sábado, 28 de novembro de 2015

Platinando The Last of Us

Este é o nosso guia de como platinar The Last of Us, lançado em 2013 pela Sony Computer Entertainment para Playstation 3.

Video Game Cover - The Last of Us.jpg

Você ainda não platinou esse game e está tendo dificuldades? Tudo bem. Nós podemos lhe ajudar! Confira nosso guia Platinando The Last of Us:

THE LAST OF US

Ficha técnica:

Troféus de bronze: 7
Troféus de prata: 9
Troféus de ouro: 7
Troféus de platina: 1
Total de troféus: 24
Troféus online: 4
Tempo de jogo estimado: Entre 40 e 70 horas.
Dificuldade estimada: 3/5 (Dificuldade Considerável)
Vezes que precisa jogar o game: No mínimo 2 vezes.

Considerações: The Last of Us é um dos games mais queridos, aclamados e comentados de 2013. Na verdade, desde a E3 de 2012, para ser mais sincero. E, agora que o game está aqui, os platinadores de plantão já se encontram prontos para adicioná-lo à sua lista de games platinados. Para a surpresa de muitos, The Last of Us não é um jogo tão difícil de ser platinado. Há pouquíssimos troféus disponíveis, e a maioria deles é relacionado a itens colecionáveis e fechar em diferentes dificuldades, nada que um Guia de Platina não possa lhe ajudar. A parte mais difícil será fechar na dificuldade Survivor, mas até para isso se dá um jeito. Seria uma platina rápida, se não fosse por alguns troféus online, mas ainda assim não será nada difícil de se conseguir. Vamos ao guia:

Dicas de procedimento: Antes de lutarmos pela sobrevivência no caos pós-apocalíptico da devastação da humanidade pelo fungo cordyceps, vale a pena se atentar para algumas recomendações úteis que lhe ajudarão a poupar horas preciosas de sua jogatina. Leia com atenção:

a) The Last of Us possui quatro níveis de dificuldade, sendo que a mais difícil (Survivor) só estará disponível após fechar o jogo pela primeira vez. Há um troféu para fechar o jogo em cada dificuldade, inclusive Survivor, portanto, de qualquer forma, terá de fechar o game no mínimo duas vezes. Porém, na primeira vez, recomendo que escolha a dificuldade mais fácil, Easy. Não fará diferença nenhuma, pois, quando fechar pela segunda vez no Survivor, ganhará os troféus relacionados ao modo Normal e Hard. Fechar pela primeira vez no Easy apenas irá tornar diversos troféus do jogo muito mais fáceis.

b) Há muitos itens colecionáveis no game, escondido nos cantos e tal. Vasculhe muito bem cada centímetro de cada cenário, se quiser coletar tudo. O jogo é totalmente linear e nunca lhe permite voltar para cenários anteriores, de modo que, se deixou um item para trás, não poderá voltar mais. Para garantir que isso não aconteça, disponibilizarei vídeos indicando a localização de cada item colecionável do jogo, para que possa ir acompanhando. Além do mais, se esquecer algum item, após fechar o game, basta rejogar o capítulo específico e pegar o item novamente que estará valendo.

c) Há quatro tipos de itens colecionáveis no jogo. Os artefatos são documentos que contam mais sobre a história do jogo e o background dos personagens. Os pingentes de Vaga-Lume são apenas itens mesmo, sem valor real. Os gibis são outros itens colecionáveis. Já os manuais de treinamento, além de serem considerados itens colecionáveis, ensinam ao jogador novas técnicas e armas. Fora esses itens colecionáveis, há mais coisas a serem vistas nos cenários, como cofres para serem abertos, portas secretas para serem destrancadas e afins.

d) Vasculhando o cenário, adquira o máximo de peças e vitaminas que puder. As peças são usadas para tunar as armas e as vitaminas para incrementar as habilidades de Joel. Não se preocupe: não há peças e nem vitaminas o bastante para tunar Joel ao máximo de primeira, terá que fechar o jogo mais uma vez. Também não interessa quais armas ou habilidades escolher primeiro: terá de tunar tudo, posteriormente, para conseguir alguns troféus, e a ordem não faz diferença.

e) Encontrará portas trancadas que poderá arrombar usando uma faca. Como apenas é possível arrombá-las usando uma faca, tenha certeza de manter sempre uma faca disponível com você. Guarde sempre uma em seu inventário, pro caso de vir a encontrar uma porta dessas pelo caminho. Abrir todas essas portas faz parte de um troféu. Indicarei a localização de todas essas portas no decorrer do guia.

f) Também se atente às conversas opcionais. Há alguns momentos no jogo em que algum personagem terá algo para dizer, e aparecerá um sinal sobre sua cabeça. Nesses momentos, poderá chegar até ele e pressionar ▲ para conversar com ele. Essas conversas opcionais fazem parte de um troféu, então não poderá perdê-las. Há várias conversas opcionais disponíveis, e nem todas são necessárias. Eu indicarei a localização de cada uma das 37 conversas opcionais necessárias para o troféu (se encontrar uma conversa opcional não indicada aqui, pode conversar, só por curiosidade, mas não contará pro troféu). Preste atenção porque, em algumas delas, não aparecerá o balão indicativo! Mas é só acompanhar nosso guia.

Guia: Agora, vamos aos troféus, um de cada vez, de acordo com a ordem em que aconselhamos que sejam liberados (lembre-se, não é uma ordem obrigatória, apenas recomendada):

Lembre-se de começar a primeira jogatina na dificuldade Easy, para deixar alguns troféus mais fáceis.

1º Jogatina - Easy

Vamos em frente com o guia:

Chapter 1: Prologue

Nesse capítulo, não há itens colecionáveis para serem coletados. Apenas siga em frente.

Chapter 2: The Quarantine Zone

Nesse capítulo, poderá coletar 8 artefatos e 3 pingentes de Vaga-Lume (você já começa com 2 artefatos no seu inventário). Assista o vídeo abaixo para descobrir a localização de cada um deles:


No cenário 20 Years Later, o primeiro cenário do capítulo, siga pela calçada da direita e encontrará um casal conversando. Aproxime-se dele e pressione ▲ para conversar com eles. Essa é uma das muitas conversas opcionais que terá de ter no decorrer do jogo para liberar um determinado troféu mais para a frente. Essa foi a conversa opcional #1. Irei indicar a localização de todas as conversas opcionais no decorrer do jogo. Há 2 artefatos nesse cenário.

Mais tarde, no cenário Beyond the Wall, chegando à parte em que Joel e Tess chegam a um quintal repleto de mato (onde temos de pegar a escada), poderá ter mais a conversa opcional #2, desta vez com a Tess. Há 1 artefato e 2 pingentes de Vaga-Lume nesse cenário.

No cenário The Slums, há 5 artefatos.

Por fim, no cenário The Cargo, há 1 pingente de Vaga-Lume. Siga em frente até concluir o capítulo.

Chapter 3: The Outskirts

Nesse capítulo, poderá coletar 9 artefatos e 4 pingentes de Vaga-Lume. Assista o vídeo abaixo para descobrir a localização de cada um deles:


No cenário Outside, no interior do apartamento deles, vá até a Tess, que está olhando a chuva na janela, e tenha uma conversa opcional #3 com ela. Há 2 artefatos nesse cenário.

Chegando ao cenário Downtown, assim que entrar no edifício do Capitólio, verá um corpo todo despedaçado no meio do corredor. Poderá ter uma conversa opcional #4 aqui sobre o corpo. Ainda nesse cenário, tem mais uma coisa. Logo após a parte em que Joel encontra o primeiro estalador do jogo (e é a Tess que dá conta do recado), entre na porta pelo qual ele veio e depois entre na porta à esquerda. Encontrará uma porta azul que estará emperrada, e que só pode ser arrombada usando uma faca de seu inventário. Tenha uma faca em mãos, e Joel conseguirá arrombar a porta. Essas salas são salas-bônus, que fornecem uma boa quantidade de itens. Como elas só podem ser abertas com facas, lembre-se de andar sempre com pelo menos uma faca sobrando no inventário. Como será necessário arrombar todas essas salas-bônus do jogo (são 13 no total) para conseguir um troféu, não deixe para trás nenhuma sala como essa. Indicarei a localização de todas as salas-bônus do jogo aqui no decorrer desse guia. Essa foi a sala bônus #1. Há mais 4 artefatos e 1 pingente de Vaga-Lume nesse cenário.

Chegando ao cenário Museum, há mais uma sala bônus #2. Haverá uma cena em que uma parte do teto desaba e Joel acaba se separando de Ellie e Tess. Dê a volta e lide com os estaladores nesse refeitório. Aqui no refeitório, encontrará a sala-bônus, que só pode ser destrancada com faca. Destranque-a e pegue todo o conteúdo no interior dela. Após se reencontrar com a Tess e a Ellie, poderá ter uma conversa opcional #5 com a Tess e mais outra conversa opcional #6 com a Ellie. Há ainda 1 artefato e 1 pingente de Vaga-Lume nesse cenário.

Ah, vale mencionar ainda que, no cenário Museum, encontrará sua primeira mesa de upgrades de armas e itens. Você usa as peças e ferramentas obtidas para tunar as armas e itens que tiver. Há um troféu no jogo que exige que tune todas as armas ao máximo, mas é impossível conseguir isso em apenas uma jogatina. Precisará de pelo menos duas jogatinas para acumular as peças necessárias, então não se preocupe muito com isso e sinta-se livre para tunar as armas que achar melhor ou conveniente. Aconselho a comprar logo os coldres, no entanto, pois auxilia bastante nos combates ter acesso mais fácil a outras armas.

No cenário The Capitol Building, há 2 artefatos e 2 pingentes de Vaga-Lume. Siga em frente com o jogo até concluir o capítulo.

Chapter 4: Bill's Town

Nesse capítulo, poderá coletar 11 artefatos, 3 pingentes de Vaga-Lume e mais 1 manual de treinamento. Assista o vídeo abaixo para descobrir a localização de cada um deles:


No cenário The Woods, o primeiro cenário do capítulo, saiba que há muito, mas muito o que explorar por aqui. Assim que atravessar a tábua entre os prédios e atravessar um buraco na grade, siga em frente reto e pela esquerda, e desça para a parte mais abaixo. A porta azul à esquerda pode ser destrancada com uma faca, e é mais uma sala bônus #3 do game. Ainda nesse cenário, após passar pela grade com a ajuda de Ellie, atravesse a rua e entre no bar. Aproxime-se da máquina de fliperama em um dos cantos. Ellie aparecerá, depois de um tempo, e demonstrará interesse pela máquina. Vocês poderão ter mais uma conversa opcional #7 aqui. Siga em frente, e verá um pequeno parque em um dos lados da rua. Atrás do parque, encontrará um beco que leva à parte de trás das casas, onde há algumas armadilhas (até mesmo verá um estalador cair em uma dessas armadilhas, apenas como demonstração). Pois bem, do lado de trás da loja, há mais uma sala bônus #4 cuja porta poderá destrancar com uma faca. Há ainda 4 artefatos e 1 pingente de Vaga-Lume nesse cenário.

