domingo, 13 de fevereiro de 2011

Café com Games - Entrevista

A ideia do Melhor Final é apresentar o que há de melhor no mundo dos games. E, para tanto, também queremos apresentar aqueles que trabalham no universo dos blogs e fazem um bom trabalho. Inauguraremos hoje uma seção de entrevistas, no qual entrevistaremos os principais blogueiros da internet que entendem de games. Confira!

Começamos com alto estilo! Entrevistamos Vinícius Ribeiro Fernandes, administrador do site Café com Games. Todos os fãs de blogs de games conhecem e admiram o site Café com Games, cuja equipe faz um excelente trabalho. Foi um imenso prazer poder entrevistá-lo, apenas com perguntas curtas e diretas acerca do mundo dos games. Acompanhe agora a nossa entrevista:


1 - Quando foi que a paixão por games começou? Qual foi o jogo que despertou o gamer dentro de vocês?

Café com Games: Foi aos 5 anos. Um tio meu 8 anos mais velho vivia em um fliperama que pertencia a um outro tio meu, e foi "amor à primeira jogada". Meu primeiro jogo foi Mortal Kombat, de fliperama. Passei a consumir tudo que envolvia o nome Mortal Kombat na época. Comprava toneladas de revistas, fazia desenhos e evangelizava as pessoas para jogarem Mortal Kombat (risos).

2 - Quando e porque vocês decidiram dar início a um blog de games?

Café com Games: Bom, eu, o Heriberto e o Soreen nos conhecemos durante o ensino médio. Eu e o Feriberto estudamos juntos na mesma escola. Conhecemos o Soreen em uma mesa de RPG, a partir de amigos em comum. Passávamos os finais de ano fritando nuggets, tomando cerveja e falando sobre games, além das reuniões onde o assunto sempre era videogame. O heriberto e o soreen começaram a ouvir alguns podcasts de games que já existiam na época, eu particularmente nunca gostei, pois, na maioria das vezes, o assunto era como um bando de pessoas simplesmente falando de jogos. Sempre me incomodou o fato de videogames serem considerados produtos infatis, de forma geral. Poxa, eu já chorei jogando um game, já senti medo, já senti felicidade, enfim, emoções. Então, percebemos que tínhamos algo a mais pra compartilhar sobre essa mídia e sobre o que sentíamos em relação a isso, enfim, compartilhar experiências. Foi assim que nasceu o Café com Games.

3 - Quando não estão jogando e escrevendo sobre games, o que mais gostam de fazer?

Café com Games:  Trabalhamos feito loucos! O Heriberto é Motion Designer em uma agência de publicidade e sempre leva trabalho pra casa. Eu sou Web designer e professor de Web Design e de Tecnologias e Informática para Concursos Públicos, então acabo trabalhando de 10 a 12 horas por dia. Sempre que podemos, jogamos alguma coisa, e só podemos jogar mais quando entramos de férias.

4 - Na opinião de vocês, qual é a importância dos videogames para a disseminação de cultura, hoje?

Café com Games: Os games amadureceram bastante ao longo do tempo. Acredito que os games sejam uma forma de se unir conhecimento, diversão, história ou fantasia. Lembro-me de quando eu estava na quinta série e jogava freneticamente Civilization 2, um game que ensinava princípios sobre política, guerras, formas de governo e diplomacia. Era incrível usar o conhecimento que eu adquiria no game durante as aulas de história. Acredito que os jogos possuem hoje uma história mais elaborada, fazendo com que o gamer tenha uma melhor experiência de um determinado contexto histórico. Acho que conseguimos provar isso durante o nosso podcast sobre Segunda Guerra Mundial e Religião nos Games, durante uma discussão sobre Ética, Moral e Filosofia.

5 - Como vocês avaliam o mercado de games hoje em dia, no Brasil?

Café com Games: Temos muito contato com desenvolvedores do Brasil, e pelas entrevistas que fazemos, dá pra ver que a hora é agora! Hoje existem muitas ferramentas de disseminação de games que se tornam atrativas tanto para o desenvolvedor quanto para o consumidor. Sites como o humbledumble, por exemplo, possibilita que você compre um jogo independente pelo preço que você quiser pagar. Temos a Apple Store também, além de ferramentas de desenvolvimentos que facilitaram demais o desenvolvimento. Fico muito feliz com esse cenário atual, onde os formadores de opinião são a nossa geração, a geração Y, de jovens nascidos na década de 80 e 90, que absorveram essa cultura e agora podem compartilhar com os outros.

6 - Qual foi a impressão que restou em relação ao ano de 2010?

Café com Games: Foi um ano de muitos títulos bons. Starcraft 2, Mass effect, Fallout  New Vegas, Red Dead Redemption, Alan Wake, Heavy Rain, enfim... Acho que 2010 foi um ano que fortaleu ainda mais a indústria, mas acho que 2011 será ainda melhor. Eu, particularmente, estou satisfeito com 2010 e estou ainda mais entusiasmado com 2011.

7 - Qual é a expectativa de vocês para o ano de 2011?

Café com Games: Putz, estamos ansiosos por grandes títulos: The Witcher 2, Dragon Age 2, Crysis 2, o novo Tomb Raider, Diablo 3 e, claro, MORTAL KOMBAT 9! Yeah!!! Precisa dizer mais? (Risos)

É isso aí, esta foi a entrevista com Vinícius Ribeiro! Agradecimentos a toda a equipe do Café com Games, pela sua participação.

3 comentários:

  1. boa materia muito bom ter mais um pouco de contato com a historia e saber as boas novas com a galera do cafe com games que tem o melhor cast de game atual,parabens pela entrevista e quem venha mais

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Jefferson. Nós temos mais entrevistas agendadas sim, mas é surpresa. Fique atento ao nosso blog, e em breve irá conferir as novidades, aqui no Melhor Final.

    ResponderExcluir
  3. Curti bastante, e eu como colaborador fiquei muito satisfeito com a ótima entrevista.

    Já conhecia o blog antes, mas nunca o tinha visitado.

    ResponderExcluir