sábado, 7 de setembro de 2013

Platinando Uncharted 3: Drake's Deception

Este é o nosso guia de como platinar Uncharted 3: Drake's Deception, lançado em 2011 pela Sony Computer Entertainment para Playstation 3.


Você ainda não platinou esse game e está tendo dificuldades? Tudo bem. Nós podemos lhe ajudar! Confira nosso guia Platinando Uncharted 3: Drake's Deception:

UNCHARTED 3: DRAKE'S DECEPTION

Ficha técnica:

Troféus de bronze: 43
Troféus de prata: 10
Troféus de ouro: 1
Troféus de platina: 1
Total de troféus: 55
Troféus online: 2
Tempo de jogo estimado: de 16 a 25 horas
Dificuldade estimada: 3/5 - Dificuldade Considerável
Vezes que precisa jogar o game: Apenas uma

Considerações: Olá, platinadores! Prontos para adicionarem mais uma platina para a coleção, usando as dicas aqui da coluna Platinando do blog Melhor Final? Pois bem, o jogo da vez é Uncharted 3: Drake's Deception, um dos maiores e mais aclamados games dessa geração. Conhecido por seu multiplayer viciante, o game possui diversos troféus, e nem é tão difícil assim de se platinar. Enquanto um Action-Adventure, o game fornece uma platina bem rápida: de 16 a 25 horas na média para platinar. É preciso fechar o game duas vezes, sendo que uma delas tem de ser no modo de dificuldade mais difícil, por isso a dificuldade da platina é considerável. Mas é uma platina bem aconselhável, já que é consideravelmente rápida e com muitos troféus fáceis, que só demandam algum tempo para serem conquistados. Há ainda dois troféus online, mas eles são fáceis demais e só exigem uns 10 minutos de jogatina. Bem, vamos lá, para mais um guia de platina especialmente para você:

Dicas de procedimento: Antes de desvendarmos o mistério por trás da localização de Atlantis das Areias e das aventuras secretas de Francis Drake, vale a pena se atentar para algumas recomendações úteis que lhe ajudarão a poupar horas preciosas de sua jogatina. Leia com atenção:

a) Uncharted 3 possui três modos de dificuldade disponíveis desde o começo: Easy, Normal e Hard. Ao fechar pela primeira vez, desabilitaremos a dificuldade Crushing, da qual precisamos fechar para conseguirmos liberar um determinado troféu. Pois bem. No entanto, na primeira jogatina, aconselho que escolha a dificuldade Easy. Assim, além do jogo em si ficar mais fácil, será muito mais simples adquirir diversos outros troféus, adiantando bastante nosso tempo. Depois, poderá fechar pela segunda vez na dificuldade Crushing, e dessa forma irá adquirir diversos troféus de uma só vez.

b) Há uma grande variedade de armas em Uncharted 3, e quase todas elas contam para alguns troféus. Há alguns troféus que exigem um determinado número de mortes com diversas armas do jogo. Para ir cumprindo com esses requisitos da forma mais rápida possível, aconselho que vá usando uma arma de cada vez. Assim que adquirir uma arma que sabe que gera troféu, vá usando-a o máximo que puder e matando o máximo de oponentes possível com ela, até liberar o troféu. Então, passe para outra arma, e assim por diante. Eu informarei quais armas geram troféus e a partir de quando elas aparecem. Vale lembrar que algumas armas, como os rifles sniper, aparecem poucas vezes, de modo que acabará tendo de "farmar" essas mortes, voltando várias vezes em uma determinada parte.

c) Realize headshots sem que possível. Além do tiro na cabeça ser fatal e economizar balas, será preciso realizar um total de 100 headshots no decorrer do game. Portanto, realize o máximo de headshots que puder. Jogando no Easy, você não precisa se apressar, e pode se aproximar dos inimigos e mirar calmamente na cabeça deles sem problemas.

d) Explore os cenários minuciosamente, para conseguir pegar todos os tesouros. Eu irei informar quantos tesouros há em cada capítulo, para ir acompanhando. Os tesouros se encontram em cantos ermos e de difícil acesso. Caso tenha qualquer dúvida sobre a localização de um determinado tesouro, disponibilizarei nesse guia vídeos orientando sobre a localização de cada um deles.

e) Terá de ficar atento a diversos requisitos no game. Há vários troféus para muitas coisas aparentemente babacas, como pegar um número X de armas no chão enquanto rola em sequência, ou matar um número X de inimigos em sequência sem morrer, e por aí vai. Todos esses números podem ser vistos no menu de estatísticas do jogo. Aperte START, e, dentro da opção Bônus, vá em Estatísticas. Aqui, poderá ver seu progresso em diversos troféus do jogo. Sempre acompanhe essa tela para saber quanto falta para alguns troféus, adianta bastante.

Guia: Agora, vamos aos troféus, um de cada vez, de acordo com a ordem em que aconselhamos que sejam liberados (lembre-se, não é uma ordem obrigatória, apenas recomendada):

No capítulo 1, Another Round, tem 2 tesouros. Certifique-se de encontrar os dois antes de seguir em frente para o próximo capítulo. Eu irei informar a quantidade de tesouros presentes em cada um dos capítulos do game, e há um vídeo mais adiante que indica a localização de cada um deles.

First Treasure (Bronze)
Esse com muita probabilidade será o primeiro troféu que irá liberar no game. Esse troféu é liberado assim que obter o primeiro tesouro no game. Pode ser qualquer um. Como há dois tesouros já aqui, no primeiro capítulo, tão logo adquira qualquer um desses tesouros, o troféu será liberado.

No capítulo 2, Greatness from Small Beginnings, tem 7 tesouros.

Quick Study (Bronze)
Esse troféu é um troféu não-obrigatório especial, e só pode ser adquirido aqui no capítulo 2. Você começará o capítulo no interior de um museu. O que você tem de fazer para prosseguir no game é checar o mostruário central no segundo andar. Porém, para liberar esse troféu, precisará checar todos os mostruários do museu sem ser esse que faz com que prossiga no game. Para checar um mostruário, basta se aproximar dele e pressionar para cima no direcional analógico. Cheque todos os mostruários do primeiro andar, e então cheque os mostruários do segundo andar, tomando cuidado para não checar o mostruário central por engano. Caso não tenha entendido bem o que tem de ser feito, assista o seguinte vídeo:


No capítulo 3, Second-Story Work, tem 3 tesouros.

