sábado, 10 de maio de 2014

LittleBigPlanet Karting - Análise

Esta é a análise de LittleBigPlanet Karting, lançado pela Sony Computer Entertainment em 2012 para o Playstation 3.

LBP Karting Cover.jpg

Introdução

Os bonequinhos carismáticos de LittleBigPlanet têm sido um sucesso estrondoso desde 2008, quando vieram ao mundo pela mente criativa do pessoal do estúdio Media Molecule. E foi a partir do lançamento do segundo game, em 2011, que a Sony decidiu investir para transformar a marca em uma das mais bem sucedidas franquias exclusivas do Playstation 3. Disposta a não deixar a peteca cair, a Media Molecule teve a ideia de criar um game de corrida de karts usando o nome da franquia para promover. O desenvolvimento do game ficou a cargo da United Front Games, mas a supervisão direta era feita sempre pela Media Molecule. Com o mesmo estilo conhecido da franquia, muita liberdade de criação e diversão de sobra, o game foi lançado no final de 2012, mas logo começaram as óbvias comparações com Mario Kart. Seria LittleBigPlanet Karting apenas mais um jogo de kart que iria desfrutar do sucesso de um gênero que se popularizou com a série do encanador da Nintendo? É o que veremos no decorrer dessa análise:

LITTLEBIGPLANET KARTING


Informações técnicas

Publicado por: Sony Computer Entertainment
Desenvolvido por: United Front Games
Gênero: Racing
Diretor: William Ho
Plataforma: Playstation 3
Data de lançamento: 6 de novembro de 2012
Faixa etária: Teen

Trilha-sonora da análise

Enquanto lê a nossa análise, que tal escutar o áudio que separamos mais abaixo?


Música tema do jogo.

Sobre a história (contém spoilers)

A história de LittleBigPlanet Karting não é tão criativa quanto a dos games originais da série, o que é de se imaginar, lembrando que se trata de um jogo de kart. Mais uma vez, o game se passa na universo das ideias, uma espécie de "mundo da imaginação", onde tudo é possível e basta se pensar em algo para que ele aconteça e se torne realidade. E, mais uma vez, o protagonista é o nosso querido Sackboy:


Sackboy é um boneco de pano, que possui vida própria e personalidade, mas que foi feito para representar integralmente o jogador, não só em movimentos como em estado de espírito. O mesmo protagonista de todos os outros games da franquia LittleBigPlanet, e pronto para uma nova aventura.

Sackboy estava feliz em seu espacinho na Imagisfera (Craftworld) quando ele começou a dar falta de alguns itens. Não demorou para que ele percebesse que havia pessoas maldosas roubando tudo o que existia. Eles estavam roubando a criatividade e as ideias das pessoas, deixando a Imagisfera sem graça e totalmente monótoma. Esses terríveis vilões são conhecidos como Hoard.


Os Hoards são semelhantes aos Sackboys, também são feitos de pano e espuma, porém possuem feições maldosas e expressões malignas. Além de cores coloridas demais e totalmente fora de moda.

Sackboy teria de impedi-los, como fez anteriormente. O problema é que os Hoard usam velozes e poderosos karts, e com isso se tornam imunes ao alcance dos Sackboys. Mais do que isso, eles competem entre si em acirradas corridas de kart. E foi aí que Sackboy teve uma grande ideia (que logo se tornou realidade, como tudo em Imagisfera): vencê-los em seu próprio jogo! Sackboy agora possui a missão de salvar o mundo da imagisfera usando seu próprio kart.

Sackboy então vai passando por uma série de desafios e campeonatos, nos mais diferentes cenários da Imagisfera, revendo diversos personagens famosos de games anteriores da série, como Victoria Von Bathysphere, Clive Handforth e Avalon Centrifuge. Até que, após muitas aventuras e campeonatos, Sackboy consegue se encontrar com o grande e asqueroso Trash Monster.

O Trash Monster é para onde os Hoards estavam levando todas as ideias e toda a criatividade que eles estavam roubando. Após Sackboy finalmente derrotar Trash Monster, então finalmente toda a criatividade voltará para a Imagisfera. E assim, mais uma vez, Sackboy salvou o dia!