Chegando ao cenário Safehouse, dentro do refeitório que é a sala inicial desse cenário, procure nas mesas por um tabuleiro de xadrez. Poderá ter uma conversa opcional #8 com a Ellie sobre o jogo. Ainda aqui, procure pelo manual de treinamento #1 que se encontra no balcão. Há ainda 3 artefatos e 1 pingente de Vaga-Lume nesse cenário.

Chegando ao cenário Graveyard, terá acesso a muitos e muitos itens. Em um dos cantos, próximo a uma mesa de ferramentas, em cima de uma bancada, encontrará a caixa de ferramentas #1. Adquirindo essas caixas de ferramentas, poderá tunar melhor as armas. Essas caixas de ferramenta são importantes para que possa realizar mais upgrades nas armas, o que irá interferir em um dos troféus do jogo. Há cinco caixas de ferramentas ao todo. Eu irei indicar a localização de todas as caixas de ferramentas do game, se bem que, caso esqueça alguma, aparecerão mais caixas não relacionadas em outras partes do cenário, então não se preocupe. Mais para a frente, ao final do cenário, chegará a uma casa cuja entrada fica diante de uma piscina vazia no quintal. É uma casa obrigatória de se entrar. Dentro dessa casa, suba a escada e entre no quarto de criança, onde Joel estará afastado de Bill, e Ellie irá chamar Joel para uma conversa particular. Trata-se de uma conversa opcional #9, então não deixe-a passar batido! Há 2 artefatos e 1 pingente de Vaga-Lume nesse cenário.

Chegando ao cenário High School Escape, Ellie estará dentro do carro. Poderá ter uma conversa opcional #10 com ela. Entre na casa e vá até o cômodo do outro lado. Pegue o documento (e artefato) Note from Frank em cima da escrivaninha. Agora volte até o Bill e entregue o documento para ele, dando início à conversa opcional #11. Há 2 artefatos nesse cenário. Siga em frente até concluir o capítulo.

Chapter 5: Pittsburgh

Nesse capítulo, poderá coletar 17 artefatos, 3 pingentes de Vaga-Lume, 4 manuais de treinamento e ainda mais 4 gibis (começará automaticamente com 1 gibi). Assista o vídeo abaixo para descobrir a localização de cada um deles:


No cenário Alone and Forsaken, o primeiro cenário do capítulo, assim que passar por um portão de garagem, Ellie irá ficar espantada com alguns corpos. Vá até ela e tenha uma conversa opcional #12. Ainda na mesma garagem, encontrará a caixa de ferramentas #2 do jogo, ao lado do portão da garagem. Ainda nesse local, na estante, encontrará mais uma nova arma, a Smoke Bomb, ou Bomba de Fumaça. Esse item pode ser fabricado artesanalmente, o que nos leva a um troféu:

Let's Gear Up (Bronze)
Esse troféu será provavelmente o primeiro troféu que conseguirá liberar. Ele será liberado assim que tiver fabricado pelo menos uma vez cada item artesanal disponível no jogo. Aqui nesse ponto, ao obter a bomba de fumaça, terá acesso a todas as armas e itens artesanais no jogo. Agora, é só fazer uma de cada no menu de misturas para conseguir o troféu. Há seis itens ao todo, e todos eles podem ser produzidos usando elementos que podem ser encontrados pelos cenários do jogo. A Arma de corte é feita misturando uma arma de corpo-a-corpo qualquer, uma lâmina e uma fita. As facas são feitas misturando lâmina e fita. O kit médico e o coquetel molotov são ambos feitos com trapos e álcool. A bomba de pregos é feita com lâmina e explosivos, e por fim a bomba de fumaça é feita com explosivos e açúcar. Assim que produzir pelo menos um de cada item artesanal, o troféu estará garantido.

Encontrará o manual de treinamento #2 ainda nesse local. Siga em frente. Ainda nesse cenário, após passar por um rombo em uma grade, siga pela estrada. Passando pelo ônibus, Ellie começará a assoviar. Aproxime-se do carro batido ao lado do ônibus e espere por Ellie. Quando ela se aproximar do corpo no asfalto, poderá ter uma conversa opcional #13. Logo mais à frente, na parte em que três oponentes humanos aparecem em cima de um ônibus, primeiro mate-os. Agora, não siga em frente no game. Fique por aqui mesmo, zanzando em torno do local. Não suba no ônibus para avançar no game. Se permanecer aqui por tempo suficiente (cerca de um minuto), Ellie irá retirar um livrinho de piadas do bolso, e aparecerá a opção de pressionar ▲ perto dela. Faça isso, e ela começará a ler algumas piadas. Fique parado e ouça as piadas até o fim. Por incrível que pareça, esse momento curioso irá contribuir para um troféu mais para a frente no game. Portanto, ouça todas as piadas que Ellie contar. Ela só contará piadas em cinco momentos específicos, e eu indicarei a localização de cada um deles. Essa foi a piadas #1. Depois que as piadas de Ellie terminarem, siga em frente com o game.

Após passar por cima do ônibus e chegar à zona de quarentena, olhe em uma das paredes e encontrará uma mensagem pichada: "Stop feeding us lies! Give us our rations!". Após ver a mensagem, espere Ellie ver a mensagem também, e então poderá ter uma conversa opcional #14. Chegando ao interior da livraria Kingston, primeiro se preocupe em eliminar todos os inimigos da área (eles aparecerão em ondas de vários inimigos, fique esperto). Depois que limpar a área, vamos explorar. Há uma sala bônus #5 no segundo andar, em um canto escuro ao lado da cafeteria. Destranque a porta com uma faca e entre para pegar o conteúdo. Também nessa área da livraria Kingston, caso espere mais um pouco pelo local, Ellie irá tirar seu livrinho de piadas e contar mais algumas piadas #2 para você. Aguarde ela contar até o final antes de seguir em frente. Saindo da livraria Kingston pelos fundos, chegará a uma parte alagada. Vá para a parede da esquerda e encontrará uma porta marcada com um X vermelho. Trata-se de uma sala bônus #6 cuja porta pode ser destrancada com uma faca. Aproveitando esse local, repare no cartaz com uma modelo bem magra na parede da esquerda, perto da porta marcada com X vermelho. Aproxime-se do cartaz e Ellie irá querer falar sobre o assunto. Tenha mais essa conversa opcional #15, sobre o padrão de beleza feminino antes do caos. Logo após essa conversa opcional, não se afaste daqui, não atravesse a parte alagada. Fique aqui mesmo, parado, e observe Ellie. Ela ficará caminhando, para lá e para cá. Depois de algum tempo, ela irá parar de andar e ficar parada. Agora sim, aproxime-se dela e ela irá contar mais algumas piadas #3 de seu livro de piadas. Depois disso, pode seguir em frente. Há mais 9 artefatos, 1 pingente de Vaga-Lume e 1 gibi nesse cenário.

Chegando ao cenário Hotel Lobby, vá até o final do caminho na parte esquerda. Pule o balcão e examine a máquina de café para mais uma conversa opcional #16 (que na verdade é apenas o Joel dizendo que sente saudades de to). Do lado oposto do hotel, encontrará um cofre em um escritório em um dos cantos. O documento que possui a senha do cofre se encontra no segundo andar. Pegue a escada deixada em um dos cantos do local e deposite-a no ponto indicado pela Ellie. Suba e vá para a direita, e Joel irá se esgueirar pela parede para passar por um buraco, chegando a uma parte até então inacessível do segundo andar. O documento que abre o cofre está aqui. Pegue-o, desça e abra o cofre. Encontrará o manual de treinamento #3 dentro dele. Após abrir o cofre, suba a escada para o local onde está Ellie. Ela irá lhe chamar para mais piadas #4. Ouça todas as piadas antes de seguir em frente. Mais para a frente, chegando ao terceiro andar do hotel, após passar por uma rachadura no solo, passe pela parede quebrada para um banheiro destruído. Aproxime-se da banheira no qual há um casal de corpos que se suicidaram, e poderá ter mais uma conversa opcional #17 com Ellie. Após descer algumas escadas, em cima de uma mesinha no meio do corredor encontrará o manual de treinamento #4. Ainda no hotel, chegando ao saguão de festas (onde fica o piano), se aproxime do painel de paisagem rasgado em um dos cantos para mais uma conversa opcional #18 com Ellie. Essa conversa terá várias partes, fique e fale com ela até ela não ter mais nada a dizer. Há ainda 2 artefatos, 1 pingente de Vaga-Lume e 1 gibi nesse cenário.

Chegando em Financial District, após a parte em que Ellie banca a franco-atiradora, há uma árvore na entrada do local, no qual há um homem enforcado. Chame Ellie para ter uma conversa opcional #19. Seguindo em frente, após outro combate contra caçadores, vá até o fim da rua, onde há uma parede pichada No Hope. Bem do lado direito, fica o banco nacional, improvisado como depósito de rações. No interior desse edifício, na parte dos fundos, há uma sala bônus #7 que pode ser acessada arrombando a porta com uma faca. Após passar por uma escada de incêndio, descerá do outro lado da rua, ao lado de um colégio militar. Ellie irá se lembrar de ter estudado também em um colégio militar. Aproxime-se dela e tenha mais uma conversa opcional #20. Ainda na mesma rua do colégio militar, perto da parede oposta, encontrará um cartaz sobre o filme Dawn of the Wolf, Part 2. Espere Ellie ver o cartaz e tenha mais uma conversa opcional #21 sobre cinema. Mas faça isso antes de se aproximar do beco do outro lado, ou não poderá mais voltar. Há 4 artefatos nesse cenário.

Chegando ao cenário Escape the City, após encontrar Henry e Sam, pegue o manual de treinamento #5 na cozinha. Saia do apartamento e desça um lance de escadas. Um andar abaixo, poderá destrancar a porta de mais uma sala bônus #8 com uma faca. Pegue todo o conteúdo. Há 1 artefato, 1 pingente de Vaga-Lume e 1 gibi nesse cenário.

Agora siga em frente até concluir o capítulo.

Chapter 6: The Suburbs

Nesse capítulo, poderá coletar 10 artefatos, 4 pingentes de Vaga-Lume, 2 manuais de treinamento e 2 gibis. Assista o vídeo abaixo para descobrir a localização de cada um deles:


No cenário The Sewers, haverá um momento em que precisará ajudar Ellie, Henry e Sam a atravessar uma parte completamente alagada. Após ajudar todos a atravessarem e ser ajudado por Henry a subir na plataforma, siga pelo corredor e encontrará uma porta aberta à esquerda. Entre na salinha para encontrar uma caixa de ferramentas #3. Mais adiante, após um alarme sonoro, encontrará o manual de treinamento #6 em uma estante. Há ainda 6 artefatos, 3 pingentes de Vaga-Lume e 1 gibi nesse cenário.

Chegando ao cenário Suburbs, encontre uma casa cuja parede possui um imenso aviso dizendo "I have a Gun! U loot, I shoot!". Entre no rombo na parede bem ao lado do aviso, entrando em uma cozinha. Fique parado aqui no local, e verá Henry e Ellie conversarem um pouco sobre como era a vida antes da epidemia. Depois disso, vá para a casa defronte essa, onde está escrito "I'm armed, no trespassing". Haverá uma conversa opcional #22 com Henry nesse ponto. Mais para a frente, descendo a ladeira, Ellie e Sam encontrarão um caminhão de sorvete. Poderá ter, aqui, mais uma conversa opcional #23 sobre o caminhão de sorvete e a vida antes da epidemia com a Ellie. Entre na porta ao lado da garagem em que fica a mesa de upgrades. Aqui, poderá levar Ellie a um sótão, e ela lhe trará o manual de treinamento #7. Adiante do caminhão de sorvete, há uma casa à esquerda do qual pode entrar. Entre e suba a escada até o último andar. Ellie e Sam começarão a brincar de dardos no primeiro andar. Volte e brinque com eles de dardos para valer como conversa opcional #24. Agora, continue descendo a ladeira. Encontrará um simbolo dos Vaga-Lumes na parede da esquerda. Após ver o símbolo, haverá uma pequena conversa com Henry, e então, fique parado alguns instantes aqui mesmo. Em breve, Ellie irá tirar seu livrinho de piadas para mais uma seção de piadas #5. Essa será a quinta e a última do game, o que ela nos leva a um troféu:

That's All I Got (Ouro)
Esse troféu de ouro será liberado assim que ouvir todas as piadas que Ellie tem para contar. São cinco conjuntos de piadas ao todo, que podem ser ouvidos em determinados momentos-chave do jogo, quatro deles no capítulo 5, Pittsburgh, e mais uma vez no capítulo 6, The Suburbs. Para ouvi-los, são necessários alguns requisitos. Indiquei a localização de cada conjunto de piadas no decorrer do game, então, se ouviu todas até aqui, terá conseguido liberar esse troféu. Qualquer dúvida, assista o vídeo abaixo:


Há ainda 4 artefatos, 1 pingente de Vaga-Lume e 1 gibi nesse cenário. Siga em frente com o game até concluir o capítulo.

Chapter 7: Tommy's Dam

Nesse capítulo, poderá coletar 2 artefatos, 2 pingentes de Vaga-Lume, 1 manual de treinamento e 2 gibis. Assista o vídeo abaixo para descobrir a localização de cada um deles:


No cenário Hydroeletric Dam, suba o lance de escadas. A primeira porta azul à direita é uma sala bônus #9, e você pode destrancar a porta usando uma faca. Siga em frente. Após trabalhar em conjunto com a Ellie para atravessarem a represa, Ellie irá cumprimentar Joel com um toque especial. Cumprimente-a. Assim que estiver do outro lado da represa, vá para o matinho à esquerda e pule o tronco de árvore caído. Encontrará uma cova infantil marcada por um ursinho de pelúcia, e poderá ter uma conversa opcional #25 aqui. Dentro da hidroelétrica, Ellie irá acariciar alguns cavalos. Converse com ela após isso para valer como uma conversa opcional #26. Mais para a frente, enquanto estiver fazendo um tour pelo local com o Tommy, na parte dos geradores, será chamado por uma garota com um rifle sniper na parte direita. Tenha uma conversa opcional #27 com ela. Após se encontrar com Tommy e pedir para falar com ele a sós, irá segui-lo até um edifício com um cachorro. Dentro de uma sala no local, encontrará o manual de treinamento #8. Há ainda 2 artefatos, 1 pingente de Vaga-Lume e 1 gibi nesse cenário.

Chegando ao cenário Ranch House, há 1 pingente de Vaga-Lume e 1 gibi nesse cenário. Siga em frente até concluir o capítulo.

Chapter 8: The University

Nesse capítulo, poderá coletar 9 artefatos, 5 pingentes de Vaga-Lume, 2 manuais de treinamento e 1 gibi. Assista o vídeo abaixo para descobrir a localização de cada um deles:


No cenário Go Big Horns, assim que pular uma grade de contenção com o cavalo, olhe para a parede da esquerda e verá uma imagem imensa do mascote do time da universidade, Big Horns. Terá uma conversa opcional #28 com a Ellie. Mais para a frente, chegando a uma espécie de parque central do campus, vá para o outro lado da universidade. Procure bem, pelas paredes, e encontrará um símbolo dos Vaga-Lumes. Tenha mais uma conversa opcional #29 com a Ellie nesse momento. Procure pelos prédios locais e encontrará no segundo andar o manual de treinamento #9. Há ainda 5 artefatos, 4 pingentes e 1 gibi nesse cenário.

Assim que conseguir entrar pela rachadura na parede, estará no cenário Science Building. Siga em frente pelo corredor à esquerda. Vá até o final, e, passando por uma máquina de refrigerantes, bem no final mesmo do corredor, encontrará mais uma sala bônus #10. Arrombe a porta com uma faca e entre para pegar o conteúdo. O manual de treinamento #10 estará aqui dentro. Ah, e, aqui dentro dessa mesma sala-bônus, encontrará, em cima da mesa, mais uma caixa de ferramentas #4. Chegando ao segundo andar do local, procure na pilha de caixas por uma prancheta que pode ser lida. Leia-a, e ela dará início a uma breve conversa opcional #30. Há ainda 3 artefatos e 1 pingente de Vaga-Lume nesse cenário. Conseguirá mais 1 artefato automaticamente ao final do cenário. Siga em frente no game até concluir o capítulo.

Chapter 9: Lakeside Resort

Nesse capítulo, poderá coletar 12 artefatos, 2 pingentes de Vaga-Lume, 1 manual de treinamento e 2 gibis. Assista o vídeo abaixo para descobrir a localização de cada um deles:


No cenário The Hunt, controlará a Ellie. Abra a mochila dela e veja todos os artefatos que ela possui. Ela possui 9 artefatos novos com ela, que estarão lá automaticamente, mas precisará ver cada um deles com zoom, ler o que está escrito, e, se tiver a opção, virá-los para que eles contem como artefatos. Faça isso assim que puder! Seguindo em frente, dentro do local em que ela fica aprisionado com David e tem de enfrentar vários monstros, em um dos cantos do local, após um lance de escadas, encontrará um corpo. Cheque-o para mais uma conversa opcional #31. Há ainda 1 pingente de Vaga-Lume e 1 gibi nesse cenário.

Chegando ao cenário Cabin Resort, após passar pelo posto de gasolina, com Joel, atravesse a rua coberta de neve e encontrará um motel. Entre pela porta escancarada ao lado de uma caminhonete parada, e vá para o outro lado, pulando a janela que leva ao beco dos fundos. A porta de madeira à esquerda leva a uma sala bônus #11, e, como sempre, pode ser destrancada com uma faca. Encontrará o manual de treinamento #11 nesse local. Há ainda 1 artefato, 1 pingente de Vaga-Lume e 1 gibi nesse cenário. Também conseguirá 2 artefatos automaticamente. Siga em frente até concluir o capítulo.

Chapter 10: Bus Depot

Nesse capítulo, poderá coletar 3 artefatos, 3 pingentes de Vaga-Lume, 1 manual de treinamento e 2 gibis. Assista o vídeo abaixo para descobrir a localização de cada um deles:


No cenário Highway Exit, vá seguindo pelo local. Joel irá falar com Ellie, tentando incentivá-la, animá-la. Ele até propõe ensiná-la a tocar violão e tal. Mas, como ela não responde, você pode iniciar uma conversa opcional #32 com ela ainda no caminho. Apenas mantenha-se perto dela, para quando o balão indicativo aparecer. Mais para a frente, Ellie irá parar diante de um anúncio de propaganda de uma companhia aérea, e falará sobre seu sonho de voar um dia. Comece outra conversa opcional #33 com ela aqui. A próxima conversa opcional é obrigatória. Dentro do saguão, terá de chamar Ellie para que ela pegue uma escada no alto de uma plataforma. Mas ela não irá lhe ouvir a princípio. O simples fato de ter de chamar Ellie já é considerado uma conversa opcional #34. Ainda nesse cenário, siga em frente até o momento em que verá algumas girafas andando pelo local. No segundo andar do zoológico, estará bem próximo de algumas girafas, que estarão comendo plantas bem perto. Aproxime-se das girafas para acariciá-las e começar mais uma conversa opcional #35 com Ellie. No terraço do mesmo zoológico, terá uma bela vista para um campo povoado por girafas. Ellie estará apreciando a vista, e você poderá começar mais uma conversa opcional #36 aqui. Siga adiante e procure por uma tenda militar aberta em uma das laterais do cenário. No interior da tenda, em cima da mesa, encontrará mais uma caixa de ferramentas. Essa será a quinta e última caixa de ferramentas #5 do jogo, podendo assim fazer todos os upgrades possíveis nas armas. Siga em frente. Por fim, quando estiver passando por um ônibus, Ellie lhe chamará. Ela virá para dar a Joel a foto da filha dele, Sarah, que ela encontrou. Essa é a conversa opcional #37, a última do jogo, o que nos rende um troféu:

I Want to Talk About It (Prata)
Esse troféu de prata será liberado quando realizar todas as 37 conversas opcionais do jogo. Eu indiquei, no decorrer do guia, a localização de todas as conversas opcionais obrigatórias para esse troféu. Há várias outras, além das que eu informei, mas elas não contam para esse troféu e podem, portanto, ser ignoradas. Se acompanhou o guia até aqui, e realizou todas as conversas opcionais indicadas, então esse troféu deverá ter sido liberado após a última conversa opcional acima. Caso negativo, então esqueceu alguma conversa opcional, mas poderá tentar de novo na segunda jogatina (preste mais atenção). Se não entendeu alguma explicação que eu dei sobre a localização de alguma conversa opcional, não tem problema, assista o vídeo abaixo, que mostra com maiores detalhes cada conversa opcional:


Há ainda 3 artefatos, 2 pingentes de Vaga-Lume e 1 gibi nesse cenário.

Chegando ao cenário Underground Tunnel, encontrará uma viatura quebrada ao lado de um caminhão vermelho semi-destruído. Suba no caminhão para encontrar o manual de treinamento #12, o último do jogo, o que lhe renderá um troféu:

I Got This (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que conseguir coletar todos os manuais de treinamento. Há 12 manuais de treinamento ao todo, espalhados pelos cenários do game. Eu indiquei a localização de todos eles no decorrer do nosso guia, portanto, se acompanhou nosso guia desde o começo, deverá liberar esse troféu ao adquirir o último manual de treinamento, em Chapter 10.

Siga em frente no game. Ainda nesse cenário, após o trecho alagado do túnel, passe pela porta que Ellie ajuda a abrir. Do outro lado, entre na porta, e, no corredor, vire à direita. Encontrará uma sala bônus #12 cuja porta pode ser destrancada com uma faca. Há ainda 1 pingente de Vaga-Lume e 1 gibi nesse cenário. Siga em frente até concluir o capítulo.

Chapter 11: The Firefly Lab

Nesse capítulo, poderá coletar 4 artefatos e 1 pingente de Vaga-Lume. Assista o vídeo abaixo para descobrir a localização de cada um deles:


No capítulo The Firefly Lab, só há um cenário, o Hospital. Assim que subir as escadas do sexto andar, pule sobre o balcão para encontrar uma porta trancada que leva a uma sala bônus #13. Você pode destrancar a porta usando uma faca para entrar e pegar o conteúdo. Essa é a última sala-bônus do jogo, o que nos rende um troféu:

Master of Unlocking (Bronze)
Para conseguir liberar esse troféu, precisará ter destrancado todas as 13 salas secretas do jogo, as salas que ficam trancadas e só podem ser arrombadas usando uma faca. Eu ensinei a destrancar todas as salas desse tipo no decorrer do jogo, então, se veio acompanhando meu guia desde o princípio, deverá já ter destrancado todas essas salas e conseguido liberar esse troféu a essa altura. Caso tenha perdido alguma sala  e não tenha entendido alguma explicação minha referente à sua localização, assista o vídeo abaixo, que mostra com detalhes a localização de todas essas salas secretas na ordem em que aparecem:


E tem mais. Há mais 4 artefatos e 1 pingente de Vaga-Lume nesse cenário. Coletando todos os artefatos, irá liberar um troféu:

It Was All Just Lying There (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que conseguir coletar todos os artefatos. Há 85 artefatos ao todo, espalhados pelos cenários do game. Eu indiquei a localização de todos eles no decorrer do nosso guia, portanto, se acompanhou nosso guia desde o começo, deverá liberar esse troféu de prata ao adquirir o último artefato que fica em Chapter 11.

E, ao coletar todos os pingentes de Vaga-Lume, irá liberar outro troféu:

Look for the Light (Prata)
Esse troféu será liberado assim que conseguir coletar todos os pingentes de Vaga-Lume. Há 30 pingentes de Vaga-Lume ao todo, espalhados pelos cenários do game. Eu indiquei a localização de todos eles no decorrer do nosso guia, portanto, se acompanhou nosso guia desde o começo, deverá liberar esse troféu ao adquirir o último pingente de Vaga-Lume que fica na sala bônus em Chapter 11.

Agora, siga em frente com o jogo até concluir o capítulo.

Chapter 12: Jackson

Nesse capítulo, poderá coletar apenas 1 gibi. Assista o vídeo anterior para descobrir a localização desse último colecionável. Coletando esse gibi, deverá liberar mais dois troféus. Vamos a eles:

Endure And Survive (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que conseguir coletar todos os gibis. Há 14 gibis ao todo, espalhados pelos cenários do game. Eu indiquei a localização de todos eles no decorrer do nosso guia, portanto, se acompanhou nosso guia desde o começo, deverá liberar esse troféu ao adquirir o último gibi do game, em Chapter 12.

Scavenger (Ouro)
Esse troféu de ouro será liberado assim que conseguir todos os itens colecionáveis do game. Isso quer dizer todos os 141 itens colecionáveis: todos os 85 artefatos, os 30 pingentes de Vaga-Lume, os 14 gibis e os 12 manuais de treinamento. Eles se encontram espalhados pelos cenários, e eu indiquei a localização de todos eles no decorrer do guia. Como cara item colecionável possui seu próprio troféu, então já deverá ter liberado diversos troféus no decorrer do game conforme eles eram completados. E, assim que conseguiu o último gibi, que era o item que faltava na nossa coleção, esse troféu especial aqui deverá ter sido liberado.

Agora, é só seguir em frente e fechar o game de uma vez! Após fechar o game, deverá liberar o seguinte troféu:

No Matter What - Easy (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que fechar o jogo na dificuldade Easy. Como eu recomendei que fechasse pela primeira vez na dificuldade Easy, então esse deverá ser o primeiro troféu relacionado a dificuldades a ser liberado.

Bem, após fechar o game pela primeira vez, chegou a hora de jogar novamente. O modo New Game + foi liberado, e, nesse modo, é possível jogar o game desde o começo, mas mantendo os upgrades e habilidades já adquiridos no jogo anterior, de modo que alguns troféus se tornam bem mais fáceis de se adquirir. Para adiantar ainda mais a platina, podemos rejogar no modo New Game + na dificuldade Survivor, a mais difícil do jogo, de modo a se conseguir mais alguns troféus.

Porém, a dificuldade Survivor não foi liberada ainda no modo New Game +. Há um truque que podemos fazer para ajudar a liberar a dificuldade Survivor no modo New Game +. Primeiramente, apague quaisquer patches que possa ter instalado. Isso vai ajudar a fazer funcionar esse truque. Agora, só o que precisa fazer é escolher New Game +, e então escolher começar desde o capítulo 1, Hometown, na dificuldade Easy mesmo. Jogue o primeiro capítulo inteiro, salve o jogo e volte ao menu principal. Escolha New Game +, e escolha começar novamente no capítulo 1, Hometown. No entanto, desta vez, deverá aparecer a opção de escolher a dificuldade do jogo, e a dificuldade Survivor estará agora disponível. Isso é um glitch, mas podemos usá-lo a nosso favor. Escolha o modo Survivor e siga em frente a partir daqui. Assim, irá matar dois coelhos com uma cajadada só: irá adquirir o troféu da dificuldade Survivor, além de todos os troféus relacionados ao modo New Game +, ao mesmo tempo em que já terá adiantado alguns recursos para outros troféus do game. Esse é um glitch famoso do game, e funciona mesmo. Caso tenha alguma dúvida sobre como fazê-lo funcionar, assista o vídeo abaixo:


Bom, agora que está jogando o modo New Game + na dificuldade Survivor, vamos em frente.

2º Jogatina - Survivor +

A princípio, saiba que o modo Survivor é o modo de dificuldade mais difícil do game. A maior diferença é que não há modo de escuta, ou seja, não terá como pressentir a presença de inimigos próximos e nem de enxergar por trás da parede. Os recursos também estarão bem mais limitados. Os inimigos terão uma audição mais sensível e enxergarão em uma distância maior. Mas eles não estarão mais resistentes e nem em maior número, portanto, é apenas uma questão de saber contornar as situações do jogo sem ter o modo de escuta à sua disposição. Basta ter paciência e determinação. Agora, se estiver com muitas dificuldades, não se preocupe! O vídeo abaixo mostra técnicas excelentes para superar os desafios mais complicados do jogo, na dificuldade Survivor, acompanhe para aperfeiçoar seus métodos:


Além do mais, já que estamos aqui, vamos nos preocupar com outros troféus que também podem ser adquiridos no modo New Game +:

Everything We've Been Through (Prata)
Esse troféu de prata será liberado quando incrementar todos os atributos de Joel. Ao jogar pela primeira vez na dificuldade Easy, deverá já ter realizado diversos incrementos em Joel. E, ao jogar no modo New Game +, esses incrementos já estarão disponíveis desde o começo. Ou seja, só o que precisa fazer é conseguir os incrementos que não conseguiu antes. O preço de cada um estará diferente, mas, como já deve ter conseguido mais da metade, não encontrará problemas para terminar os incrementos que faltam. Até porque o incremento de melhoria no modo de escuta não estará disponível (não há modo de escuta na dificuldade Survivor) e a melhoria de maestria com facas não é preciso pro troféu, então pode desconsiderá-lo (a menos, claro, que faça questão de ter essa habilidade). Assim que conseguir incrementar todas as habilidades, o troféu será liberado.

For Emergencies Only (Ouro)
Esse troféu de ouro é liberado quando conseguir realizar todos os upgrades de todas as armas do jogo. Você pode realizar upgrades em qualquer bancada de ferramentas do jogo. Ao jogar no modo New Game +, terá de coletar as armas novamente, na mesma ordem e no mesmo local que as coletou no modo New Game, mas saiba que os upgrades que já realizou no modo anterior irão persistir para esse novo modo. As armas já virão com os upgrades já realizados, e só precisará fazer o restante. Será preciso a quantia de exatamente 2.510 peças para poder tunar tudo. Mesmo que já tenha a quantia necessária de peças, terá de esperar prosseguir na história até pelo menos Chapter 8, quando conseguirá a última arma do jogo, o lança-chamas, ou ainda o Chapter 10, onde conseguirá a caixa de ferramentas de nível 5, caso precise para alguns upgrades. De qualquer forma, assim que conseguir tunar todos os upgrades de todas as armas do jogo, esse troféu será liberado.

São apenas esses os troféus que podemos ir adiantando no modo New Game +. Agora, é só seguir em frente normalmente até fechar o jogo mais uma vez.

The Last of Us - Survivor + (Ouro)
Esse troféu de ouro será liberado assim que fechar o jogo na dificuldade Survivor, especialmente no modo New Game +. Se seguiu minha recomendação e jogou a segunda jogatina nessa dificuldade e nesse modo, então terá conseguido já esse troféu.

E também deverá conseguir um monte de outros troféus:

No Matter What - Normal (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que fechar o jogo na dificuldade Normal. Ele será liberado automaticamente quando fechar o jogo na dificuldade Survivor.

No Matter What - Hard (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que fechar o jogo na dificuldade Hard. Ele será liberado automaticamente quando fechar o jogo na dificuldade Survivor.

No Matter What - Survivor (Ouro)
Esse troféu de ouro será liberado assim que fechar o jogo na dificuldade Survivor. Ele será liberado automaticamente quando fechar o jogo na dificuldade Survivor no modo New Game +.

The Last of Us - Easy + (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que fechar o jogo na dificuldade Easy no modo New Game +. Ele será liberado automaticamente quando fechar o jogo na dificuldade Survivor no modo New Game +.

The Last of Us - Normal + (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que fechar o jogo na dificuldade Normal no modo New Game +. Ele será liberado automaticamente quando fechar o jogo na dificuldade Survivor no modo New Game +.

The Last of Us - Hard + (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que fechar o jogo na dificuldade Hard no modo New Game +. Ele será liberado automaticamente quando fechar o jogo na dificuldade Survivor no modo New Game +.

Isso mesmo: 7 troféus liberados de uma só vez! Com apenas duas jogatinas, uma no modo New Game e outra no modo New Game + na dificuldade Survivor, irá liberar todos esses troféus, relacionados a todas as dificuldades do jogo. Simples, não?

Bom, agora que já adquiriu todos os troféus relacionados ao modo Single Player, só resta mais alguns troféus do modo Multiplayer Online, chamado de Factions, para platinar o jogo. É a última parte que falta, mas ao mesmo tempo, ela irá consumir bastante tempo. Vamos lá!

Multiplayer

Knowing the Basics (Bronze)
Bem, o modo online é composto por dois modos de jogo. O Supply Raid é bem no estilo Team Deathmatch, dois grupos de 4 pessoas se enfrentando, quem chegar a 20 mortes primeiro vence. Já o modo Survivors é bem semelhante ao estilo Elimination, no qual dois grupos de 4 pessoas se enfrentam e vence quem ganhar 4 rounds. Seu primeiro troféu online será bem simples: só o que precisa fazer é vencer um duelo em cada modo. Vença um duelo no modo Supply Raid e um no modo Survivors.

Antes de darmos continuidade aos troféus do modo online, vamos a algumas explicações:

Agora a coisa começa a ficar séria. Você possui dois grupos do qual pode se filiar: Hunter ou Firefly. Há pouquíssimas diferenças, em sua maioria irrelevantes, para os dois lados. Há um troféu para cada grupo, portanto, para platinar, terá de completar a missão dos dois lados. Vamos começar pelos Hunters. Pois bem, há uma missão a ser cumprida, e a missão é a seguinte: sobreviver por 12 semanas com um acampamento de sobreviventes, sem ser destruído. Você nunca poderá ficar sem nenhum sobrevivente: basta manter pelo menos um sobrevivente vivo até o final da 12º semana, e pronto, completará a missão. Só que não é tão fácil assim.

Os sobreviventes carecem de suprimentos para viver. Você adquire suprimentos no decorrer dos duelos, após matar oponentes ou acumulando muitos pontos. Você até pode usar os suprimentos durante o duelo para comprar munição ou colete, mas isso não interferirá no valor total da fase: pode gastar à vontade, que o que conta é o total adquirido, não o que restou ao final. Dependendo do número de sobreviventes, você possui uma meta diária de suprimentos para adquirir. Ultrapassar a meta de suprimentos lhe permitirá chamar ainda mais sobreviventes, mas ao mesmo tempo também aumentará a quantia necessária por dia dali em diante. Atingir abaixo da meta fará com que alguns de seus sobreviventes fiquem famintos, morram ou mesmo sejam infectados, o que pode colocar em risco todo o grupo.

Além disso, há missões obrigatórias que precisam ser cumpridas. Essas missões exigem uma meta, e você tem que cumpri-las em troca de algum benefício ou prejuízo. Você escolhe a meta a ser cumprida (número de atordoamentos, execuções, ressurreições, e por aí vai). Cada vez que escolhe novamente a mesma meta, ela vai ficando maior e mais difícil, então alternar requisitos pode ser interessante. Irá passar por diversas missões assim no decorrer da trajetória, tanto como Hunter quanto como Firefly. Algumas missões são benéficas (quanto melhor for seu desempenho, mais sobreviventes conseguirá ao final), enquanto outras são completamente prejudiciais (quanto pior for seu desempenho, mais sobreviventes perderá podendo perder uma boa porcentagem do total).

Um conselho que eu dou sobre as missões: deixe os requisitos mais fáceis para você para os momentos mais complicados do game. Isso mesmo. De início, enfrentará missões simples, mas, mais para o final, terá de passar por missões realmente perigosas, em que pode colocar tudo a perder. Deixe os requisitos mais fáceis para essas situações. Se você é bom em marcar adversários com R3, por exemplo, deixe o requisito "número de marcações" para as partes mais difíceis do jogo. Esse tipo de comportamento será muito útil, tenha isso em mente.

Outra coisa: Aconselho muito a escolher o modo Supply Raid, pois ele é mais completo e lhe permite enfrentar mais inimigos, permitindo assim melhores chances de bater algumas metas estabelecidas. Também saiba que terá de passar por 84 combates no decorrer de sua trajetória, tanto como Hunter quanto como Firefly. Caso não queira jogar todas as partidas, há um modo de "fazer o tempo passar mais rápido". É uma forma de enganar o sistema. Assim que entrar em um confronto, pode apertar START e pedir para sair. Simples assim. É lógico, irá obter 0 suprimentos, e tal, mas pelo menos passará um dia da missão em questão de segundos. Poderá fazer isso quantas vezes quiser, apenas saiba que seu grupo ficará mais enfraquecido. Com 0 suprimentos, pouco a pouco irá perder sobreviventes pro grupo, que começarão a morrer, ficar com fome e infectados. Tome cuidado para não "pular" todos os confrontos. Não aconselho a pular nenhuma partida, apenas faça isso se estiver realmente querendo adiantar ao máximo a platina. Vá pulando uma ou outra partida, e, claro, nem pense em pular partidas de missões importantes.

Tendo dito isso, vamos agora aos troféus:

Populace (Bronze)
Para liberar esse troféu de prata, seu objetivo, por ora, é acumular sobreviventes. Terá de ter pelo menos 40 sobreviventes em seu acampamento. Não é nem um pouco difícil. Já no começo da missão, seja como Hunter ou Firefly, terá algumas missões benéficas que aumentam consideravelmente a população de seu grupo. É claro que dependerá de seu desempenho, mas, mesmo que não seja lá tão bom assim, não deverá encontrar dificuldades para chegar a 40 sobreviventes. A média básica dos jogadores, ao final da terceira semana, é de 45 a 50 sobreviventes no grupo, só para ter uma noção de que não é tão difícil quanto parece.

Hunter (Ouro)
Para liberar esse troféu de ouro, precisará terminar toda a trajetória pelo lado dos Hunters. Isso quer dizer sobreviver a todas as 12 semanas. Como cada partida equivale a um dia e cada semana leva 7 dias, ou seja, 7 partidas, isso quer que precisa jogar 84 partidas ao todo. O importante, aqui, é não perder todos os sobreviventes do grupo. Tem que ter pelo menos um sobrevivente no grupo ao final do 84º dia. Sendo assim, não precisa se preocupar muito com seu desempenho na maioria das partidas. Pode tentar lutar para ter o maior número de sobreviventes possível, claro, mas não fará diferença para o troféu. O maior problema será outro: as missões "fatais". A missão fatal é aquela que possui uma condição: se a meta não for cumprida, perderá 100% da sua população. Ou seja: se não cumprir a meta, irá falhar e terá de recomeçar tudo de novo. Há 5 missões fatais ao todo, no decorrer das 12 semanas, e são essas as únicas missões que precisa realmente se preocupar e procurar bater as metas. As demais missões, mesmo as prejudiciais, podem ser negligenciadas sem grandes perigos. As 5 missões fatais ocorrem nas seguintes semanas: 6, 8, 10, 11 e 12. Fique atento, pois, quando essas missões aparecerem, não poderá jogar de qualquer jeito: terá de buscar sempre bater a meta estipulada. Falhar nessas missões fatais fará com que tenha de voltar desde o começo. Então, independentemente da quantia de sobreviventes que tenha, procure alcançar a meta da missão fatal para não perder todo mundo e falhar. Atentando-se a isso, será apenas uma questão de tempo enquanto passa pelo 84 confrontos até terminar a trajetória do grupo Hunter e conseguir esse troféu de ouro.

Firefly (Ouro)
Esse troféu de ouro será liberado após completar a trajetória pelo lado do Firefly. Bem, após completar a trajetória no lado Hunter, agora terá de fazer exatamente a mesma coisa pelo lado do Firefly. É basicamente igual, com a diferença sendo algumas missões diferentes. E será ainda mais fácil, já que estará mais forte, mais experiente e podendo carregar novas armas, itens e habilidades melhores. Basta seguir as mesmas dicas do modo Hunter e sobreviver às 84 partidas com pelo menos uma pessoa no seu grupo ao final, e liberará mais esse troféu.

It Can't Be For Nothing (Platina)
E, por fim, o troféu de platina do game! Assim que conseguir todos os troféus do jogo, tanto do modo offline quanto do modo online, irá conseguir esse troféu de platina! Parabéns, você platinou The Last of Us!

E então? Esse guia lhe foi útil? Comente o que acha, e nos indique um game para a seção Platinando!

119 comentários:

  1. Muito bom o guia!
    Estou tentando platinar, mas tenho uma dúvida:
    Posso ficar jogando pelo modo CAPITULOS para pegar algum item ou conversa opcional ou porta lacrada? Ou sou obrigado a fazer isto durante o jogo, e se perder uma chance tenho que começar todo o jogo novamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anônimo!

      Sim. Caso tenha perdido alguma conversa opcional, uma porta trancada, algum item colecionável e tal, e saiba exatamente qual é e onde é, você pode voltar até o capítulo daquele item e pegá-lo para liberar o troféu. Conta do mesmo jeito, não é preciso recomeçar do início.

      Espero ter ajudado! Boa sorte na platina!

      Excluir
  2. Ótimo guia amigo, mas eu tenho uma dúvida. No capítulo 5 em Pittsburgh, eu já fiz tudo e só tenho 16 artefatos, ouvi dizer que um deles você ganha automaticamente no início do capítulo durante uma cutscene. Acho que esse artefato é a mangueira de gasolina do Bill, eu tenho ela, mas aparentemente o jogo não conta. O que eu posso fazer? Já zerei o jogo duas vezes e não consegui ganhar esse item, só falta ele para eu conseguir o troféu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, anônimo, há um total de 28 itens colecionáveis disponíveis em Pittsburgh. 2 deles (1 artefato e 1 gibi) são obrigatórios, ou seja, você tem de consegui-los, não tem como deixar de pegá-los, e conta pro jogo. Você deve ter deixado de pegar um dos 26 itens colecionáveis que podem ser adquiridos (há mais 16 artefatos espalhados). O vídeo que eu postei pode te ajudar a encontrá-los, vá pegando um por um.

      Excluir
  3. olá, eu gostaria de saber se eu preciso zerar o game oito vezes (easy, easy+, normal, normal+, hard, hard+, survivor e survivor+) pra platinar o jogo?
    grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Felipe Santos! Então, cara, não é preciso fechar oito vezes não! É como eu disse no guia, basta fechar duas vezes! Ao fechar na dificuldade mais difícil, automaticamente libera os troféus das dificuldades mais fáceis, entendeu?

      Na prática, faça o seguinte: feche primeiramente no Easy, para poder pegar todos os outros troféus de maneira mais fácil. Aí, vai liberar o modo Survivor, que é o mais difícil. Agora, feche o jogo no modo New Game + na dificuldade Survivor. Assim, irá liberar todos os troféus (tanto do New Game quanto do New Game +) todos de uma vez. Simples, não?

      Excluir
  4. João Paulo, tenho uma dúvida grande. Quando vi seu tutorial eu já havia terminado o jogo no Level Hard e estava na metade do Survivor. Não havia entendido essa questão do NewGame+. Mas agora já terminei o jogo 3 vezes e peguei quase todos os troféus, apesar de ainda faltar muitas conversas e piadas da Ellie que de fato é difícil acompanhar as ordens dos vídeos que tem uma pausa para mostrar as conversas e depois continua os capítulos. De fato a minha dúvida está em Lakeside Resort. No vídeo mostra inicialmente girando os gibis e coletáveis para +10 itens colecionáveis. Isso eu não entendi. E no vídeo também não mostra o caminho de todos pois são um total de 12 colecionáveis mas só vejo pegando uns 4 ou 5. No meu faltaram 3 e a maioria dos Gibis eu já havia encontrado nos outros níveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente isso, Bruno Cessel. Quando você joga com a Ellie, ela já vem automaticamente com 10 artefatos na sua mochila, mas, para o jogo "reconhecê-los", você tem de olhá-los. Abrir a mochila e olhar cada um deles. Pegar mesmo, em Lakeside Resort, você só vai pegar 2 artefatos, 2 gibis, 2 pingentes e um manual de treinamento. E o vídeo mostra a localização de todos eles.

      Excluir
  5. parabens pelo guia, muito bom....

    zerei no modo normal, mas quando jogo o primeiro capitulo no easy+, não aparecem as outras opçoes...

    no aparece só o hard e o normal+.... vc pode me ajudar? terei q zerar no hard, pra abrir o survivor e assim por diante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há uma manha para o seu caso, anônimo.

      Primeiramente, delete todos os patches que tiver, para garantir que essa manha funcione.

      Você fechou no Normal e a dificuldade Survivor não aparece no modo New Game +, certo? Pois bem. Comece o New Game + normalmente, no Easy mesmo. Complete o primeiro capítulo, Hometown. No começo do capítulo 2 (20 Years Later), pause o jogo e salve, depois dê Exit do the Main Menu.

      Vá em Select Chapter, para escolher capítulos, e escolha o primeiro capítulo de novo. Agora, se fez tudo certo, poderá escolher a dificuldade Survivor. Ela aparecerá no modo New Game + se seguiu essa dica. Escolha-a e jogue normalmente. Fechando o game, contará como Survivor + e o troféu será liberado.

      É uma manha, um glitch, então não se esqueça de apagar os patches, porque alguns patches "corrigiram" isso, hehe.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Depois eu posso voltar a atualizar o game?

      Excluir
    3. Sim, José. Depois que conseguir jogar no modo New Game + no Survivor, fique à vontade para atualizar o game novamente.

      Excluir
  6. Super Guia.... to aqui soh pra dar parabens... valeu...

    Grande Jogo, acho que o melhor que já joguei até agora..

    com o guia desse vai dar um up pra jogar mais vezes..


    tks

    ResponderExcluir
  7. Bom guia está excelente.
    Eu passei uma secret room no museu tenho que voltar a passar o jogo para abri-la ou dá pelos capítulos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível rejogar o capítulo em que estava a sala secreta e destrancá-la para contar para o troféu. Não é preciso rejogar o game todo.

      Excluir
  8. Olá, obrigado pelo guia! Queria muito platinar esse game, mas esse modo online me desanima. É muito troféu online, isso é sacanagem da empresa, afinal o jogo tem como ponto forte a história principal e não esses modos online...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Eles colocaram diversos troféus online para incentivar os jogadores (e os platinadores) a jogar o modo online também por diversas vezes.

      Excluir
  9. Bom dia eu ainda não entendi como por o New Game+ em Survivor.
    Comecei na dificuldade fácil e aparece o fácil+ e não dá para por no survivor. Como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, acho que não deixei tão claro como é que funciona o glitch para se jogar o modo New Game + na dificuldade Survivor. Eu reescrevi essa parte do guia. Leia novamente e tente fazer do jeito como escrevi. Dará certo, e poderá jogar na dificuldade Survivor no modo New Game + mesmo tendo fechado apenas na dificuldade Easy.

      Excluir
  10. Fechei o jogo no modo difícil, e quando aparece o JOGO+ não tem a opção sobrevivente. Minha pergunta é a seguinte se eu começar um novo jogo no modo sobrevivente ganho o troféu do jogo+ mesmo sem ter selecionado no topo do menu Novo jogo +

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não, Nathan.

      Para obter o troféu do New Game + é preciso fechar no modo New Game +. Para obter o troféu da dificuldade Survivor, tem de fechar nessa dificuldade (seja no New Game ou New Game +).

      Use a dica que eu coloquei ali em cima para conseguir jogar na dificuldade Survivor no New Game + mesmo sem ele estar desbloqueado. Tem um glitch que poderá fazer, e eu expliquei no corpo do texto.

      Excluir
    2. cara me auxilia por favor dei uma lida mas nao consigo executar aqui

      Excluir
    3. consegui dei uma pesquisada achei esse video http://www.youtube.com/watch?v=UfyqJvNEM2w

      Excluir
    4. Que bom que você conseguiu, Nathan! Eu disse que funcionava, hehe! Eu mesmo fiz assim.

      E que bom que você conseguiu achar esse vídeo no YouTube, nem tinha pensado em complementar o guia com um vídeo sobre esse assunto. Até mesmo coloquei o vídeo no corpo do texto, para poder tirar a dúvida de outras pessoas que também possam estar encontrando dificuldades.

      Valeu mesmo! E boa platina!

      Excluir
  11. Amigo, boa tarde, Primeiro quero parabenizá-lo pelos videos, o que diga-se de passagem foi maravilhosamente elaborado, parabéns e obrigado por nos ajudar. Tenho uma dúvida, fechei o jogo no normal e difícil, porém esqueci alguns itens, neste caso sou obrigado a fechá-lo no survivor? ou posso editar o capitulo que esqueci os itens no modo dificil e joga-lo novamente? outra coisa quando abro um determinado capitulo ele pede para regravar, mesmo eu tendo fechado 100% isso nao faz com que eu perca no modo que ja fechei? ou seja, posso regravá-lo? Agradeço mais uma vez por sua ajuda, boa sorte.abcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Manoel, tudo bom?

      Primeiramente, obrigado pelos elogios, mas não fui eu que fiz o vídeo não. Os vídeos são de produção de platinadores profissionais, eu só os postei aqui.

      Eu aconselho o seguinte: já que você fechou o game no Normal, obtenha os itens restantes na mesma dificuldade que já estava. Vá para o modo de seleção de capítulos, veja se esqueceu alguma coisa em algum capítulo, refaça aquele capítulo e certifique-se de pegar tudo. Pode regravar, vai fazer um update do capítulo.

      Só comece um novo game, em uma nova dificuldade, depois de ter feito 100% e pegado tudo para conseguir os troféus. Assim, economiza tempo e dor de cabeça.

      Excluir
    2. Boa tarde, João, estou bem obrigado e espero que tbm esteja. òtimo, vou seguir suas orientações. Mas uma vez muito obrigado. abraços.

      Excluir
  12. ola amigo ja acabei o jogo e so falta um artefato pra min platinar la em resort a beira do lago volto la pego eles mas quando acaba olho nos itens e fica sempre faltando um ja segui os videos sera que meu jogo ta bugado pra nao reconhecer todos os itens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falta um item? Certeza que é um artefato? Veja lá na lista de artefatos na tela de seleção de capítulos, tenta descobrir qual é o artefato que está faltando e em que capítulo ele está, para poder voltar e pegá-lo. É o jeito.

      Tem alguns artefatos que já vem com você desde o começo automaticamente, mas que você tem de olhar no menu de itens para que eles sejam válidos. Não se esqueça.

      Excluir
    2. cara nao sei se vai servir ctg, estavam faltando 2 artefatos meus e eu fiz 3 vezes tudo que explicava no tutorial ... deixei ele alguns segundos parado no Pingente de Riley e ganhei o trofeu tenta passar devagar pelos itens da mochila

      Excluir
  13. boa tarde amigão muito bom seu guia(não vou platinar esse jogo rsrsr)... notei que faltou uma conversa opcional no No capítulo 5, Pittsburgh exatamente nessa parte aqui... "Ainda em Financial District, ao lado de um veículo militar blindado, encontrará um banco improvisado como depósito de rações. No interior desse edifício, na parte dos fundos, há uma sala-bônus que pode ser acessada arrombando a porta com uma faca." de um lado do tamk tem o deposito de ração com a a porta do outro lado tem alguns soldados mortos.Assim que vc para do lado dos soldados Ellie inicia uma conversa e aprece a opção de conversa adicional. espero que este seja o unico momento pois se passou outro eu perdi srsrsr...Vale resalta que voce não mencionou que na parte do Hotel a conversa da maquina de café era sozinho fiquei uns 4 minutos esperando a Ellie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Welington Castro, há muitas conversas opcionais no game. Diversas delas não foram citadas aqui simplesmente porque elas não são necessárias para o troféu. Nem todas as conversas opcionais do game contam para o troféu, então eu citei aqui apenas aquelas que eu sei que contam. Você pode ignorar as demais conversas opcionais ou tê-las, já que são bem interessantes, mas elas não vão influenciar em nada para obter o troféu relacionado.

      São 37 conversas opcionais obrigatórias no game. Leia sobre o troféu I Want to Talk About It para maiores informações.

      Excluir
    2. ok amigão valew mesmo já consegui a maioria dos trofeus graças ao seu guia, só estranhei pq na primeira vez que joguei não peguei todos pingentes nem todos os artefatos(na verdade esqueci de dra zoom e examinar os da mochila da ellie no capitulo resort no lago. e mesmo assim ganhei o trofeu Scavenger(Ouro) será que é algum bug ou so conta alguns itens e outros não fiquei curioso com isso se tiver conta no mypst pode ate olhar a ondem dos trofeus no meu usuario welintonmc para ver que não é mentira minha .. se quiser pode add tbm no ps3 pra olhar

      Excluir
  14. Gostaria de tirar uma duvida sobre as piadas..
    Posso entrar no capitulo escutar as 4 e sair e depois entrar no outro pra escutar a quinta..???
    abraços...

    ResponderExcluir
  15. boa noite a todos, estou quase terminando o modo survivor+, mas não consegui encontrar o lança-chamas, por isso não vou conseguir o troféu que consiste em melhorar totalmente todas as armas. será que posso voltar no capítulo em que essa arma é achada e melhorá-la que vou ganhar o troféu?
    E gostaria de saber se alguém pode me dar algumas dicas para o modo online, em qualquer um dos três tipos de jogo(suprimentos, interrogatório ou sobrevivente). abraços....

    ResponderExcluir
  16. Me adiciona: LucasBR36
    Esse modo multiplayer é espetacular!

    E, espero que os servidores não esvaziem como aconteceu com o
    God of War Ascention!!!

    Se adicionarem mais troféus (troféu de rede) tu vais publicar aqui o guia, mesmo que isso não leve à platina? Obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, anônimo, a minha intenção é apenas publicar troféus que sejam relacionados à platina do game. Só faço guias de platina mesmo.

      Quaisquer troféus de DLC ou coisas do tipo, que não levam à platina, eu costumo ignorar nos guias, para manter o foco.

      Excluir
  17. alguem poderia me ajuda?? no capitulo 9 onde tem a sala bonus pede uma faca completa, ja serei no normal e no survivor +, e nada da porta o pior q se eu n abri essa sala na platino o jogo AJUDEM agradeço desde ja....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No vídeo mostra o cara indo pegar um manual de treinamento nesse mesmíssimo lugar. Presta atenção! Essa porta tá bem camuflada mas só passa perto das paredes e você a encontra!

      Valeu!

      Excluir
    2. obrigado mais eu sei onde esta a porta eu queria saber como deixa a faca completa tipo eu tenho uma faca nas maos mais quando chego na porta pede uma faca completa, mais eu tenho uma faca em maos, essa eu n entendi ...

      Excluir
    3. Quando você abre uma shiv door você necessita de uma faca , provavelmente o que te aconteceu foi um bug ou algo parecido, mas tenta montar outra faca ou usar essa em alguém. Não importa se ela tá ou não completa, você sacrifica ela. Se você tá com a faca 3/3 não importa ela se disfaz com 3/3 mesmo, não fica 2/3

      Excluir
  18. Alguém de vocês percebeu uma caixa do Uncharted 3: Drake's Deception no capítulo 5: Pittsburg?

    ResponderExcluir
  19. Bom dia gostaria de saber, zerei o jogo na dificuldade normal, queria platinar mas quando vou começar um novo jogo+ apenas aparece as dificuldade fácil e normal, como faço pra poder jogar no sobrevivente+?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe um glitch que você pode usar para conseguir isso. Eu expliquei direitinho no texto do guia e até coloquei um vídeo explicativo sobre isso lá. Leia com atenção para aproveitar as dicas.

      Excluir
  20. Gostaria de saber se quando eu zerar minhas armas vão desaparecer? ou eu consigo o novo jogo já com minhas armas da partida anterior? Agradeço desde ja! e já estou chegando no final do game?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, anônimo, quando recomeçar o game no modo New Game + (que é o modo do qual imagino que esteja se referindo), estará sem suas armas. Elas só aparecerão no momento certo, na ordem comum em que elas apareceram normalmente na primeira vez. Porém, já virão com os upgrades que fez na primeira jogatina, ou seja, não precisará tuná-las tudo novamente.

      Excluir
  21. existe a possibilidade desse jogo possuir armas infinitas?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até onde eu saiba, não. Até porque nem é preciso: nunca faltará munição para você. Sempre que acabar as suas balas, e precisar de balas, a Ellie lhe jogará algumas. E isso acontece sempre, e de forma infinita. Ou seja, teoricamente falando, todos já começam com munição infinita para as armas, de modo que é impossível ficar sem nenhuma bala.

      Excluir
  22. Galera, tenho uma dúvida e gostaria da sugestão de vocês! Terminei o The Last of Us no nível normal e gostaria de recomeçar o jogo em outro nível, em busca de platinar este clássico. Porém, gostaria de saber se devo (posso) utilizar o mesmo "save" do qual eu vinha utilizando no nível nornal para salvar meus progressos (sem perder as habilidades e armas melhoradas) ou tenho que criar um novo "save" de progresso para cada nível do jogo??
    Fico no aguardo.
    Agradeço desde já pela ajuda da galera no geral.
    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não só pode como deve, anônimo. Para platinar, é preciso fechar na dificuldade Survivor, e não só no modo de jogo comum, como no New Game + também. Eu deixei um vídeo explicativo mostrando como conseguir fechar uma vez no Normal e então poder jogar direito no New Game + no Survivor. Faça isso para economizar seu tempo de jogo.

      Excluir
    2. João Paulo, Muito Obrigado pelo retorno! Estarei recomeçando jogo como New Game + e pretendo joga-lo na dificuldade fácil para ter mais tranquilidade na busca dos colecionáveis e depois vou partir para dificuldade survivor na intenção de platinar este clássico e conforme sua sugestão vou utilizar o mesmo "Save" para os dois modos, salvando por cima da dificuldade normal da qual já terminei o jogo! Novamente agradeço pelo ajuda e atenção! Abs....

      Excluir
  23. Oi, eu zerei o jogo no easy, e no easy +. Já liberou a opção de jogar os capítulos no survival. Se eu colocar no capitulo 1, nível survival e jogar até o fim novamente ganho o troféu? ou sou obrigada a colocar new game? É que todos os tutoriais dizem só pra jogar só o 1º capítulo no easy+, e como falei, passei todos...

    Outra dúvida. Quando zerei a segunda vez abri todas as portas e fiz todas as conversas (TENHO CERTEZA), e não ganhei os troféus. Fui nas estatísticas, e dizia que eu só tinha 18 conversas e 5 portas. Alguém sabe o se esse erro de registro é normal e porque acontece??? Vou re-jogar alguns capítulos, e não queria que isso acontecesse novamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho essas dúvidas!

      Excluir
    2. Bem, Patrícia, quanto à primeira pergunta, sim, pode. Contanto que comece no capítulo 1, no nível Survival, irá contar para o troféu normalmente.

      Quanto à outra dúvida, não sei como ajudar. Se você seguiu corretamente como está no guia, então os troféus deveriam ter sido liberados. Senão, algum item não contou, ou algum troféu está com glitch. A única forma de se solucionar isso é ir conferindo as estatísticas conforme vai obtendo cada item e abrindo cada porta com faca, e ver se o jogo deixou de contabilizar alguma. Na seleção de capítulos, também é possível ver se algum item deixou de ser contado por conta de algum erro no jogo. Porque os vídeos mostram absolutamente tudo, seria só seguir, agora é ver se o jogo está dando bug em algum item.

      Excluir
    3. Valeu João!

      Já comecei o Survival, e acho que zerando dessa vez vou conseguir a platina... agora após todo o evento importante, dou pause e vou conferir as estatísticas.
      Acho que o problema ocorreu, porque enquanto eu zerava, outra pessoa iniciou uma campanha no meu login, e usou outro save. Acho que quando ela colocou o novo jogo, a contagem das portas e das conversas zeraram...

      Já deletei todos os saves desnecessários, e agora ninguém meche até eu terminar o survival! hehe

      Muito bom o blog! E obrigada mais uma vez!

      Excluir
  24. boa pessoal,um amigo vai me emprestar o jogo mais ele usou pass online ,eu posso platinar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há troféus online no game, o que quer dizer que você precisará do Pass Online para jogar online e conseguir os troféus online.

      Excluir
  25. Usei o Clinch para ter o Survivor+ direto, tive um grande trabalho em zera-lo no Survivor e nao ganhei trofeu nenhum. Por Favor, reponda.
    Adios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hã? Peraí. Você conseguiu usar o glitch, e jogou na dificuldade Survivor no modo New Game +. E fechou o jogo inteiro. E não apareceu o troféu? Muito estranho, porque, independente de ter usado glitch ou não, uma vez que se fecha o game inteiro na dificuldade Survivor e no modo New Game +, aquele troféu deveria ter sido liberado. Não apareceu nenhum troféu no final do jogo? Certeza?

      Excluir
  26. muito bom hehe tão de parabéns jogo bão d+ também.

    ResponderExcluir
  27. mano aquela conversa opcional que a elie fala que teve um sonho sabe.Então eu estou nessa parte e a elie não fala de jeito nenhum vc tem alguma dica do q eu possa fazer?

    ResponderExcluir
  28. eu ja terminei o jogo no normal, nao sabia do truque do survive+, estou jogando no normal + no capitulo 3 já, tem como eu ainda fazer esse truque sendo que ja to no capitulo 3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho certeza, mas você pode tentar, Je. Não custa nada. Mesmo estando no capítulo 3, tenta reiniciar do capítulo 1 e veja se aparece a opção survivor +. Senão, é só fazer de novo. Mas não se esqueça de desinstalar o patch.

      Excluir
  29. Bom dia, João Paulo.

    Acho que minhas conversas bugaram. Ouvi todas e tenho apenas 36. Desconfio que seja aquela do hotel (Maquina de Cafe), que eu ja fiz 2 vezes e não contabilizou..... Há algum modo de saber quais conversas faltam? Na seleçã de capitulos mostram apenas os itens, artefatos e pingentes.... Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa vida, Carlinhos. Várias pessoas estão tendo dificuldades com essas conversas opcionais. Uma pena. Bem, não há como saber quais são as que faltam, apenas quantas conseguiu ao todo.

      Não há muito o que eu possa fazer, mas, para ajudar, eu fiz um update no guia e agora inclui um padrão de cores para os itens colecionáveis e as conversas opcionais. Agora, poderá saber quantas tem ao todo ao coletar cada uma.

      Assim que coletar uma conversa opcional, o game salva automaticamente na hora. Se não salvar, é porque a conversa opcional não foi registrada. Pode ser um glitch, se for o caso, tente apagar alguma atualização do jogo e tente novamente para ver se vai. É só o que posso dizer para ajudar.

      Boa sorte!

      Excluir
  30. estou tendo dificuldade para conseguir o troféu 'Knowing the Basics' por um acaso alguém sabe me dizer se eu tenho que comprar algum pacote dlc para conseguir platinar, na hora que eu vou em encontrar partida aparece uma página na psn para mim comprar o dlc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brave Knight, não é preciso comprar nenhuma DLC para poder platinar um game, nem em The Last of Us e nem em jogo algum. Para liberar o troféu Knowing the Basics, basta vencer uma partida no modo Supply Raid e uma no modo Survivors, disponíveis normalmente a qualquer momento. Apenas isso.

      Excluir
  31. Amigo, estou muito fã do seu blog, continue com o excelente trabalho. Gostaria de saber se você poderia fazer um guia para platinar o GTA V. Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugestão anotada, anônimo. GTA V é o jogo mais popular do momento, cheguei a jogá-lo sim, fechei e até pensei em fazer um guia de platina, mas ele é imenso e um guia de platina dele levaria muuuuuuuuito tempo para ficar pronto. Acabei deixando-o de lado para fazer outros guias mais simples e rápidos, mas assim que der e sobrar um tempo eu vou platiná-lo e fazer uma guia especial de platina sobre ele.

      PS: Vocês só me pedem guias de platina de jogos enormes, né. Outro dia me pediram Skyrim, e agora GTA V. kkkkkkk

      Volte sempre ao nosso blog, anônimo!

      Excluir
    2. Kkkk, é um jogo imenso mesmo, valeu então!
      Pode me passar a sua PSN

      Excluir
    3. Minha PSN ID é GuiaPlatinando. É assim mesmo (é uma homenagem à coluna do blog, huahuahuaua).

      Excluir
  32. Olá, João Paulo, bom dia!
    Acabei de detonar em Modo Normal, o Continuar+ (ou seja, Normal+) apareceu. Vou jogar novamente, queria jogar no Difícil. O que acha melhor, jogar no Normal+ ou começar do zero no Difícil? O que muda do Normal para o Normal+? Obrigado!
    há, parabéns pelo post excelente..

    ResponderExcluir
  33. Olá,
    Aproveitando para perguntar; Como faço para conseguir finalizar com o final alternativo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eder Siqueira. Bem, se você pensa em platinar The Last of Us, e já fechou no modo normal, agora eu aconselho que use o glitch do Survivor + para poder fechar logo no modo Survivor +. O modo New Game + lhe permite rejogar o game com tudo o que você já conquistou antes. E será preciso fechar no Survivor + para platinar.

      Quanto ao final alternativo... Ele não existe. The Last of Us só tem um final.

      Excluir
  34. Cara eu to jogando no survivor,mas ja tinha zerado no easy e nao conta la nas estatisticas q eu zerei, msm ainda eu tendo o save do jogo

    ResponderExcluir
  35. Parabéns cara, muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  36. Guia maravilhoso!
    Dizem que a primeira platina a gente nunca esquece, e a minha primeira foi no TLoU, seguindo essas orientações.
    Parabéns pelo site e obrigada por nos ajudar a explorar nossos jogos no máximo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkk Pois é, a primeira platina a gente nunca esquece! hehehehe

      Que bom que aproveitou e gostou do nosso guia, anônimo. Leva bastante tempo e trabalho para fazê-los, mas fico feliz de saber que eles são úteis e que vocês estão conseguindo platinar os games seguindo meus guias. Parabéns pela conquista e não para não, vamos em busca da próxima platina.

      Aproveite outros guias que eu já fiz para platinar os próximos jogos! Caso queira recomendar um game para eu fazer mais algum guia de platina, só dizer que eu farei o possível.

      E volte sempre ao nosso blog!

      Excluir
    2. kkkkk fiz a minha primeira platina hoje do beyond com o seu guia kkkk, nunca vou esquecer

      Excluir
  37. Muito bom Cara!! já Usei seu guia do Beyond Two Souls, e este do The Last of Us ficou bem explicado também! Parabéns pelo site e à equipe!

    ResponderExcluir
  38. Muito bom! Está de parabéns pelo guide. Só poderia me ajudar com uma coisa? Eu já joguei duas vezes, consegui os suplementos para upar Joel ao máximo porém faltaram peças para as armas.. Ouvi dizer que da pra começar um terceiro jogo levando os upgrades dos anteriores mas não acho onde faço isso. Alguém poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você fechou o game duas vezes e não conseguiu peças suficientes para upar todas as armas ao nível máximo? Bem, você sempre pode reiniciar uma nova jogatina no modo New Game + e continuar acumulando suas peças. Não há limite. Falando nisso, já fechou na dificuldade Survivor? Se for o caso, pode aproveitar para fazer isso enquanto fecha o game no Survivor, que tal?

      Seja como for, boa sorte!

      Excluir
  39. eu ja zerei no modo normal, mas eu nao peguei todos os itens colecionaveis, ai vi o seu manual e gostaria de saber se vou ter que comecar do easy e tal, ou so vou ter que pular para o modo sobrevivente. E gostaria de saber dos trofeis adicionais que colocaram contando outra historia do the last (os que te o simbolo +

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e tanto que ja usei o seu guia do beyond, e ficou muito bom

      Excluir
  40. Além do ótimo guia sanou todas as dúvidas de forma efetiva. Ta de parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Guilherme Mendes!

      Volte sempre ao nosso blog!

      Excluir
  41. O guia orienta muito bem e conduz o jogador a pegar a platina até de maneira divertida, só achei o o modo online bem complicado, pra eu conseguir a platina tenho que vencer ou sobreviver os viciados no multiplayer hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a intenção, Bruno! Tornar o guia o mais agradável possível!

      E boa sorte com o multiplayer, hehe!

      Excluir
    2. Mas dá!... monta um cara furtivo q construa bem... faz bomba a rodo e se esconde... esquece a comida!

      Excluir
  42. Então, primeiramente ótimo detonado! Sem dúvida o melho, mas cara estou com um problema!

    Ganhei o troféu explorador (ouro), mas, estranhamente, não ganhei os trofeis dos Pingentes nem dos Manuais, e eu já tenho todos! Em teoria, para ganhar o troféu explorador, já teria que ter esses trofeis né?

    Será que alguém pode ajudar aqui?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ué, você conseguiu o troféu Scavenger e não conseguiu os troféus relacionados a cada um dos itens colecionáveis? Estranho, mas acredito que não deve ser difícil de resolver não. Tente voltar para o último capítulo do game, e, tendo todos os itens no seu inventário, abra o menu e escolha a opção de examinar cada um deles. Examine todos os pingentes, leia todos os manuais, e depois veja se o troféu é liberado.

      Boa sorte, e volte sempre ao nosso blog!

      Excluir
  43. Achei muito bom e também muito útil esse guia! Só pra avisar, depois de zerar o jogo, se alguma das conversas foi perdida, indo pelo capitúlo também conta! testei e o troféu abriu! Agora uma dúvida... Faço exatamente o que ta aqui no lakeside, e nunca dá como encontrado todos os 12 artefatos... cada vez que passo, aumenta um, seguindo os mesmo passos... parou em 10/12... Que porra é essa?

    ResponderExcluir
  44. Gostaria de saber se mais alguém usou o detonado jogando o The last of us Remastered, pois em poucos lugares nao encontrei a revista para a Ellie nem os documentos.

    Parabens pelo detonado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,eu estou jogando no ps4 versão remasterizada,me fala qual artefato ficou faltando q eu falo onde pegar.eu já peguei todos,falta 4 troféus.zerar duas vezes no modo punitivo(mto treta) , encontrar uma conversa opcional q esta faltando e terminal o modo multiplayer dos vagalumes..OBS;ESTOU JOGANDO A VERSAO REMASTERIZADA NO PS4....ADD NA PSN CCJustino..abraços

      Excluir
    2. o modo punitivo não conta para a platina e sim o modo sobrevivente!

      Excluir
  45. Fala Amigo,Estou No Capitulo 4 Zerando o Game Pela 6º Vez(Sim,Zerei 5 Vezes o Game,Em PSN's Diferentes)Estou Na Cidade Do Bill No Modo "Easy/Facil" e Eu To pegando os Items/Colecionaveis Pelos Videos Em Anexos Que Você Deixou.No entanto,tenho umas perguntas:

    1.Eu Não "Peguei" As Coversas Opcionais(Esqueci :p ) Posso Pega-las Depois Indo em Capitulos e depois pegando-as?Oque Você Recomenda Nesse Caso?

    2.No Jogo tem 5 Modos(Facil,Normal,Dificil,Sobrevivente e Punitivo) Se Eu Zerar No Punitivo 1 Vez eu Ganho Os Trofeis Facil,Normal,Dificil e Sobrevivente?Porque eu Ouvi Falar que não é necessario zerar no Punitivo,Pode Esclarecer essa duvida?

    3.Quando eu Terminar o Facil eu Vou Jogar o Novo Jogo+ No Sobrevivente Logo De Uma Vez!Pode Me Explicar Como Faz o Glitch Pra Jogar no Sobrevivente pelo Novo Jogo +?Mesmo Com Esse Glitch Eu Vou Conseguir Os Trofeis Normal?o modo Sobrevivente Não Tem o Modo Escuta? :O(Vishhhhhh)

    4.Será Que Dar Pra eu Platinar em 1 Dia Sem Parar? (Das 7:30 Da Manhã As 22:30 Da Noite)

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem trofeus online, duvido que você consiga platinar em um dia

      Excluir
  46. Eu não estou conseguindo ganhar o troféu das conversas opcionais, já terminei o jogo 3 vezes seguindo o vídeo e nada :( Pf alguma ideia do que possa estar acontecendo? Só falta esse troféu pra platinar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, Katlyn, esse troféu costuma das problemas para registrar cada conversa opcional, eu mesmo passei por isso... Mas no meu caso, na segunda jogatina deu tudo certo. Por isso, meu conselho seria jogar de novo. Agora, se você já fechou 3 vezes, algo bem estranho está acontecendo, tente jogar de novo e seguir com calma cada conversa opcional! É o único jeito!

      Excluir
  47. Cara, demais seu blog, estou a caça da minha primeira Platina e vai ser no TLoU. Antes de visitar seu blog eu já tinha zerado o jogo no modo normal.
    É preciso zerar o modo easy ou posso pegar todos os itens no modo normal mesmo?
    Para abrir o Surviver + sem o Glitch o que é preciso fazer?
    Obrigado.
    Alan Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alan, excelente escolha para sua primeira platina! The Last of Us é um jogaço, sem dúvida!

      Todos os colecionáveis podem ser coletados e qualquer dificuldade, apenas aconselhei o Easy por ser o mais fácil de todos. Ao fechar o jogo uma vez, abrirá o modo Survivor, e, fechando no modo Survivor, abrirá o modo Survivor +. Essa é a forma sem glitch de disponibilizá-lo, mas com o glitch fica bem mais simples, não?

      Volte sempre ao nosso blog e boa sorte!

      Excluir
  48. Fechei o jogo no modo normal. Para receber o trofeu preciso jogar todo ele no modo dificil ou posso ir direto para o ultimo capitulo nesta dificuldade?

    ResponderExcluir
  49. Boa tarde, estou tentando platinar no ps4, falta soh o trofeu de upar todas as armas, minha dúvida eh, tenho q upar todas d uma só vez ou posso upar algumas e depois outras, pq jah upei todas individualmente porem ainda nao consegui esse bendito trofeu.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  50. Olá!! Pra quem seguir esse tutorial pra platina do tlou é bom saber que pra ganhar o troféu de conversas opcionais, vc precisa ficar atento a uma parte: Ao total são 37 conversas, no capitulo da universidade, depois da conversa com o carneiro gigante, vc precisa encontrar o simbolo dos vagalumes em uma parede, a questão é que possui DOIS simbolos de vagalume e os dois te dão uma conversa, mas aquele que conta como a conversa opcional pro troféu é o simbolo de vagalume que há uma sombra borrada em preto. Vc precisa ir direto pra ele e não no outro. Eu havia tido a conversa no errado e obviamente não contou pro 🏆. Então fica dica ai 😊

    ResponderExcluir
  51. Vlw catarine tinha ficado na duvida do pq nao tinha ganhado esse troféu vou voltar e ver se agora eu pego.

    ResponderExcluir
  52. João Paulo, parabéns pela as informações redigidas no blogger. Eu sou novo player em qualquer tipo de jogo, consegui comprar um vídeo-game só agora, tem aproximadamente três semanas. Ja me apaixonei por essa maneira de jogar, ou seja, platinando. Contudo, estou no meu segundo game que é o supracitado "The Last of Us". Pelo que percebi será complicado platiná-lo por se tratar de um jogo que veio do PS3 e não ter tanta gente assin, ainda a jogá-lo. Tenho receio do troféu "Multidão". Enfim, continuando, quero mesmo parabenizá-lo pelas informações/ecolicacoes e gostaria muito de lhe fazer um pedido, como faço para te seguir na PSN? Quero acompanhar suas jogatinas.

    ResponderExcluir
  53. Tô apanhando pra pegar os troféus online, que raiva !

    ResponderExcluir
  54. Zerei no easy e depois fiz o novo jogo no modo sobrevivente +, porém não ganhei os troféus até o sobrevivente +. alguem pode ajudar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara! Eu já estava LOUCA e querendo quebrar tudo pq fiz tudinho e no final ganhei o easy +! Sendo que eu já havia platinado no Ps3 com mesmo glitch. Não me conformei e fui buscar o que poderia ser... Dai eu vi que depois de fechar, você deve ir na seleção de capítulos e vai ver que no seu 1 deve estar "concluído no fácil". Seleciona ele com dificuldade sobrevivente e depois de terminar ele, salve, volte p tela inicial e selecione o epílogo na mesma dificuldade. Após os créditos a minha platina pipocou!!! Amém kkkkkkk Se n for, verifique 1 a 1 dos capítulos que verá qual foi a dificuldade que vc fechou e faça a sobrevivente, repetindo sempre o epílogo no final 0/ Espero ter ajudado pq eu demorei mto p descobrir isso e quase infartei kkkk Tlou com platina no ps3 e ps4 agora! Venha parte 2!

      Excluir
  55. Amigo, atualize a dificuldade pra platinar esse jogo, se vc pos 5 pra mgs4, Tlou merece uma requalificação, a missão do Joe é mais punk

    ResponderExcluir
  56. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  57. Ainda dá pra platinar (ganhar os troféus que preciaam do modo online específicamente) no PS3 em 2020?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo visto não da mais, o naufht dog tirou o servidor

      Excluir