No capítulo 4, Run to Ground, tem 6 tesouros. Para saber a localização de todos os tesouros do capítulo 1 ao capítulo 4, assista o seguinte vídeo:


Relic Finder (Bronze)
Aqui no capítulo 4, há um tesouro especial, que não conta no total de tesouros informado no menu de capítulos e não acrescenta na conta total. Trata-se de um tesouro extra, chamado de Strange Relic. E esse troféu é liberado ao adquiri-lo. Assista o vídeo abaixo para saber como consegui-lo:



No capítulo 5, London Underground, tem 4 tesouros.

Apprentice Fortune Hunter (Bronze)
Esse troféu é liberado quando tiver encontrado um total de 20 tesouros. Se veio acompanhando o guia até aqui, então deverá ter alcançado essa quantia de troféus já no capítulo 5.

Ride the Crocodile (Bronze)
Esse é um troféu especial e não-obrigatório que só pode ser adquirido aqui no capítulo 5. Para adquiri-lo, Drake deverá ficar em uma cima de um crocodilo que está pendurado perto do parapeito no segundo andar, na mesma sala em que quebrou a estátua de cabeça de alce. Parece estranho, mas é isso aí. Saindo dessa sala, suba a escada à esquerda. No segundo andar, vá para o outro lado dessa sala, onde há um mostruário com um tesouro. Daqui, se olhar no parapeito, verá a estátua de um crocodilo. Só o que precisa fazer é pular sobre o parapeito e cair sobre o crocodilo. Mesmo que só toque nele e depois caia, o troféu será liberado. Qualquer dúvida, assista o vídeo:



Ah, uma consideração a fazer: aqui no capítulo 5, começará a aparecer a arma Kal 7. É uma metralhadora de porte leve que alguns oponentes usam. Pois bem, há um troféu que exige que mate 30 oponentes usando essa arma no decorrer do game. É uma arma comum e que aparece diversas vezes, de modo que não precisará se preocupar muito com isso, mas, só por via das dúvidas, assim que adquirir uma, vá usando-a o máximo que puder. Mate o máximo de oponentes que puder com essa arma, para ir adiantando esse troféu. E ignore a escopeta de cano serrado: não há troféu para ela.

Além do mais, aqui no capítulo 5, mais especificamente na parte após o trecho em que Drake atravessa alguns trilhos de trem, será o momento perfeito para conseguir alguns troféus. Vamos a eles:

Combat Leapfrog (Prata)
Você pode adquirir esse troféu de prata agora mesmo. Ele exige que você mate 10 inimigos em sequência, intercalando as mortes em duas formas: mortes com tiros (ou seja, atirando no oponente) e mortes no mano-a-mano (ou seja, socando o oponente até matá-lo). Você precisa matar um oponente com tiros, e então outro com socos, então mais um com tiros, e outro com socos, e assim por diante sucessivamente até completar 10 mortes. Não é complicado, até porque os inimigos aparecem em sequência. Pode ser feito em qualquer momento do game, mas eu recomendo que faça isso aqui para ir adiantando o serviço. Caso não tenha entendido minha explicação, o vídeo abaixo mostra o que tem de ser feito (apesar de que ele faz no capítulo 6, e não no 5):



Bare-Knuckle Brawler (Bronze)
Esse troféu deverá ser liberado enquanto trabalha no troféu anterior. Ele exige que você tenha matado 20 inimigos com socos. Há diversos momentos no game em que Drake será obrigado a sair no mano-a-mano com os oponentes, de modo que esse troféu será liberado mais cedo ou mais tarde. Mas, seja como for, esse troféu deverá ser liberado quando trabalha no troféu anterior, ou, pelo menos, estará bem perto de liberá-lo.

Rolling Ammo Master (Prata)
Esse troféu de prata também pode ser liberado agora. Ele exige que Drake pegue uma arma no chão enquanto rola por cima dela, um total de 20 vezes e em sequência. Pois bem. Fique em um local no qual haja uma Kal 7 no chão, e você esteja equipado com a escopeta de cano serrado, ou vice-versa. Certifique-se de ter eliminado todos os inimigos do cenário. Pois bem. Agora, role sobre a arma e, enquanto estiver rolando, pressione ▲ para pegá-la. Drake irá pegar a nova arma e deixar cair a que estava segurando, no mesmo local. Repita o mesmo procedimento. Faça isso 20 vezes seguidas, no mesmo local, e o troféu será liberado. Ele pode ser feito em qualquer lugar, mas é bom já fazer isso aqui para economizar tempo. Caso se engane e faça algo errado, terá de recomeçar a contagem. Se não entendeu alguma coisa, assista o vídeo a seguir:



Não é só isso, há mais alguns troféus que podemos ir trabalhando desde já:

Headshot Expert (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que Drake conseguir matar cinco oponentes em seguida com headshots. É muito fácil, já que, se estiver jogando no Easy, Drake será bem resistente a dano, de modo que poderá ficar frente a frente com o oponente, mirar calmamente na cabeça dele e atirar. Faça isso com 5 oponentes em sequência e o troféu será liberado. Caso erre, aperte START e escolha voltar do último checkpoint para tentar novamente. Pode ser feito em qualquer parte, mas aconselho aqui mesmo. Não é difícil. Qualquer dúvida, assista o vídeo a seguir:



20 Headshots (Bronze)
Esse troféu deverá ser liberado enquanto trabalha no troféu anterior. Para liberá-lo, deverá ter matado 20 pessoas com tiros na cabeça. Se veio realizando headshots desde o começo do game, então deverá alcançar a marca de 20 headshots enquanto trabalha nesse troféu anterior. Caso contrário, não se preocupe, deverá estar próximo desse número, então continue realizando headshots até liberar esse troféu.

Só um adendo: mesmo após conseguir esse troféu, continue realizando headshots. Há um troféu que exige que mate 100 pessoas com tiros na cabeça, de modo que ainda precisará realizar muitos e muitos headshots. Portanto, continue realizando o maior número de headshots possível para ir adiantando.

30 Kills: Kal 7 (Bronze)
Esse troféu também deverá ser liberado mais cedo ou mais tarde. Ele será liberado quando conseguir matar 30 pessoas com a arma Kal 7. Se seguiu meu conselho e a utilizou constantemente (principalmente enquanto esteve trabalhando nos troféus anteriores), então já deverá ter alcançado essa marca e liberado esse troféu a essa altura. Caso contrário, deverá faltar pouco. Seja como for, use essa arma o máximo possível até liberar esse troféu, então passe para outra arma.

No capítulo 6, The Chateau, tem 9 tesouros.