E essa foi a história de LittleBigPlanet Karting. Espero que tenham gostado!

Sobre o jogo

LittleBigPlanet Karting é um game de corrida ambientado integralmente dentro do universo fantástico e colorido de LittleBigPlanet. O game original ficou famoso também pelo seu excelente trabalho artístico, quanto pelo total apelo à customização e interação com o cenário. Bem, e sua versão de kart não poderia ser diferente. O game retrata fielmente todos os aspectos do game original em um jogo de corrida. Tão descolado, infantil e divertido quanto.
Quando a United Front Games, desenvolvedora por trás de ModNation Racers, um game de corrida também inteiramente customizável lançado em 2010, recebeu o convite da Media Molecule para fazer um game de kart da série, ela aceitou na hora. Até porque o grosso da produção já estava pronto: LittleBigPlanet possui o mesmo engine do ModNation Racers. Apenas recebeu um polimento no visual (são mais de dois anos de diferença entre um e outro), e fez uma outra alteração. A engine já estava pronta, bastavam alguns retoques e pronto.
As comparações que podem ser realizadas devem ser feitas com ModNation Racers. Não adianta esperar do game todo o trabalho estético, artístico e criativo que foi dado pelo Media Molecule nos games anteriores: a desenvolvedora é outra, a pegada é bem diferente e o game apresenta uma boa distância na qualidade entre os games normais da série e essa versão de kart. Comparando com ModNation Racers, o game apresenta pontos positivos e também alguns negativos, que irei explanar em breve. Também não vem em questão comparar com outros games que deram início a essa onda de kart, como Mario Kart, por exemplo... É claro que se trata de uma tentativa gritante de ganhar dinheiro levando a franquia a gêneros desconhecidos e aproveitando-se do sucesso de outros games. Mas isso não vem ao caso agora.
Como qualquer jogo de corrida, a ideia é simplesmente chegar em primeiro. As pistas são simples e repletas de curvas e obstáculos diversos. O corredor deve se manter atento para desviar dos buracos e dos mais diversos obstáculos, ao mesmo tempo em que tem de ultrapassar os adversários. Há atalhos a serem pegos, alguns deles em locais de mais difícil acesso, que podem levar a economizar bons segundos de corrida.
Para correr, os movimentos são o mais simples possível. Basta correr e frear, mas, para incrementar um pouco mais a disputa, é possível realizar drifts que carregam uma energia que se transforma em turbos, os quais pode usar para ultrapassar seus adversários.
E é claro que não poderiam faltar as armas. Afinal, todos os jogos de corrida de karts pós-Mario Kart têm que ter algumas armas ou vantagens para tornar as disputas mais divertidas e competitivas. Não podia ser diferente com LittleBigPlanet Karting. A seleção de armas aqui é a habitual que estamos acostumados a encontrar nos jogos do gênero. Há os bons e velhos mísseis teleguiados, projéteis fixos que vão sempre para a frente, minas para deixar como obstáculos para os adversários, uma arma que visa sempre o primeiro colocado no momento... Enfim, nada que não tenhamos visto ainda. Até mesmo o modo de coletá-las é o mesmo de sempre: através de caixas espalhadas pelo cenário.
Assim como as armas, há power-ups. Podemos alcançar maior velocidade temporariamente, nos teleportar para um ponto à frente, destruir todos ao nosso redor ou mesmo adquirir um escudo protetor contra as armas dos oponentes. O uso de power-ups é feito do mesmo modo que o uso de armas, com o mesmo botão, e são adquiridos exatamente da mesma forma.
Para se defender das armas adversárias, o game possui um modo de defesa interessante. Quando uma arma disparada por um oponente estiver se aproximando, aparecerá um aviso na tela indicando o perigo iminente. Então, nesse momento o jogador pode disparar qualquer arma que tenha para trás, segurando para trás, para poder abater a arma antes que ela atinja seu personagem. Fazer isso gasta o item na hora, mas é muito importante quando se quer manter a dianteira, por exemplo, e tomar alguma arma o deixaria realmente prejudicado. Apenas não é tão bom do ponto de vista prático, pois ter que pressionar para trás pode ser um pouco desengonçado em algumas partes, como por exemplo quando estiver fazendo curvas, ou algo do tipo. Usar power-ups também funciona para destruir a arma inimiga.
O uso de armas para tomar vantagens nas corridas é algo típico e natural. E, da mesma forma como outros games de kart, LittleBigPlanet Karting também possui um modo de combate em arenas, no qual a colocação e a corrida dão lugar a uma mera disputa de pontos no sistema de "quem atingir o adversário mais vezes vence". É um método simples e eficiente, que prioriza o uso das armas acima de qualquer coisa, mas que pode ser realmente complicado devido aos cenários um pouco truncados nesse modo.
