uma facada. Equipe o Lasso primeiro e use-o no Bear para prendê-lo. Ele ficará tonto. Aproxime-se dele e então solte o Lasso. Ele irá correr um pouco e então parar, nesse momento, vá atrás dele e dê a facada rapidamente. Se fizer da forma correta, ele morrerá com a facada e poderá tirar sua pele, concluindo o objetivo.

Mas tem mais. O Master Hunter Rank #9 Challenge será conseguir a pele de um animal raríssimo chamado Khan, localizado em Ojo del Diablo. Vá até o local e esteja pronto com um Bolt Action Rifle ou um Buffalo Rifle. Ele aparece mais de dia, e aparece naturalmente, é só andar pelo local até ele aparecer. Trata-se de um jaguar que parece com o Cougar, mas é bem mais rápido e mais forte. Se ele não aparecer, comece a matar os animais na região e logo ele irá aparecer. Saberá quando ele aparecer porque o mapa irá indicar, e provavelmente ele conseguirá te atingir. Ele é fatal, então seja rápido. E basta um tiro na cabeça com o Bolt Action Rifle ou o Buffalo Rifle para matá-lo, trate de usar Dead Eye para evitar problemas.

Já o Master Hunter Rank #10 Challenge é ainda mais interessante. Teremos de caçar três animais lendários e raros agora! Lobo é o animal raro que aparece em Aurora Basin, Gordo é o animal raro que aparece em Stillwater Creek e Brumas o animal raro que aparece em Nekoti Rock. Eles são Wolf, Boar e Bear respectivamente, e sempre aparecerão no local indicado para cada um deles. Um disparo na cabeça com o Buffalo Rifle será o suficiente para cada um deles, agora é só ir até cada um dos locais e procurar insistentemente por cada um. Matando e conseguindo o pelo dos três, completará esse desafio e se tornará especialista em mais uma modalidade. Agora que é especialista nas quatro modalidades de desafio, se tornará um Legend of the West, e isso lhe liberará um novo traje:

O Outfit #8: Legend of the West precisa de apenas um requisito: que tenha completado todos os 10 desafios das quatro modalidades: Survivalist, Master Hunter, Sharpshooter e Treasure Hunter. Fazendo isso, irá aumentar seu medidor de Dead Eye, e irá conseguir liberar esse traje também.

Bem, agora sim. Finalmente, agora que completamos todos os desafios, vamos em frente com as missões principais do game. Após a missão At Home With Dutch, conseguirá o seguinte troféu:

A Savage Soul (Bronze)
Este troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que concluir a missão At Home With Dutch.

Continue com as missões principais. Após a missão The Prodigal Son Returns (To Yale), estará em um novo local, Manzanita Post.

Manzanita Post

Trata-se de um pequeno vilarejo no meio da floresta, onde poderá comprar uma nova propriedade. A House #11: Manzanita Post lhe custará 400 dólares. Também poderá jogar Five-Finger Fillet aqui. Na loja local, poderá comprar o mapa da região de Tall Trees. Inspecione esse mapa para revelar todas as localidades da região. De quebra, deverá liberar o seguinte troféu:

On the Trail of the Vaca (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que descobrir todas as 94 localidades do game. Bem, é possível descobrir as localidades indo até elas. Mas também é possível revelar todas as localidades de uma determinada região comprando todos os mapas disponibilizados nas lojas do jogo. No decorrer do guia, eu indiquei a compra de todos os mapas que estavam disponíveis. Lembre-se que não basta comprar os mapas, é preciso usá-los no menu de itens. Bem, usando todos os mapas, todas as localidades do jogo ficarão identificadas no mapa e esse troféu deverá ser liberado. Só há uma localização que não aparece em nenhum mapa: Plata Grande, uma região em Nuevo Paradiso que com certeza irá passar no decorrer do game, então será liberada naturalmente.

Bem, continue com as missões principais do game. Após a missão The Outlaw’s Return, conseguirá mais um traje novo automaticamente, o Outfit #9: Rancher Clothing. Após a missão  And the Truth Will Set You Free, o seguinte troféu será liberado:

The Benefits of Civilization (Bronze)
Esse troféu é obrigatório e ele será liberado logo após a missão And the Truth Will Set You Free.

Nesse momento, talvez ainda consiga o seguinte troféu:

Man of Honor / Chivalry’s Dead (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que conseguir a maior fama possível junto com o máximo de honra, seja positiva ou negativa. Bem, quase tudo o que você faz no game rende fama, desde as missões principais, Gang Hideouts, Stranger Tasks, Bounties e até mesmo duelos e outras coisas que faz. Por isso, a quantidade de fama que veio acumulando no jogo até aqui varia, de acordo com o que você fez ou deixou de fazer. No entanto, a essa altura já deverá ter acumulado fama suficiente para alcançar o status de lenda. Bem, além de ter o máximo de fama, precisará ter o máximo de fama, que pode ser positiva ou negativa. Se você seguiu a minha recomendação inicial, então deve estar com fama positiva, mas se estiver negativa, não tem problema: chegando ao máximo nos dois medidores, esse troféu será liberado.

