sábado, 4 de junho de 2011

Modern Warfare 3 é invencível? - Crônica







 


Já faz um tempo que não faço reflexões... Bem, aqui estou eu de novo para filosofar um pouquinho.

No mês de novembro desse ano teremos alguns dos mais aguardados lançamentos de 2011. Entre eles, Batman: Arkham City e Uncharted 3: Drake's Deception. Porém, esses dois games são figura pequena diante da verdadeira batalha épica que vai acontecer. Afinal, no mesmo mês, com questão de poucos dias de diferença, serão lançados Battlefield 3 e Call of Duty: Modern Warfare 3. Aí sim, o cenário gamístico vai pegar fogo. E a única pergunta que me passa pela cabeça é: quem vai ganhar, afinal?


Eu, pessoalmente, prefiro o Battlefield 3. O trailer de Battlefield 3 me convenceu mais, me chamou mais a atenção e tal. Só que o problema é: com a Activision, ninguém brinca. A franquia vem vencendo essa guerra de qual é o melhor FPS de guerra faz tempo, e o pior: de lavada. Ninguém questiona que Call of Duty é a franquia de jogos FPS de guerra mais bem sucedida de todos os tempos. Ela foi a principal responsável pelo fiasco em popularidade nos dias de hoje de Medal of Honor e de Brothers in Arms, sem citar outros exemplos. Apenas Batlefield amarga o segundo lugar. Em popularidade, a série vem praticamente sem concorrentes. Mas a Electronic Arts sabe o desafio que tem pela frente.

Em um anúncio oficial, o CEO da EA, John Riccitiello comentou a respeito do fato de competir diretamente com o novo Modern Warfare esse ano. O próprio John assumiu que será um desafio e tanto vencer CoD. Ao final da entrevista, ele disse que o novo Battlefield iria deixar CoD no chinelo. Mas a pergunta que se faz é: isso é possível?

Vamos ver um pouco mais detalhadamente o que cada um tem a oferecer.

BATTLEFIELD 3


O último jogo da franquia Battlefield foi Battlefield: Bad Company 2. O jogo vendeu cerca de 7 milhões de cópias no mundo todo, e recebeu notas altas da mídia. Sua média no Metacritic é de 88/100 nas versões para Playstation 3 e Xbox 360, e 87/100 para PC.

A EA não está nem um pouquinho disposta a deixar barato para CoD. Ela já afirmou que tem uma reserva de 100 milhões de dólares que ela pretende gastar em propaganda do jogo, e, até o momento, ela nem começou a gastar essa grana. Até o momento, ela revelou três vídeos de gameplay do jogo e um vídeo completo com os três vídeos juntos, chamados de Fault Line. Esse trailer atiçou e muito a expectativa dos fãs da série. Sem falar de umapromoção especial de pré-venda. Todos os que fizerem a pré-compra da Edição Limitada do jogo a partir de hoje ganharão de presente uma DLC chamada Back to Karkand, que possui novos mapas, veículos, armas e itens vindos de Battlefield 2.

Até o momento, Battlefield 3 possui 55.813 unidades vendidas como pré-venda, estando bem atrás de Modern Warfare 3. Mas eles pretendem virar o jogo quando começarem a campanha pesada de marketing. De qualquer forma, esse número de pré-vendas já equivale a um aumento de 700% em comparação com o jogo anterior, Battlefield - Bad Company 2.


Para mais detalhes sobre esse game, confira o nosso preview do Melhor Final, clicando aqui.

CALL OF DUTY - MODERN WARFARE 3


Call of Duty já começa a disputa com larguíssima diferença na frente. Afinal, o último game da franquia, Black Ops, é o jogo mais vendido do mundo nos EUA. Black Ops gerou um faturamento de 400.000 dólares logo no primeiro dia de lançamento. Em seis semanas, o jogo gerou um faturamento de nada menos do que um bilhão de dólares. Tudo isso graças a um eficientíssimo programa de marketing feito pela Activision. E ela anunciou que pretende fazer ainda melhor com esse jogo.Em notas, o jogo possui uma média da Metacritic de 88/100 na versão para Playstation 3, 87/100 para Xbox 360 e 81/100 para PC.

A principal ferramenta de marketing da Activision foi o anúncio, no dia 31 de maio, do serviço Call of Duty Elite. Esse serviço será uma comunidade social para que os fãs de Call of Duty possam interagir entre si, conversarem, trocarem fotos e vídeos de seus jogos, criarem grupos e participarem de campeonatos, tudo online e perfeitamente integrado com Call of Duty - Modern Warfare 3. Esse serviço tem dado bem o que falar, e promete ser lançado junto com o jogo.

Call of Duty - Modern Warfare 3 possui, até o momento, 86.707 unidades de pré-vendas, se mantendo na frente em relação ao seu concorrente direto, Battlefield 3.


Para mais detalhes sobre esse game, confira o nosso preview do Melhor Final, clicando aqui.

ENTÃO...

Por fim, CoD: MW 3 parece ser mesmo imbatível. Os especialistas em vendas de games anunciam que MW 3 venderá 25 milhões de unidades em menos de um ano, enquanto Battlefield 3 venderá cerca de 10 milhões. Tudo nos leva a crer que será uma vitória de lavada em cima de Battlefield. Mas a EA já deixou bem claro que a disputa será ferrenha, e que, tão logo a campanha de marketing de Battlefield 3 realmente comece, aí ela vai mostrar que Battlefield não veio para ficar em segundo lugar. Enquanto todas as previsões indicam MW 3 na frente mais uma vez, para delírio da Activision, alguns poucos acreditam que a EA tem sim chances de superar seu principal rival. Eu torço pela vitória da EA, hehe.

E aí, o que pensam a respeito desse tema? Esta é uma reflexão, sintam-se à vontade para dizerem o que quiser! Comentem!

2 comentários:

  1. Concordo com tudo que você disse.

    Call of Duty deixa a franquia Battlefield no chinelo em termos de marketing, mesmo a gente sabendo que nos últimos tempos o FPS da EA teve excelentes games como o esplendoro "Battlefield: Bad Company 2".

    A saga Bad Company talvez seja a mais bem-sucedida da história dos FPS da EA, e eu considero isso um fator muito positivo.

    Mas enfim ... Call of Duty construiu uma história fantástica com o passar do tempo, e investindo em games competentes e com um modo multiplayer único. Isso tendo vários estúdios produzindo diferentes versões do jogo ao longo do tempo.

    Existem praticamente pelo menos 1 CoD ao ano, isso desde 2008. Agora teremos MW3, que pelos trailers e pelo que promete nos bastidores, será o melhor CoD já produzido ... É esperar pra ver.

    Battlefield 3 promete ser o melhor FPS da história. Isso mesmo, segundo o diretor e segundo toda a equipe de produção da EA que passam de 200 funcionários ! É verdade, mais gente que na produção de um grande RPG da Square-Enix, por exemplo.

    Uma guerra maravilhosa, e só quem ganha somos nós gamers, apaixonados por FPS e por simuladores de guerra.

    Enfim ... Quem sabe um dia desses, essas mesmas produtoras ou até outras não voltem a utilizar suas ferramentas secundárias e tornem a mexer em franquias esquecidas como Medal of Honor, Black, Doom e Quake, hã ? ...

    Correndo por fora vemos vários jogos competentes, porém genéricos perante as duas principais franquias, tais como Crysis (isso mesmo, Crysis ! hahaha), BioShock, Homefront, Fallout (é, até ele), uma nova versão de Medal of Honor e Metro: 2033, que agora terá um continuação denominada Metro: Last Night.

    Vamos lá E3 2011, mostre as caras e demonstre o que nós gamers mais queremos, guerra, sangue, corrupção, ódio, violência, armas e jogos !

    Take care !

    ResponderExcluir
  2. Tudo indica que será o melhor Call of Duty da história, e também o melhor Battlefield da história. A batalha vai ser dura pra caramba, meu chapa...

    De fato, só quem tem a ganhar é a gente, mesmo. Eles que briguem por espaço e mídia entre eles. Provavelmente, vou comprar os dois mesmo, hehe.

    Mas eu ainda acho que Battlefield 3 vai se sair melhor. Apesar de toda a maré estar indicando o caminho contrário, tenho fé que a EA vai fazer um jogo melhor do que a Activision desta vez, para variar. Duvido que venda mais, mas me parece que B3 vai me surpreender mais do que MW 3.

    ResponderExcluir