A progressão no game é algo bem simples, mas pouco eficiente. O único bônus em si que existe no game são itens e acessórios que o jogador pode usar para customizar o veículo, o personagem ou os ambientes. No meio das próprias pistas, o jogador pode coletar balões que possuem itens únicos para a customização, da mesma forma como acontece na série original. Conforme consegue pontos nas pistas, também, novos itens se tornam disponíveis por bônus, e o jogador pode colecioná-los.
A questão é que isso pode funcionar muito bem em um Platformer, mas em um jogo de corrida... Não ajuda em nada. Entenda, não que seja ruim receber itens que você pode utilizar para montar um cenário bacana na sua cápsula, na sua pista ou no seu carro. Nada de mal em ganhar um chapéu para colocar no personagem, um novo design de pneu ou uma bananeira para colocar no seu estágio criado. Apenas isso não melhora o desenvolvimento do seu carro. Mudar a roupa do seu personagem, ou o formato do seu carro não irá modificar seu desempenho. Nem mesmo mudar de um dragster para um hovercraft ou um tanque não irá mudar a velocidade, estabilidade, enfim, não tem como mudar nada em seu veículo que realmente faça a diferença no quesito ficar mais rápido, ou qualquer coisa assim.
Na grande maioria dos games de corrida, o jogador se sente motivado a continuar correndo e jogando quando ele é recompensado por seu esforço com algo que lhe permite ser melhor do que era. Ganhar um novo carro (ou dinheiro que lhe permita comprar um), um novo motor, nova embreagem, enfim, poder aperfeiçoar seu carro e sentir que possui vantagens com relação ao que era antes. Pois bem, esse sentimento de recompensa e de evolução não faz parte da filosofia de LittleBigPlanet Karting. Todos os prêmios revelam alterações superficiais. No fundo, tudo continua a mesma coisa, o jogador não consegue vantagem nenhuma, e do começo ao final do game irá dirigir o mesmo veículo. Talvez com um volante diferente, um banco ou um formato mais modernos, mas os atributos relevantes do veículo são imutáveis.
Não há como não se sentir frustrado por esse tipo de coisa. Pode ser legal ganhar coisas que lhe permitam deixar seu carro, o motorista ou o ambiente mais divertidos, ou pelo menos diferentes (dirigir uma flor, um caiaque ou uma abelha são sim divertidos, e as opções são múltiplas e praticamente infinitas), mas isso poderia ter sido vinculado a algum sistema que nos permitisse obter vantagens reais na performance do veículo também, para não ficar esse ar de mais do mesmo, com apenas retoques superficiais. Isso torna o game desgastante e repetitivo, já que praticamente não há evolução alguma entre as corridas.
Bem, se o game é tão previsível assim em tanta coisa, há algo no qual ele se destaca? Ah, tem. O destaque de LittleBigPlanet Karting é justamente a sua imensa e absolutamente incrível comunidade online. A série original juntou um número tão grande de fãs apaixonados por customização e criação de fases engenhosas e fabulosas que eles acabaram migrando quase que automaticamente para o LittleBigPlanet Karting. O game oferece uma base tão forte e sólida para a comunidade online se desenvolver quanto qualquer outro jogo da série, e isso é algo fantástico para se levar em consideração.
Dentro da parte online de LittleBigPlanet Karting, o jogador encontra dois campos específicos de criação: a terra e a lua. A lua é o centro de criação. Na lua, o jogador possui ferramentas para poder criar a pista que ele quiser. Seja uma pista de corrida ou uma arena para batalhas, tudo o que você pode querer ou imaginar estará à sua disposição. Depois de criar sua pista, poderá fazer atalhos, paisagens secretas, inserir prêmios e recompensas, nomeá-la depois e testá-la o quanto quiser. E então, uma vez que sinta que ela está pronta, é só levá-la para a terra, onde ela estará virtualmente disponível para todos os gamers online que quiserem explorá-la.
As opções de criação são basicamente infinitas. Há centenas de opções, de objetos, cores, moldes, formas, sons, músicas, paisagens, enfim. Tudo pode ser customizado. Tudo mesmo. Você quer que, na sua fase, todos os veículos dos jogadores se transformem em zumbis e que soltam fogo ao invés de mísseis? Você pode. Você quer colocar músicas legais que acompanham cada jogador, com sons malucos sempre que eles fizerem alguma coisa? Pode. Que tal criar uma animação bacana, com movimentação e falas para poder explicar a história por trás daquela pista que você criou? Não é difícil de fazê-lo. Enfim, o game possui tantas possibilidades, tantas coisas que podem ser feitas, que chega a ser até mesmo exaustivo assistir apenas os vídeos feitos pelo próprio game para ensinar tudo o que é possível ser feito. Sim, o game possui uma série de vídeos que ensinam absolutamente tudo que você precisa saber para fazer a pista dos sonhos.