Siga em frente com as missões principais. Após a missão The Outlaw’s Return, Marston conseguirá automaticamente uma nova propriedade, e de graça, a House #12: Beecher’s Hope. Bem, agora continue realizando as missões principais.

Into the Sunset (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que concluir a missão The Last Enemy That Shall Be Destroyed, a última missão do jogo, concluindo assim o game.

Bem, terá fechado o jogo, mas ainda estamos relativamente longe da platina. Isso porque a história acabou, mas o jogo em si ainda continua. Entre as novidades, terá conseguido uma nova propriedade, automaticamente, a House #13: Jack’s Bed.

Há diversos troféus para conquistarmos ainda, então vamos em frente. Volte para Blackwater, pois aqui poderá realizar uma nova Stranger Task que estará disponível a partir de agora, a Stranger Task #19: Remember My Family. Essa será a última Stranger Task do game. Complete-a agora para liberar o seguinte troféu:

Nurture or Nature? (Ouro)
Esse troféu de ouro será liberado assim que concluir a Stranger Task Remember My Family.

Bem, agora precisamos nos atentar para um novo traje que teremos de adquirir, o Outfit #10: U.S. Marshall. Para liberá-lo, teremos de recompletar 5 Gang Hideouts da região de New Austin (com exceção de Solomon’s Folly), só que, desta vez, um depois do outro, em uma sucessão que se passe em menos de 24 horas do jogo. Não é difícil, até porque os Gang Hideouts se tornam mais fáceis depois de completados uma vez. Se seguiu o guia até aqui, então já completou os Gang Hideouts pelo menos uma vez, então será bem mais rápido. Comece indo para Gaptooth Breach e realize o Gang Hideout. Em seguida, vá rapidamente para Tumbleweed e realize o Gang Hideout. Em seguida, Fort Mercer, depois Twin Rocks e por fim Pike’s Basin. Se fizer tudo corretamente, esse traje terá sido liberado. Não se preocupe com as Gang Hideouts: elas são rápidas, não deverá levar mais do que cinco minutos em cada uma delas. A questão é a transição entre cada uma delas. Não use Fast Travel: eles gastam tempo demais, vá a cavalo mesmo. E atenha-se ao objetivo das Gang Hideouts, tente não perder tempo. Há tempo de sobra, mas evite morrer, pois a morte irá tomar um tempo demasiado longo para retornar ao local, lembre-se disso. Vale mais a pena ser precavido para evitar mortes bestas. Apenas tenha paciência e deverá conseguir com bastante tempo de sobra ainda.

Bem, agora o nosso objetivo no game é realizar 100%. Isso será imprescindível para um troféu. Quase tudo o que se faz no game conta para a porcentagem, na verdade. Missões, Stranger Tasks, Bounties, enfim. É uma extensa lista de coisas, e que eu irei informar aqui agora para que esteja ciente. Se veio seguindo o guia, então já deverá ter feito quase tudo o que está citado aqui, mas deve ter faltado algo, então vamos rever tudo. Para fazer 100% no game, é preciso:

a) Completar todas as 57 missões principais do jogo. Já deve ter fechado o game a essa altura. Se tiver dúvidas, pressione START, escolha Stats e então General. Procure pela informação “Missions completed”.

b) Completar 18 Stranger Tasks, das 19 existentes (a Stranger Task I Know You não é necessária). Se veio seguindo o guia, também deve ter completado todas as Stranger Tasks. Caso tenha alguma dúvida sobre quais ou quantas Stranger Tasks realizou, aperte START e escolha Stats. Na opção General, procure pela informação “Tasks completed for strangers”.

c) Completar no mínimo 20 Bounties. Saiba que há um total de 40 Bounties no game, mas apenas 20 deles são necessários. No entanto, é preciso completar 8 Bounties em New Austin, 8 Bounties em Nuevo Paradiso e 4 Bounties em West Elizabeth para valer. Caso tenha alguma dúvida sobre quantas Bounties realizou, aperte START e escolha Stats. Na opção Score, procure pelas informações “Bounty Hunter” e verá quantas Bounties realizou em cada localidade do game separadamente.

d) Completar todos os 8 Gang Hideouts do jogo: Pike’s Basin, Solomon’s Folly, Twin Rocks, Tumbleweed, Gaptooth Breach, Tesoro Azul, Nosalida e Fort Mercer. Já deve ter completado todos, mas, se tiver dúvidas, aperte START, acesse Stats, então General e procure pela informação “Gang Hideouts cleared”.