Aqui no capítulo 6, aparecerão novas armas, mas a única que deverá se importar é a submetralhadora Arm Micro, que é uma arma secundária. Há um troféu para ser liberado ao matar 30 pessoas com ela, então use-a o máximo possível (após ter obtido o troféu da Kal-7, claro). Ignore as outras armas, elas não concedem troféus. Nem mesmo a AK-47, infelizmente, já que é uma das armas que mais aparecerão de agora em diante.

Ah, e nesse capítulo também aprenderá a usar granadas. Pois bem, há um troféu também para o número de pessoas que matar com as granadas MK-NDI, então também aconselho que as use com o máximo de frequência possível, de modo a ir adiantando também esse troféu.

No capítulo 7, Stay in the Light, tem 1 tesouro.

Brute Beater (Bronze)
Aqui no capítulo 7, aparecerá o primeiro Brute do jogo. Brute é um inimigo grandalhão que não possui arma, e que usa golpes físicos para atacar Drake. O primeiro Brute aparecerá na parte em que a casa está pegando fogo. Pois bem, para liberar esse troféu, não poderá tomar nenhum dano do Brute: Drake deverá contra-golpear todos os ataques dele. Na dificuldade Easy, não será difícil, pois poderá ver facilmente os momentos em que ele atacará. Basta ter calma e não ficar atacando a esmo o tempo todo. Espere ele atacar, e então, quando aparecer o aviso, pressione ▲ para contra-golpear. Fique atento e seja paciente, e contra-golpeie todos os golpes dele. Caso seja atingido, poderá optar pela opção de voltar do último checkpoint. Caso não consiga agora, não se preocupe: enfrentará diversos Brutes no decorrer do jogo, e terá muitas oportunidades de conseguir esse troféu. Qualquer dúvida, assista o vídeo:


30 Kills: Arm Micro (Bronze)
Esse troféu será liberado quando conseguir matar 30 pessoas com o Arm Micro. Se seguiu minha recomendação e vem usando a arma frequentemente desde o capítulo 6, então deverá conseguir liberar esse troféu por volta do capítulo 7 ou 8. De qualquer forma, use a arma até liberar o troféu.

No capítulo 8, The Citadel, tem 7 tesouros.

No capítulo 8, aparecerão mais duas armas que você deve se atentar: o revólver Mag 5 e a metralhadora tática G-MAL. A Mag 5 é bem rara de se encontrar, então, caso encontre uma ou pegue uma com algum oponente, certifique-se de não desperdiçar sua preciosa munição e mate o máximo de oponentes que puder com ela. Tente priorizá-la sempre que puder. Já a G-MAL aparece com maior frequência do que o Mag 5, mas também não é tão comum quanto outras metralhadoras, então tente usá-la com a maior frequência possível também. Assim, irá adiantando um troféu no futuro.

Ah, só um aviso: aqui no capítulo 8, haverá um momento em que Drake terá de usar um rifle sniper para derrotar alguns homens que estão lançando mísseis à distância. Pois bem, esse rifle sniper é o Dragon Sniper, e ele é necessário para um troféu. Essa arma não é comum de aparecer no decorrer do game, e ela não será mais realmente necessária em nenhuma parte, o que torna essa parte especificamente uma das melhores possíveis para obter esse troféu. Na verdade, você nem precisa se preocupar com isso por enquanto, já que terá mais uma jogatina pela frente, mas, caso esteja interessado em já riscar esse troféu da sua lista, vamos lá:

30 Kills: Dragon Sniper (Bronze)
Caso queira obter esse troféu rapidamente, o capítulo 8 é a melhor parte. Chegando à parte em que tem de usar a Dragon Sniper, terá de matar 5 homens ao todo para avançar no game. Pois o segredo é matar apenas 4, e então não matar o quinto. Permita que o quinto homem lhe acerte um míssil para morrer e voltar do mesmo local (ou, se preferir, pode escolher em voltar do último checkpoint). Mate mais quatro, volte e por aí vai. Repita esse procedimento diversas vezes até liberar o troféu. Simples assim.

Agora, siga em frente.

Skilled Fortune Hunter (Bronze)
Esse troféu exige que tenha encontrado 40 tesouros. Se veio acompanhando o guia até aqui, então deverá chegar a essa quantidade já nesse capítulo.

No capítulo 9, The Middle Way, tem 3 tesouros.

Ao final do capítulo 9, em uma parte externa, aparecerá pela primeira vez inimigos portando escudos de proteção. Esse momento é perfeito para que possamos conseguir alguns troféus. Para garantir que não perderá essa oportunidade, ao chegar nessa parte, aperte START e escolha Save Game. Salve o jogo em um save alternativo, só por segurança. Assim, caso cometa algum engano e avance no game, poderá escolher Load Game nesse save alternativo. Há alguns troféus que poderá conseguir aqui:

Riot Rocker (Bronze)
Esse troféu exige que você mate cinco inimigos com Riot Shield com a finalização especial. É bem simples, na verdade. Primeiramente, atire no escudo de um deles, até que eles caiam para trás. Nesse momento, corra diretamente na direção do escudo e então pressione . Se fez isso corretamente, Drake irá saltar sobre o escudo e quebrar o pescoço do cara. Essa é a finalização especial. Você precisa fazer isso cinco vezes para liberar esse troféu, mas só aparecerão dois homens com escudo aqui. Você pode ir fazendo esse troféu no decorrer do jogo ou pode escolher voltar do último checkpoint e fazer todas as cinco vezes aqui mesmo nessa parte, para ir adiantando. Assista o vídeo abaixo para entender melhor:


E tem mais! Repare que há dois guardas que ficam do lado de dentro dos muros de um castelo lançando granadas frequentemente na direção de Drake. Isso torna esse ponto muito interessante para conseguir alguns outros troféus que poderá conseguir agora:

Drop the Bomb Hotshot (Bronze)
Para liberar esse troféu, precisará atirar em um oponente no momento em que ele for jogar a granada, de modo que ele acabe derrubando a granada e se matando. Terá de fazer isso um total de cinco vezes. Há dois guardas de dentro do castelo que lançarão granadas na sua direção, de modo que poderá ir revezando entre os dois e depois voltar o checkpoint para fazer mais vezes até liberar o troféu.


Throwback (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de matar dez inimigos com granadas chutadas de volta. Quando eles lançarem uma granada em você, repare no indicativo que aparece junto à granada, e, quando aparecer o símbolo , pressione para arremessar a granada de volta. Não há como controlar especificamente a direção em que a granada será lançada, mas procure ficar de frente para os oponentes quando fizer isso, para potencializar as chances de arremessar a granada na direção correta. E torça para ela matar alguém com a explosão. Você precisará matar 10 inimigos dessa forma para liberar o troféu, então basta ir repetindo esse procedimento diversas vezes. Tente acertar o máximo possível em cada explosão para ir adiantando. Fique em cover para incentivá-los a jogar granadas. De resto, é só paciência.

Throwback Master (Bronze)
Esse troféu deverá ser liberado enquanto trabalho no troféu anterior. Para ele ser liberado, terá de matar dois inimigos em uma só explosão de uma granada que tenha sido arremessada de volta. É possível, e nem é tão difícil. Basta ficar atento, e, quando arremessarem uma granada em sua direção, torça para que ela caia entre um homem e um cara de escudo de proteção. Assim, deverá conseguir matar os dois e liberar o troféu. Se não conseguir, poderá tentar outras vezes, ou deixar para depois. Fica a seu critério.

Blindfire Marksman (Bronze)
Esse troféu não precisa ser adquirido aqui nesse capítulo, mas, se quiser, pode ir adiantando desde já. Para liberar esse troféu, precisará matar 20 inimigos atirando sem sair do cover e sem mirar. Ou seja, no chamado "tiro cego", que é quando se aperta R1 de trás de um cover sem pressionar L1 para mirar. É complicado, mas você pega o jeito. Apenas fique em um cover e saia atirando na direção dos oponentes que irá matá-los mais cedo ou mais tarde. Repita até liberar o troféu. Questão de paciência.

Bem, após adquirirmos diversos troféus, vamos em frente com o game.

No capítulo 10, Historical Research, tem 7 tesouros. Para saber a localização de todos os tesouros do capítulo 5 ao capítulo 10, assista o seguinte vídeo:


He’s Gonna Need a Sturgeon (Bronze)
Esse é um troféu especial que só pode ser adquirido aqui no capítulo 10. Haverá um momento em que Drake começará uma luta no meio de uma feira popular. Irá lutar mano-a-mano com diversos oponentes. Acontece que, se você lutar próximo à mesa central, onde estão os peixes, Drake ocasionalmente irá pegar um peixe para dar porrada nos oponentes. Para liberar esse troféu, precisará bater com o peixe três vezes. É algo bem aleatório de acontecer, mas basta ficar sempre perto da mesa de peixes que conseguirá mais cedo ou mais tarde. Caso não esteja conseguindo, certifique-se de não derrotar todos os oponentes, e escolha voltar do último checkpoint para tentar novamente. Pode repetir o quanto precisar. Caso não tenha entendido o que é para fazer, assista o seguinte vídeo:



No capítulo 11, As Above, So Below, tem 9 tesouros.

Aqui no capítulo 11, começará a aparecer a arma SAS-12. Trata-se de uma potente espingarda que é muito útil e que aparecerá com relativa frequência. Esta arma rende troféu, então use-a sempre que possível nos oponentes, enquanto alterna com as outras armas que também são necessárias, claro.


Run-and-Gunner (Bronze)
Esse troféu será liberado ao matar 20 inimigos enquanto atira sem usar o L1, ou seja, sem mirar. Não é nem um pouco difícil, principalmente usando uma espingarda poderosa, como a SAS-12, que mata instantaneamente com apenas um disparo quase sempre, contanto que esteja de perto. Só o que precisa fazer é sair correndo na direção dos inimigos e atirar neles sem mirar. Ao matar 20 pessoas assim, o troféu será liberado. Pode ser feito a qualquer momento, mas aconselho que o adiante e consiga logo aqui para poder deixar de se preocupar com esse troféu.

No capítulo 12, Abducted, tem 7 tesouros.

Bare-Knuckle Slugger (Bronze)
Esse troféu será liberado ao derrotar 50 inimigos no combate mano-a-mano. Conseguirá esse troféu mais cedo ou mais tarde, já que enfrentará diversos oponentes no mano-a-mano no decorrer do game, e terá de fazer duas jogatinas. Drake é obrigado a enfrentar diversos oponentes no combate corporal algumas vezes, e isso inclui um combate feroz no começo desse capítulo. Talvez consiga liberar esse troféu ainda no capítulo 12. Caso contrário, basta seguir em frente no game que esse troféu deverá estar perto de ser liberado. Você também pode ir adiantando o troféu derrotando inimigos no mano-a-mano durante as fases, mas não será necessário.

Adept Fortune Hunter (Bronze)
Para liberar esse troféu, precisará ter encontrado 60 tesouros. Se seguiu nosso guia até aqui, então deverá conseguir alcançar essa quantia ainda aqui, no capítulo 12.

Siga em frente. Chegará a uma parte em que Drake irá cair na água e terá de de enfrentar vários inimigos que se encontram em barcos e plataformas em cima da água, sendo que há metralhadoras montadas no local. Aqui, salve o jogo em um save alternativo, pois esse local é perfeito para conseguir na menos do que cinco troféus. Vamos a eles:

Land Shark (Bronze)
Esse troféu é liberado quando conseguir matar 20 pessoas atirando de dentro da água. É bem simples, já que há água por todos os lados nesse cenário. Quando estiver na água, Drake só poderá usar armas secundárias, como pistolas e revólveres. Mas não faz diferença: atire nos oponentes com sua arma secundária para contar como mortes da água e, ao acumular a quantia correta, o troféu será liberado.

Hangman (Bronze)
Esse troféu será liberado quando matar 20 inimigos estando pendurado ou em uma escada. É tão simples quanto o troféu anterior, na verdade. Apenas fique pendurado na borda de algum navio ou plataforma e atire nos oponentes enquanto estiver pendurado. Saiba que Drake apenas usará armas secundárias enquanto estiver pendurado, mas não tem problema. Também vale matar enquanto Drake se segura em alguma escada. Ao matar 20 pessoas assim, o troféu será liberado.

Ah, e só um adendo: aqui nesse cenário, aparecerá duas novas armas: o lança-mísseis RPG-7 e o lança-granadas M-32 Hammer. O RPG-7 é útil pois libera um troféu, já o Hammer não.