Sinta-se à vontade para criar no limite da sua imaginação. Há realmente bastante coisa, e eu digo que as possibilidades são infinitas porque você pode multiplicar tudo ao seu bel prazer. Não está satisfeito com o que o game lhe oferece? Crie seus próprios objetos. Você gostaria de colocar um cubo mágico na sua pista mas não tem cubo mágico no jogo? Empilhe vários quadrados e pinte-os de diferentes corres, junte-os e "cole-os" em uma só figura, que passará a ter identidade própria (movimentação independente e tudo o mais). Queria ter um robô com cabeça de alce na sua pista? Você pode montar seu próprio robô (e a cabeça de alce também) usando os objetos do game e a sua imaginação. Basta querer, e você conseguirá criar teoricamente qualquer coisa. E, depois de essa coisa ser criada, poderá transformá-la em um obstáculo, um enfeito, ou até mesmo um veículo ou uma arma.
Agora, se você precisa se inspiração para poder criar suas fases mega alucinantes, nada melhor do que explorar a Imagisfera e ver o que está à sua disposição. Acessando a comunidade online, terá acesso a todos os níveis que tenham sido criados por qualquer jogador de LittleBigPlanet no mundo. Estará tudo lá, esperando ansiosamente por você e por seu veículo. A questão maior será encontrar a pista perfeita, mas, enquanto isso, poderá ir zapeando de pista em pista. Há realmente de tudo, milhares de pistas à disposição, centenas criadas diariamente. Poderá encontrar pistas ambientadas no mundo de Sonic, de Mario Kart... Outras são inspiradas nos universos de Star Wars, de God of War, de Uncharted... Não faltou imaginação para a comunidade, que consegue demonstrar a cada dia seu poder de criação com as ferramentas disponibilizadas pelo game.
O jogador pode disputar as pistas da comunidade de forma offline (apenas com os amigos da rede ou bots) ou online, com todos que estiverem a postos no momento. E se você gostar de uma determinada pista? Poderá clicar na opção gostar, ou favoritar a pista para que ela esteja dentro da sua lista de preferências, para poder jogar de novo. Caso esteja ocupado com alguma pista em mente, mas não quer perder alguma pista de vista, poderá marcar a pista como "a próxima da fila", para poder jogar depois que acabar essa pista. Se gostou muito mesmo, poderá deixar uma mensagem para o criador da pista, com seu elogio, crítica ou nem que seja para dar um alô. Poderá colocar etiquetas na pista, para demarcá-la com algo que tenha chamado sua atenção, como "divertido", "bonito", "criativo" ou "saltos alucinantes".
E aí entra um interessante lance de celebridades entre os criadores. Os servidores online do game mantêm uma lista constante de ranking das pistas mais curtidas da semana, as mais jogadas dos últimos tempos, ou as mais favoritadas de todos os tempos. Se você quiser saber o que está rolando de mais "cool" na comunidade online, é só acessar o sistema de filtros e buscar as pistas mais jogadas, ou mais curtidas. Só assim poderá tomar inspirações para criar suas próprias pistas com muitos lances legais, e, quem sabe, conseguir entrar no seleto grupo dos criadores de pistas mais originais de LittleBigPlanet Karting!
E uma coisa legal que o game proporciona é o contato e o sentimento de união entre os criadores também. Você gostou das pistas de um criador? Você pode favoritar aquele criador, e então, sempre que ele publicar uma nova pista na terra dele, você receberá uma notificação e poderá jogar a pista mais nova dele em primeira mão. Ou então, você quer ser avisado sempre que seus amigos da PSN curtirem uma pista, ou estiverem jogando em uma determinada pista? Você pode ficar sabendo de tudo isso em um menu interativo que organiza tudo o que está rolando na comunidade. Você pode conversar com seus amigos, criar grupos próprios, organizar partidas com a galera, recomendar pistas que tenha achado legal para eles, pedir para eles testarem uma pista que você tenha criado, enfim, se sentir literalmente dentro de uma verdadeira comunidade, como poucos games conseguem fazer.
E esse é realmente o maior diferencial de LittleBigPlanet. A comunidade que o game possui é algo formidável. É claro que, anos após o lançamento do game, a quantidade de jogadores tenha caído consideravelmente, com relação ao que tinha antes (até porque o game oferece poucos atrativos para os fãs fiéis que passam horas e horas no game, já que a evolução é pouca). Mas ainda é possível encontrar pessoas jogando, e, principalmente, criando pistas. Basta entrar no modo de seleção e acessar "as recém-criadas" para ver que ainda há pessoas se aventurando pelo game e colocando a imaginação à prova das mais diferentes formas. A comunidade que cerca o jogo é um de seus maiores atrativos, e vale a pena se aventurar pelas fases criativas dos jogadores, depois que se cansar das fases comuns do modo offline.