e) Completar todos os desafios das quatro categorias do jogo: Survivalist, Master Hunter, Sharpshooter e Treasure Hunter. Também já deve ter se tornado especialista em todos a essa altura. Qualquer dúvida, aperte START e escolha Journal, então Challenges, e veja se falta algum.

f) Descobrir todas as localidades do game. Se comprou e usou todos os mapas à venda nas lojas pelas cidades do jogo, já terá realizado isso. Se tiver dúvida quanto a quantas localidades descobriu ou faltam, aperte START e escolha Stats. Entre em General e procure pela informação “Areas discovered”. Poderá até mesmo ver separado por região, para identificar mais facilmente se esqueceu alguma localidade em alguma região.

g) Adquirir todas as roupas do jogo. Nem todos os trajes são necessários, apenas 10 deles, e eu indiquei como conseguir cada um deles no decorrer deste guia. Os trajes que contam para a porcentagem são: Elegant Suit, Rancher Outfit, Mexican Poncho, Bollard Twins, Treasure Hunter, Bandito, Reyes’ Rebels, U.S. Army Uniform e U.S. Marshall. Todos os demais trajes não contam. Já deverá ter liberado todos os trajes a essa altura.

h) Ter vencido pelo menos uma vez todos os 6 mini-games do jogo: Poker, Blackjack, Five-Finger Fillet, Liar’s Dice, Horseshoes e Arm Wrestling.

h) Ter realizado pelo menos uma vez todos os trabalhos no jogo: Horsebreaking em Ridgewood e Chuparosa e Nightwatch em McFarlane’s Ranch, Chuparosa e Blackwater. Se tiver dúvidas, pressione START, escolha Stats e então General. Procure pela informação “Job locations completed”.

i) Ter comprado todas as 5 armas raras do jogo: Mauser Pistol, Evans Repeater, Semi Automatic Shotgun, Carcano Rifle e LeMat Revolver. Se tiver dúvidas, pressione START, escolha Stats e então General. Procure pela informação “Rare Weapons”.

j) Ter adquirido todas as propriedades do jogo. São 13 propriedades no total, e eu indiquei como conseguir cada uma delas. O local das propriedades são: McFarlane’s Ranch, Armadillo, Thieves’ Landing, Rathskeller Fork, Irish’s Shack, Escalera, Chuparosa, Casa Madrugada, El Matadero, Blackwater, Manzanita Post, Beecher’s Hope e Jack’s Bed. Os que não vêm naturalmente com a história podem ser comprados, e já deve ter todas as propriedades a essa altura. Se tiver dúvida, pressione START, acesse Stats e General. Procure pela informação “Player houses”.

Assim que alcançar todos esses requisitos, conseguirá 100% e o troféu a seguir:

Redeemed (Ouro)
Esse troféu de ouro será liberado assim que tiver completado 100% do game. Você pode acompanhar a porcentagem de jogo atual pressionando START, entrando em Stats e então em General. Verá a porcentagem em “Game completed”.

Bem, ainda há mais coisas a se fazer. Apesar de já termos feito 100%, há mais alguns troféus do modo Single Player que temos de conseguir, então vamos lá. Para o próximo troféu, precisará primeiro acumular um bom preço na sua cabeça. É hora de parar de ser bonzinho,

Bem, isso pode ser bem complicado de se conseguir normalmente, mas, como quase tudo nesse game, há um jeitinho de conseguir bem facilmente. Vá até Blackwater. Vá até o cinema, e dê a volta no quarteirão para a parte de trás do cinema. Vê o muro vermelho com os dizeres “Welcome to Blackwater”? Há uma escada aqui que leva até o teto do cinema. Do teto, estará seguro do fogo adversário. Então, é só usar suas armas de longo alcance para matar quem estiver passando na rua lá embaixo. Começarão a aparecer policiais, quanto mais chamar a atenção. Mate os policiais para aumentar ainda mais o preço por sua cabeça. Haverá proteção suficiente aqui para que dificilmente seja atingido, mas mesmo assim tenha cuidado. A ideia não é acumular tudo de uma só vez. É arriscado demais, pois, se morrer, irá perder tudo. Por isso, primeiro tenha como meta chegar a 1.000 dólares de preço por sua cabeça. Chegando a essa quantia, agache-se na murada, de modo a não ser visto, e aguarde enquanto a barra de procurado diminui gradativamente até zerar. Então, poderá andar na rua, mas cuidado para não ser visto pela polícia. Desça as escadas e vá até a sua propriedade aqui na cidade (fica virando as esquina) para salvar o jogo e repor a munição gasta. Então, volte ao telhado e repita tudo novamente. Consiga mais 1.000 dólares de preço por sua cabeça (se morrer ou algo der errado, é só dar Load Game do seu save) e então se esconda, volte para casa e salve o jogo novamente. Agora, vamos a um troféu:

Heading South On a White Bronco (Bronze)
Para liberar esse troféu, precisará fugir dos Marshalls em um cavalo da raça Hungarian Half-Bred. É bem simples, na verdade. Chegando a por volta de 2.000 dólares de preço por sua cabeça, já deverá ter matado pelo menos uns 20 xerifes. E, fazendo isso, começará a ser perseguido pelos Marshalls, os mais fortes oponentes que irão lhe perseguir nos Estados Unidos (eles só aparecem nos Estados Unidos, então nem tente fazer isso no México). Será notificado quando isso ocorrer. Quando estiver sendo perseguido pelos Marshalls, mate vários deles, até sobrar pelo menos um. Então, sobrando um, use a escritura de um Hungarian Half-Bred (ele estará disponível em qualquer General Store após ter conseguido domar um selvagem dessa raça). Monte em um e saia correndo do local. Como haverá apenas um Marshall, ele não deverá conseguir segui-lo (se ele estiver a pé, então, melhor ainda). Fuja dele montado em um Hungarian Half-Bred e espere a barra de Wanted chegar a zero. Se fez tudo corretamente, esse troféu será liberado. Qualquer dúvida, assista o vídeo abaixo:



Agora, continue acumulando mais e mais prêmio por sua cabeça, até chegar a 5.000 dólares. Quanto tiver 5.000 dólares de preço por sua cabeça, será a hora de conseguir o seguinte troféu:

Friends In High Places (Bronze)
Para liberar esse troféu, precisará usar um Pardon Letter quando estiver com mais de 5.000 dólares de preço na sua cabeça. Simplesmente vá até a estação de Blackwater, ou qualquer outra estação ferroviária do jogo, e use um Pardon Letter no guichê. Como já deve ter acumulado 5.000 dólares de preço por sua cabeça, assim que usar o Pardon Letter esse troféu será liberado.

Bem, agora vamos a mais um troféu que nos resta:

Unnatural Selection (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que tiver matado cada um dos 27 tipos diferentes de animais no decorrer do jogo. Vários desses animais já foram mortos para realizar alguns troféus e desafios, mas outros deles são bem raros e é bem provável que não tenha encontrado nenhum deles ainda no jogo. Sendo assim, irei informar aqui uma lista de todos os animais presentes no jogo, e que precisam ser mortos para esse troféu. Caso tenha alguma dúvida se já matou algum desses animais, pressione SELECT, escolha Stats e então entre em Misc. Aqui, verá quais e quantos animais já matou, separados por tipo, então poderá ver quais ainda restam para esse troféu. Vamos à lista completa de animais:

Armadillos já deve ter matado para um desafio.
Beavers já deve ter matado para uma Stranger Task.
Bighorns já deve ter matado para um desafio e também para uma missão.
Boars já deve ter matado para um desafio.
Bobcats podem ser encontrados em Tall Trees.
Buffalos já deve ter matado para um troféu.
Cougars já deve ter matado para um desafio.
Coyotes já deve ter matado para um desafio.
Crows estão presentes em praticamente todas as áreas do game. São aves de cor negra ou azul escuro, muito fáceis de encontrar.
Deers já deve ter matado para um desafio.
Ducks são raros, e só podem ser encontrados na área de Lake San Julio.
Eagles são encontrados em Tall Trees e em Nekoti Rock.
Elks já deve ter matado para uma missão e um desafio.
Foxes já deve ter matado para um desafio.
Hawks são uma ave muito comum na região de New Austin.
Horses são contados de duas formas: o Domesticated Horse é o cavalo comum, usando como montaria de algum inimigo. Já deve ter matado vários deles, mesmo que sem querer, no decorrer do game, mas pode encontrá-lo abundantemente nas cidades. Já o Wild Horse é o cavalo selvagem. Encontrará diversos cavalos selvagens em todos os campos do jogo. Terá de matar um cavalo selvagem e um cavalo domesticado.
Owls são aves comuns em todas as áreas também, mas eles aparecem apenas à noite.
Rabbits já deve ter matado para um desafio.
Raccoons já deve ter matado para um desafio.
Seagulls são aves muito raras, elas apenas aparecem na parte das docas de Blackwater.
Skunks já deve ter matado para um desafio.
Snakes são animais comuns de áreas desérticas, e facilmente identificáveis pelo seu som característico que pode ser escutado à distância.
Songbirds são aves azuladas que aparecem nas três áreas, geralmente próximo a cidades.
Vultures são grandes aves negras que aparecem sempre após completar a maioria dos Gang Hideouts.
Wolves já deve ter matado para um desafio.

Bem, é isso. Como deve ter visto, animais domésticos típicos de cidades, como Dogs, Goats ou Chickens, entre outros, não são necessários para esse troféu. Dentre todos esses animais, os únicos que não deve ter matado até o momento são os mais raros, o Duck e o Seagull. Talvez, Songbird ou Vulture também. Mas nenhum deles é difícil, e a grande maioria já foi preciso matar para algum desafio.

Vamos a mais um troféu a ser adquirido aqui no modo Single Player:

Gold Medal (Bronze)
Para liberar esse troféu, precisará conseguir uma medalha de ouro em alguma missão do jogo em que haja combate. Talvez não tenha percebido ainda, mas o jogador é condecorado com medalhas de bronze, prata e ouro nas missões, conforme seu desempenho. O desempenho nas missões é medido por três requisitos: tempo, acurácia e quantidade de tiros na cabeça. Bem, é muito simples. Se você ainda não tiver adquirido a medalha de ouro em nenhuma missão, poderemos conseguir isso agora. Pressione START, vá em Stats e escolha Missions. Aqui, poderá refazer qualquer missão que quiser a qualquer momento. A missão mais fácil do jogo de se conseguir medalha de ouro é a missão Old Swindler Blues. Essa missão é muito rápida, levando apenas 2 minutos e pouco, e possui apenas 5 inimigos que vêm a cavalo. Bem, você precisa apenas não errar nenhum disparo e matar os 5 inimigos com tiros na cabeça. Pode ir devagar e usar quanto Dead Eye quiser (pode até usar itens), apenas certifique-se de não errar nenhum disparo e de matar os 5 oponentes com tiros na cabeça. Conseguindo isso, receberá uma medalha de ouro e esse troféu será liberado. Você pode tentar quantas vezes quiser, até conseguir, também.

Bem, agora vale a pena verificar como anda seu número de mortes com os diferentes tipos de armas. A essa altura do game, já deverá ter conseguido 500 mortes com pistolas e revólveres, para o troféu In a Hail of Bullets, e mais 500 mortes com espingardas e rifles, para o troféu Long Arm of Marston, totalizando assim os dois troféus específicos disso. Isso é importante, pois esse número de mortes apenas conta no modo Single Player, e não conta no modo Multiplayer online, que é o que iremos jogar em breve. Por isso, certifique-se de ter conseguido esses dois troféus a essa altura antes de podermos seguir em frente com o nosso guia. Para saber quantas mortes tem com cada arma do jogo, é bem fácil: pressione SELECT, escolha Stats e então Combat. Aqui, poderá ver quantas pessoas matou com todas as armas do jogo, é só somar as mortes. E isso nos leva a outro troféu:

Mowing Them Down (Prata)
Para liberar esse troféu de prata, precisará matar um total de 500 pessoas usando armas montadas. Com armas montadas, refiro-me a Gatling Guns, Browning Guns e Cannons. Já usou armas desse calibre no decorrer do game até aqui, em diversas missões, mas deve ter conseguido apenas aproximadamente umas 150 mortes, apenas, mais ou menos. E agora temos de conseguir o restante.  Não é difícil, contanto que saiba o local certo. Vá para El Matadero. Localizado exatamente acima da nossa propriedade no local, há uma Gatling Gun. O acesso fica por uma escada nos fundos. Suba e comece a matar todos os civis pelo local. Aparecerão xerifes: mate-os também. Quando acabarem, desça as escadas, vá para casa e salve o jogo. Aparecerão mais pessoas, então é só repetir quantas vezes for necessário até conseguir bater a meta e liberar o troféu. Você pode conferir seu progresso e quantas mortes faltam no menu de Combat dentro de Stats.

Bem, agora que já pegamos todos os troféus do modo Single Player, chegou a hora de desbravarmos o modo Multiplayer online de Red Dead Redemption. No menu principal de jogo, pressione e verá três opções: Normal, Hardcore e Friendly. A princípio, escolha Friendly, e eu explicarei por quê. O modo online de Red Dead Redemption possui várias facetas, sendo que o principal delas é o Free Roam. No modo Free Roam convencional, poderá realizar objetivos, Challenges, Gang Hideouts ou jogar mini-games, como Poker e afins, com outras pessoas. O mundo explorável é o mesmo, e você joga com outros jogadores do mundo inteiro, mas vocês podem se matar e se enfrentar. No modo Friendly Free Roam, não é permitido um matar os outros, portanto, isso não irá lhe atrapalhar para realizar os objetivos que quiser. Por isso, eu aconselho que comece jogando no Friendly Free Roam, para podermos conseguir alguns troféus bem específicos, e só depois vamos para outros modos de jogo. Certo? Bem, vamos lá:

Ah, saiba de uma coisa: há Challenges específicos para o modo Multiplayer também. Eles não são necessários para a platina, porém, rendem bons pontos extras de experiência de modo geralmente simples. Como temos de chegar ao nível 50 para platinarmos o game, qualquer ponto de experiência será bem-vindo, então pode se atentar a realizar alguns Challenges, enquanto realiza os troféus convencionais. É só uma dica. Vamos aos troféus:

Posse Up! (Bronze)
Esse troféu é o mais simples de se conseguir por aqui, mas exigirá ajuda de amigos (talvez o único em que realmente precisará de ajuda). Para liberar esse troféu, precisará montar um grupo (chamado no jogo de Posse) com o total de 8 jogadores. Bem, você pode convidar pessoas para a sua posse pressionando SELECT, entrando em Players e então escolhendo Invite to Posse. Se a pessoa vai aceitar ou não são outros 500, mas a ideia é que, se você for convidando todos os jogadores que estiverem online, mais cedo ou mais tarde alguns deles irão aceitar entrar na sua Posse. Mas é claro que a melhor forma de adiantar isso é convidar amigos que você conhece, e que entrem em sua Posse. Basta ter 8 pessoas na sua Posse, e o troféu será liberado.

Have Gun Will Travel (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que completar todos os Gang Hideouts online. É muito simples, na verdade: os mesmos 8 Gang Hideouts do modo Single Player estão presentes no modo Multiplayer, só que com muito mais inimigos para matar. A questão é que esse troféu envolve conquistar os 8 Gang Hideouts na mesma seção, ou seja, de uma só leva, sem dar Quit Game, sair do modo Multiplayer ou mudar de Free Roam entre uma e outra. Portanto, dedique um tempo livre para esse troféu e vá completando os Gang Hideouts um após o outro, sem sair da sala. Se receber convites de amigos para ir para a sala deles, recuse, pois, caso contrário, irá mudar de sala e desclassificar o troféu. Você pode realizar os 8 Gang Hideouts em qualquer ordem que quiser, apenas atente-se que há um Challenge que envolve completar os Gang Hideouts em uma determinada ordem, então você pode aproveitar e usar essa mesma ordem para ir já conseguindo experiência extra. A ordem da Challenge é: Pike’s Basin, Fort Mercer, Tumbleweed, Gaptooth Breach, Tesoro Azul, Twin Rocks, Nosalida e Solomon’s Folly. De qualquer forma, completando todos os 8 Gang Hideouts, esse troféu de prata será liberado.

Enquanto tenta o troféu acima, poderá se preocupar com o troféu abaixo:

Slow On the Draw (Bronze)
Esse troféu de prata será liberado assim que realizar 10 assists em apenas um Gang Hideout. Bem, para esse troféu, precisará estar, obviamente, jogando com alguém. Não precisa ser um amigo, basta ser qualquer pessoa que esteja jogando o mesmo Gang Hideout que você. Basicamente, você pode convidar alguém para sua posse e ir para um Gang Hideout ou procurar algum Gang Hideout em que alguém esteja jogando e ir jogar lá. Se for Friendly Free Roam, melhor ainda. Bem, um assist é quando você atira em um inimigo que é morto por outra pessoa. E isso é bem simples: fique sempre perto do seu amigo, e use uma pistola de pouca potência, de preferência. Tente chegar aos locais antes do seu amigo, e atire na perna dos inimigos, para não matá-los. Assim, quando a outra pessoa atirar nesses oponentes, irá receber pouca experiência e um aviso de assist. Repita isso mais 9 vezes no mesmo Gang Hideout e esse troféu será liberado. Se terminar o Gang Hideout sem liberar esse troféu, terá de recomeçar outro Gang Hideout e fazer mais 10 assists. Assim que conseguir 10 assists em um Gang Hideout, o troféu será liberado.

Most Wanted (Bronze)
Esse troféu será um pouco mais complicado, e com certeza será importante que o realize em um Friendly Free Roam. Para liberar esse troféu, será preciso permanecer em estado de Public Enemy por 10 minutos e então fugir. Bem, isso pode ser bem complicado de se fazer naturalmente, mas há uma forma bem menos arriscada de conseguir isso. Vá para a cidade de Armadillo. Aqui chegando, vá ao saloon. Suba a escada do saloon ao segundo andar e saia para a sacada. Siga a sacada para a esquerda até o final, e então poderá escalar para o telhado do saloon através do teto baixo que encontrará ao final. Aqui em cima é o melhor point do jogo para chamar a atenção da polícia, por vários motivos: ninguém jamais conseguirá subir até aqui, os inimigos terão muita dificuldade de lhe acertar aqui em cima, e, caso se esconda atrás da placa onde está escrito “saloon” e se esconda, os inimigos não irão sequer te ver. Bem, agora é simples. Daqui do telhado, comece a atirar em todos que estiverem passando na rua. Mate civis, cavalos, e logo começará a aparecer xerifes. Mate xerifes também, e repare na contagem do preço pela sua cabeça no canto superior direito da tela. Vá matando xerifes e afins durante algum tempo, até o preço pela sua cabeça chegar a 1000 dólares. Nesse momento, você se tornará um Public Enemy, e vários inimigos virão em seu encalço. Agora, vem a parte fácil: fique parado agachado atrás da placa de “saloon” e ninguém conseguirá te atingir. Se estiver em Friendly Free Roam, nem mesmo outras pessoas conseguirão te matar aqui. Basta permanecer aqui parado durante 10 minutos (use um celular ou um site de timer online). Após 10 minutos, basta pressionar SELECT e então pressionar para ir para Outfitter. Isso será considerado “escapar”, e, se você ficou 10 minutos como Public Enemy, esse troféu deverá ser liberado agora.

Hit the Trail (Bronze)
Para liberar esse troféu, precisará ir de Blackwater até Escalera, antes do pôr do sol. É simples, mas aconselho a fazer isso em um Friendly Free Roam para evitar ser caçado por outros jogadores no percurso. Bem, o sol nasce às 6:00 AM e se põe às 6:00 PM. Não á aconselhável ficar em Blackwater direto esperando dar 6:00 AM, aconselho que fique zanzando pelo cenário até dar um horário entre 6:00 e 10:00 AM. Quando der esse horário, use algum transport para ir até Blackwater. Então, daqui de Blackwater, abra a tela de mapa e marque como destino a cidade de Escalera. Agora é só pegar o seu cavalo e seguir o percurso. O trajeto é bem longo (irá percorrer quase que a extensão total de mapa do jogo), mas deverá conseguir percorrê-lo em aproximadamente 8 a 10 minutos de tempo. No jogo, esse tempo representa de 3 a 6 horas de tempo no jogo, então é aconselhável que comece até umas 10:00 AM para ter tempo de sobra de viagem até Escalera. Não precisa se preocupar muito com atalhos ou o que for, apenas siga o trajeto estipulado pelo mapa e tente não parar para nada. Chegando em Escalera antes das 6:00 PM, esse troféu será liberado.

Bem, agora vamos para modos diferentes de jogo, ainda na parte online de Red Dead Redemption. Há mais do que apenas Free Roam no modo multiplayer. Pressione SELECT e escolha a opção Free for All Matches. Agora, irá jogar jogos específicos do tipo Free for All, ou seja, várias pessoas em arena, cada um por si. Aqui, poderá conseguir o seguinte troféu:

The Quick And Everyone Else (Prata)
Para liberar esse troféu, precisará ser o jogador a mais fazer pontos em três jogos Free for All consecutivos. Há dois modos de jogo Free for All: Shootout, que é como se fosse um Team Deathmatch, e Gold Rush. Teoricamente, você precisa ser realmente muito bom nos jogos públicos. Dos dois modos de jogo, o Gole Rush é o mais rápido. Porém, atente-se ao fato de que é um jogo Free for All, mas que outras pessoas podem ajudá-lo no mesmo time. No entanto, você deve ser o jogador a fazer mais pontos, ou seja, mesmo que seu time vença no Gold Rush, se você não for o jogador a realizar o maior número de pontos, não irá contar para o troféu. Então, esteja ciente de que o jogador que for conseguir o troféu deve realizar o maior número de pontos, não basta apenas estar na equipe vencedora. Bem, isso pode ser feito da maneira correta, tentando até conseguir... Ou pode chamar um amigo para ajudar, criarem uma sala pública em que os dois joguem e um deixar o outro vencer. Gold Rush é a melhor opção, por ser mais rápida de se vencer. Como o game é pouco jogado hoje em dia, haverá menos pessoas jogando, então, se aparecer alguém, é só dar Kick. Não deve ser uma sala privada, e sim salas públicas, não se esqueça disso. Conseguindo ser o jogador com maior número de pontos em três jogos consecutivos, conseguirá esse troféu de prata.

Agora, pressione SELECT e escolha Gang Matches, para que possamos trabalhar o troféu a seguir:

Go Team! (Prata)
Esse troféu de prata é semelhante ao troféu anterior, mas, dessa vez, não será em salas públicas de Free for All, e sim em Gang Match, ou seja, times. Tudo o que precisa ser feito é vencer 4 partidas de Gang Match consecutivas. Há 3 modalidades de Gang Match: Gang Shootout, Hold Your Own e Grab the Bag. Os times podem ser compostos por até 5 pessoas de cada lado, mas se preferir você pode se beneficiar criando salas menores. Como poucas pessoas jogam, é possível convidar um amigo e ficar um de cada lado. Então, um deixa o outro vencer 4 vezes consecutivas e pronto. Hold Your Own é o modo mais fácil e rápido de se fazer isso. Assim que seu time vencer 4 seguidas, esse troféu será liberado.

Enquanto isso, deverá conseguir liberar o troféu a seguir:

Red Dead Rockstar (Bronze)
Bem, esse pode ser um dos primeiros troféus que irá liberar no multiplayer online, na verdade, dependendo de sua sorte. Para liberá-lo, só o que precisa fazer é matar qualquer jogador que já tenha esse troféu. Como estará matando muitas e muitas pessoas no modo online, tanto nos modos Free for All como Gang Matches, muito provavelmente, mais cedo ou mais tarde, irá encontrar alguém que já tem esse troféu, e, ao matá-lo, esse troféu será liberado. Muito simples.

Bem, agora só nos resta um troféu:

How the West Was Won (Prata)
Para liberar esse troféu de prata, precisará chegar ao nível 50, o que equivale a acumular 337.110 pontos de experiência. É uma quantia incrivelmente alta a conseguir, e irá demandar uma quantidade de tempo realmente alta, algo em torno das 30 horas de jogo. Bem, não tem como evitar, então é isso mesmo. Basta jogar, jogar e jogar. Caso queira apenas se divertir, realizar os desafios e jogar partidas Free for All é a melhor forma, ou seja lá o que você mais gostar de fazer, tanto no modo Free Roam ou nas partidas casuais. Agora, se quiser ser objetivo, o que mais dá experiência no jogo é a Gang Hideout Pike’s Basin. Perfeita para ser realizada em grupos, onde todos podem se espalhar, ela rende aproximadamente 1400 pontos de experiência. Agora, se estiver sozinho, Pike’s Basin pode demorar muito, então Twin Rocks ou Solomon’s Folly podem lhe ser mais úteis, pois são bem mais rápidas (dá para terminar em dois minutos ou menos), mas rendem apenas 400 pontos de experiência por vez. Fica a seu critério, mas em bandos fica ainda melhor e mais rápido. A questão é mesmo upar, então faça do jeito que achar melhor, e já jogando por horas e horas até conseguir esse tão esperado troféu de prata.

Legend of the West (Platina)
E, por fim, aqui está a nossa tão aguardada recompensa. Depois de uma longa jogatina Single Player e uma quase tão longa jogatina no multiplayer online, nada como poder saborear mais um troféu de platina que fará parte da nossa coleção. Sinta-se orgulhoso, caubói. Parabéns por platinar Red Dead Redemption!

E então? Esse guia lhe foi útil? Comente o que acha, e nos indique um game para a seção Platinando!

14 comentários:

  1. Po me ajudou muito. Mais só que eu não ganhei o troféu "into the sunset". Mais eu já completei a última missão mais não ganhei esse troféu. Se pode da alguma dica. Vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa estranha, Romildo! Esse troféu é liberado automaticamente quando se termina a última missão do jogo, The Last Enemy that Should Be Destroyed. Não tem como evitar. Será que é algum bug? Entra em Stats e em General e veja se e Missions Completed aparece 57. Algum erro deve ter acontecido ao computar a missão.

      Espero ter ajudado. Boa sorte e volte sempre ao nosso blog!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Geraldo, eu to jogando. Meu ID é Joao_PPM.

      Add lá pra ajudar-nos nos troféus.

      Excluir
  3. Estou joganfo na edição jogo do ano com war horse e golden guns muito bom

    ResponderExcluir
  4. Cara valeu.Me ajudou muito pois o jogo todo em inglês fica difícil de decifrar algumas coisas.Ah e no troféu
    Mowing Them Down pode ser qualquer pessoa o q ficou mais tranquilo.

    ResponderExcluir
  5. Ba eu completei o jogo e até tava terminando uns troféus mas depois de ver o modo online não vai dar não.. Odeio troféu online, prefiro platina de jogos gigantes como fallout, skyrim e até ffx do que esses, mas valeu achei seu guia por acaso e foi muito bem detalhado, vou procurar de outros jogos agora

    ResponderExcluir
  6. No troféu Heading South on a white Bronco tem q cuidar pra ñ estar usando o uniforme dos Marsahall's.

    ResponderExcluir
  7. Estou com 99% do jogo completo, vi que só falta o troféu das 20 missões com o mesmo cavalo. Acho que não consigo mais os 100% pois não tem mais missão para fazer. Tem alguma dica para me ajudar? Ou só consigo os 100% começando o jogo do zero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse troféu não conta para os 100% do jogo. Veja se você possui todas as roupas, se tem todas as conquistas dos mini jogos. O troféu com o cavalo você consegue pegar começando outro jogo.

      Excluir
  8. Alguém pode me ajudar em 2 troféus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, muito bom até então o melhor guia, super recomendo, ainda faltam 2 troféus pra platina, que depende de muitas pessoas jogando, é aquele de formar um time com 8 jogadores, Valeu muiyo obrigado

      Excluir
    2. Demorou minha ID é Edu_FRANCA_37 vamos nos unir pra conseguir os troféus, falou até então!!!

      Excluir