30 Kills: RPG 7 (Bronze)
Esse troféu será liberado quando conseguir matar 30 oponentes com o RPG-7. Como é um lança-mísseis extremamente potente, não é difícil matar pessoas com ele, mas o problema é que há munição bem limitada para ele. Curiosamente, aqui nessa parte é onde poderá conseguir mais munição dessa arma. Há um RPG-7 dando sopa em uma das plataformas da direita. E também há mais RPG-7 no interior de um vão secreto que fica no interior de um navio bem no canto da direita, embaixo de onde há uma metralhadora montada. Pegue o RPG-7, mate o máximo de pessoas que puder com ele, então escolha voltar do último checkpoint e repita o procedimento até liberar o troféu. Simples assim.

Alás, agora repare que há diversos barris explosivos espalhados por esse cenário, inclusive um na primeira plataforma no começo dessa parte. Isso nos leva a mais um troféu:

Pro-Pain (Bronze)
Esse troféu será liberado ao matar 10 oponentes com a explosão de barris de propano. É bem simples, já que esses barris foram feitos para serem explodidos. Drake pode pegar esses barris e arremessá-los na direção dos oponentes, potencializando as chances de matar mais de um por vez. Basta ir usando os barris de propano nessa área, e, após acabarem, volte o checkpoint e faça mais até liberar o troféu.

30 Kills: G-Mal (Bronze)
Esse troféu será liberado ao matar 30 oponentes usando a metralhadora G-Mal. Como irá matar muitos oponentes aqui, e como a G-Mal aparece bastante nessa parte, deverá conseguir liberar esse troféu ainda no capítulo 12 (isso é, se veio usando a arma desde então). Enquanto trabalha nos troféus anteriores, deverá conseguir esse troféu também, à essa altura.

No capítulo 13, Rough Seas, tem 3 tesouros.

Expert Ninja (Prata)
Esse troféu de prata é liberado quando conseguir matar 5 inimigos em sequência sem ser detectado, ou seja, no stealth. Há algumas poucas partes em que isso é possível, mas a parte em que é mais fácil, sem dúvida, é aqui no comecinho do capítulo 13. Drake estará em algumas plataformas, e há cinco homens no local. Se for rápido, conseguirá pegar os 5 no stealth sem ser visto. Assim que fazer isso, o troféu de prata será liberado. Para saber como fazer isso, assista o vídeo abaixo:



Master Ninja (Bronze)
Nesse mesmo local, poderá conseguir mais um troféu. Esse troféu exige que mate um total de 50 oponentes no stealth. Não é difícil, já que matar oponentes discretamente é um tanto comum, mas ele pode ser facilmente obtido aqui nesse capítulo, na mesma parte do troféu anterior. Faça a mesma coisa que fez no troféu anterior, só que, ao invés de matar os cinco oponentes (o que causa um checkpoint obrigatório), mate apenas quatro, e então escolha voltar do último checkpoint. Então, mate mais quatro e volte outra vez, e assim sucessivamente até conseguir chegar à marca de 50 mortes stealth e liberar o troféu.

Ah, só um aviso também: aqui nesse capítulo, começará a aparecer uma arma muito útil e especial: o revólver Tau Sniper. Apenas do nome "sniper", trata-se de um revólver muito poderoso, capaz de matar com um disparo, e que ainda conta com uma mira telescópica para maior precisão. Essa arma conta para um troféu, então é bom começar a usá-la sempre que der a partir de agora. Essa arma é bem rara de se achar, e possui pouca munição. Sendo assim, talvez seja bom se preocupar com o troféu:

30 Kills: Tau Sniper (Bronze)
Para liberar esse troféu, precisará matar 30 pessoas com a Tau Sniper. Como eu disse, ela é bem rara de se encontrar, apesar de ser muito útil, de modo que talvez seja bom dedicar algum tempo a ela. Caso queira conseguir esse troféu o mais rápido possível, um excelente local é aqui, no capítulo 13. Use-a para matar 4 dos 5 oponentes presentes na área, então volte o checkpoint e mate mais 4. Repita o procedimento até liberar o troféu. Não é bem necessário, mas pode ser feito para ir adiantando.

No capítulo 14, Cruisin' for a Bruisin', tem 9 tesouros.

No capítulo 14, na área dos contêineres, terá uma chance de ouro. Chegando a essa parte, em um determinado momento, aparecerá um oponente gigantesco com uma armadura aparentemente impenetrável. Não tente alvejar esse homem com munição comum. Espere um pouco, e aparecerá um oponente com M-32 Hammer do alto de uma plataforma. Mate-o, pegue a M-32 Hammer e então mate o grandão com essa arma. Assim, poderá pegar a arma do grandão, que é a hiper-rara PAK 80, a metralhadora de assalto mais poderosa e mais brutal de todo o game. Ela é realmente mortífera, matando com apenas um disparo. E há troféu para ela também:

30 Kills: PAK-80 (Bronze)
Esse troféu é liberado quando matar 30 pessoas com a PAK-80. Acontece que a PAK-80 é a arma mais rara do jogo, e aparecerá em raríssimas ocasiões. O melhor ponto para conseguir esse troféu é aqui mesmo, após matar o grandão. Pegue a PAK-80 e mate todos os oponentes que aparecerem em seguida, mas deixe um vivo. Deve deixar um vivo porque, se matar todos, dará checkpoint. Assim, ao deixar um vivo, poderá dar restart checkpoint e recomeçar. Terá de matar o grandão de novo, da mesma forma que antes, então pegar o PAK-80 e repetir o procedimento. Faça isso aqui até liberar esse troféu.

Marco Solo (Bronze)
Esse é um troféu especial que só pode ser adquirido aqui no capítulo 14. Avançando no capítulo, chegará a um cenário no qual há uma piscina no deck do navio. Entre nessa piscina e fique aqui. Drake irá começar a falar sozinho, chamando por Marco. Apenas fique alguns poucos segundos aqui na piscina, e esse troféu será liberado. Bem simples, na verdade. Qualquer dúvida, é só ver o vídeo:



No capítulo 15, Sink or Swim, tem 1 tesouro. Para saber a localização de todos os tesouros do capítulo 11 ao capítulo 15, assista o seguinte vídeo:


No capítulo 16, One Shot at This, tem 3 tesouros.

Expert Fortune Hunter (Bronze)
Esse troféu é liberado quando tiver encontrado um total de 80 tesouros. Se veio seguindo meu guia corretamente até aqui, então deverá ter encontrado mais de 80 tesouros a essa altura. Esse troféu deverá ser liberado aqui no capítulo 16.

Também há uma parte aqui que é interessante para alguns troféus. Há um momento em que Drake deverá atirar em três fechaduras que abrem um portão. Logo em seguida, um carro aparece por trás de Drake, contendo vários oponentes. Salve o jogo em um save alternativo aqui, pois esse momento é perfeito para que consigamos alguns troféus:

Grenade Hangman (Bronze)
Esse troféu é liberado quando você matar 10 inimigos jogando granadas estando pendurado. Bem, realmente é algo incomum, mas podemos conseguir facilmente aqui. Repare que, ao lado de Drake, há uma caixa no qual ele pode ficar pendurado. Pois bem. Daqui, arremesse uma granada na direção dos homens que saem do carro que se aproxima. Depois, volte o checkpoint e repita o procedimento. Mais cedo ou mais tarde, conseguirá liberar esse troféu facilmente aqui.

Dyno-Might Master (Prata)
Esse troféu de prata é liberado quando matamos quatro inimigos com uma só explosão. E esse capítulo 16 tem o momento perfeito. Quando o carro trazendo os soldados estacionar, corra para a parte de trás dele e prepare a granada. A porta de trás do carro vai se abrir e vão descer exatamente quatro soldados de lá. Se você acertar o tempo exato, conseguirá lançar a granada a ela irá matar os quatro soldados de uma só vez. Não é fácil acertar o tempo exato, sem ser cedo ou tarde demais, mas poderá voltar o checkpoint quantas vezes quiser até conseguir. É só se basear no vídeo abaixo:


30 Kills: Mk-NDI (Bronze)
Esse troféu é liberado quando matar 30 pessoas usando granadas Mk-NDI. Se você veio usando regularmente as granadas, então esse troféu já deverá ter sido liberado. Agora, se não veio usando frequentemente, esse é o momento ideal para fazê-lo. Basta repetir esse procedimento de matar quatro soldados de uma só vez quantas vezes achar necessário, até liberar o troféu.

30 Kills: SAS 12 (Bronze)
Esse troféu é liberado quando matar 30 inimigos com a SAS-12. Se você veio usando essa arma com alguma frequência desde o capítulo 11, então deverá já ter alcançado essa marca. Se não, esse capítulo é perfeito para conseguir isso, pois essa arma aparece bem regularmente, e há muitos inimigos que aparecem em sequência. Basta meter bala sem dó nele e esse troféu deverá ser liberado ainda nesse capítulo. Senão, deverá faltar bem pouco.

Agora siga em frente com o jogo.

Capítulo 17, Stowaway, nenhum tesouro.

No capítulo 18, The Rub'al Khali, tem 1 tesouro.

No capítulo 19, The Settlement, tem 8 tesouros.

No capítulo 19, começarão a aparecer a metralhadora de assalto M-9. Essa é uma excelente arma, e aparecerá bem frequentemente a partir de agora. Ela conta para um troféu, então não perca tempo e comece a usá-la da forma mais frequente possível.

Aliás, esse capítulo 19 é simplesmente perfeito para diversos troféus. Haverá um momento, após subir um trecho de terra, em que Drake terá de enfrentar diversos inimigos, que aparecerão em sequência, sendo que um é daqueles com armadura, outro é sniper, outro lança mísseis e outro usa escudo. Enfim, essa parte será importante para diversos troféus, então, salve o jogo em um save alternativo aqui.

Primeiramente, saiba que esse sniper que mata assim que sobe esse monte de terra possui um rifle sniper chamado T-Bolt Sniper. Essa arma é rara de aparecer, e ela contribui para um troféu. Vamos a ele:

30 Kills: T-Bolt Sniper (Bronze)
Esse troféu exige que mate 30 pessoas usando o T-Bolt Sniper. Não tem muita escolha. Já que essa arma aparece apenas em determinados locais, pode ser difícil conseguir alcançar esse número naturalmente, então podemos farmar esse número. Simplesmente pegue a T-Bolt Sniper com o homem morto e mate o máximo possível de pessoas, até acabar a munição da arma. Então, volte o checkpoint e repita o procedimento. Faça isso até liberar o troféu, e aí não precisa mais se preocupar com essa arma.

Bem, agora as coisas começam a complicar. Há diversos troféus que podemos trabalhar aqui, e podemos até ir adiantando vários deles ao mesmo tempo, só que é preciso prestar muita atenção em alguns quesitos, para que funcione corretamente. Vamos lá:

Vamos começar a trabalhar aqui em um troféu que exige que matemos 75 inimigos sem morrer. É extremamente complicado conseguir esse troféu naturalmente, mas há umas dicas que podemos seguir para consegui-lo de forma fácil (apesar de demorada). Primeiramente, salve o jogo em um save alternativo. Então, saia matando os oponentes que forem aparecendo nesse cenário. Mate quase todos, mas certifique-se de deixar pelo menos uma pessoa viva (de preferência, deixe o homem de armadura, já que ele demora mais para morrer e você não precisa perder tempo tentando matá-lo, podendo se preocupar com os outros em volta). Certo. Agora vem o porém: você não pode escolher em voltar o checkpoint, pois, se fizer isso, irá resetar a contagem. Para funcionar, você tem de salvar o jogo novamente (o que irá salvar as estatísticas de morte em sequência no sistema) e então escolher Load Game. Demora mais e é muito chato, mas tem de ser feito. Então, ao dar Load Game, mate mais oponentes, deixe um vivo, salve o jogo e dê Load Game novamente, e assim sucessivamente. Lembre-se que não pode morrer! Se você morrer por qualquer motivo, não permita que o jogo recomece sozinho, e imediatamente aperte START e escolha Load Game no seu save alternativo. Lembre-se de ir fazendo isso.

E, enquanto acumula as 75 mortes sem morrer, vamos aproveitar para ir trabalhando em outros troféus nesse meio tempo. Outro troféu que poderá já ir adiantando é um que exige que você mate 50 inimigos sem auto-recarregar. Ou seja, deverá matar 50 inimigos sem deixar que as balas do pente acabem e Drake acabe auto-recarregando. Você pode recarregar manualmente, só não pode é deixar que a munição acabe e Drake tenha que recarregar sozinho. Por isso, dê preferência para armas com várias balas no pente, e fique atento. De preferência, recarregue manualmente após matar cada oponente, só por segurança.

Agora, com essas recomendações em mente, vamos a alguns troféus:

Side Arm Master (Bronze)
Esse troféu exige que você mate 50 pessoas em sequência usando apenas armas secundárias, ou seja, pistolas, submetralhadoras e revólveres. Ou seja, não poderá matar ninguém com uma arma primária nesse meio tempo, ou seja, metralhadoras de assalto, rifles sniper ou espingardas, ou irá reiniciar a conta e terá de recomeçar a matar todos novamente com armas secundárias. Você pode fazer isso em qualquer lugar, mas aqui no capítulo 19 é a parte ideal, pois diversos inimigos aparecem em sequência e em um curto espaço de tempo. Basta ir voltando o checkpoint (ou dando Load Game, já que estará trabalhando no troféu das mortes em sequência) e repetindo quantas vezes for necessário. Não é difícil, apenas irá demandar algum tempo.

E, já que está fazendo isso, você pode aproveitar isso para já ir conseguindo alguns troféus de outras armas, como, por exemplo, a Arm Micro, a Tau Sniper ou quaisquer outras armas secundárias que possa ter no momento. Já que ficará aqui por um tempo só matando inimigos com armas secundárias, porque não aproveitar, não é mesmo? Além do mais, é um momento ideal para ir trabalhando o troféu de uma arma secundária que não aparece muito frequentemente no jogo: a Mag 5.

30 Kills: Mag 5 (Bronze)
Esse troféu exige que mate 30 pessoas com a Mag 5. Ela não aparece muito no jogo, mas aqui no capítulo 19, bem na parte indicada nos troféus acima, há uma Mag 5 jogada no chão atrás de um bloco de pedra no canto, perto da parede, descendo o monte de terra. Se ainda não conseguiu o troféu dessa arma (o que é bem provável, na verdade), pegue-a e use-a para ir matando os oponentes. Então, quando a munição acabar, escolha voltar o checkpoint e pegue-a novamente. Repita o procedimento até conseguir liberar esse troféu, e já vá trabalhando no troféu anterior em conjunto com esse para ir adiantando o tempo.

Bem, após esse troféu, há diversos outros troféus que podemos ir trabalhando aqui. O próximo é bem chato, na verdade:

Reload Master (Prata)
Esse troféu de prata é liberado quando conseguir matar 50 inimigos sem usar auto-recarregar. Ou seja, você nunca poderá deixar a arma esgotar seu limite de balas do pente. Você pode recarregar a arma manualmente, no entanto. Eu já expliquei anteriormente como funciona. Se você já veio fazendo isso enquanto trabalhava no troféu Side Arm Master, deverá já ter alcançado a marca de 50 mortes na contagem. Se teve o cuidado de ir fazendo tudo sem permitir que a arma descarregasse, então deverá já ter conseguido esses dois troféus ao mesmo tempo. Caso contrário, deverá faltar bem pouco.

Vamos a mais um troféu:

Survivor (Prata)
Esse troféu de prata é liberado quando conseguir matar 75 inimigos em sequência, sem morrer. Eu já orientei anteriormente sobre o que pode fazer para ir adiantando esse troféu. Basta ir salvando o jogo periodicamente e dando Load Game antes de matar todos os oponentes e caso venha a morrer por qualquer motivo (jamais use Restart Checkpoint, ou irá resetar a contagem de inimigos). Se veio fazendo isso corretamente enquanto trabalhava nos troféus Side Arm Master e Reload Master, então já deverá ter pelo menos 50 mortes contabilizadas. Você pode conferir o número exato no menu de estatísticas. Basta apenas conseguir as mortes restantes para liberar esse troféu, sendo assim, é questão de tempo.

Enquanto isso, porque não aproveitar e trabalhar em mais um troféu?

30 Kills: M9 (Bronze)
Esse troféu é liberado quando conseguir 30 mortes com a M9. Já que está trabalhando no troféu Survivor e deverá ainda precisar contabilizar mais algumas mortes, pode aproveitar e matar dois coelhos com uma cajadada só, matando os inimigos restantes com a M9 e já liberando esses dois troféus ao mesmo tempo. Basta usá-la nos inimigos e tomar cuidado para não morrer.

Bem, após passar tanto tempo aqui mesmo nessa parte, para liberar todos esses troféus, finalmente vamos embora. Siga em frente com o game.

Capítulo 20, Caravan, nenhum tesouro.

Truck Brawler (Bronze)
Esse troféu é especial e só pode ser adquirido no capítulo 20. Para liberá-lo, é preciso derrotar 10 oponentes em cima dos caminhões com ataques físicos. Aqui, haverá diversos caminhões, cada qual com um oponente em cima. Drake deve ir até cada caminhão e derrotar o oponente em cima com socos. Não o mate com tiros, e sim com golpes mano-a-mano. Depois, volte para o cavalo, parta para outro caminho e faça a mesma coisa. É preciso fazer isso 10 vezes para liberar o troféu. Se preferir, pode voltar o checkpoint e fazer várias vezes, até liberar o troféu. Qualquer dúvida, é só assistir o seguinte vídeo:


No capítulo 21, The Atlantis of the Sands, tem 8 tesouros.

100 Headshots (Prata)
Esse troféu será liberado quando realizar 100 headshots. Se veio se concentrando em realizar o maior número possível de headshots desde o começo do game, então já deverá ter alcançado essa quantia faz tempo. No entanto, é uma quantia acumulativa, ou seja, mesmo que não tenha conseguido até agora, saiba que ainda terá uma segunda jogatina pela frente. Apenas não se esqueça de ir realizando headshots sempre que possível. Além de útil, rende troféu, então não deixe isso de lado.

No capítulo 22, The Dreamers of the Day, tem 2 tesouros. Para saber a localização de todos os tesouros do capítulo 16 ao capítulo 22, assista o seguinte vídeo:


Master Fortune Hunter (Prata)
Esse troféu de prata é liberado quando conseguir encontrar todos os 100 tesouros do game. Na verdade, se pegou o Strange Relic do capítulo 4, o qual conta como tesouro mas não contabiliza no total, então basta que encontre outros 99 tesouros. Seja como for, se pegou todos os tesouros do game até aqui, então ao coletar qualquer tesouro aqui do capítulo 22, esse troféu será liberado. Se veio seguindo o guia até aqui, e acompanhou os vídeos que informam a localização de todos os tesouros do game, então já deverá ter encontrado todos os tesouros e deverá ter 101 (contando com o Strange Relic).

Bem, agora é só fechar o game!

Charted! – Easy (Bronze)
Esse troféu é liberado ao se fechar o game na dificuldade Easy. Se você seguiu a minha recomendação inicial e fechou o game na dificuldade Easy, então esse deverá ter sido o troféu que irá liberar ao fechar o game.

Bem, uma jogatina já foi, assim como a grande maioria dos troféus do game, isso é, se fez tudo certinho como foi apontado nesse guia. Agora, falta apenas mais uma jogatina, que é a da dificuldade Crushing. Ao fechar o game uma vez, independentemente da dificuldade, irá desbloquear uma nova dificuldade, a Crushing.

A dificuldade Crushing é a maior dificuldade do game, e a diferença dela para o Easy é brutal. Na dificuldade Crushing, Drake morrerá com poucos tiros, sendo extremamente importante a cautela e bons reflexos durante os combates. Sua habilidade ao controle será colocada à prova, e prepare-se para morrer muito antes de pegar o jeito. Mas não é difícil. E vale troféu, então terá de fazê-o. Respire fundo e tenha paciência. Não precisa ter pressa, concentre-se e pense antes de agir em todos os momentos. Saiba usar o cenário a seu favor, tenha calma e compreenda que é realmente difícil, mas não impossível. Veja pelo lado positivo: não precisa se concentrar em mais nada, em nenhum outro troféu no caminho, a menos que tenha deixado algum para trás, claro. Nem precisa se preocupar com tesouros ou algo do tipo. Apenas siga em frente e vá avançando aos poucos. Encare cada capítulo como um desafio, e vá avançando desafio após desafio. Quando pegar o jeito, verá que nem é tão difícil quanto parece a princípio.

Ao conseguir fechar o game pela segunda vez na dificuldade Crushing, novos troféus:


Charted! – Crushing (Ouro)
Esse troféu de ouro, o único em todo o game, será a nossa recompensa por conseguirmos fechar o jogo na dificuldade Crushing. Parabéns, objetivo concluído!

Charted! – Normal (Prata)
Esse troféu de prata é liberado ao fechar o game na dificuldade Normal ou superior. Ao fechar na dificuldade Crushing, esse troféu deverá ser liberado de bônus.

Charted! – Hard (Prata)
Esse troféu de prata é liberado ao fechar o game na dificuldade Hard ou superior. Ao fechar na dificuldade Crushing, esse troféu deverá ser liberado de bônus.

Após conseguir esses troféus, então todos os troféus do modo single-player foram liberados. Certifique-se de não ter deixado algum troféu para trás, principalmente os de "30 mortes com alguma arma". Então, será a vez de encerrarmos as atividades no modo single-player e partirmos para os troféus online e multiplayer. Não se preocupe, não será demorado!

Comece criando seu personagem e definido suas armas e habilidades. Agora, saiba que há dois modos de jogo online: o cooperativo, no qual várias pessoas se ajudam em algumas missões, e o modo competitivo, no qual os jogadores se enfrentam. Terá de jogar uma partida em cada modo. Comece jogando uma partida no modo cooperativo. Não importa o estilo de jogo, nem o cenário, basta que seja um jogo cooperativo.

Buddy System (Bronze)

Esse troféu será liberado quando conseguir completar um game no modo cooperativo. Não precisa nem vencer a partida, ou ser o melhor da equipe, ou qualquer coisa assim. Apenas completando uma partida no modo cooperativo, esse troféu será liberado. Simples assim.

Bem, agora jogue um jogo competitivo.

Thrillseeker (Bronze)
Esse troféu será liberado quando conseguir completar um game no modo competitivo. Assim como o troféu anterior, não importa o local, o modo, as regras e nem o desempenho. Mesmo que seja o pior de sua equipe, ainda conseguirá liberar o troféu apenas por concluir uma partida no modo competitivo.

Platinum (Platina)
Por fim, esse troféu será o nosso grand-finale. Ao conseguir liberar todos os troféus do game, esse troféu de platina tão querido será liberado. Parabéns, você platinou Uncharted 3: Drake's Fortune!

E então? Esse guia lhe foi útil? Comente o que acha, e nos indique um game para a seção Platinando!

12 comentários:

  1. ótimo, muuuito bom todos esses guias de platina, estão me ajudando demais... quais serão os próximos jogos? posso deixar sugestões? que tal Resident Evil 6, Batman Arkham City ou Star Wars: The Force Unleashed? abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa vida, anônimo, que bom que esteja gostando dos nossos guias de platina! O próximo guia de platina que está sendo preparado no momento é do game Mass Effect. Já está quase pronto.

      Tenho diversos guias em mente, como LittleBigPlanet e Gran Turismo 5. Mas é claro que eu aceito sugestões, e essas sugestões me ajudam a definir quais serão os próximos guias. Resident Evil 6, Batman: Arkham City e Star Wars: The Force Unleashed são excelentes sugestões e vou anotá-las aqui para prepará-las o quanto antes. Assim que estiverem prontas eu publico no blog, ok?

      Obrigado e volte sempre!

      Excluir
    2. ok, muito obrigado! E parabéns pelo blog como um todo, é um dos únicos que eu realmente acompanho... esperarei ansiosamente pelos guias

      Excluir
  2. Caramba! Vocês São Feras! Ajudando Demais. Parabéns, E.... Mantenha O Blog Sempre No Ar! Rsrsrs Dependemos De Vocês..... Rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios, anônimo! Que bom que estamos ajudando. Volte sempre ao nosso blog.

      Excluir
  3. Sugestão anotada, Heidson. Trata-se de um game que já joguei mas nunca peguei para platinar. Assim que terminar alguns jogos que tenho em mente aqui, platinarei Binary Domain e prepararei um guia de platina para auxiliar vocês.

    ResponderExcluir
  4. Mais uma platina, valeu... e o U2: Among Thieves sairá quando ? att e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está usando o blog para adicionar vários troféus à sua coleção, hein? hehehe, É isso aí, boa sorte, e use nossos guias sempre que quiser aquela força!

      Então, quanto ao Uncharted 2... Bem, assim que eu conseguir o jogo em si, eu platino e faço o guia para vocês! Por enquanto, ficarei devendo, mas vou providenciar logo!

      Excluir
    2. Sim claro meu parceiro, faz ai o do watch dogs pro ps4 ? rsrs
      e se o problema do U2 for o jogo, se tu for do RJ eu te arranjo ele em PT depois tu me devolve ;D

      Excluir
    3. Sou de Santos, SP, Raian, mas obrigado pela oferta, kkkk.

      Watch Dogs eu tenho muita vontade de jogar, mas ainda não comprei também. Está na minha lista de prioridades, assim que conseguir irei tentar platinar e farei um guia bem legal pra vocês. ^^

      Excluir
  5. Tá incompleto o guia de troféus. Falta os troféus online. São muito mais que dois

    ResponderExcluir