Minha análise do jogo

Gráficos
Não há muito o que questionar a capacidade gráfica empregada em LittleBigPlanet Karting. O game é bonito, pelo menos tão quanto os outros games da série, os quais por sua vez não apresentam problemas visuais. Em si, os visuais são caprichados, com uma excelente animação dos personagens, cenários variados e polidos, muitas cores e uma atenção aos detalhes que enche os olhos, às vezes. É claro que o game não é um puro esplendor gráfico, pois os efeitos especiais são, em sua maioria, simples, e o próprio estilo do jogo não abre muita margem para grandes cenas... Mas o game transborda em estilo próprio, o que já o faz ter um carinho especial. Seu jeitão infantil, com bonecos de pano, objetos de massa e costuras à mostra, encanta apesar de sua simplicidade. O empenho da United Front Games com a parte gráfica do game foi excelente.
● Nota pessoal: 4/5 (Empenho Excelente)

Som
A parte sonora de LittleBigPlanet é tão boa quanto a do game original, o que merece menção. Stephen Fry, o locutor oficial da série, está de volta para narrar as mais loucas aventuras... Dessa vez com karts! Esse game pode não ter uma história a ser contada (pelo menos não uma que mereça um mínimo de atenção), mas a narração de Stephen Fry, o único narrador do game, faz valer a pena ouvir suas falas. Os demais personagens do game apenas possuem sons avulsos e esquisitos, mas que são engraçados de se ouvir. Mesmo assim, na maior parte do tempo, só o que irá ouvir são buzinas, sirenes e o cantar de pneus em alta velocidade. Não que esses sons tenham sido trabalhados com muito esmero, mas não foram mau concebidos. Não podemos nos esquecer, claro, dos gritos, agitos e lamúrias dos personagens do game, do som dos mísseis voando em direção aos oponentes, e, claro, das músicas! O game possui diversas músicas legais, cativantes e interessantes para passar o tempo durante as corridas, músicas essas que não ficam muito repetitivas, diferente de outros jogos de kart no mercado. Nada que seja fabuloso, mas também não consigo apresentar grandes defeitos, pois o game soube trabalhar bem a parte sonora, sem grandes inovações mas cumprindo seu papel. O empenho da United Front Games com a parte sonora foi excelente.
● Nota pessoal: 4/5 (Empenho Excelente)

