domingo, 9 de agosto de 2015

Platinando Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots

Este é o nosso guia de como platinar Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots, lançado em 2008 pela Konami para Playstation 3.


Você ainda não platinou esse game e está tendo dificuldades? Tudo bem. Nós podemos lhe ajudar! Confira nosso guia Platinando Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots:

METAL GEAR SOLID 4: GUNS OF THE PATRIOTS


Ficha técnica:

Troféus de bronze: 19
Troféus de prata: 9
Troféus de ouro: 5
Troféus de platina: 1
Total de troféus: 34
Troféus online: 0
Tempo de jogo estimado: de 70 a 80 horas
Dificuldade estimada: 5/5 - Dificuldade Máxima
Vezes que precisa jogar o game: No mínimo oito

Considerações: Metal Gear Solid 4 não tinha troféus quando foi lançado. Mas a Konami voltou atrás e lançou um patch com troféus para o game, atendendo a pedidos dos fãs. E ela caprichou! Para platinar o game, precisará de algo em torno de 70 a 80 horas de jogo, nada mal para um jogo relativamente curto. Trata-se de uma bela quantia de tempo, que se explica pelo fato de termos de fechar o game diversas vezes (no mínimo oito) para conseguirmos alguns troféus. Será uma platina bem complicada de se obter, não apenas por causa da demanda de tempo, mas também por causa de alguns troféus mais complicados que podem realmente exigir bastante técnica e preparo do jogador. Não é para qualquer um, definitivamente. Se você não é do tipo determinado ou não gosta muito desse game ou desse estilo de jogo, pare por aqui para evitar frustrações. É um conselho que eu dou, porque será dureza!

Dicas de procedimento: Antes de salvarmos o mundo da catástrofe mundial de mais um Metal Gear, aqui vai algumas dicas de procedimentos que vão ajudar você na trajetória difícil que tem pela frente. Aconselho que leia as dicas a seguir, antes de começar:

a) Há quatro níveis de dificuldade no jogo: Liquid Easy, Naked Normal, Solid Normal e Big Boss Hard. A primeira vez em que jogar o game, escolha a dificuldade Liquid Easy. Isso tornará o jogo muito mais fácil, e bem propenso para conseguir obter alguns troféus, que seriam realmente complicados em outras dificuldades. Poderá liberar a grande maioria dos troféus do jogo nessa dificuldade, e, depois, ir aumentando aos poucos. Mas saiba que terá de jogar na dificuldade mais difícil para outros troféus.

b) Paciência será uma virtude nesse jogo. Terá de fazer no mínimo oito jogatinas completas para conseguir a platina. Um dos troféus do jogo exige que obtenha diversos emblemas, que são uma premiação que se obtém ao final de jogo. Um desses emblemas, o mais simples, e, ao mesmo tempo demorado, de se conseguir é o Chicken. Ele exige que leve mais de 35 horas para fechar o jogo. Levando em consideração que o jogo tem de 15 a 20 horas de jogo, isso quer dizer que terá de enrolar muito, mas muito, mas muito mesmo. É claro que vamos aproveitar esse tempo da melhor forma possível, obtendo o máximo de troféus não-obrigatórios possível nesse meio tempo, mas essa é só uma ideia sobre as coisas que terá de fazer para conseguir platinar esse game.

c) Na primeira vez que fechar o jogo, terá de tentar o "pior desempenho possível". Isso quer dizer que precisará atender aos seguintes requisitos: levar mais de 35 horas para fechar o jogo, ser visto pelos inimigos (a ponto de soar o alarme) no mínimo 150 vezes, matar pelo menos 500 oponentes ao todo no decorrer do jogo, e ainda por cima morrer mais de 50 vezes e usar mais de 50 itens de cura. Você precisa literalmente ser o pior agente Stealth possível: seja visto toda hora, cure-se muito, permita-se morrer diversas vezes (vale a pena jogar-se de lugares altos, também), saia matando todo mundo sem dó e gaste muito, mas muito tempo zanzando por aí. Caso tenha dificuldade em realizar mais de 35 horas, vale deixar o Playstation 3 ligado enquanto faz alguma outra coisa, como dormir, só para ir consumindo tempo.

d) Já que vai levar tanto tempo, procure conhecer bem os cenários do jogo. Pesquise bem, procure por itens em todos os cantos, investigue em locais secretos, enfim, tente coletar todos os itens. Eu indicarei no decorrer do guia a localização de itens colecionáveis e de todos os itens importantes. Para platinar, precisará obter todas as armas, todos os disfarces, todas as músicas de iPod... Enfim, quase tudo. Acostume-se a explorar. Mesmo que não seja para pegar itens que vá usar, sempre poderá vender a munição extra e os itens que não precisar para Drebin, em troca de preciosos DPs. Quanto mais, melhor. Além de quê, poderá conhecer melhor cada parte dos cenários. Esse conhecimento virá muitíssimo bem a calhar quando vier a refechar o game em dificuldades mais difíceis. Por isso, tente dominar os atalhos e as manhas do jogo, enquanto pode, nas dificuldades mais fáceis.

e) Tente economizar Drebin Points, ou DP, a moeda de compra de armas, munição e acessórios na loja de Drebin. Há algumas armas que precisarão ser adquiridas, para se conseguir alguns troféus em específico do jogo, e você precisará ter dinheiro suficiente para comprar essas armas quando for necessário. Não é difícil: apenas economize o máximo de DP que puder. Não há necessidade de sair comprando novas armas a torto e a direito: as armas que você possui e que é capaz de encontrar normalmente pelos cenários é plenamente suficiente para prosseguir no game. Simples assim. Tente não gastar DP com nada supérfluo para não faltar depois.

f) As animações do jogo terão um papel muito importante para a platina. A princípio, o tempo que passa assistindo as animações contam como tempo de jogo, então, assistir todas as animações (são mais de oito horas de vídeos) lhe renderá um tempo a mais para alcançar a meta de 35 horas de jogo. Além disso, as animações são interativas. Haverá momentos em que controlará o robozinho Mk. II, no meio dos diálogos, e você pode usar esses momentos para interagir com os personagens, conseguindo itens especiais para alguns troféus secretos. Além disso, haverá momentos em que aparecerá o comando X na tela. Esse momento é um flashback, que permite que o jogador assista a cenas especiais. Os flashbacks rendem um troféu, então, fique atento e não deixe passar nenhuma cena. Eu avisarei antecipadamente quando houver flashbacks e cenas interativas, mas, só para constar, jamais largue o controle durante as animações, e fique sempre atento para poder interagir com as cenas. Leia antes para ficar preparado.

g) Sempre que possível, realize headshots. Dar tiros na cabeça é útil porque mata o inimigo (ou atordoa, se estiver usando tranquilizantes) na hora. Além de útil no jogo, é necessário para liberar um troféu mais para o final do game, então faça disso um hábito. Precisará dar 150 headshots em uma única jogatina, valendo qualquer arma. Também use com frequência o estrangulamento (agarrar um inimigo por trás e depois sufocá-lo), pois precisará fazer isso 100 vezes. Não se esqueça disso.

h) Por fim, um aviso. Se você tinha um save desse jogo antes de instalar o patch, esqueça-o. Para que os troféus valham, terá de começar um save do zero, e apenas após isso, instalar o patch de troféus. Não adianta querer dar continuidade a um save anterior, no qual tinha meio caminho andado, pois não adiantará nada. Lembre-se disso para evitar perda de tempo.

Guia: Agora, vamos aos troféus, um de cada vez, de acordo com a ordem em que aconselhamos que sejam liberados (lembre-se, não é uma ordem obrigatória, apenas recomendada):


1º Jogatina

Escolha a dificuldade Liquid Easy e vamos para a primeira de oito jogatinas.


ACT 1 - LIQUID SUN


Ground Zero

Após uma curta cena, Snake começará o jogo no meio do campo de batalha. Estará no cenário Ground Zero. Snake já começa o jogo com a arma Weapon #1: Stun Knife. Após rastejar por baixo do caminhão no começo do jogo, poderá obter a Weapon #2: AK 102 ao lado de um corpo. Se disparar até acabar o pente, receberá uma Weapon #3: Magazine, que nada mais é do que um pente de munição vazio que pode ser arremessado para distrair inimigos. Siga em frente e conhecerá os robôs Gekkos. Termine essa parte para ver uma série de cenas.

Você leu minha recomendação inicial sobre as animações interativas, não é? Pois bem, nas cenas a seguir já terá de ficar atento porque há 4 flashbacks. Não poderá perder nenhum flashback, ou terá de fazer isso mais tarde. Pode parecer chato, mas é isso. Não se preocupe: eu irei avisar todos os momentos de flashback. Vamos a esses:

Flashback #1Quando Snake estiver saudando em um cemitério.
Flashback #2: Mais adiante, quando Snake mencionar a palavra "FoxDie".
Flashback #3: Ainda na mesma animação, mais adiante, quando Otacon mencionar a Naomi.
Flashback #4: Ao final dessa animação, depois que o helicóptero decola, quando Otacon disser "We have found him".

Vamos em frente com o game.


Red Zone NW Sector

Nessa área, encontrará os primeiros oponentes. Antes de qualquer coisa, saindo do beco em que começa, atravesse a rua e entre no beco defronte para encontrar a Weapon #4: Petrol Bomb.

Agora, vamos aos inimigos. Apesar de Otacon recomendar que não entre em confronto e aja na surdina, isso é totalmente desaconselhável para essa jogatina. Isso porque diversos parâmetros têm de ser atingidos ao final dessa jogatina para que possamos conseguir alguns emblemas. Um desses parâmetros é matar mais de 500 inimigos, sendo pelo menos 150 deles com tiros na cabeça. Portanto, equipe sua AK 102 e desça a bala na cabeça deles. Não se preocupe em ser secreto: deixe que eles lhe vejam e soem o alarme. Virá mais soldados  para que possa matar. O número de soldados nessa área é finito, então, matando todos, irá parar de vir gente até aqui. Após matar os soldados, certifique-se de pegar as armas que eles derrubam. Alem de munição, conseguirá dinheiro, ou DP, e ainda será necessário para outro emblema. Pode ser que consiga ainda a Weapon #5: Grenade. Mate todos e siga até o próximo cenário.


Red Zone

Passará um bom tempo aqui. A princípio, verá uma estátua de pedra de dois homens em cima de um pedestal. Poderá conseguir um troféu aqui:

Handle With Caution (Bronze)
Esse é o primeiro troféu que poderá liberar no game. Snake poderá subir no pedestal das estátuas e, se segurar , ele imitará a pose de um dos homens da estátua. Entre e saia dessa pose três vezes, e Snake irá quebrar acidentalmente uma parte da estátua ao lado. O troféu será liberado em seguida. Se não entendeu alguma informação, assista o seguinte vídeo:



Agora, vamos ao que interessa. Tudo que se faz no game interfere em emblemas que receberá ao fechar o jogo. Há um troféu que exige que tenhamos todos os emblemas, e dedicaremos essa primeira jogatina ao emblema mais demorado e chato de se conseguir:

Emblem #1: Chicken. Para conseguir esse emblema, terá de acumular mais de 35 horas de jogo, mais de 150 alertas, matar mais de 500 inimigos, morrer mais de 50 vezes e usar mais de 50 itens de cura.

Sim, você leu certo. Mais de 35 horas de jogo. Sendo que esse jogo possui aproximadamente 20 horas de jogo contando com os vídeos e explorando tudo, terá de passar um bom tempo a mais só para chegar a essa quantia. E isso fora a quantidade de alertas que tem de causar, o número de vezes que tem de morrer a quantidade de itens de cura a usar (isso será o de menos)... Já percebeu que não dá para bancar o agente secreto, não é? Está mais para Rambo, já que terá de enfrentar o máximo de soldados que puder dando muitos alarmes, tomando tiros e morrendo às vezes.

Enquanto trabalha nesse emblema, deverá liberar outros pelo caminho:

Emblem #2: Giant Panda. Para conseguir esse emblema, terá de acumular mais de 30 horas de jogo. Deverá ser liberado junto com o emblema Chicken.

Emblem #3: Crocodile. Para conseguir esse emblema, terá de matar mais de 400 inimigos. Deverá ser liberado junto com o emblema Chicken.

Emblem #4: Cow. Para conseguir esse emblema, terá de acumular mais de 100 alarmes. Deverá ser liberado junto com o emblema Chicken.

Emblem #5: Pig. Para conseguir esse emblema, terá de usar mais de 50 itens de cura. Deverá ser liberado junto com o emblema Chicken.

Emblem #6: Puma. Para conseguir esse emblema, terá de conseguir mais de 75 alertas, matar mais de 250 inimigos e morrer mais de 25 vezes. Deverá ser liberado junto com o emblema Chicken.

Mas não nos importaremos com isso no momento. Há outros emblemas que podemos trabalhar a partir de agora. Há emblemas "estáticos", como esses aqui abaixo:

Emblem #7: Inch Worm. Para conseguir esse emblema, terá de ficar deitado durante uma hora no total.

Basta ficar deitado por uma hora para conseguir esse emblema. É uma quantidade de horas acumulativa, o que quer dizer que não precisa ficar deitado tudo de uma vez só. Ficando deitado aos poucos, já adianta esse emblema na quantia total. Pode até largar o controle e ir fazer outra coisa se quiser, mas, já que terá de ficar deitado, porque não aproveitar e conseguir outro emblema:

Emblem #8: Scarab. Para conseguir esse emblema, terá de rolar de lado, enquanto abaixado, um total de 100 vezes. Para rolar de lado, deite-se, segure L1 (com a arma desequipada), pressione para a esquerda ou direita e pressione X. Basta fazer isso 100 vezes.

Continuando com os emblemas, esses dois podem ser adquiridos juntos:

Emblem #9: Lobster. Para conseguir esse emblema, terá de ficar agachado (não deitado, e sim sobre os joelhos) durante duas horas e meia no total.

Emblem #10: Gecko. Para conseguir esse emblema, terá de ficar encostado na parede durante uma hora no total. Você pode ficar encostado na parede e agachado ao mesmo tempo, o que contribui para os emblemas Lobster e Gecko ao mesmo tempo. Fique por duas horas e meia para garantir os dois.

Já que estamos aqui, poderá conseguir outro emblema:

Emblem #11: Frog. Para conseguir esse emblema, terá de rolar para a frente um total de 200 vezes. Basta andar para a frente e pressionar X para rolar. Repita isso 200 vezes.

Agora, suba a escada perto da entrada desse cenário. Pule o buraco e encontrará um inimigo de costas para você. Não o mate, por enquanto. Essa é a chance perfeita de conseguir um troféu:

Hands Up! (Bronze)
Esse é um dos troféus mais simples do jogo, e você pode consegui-lo em qualquer inimigo comum o jogo. Terá de render e revistar um inimigo. Aproxime-se silenciosamente por trás de um inimigo e, com uma arma equipada, segure L1 pelas costas do inimigo. Snake irá render o oponente, o qual irá erguer as mãos. Solte o L1, vá rapidamente para a frente dele e segure ▲ para realizar uma revista. Você pode retirar itens do oponente apertando ▲ sempre que aparecer o aviso indicativo na parte de baixo da tela. Apenas espere enquanto Snake passa a mão em diversas partes do corpo do inimigo. Quando ele terminar a revista, irá liberar esse troféu. Pode ser feito em qualquer parte do jogo, mas aconselho a já fazer no começo para adiantar esse troféu. Se estiver com dificuldades, assista esse vídeo aqui:



Não é só isso! Quando terminar a revista, dê um tiro de tranquilizante na cabeça dele. Ele cairá no chão. Poderá usá-lo para conseguir três emblemas:

Emblem #12: Gibbon. Para conseguir esse emblema, terá de render mais de 50 inimigos. Pode ser 50 vezes o mesmo inimigo. Após colocá-lo para dormir, agache-se sobre ele e pressione  algumas vezes para acordá-lo. Quando ele se levantar, renda-o novamente. Poderá render esse mesmo inimigo 50 vezes que o emblema será liberado ao final do game. E ainda pode aproveitar e conseguir outro emblema:

Emblem #13: Ant. Para conseguir esse emblema, terá de revistar 50 inimigos. É exatamente como fez para o troféu Hands Up!. E tem mais um emblema:

Emblem #14: Bear. Para conseguir esse emblema, terá de agarrar um inimigo 100 vezes. Pode ser o mesmo inimigo, qualquer inimigo. Após terminar de render e revistar 50 vezes esse inimigo, volte para trás dele e pressione R1. Não precisa nem se mover. Snake irá agarrá-lo e soltá-lo, então pressione R1 novamente para Snake voltar a agarrá-lo. Repita isso 100 vezes.

Abra um dos armários do local para encontrar a Weapon #6: Playboy Magazine. Isso será importante para outro emblema:

Emblem #15: Rabbit. Para conseguir esse emblema, terá de virar mais de 100 páginas da Playboy Magazine. Equipe a Playboy Magazine, segure L1 e R1 e então pressione ● para virar as páginas. Não solte L1 e R1. Se quiser, pode usar a visão de primeira pessoa com . Após virar 100 páginas, terá garantido esse emblema ao final do jogo.

Nesse momento, deverá estar se perguntando como faz para saber a quantidade de tudo o que está fazendo, se está certo ou não. É bem simples, na verdade. Quando achar que já fez tudo, ou estiver em dúvida sobre a quantidade, pressione START. Vá em Save e salve o jogo, depois escolha Exit to Title Screen. De volta ao menu principal, escolha Mission Briefing, e então dê Load no save. A seguir, escolha o Act 1.

Mission Briefing - Act 1

Entre os atos, haverá momentos de "apresentação da missão". Acontece que esse momento é inteiramente interativo. Enquanto os personagens conversam, poderá controlar o robozinho Mk. II. Para isso, pressione ■ e depois ▲ para conseguir de fato mover o Mk. II. Isso é importante porque, durante essas cenas, poderá interagir e conseguir pegar coisas e segredos.  O problema é quando há flashbacks nas cenas, e precisa prestar atenção no momento certo de pressionar X, o que atrapalha movimentar o robozinho. Mas, nesse Mission Briefing do primeiro ato, não há flashbacks, então podemos nos concentrar em controlar o robozinho.

Vá para trás da mesa onde a Sunny está trabalhando. Escondido entre a mesa e a parede, encontrará o item Digital Camera. Não deixe de pegá-la, pois ela será importante para um troféu no futuro. Ah, aproveitando esse Mission Briefing, suba a escada ao lado e vá até a cozinha no segundo andar, onde encontrará uma música para iPod. Falando em músicas de iPod, saiba que precisa coletar todos para conseguir a platina, também. Snake também já começa o jogo com 10 músicas de iPod. São elas: iPod Music #1: Backyard BluesiPod Music #2: Calling to the NightiPod Music #3: Integral PodcastiPod Music #4: Metal Gear 20 Years History: Part 1iPod Music #5: Metal Gear 20 Years History: Part 4iPod Music #6: Oishii Two-han SeikatsuiPod Music #7: Sea BreezeiPod Music #8: Takin' on the ShagohodiPod Music #9: Test Subject Burns e iPod Music #10: Who Am I Really?. Há diversas outras músicas que podem ser adquiridas no decorrer do jogo, e eu indicarei a localização de todas elas. Aqui na cozinha, durante o Mission Briefing, encontrará a iPod Music #11: Inorino Uta.

Por fim, movimente o robozinho na direção de Campbell, e trombe com ele. Assim que fizer isso da forma correta, verá a tela ficar um pouco turva com o impacto e ouvirá um som característico de "item coletado". Se fez isso corretamente, ganhará um item especial, um FaceCamo, que são as máscaras que Snake pode coletar e usar. Precisa coletar todas as máscaras para a platina, e eu indicarei a localização de todas elas. Snake já começa com um FaceCamo disponível, o FaceCamo #1: Standard. Trombando com o Campbell, conseguirá o FaceCamo #2: Campbell.

Fora isso, em uma tarja laranja no centro (se estiver na visão em tela cheia, pressione L2), verá grande parte dos atributos necessários, para que possa ir vendo como está. No primeiro ato, não chega a mostrar, fica focado nos controles, mas a partir do segundo ato sempre irá mostrar. Deverá ir prestando atenção, de tempos em tempos, e esses atributos aparecem apenas aqui no Mission Briefing. "Total Playing Time" indica o tempo total de jogo, "Continues" indica quantas vezes morreu, "Alert Phases" indica quantos alarmes deu, "Kills" indica quantos inimigos matou, "Recovery Items Used" indica quantos itens curativos usou, "Flashbacks Watched" indica quantos flashbacks viu (quantas vezes apertou X, por isso aparecerá um número bem grande, não é a quantidade certa de flashbacks), "CQC Uses" indica quantas vezes agarrou um inimigo, "Wall Press Time" indica quanto tempo ficou colado na parede, "Sideways Rolls" indica quantas vezes rolou de lado, "Forward Rolls" indica quantas vezes rolou pra frente, "Crawling Time" indica quanto tempo ficou deitado, "Crouch Walking Time" indica quanto tempo ficou agachado sobre os joelhos e "Weapon Types Acquired" indica quantas armas coletou, entre outras coisas que nos atentaremos mais para a frente.

Agora, saia do Mission Briefing e volte para a missão normal dando Load Game. Pode fazer isso sempre que quiser.

De volta ao jogo normal, saia matando todos os inimigos daqui. O número também é finito. Depois, siga em frente. Chegando ao local de encontro com Otacon, verá uma cena. Atente-se para um flashback:

Flashback #5: Quando Otacon mencionar o Metal Gear REX.

Otacon lhe concederá novas armas, como a Weapon #7: Mk. 2 Pistol e a Weapon #8: Operator. Além disso, receberá o Solid Eye, que lhe permite ver itens, identificar inimigos e usar visão noturna e binóculos. Por fim, ganhará ainda o robozinho Metal Gear Mk. II, que pode ser controlado para vasculhar discretamente a região e também para nocautear alguns inimigos. Hora de um troféu:

Hurt Me More! (Bronze)
Agora mesmo, equipe o Mk. II para controlá-lo. Acione o Stealth Camo apertando X para poder ficar invisível e se aproximar dos inimigos com mais facilidade. Chegue por trás de algum guarda que esteja de costas para você. Segure L1 para mirar nele e então aperte R1 para que o Mk. II dispare uma descarga elétrica que irá deixar o oponente desacordado. Basta fazer isso uma vez para conseguir liberar esse troféu. Em caso de dúvidas, assista o vídeo abaixo:



Agora, saia e verá que há duas frentes de batalha nesse local. Equipe o Solid Eye e verá que um lado está indicado em vermelho, ou seja, inimigos, e outro em azul, ou seja, rebeldes aliados. Ajudar os rebeldes na luta será necessário para conseguir dois emblemas:

Emblem #16: Hawk. Para conseguir esse emblema, terá de ser elogiado por um rebelde aliado 25 vezes. Se ficar ao lado de um rebelde aliado e derrubar inimigos próximo a ele, ele começará a fazer elogios. Consiga isso 25 vezes e esse emblema será adquirido ao final do jogo. Porém, não poderá usar armas letais, ou eles não o elogiarão. Use a Mk. 2, que é um tranquilizador. Não basta receber 25 elogios de um aliado, tem de receber de 25 aliados diferentes. Eles morrem com o tempo e aparecem outros, não se preocupe.

Emblem #17: Blue Bird. Para conseguir esse emblema, terá de dar 50 alimentos aos aliados rebeldes. Equipe ou Rations ou Regains ou Noodles, aproxime-se dos aliados e pressione  para dar o item a eles. Eles retribuirão dando munição, mais itens curativos (que poderá dar de volta) e até mesmo músicas de iPod. Dê todos os seus alimentos a eles. Não há como saber quantos alimentos deu, terá de anotar em algum lugar, pelo menos até ter dado 50. Não se esqueça!

Aqui mesmo com os aliados rebeldes, eles fornecerão as músicas iPod Music #12: Destiny's CalliPod Music #13: Love Theme (Action Version)iPod Music #14 MPO + Theme iPod Music #15: Show Time. Apenas eles fornecem essas músicas, então não deixe de adquiri-las.

Ah, e vale lembrar que no Mission Briefing não aparecem os dados relacionados aos emblemas Hawk e Blue Bird, nem adianta procurar. Terá de anotar o número mesmo, ou decorar.

Quando os inimigos do cenário terminarem, saia desse cenário e volte para que apareçam mais inimigos (e mais rebeldes aliados também). Poderá fazer isso o quanto quiser. Depois, siga em frente.

Militia Safehouse

Aqui nesse cenário, se procurar no canto mais noroeste desse cenário, encontrará junto a uns corpos no chão a Weapon #9: GSR e a Weapon #10: Mk17. Após passar pelo hospital improvisado, não deixe de pegar a iPod Music #16: Theme of Tara no meio do corredor. Seguindo pelo lado leste, após a sala em que o capitão está dando instruções, há uma salinha onde poderá adquirir Weapon #11: White Prosphorus Grenade, Weapon #12: Stun Grenade e Weapon #13: Smoke Grenade. Daqui, vá para a sala mais a nordeste possível e encontrará a Weapon #14: RPG-7 na sala. Vale mencionar ainda que se colocar para dormir o rebelde que está perto da saída, ele deixará cair a Weapon #15: HK21E. Agora siga em frente.

Urban Ruins

Snake conhecerá Drebin, o mercador de armas que vende armas e permite que usemos armas adquiridas nas fases. Ele ainda nos dará a Weapon #16: M4 Custom. Poderá comprar muitas armas com ele, mas eu recomendo que não faça isso. A grande maioria das armas pode ser encontrada pelos cenários, e eu indicarei onde. As armas que não podem ser encontradas custam caro, e eu recomendo que economize dinheiro justamente para poder comprá-las no futuro. Ou seja: não gaste seu dinheiro à toa, economize, e poderá comprar o que é realmente necessário mais para a frente.

Suba a escada ao lado até o final, e, no final do corredor, encontrará a Weapon #17: Sleeping Gas Mine. Procure pelo local também para encontrar a iPod Music #17: Zanzibarland Breeze. Siga em frente.

Downtown

Verá uma cena. Após isso, Snake pegará o item Drum Can. Esse item será necessário para uma emblema:

Emblem #18: Tortoise. Para conseguir esse emblema, terá de ficar equipado com o Drum Can durante uma hora no total. O tempo que ficou aparece no Mission Briefing, como "Time in Cardboard Box/Drum".

Também poderá conseguir um troféu:

Drum Can Addict (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de derrubar algum oponente usando o Drum Can. Para isso, primeiro posicione-se próximo a um oponente, de preferência atrás dele. Equipe o Drum Can. Aperte X agora, e Snake irá se virar de lado e começar a rolar. Role na direção do oponente e Snake irá derrubá-lo, liberando esse troféu. Na verdade, o inimigo pode até estar dormindo no chão que conta. É realmente bem simples, e tem o vídeo abaixo que pode elucidar alguma possível dúvida:


Matando os snipers do local, procure junto a um dos corpos e encontrará a Weapon #18: M14 EBR. Procure por uma escadaria que leva ao alto de um prédio, e daqui poderá saltar as caixas que levam ao interior de uma casa no centro do mapa. Aqui, procure dentro dos armários pela Weapon #19: PSS.

Mais adiante, verá uma luta ferrenha entre os inimigos e os rebeldes aliados. Como tanto os inimigos como os rebeldes aliados são infinitos nesse ponto (pode matar o quanto quiser, mais deles virão dos becos) esse é o momento ideal para tentar adiantar os emblemas Blue Bird e Hawk, da mesma forma que tenta conseguir os emblemas a seguir:

Emblem #19: Eagle. Para conseguir esse emblema, terá de matar 150 inimigos com balas na cabeça. Já que estará matando inimigos atrás de inimigos, procure acertar a cabeça. O número de vezes que conseguiu aparece no Mission Briefing, como "Headshots".

Emblem #20: Hog. Para conseguir esse emblema, terá de conseguir pelo menos 10 Combat Highs. Para cometer um Combat High, terá de dar 100 tiros enquanto estiver em estado de Alert. Ou seja: diante de alguns inimigos, pegue a M4 Custom e descarregue o pente 3 vezes e mais 10 tiros para entrar em modo Combat High. Verá escrito em cima da barra de vida. Repita isso mais 9 vezes. O número de vezes que conseguiu aparece no Mission Briefing, como "Combat Highs".

Emblem #21: Hyena. Para conseguir esse emblema, terá de pegar mais de 400 armas espalhadas pelo chão. Bem, matando muitos oponentes, certifique-se de pegar a arma deles, assim como a arma dos aliados rebeldes mortos também. Quando menos perceber chegará a essa quantia. O número não aparece no Mission Briefing, nem precisa procurar.

Também poderá aproveitar esse cenário para conseguir um troféu:

You Enjoy All The Killing, That's Why (Bronze)
Para liberar esse troféu, Snake terá de vomitar devido a náuseas de guerra. Para isso acontecer, basta matar 50 inimigos em sequência no mesmo cenário. Como estará matando vários inimigos aqui, dependendo de quantos matar, Snake deverá vomitar umas duas ou três vezes. Enfim, basta matar 50 inimigos rapidamente e ele vomitará, e esse troféu será liberado.

Quando acabar de se divertir aqui, vamos em frente.


Advent Palace

Suba ao segundo andar, e preste atenção ao chão porque há armadilhas, entre elas minas. Rasteje sobre uma delas para conseguir a Weapon #20: Claymore. Subindo ao terceiro andar, entre na cozinha e saia pela outra porta para um bar reservado onde encontrará a iPod Music #18: Level 3 Warning. Agora avance e logo verá uma cena. Na animação, atente-se para 3 flashbacks:

Flashback #6: Quando Akiba estiver apontando uma arma para Snake e ele disser "Rookie".
Flashback #7: Quando a Meryl retira a máscara e mostra seu rosto.
Flashback #8: Quando Akiba se ajoelhar de dores no estômago e Snake perguntar se ele está bem.

Depois da cena, estará enfrentando FROGs, inimigos mais poderosos e rápidos do que os normais. Atenção agora: hora de um troféu:

Frog Soldier Doll (Bronze)
Para liberar esse troféu, precisará derrotá-os sem matá-los. Isso quer dizer que não poderá usar armas letais, e sim tranquilizantes, como o caso da Mk. 2 Pistol. Equipe-a e use-a nos oponentes. Não irá tirar barra de vida, e sim Psyche. Psyche é a força mental do oponente, e é representada por aquela barra embaixo da vida. Basta um dardo na cabeça de cada um dos FROGs para colocá-los para dormir. O problema é acertar a cabeça deles quando eles ficam pulando pra cima e pra baixo. Seja paciente e espere o momento em que eles param de pular para atirar, e então acerte a cabeça deles. Com alguma persistência, conseguirá. Após isso, siga em frente no jogo, e Snake irá parar em uma garagem do mesmo prédio. Nessa garagem, à esquerda de Snake e à direita da porta, deverá haver uma boneca no chão, se fez tudo certo. Pegue a Doll #1: Frog Soldier para liberar esse troféu. Se tiver duvidas, assista o vídeo abaixo:



Ah, também poderá adquirir a Weapon #21: P90 com os FROGs caídos. Siga em frente.


Crescent Meridian

Aqui, haverá mais um conflito dos rebeldes contra os inimigos infinitos. Pode adiantar os emblemas Hawk e Blue Bird aqui também. Seguindo o tanque de guerra rebelde, verá do lado esquerdo um beco e uma escada (não é o beco murado à direita). Suba e no telhado encontrará a Weapon #22: FGM-148 Javelin. Seguindo em frente, assistirá a uma cena. Depois continue até o próximo cenário.


Millennium Park

Seguindo a rua, do lado esquerdo, encontrará um prédio com a parede arrebentada do qual pode entrar. Procure atrás da caixa perto da entrada e encontrará a iPod Music #19: Theme of Solid Snake. Agora, siga em frente. Quando começar a cena, atente-se para 2 flashbacks:

Flashback #9: Quando Liquid for introduzido.
Flashback #10: Mais ao final da animação, quando Snake reconhecer a Naomi antes de ela se injetar com uma seringa.

Então, verá a tela final do ato. Nessa tela, verá vários atributos básicos adquiridos no decorrer do primeiro ato. Não aparecem todos, para ver todos só indo no Mission Briefing. Mas dá para ir acompanhando atributos básicos, como tempo de jogo, mortes, entre outros. Irá liberar um troféu:

Liquid Sun (Bronze)
Este é o primeiro troféu obrigatório do game. Ele será liberado ao terminar o Act 1.


ACT 2 - SOLID SUN


Mission Briefing - Act 2

Entre os atos, sempre terá um novo Mission Briefing. Há um novo item para pegar com o Mk. II, porém também há 5 flashbacks que aparecerão durante a conversa entre Snake e Otacon, então preste atenção:

Flashback #11: Quando Otacon mencionar que a Meryl e o grupo dela está bem.
Flashback #12: Um momento antes de Snake mencionar a Naomi pela primeira vez.
Flashback #13: Quando estiverem assistindo o vídeo da Naomi, e ela mencionar o FoxDie.
Flashback #14: Quando Snake e Otacon estiverem vendo o radar de Shadow Moses.
Flashback #15: Logo após o último, quando Otacon mencionar a Mei Ling.

Sob controle do Mk. II, poderá pegar a iPod Music #20: Boktai 2 Theme na cozinha.

Se perder alguma coisa, sempre poderá escolher esse Mission Briefing de novo no menu principal, não se preocupe.


Cove Valley Village

Na primeira cena do ato, haverá mais 2 flashbacks:

Flashback #16: Quando Snake mencionar Solidus.
Flashback #17: Quando Vamp for apresentado.

Estará em uma nova localidade, na América do Sul. Mais uma vez, estará dentro do conflito entre rebeldes e inimigos. Mas esse ato é o último em que aparecem rebeldes, então, se não conseguiu a quantidade necessária para os emblemas Blue Bird e Hawk, esse ato será a sua última chance.

Bem, logo no começo desse ato, recomendo que compre duas coisas de Drebin. Basta apertar START e entrar em Drebin's Shop. Compre a Weapon #23: Mosin-Nagant. Trata-se de um rifle sniper feito para balas tranquilizantes e que virá a calhar em diversos troféus no futuro, e ela custa 60.000 DP. Se veio coletando as armas caídas dos inimigos, deverá ter por volta de 200.000 DP acumulados a essa altura. Também precisa comprar uma Weapon #24: Emotion Magazine, que funciona como a Playboy Magazine, mas que será necessária para o troféu a seguir:

Emotion Control (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de provocar reações emocionais em alguém usando a Emotion Magazine. Ela funciona como a Playboy, mas essa revista possui imagens dos chefes do jogo. Deixe-a no caminho de um inimigo ou de um rebelde aliado e ele o lerá (inimigos em alerta não lerão nada). Então, o leitor começará a sofrer de efeitos psíquicos referentes à imagem que ele estiver vendo (ele começará a rir se ver a Laughing Octopus, ou a chorar se ver a Crying Wolf, por exemplo). Basta fazer isso uma vez e liberará o troféu. Caso não tenha entendido exatamente o que tem a fazer, assista ao vídeo:



De resto, aconselho a ajudar os rebeldes e matar todos os inimigos na área. Poderá conseguir novas armas entre os corpos, como a Weapon #25: M10 e a Weapon #26: G3A3. Já entre os rebeldes, poderá conseguir a Weapon #27: G18c.

Entre na cabana a oeste, próximo da descida em que o Snake começou, para encontrar a Weapon #28: Twin Barrel e um disfarce de rebelde que pode usar para andar entre eles. Entre no estaleiro do outro lado e encontrará a Weapon #29: C4 em um canto escuro. Suba a escada aqui mesmo para encontrar a Weapon #30: SVD no andar superior. Na cabana sudeste do local, encontrará a Weapon #31: AN94. Antes de seguir a trilha, pegue a iPod Music #21: The Fury que se encontra em uma barraca queimada no canto nordeste do cenário.

Agora siga em frente.

Power Station

Aqui, poderá encontrar entre os rebeldes mortos a Weapon #32: PKM e a Weapon #33: M72A3. Já entre os inimigos mortos, poderá encontrar a Weapon #34: M60E4. e a Weapon #35: MP7.

Ajude os rebeldes a tomarem a estação de energia. Quando conseguirem, entre e procure no local pela Weapon #36: Sleep Gas Satchel. Vá para as torres de energia dentro dos muros da estação e encontrará uma escada. Suba a escada, e, no alto da torre, poderá se dependurar na beirada e passar ao outro lado do muro segurando os cabos. Do outro lado do muro, encontrará a Weapon #37: FIM 92-A. Para voltar, pode pular sobre as caixas ou pelo cabo mesmo.

Então, siga em frente, e verá uma cena. Na cena, atente-se para 3 flashbacks:

Flashback #18: Quando Drebin apresentar as Beasts and Beauties vendo as fotos na parede.
Flashback #19: Pouco depois, quando Snake relembrar os chefões do primeiro jogo.
Flashback #20: Quando Drebin disser "Keep this whole mess in check".

Quando for seguir em frente, verá duas rotas. Siga pela rota mais da esquerda, e chegará a um local com pilhas de madeira empilhadas. Aqui, procure em um dos cantos por um local coberto contendo a Weapon #38: XM8. Essa arma não pode ser comprada no Drebin e nem encontrada em qualquer outro lugar do jogo, só aqui, então não deixe de adquiri-la. Siga em frente.

Confinement Facility

Seguindo em frente, encontrará um edifício central que estará sendo atacado pelos rebeldes. Ajude-os a tomar a base. Dentro do local, encontrará a Weapon #39: M870 Custom na barraca noroeste dentro da base e a Weapon #40: Chaff Grenade dentro de um dos cômodos, assim como a iPod Music #22: Metal Gear 20 Years History: Part 3 em cima de uma das camas do alojamento.

Daqui, siga para sudeste. Verá uma parte de água com uma cabana. Bem, há uma ilha central aqui que pode subir e encontrar a iPod Music #23: Rock Me Baby. Depois, poderá seguir um longo caminho para o extremo oeste, onde encontrará uma base separada com diversos prédios. Aqui dentro, procure pela Weapon #41: VSS. Essa arma não pode comprada e nem adquirida em qualquer outro lugar, por isso é importante que a adquira agora. Agora sim, siga em frente.

Vista Mansion

Primeiramente, o foco é entrar na mansão. Os rebeldes trarão um trator para arrebentar a entrada da frente, entre matando todos os que aparecer pela frente (ou usando tranquilizantes se ainda precisa do emblema Hawk). Antes de entrar na mansão propriamente dita, vá para o canto nordeste do quintal. Entre a parede leste e um contêiner, encontrará a iPod Music #24: Sailor.

Agora entre na mansão pela entrada principal. Olhe na parede oposta e verá dois quadros. Atire no quadro da direita e irá revelar a foto de uma modelo teen japonesa chamada Akina Minami. Mire em primeira pessoa no retrato dela e Snake irá mencionar o nome dela. Esse Akina poster #1 nos liberará um troféu no futuro.

Agora vá para a esquerda e suba a escada. Entre no quarto, suba na cama e olhe para cima. Mais um Akina poster #2 se encontra no teto, ao lado do ventilador. Certifique-se que Snake registre esse pôster também, mencionando o nome dela. Será necessário para um troféu.

Agora siga em frente até o próximo cenário.


Research Lab

Na cena a seguir, haverá 3 flashbacks:

Flashback #21: Quando Naomi for apresentada e ela mencionar Shadow Moses.
Flashback #22: Depois de salvar o jogo, quando Snake mencionar que o FoxDie matou o presidente da AT e o Liquid Snake.
Flashback #23: Quando a Naomi estiver falando sobre uma nova versão do FoxDie e Snake disser "Him!".

Quando a animação acabar, Snake irá receber um importante item, a Syringe. Mas não poderá fazer nada com relação a isso no momento. Snake será atacado por quatro membros dos FROGs, e, depois de acabar com eles, terá de enfrentar o primeiro chefão do jogo: Laughing Octopus. Hora de um troféu:

Laughing Octopus Doll (Bronze)
Derrotar Laughing Octopus na dificuldade Liquid Easy não é difícil. Porém, já que pretendemos platinar o jogo, não poderemos simplesmente matá-la. Será preciso abater a barra de Psyche dela, e não a barra de vida (como fez com os FROGs em Advent Palace). Isso quer dizer que não usará armas letais, e sim armas tranquilizantes (pintadas de azul na tela de seleção de armas), como a Mk. 2 Pistol e a Mosin-Nagant. Se você seguiu minha recomendação e comprou o rifle de tranquilizantes Mosin-Nagant, então estará um passo à frente, pois essa arma é excelente para lutar contra Laughing Octopus. Equipe-a para essa batalha. Basta, sempre que ela aparecer, dar um tiro nela e sair correndo. Não saia dos quartos: nos corredores, será mais fácil ser surpreendido por suas aparições nas janelas e afins. Ela se camuflará no ambiente, mas poderá vê-la no radar do Solid Eye, e a visão noturna ainda ajudará a destacar as formas dela na camuflagem. Procure por ela e dispare nela, tendo o cuidado de não ficar muito tempo parado na frente dela, para não receber dano. Após acabar com a barra de Psyche dela, ela será vencida. Porém, terá de enfrentá-la novamente, e, desta vez, a forma "Beauty" dela (é como é chamado a forma do chefe sem a sua armadura). É como se fosse a segunda parte da batalha. Não a enfrente! Ao invés disso, corra dela, não atire nela nem com armas letais e nem tranquilizantes. Em cima da cama em um dos quartos aparecerá a Doll #2: Laughing Octopus. Pegue-a para liberar esse troféu. Assista ao vídeo abaixo para dicas:


E há outro troféu que poderá conseguir ainda agora:

That Tune Is His Mind Control Music (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de fazer um chefão dançar. O que tem a fazer é muito simples: nada. Isso mesmo, faça nada. Não a atinja, não a machuque. Apenas corra dela, mantenha distância, de modo que ela não possa fazer nada contra Snake. Fique correndo dela. Deverá fazer isso por cerca de três minutos. Então, verá algo bem inusitado: Snake e ela serão transportados para um cenário irreal, como se fosse um sonho, com tudo em branco em volta. Nesse novo cenário, equipe o iPod. Escolha a função Music, então a função Songs, e escolha a música Oishii Two-han Seikatsu para tocar. Snake já começa com essa música armazenada. Tocando essa música, procure pela Laughing Octopus, e ela estará cantando e dançando, imitando a cantora da música, de uma forma bem engraçada. Só por fazer isso, esse troféu será liberado. Assista ao vídeo abaixo se não entendeu alguma coisa:



Bem, agora é só terminar a luta. Continue usando armas com tranquilizantes, porque só assim, ao derrotar Laughing Octopus de maneira não-letal, também conseguirá um item especial, o FaceCamo #3: Laughing Beauty.

Mountain Trail

Na cena haverá um flashback:

Flashback #24: Quando Snake estiver procurando pelo rastro de Naomi, e ele usa a sua faca para encontrar pegadas no chão.

Seguindo o rastro da Naomi, verá as pegadas se dividirem entre várias pegadas juntas e só pegadas de uma pessoa. Siga as pegadas de uma pessoa e encontrará um inimigo desavisado urinando. Essa é a oportunidade perfeita para conseguir um emblema:

Emblem #22: Bee. Para conseguir esse emblema, terá de injetar a Syringe em um inimigo mais de 50 vezes. Pode ser 50 vezes no mesmo inimigo. Vá para esse inimigo urinando-o e agarre-o pelas costas com o R1. Com a Syringe equipada, pressione ▲ para injetar no inimigo. Injete nele 50 vezes para garantir esse emblema. Não há como checar essa quantidade no Mission Briefing, terá de contar.

Seguindo as pegadas do outro lado, atente-se para o troféu a seguir:

Crop Circle (Prata)
Esse é o primeiro troféu de prata que irá liberar no game. Siga as pegadas da Naomi na terra. Após cruzar uma ponte que corta o rio, siga para a direita. Eventualmente, encontrará uma peça de roupa no chão que pertence a Naomi. Nesse momento, primeiro elimine os atiradores de elite posicionados ao redor. Vire à direita e então imediatamente à esquerda. Mate o inimigo perto das caixas e então siga o caminho que fica diretamente oposto ao inimigo, na extrema esquerda. Chegará em um ponto no qual haverá um círculo estranho na grama, algo que é geralmente referenciado como sendo coisa de alienígenas. Snake então se lembrará de um incidente misterioso, ocorrido com Roy Cambell, no Metal Gear Solid 2, e o troféu de prata será liberado. Se precisar de um direcionamento mais preciso, assista o vídeo:


Nessa parte, encontrará diversos FROGs Há um truque que pode fazer aqui para conseguir a Weapon #42: Five-SeveN. Ao encontrar um FROG, primeiro coloque-o para dormir com um tranquilizante. Então, ele deixará cair a arma dele convencional, que é a P90. Deixe-o estar ou acorde-o, mas fique escondido por perto. Ao despertar, a FROG não vai encontrar sua arma e vai sacar sua pistola, a Five-SeveN. Agora, mate-a e pegue a arma dela.

Se for seguindo o caminho da direita, encontrará uma cabana onde há um rádio imitando a voz da Naomi para atrair o Snake para uma armadilha. Há um FROG de campana na frente da cabana, e, ao matá-la, obterá a Weapon #43: DSR-1. Agora, siga em frente.

Verá uma cena, e então Snake terá de disparar usando a metralhadora do carro de Drebin para se livrar dos gekkos que os perseguem. Irá atravessar diversos cenários até de fato seguirmos em frente.

Market Place

Na cena, há 2 flashbacks:

Flashback #25: Quando Snake e Naomi saírem do carro segurando o macaco de Drebin pelas mãos.
Flashback #26: Quando Raiden for apresentado e embainhar a sua espada.

Logo no começo desse cenário, alguns gekkos estarão destruindo uma feira. Eles arrebentarão algumas barracas, e, se equipar o Solid Eye, poderá encontrar a iPod Music #25: Bon Dance entre os destroços. Depois, corra para o final do cenário, encerrando esse ato.

Solid Sun (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado ao terminar o Act 2.

Ao fim do ato, também ganhará a FaceCamo #4: Young Snake e a FaceCamo #5: Young Snake with Bandanna.

ACT 3 - THIRD SUN

Mission Briefing - Act 3

Mais um Mission Briefing. Durante a animação e a conversa, haverá nada menos que 5 flashbacks:

Flashback #27: Quando a Sunny apontar a foto da mãe e disser "Her name was Olga".
Flashback #28: Quando Snake disser "So that's what Liquid was talking about".
Flashback #29: Quando a Naomi estiver olhando para uma tela azul e Snake disser "Europe, huh?".
Flashback #30: Quando a Naomi se ajoelhar diante do Raiden.
Flashback #31: Quando o Otacon e a Naomi olham para a foto de Emma no computador.

E não é só isso. Controlando o Mk. II, não deixe de pegar a iPod Music #26: Shin Bokura no Taiyou Theme na cozinha do segundo andar. Da mesma forma, trombe com o robozinho na perna do Otacon para ganhar a FaceCamo #6: Otacon e na perna da Naomi (quando ela se levantar) para ganhar a FaceCamo #7: Raiden Without Visor.

Midtown S Sector

Após uma série de conversas, estará em uma nova área, no Leste Europeu. Local civil, sem conflitos abertos de rebeldes contra forças inimigas. Ah, um aviso: agora que não há mais rebeldes para compartilhar itens curativos, a partir de agora é bom começar a usá-los. Para conseguir o emblema Chicken, precisará usar mais de 50 itens curativos. Então, use-os abundantemente, todos os que encontrar. Isso vale para Rations, Noodles e Regains. Use-os indiscriminadamente.

Logo no começo desse cenário, encontrará um membro da resistência, do qual deve seguir sem ser visto. Pois bem, antes de segui-lo, recomendo que volte para a rua do qual começou, mais ao sul, e procure mais para leste pela iPod Music #27: Test Subjects Duality, próximo a um ponto de estacionamento de bicicletas. Agora volte para o membro da resistência. Ao invés de segui-lo saque uma arma e renda o membro da resistência pelas costas. Faça uma revista nele, e encontrará diversos itens, incluindo a iPod Music #28: Bio Hazard. Caso ele saque a arma para você, desacorde-o, e ainda poderá obter a arma dele, a Weapon #44: PMM.

Da mesma forma, siga em frente e encontrará um parque. Há alguns inimigos em volta do parque: renda um deles e reviste-o para conseguir a iPod Music #29: One Night in Neo Kobe City. Siga pela rua que passa por fora do parque, na direção nordeste. Na rua a nordeste do parque, há umas colunas à direita. Na parede ao fundo, encontrará um Akina Poster #3. Veja-o e certifique-se que Snake mencione o nome dela. Agora, continue seguindo o membro da resistência até ele ir para outro cenário. Mas não o siga! Ao invés disso, continue seguindo a rua, e irá parar em outro local:


Midtown Central Sector

Aqui, siga e verá uma escadaria à sua direita. Suba a escada e, com a escada às suas costas, siga para a esquerda. No primeiro prédio da calçada da esquerda, encontrará o Akina Poster #4. Hora de um troféu:

Are You An Otaku Too? (Prata)
Para liberar esse troféu de prata, terá de ter encontrar os 4 Akina Posters. Eu indiquei no decorrer do guia a localização dos 4 Akina Posters, 2 deles em Vista Mansion, um em Midtown S Sector e um aqui em Midtown NE Sector. Se fez tudo certo, o troféu de prata será liberado após o 4º pôster. Se não encontrou algum dos pôsteres e precisa de melhores explicações, assista esse vídeo:



Agora, volte para o cenário onde viu o membro da resistência entrar.


Midtown NE Sector

Cuidado, há um helicóptero rondando a área. Continue seguindo o membro da resistência até outro cenário.


Midtown N Sector

Aqui, o membro da resistência irá se disfarçar de inimigo, mas continue seguindo-o. Ele irá encontrar outros três guardas, sendo que os outros três são inimigos mesmo. Vá acompanhando-os, e verá cada um sair para um lado. O terceiro guarda que sair irá para um beco: siga-o, e encontrará a iPod Music #30: On Alert nesse beco. Agora siga o membro da resistência disfarçado. Ele irá até a parte mais ao norte deste local, então voltará a usar a roupa dele normal, e logo começará uma cena.

Na cena a seguir, haverá 2 flashbacks:

Flashback #32: Quando a Big Mama atirar nos robozinhos Scarabs.
Flashback #33: Quando a Big Mama mencionar "Nowadays, anyone with a computer can get a combat training".

Quando essa cena acabar, estará em uma moto pilotada pela Big Mama e ganhará uma arma nova, a Weapon #45: Vz.83. Após essa parte, haverá mais uma cena, com mais 2 flashbacks:

Flashback #34: Após o acidente de moto, quando a Big Mama conseguir sair do ferro perfurante.
Flashback #35: Quando a Big Mama disser "Promise me".

Echo's Beacon

Nesse local, irá enfrentar mais um chefe do jogo, Raging Raven. Antes de qualquer coisa, no entanto, suba a escadaria até o último andar. No último andar, vá para a sacada, e, no canto sudoeste do local, encontrará a iPod Music #31: The Essence of Vinci. Bem, agora é um bom momento para começarmos a... Morrer. Lembra-se que um dos requisitos para o emblema Chicken é que Snake tenha morrido 50 vezes? E aqui é um excelente local para se morrer. Vê o buraco na sacada? Jogue-se daqui, e Snake irá morrer instantaneamente. Pode se jogar de qualquer janela aberta, qualquer coisa. É rápido e simples. Suicide-se 50 vezes para garantir essa parte do emblema, aproveitando a oportunidade.

Agora sim, será hora de enfrentarmos Raging Raven. Hora de um troféu:

Raging Raven Doll (Bronze)
Raging Raven é mais um chefão que não deve matar, apenas incapacitar, usando armas tranquilizantes. A Mosin-Nagant ainda é a uma boa opção no momento, mas a melhor opção agora é a Twin Barrel. Trata-se de uma espingarda poderosa, mas que suporta diversos tipos de munição diferentes, incluindo a munição V-Ring, que é uma munição tranquilizante não-letal. Para trocar a munição de uma arma, segure R2, selecione-a e pressione . A Twin Barrel, carregada com a munição V-Ring, é a arma não-letal mais poderosa que poderá usar contra os chefes nesse momento. Se não obteve a arma Twin Barrel e nem a munição V-Ring, ambas podem ser compradas na loja de Drebin. A estratégia em si não difere muito da que foi usada contra o Laughing Octopus, apenas que a Raging Raven é bem mais rápida. Ela lança sliders, que são robozinhos programados para encontrar Snake, e contra eles pode usar armas letais, para destruí-los. Quanto mais sliders destruir, melhor, porque ela ficará mais brava, e irá ficar mais exposta para você. Após alguns disparos certeiros de tranquilizantes, ela cairá. Após fazê-la dormir, terá de lutar com ela na forma Beauty. Antes de qualquer coisa, suba até o último andar do prédio, e encontrará, em um dos cantos do terraço, a bonequinha dela, a Doll #3: Raging RavenAssim que pegar a boneca, o troféu será liberado. Assista o vídeo abaixo para estratégias:



Agora, continue usando armas não-letais na Raging Beauty até derrotá-la, de uma vez por todas. Por derrotá-la de forma não-letal, conseguirá a FaceCamo #8: Raging Beauty. E ainda ganhará, de brinde, a Weapon #46: MGL-140. Na cena a seguir, outro flashback:

Flashback #36: Quando a Big Mama parar para olhar a sua moto destruída e disser "When I fall in love...".

Third Sun (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado ao terminar o Act 3.

Ao fim do ato, também ganhará a FaceCamo #9: MGS1 Snake.

ACT 4 - TWIN SUNS

Mission Briefing - Act 4

Mais um Mission Briefing, e, como não poderia deixar de ser, mais 2 flashbacks:

Flashback #37: Quando a Sunny estiver descendo as escadas, e Snake disser "Free from oversight by the Patriots AI".
Flashback #38: Quando Snake disser "If Liquid can't use Nukes, then what's his plan?".

Como não poderia deixar de ser, há itens também. Suba a escada para encontrar a iPod Music #32: Lunar Knights Main Theme na cozinha, como já é de padrão. Também certifique-se de trombar na pequena Sunny para conseguir a FaceCamo #10: Raiden Visor DownE isso deverá nos garantir um troféu:

FaceCamo Addict (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que tiver coletado 10 FaceCamos no jogo. Há um total de 14 FaceCamos no jogo, mas apenas 10 são necessários para esse troféu. Se veio seguindo nosso guia até aqui, deverá ter os seguintes FaceCamos: Standard, Roy Campbell, Laughing Beauty, Young Snake, Young Snake w/ Bandanna, Otacon, Raiden Without Visor, Raging Beauty, MGS1 Snake e Raiden Visor Down. Se não coletou algum deles, é porque pulou algum informação do meu guia até aqui. Há mais 4 FaceCamos que pode conseguir no jogo. Eles não rendem troféus, mas eu ensinarei como consegui-los.


Snowfield

Nesse ato, estará em Shadow Moses, o emblemático local onde se passou o Metal Gear Solid no Playstation. Nesse ato, não haverá inimigos convencionais, apenas robozinhos do tipo Scarabs. Eles são perfeitos para acumular alertas e tal, mas destruí-los não conta como mortes, o que quer dizer que não conta para os 500 inimigos que tem de matar. Deverá já ter chegado a essa quantia, aliás, é bom ter os requisitos para o emblema Chicken sempre em mente, pois o jogo está chegando perto do fim. Trate de conseguir os atributos ainda não adquiridos o mais rápido possível.

Por ora, apenas siga em frente.

Heliport

Aqui, poderá liberar um troféu:

Overhead View - Just Like Old Times... (Bronze)
Para liberar esse troféu não-obrigatório, só o que tem a fazer é observar Snake de uma perspectiva superior, que lembre a perspectiva que se tinha no jogo do Playstation. Basta segurar o analógico direito, o qual controla a câmera, para baixo, de modo a olhar Snake de cima. Agora, ande com ele por aí um pouco, e o troféu será liberado depois de alguns minutos.

Há um caminhão aqui, na parte norte do heliporto. Rasteje por baixo do caminhão para encontrar a Weapon #47: Mk. 23. Essa arma é exclusiva e não pode ser comprada n Drebin e nem encontrada em qualquer outro lugar. E não vamos embora daqui ainda, há mais um troféu que podemos obter:

Ghost Photography Addict (Prata)
Para liberar esse troféu de prata, terá de fotografar 5 fantasmas aqui em Shadow Moses. Sim, há fantasmas aqui. Os fantasmas são de personalidades e de produtores e colaboradores do jogo, uma forma de homenagem. Eles são invisíveis a olho nu, apenas aparecem quando se tira a foto. Para tirar fotos, precisará da Digital Camera, que eu ensinei a pegar lá no Mission Briefing de Act 1Há um total de 30 fantasmas, escondidos por todo Shadow Moses, do qual poderá fotografar usando a câmera fotográfica do jogo. Porém, só precisará fotografar 5 deles para liberar esse troféu. Por coincidência, há exatamente 5 fantasmas aqui no cenário Heliport, então poderá fotografá-los e liberar o troféu aqui mesmo. A localização dos fantasmas é algo bem difícil de explicar por palavras, então acho melhor que você assista o vídeo abaixo, e, pelas imagens mostradas no vídeo, consiga se guiar melhor e encontrar os cinco fantasmas espalhados nesse cenário. Ao fotografar todos os cinco fantasmas, o troféu de prata será liberado. Aqui vai o vídeo:



Quanto aos outros 25 fantasmas, os quais podem ser encontrados ao longo de Shadow Moses, não irei desperdiçar tempo relatando a localização deles, uma vez que eles não são necessários para nada, sequer para algum troféu. De qualquer forma, se quiser a relação completa, pode procurar na internet ou no YouTube, que encontrará sem problemas.

Saia do Heliport pelo duto de ventilação no segundo andar, subindo a escadinha. Assim, poderá adquirir no caminho a iPod Music #33: Warhead Storage. E sairá em:


Tank Hangar

O local estará infestado de Scarabs. Combatê-los não é inteligente, porém, se for combatê-los, tem a chance de um deles acabar derrubando um Weapon #48: Desert Eagle. É raro, mas pode acontecer. Essa arma pode ser comprada no Drebin, de qualquer forma.

Há uma porta trancada aqui no segundo andar da qual não podemos entrar no momento, mas que poderemos entrar futuramente. Por ora, apenas siga em frente.

Canyon

Atravesse a área tomando cuidado com os gekkos. Bem perto da saída norte do local, olhe para as pedras a oeste e encontrará uma fresta na pedra onde pode rastejar. Entre e conseguirá a iPod Music #34: Flowing Destiny. Agora siga em frente.


Nuclear Warhead Storage Building 1F

Nada a fazer aqui no momento, vá para o elevador e desça.


Nuclear Warhead Storage Building B2

Aqui embaixo, primeiro vá para o canto sudoeste do mapa, e encontrará a iPod Music #35: Metal Gear 20 Years History: Part 2. Agora vá ao antigo escritório do Otacon.

Após uma breve cena, Snake terá de digitar uma sequência de 5 dígitos. Ao colocar um número, irá avançar, só que há combinações secretas que rendem itens secretos. Coloque a combinação 78925, e irá liberar a iPod Music #36: Old L.A. 2040 ao final da cena. Da mesma forma, se colocar a combinação 13462, irá liberar a iPod Music #37: Policenauts End Title. Só que não dá para colocar os dois códigos na mesma jogatina, o que quer dizer que apenas uma das músicas poderá ser adquirida agora, e a outra só em alguma outra jogatina futura. Lembre-se disse no futuro.

Na cena a seguir, haverá 4 flashbacks:

Flashback #39: Quando Snake olhar para o armário onde ele conheceu Otacon.
Flashback #40: Quando Otacon disser a Snake que Naomi roubou seu sangue.
Flashback #41: Quando Otacon mencionar o "REX's old underground hangar".
Flashback #42: Quando Snake mencionar que ele costumava usar cartões de acesso.

Voltando para Nuclear Warhead Storage Building 1F, após Mk. II destrancar a porta, não saia pela porta norte ainda. Ao invés disso, volte ao cenário Tank Hangar. Lembra-se daquela porta no segundo andar que não podíamos entrar? Ela estará aberta agora. Volte para lá, entre e pegue a iPod Music #38: Beyond the Bounds. Depois disso, volte e saia pela porta norte.


Snowfield and Communications Tower

Mais uma batalha contra chefe a caminho, desta vez, Crying Wolf. E mais um troféu também:

Crying Wolf Doll (Bronze)
Teremos de derrotar Crying Wolf de forma não-letal. A batalha se dará no meio de uma nevasca, o que impedirá a sua visão consideravelmente. Terá de usar a visão noturna do Solid Eye para conseguir enxergar alguma coisa. A melhor arma, nesse caso, é novamente a Mosin-Nagant. Crying Wolf adora se esconder na neve, então terá de procurá-la bem. Haverá soldados FROG na área, tente não perder muito tempo com eles (não desperdice balas de tranquilizante com eles, mate-os mesmo). Seja paciente e procure-a com cautela. Tente realizar tiros na cabeça, que causam mais dano. Um bom tiro na cabeça pode retirar um quarto do Psyche dela. Se não puder alvejar a cabeça, tente não acertar as granadas em seu corpo, ou as fará explodir, causando dano nela. Também há outra tática, que é mais simples, mas que exige que chegue bem perto dela sem ser visto. Se conseguir, arremesse Smoke Grenades perto dela, para cegá-la, e depois Stun Grenades, para desorientá-la, o que lhe retirará uma grande quantidade de Psyche. Repita isso até acabar com ela rapidamente. De qualquer forma, quando o Psyche dela terminar, ela irá desmaiar. Quando a batalha contra a versão Beauty começar, encontrará a Doll #4: Crying Wolf exatamente atrás de Snake, perto da parede. Pegue-o para liberar esse troféu. Pode entender melhor algumas táticas especiais para derrotá-la assistindo ao vídeo abaixo:




Então, terá de derrotar a forma Beauty da Crying Wolf para conseguir o FaceCamo #11: Crying BeautyAinda obterá, automaticamente, a Weapon #49: Rail Gun.

Após a batalha contra a Crying Wolf, na cena, haverá um flashback:

Flashback #43: Quando um lobo vier consolar a Crying Beauty. e Otacon disser "Welcome home, Wolf".

Após a luta contra Crying Wolf, não saia do mapa ainda. Suba na torre de comunicação norte para encontrar a Weapon #50: XM25 no topo. Quando estiver indo embora, dentro do armazém da saída, não deixe de pegar a iPod Music #39: The Best Is Yet to Come.

Blast Furnace

Nada a fazer aqui, apenas pegue o elevador para o andar B5.

Casting Facility

Enquanto segue para a saída, não deixe de pegar, perto da saída, atrás de uma caixa na parede da direita do mapa, a iPod Music #40: Yell "Dead Cell". Siga em frente.


Underground Base

Nada a mencionar aqui, apenas siga em frente.


Underground Base Supply Tunnel

Na cena a seguir, haverá 1 flashback:

Flashback #44: Quando Snake estiver olhando o antigo hangar do Metal Gear REX.

Então, Vamp aparecerá para enfrentar Snake, e em seguida será a vez de Raiden enfrentá-lo enquanto Snake se livra dos gekkos. Na cena após a luta contra o Vamp, haverá outro flashback:

Flashback #45: Quando a Naomi estiver morrendo e Otacon disser "Why does it always end this way?".

Estará controlando o Metal Gear REX, em seguida. Siga em frente até o próximo cenário.


Port Area

Agora, terá de enfrentar o Metal Gear Ray controlado por Liquid Ocelot. Durante essa batalha, poderá conseguir um troféu:

LIQUID! (Bronze)
Esse troféu é bem simples de se conseguir. Só o que precisa fazer aqui é segurar o botão ▲ por alguns segundos. Fazendo isso, o Metal Gear Rex irá soltar um som alto, o som característico dele no primeiro jogo, e semelhante ao que os Tiranossauros Rex faziam. Então, o troféu será liberado.

Após derrotar o Metal Gear Ray, haverá um flashback secreto. Trata-se de um flashback normal porém, o ícone X não aparecerá no canto superior direito. Por isso, preste muita atenção, e de preferência salve o jogo antes, pois assim, se perder, poderá voltar e tentar de novo.

Flashback #46: Quando Raiden estiver parando o navio de New Haven com as costas, ele irá gritar o nome de Rose. A partir de então, comece a pressionar X, e não pare de pressionar X pois aparecerão muitos flashbacks de lembranças da Rose enquanto Raiden sofre. Não pare de pressionar X até aparecer a Mei Ling gritando "Fire!". É a única forma de se conseguir os flashbacks secretos.

Twin Suns (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado ao terminar o Act 4.

ACT 5 - OLD SUN

Mission Briefing - Act 5

Durante esse Mission Briefing, haverá 3 flashbacks:

Flashback #47: Quando Otacon disser "She was determined to stop Liquid".
Flashback #48: Quando Otacon disser "So she handed it over to Sunny".
Flashback #49: Um minuto após o último flashback, quando Otacon disser "Is even better than Emma's".

E não há itens a serem coletados aqui dessa vez, então não se preocupe e se foque nos flashbacks.


Ship Bow

Snake estará a bordo de Outer Haven, para a missão final do game. Há algo interessante a mencionar: aqui em Act 5, o preço de todos os produtos de Drebin estará pela metade do preço. 50% de desconto em tudo. Esse é o momento ideal para comprar os itens mais caros. Se veio economizando DP, como eu recomendei no começo do guia, então agora deverá ter mais de 500.000 DP. Lembra-se daquela arma especial, a mais cara disponível até então, chamada Tanegashima? Ela custava 1.000.000 DP. E, agora, devido ao desconto de 50%, estará custando apenas 500.000 DP. Aconselho que aproveite essa oportunidade e compre a Weapon #51: Tanegashima. Essa arma especial será necessária para um troféu, mas deixaremos esse troféu para outra jogatina, apenas compre-a por enquanto. Há diversas outras armas que só poderá adquirir comprando do Drebin, e recomendo que compre agora para aproveitar o desconto de 50%. São elas: Weapon #52: Bizon, por 3.500 DP, Weapon #53: MP5SD2, por 7.500 DP, Weapon #54: FAL Carbine, por 2.250 DP, Weapon #55: M82A2, por 100.000 DP, Weapon #56: Mk. 46 MOD1 por 4.500 DP e Weapon #57: SAIGA 12 por 20.000 DP. Não deverá ter dinheiro para comprar tudo, é claro, mas terá mais 7 jogatinas para juntar o dinheiro necessário, não se preocupe com isso. Apenas tenha isso em mente. E também não gaste absolutamente todo o seu dinheiro com essas armas, já que precisará ter uma reserva caso precise comprar munição ou algo do tipo.

Assim que a fase começar, repare que há uma espécie de alçapão à esquerda, que pode abrir e entrar em uma passagem subterrânea. Nesse duto subterrâneo, encontrará a iPod Music #41: Metal Gear Solid Main Theme (The Document Remix). Agora siga em frente.


Command Center

Haverá uma pequena cena, e então Snake terá de proteger a Meryl. Após derrotar alguns FROGs, irá começar uma outra cena. Nessa cena, haverá um flashback:

Flashback #50Quando o Screaming Mantis for apresentado.

Agora, começará outra batalha contra chefe, desta vez contra Screaming Mantis. Use a Syringe para conseguir mirar nela sem tremer. Quanto à Meryl, pode atordoá-la com tranquilizantes, usar Stun Grenades ou agarrá-la e usar a Syringe. Porém, antes de efetivamente enfrentar Screaming Mantis, aconselho a roubarmos as armas dela. Se olhar atentamente, verá que ela usa dois bonecos como armas, eles ficam flutuando acima dela, um à esquerda e outro mais à direita. Você pode atirar nos bonecos dela. Comece pelo boneco que fica à esquerda dela (à sua direita, se estiver de frente com ela). Trata-se do Weapon #58: Sorrow Doll. Atire nele repetidas vezes com uma arma de boa precisão (podem ser letais) até ela derrubar o boneco, então rapidamente corra até lá e pegue-o. Após fazer isso, será a vez de pegar o outro boneco, o Weapon #59: Mantis Doll. Atire nele até derrubá-lo, então vá lá e pegue-o. Deixe essas armas de lado por enquanto, porque agora que roubamos as suas armas, será a vez de enfrentá-la. E hora de mais um troféu:

Screaming Mantis Doll (Bronze)
Como fez com todos os outros chefes do jogo, teremos de derrotar a Screaming Mantis de forma não letal. Bem, há uma forma realmente bem simples e fácil de se conseguir isso, e nem precisará de armas com tranquilizantes. Equipe o Mantis Doll, uma das armas que roubou dela. Ela funciona como uma arma e permite que Snake controle os adversários. Mire em Mantis e dispare. Controlando Mantis, apenas continue segurando L1 e balance o controle para cima e para baixo para machucá-la. Ela irá perder vida e Psyche ao mesmo tempo, e, em questão de segundos, ela será derrotada. Apesar de ela ter perdido a vida também, o que conta primeiro é a Psyche, então será considerado uma vitória não-letal. Quando a batalha contra a forma Beauty dela começar, o Doll #5: Screaming Mantis aparecerá no final do corredor norte, perto da entrada do qual Snake utilizou para entrar na sala. Qualquer dúvida, assista o vídeo abaixo:




Derrote a versão Beauty dela com armas não-letais. Na cena a seguir, haverá 4 flashbacks:

Flashback #51: Quando Psycho Mantis tentar ler o seu Memory Card.
Flashback #52: Quando Psycho Mantis tentar fazer o seu controle vibrar.
Flashback #53: Esse flashback é secreto! Quando a armadura explodir, imediatamente comece a apertar X até ver um flashback com o Hideo Kojima.
Flashback #54: Quando ouvir o The Sorrow disser "The spirit of the warrior will always be with you".

Derrotando Screaming Mantis de forma não-letal, também irá conseguir mais um FaceCamo #12: Screaming Beauty.

Após a batalha contra Screaming Mantis, verá outra cena. Então, siga em frente.


Missile Hangar

Siga em frente pelo corredor reto. Na cena a seguir haverá mais 3 flashbacks:

Flashback #55: Quando Akiba disser "No, I don't have any nanomachines in me".
Flashback #56: Quando Meryl descobre o motivo das dores de barriga de Akiba e ele responde "Yeah...".
Flashback #57: Cerca de 10 segundos depois, quando Akiba confessar seu amor pela Meryl.

De volta ao Snake, siga em frente ignorando os Scarabs e em frente pelo corredor das micro-ondas. Irá começar uma série de cenas. Depois dessa série de cenas, será a vez da batalha final.

Na batalha final contra Liquid Ocelot, haverá alguns flashbacks, mas eles são espontâneos e automáticos, o que quer dizer que não precisará pressionar X em nenhum momento. Por isso, nem mesmo irei contá-los como um número a ser mencionado.

Durante a batalha final, poderá conseguir um troféu:

You're Pretty Good (Prata)
Esse troféu de prata deve ser liberado durante a batalha contra o Liquid Ocelot. Vá lutando normalmente contra ele, e acompanhando as músicas que são tocadas. O nome das músicas aparece no canto inferior esquerdo da tela. Quando começar a música chamada Snake Eater (a música tema do Metal Gear Solid 3), e o nome dos personagens mudar para Naked Snake e Ocelot, será o momento certo. Ocelot irá agarrar Snake, dando uma gravata, e aparecerá o comando para Snake se libertar. Não realize o comando, não faça nada. Assim, depois de alguns segundos, Ocelot simplesmente irá dar um beijo na bochecha de Snake, como agradecimento "pelos velhos tempos". O troféu de prata será liberado a seguir. Caso tenha restado alguma dúvida, aqui vai um vídeo explicativo:




EPILOGUE - NAKED SIN

Haverá diversas cenas nesse epílogo. Na última cena, haverá um flashback:

Flashback #58: Quando Drebin disser "You're staring at a child soldier".

Não acabou ainda! Após o Epilogue, haverá um Debriefing:


DEBRIEFING - NAKED SON

Haverá diversas cenas, as quais contam os últimos acontecimentos do jogo. E há um total de 7 flashbacks:

Flashback #59: Quando Big Boss aparecer e disser: "someone can be made to play a specific role". 
Flashback #60: Quando Big Boss disser "They've all passed on".
Flashback #61: Quando Big Boss matar Zero.
Flashback #62: Quando Big Boss disser The FOXDIE Zero planted on you...".
Flashback #63: Segundos depois, quando Big Boss disser que o mesmo vírus matou Eva e Ocelot.
Flashback #64: Quando Snake carregar Big Boss e ele olhar para sua arma no chão.
Flashback #65: Quando Big Boss saudar a lápide de The Boss.

Conseguindo todos os flashbacks, deverá liberar um troféu:

Flashback Mania (Ouro)
Este é o primeiro troféu de ouro que poderá ser liberado no game. Esse troféu de ouro será liberado se conseguiu todos os 65 flashbacks do jogo. Eu mencionei o momento de todos os flashback do jogo até aqui, incluindo os secretos, no decorrer do guia. Se veio acompanhando e conseguiu todos os flashbacks, sem perder nenhum, então o primeiro troféu de ouro deverá ter sido liberado após a animação final do game. Caso contrário, deixou passar algum, e, como não dá para saber qual é, terá de rever quais flashbacks pode ter perdido (atenção para os flashbacks secretos, nos quais o X não aparece visualmente na tela). Você pode assistir aos flashbacks que não conseguiu nessa jogatina nas próximas jogatinas, e o troféu será liberado da mesma forma. Não se esqueça de que ainda teremos de fechar mais sete vezes o game, o que lhe dá chances de sobra para conseguir esse troféu. Seja como for, para tentar evitar quaisquer dúvidas que possam parecer, assista o vídeo abaixo, que mostra corretamente a localização e o momento de cada um dos flashbacks:



E após as últimas cenas... Fim!

Old Sun (Bronze)
Esse é o último troféu obrigatório do game. Ele será liberado ao terminar o Act 5, o último ato do jogo, fechando o game.

Ao fechar o jogo, automaticamente receberá a Weapon #60: Race GunDeverá ainda liberar outro troféu:

SUNLIGHT! (Prata)
Esse troféu de prata será liberado se conseguir a Weapon #61: Solar Gun, que será liberada se tiver conseguido os 5 Dolls do jogo. Se veio seguindo meu guia até aqui, então deverá ter matado os cinco chefões do jogo (FROG Unit em Act 1, Laughing Octopus em Act 2, Raging Raven em Act 3, Crying Wolf em Act 4 e Screaming Mantis em Act 5de formas não letais, e coletado cada um de seus Dolls. Você deve ter feito isso para conseguir os troféus especiais de cada boneco. Pois bem, chegando com os 5 Dolls ao final do game, irá liberar a arma Solar Gun como bônus por seu desempenho, e esse troféu de prata será liberado.

Bom, agora vamos falar sobre emblemas. Como eu já informei, ao final do jogo o jogador é condecorado com uma série de emblemas, que representam o desempenho do jogador no decorrer do game. Realizar algumas ações fornecem alguns emblemas, uns mais fáceis, outros mais difíceis. Apenas um emblema aparece na tela de estatísticas do jogo, mas, se entrar no menu de emblemas, verá que poderá habilitar várias de uma vez. São 40 emblemas ao todo, e há um troféu que exige que consigamos todos os emblemas. É impossível conseguir todos de uma só vez. Para conseguir todos os emblemas, terá de fechar o jogo no mínimo oito vezes, seguindo a recomendação que eu vou explicar a seguir. Se você fez exatamente como eu expliquei nesse guia, então já deverá ter obtido 22 emblemas dos 40 existentes logo na primeira jogatina. Esses são os emblemas que deverá ter liberado ao fechar (os detalhes foram explicados mais acima):

Ant
Bear
Bee
Blue Bird
Chicken
Cow
Crocodile
Eagle
Frog
Gecko
Giant Panda
Gibbon
Hawk
Hog
Hyena
Inch Worm
Lobster
Pig
Puma
Rabbit
Scarab
Tortoise

Bom, a grande maioria dos troféus do jogo já se foi, assim como mais da metade dos emblemas. Mas ainda não chegou nem perto de platinar o game. Isso porque você realizou apenas a primeira jogatina, de um total de oito jogatinas que nos aguarda. Iremos refechar o jogo mais uma vez, mas, desta vez, focando em alguns outros troféus e emblemas no percurso. Dê Load Game no arquivo que salvo ao fechar o jogo, para poder recomeçar. Recomeçará do zero, porém, quando chegar na parte em que pega o Mk. II, terá de volta todas as armas, itens, camuflagens, DP e iPod Musics que acumulou até então.

2º Jogatina

Nessa segunda jogatina, vamos proceder de um jeito diferente. Vamos nos focar nos seguintes emblemas:

Emblem #23: Assassin. Para conseguir esse emblema, terá de agarrar e matar com a faca (pressionando ▲ com o inimigo em seus braços) 50 inimigos, enquanto acumula menos de 25 alarmes.

Poderá aproveitar e conseguir outro emblema:

Emblem #24: Tarantula. Para conseguir esse emblema, terá de matar mais de 250 inimigos, morrendo menos de 25 vezes e acumulando menos de 75 alarmes.

Pode jogar na dificuldade Liquid Easy mesmo, não há necessidade de dificuldades maiores por enquanto. Agora que conhece o jogo, não há motivo para demorar. Poderá (e deverá) seguir rápido com o jogo, já que não terá necessidade de longos tempos de jogo. Pode pular todos os vídeos do jogo, se quiser. Sua única preocupação será evitar soar mais de 25 alarmes, enquanto mata mais de 250 inimigos, e garantindo que pelo menos 50 deles seja com uma facada na garganta. Não é tão complicado quanto parece, na verdade. Vários inimigos andam em bando, mas há um macete: quando houver vários inimigos perto, coloque todos para dormir. Então, acorde-os um por um, e, quando eles estiverem levantando, fique atrás deles para agarrá-los e cortar a garganta deles.

Quanto aos outros inimigos a matar... Bem, matar sem ser visto é algo complicado, pois, mesmo que use armas silenciosas, ao dar tiros com arma letal em inimigos, eles costumam gritar de dor. A melhor e mais confiável solução é usar armas tranquilizantes primeiro, e depois, quando eles estiverem dormindo, usar armas letais (com silenciador, obviamente). Demora mais mas é mais seguro para se manter na surdina.

Quanto às mortes, não deverá ser um problema, pois, como já conhece o jogo, é pouco provável que venha a morrer alguma vez, o que dirá mais de 25 vezes, ainda mais na dificuldade Liquid Easy.

Quanto aos alarmes, terá realmente de ser cauteloso. No começo do jogo, não há problemas, mas na parte final, nos últimos dois atos, quando há vários Scarabs pelo local, terá de realmente saber se esconder e ter paciência. Há um limite de 25 alarmes que pode acabar soando, mas eu aconselho que já comece a praticar terminar o jogo sem soar nenhum alarme sequer. Precisará disso em uma jogatina futura, e, quanto antes começar a praticar isso, melhor. Deverá dominar os cenários do jogo de modo a conseguir passar por todas as partes sem ser visto e sem soar nenhum alarme. Aconselho imensamente a tentar fechar o jogo sem soar nenhum alarme. Basta ir salvando o jogo em todos os checkpoints, por garantia, e, se fizer algo errado, dar Load Game para poder tentar de novo. Poderá fazer isso quantas vezes quiser. Se conseguir fechar o jogo sem dar nenhum alarme, conseguirá outro emblema:

Emblem #25: Octopus. Para conseguir esse emblema, terá de fechar o jogo sem causar nenhum alarme.

Além disso, poderá tentar conseguir os seguintes troféus nessa jogatina:

Can You Feel My Power Now!!!? (Prata)
Para liberar esse troféu de prata, só o que precisa fazer é equipar o Mantis Doll, aquela arma que foi adquirida na batalha contra a Screaming Mantis, e usá-lo em algum inimigo do jogo. Simples assim. Controle o primeiro inimigo que aparecer e torture-o (da mesma forma como deve ter feito com a Screaming Mantis, se seguiu minha recomendação acima) para liberar esse troféu.

Divine Wind (Bronze)
Para liberar esse troféu, é preciso que tenha comprado a arma Tanegashima, na loja de Drebin, como eu recomendei. Se seguiu meu guia, deverá ter aproveitado o desconto especial de 50% em todos os artigos de Drebin, oferecidos em Act 5, na jogatina anterior, para comprá-la por "apenas" 500.000 DP. Essa arma possui um terço de chances de provocar um tornado quando disparada. Você pode tentar dispará-la até acabar soltando esse tornado ou esperar até a parte em que consegue o item Drum Can no Act 1, chamado Downtown. Por algum motivo, essa área possui 100% de chances de soltar o furacão quando usar a Tanegashima. Assim que conseguir realizar esse tornado, que se chama Divine Wind, liberará esse troféu. Caso não tenha entendido alguma informação, assista o vídeo abaixo para entender melhor:



Ah, uma questão sobre o DP. A ideia agora é que todo o DP que acumule no decorrer dessas jogatinas seja usado para comprar as armas restantes na loja de Drebin. Há quatro novas armas que se tornaram à venda depois de fechar o jogo uma vez: Weapon #62: Smoke Grenade (Yellow)Weapon #63: Smoke Grenade (Red), Weapon #64: Smoke Grenade (Blue) e Weapon #65: Smoke Grenade (Green)Uma vez que tenha todas as armas, poderá liberar um troféu:

I Am THE Expert On Weapons (Ouro)
Para liberar esse troféu de ouro, precisará adquirir pelo menos 65 das 69 armas do jogo. Algumas armas você já começa com elas, boa parte delas você pode encontrar pelos cenários e com os guardas, e a grande maioria você pode comprar na loja de Drebin. No decorrer do guia, informei a localização de todas as armas que podem ser encontradas, incluindo as poucas armas que não podem ser compradas, como o XM8 em Act 2 e o Mk. 23 em Act 4. Mostrei como conseguir até mesmo algumas armas secretas, como a Mantis Doll e a Sorrow Doll, da luta contra a Screaming Mantis, e a Solar Gun, que conseguiu junto com o troféu Sunlight. Enfim, se seguiu nosso guia até aqui, pegou todas as armas escondidas e comprou todas as armas à venda do Drebin, deverá ter chegado à quantidade de 65 armas, e esse troféu de ouro será liberado. Se estiver encontrando dificuldades reais para localizar as armas "secretas" nos cenários, como a XM8 e a VSS, então assista ao vídeo abaixo, que ensina como consegui-las, e muito mais:



Ah, só para não esquecer, após conseguir 60 armas diferentes no jogo, também conseguirá o FaceCamo #13: Drebin.

Terminando essa jogatina, deverá ter conquistado os seguintes emblemas:

Assassin
Octopus
Tarantula

Além dos emblemas, ainda conseguirá um item secreto, o Stealth Camouflage, o qual garante o troféu a seguir:

Stealth Camouflage (Ouro)
Esse troféu de ouro será liberado assim que conseguir o acessório secreto Stealth Camouflage, que fornece invisibilidade completa ao personagem, sempre que equipado.

3º Jogatina

Segunda jogatina já foi, faltam seis. Na terceira jogatina, o foco será o seguinte emblema:

Emblem #26: Centipede. Para conseguir esse emblema, terá de matar menos de 250 inimigos, morrendo mais de 25 vezes e acumulando menos de 75 alarmes.

Esse emblema se assemelha ao emblema anterior, a diferença é que terá de matar menos de 250 inimigos e morrer mais de 25 vezes. As mortes não serão um problema (poderá se matar 25 vezes na batalha contra a Raging Raven para resolver), assim como conciliar poucas mortes com poucos alarmes. Poderá aproveitar essa jogatina e trabalhar outro emblema:

Emblem #27: Pigeon. Para conseguir esse emblema, terá de fechar o jogo sem matar ninguém.

Após a jogatina anterior, deverá ter se acostumado a não ser visto pelo oponente, agora terá de aprender a seguir em frente sem matar nenhum inimigo. Basicamente, passar incólume, de preferência ignorando todos ao redor. Será um "aperfeiçoamento" da jogatina anterior. Sempre há atalhos que lhe permitem passar pelos cenários sem precisar se incomodar com inimigos. Se precisar realmente se livrar de algum inimigo, apenas os coloque para dormir com tranquilizantes. E isso vale para todos os momentos, mesmo nos momentos de tiroteio, como nos momentos em que usa as metralhadoras do jipe ou quando estiver na moto, em Act 3. Lembre-se disso. Gekkos, Scarabs e os Sliders na batalha contra a Raging Raven são os únicos inimigos que poderá usar armas letais, de resto, procure usar apenas armas não letais. E isso vale para chefes também. Pode usar armas letais na forma Beast, porém, na forma Beauty, apenas armas não letais, não se esqueça disso. Novamente, salve o jogo frequentemente, só para garantir.

No decorrer dessa jogatina, poderá ainda tentar o seguinte troféu:

I Just Don't Fear Death (Prata)
Esse troféu de prata será liberado quando usar a camuflagem Corpse para se livrar de um alarme. Se você fechou o game com mais de 50 mortes na primeira jogatina (necessário para o emblema Chicken), então terá recebido a camuflagem Corpse, que faz com que Snake possa se disfarçar de soldado morto. Primeiramente, cause um alarme. Então, na frente do inimigo mesmo, equipe a camuflagem Corpse, deite-se no chão e segure ▲. Snake irá se fingir de morto. O inimigo virá e checará o estado de Snake. Ao constatar que ele está morto, o alarme será retirado e o troféu de prata será liberado em seguida. Caso tenha restado alguma dúvida, assista ao vídeo a seguir, que mostra corretamente como fazer:



Terminando essa jogatina, deverá ter conquistado os seguintes emblemas:

Centipede
Pigeon

Além dos emblemas, ainda conseguirá outro item secreto, a Bandanna, a qual garante o troféu a seguir:

Infinite Ammo (Ouro)
Esse troféu de ouro será liberado assim que conseguir o acessório secreto Bandanna, que fornece munição infinita para todas as armas do personagem, sempre que equipado.

4º Jogatina

Três jogatinas já foram, faltam cinco. Na quarta jogatina, o foco será o seguinte emblema:

Emblem #28: SpiderPara conseguir esse emblema, terá de matar mais de 250 inimigos, morrendo mais de 25 vezes e acumulando menos de 75 alarmes.

Esse emblema é bem semelhante ao emblema Tarantula, novamente precisando matar mais de 250 inimigos enquanto realiza menos de 75 alarmes, só que desta vez precisa morrer mais de 25 vezes (pode se matar 25 vezes na luta contra a Raging Raven). Sim, eu sei, é chato ter de rejogar o jogo inteiro só por causa disso, mas não há nada que se possa fazer. Usando o Stealth Camouflage para ficar invisível, será muito mais fácil não ser visto, então fique à vontade para matar sem culpa. Como já deve estar ficando acostumado, deverá levar por volta de 4 ou 5 horas para fechar o jogo, cortando todos os vídeos e diálogos e pegando atalhos, o que torna essa jogatina mais rápida.

Terminando essa jogatina, deverá ter conquistado o seguinte emblema:

Spider

5º Jogatina

Mais uma jogatina, vamos em frente. Na quinta jogatina, o foco será o seguinte emblema:

Emblem #29: JaguarPara conseguir esse emblema, terá de matar menos de 250 inimigos, morrendo menos de 25 vezes e acumulando mais de 75 alarmes.

A regra da vez é matar pouco, morrer pouco e causar muitos alarmes. Os dois últimos atos são perfeitos para conseguir muitos alarmes com pouco risco, mas, se puder ir acumulando alarmes desde o começo, quanto antes chegar a 75 alarmes, mais rápido poderá esquecer isso e simplesmente terminar logo o jogo.

Terminando essa jogatina, deverá ter conquistado o seguinte emblema:

Jaguar


6º Jogatina

Após cinco jogatinas, faltam três. Na sexta jogatina, o foco será o seguinte emblema:

Emblem #30: LeopardPara conseguir esse emblema, terá de matar menos de 250 inimigos, morrendo mais de 25 vezes e acumulando mais de 75 alarmes.

Mate muitos inimigos, morra muito e cause muitos alarmes. Ou seja: cause o pandemônio. Como precisa de muitos alarmes, deixe o Stealth Camouflage de lado e apele para a Bandanna: saia metralhando sem dó. Deverá estar acostumado, a essa altura. Então, simplesmente termine logo com isso.

Terminando essa jogatina, deverá ter conquistado o seguinte emblema:

Leopard


7º Jogatina

Lá se foram seis jogatinas, só mais duas. Na sétima jogatina, o foco será o seguinte emblema:

Emblem #31: PantherPara conseguir esse emblema, terá de matar mais de 250 inimigos, morrendo menos de 25 vezes e acumulando mais de 75 alarmes.

Agora terá de matar muitos inimigos, causar muitos alarmes e morrer pouco. É quase que um teste de resistência. Comece um alvoroço, causando alarme e comece a sair matando todo mundo. Quando o bicho estiver pegando, use o Corpse Camo para terminar o alarme e se recuperar. Depois, comece tudo de novo, e vá prosseguindo no game dessa forma, sempre tomando cuidado para não morrer (com todas as armas e itens acumulados, não será tão difícil assim). Basta manter a calma. De preferência, recomendo que coloque uma dificuldade mais alta. Solid Normal já seria bom. Será bom para ir se acostumando com inimigos mais inteligentes e perspicazes, e os chefes irão pegar menos leve com você. Procure se acostumar a não levar muito dano. Assim, estará praticando para a jogatina seguinte, que será realmente pauleira.

Terminando essa jogatina, deverá ter conquistado o seguinte emblema:

Panther


8º Jogatina

Finalmente. Só nos resta a oitava e última jogatina. É agora é que as coisas realmente começam a complicar. A última jogatina que faremos é a mais difícil e a mais simbólica de todas, por sua complexidade e dificuldade. Agora é que a sua habilidade será colocada à prova, e, acredite, será bem difícil. Terá valido a pena cada segundo das outras jogatinas, porque, depois de fechar o game sete vezes consecutivas, deverá saber de cor e salteado cada cenário, cada momento, cada batalha, cada chefe e de onde vêm os inimigos de cada canto do jogo, além de estratégias simples de como passar por qualquer local do jogo com o máximo de discrição possível. Pois bem. Precisaremos de todo esse conhecimento agora, e muito mais. E tudo isso para conseguir o seguinte emblema:

Emblem #32: Big BossPara conseguir esse emblema, terá de fechar o jogo na dificuldade Boss Extreme, em menos de 5 horas, sem matar ninguém, sem realizar nenhum alarme, sem morrer, sem usar nenhum item curativo e sem usar itens especiais como Stealth Camouflage e Bandanna.

Seguindo os requisitos do emblema Big Boss, conseguirá ainda outros emblemas:

Emblem #33: FoxPara conseguir esse emblema, terá de fechar o jogo na dificuldade Naked Normal ou superior, em menos de 6 horas, sem matar ninguém, causando menos de 5 alertas, sem morrer, sem usar nenhum item curativo e sem usar itens especiais como Stealth Camouflage e Bandanna. Deverá ser liberado junto com o emblema Big Boss.

Emblem #34: HoundPara conseguir esse emblema, terá de fechar o jogo na dificuldade Boss Extreme ou superior, em menos de 6 horas e meia, sem matar ninguém, causando menos de 3 alertas, sem morrer, sem usar nenhum item curativo e sem usar itens especiais como Stealth Camouflage e Bandanna. Deverá ser liberado junto com o emblema Big Boss.

Emblem #35: FoxHoundPara conseguir esse emblema, terá de fechar o jogo na dificuldade Boss Extreme ou superior, em menos de 5 horas e meia, sem matar ninguém, causando menos de 3 alertas, sem morrer, sem usar nenhum item curativo e sem usar itens especiais como Stealth Camouflage e Bandanna. Deverá ser liberado junto com o emblema Big Boss.

Emblem #36: MantisPara conseguir esse emblema, terá de fechar o jogo em qualquer dificuldade, em menos de 5 horas, sem matar ninguém, sem realizar nenhum alerta, sem morrer, sem usar nenhum item curativo e sem usar itens especiais como Stealth Camouflage e Bandanna. Deverá ser liberado junto com o emblema Big Boss.

Emblem #37: RavenPara conseguir esse emblema, terá de fechar o jogo em menos de 5 horas. Deverá ser liberado junto com o emblema Big Boss.

Emblem #38: ScorpionPara conseguir esse emblema, terá de matar menos de 250 inimigos, morrendo menos de 25 vezes e acumulando menos de 75 alarmes. Deverá ser liberado junto com o emblema Big Boss.

Emblem #39: WolfPara conseguir esse emblema, terá de fechar o jogo sem usar nenhum item curativo. Deverá ser liberado junto com o emblema Big Boss.

Bem, o desafio começa pela dificuldade Boss Extreme, que nem deve conhecer ainda. Nessa dificuldade, inimigos ficam bem mais perspicazes e os chefes causam ainda mais dano. Lembra-se da segunda jogatina, em que terminou o jogo sem ser visto? E da terceira jogatina, em que terminou o jogo sem matar ninguém? Terá de repetir tudo isso agora de uma vez. E nem pense em usar itens especiais, não vale usar a Stealth Camouflage e a Bandanna. Não poderá morrer nenhuma vez no jogo, e, pior do que isso, não poderá usar nenhum item de cura no jogo inteiro, nem em batalha contra chefes, e nem nada. Ou seja: é bom que tenha praticado como tomar o menor dano possível. Além de tudo isso, terá de fechar em menos de 5 horas. Além de cortar vídeos e diálogos, terá de andar depressa. O tempo nem é tão problemático assim, já que é possível fechar o jogo inteiro em menos de 2 horas até, mas saiba que o tempo passa mesmo quando aperta START, então preste atenção para não vacilar!

Sim, esse modo de jogo será seu principal desafio. Mas nem tudo é ruim. Salvar o jogo é liberado, então poderá salvar o jogo bem constantemente, se quiser. E eu recomendo de verdade que salve com muita frequência. Em todos os cenários, se puder. Assim, qualquer erro de cálculo que cometa, poderá sair e dar Load Game sem perder muito tempo.

Outra dica: não mantenha itens curativos equipados em seu inventário. Snake pode acabar usando um deles sem querer quando tomar dano, e não irá querer ter de reiniciar por causa disso. Mantenha itens desequipados para garantir.

Outra dica: Solar Gun. Essa arma não letal é excelente para essa jogatina porque ela não usa munição. Não poderá comprar munição de tranquilizantes nessa jogatina, só para que saiba (não é permitido na dificuldade Boss Extreme). Ela será sua grande companheira, de preferência.

Se precisar desesperadamente recuperar vida, sempre pode adiantar a data no seu Playstation 3, acessando Configurações. Para cada dia que avançar, Snake ganhará 25% de vida. E isso é permitido nessa jogatina, sem problemas.

Mesmo com todas essas dicas, ainda poderá precisar de estratégias exatas sobre como passar por alguns cenários ou chefes atendendo a todos os requisitos desse emblema tão exigente. Não se preocupe: assista o vídeo abaixo, que mostra como atender todos os requisitos de forma rápida e prática. Servirá para ter uma ideia de como proceder em cada situação. Assista e acompanhe:


Seguindo as orientações e dicas, e com um pouco de sorte, muita prática, técnica e persistência, conseguirá cumprir com todos esses requisitos. Ao fechar o game, se fez tudo certo, irá conseguir 8 emblemas:

Big Boss
Fox
FoxHound
Hound
Mantis
Raven
Scorpion
Wolf

E tem mais! Ao conseguir o emblema Fox, ganhará a Weapon #66: Desert Eagle (Long Barrel). Ao conseguir o emblema Hound, ganhará a Weapon #67: Type 17. Ao conseguir o emblema FoxHound, ganhará a Weapon #68: Thor .45-70. Por fim, ao conseguir o emblema Big Boss, ganhará a Weapon #69: Patriot, a iPod Music #42: Big Boss e a FaceCamo #14: Big Boss. Desta forma, terá todas as 69 armas do jogo (deverá ter as 65 necessárias para o troféu I Am THE Expert on Weapons e mais essas 4 que acabou de ganhar), o que é o requisito para ganhar outro emblema:

Emblem #40: Little GrayPara conseguir esse emblema, terá de possuir todas as 69 armas do jogo.

Conseguindo todos os emblemas do jogo, conseguirá a iPod Music #43: Snake Eater, a última e mais complicada iPod Music do jogo. E isso irá nos garantir um troféu:

Sounds of the Battlefield (Ouro)
Esse troféu de ouro deverá ser o último antes da platina. Para liberá-lo, terá de adquirir todas as iPod Musics do jogo. Parece simples, mas é o troféu mais difícil de se conseguir do jogo inteiro, e tudo por causa da bendita iPod Music que exige que consiga todos os 40 emblemas do jogo. No decorrer do guia, ensinei a encontrar todas as iPod Musics espalhadas pelo jogo. Há 43 músicas de iPod ao todo. Ao começar o jogo, já terá 10 delas. Há 31 músicas que podem ser encontradas escondidas pelos cenários e Mission Briefings do jogo, e outras 2 músicas que só são adquiridas com a aquisição de alguns emblemas especiais do jogo. Você deverá ter conseguido essas duas músicas após a oitava jogatina, isso é, se fez tudo corretamente. Conseguindo todas as 43 iPod Musics do jogo, esse troféu de ouro será liberado. Se está com alguma dúvida em relação a alguma iPod Music do jogo, assista o vídeo abaixo:



The Legendary Hero (Platina)
E é isso, fim de conversa. Esse é o troféu de platina, e será liberado tão logo consiga todos os outros troféus do jogo. Parabéns por sua perseverança e dedicação; se chegou até aqui, você merece! Ostente com orgulho uma das platinas mais difíceis do Playstation 3!

E então? Esse guia lhe foi útil? Comente o que acha, e nos indique um game para a seção Platinando!

34 comentários:

  1. uma duvida: eu fiz o passo para conseguir o Chicken como no tutorial, mas eu ja havia zerado no modo big boss sem matar ou ou dar alarme e nem me recuperar isso em 4:48 de jogo. só que a enbromação de pular para os lados, cambalhota para frente fiz no act 3, as 50 vezes que morri e recuperei fiz no act 5 e enrolei pelo menos umas 10 hrs como no tutorial totalizando 39 hrs, só que a medalha que consegui foi de blue bird, que é dar + de 50 itens a aliados. só que nesta jogatina tinha dado exatos 28, só que nas anteriores tinha cedido tambem, eles se acrescentam?
    porem consegui a corpsecamo.. to confuso.. kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até eu fiquei confuso com essa explicação, kkkkkkkk.

      Que eu saiba, os requisitos para uma determinada medalha não se acumulam entre uma jogatina e outra, se fosse assim alguns troféus e medalhas seriam muito mais fáceis. Vou verificar essa informação... Mas, que eu saiba ou tenha percebido, não acumulam não.

      Excluir
  2. Excelente o detonado e dicas! So que nao sei se termino a Platina...cansativo demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, Leo, não vou mentir para você, é cansativo demais mesmo. Fechar tantas vezes tira a paciência de qualquer um, tem que ter bastante vontade de platinar. Mas vale a pena para quem é fã. Agora, que é um dos jogos mais sofridos de se platinar do Playstation 3, com certeza!

      Volte sempre ao nosso blog!

      Excluir
    2. Acho q acumula sim, ganhei o flashback mania antes das ultimas falas do jogo

      Excluir
  3. Respostas
    1. Vou te dizer que concordo com você, Romeu! Não tive ainda a oportunidade de jogar o Metal Gear Solid V, por isso não posso classificá-lo, mas vou te dizer que dos anteriores, esse é o que eu mais gostei, também! Completo, magnífico, praticamente perfeito!

      Excluir
  4. Cara, eu to com 22:51:30 de jogo e to no Act 5.
    Eu deixei o play ligado por 2 horas e quando eu fui ver o tempo nao ficou alterado! Eu não sei porque! Nada faz ele andar se eu ficar parado... O que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito estranho, Mk Peppers! O jogo avança o tempo até mesmo quando está na tela de START! É impossível deixar o tempo parado durante o jogo, se isso aconteceu, foi algum problema. Tente novamente! Eu consegui todos os troféus de tempo deixando o videogame ligado enquanto dormia, comia ou trabalhava.

      Abraços e volte sempre ao nosso blog!

      Excluir
    2. eu tanbem tive esse problema deixei ligado o ps3 durante 5 horas ai salvei e desliguei que quando voltei a jogar o tempo nao tinha avançado ai descobri que se vc nao tiver um checkpoint pra salvar vc perde o tempo que deixou ligado entao quando jogar pra passar o tempo, sempre tenha um checkpoint perto.

      Excluir
  5. Estou na segunda jogatina.. já havia jogado antes, mas agora estou determinado a platinar.. Acho que fechar sem tocar alarme é muito mais difícil que não matar ninguém (to sofrendo um pouco, é verdade kkkkk), e seguindo os passos fiz a sua primeira jogatina com 36h. Enfim, obrigado e quando platinar aviso. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, Koalla, nos mantenha informados sobre o seu avanço na platina. Será dureza, mas gratificante! Boa sorte!

      Excluir
  6. Respostas
    1. É complexo demais para a grande maioria dos seres humanos, huahuahuahuahua. Trata-se de uma das platinas mais difíceis e enjoadas da história do Playstation 3. Muitos sequer tentam. Tem que ser muito fã mesmo para conseguir.

      Excluir
  7. Olá, eu gostaria de saber como que eu faço para zerar o Metal Gears Solid 4 e logo em seguida zerá-lo novamente com alguns itens como os bonequinhos do Screamming Mentis e outros itens. Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anônimo! Então, eu expliquei isso no guia! Após fechar o jogo, aparecerá a opção de salvar o jogo. Salve o jogo normalmente. Então, dê Load Game no arquivo que salvou ao fechar o jogo. Recomeçará do zero, só que, quando chegar na parte em que pega o Mk. II, terá de volta todas as armas, itens, camuflagens, DP e iPod Musics que acumulou nas jogatinas anteriores. E poderá fazer isso quantas vezes quiser.

      Qualquer dúvida só escrever aqui! Boa jogatina e volte sempre ao nosso blog!

      Excluir
  8. Amigo, tenho uma dúvida... Referente aos flashbacks, segundo o que vi em um outro site, existe também o flashback de quando o Snake olha para as câmeras quebradas no heliporto do ato 4, que não foi mencionado nesse tutorial postado aqui. Infelizmente, acabei não lembrando disso também... Esse flashback conta ou só os que vc passou aqui são suficientes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há flashbacks que não contam para o troféu, anônimo. Esse, por exemplo, é um deles. Ele não conta para o troféu Flashback Mania. Apenas os que eu citei no decorrer do guia contam para o troféu.

      Volte sempre ao nosso blog!

      Excluir
    2. Obrigado, João!
      Completei a primeira jogatina (incrivelmente, já tinha o emblema chicken e não lembrava, estava sem chorar desde 2012, rsrsrs).

      Estou indo para a terceira etapa, pegando o emblema Assassin e Centipede juntos. Obrigado pelo tutorial, foi muito útil para mim. Até o final da semana, talvez já esteja com a platina.

      Grande abraço!
      Éttore

      Excluir
  9. Ótimo guia, acho que é o melhor em PT-BR! Estou com duvida no emblema hawk. Como eu terei controle que os elogios foram dados por soldados diferentes? Eu posso contar a quantidade certa e no final descobrir que contabilizou apenas 1, pq foi o mesmo soldado que elogiou varias vezes. Obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Eu ja consegui o emblema Big Boss e agora estou fazendo o Chicken! Ja cumpri os requisitos, faltando apenas o tempo de jogo (estou com 13 horas das 35) no inicio do ATO 5. O problema é que tenho muito tempo ainda pra passar, será que se eu ficar assistindo as cenas do mission briefing varias vezes e salvar, elas irão adicionar no meu tempo total de jogo? Ta dificil aqui, pois meu PS3 não permanece por mais de 4 horas ligado sendo inviável deixa-lo ligado durante a noite. No mais, excelente guia!! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. So ir na configuraçao do PS3 e mudar pra não desligar automatico fiz isso no meu e deu ceerto..

      Excluir
  12. Segui seu guia e platinei, entretanto deixei para fazer o emblema big boss na oitava jogatina só que faltou o emblema de todas as armas (as armas que se ganha fazendo o emblema bigboss só contam na próxima jogatina), então tive que fazer mais uma jogatina, por isso se alguém for seguir esse guia deixe para fazer o emblema bigboss antes da jogatina 8.

    ResponderExcluir
  13. Consegui a platina hoje!!! Ainda tive que pegar a musica do briefing do ato 2, mas deu certo, já estou com saudade do game! Este guia me ajudou muito! OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  14. eu nao entendi como que em uma jogada se consegue estes emblemas: Assassin, Octopus e Tarantula ? alguem poderia me explicar por favor ?

    ResponderExcluir
  15. Tem alguem ai ? eu joguei e vi todos os flashbacks ate os secretos mas mesmo assim eu não ganhei o trofeu FLASHBACK MANIA alguem pode me ajudar...

    ResponderExcluir
  16. Não consegui encontrar a última versão do Hitman.

    ResponderExcluir
  17. UFA! Finalmente Platinei valeu pelo guia me ajudou muito... sei que ja faz dez anos que esse jogo saiu mas so adquiri o meu PS3 agora kkkkkk

    ResponderExcluir
  18. Consegui!!! Platinei MGS4 e esse guia me ajudou muito! Mas aí vai um aviso pra quem for se aventurar na platina!Eu tive que zerar 15 vezes tudo por conta da solar gun que não apareceu no meu inventário. Tive que começar tudo de novo só que dessa vez ao invés de jogar a primeira jogatina no easy eu fiz no normal para ganhar a solar gun e deu certo. No mais é isso. Melhor jogo de PS3. Meus jogos prefiridos sem dúvida são Metal Gear Solid. Agora rumo a platina do 2.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você fez para vestir a roupa camuflagem Corpse para conseguir o troféu (Just Don't Fear Death) ?, eu já ganhei essa roupa, mas não consigo encontrar essa porra para vestir, onde você encontro ela para vestir, tô quase quebrando essa desgraça de mídia física do Metal Gear Solid 4 por causa dessa maldita roupa que não consigo achar, ganhe e não sei onde está estas são Bosta...

      Excluir
  19. Não tô entendo essa Desgraça de trofeu (Just Don't Fear Death), já ganhei a roupa camuflagem Corpse, quando início um novo jogo não consigo encontrar essa roupa para vestir, onde eu consigo encontrar essa desgraça de camuflagem Corpse para vestir, alguém por favor pode me ajudar????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc realmente conseguiu é so dar load no gameplay que conseguiu pausar o game camouflage, na primeira opção cloth, octocamo manual, corpse camo deve ser a ultima.
      Detalhe a opção camouflage so aparece depois de encontrar com o mkii.

      Excluir
  20. N consigo obter o campbell camo, vi um vídeo dele esbarrando com o rono um pouco mais alto que a mesa, tem como “agachar” e “ficar em pé” com o robô? Se tiver, qual o comando? Até agora n consegui. Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir