quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Aniversário da Valve Corporation

Hoje, dia 24 de agosto de 2011, uma das mais promissoras empresas da indústria dos games na realidade, a Valve Corporation, comemora 15 anos de existência.


Preparamos uma pequena homenagem em forma de uma breve retrospectiva sobre essa tão amada e afamada empresa. Não deixe de conferir!

A Valve foi fundada em 1996, em Kirkland, Washington. Seu fundador é Gabe Newell, um empresário formado em Harvard, que, após se dedicar 13 anos à Microsoft e ganhar rios de dinheiro, se tornando um milionário, resolveu sair e fundar uma nova empresa. Ele se juntou a Mike Harrington, também um ex-programador da Microsoft. No dia 24 de agosto de 2011, a Valve Corporation foi fundada.
O primeiro produto desenvolvido pela empresa foi justamente um de seus maiores sucessos: Half-Life, lançado em 19 de novembro de 1998. O FPS usou a engine de Quake, porém altamente reformulada pelo próprio Mike Harrington. O projeto era ambicioso demais, e muitas empresas se recusaram a financiar o lançamento do jogo. A única empresa que aceitou foi a Sierra Studios. Resultado? Half-Life foi um fenômeno incrível, um dos mais arrebatadores da indústria dos games. Vendeu 9,3 milhões de cópias, recebeu mais de 50 premiações de melhor jogo do ano, e é considerado por muitos como o melhor jogo para PC já feito até hoje. A Valve Corporation já começou em tudo.
A Valve possui uma forte presença na indústria através de mods e atualizações de seus games, uma prática quase que constante em todos os seus lançamentos. Half-Life, por exemplo, recebeu diversos mods e spin-offs mesmo durante a produção de Half-Life 2, o que ajudou a manter o game sempre nas listas de sucessos. Entre as séries que a Valve valorizou bastante com mods e tal estão Half-Life, Portal, Team Fortress, Counter Strike, Day of Defeat e Left 4 Dead.
Mas essa prática trouxe problemas para a Valve também. Afinal, lançando patches para seus jogos a cada momento, ela poderia colocar em risco os jogadores em rede. A Valve precisava de uma plataforma online em que pudesse fornecer serviços como atualizações de patches e tal, de forma automática e imperceptível. Ela também precisava de um sistema para que pudesse incrementar os serviços anti-pirataria e anti-cheat de seus games mundialmente famosos, como o Counter-Strike. Ela tentou criar essa plataforma dentro de diversos sistemas, como Microsoft, Yahoo e RealNetworks, sem sucesso. Como todos estavam se recusando, a Valve resolveu criar sozinha. E assim, em 2002, estava disponível em versão beta da Steam.
Você sabia que a Steam foi fundada pela Valve Corporation? Sabe o que é a Steam? Steam é uma empresa de distribuição digital, gerenciamento de direitos e venda de jogos. Há mais de 1.300 títulos disponíveis, e 30 milhões de usuários ativos. Hoje em dia, ela gerencia mais de 70% das transações digitais de jogos eletrônicos em todo o mundo. Quer conhecer a Steam? Entre aqui.
Em janeiro de 2008, a Valve Corporation adquiriu a Turtle Rock Studios, que, inclusive, foi a produtora de Counter Strike e Left 4 Dead. Em 2010, a Valve ainda recebeu o prêmio da The Escapist Magazine como a melhor desenvolvedora de 2010.
De 2002 a 2005, a Valve processou a publicadora Vivendi Universal por quebra de direitos autorais, alegando que ela distribuía cópias ilegais de seus jogos em lan-houses. A Valve venceu o caso e a Vivendi teve de pagar à Valve mais de 2,4 milhões de dólares. Por problemas financeiros, a Vivendi quebrou e a Activision comprou seus direitos em 2009. E a Activision se recusou a pagar boa parte da quantia que seria de direito da Valve pela questão judicial da Vivendi. Dos 2,4 milhões, a Activision pagou apenas 1,9 milhão. E a briga continua até hoje.
Hoje em dia, a Valve é famosa, pelas franquias Half-Life, Portal, Counter Strike, Left 4 Dead, Day of Defeat e também Team Fortress, entre outros títulos de menor expressão. Ela ainda ficou famosa pela Steam e pela sua habilidade em manter seus jogos na ativa com mods e patches.
O último jogo lançado pela Valve Corporation foi Portal 2, em abril de 2011, considerado um dos melhores games de 2011. A Valve está programando dois games, só que apenas para 2012. Esses games são: Dota 2, um Real-Time Strategy, e Counter Strike: Global Offensive, um First-Person Shooter. Esses dois ainda sem data oficial de lançamento.

Esta foi a nossa breve homenagem à Valve Corporation. Gostou? Diga o que acha da Valve.

Até mais!

4 comentários:

  1. Eu soube que a comemoração do aniversário deles foi adiada.

    ResponderExcluir
  2. Sério? Opa, eu não fiquei sabendo de nada a respeito disso! Adiada para quando? Por quê?

    ResponderExcluir
  3. Aaaaaaaah tá, só agora eu entendi a piada.

    Sim, sim, se a Valve for comemorar seu niver da mesma forma como mantém a data de lançamento de seus games, as velas só serão sopradas lá para 2012. Maldita Valve Time.

    ResponderExcluir