Jogabilidade
Assim como a série principal, LittleBigPlanet apostou na simplicidade. Nada de comandos rebuscados, cheios de opções: apenas o básico do básico. Aceleração, curva, freio e quiçá a opção de derrapagem e turbo. É mais do que o suficiente para estar plenamente acessível a uma enorme gama de público, de todas as idades. É realmente fácil de se pegar o jeito, o game oferece poucos desafios, justamente para ser acessível. Portanto, se você curte simuladores de corrida, não tem nem motivos para querer chegar perto de LittleBigPlanet Karting. Aqui, a palavra da vez é a diversão, e a jogabilidade apenas tenta não atrapalhar. O maior problema é que algumas curvas se tornam praticamente impossíveis, mesmo a média velocidade, forçando o jogador a usar o recurso dos drifts para não bater nas paredes, e o uso de drift é um ponto delicado da jogabilidade, pois ele não é tão prático assim. O modo de usar armas para se defender na mesma forma que atacar também não é tão prático assim, pois se torna praticamente inviável de se fazer em curvas (exigindo que se pressione para trás para se defender usando uma arma convencional). Também vale ressaltar que o jogador pode customizar tudo no carro na aparência, mas não há como customizar nada que altere seu desempenho efetivo na pista. Não há como alterar a aceleração,  uso de frenagem, nem mesmo a sensibilidade das curvas, nada. Usar um volante então, para tentar simular melhor uma corrida, é horrível, simplesmente não dá para ter controle nenhum do carro com um volante, devido à baixíssima sensibilidade. Isso é inaceitável em um game de corrida. O empenho da United Front Games com a jogabilidade do game foi mediano.
● Nota pessoal: 2/5 (Empenho Mediano)

Longevidade
Esse é um dos pontos mais fortes de LittleBigPlanet Karting. Podem dizer o que quiser, mas o game possui conteúdo de sobra. O modo história irá lhe proporcionar dezenas de pistas diferentes entre si, com muito estilo, curvas e grandes corridas. E todas as pistas principais podem ser jogadas tanto em multiplayer offline, com outro controle, ou em multiplayer online, com vários outros jogadores ao redor do mundo. Isso acrescenta muito para a longevidade do game, já garantindo algumas horas de jogo a mais. Mesmo assim, só vendo o modo história, não terá ainda nem descoberto a ponta do iceberg. É quando se acessa o menu da comunidade, e se vê as criações das centenas de jogadores ao redor do mundo, que se percebe do que estamos diante. A cada dia, dezenas de novas pistas são criadas e colocadas online. Muitas delas, claro, cópias descaradas de outras já feitas, mas algumas delas são originais e revelam o trabalho de horas montando, preparando e aperfeiçoando as pistas. É um mar de imaginação sem fim, não tem como não ficar pasmo vendo tudo o que a comunidade foi capaz de criar. E você pode conversar com os criadores, trocar ideias, propor e comentar nas pistas, usá-las como molde para criar suas próprias pistas... Enfim, são tantas possibilidades que um jogador ávido por novidades terá conteúdo praticamente infinito à sua disposição, basta ir acompanhando o progresso da comunidade (que enfraqueceu bastante de uns meses pra cá, mas ainda se mostra presente e ativa). Diferente dos games multiplayer comum, trata-se de uma verdadeira sociedade própria, uma chance única de você se tornar uma celebridade, um criador pop-star, e de conhecer pessoas tão fanáticas quanto você. O empenho da United Front Games com a longevidade de LittleBigPlanet Karting foi máximo!
● Nota pessoal: 5/5 (Empenho Máximo)

Inovação
As comparações são inevitáveis. Não tem como fugir disso. Qualquer jogo de corrida de karts dos últimos tempos terá semelhanças a Mario Kart, pelo menos até que surja o próximo revolucionário a quebrar essa rotina com novas e mirabolantes ideias. E, infelizmente, esse game revolucionário não é LittleBigPlanet Karting. O game usa e abusa descaradamente dos mesmos quesitos que tornaram Mario Kart famoso tempos atrás, e nem mesmo consegue ser o mais inovador entre seus clones recentes. De certa forma, o game anterior da United Front Games, ModNation Racers, conseguiu ser mais diferenciado do que LittleBigPlanet Karting. Retiraram tudo o que tornava ModNation Racers estratégico e LBPK se tornou ainda mais semelhante a tudo que já havia sido feito. Como foi dito, o único diferencial de verdade do game é o modo como eles usam o modo online, criando uma verdadeira "comunidade", no sentido mais literal da palavra, e isso é realmente interessante. De resto, o game não ousou em nada, nem mesmo arriscou alguma coisa nova. Uma pena, mas o empenho da United Front Games com a inovação foi mínimo.
● Nota pessoal: 1/5 (Empenho Mínimo)

Diversão
LittleBigPlanet Karting possui todos os elementos que poderiam fazê-lo tão divertido quanto qualquer outro game da série original. Uma pena que esses elementos não foram tão bem aproveitados quanto deveriam. A ideia de customizar exatamente tudo o que você vê é muito legal, é o alicerce da franquia, e algo que foi trabalhado de forma decente nesse game. Mas está longe de ser o bastante. Um jogo de corrida tem que apresentar desafio, variações e uma evolução no decorrer do game. LittleBigPlanet até pode apresentar algum desafio, pelo menos na dificuldade mais difícil (é possível regular a qualidade dos adversários), mas mesmo assim não é nada que prenda muito. Há poucas variações entre os níveis do game, apesar do forte apelo artístico na concepção de cada fase. Como não é possível alterar a mecânica de jogo, por mais que se mude os veículos, a sensação que se tem é que se está fazendo sempre as mesmas coisas. Também não há muito espaço para tática e estratégia no jogo, nem mesmo tantas possibilidades de "estilo de direção" que lhe permitam criar uma identidade própria dentro do game; é uma questão apenas de sobrevivência, de procurar chegar ao primeiro lugar e manter-se lá o máximo que der enquanto se defende das armas adversárias. Parece legal a princípio, mas com o tempo você vai percebendo que é só isso que tem à sua disposição, e então o game começa a ficar enjoativo muito mais rápido do que deveria. A personalidade que falta ao game o deixa "sem sal" a ponto de ficar desinteressante, mesmo com tanto conteúdo para ser explorado. Uma pena, mas o empenho da United Front Games com a diversão do game poderia ter sido bem melhor, e foi apenas mediano.
● Nota pessoal: 2/5 (Empenho Mediano)

Soma Final: 18/30 (Bom)

Em resumo: A impressão que fica não é das melhores, uma das poucas justificativas que restam é que a Media Molecule pensou em tentar transformar a série LittleBigPlanet em um caça-níqueis com pouco sucesso. LittleBigPlanet Karting é um jogo facilmente esquecível, e há poucos motivos para se recomendá-lo. Trata-se de um game de mecânica simples, mas há diversos outros jogos já feitos com seu estilo e seu público que receberam um trabalho mais bem feito. Eu posso até indicar para que um jogador mais fanático pela série experimente o game, mas mesmo os principais fãs irão perceber erros básicos na sua concepção que o torna enjoativo rápido demais. O que se vê é um game sem muitos atrativos, e apenas levemente acima da média, para a grande decepção dos fãs de uma grande franquia exclusiva da Sony.


Análises profissionais

A média pela Metacritic para LittleBigPlanet Karting é 73/100.

Detonado em vídeo

Parte 1


Parte 2


Parte 3


Parte 4


Parte 5


Parte 6


Parte 7


Parte 8


Parte 9


Parte 10


Parte 11


Parte 12


Parte 13


Parte 14


Parte 15


Parte 16


Parte 17


Parte 18


E aí, o que achou desta análise? Curtiu? Deixe-me seu comentário, ou entre em contato comigo pelo e-mail: adm_melhorfinal@hotmail.com ou pelo twitter: @AdmMelhorFinal.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário